ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2018"

Ministro da Fazenda diz que não haverá aumento de imposto para compensar diesel mais barato

Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia (E), ao lado do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Tasso Jereissati Marcos Oliveira/Agência Senado

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, garantiu que a redução de 0,46 centavos do preço do diesel para atender reivindicação dos caminhoneiros em greve não vai ser compensada com aumento da tributação. Segundo ele, o mecanismo encontrado pelo governo vai ser a redução de incentivos fiscais concedidas nos últimos anos a setores específicos. O representante do Executivo participou nesta terça-feira (29) de uma audiência conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Infraestrutura (CI). -  Disse e repito que, ao reduzir tributos sobre o diesel, não haverá alteração na carga de imposto sobre a população em geral, mas para segmentos empresariais específicos que contam com benefícios fiscais, os quais cresceram de modo significativo entre 2010 e 2015. Vamos reverter alguns desses benefícios. Portanto, do ponto de vista tributário, tenho tranquilidade em dizer que estamos até avançando e melhorando a qualidade da carga tributária. - afirmou. 



A 5ª 'Semana do Bebê' chegou ao fim e foi um sucesso, diz organizadores

Foto: Divulgação

Realizada entre os dias 20 a 26 de maio, a Semana do Bebê 2018 contou com diverssas atividades em Brumado. A Semana do Bebê é um movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da Primeira Infância --da gestação até os 06 anos de idade. Entre os objetivos da campanha, está assegurar alguns dos direitos das crianças, como por exemplo: Direito a ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar, além dos direitos normativos, garantidos em lei. A SESOC, por sua vez, por meio dos CRAS e CREAS, realizou diversas atividades direcionadas às mamães e bebês por todo o município. Além de conversas, e disseminação de informações, onde se pode executar uma troca de informações entre profissionais e cidadãos, foram realizados também alguns ensaios fotográficos. As atividades da Semana do Bebê foram finalizadas no último Sábado, 26, com a participação de Valdirene Graça – Assistente Social, do CRAS, no programa institucional da prefeitura. E no período Vespertino, foram realizadas algumas atividades na Praça da Prefeitura Municipal de Brumado, oportunidade em que diversas mamães também estiveram presentes com seus filhos participando de um momento de recreação, com foco na sensibilização da importância do brincar para o desenvolvimento infantil.



Brumado: Alunos fazem protesto a favor dos caminhoneiros, mas se colocam veementemente contra intervenção militar

O movimento reuniu cerca de 800 estudantes das escolas públicas e privadas de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Cerca de 800 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Brumado promoveram uma passeata de protesto na manhã desta terça-feira (29), no centro da cidade, e, em seguida foram até a rótula da BR-030 e BA-262, manifestar o seu apoio à greve dos caminhoneiros contra os preços abusivos dos combustíveis, a qual já dura 9 dias. O grupo caminhou do CEEP, no Bairro das Flores, até o acampamento dos caminhoneiros, montado ao lado das rodovias, onde os manifestantes estão à espera dos próximos passos do governo. "Viemos aqui para dar o nosso apoio à greve dos caminhoneiros e às reivindicações desses profissionais. Esperamos dar a nossa contribuição para que a conscientização dos nossos governantes e todo sistemas que regem este país enxerguem a categoria como prioridade para o bom andamento da nação. É inadmissível que um país fique nessa situação por causa da insensibilidade dos nossos governantes", afirmou uma das lideranças estudantis. Além dos estudantes, na tarde de ontem (28), comerciantes e empresários também fizeram uma passeata pelas ruas da cidade, em apoio aos caminhoneiros, De acordo com o movimento dos estudantes, as escolas resistiram ao ato, mas os professores deram total apoio. 

