ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Feirantes não aderem à movimento e manifestação tem poucos participantes

Governo Federal suspende recursos para vigilância em Saúde de 9 cidades baianas

Comerciantes debatem sobre impactos do estacionamento rotativo, em Brumado

Operadora Vivo deixa milhares de clientes sem sinal em Brumado

Policiais Militares da 34ª CIPM participam de palestra sobre funções militares

ONGs preveem onda de ações na Justiça contra Bolsonaro por queimadas

Homenagens marcam cerimônia da Semana do Soldado em Brumado

Motociclista fura bloqueio da PM em Livramento de Nossa Senhora e sofre acidente

Privacidade de dados pessoais dos brasileiros pode ter sido violada pelo Google; diz Senacom

Idoso morre após ser agredido com golpes de facão depois de discussão com enteado

O grupo 'Arte na Praça' convida você e sua família para a 3ª Feira de Artes em Brumado

Bahia: Operação desarticula esquema que sonegou R$ 25 milhões em ICMS

Uso do biodigestor muda a vida das famílias de produtores rurais em Brumado

Clínica Mais Vida: Tremores nas mãos, eles podem ser sinais de que sua saúde precisa de cuidados

Logística Reversa: Alunos reciclam material de construção para reformar casa de moradora na zona rural de Brumado

Brumado: Recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontece em setembro

Canil e Gatil ainda é um sonho para Brumado

Prefeitura de Brumado começa emitir Certificado de Cadastro de Imóvel Rural

Governo anuncia privatização dos Correios ainda este ano

Conheça o app 'Estacionamento Digital! O serviço de estacionamento rotativo fácil e rápido'



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2019"

Estudantes brumadenses confirmam atos programados para esta quinta-feira (30)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Estudantes, professores e trabalhadores ligados à educação ocuparão as ruas de Brumado, nesta quinta-feira (30), contra corte de verbas nas universidades e institutos federais, pretendidos pelo governo Jair Bolsonaro. De acordo com o representante da União dos Estudantes de Brumado (UEB), como em várias cidades com manifestações marcadas, seja por secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e trabalhadores, Brumado também adere ao movimento nacional. "A ideia é concentrar nesta quinta-feira em frente aos colégios e universidades, depois realizar uma grande concentração em frente ao CEB, em seguida, partiremos até a feira livre e, finalizando na praça da igreja Matriz", disse Vanberg Barros ao 97NEWS. Apesar da força apresentada no último dia 15, quando os estudantes e profissionais pararam, eles afirmam que a educação ainda está sob ataque. “Será pelas ruas que o governo federal vai entender a nossa força”, disse o representante da UEB. As manifestações desta quinta também colocam em pauta a "reforma" da Previdência. Em Brumado, o ato está marcado para começar a partir das 08h. 



Brumado: Eleição de clube privado gera polêmica de discussões nas redes sociais

Foto: Divulgação

A eleição para a nova mesa diretora do Clube Social de Brumado, que está prevista para acontecer no próximo domingo, dia 02 de junho, nunca esteve tão acirrada como atualmente. Tudo começou com o lançamento das duas chapas, que se divergem, causando um tipo de "racha" dentro da própia instituição privada. A polêmica foi para as redes sociais, causando entre alguns, um certo desconforto, após o lançamento da chapa 1, que é formada na sua maioria por servidores do município. Dos 11 membros que formam a chapa, 5 tem ligações com a prefeitura municipal de Brumado, que são eles: André Cardoso (Presidente), atual Superintendente de Trânsito e já foi Secretário de Infraestrutura e acompanha o prefeito desde o seu primeiro mandato, Rubens Barbosa (Vice-Presidente), Sócio da Comar e R.B, empresas que têm contratos com o município, Themis Narvaes (2ª Secretária), já foi Secretaria de Desenvolvimento Social do município, Ednéia Ataide (1ª Secretária), atual Secretaria de Educação, Higo Marinho (Diretor Jurídico), atual Procurador de Patrimônio e Meio Ambiente. A cinco dias da eleição que irá decidir a gestão dos próximos dois anos, a chapa 2, encabeçada pelo empresário Sinval Júnior, que já foi presidente do clube, conta com o apoio do atual presidente, o empresário Landoaldo, que segundo os próprios sócios, fez um excelente trabalho, reformando o salão de festas, além da reestruturação da academia. Mas o que está gerando mesmo um certo desconforto, é a formação da chapa 1, sendo questionada por ter na sua composição, um número considerável de diretores ligados a administração municipal. Para os sócios, o legado disso tudo foi as mudanças que ocorreram no estatuto do clube, que a partir de agora torna as eleições para diretoria democratizada, no qual antes era escolhida por um Colegiado, ou seja a eleição só dependia do conselho deliberativo que sempre mantinham as mesmas pessoas, detendo o controle das eleições. Com as alterações, a nova regra prevê que as eleições sejam diretas, ou seja, com participação de todos associados. 