A intervenção militar foi altamente repudiada pelos estudantes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

"As escolas não quiseram se manifestar. Mas os professores nos deram total apoio e colaboraram para que pudéssemos estar aqui hoje", comentou a estudante Anne Lima. Em tom de esperança ela ainda comentou que "querem a participação dos jovens nas eleições. E porque não nos movimentos? Isso nós não aceitamos pois não podemos nos calar diante de uma situação tão preocupante como essa; não podemos ficar na defensiva, temos que lutar pelo futuro de nosso Brasil", protestou a estudante. O movimento ainda fez questão de ressaltar que são veemente contra a intervenção militar. "Não queremos a intervenção militar, apesar de sermos novos, e não ter vivido essa época, nós lemos sobre isso, e sabemos que não é o ideal para o nosso país. A ditadura é contra os grevistas e pode trazer consequências ainda piores”, expressou o estudante Matheus Andrade. No fim da passeata, os estudantes distribuíram abraços aos caminhoneiros em forma de demostrar total apoio e carinho pelos profissionais, deixando muitos deles altamente emocionados como pode ser visto na foto abaixo:

Alguns caminhoneiros não contiveram as lágrimas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Comandante da 34ª CIPM atribui avanços no setor de inteligência na diminuição dos índices de violência

O major Souza Dias atribui aos avanços do setor de inteligência a queda dos índices de violência na cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A nova filosofia que vem sendo empregada pelo comando da 34ª CIPM, que está sob a responsabilidade do major PM Adriano Souza Dias, vem realizando um trabalho que vem tendo resultados muito satisfatórios. Em entrevista ao Jornal da Alternativa, o comandante atribuiu o sucesso das ações aos avanços do setor de inteligência, que vem tendo cada vez mais atenção por parte da Polícia Militar. “Intensificamos ainda mais as ações de nossa inteligência e com isso os resultados foram muito positivos e, agora, com a implantação do SICOM, temos a certeza, que irão ser ainda melhores, pois a integração tecnológica será muito importante para ampliarmos ainda mais o nosso raio de ação”, destacou o major Souza Dias que ainda declarou que “outro fator importante é a abertura do canal de denúncias com a população por meio do aplicativo Whatsapp, que por proporcionar meios iconográficos, nos dão um suporte ainda melhor”. Questionado sobre os riscos do patrulhamento na cidade diante da crise do abastecimento nos combustíveis, ele respondeu que “como eu já tinha dito, o nosso setor de inteligência já tinha identificado essa possibilidade, o que fez com que nos precavêssemos, então, posso garantir que o policiamento ostensivo na cidade de Brumado está garantido, tendo ainda o acréscimo de uma viatura extra”. Ele ainda fez questão de garantir que as denúncias por meio do whatsapp têm a segurança do anonimato e podem ser feitas por meio do número (77) 9.9961-4640.



Brumado: Comerciantes fecham as portas e vão para as ruas em apoio à greve dos caminhoneiros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta segunda-feira (28), Brumado parou depois das 16h. A passeata organizada pela Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e Sindicato dos Comerciários  de Brumado (Sindicom) e aderida por 90% dos comerciantes locais, fez uma convocação da população para tomarem as ruas como ato de apoio à greve dos caminhoneiros. Tanto empresários, quanto funcionários aderiram à paralisação e cerca de duas mil pessoas compareceram à Praça da Matriz para o ato. Os protestantes levaram bandeiras, faixas e foram conduzidos por um carro de som pela Av. Coronel Santos até o entroncamento da BA-262 e BR-030. Entre os slogans anunciados no carro de som, estavam às altas do combustível que não afetam somente o diesel ultilizado em caminhões, mas também os combustíveis de carros e motos, além da carga tributária que é, automaticamente, repassada aos preços de produtos transportados. Ao fim da caminhada, a multidão entoou o Hino Nacional. Alguns veículos e motociclistas acompanharam a passeata, mas a maioria seguiu caminhando. Em outros municípios da região, como Malhada de Pedras e Vitória da Conquista, a população também realizou manifestações em apoio aos caminhoneiros.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


TSE deve decidir nesta terça-feira (29) se réu em ação penal pode concorrer à Presidência

(Foto: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral deve decidir hoje (29) se uma pessoa ré em ação penal na Justiça Federal pode ser candidata à Presidência da República. Na ocasião, os ministros responderão a uma consulta formulada pelo deputado federal Marcos Rogério (DEM). Uma pessoa vira ré em ação penal após o juiz aceitar denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal – cabe ao TSE responder dúvidas gerais formuladas por partidos ou autoridades federais. O julgamento começou em 2016, mas está atualmente parado no supremo por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.