Festa de Corpus Christi da cidade de Rio de Contas pode se tornar 'Patrimônio Imaterial'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Rio de Contas, a 79 km de Brumado, poderá ter "Festa do Corpus Christi" como Patrimônio Imaterial do Brasil. Para conseguir o título, a secretaria municipal de Turismo, Desporto e Lazer formatou um dossiê sobre os festejos ao diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). O evento que acontece desde a metade do século XVIII, tem as datas entre os dias 19 e 20 junho como programação principal que atrai turistas do Brasil e do Mundo. Com o título de Patrimônio Imaterial reconhecido, Rio de Contas entrará para o seleto grupo de cidades brasileiras que conseguiram a honraria, fato que deve alavancar ainda mais o turismo religioso do município. No Brasil, cerca de 40 bens culturais de natureza imaterial já foram registrados como Patrimônio Cultural. Rio de Contas é considerada a primeira cidade planejada do país. A festa de Corpus Christi deixa a cidade ainda mais bela, os moradores e a igreja católica enfeitam as fachadas das casas do centro histórico, onde são usadas lanternas confeccionadas com madeira e papel de seda coloridos, dando mais charme a pequena cidade da Chapada Diamantina. 



Conquista: Casal é preso após ser flagrado com mais de 500 tabletes de maconha em veículo

Foto: Reprodução l PRF

Na terça-feira (28), um homem de 38 anos e uma mulher de 26 anos foram presos na cidade de Vitória da Conquista, na BR-116, depois que 514 tabletes de maconha foram encontrados no carro ondem estavam. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma equipe realizava fiscalização de rotina na rodovia, quando por volta das 20h foi dada ordem de parada ao veículo, com placas do estado de Pernambuco. O motorista entretanto desobedeceu a ordem e tentou fugir da abordagem até ser interceptado por uma equipe cerca de 15 quilômetros depois. Durante vistoria no automóvel, foram encontrados os tabletes de maconha, que estavam escondidos dentro das portas, na estrutura dos bancos, no porta-malas e painel do veículo. Ainda segundo a PRF, foram apreendidos também quatro pacotes de haxixe, que estavam escondidos na mochila da mulher. A polícia informou ainda que, durante a abordagem, o homem disse que ganharia cerca de R$10 mil para transportar a droga. Ele ainda afirmou que saiu do Paraguai e tinha como destino a cidade de Recife, em Pernambuco.  O casal foi encaminhado para a Delegacia de Conquista.



Brumadense procurado pela polícia é preso no estado de São Paulo

Foto: 97NEWS

Na última segunda-feira (27), o brumadense Marlúcio Muniz Mirante, 27 anos, foi preso em uma operação que envolveu as polícias civil da bahia e a Militar do Estado de São Paulo. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pela prática do crime roubo no município de Aracatu, no ano de 2012. Segundo a polícia, Marlúcio havia subtraído uma motocicleta e demais bens de um vereador da cidade. O mandado de prisão foi expedido pelo Juiz da Comarca de Brumado e cumprido pela central de flagrantes, na cidade de Araçatuba (SP). A pena é de 08 anos e 04 meses de prisão em regime fechado. O preso deverá ser transferido para uma unidade prisional da Bahia.



Com salários atrasados há 90 dias, servidores contratados ameaçam paralisar atividades em Caetité

Foto: Divulgação

Em Caetité, 90% dos servidores contratados pela prefeitura municipal alegam que estão há três meses sem receber os seus salários. Em reunião com representantes da administração, os servidores foram informados de que o dinheiro referente aos 90 dias de atraso seria depositado até a noite de terça-feira (28). Em comunicado, o grupo de servidores diz que a situação está insustentável e que, se o pagamento não for efetuado até o prazo definido, os contratados irão paralisar as atividades nesta quarta-feira (29). De acordo com informações do radialista Paulo Haran da Star FM, o grupo, visa provocar a administração para regularização dos salários dos contratados. A prefeitura de Caetité ainda não se pronunciou sobre o caso.



Brumado: Polícia Militar destaca aumenta produtividade nos primeiros 100 dias de 2019

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com dados do Sistema de Produtividade Policial, houve um crescimento considerável na produtividade da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), em Brumado, nos primeiros 100 dias deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, a quantidade de escoltas realizadas subiu de 19 para 35, conferindo 84,21% de aumento; o número de pessoas presas em flagrante aumentou de 51 para 62 (21,56%). Os dados revelaram ainda que a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência saltou de 24 para 32 (33,33%); as apreensões de armas de fogo aumentaram de 5 para 19 (280%). Já o número de apreensões de armas brancas também cresceu de 5 para 8 (60%), e a quantidade de veículos de quatro rodas removidos aumentou de 4 para 11 (175%) em relação a 2018. Também houve aumento da quantidade de veículos de duas rodas removidos, pois foram 25 em 2018 contra 44 em 2019, acrescentando 76% de produtividade nesse aspecto. Nesses primeiros cem dias de 2019, o combate ao tráfico de entorpecentes foi intensificado, resultando em 18 ocorrências por apreensão de maconha contra 6 do ano passado (200% de aumento). As apreensões de cocaína subiram de 3 para 12 (300%), as de crack aumentaram de 1 para 4 ocorrências (300%), além de ter sido aprendida outro tipo de nova droga sintética em 2019.



Brumado: Na 'Semana do Bebê' recém-nascido recebe homenagens no Hospital Professor Magalhães Neto

Foto: Divulgação

Várias atividades relativas à VI Semana do Bebê tem acontecido em Brumado, e uma delas foi realizada na última terça-feira (28) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O recém-nascido Jhon Levi, filho de Regiane da Silva e Juscélio Santos, o qual nasceu de parto normal, no último domingo (26), pesando 4.192 Kg e 48 cm recebeu das mãos do prefeito Eduardo Vasconcelos e da primeira bebê nascida no início do projeto em 2015, Mariele, que hoje tem 4 anos, a chave da cidade. A Semana do Bebê é uma realização do Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC), em parceria com o Instituto Intercement e Prefeitura Municipal. No evento da última terça, estiveram presentes também representantes do Instituto Intercement de Brumado. A ideia do projeto é que, a mãe realize todo o pré-natal na rede do SUS, e tenha parto normal, que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pois não requer intervenção cirúrgica e a recuperação é mais rápida para mãe e o bebê e alertar as gestantes quanto a importância de realizar o pré-natal, ter uma gestação sem intercorrências. Um dos principais objetivos da Semana do Bebê é acolher a mulher desde o início da gestação, dando suporte nesse período onde ocorrem várias mudanças físicas e emocionais, além de dar assistência em todas as suas necessidades.



Solange Almeida entra com processo de R$ 5 milhões contra o Aviões do Forró

Foto: Reprodução

A cantora Solange Almeida entrou na Justiça contra a banda “Aviões” solicitando cota de participação de quando era sócia do grupo. O valor é orçado em R$ 5 milhões. O processo foi protocolado no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em março deste ano. Em nota enviada imprensa, o advogado da cantora, informou que houve tentativas de negociações nos últimos dois anos, mas sem acordo entre as partes. Segundo petição ajuizada em Vara Cível na comarca de Fortaleza, Sol não recebeu valores correspondentes ao patrimônio total do grupo. No processo, segundo os advogados de Solange, ela foi expulsa da banda sem acordo prévio. “Ocorre que em setembro de 2016 os sócios Carlinhos Aristides e Isaias CD – sem qualquer justicativa para tanto! – comunicaram a cantora Solange Almeida que a ‘banda’ não tinha mais interesse na sua permanência, como se isso fosse possível e que a mesma só era bem vinda até o término do carnaval de 2017, o que de fato se concretizou em 28/02/2017”. Ainda no documento, Solange pediu que os bens como ônibus, valores bancários e empreendimentos fossem bloqueados para que garantissem a cota de direito. Entretanto, o juíz responsável pela análise da tutela de urgência, indeferiu o pedido pelo fato de Solange ter entrado com o processo após dois anos da saída do grupo. A legislação não estipula prazo e a decisão de aceitar ou não o processo cabe ao entendimento do magistrado. O processo está em fase de noticação das partes para apresentação de defesa. 



Brumado: Município sedia encontro do Sertão Produtivo

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (27), a cidade de Brumado recepcionou 18 municípios do Sertão Produtivo, onde os gestores municipais de educação trataram sobre a Educação Inclusiva e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). No evento foram abordados temas da BNCC e Educação Inclusiva. Na oportunidade, a secretaria de Educação, Ednéia Ataíde destacou o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Educação Luzia Aparecida Rocha, que foi inaugurado este ano, onde cerca de 200 alunos com deficiência ou algum tipo de transtorno são sistematicamente assistidos por neuropediatra, psicopedagogo, psicólogos e fonoaudiólogos. No final do encontro, todos visitaram as instalações da entidade e em seguida foram fazer uma visita à escola CMEAS, que segue o medelo de tempo integral, bem como conhecer algumas experiências realizadas na instituição.

 



Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões nesta quarta

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O concurso 2.155 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 48 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta quarta (29) em São Paulo (SP). A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa. 



Preço da placa Mercosul cai em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os donos de automóveis de Brumado podem passar a pagar menos pelas novas placas Mercosul, de acordo com a Associação dos Fabricantes de Placas do Interior da Bahia (Afapi). A redução nos preços ocorreu porque a empresa fabricante baiana de blank (a chapa de alumínio com a película na qual são impressos os dados de identificação do veículo) está conseguindo se ajustar ao novo processo. Com isso, os custos são reduzidos gradativamente e repassados aos estampadores. Sendo assim, são criadas condições para a redução do custo final. O par de placas para os estampadores, no caso dos automóveis e caminhões, custa em média R$ 75 e o de motos, R$ 50 -- custo para o consumidor final --. Outra redução anunciada foi o custo de transmissão de dados dos veículos para a fabricação das placas passou para R$ 10. “Acreditamos que essa redução de custos vai acabar impactando também no custo final para os proprietários de veículos, que poderão pagar menos pelas novas placas”, disse o dono de uma emplacadora brumadense.



Brumado: Policia Civil recupera telefones celulares roubados

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Investigadores da Polícia Civil apreendeu dois suspeitos de participarem do roubo de quatro celulares no último final de semana em Brumado. Os suspeitos, que confessaram a autoria do crime na Delegacia, foram identificados por meio de câmeras de segurança que flagraram a ação criminosa e ajudou a equipe de investigação da Polícia Civil a identificar a placa da motocicleta usada no crime. Os suspeitos foram identificados como Gleissom Marles de Jesus Silva, 27 anos e Maria Carolina Oliveira da Silva, 25 anos. Os telefones celulares roubados, avaliados em até R$ 1.700,00, foram recuperados nas residências dos suspeitos e restituídos aos seus proprietários.



Direção nacional do MDB propõe desfiliação de condenados em segunda instância

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Depois de tirar o 'P' do nome, o MDB agora pode ter novas mudanças. A direção nacional do partido vai propor a desfiliação automática de condenados em segunda instância pela Justiça. A proposta integra a nova minuta de estatuto partidário e de reestruturação de seu conselho de ética, que será apresentada nesta quarta-feira (29). O objetivo é incorporar a legenda à Lei da Ficha Limpa. De acordo com a publicação, outra proposta é a criação de uma auditoria de contas dos diretórios da legenda, cuja função seria a de apontar a necessidade de apurações e suspeitas de mau uso dos recursos públicos. Além disso, a direção vai propor que seus dirigentes sejam escolhidos para mandatos de quatro anos, sem reeleição. Nos primeiros oito anos de vigência, 20% das vagas da sigla deverão ser preenchidas por mulheres. Depois, esse índice subiria para 30%.



Com forte comoção, corpo de Gabriel Diniz é enterrado em João Pessoa

Foto: Reprodução l G1

No fim da tarde desta terça-feira (28), o corpo do cantor Gabriel Diniz foi enterrado no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa. O sepultamento foi restrito para parentes e amigos do cantor, mas fãs e admiradores se reuniram na entrada do local. O enterro ocorreu após um cortejo em carro aberto do Corpo de Bombeiros, que levou o corpo do cantor do ginásio de esportes Ronaldão, onde o velório aconteceu, até o cemitério. Uma missa em homenagem ao cantor Gabriel Diniz aconteceu pouco depois das 13h40, durante o velório. A cerimônia foi aberta ao público, que fazia fila desde a madrugada. Artistas como Wesley Safadão, Xand Avião e o cantor Matheus (Matheus e Kauan) compareceram ao local para se despedir do amigo. Conhecido pelo hit “Jenifer”, Gabriel morreu na queda de um avião de pequeno porte junto com outras duas pessoas na tarde desta segunda-feira (27), no estado de Sergipe.



Vereadores se declaram contra construção de mina de rejeitos na cidade de Guanambi

Foto: Divulgação

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores na cidade de Guanambi, na última segunda-feira (27), os vereadores se declararam contra a construção de uma barragem de rejeitos no município. A posição, por unanimidade, foi tomada pelos legisladores durante apresentação do projeto da mina Pedra de Ferro pelos representantes da Bahia Mineração (Bamin). Os vereadores criticaram a proposta e apontaram problemas como falta de investimento, mudança de modelo de construção após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, falta de debate com a população, entre outras críticas. Um plebiscito também foi sugerido para saber se a população aprova ou não a construção da mina de rejeitos. Moradores também compareceram a sessão e também manifestaram reprovação ao projeto da mineradora. No projeto da Bamin, a barragem de rejeitos será três vezes maior do que a barragem de Ceraíma, cinco vezes maior do que a barragem de Fundão, que se rompeu em Mariana, e doze vezes maior do que a barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho.



Cicom planeja ampliação de videomonitoramento para Brumado e Região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Centro Integrado de Comunicações (Cicom), pretende ampliar o sistema de videomonitoramento para importantes corredores do centro comercial de Brumado. Atualmente, o sistema é composto por 16 câmeras espalhadas em pontos estratégicos do município, e a ampliação para outras localidades poderá vir com a parceria entre o Conselho Comunitário de Segurança de Brumado (Conseg). A ideia é que as câmeras de videomonitoramento possam monitorar e coibir ações irregulares cometidas por infratores, o que proporcionaria mais rapidez nas ações da Polícia Militar. "A proposta de ampliação será posteriormente apresentada para instituições públicas e privadas, que tenham interesse em assumir os custos de manutenção dessas novas câmeras", disse a coordenadora do Cicom, Major Leila Gonçalves. Leila informou ainda que o projeto também será apresentado para outras cidades da região que são atendidas pelo Cicom. “Esses municípios também poderão se associar, fazer parcerias ou convênios com o Cicom para que a gente possa captar essas imagens por meio do nosso sistema”, esclareceu. Atualmente, todas as vias que estão monitoradas eletronicamente em Brumado, foram previamente estudadas pelo Conselho, onde foi levado em consideração os locais com maior incidência de infrações. 



Polícia conclui que houve crime na morte de Gabriel Diniz

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Em depoimento à Polícia, o pai do piloto morto no acidente afirmou que Gabriel Diniz não pegou carona, mas teve que pagar R$ 4 mil pelo voo fretado. O cantor sertanejo Gabriel Diniz morreu após um acidente aéreo na segunda-feira (27). Junto com ele, algumas vítimas foram encontradas, pois também faziam parte do voo na aeronave. A polícia investiga o caso e constatou que um crime foi cometido pelos responsáveis do voo. Segundo a investigação, a aeronave que caiu em Sergipe, não estava apta para fazer voos privados ou táxi aéreo. A ação se caracteriza crime, conforme publicado pela própria Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O crime está previsto no Artigo nº 261 do Código Penal, no caso de existirem vítimas. O avião em que estava Gabriel pertencia ao Aeroclube de Alagoas, sendo que duas das vítimas eram pilotos e diretores do clube. Por mais que o pai do piloto tenha defendido o filho, dizendo que Gabriel não pegou carona, pois a prática pode ser proibida também, a polícia investiga se houve ou não carona. O que está sendo concluído é que um dos pilotos era amigo de Gabriel e teria ido passar o fim de semana com ele em Salvador. Na volta, o piloto teria oferecido uma carona ao cantor. A aeronave foi fabricada em 1974 e tem capacidade para até quatro pessoas. O Piper Cherokee PA 28-180 estava cadastrado como “Privada – Instrução” na Anac, categoria na qual estão aeronaves utilizadas para “instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil“, conforme diz o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil.



Quase 2 mil km: Uma aventura sobre rodas do Ceará à Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O jardineiro Thiago Santana da Silva, 32 anos, não poderia imaginar, que a perca de seu avô há quatro anos atrás faria com que ele enfrentasse essa aventura. Ao sair da capital do Ceará para retornar a casa de sua avó, decidiu viajar de bicicleta de Fortaleza até Cocos, no oeste da Bahia. Em sua parada em Brumado, com quase quatro meses de viagem e cerca de 1500 quilômetros depois, ele falou ao 97NEWS sobre essa longa jornada sobre duas rodas e sob o céu do Nordeste. A pedalada começou em fevereiro na cidade de Fortaleza e a previsão de chegada no início de junho. Entre uma e outra, uma sucessão de cidades e comunidades que compõe o mosaico de paisagens entre Ceará e Bahia, carregando consigo apenas o essencial, como as ferramentas de trabalho, a bicicleta e uma barraca onde passa a maioria das noites. "Pedalei vários dias consecutivos quase sem encontrar nenhuma pessoa e quase sem falar, sempre guardava os meus pensamentos e emoções ao longo do trajeto. Se você pedala o dia inteiro, vê tanta coisa, a cabeça acumula tantos pensamentos e ideias", disse o ciclista. Nascido em Brasília, mas foi criado com os seus avôs na cidade de Cocos, ele conta que partiu para o Brasil em busca de oportunidades, mas quando seu avô faleceu, sua vontade era de voltar e cuidar de sua avó, que hoje mora sozinha na cidade, que fica a cerca de 200 km de Guanambi. "Meu avô era minha fortaleza, e ele cuidava da minha avó, e como nós perdemos ele há quatros anos atrás, a minha vó pediu para que retornasse para casa para ficar com ela", contou Santana ao 97NEWS. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Thiago diz ainda que nas pedaladas do dia e até noite, ele adora o contraste entre a solidão na natureza. "O melhor de viajar de bicicleta é que se passa por lugares que normalmente nunca iria conhecer. Não sei quantas cidades eu visitei, mas ainda lembro bem de algumas delas, onde fui acolhido de maneira muito carinhosa pelos moradores". O jardineiro disse que são muitas lembranças, até entrevistas para emissoras de rádio ele deu pelo caminho. Mas nem tudo é flores, a viagem também reservou momentos tensos, como o recente assalto que sofreu na cidade de Jequié, como ele mesmo conta. "Eu cheguei por volta das 02h30 na cidade de Jequié com fome, os postos de gasolina não aceita ninguém dormir na área, e ai fui dormir em uma lanchonete afastada. No dia seguinte as 09h da manhã quando sai da barraca tinham levado todo material", relatou Thiago Santana, que teve sua roçadeira, tesoura, escada e outros materiais de jardinagem levados pelos ladrões. Além disso, o ciclista conta que a violência cruzou seu caminho algumas vezes, como em um inesperado momento, no qual ele dormia em um albergue, e de repente um dos homens matou o outro companheiro de quarto à facadas. "Aquilo me marcou de mais, tanto que de lá para cá, mesmo com a ajuda de outras pessoas, ele criou trauma, e prefere dormir em postos de combustíveis", esclareceu Santana que afirmou ainda que, "apesar dessas experiências, só tenho lembranças boas das pessoas que encontrei". O jovem permanecerá em Brumado por alguns dias em busca de arrecadar fundos trabalhando na área de jardinagem, e se você deseja doar ferramentas ou até mesmo dias de serviço, basta ligar para o Thiago Santana no telefone 77 99181-6825.



Motorista de caminhão não obedece placa de sinalização e causa transtorno no centro de Brumado

Foto: Leitor l 97NEWS

O motorista de um caminhão não obedeceu a placa que proíbe o tráfego de veículos pesados e provocou transtorno na Travessa Muniz Sodré, centro de Brumado. A situação aconteceu nesta segunda-feira (27), por volta das 21h40, horário de pouco movimento no local. Não bastasse o transtorno o caminhão ainda danificou bastante as placas de lojas da travessa. Populares chegaram a informar ao motorista que a via não permitia veículos acima de 2 toneladas, mas mesmo assim o condutor acabou ignorando o aviso. Após alguns minutos, outros motoristas ajudaram o motorista perdido a sair da via.