Com 9º dia de greve, postos em Brumado continuam sem combustível

Foto: Luciano Santos l 97News

Em Brumado, com o nono dia de greve dos caminhoneiros, ainda falta combustíveis em diversos postos da cidade. Sem receber os derivados do petróleo desde segunda-feira, 21, os postos estão 100% sem gasolina e etanol. Os proprietários tinam feito o alerta que o combustível corria o risco de acabar na cidade. O que ocorre é que, mesmo com o acordo feito entre representantes da categoria e o governo, os caminhões continuam parados e os postos sem abastecimento. Ao todo, Brumado tem 11 pontos de venda de combustíveis.  A situação, está cada vez pior e mesmo se o abastecimento for normalizado hoje (29) levará ainda vários dias para que todos os postos da cidade recebam os produtos. O desabastecimento nos postos de combustíveis já atinge cerca de 70% dos municípios baianos.  De acordo com o Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis apenas 15% dos postos da Bahia ainda possuem algum estoque, que devem acabar ainda esta semana.



Brumado não corre risco de desabastecimento de água, mas Embasa pede consumo moderado

Foto: Conteúdo l 97News

Após pedir na última quinta-feira (24) que a população economizasse água, a Embasa informou nesta segunda (28) em nota à imprensa, que não há risco de problemas no fornecimento para Brumado e região, já que a estatal tem conseguido obter os produtos químicos usados na produção de água tratada, apesar da greve dos caminhoneiros. Segundo a assessoria da empresa, os insumos têm chegado normalmente, o que vem evitando o desabastecimento da substância. Apesar disso, a Embasa continua o apelo para que as pessoas utilizem água moderadamente. De acordo com a assessoria, apesar de o transporte dos produtos estar normal, ele não tem chegado na quantidade habitual. Caso a população continue consumindo água sem consumo racional, as substâncias acabarão com maior rapidez, o que fará com que a Embasa precise de mais material para tratá-la. Já que a quantidade chegada aos estoques é menor que habitual. A Embasa recomenda ainda, que apenas a água seja usada para consumo, afazeres domésticos e higiene pessoal. 



Jequié: Homem é preso por vender gasolina ilegalmente

Foto: Divulgação l PM/BA

Um homem foi preso, na segunda-feira (28), por armazenar gasolina ilegalmente. O combustível foi encontrado em  sete galões de 20 litros no bairro Urbis Ill, em Jequié. A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima de que o combustível estava sendo comercializado ilegalmente em um estabelecimento conhecido como “Central da Cerveja”. De acordo com a polícia, o homem vendia a gasolina por R$ 10 o litro. O proprietário do estabelecimento e os galões contendo gasolina foram levados para a Delegacia de Crimes Ambientais.



Valor Abusivo: Empresas fornecedoras de gás serão notificadas por cobrança indevida

Foto: Conteúdo l 97News

A justiça notifica as empresas fornecedoras de gás de cozinha depois de denúncias dos consumidores por cobrarem preços abusivos. De acordo com as denúncias, alguns fornecedores aumentaram os preços dos botijões de gás de forma abusiva na Bahia, aproveitando-se do desabastecimento vividos por todo o país, causado pela paralisação dos caminhoneiros, para obter vantagem sobre o consumidor, o que é proibido por lei. O Código de Defesa do Consumidor também proíbe o aumento “sem causa justa” dos preços de produtos ou serviços, por meio de cálculos e índices divulgado. Os fornecedores terão que apresentar ao órgão os preços cobrados, com documentos que justifiquem o aumento. Os fornecedores processados vão responder por procedimentos administrativos. As denúncias poderão ser feitas no órgão de defesa do consumidor de sua cidade, no caso de Brumado, o Fórum de Pequenas Causas, ao lado da SEMAC no centro da cidade.



Brumado: Organizadores da passeata em prol do movimento dos caminhoneiros afirmam que ato superou expectativas

Cerca de 2 mil pessoas participaram do movimento liderado pela CDL de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado assistiu no final da tarde desta segunda-feira (28) uma passeata em prol do movimento dos caminhoneiros organizada pela CDL e pelo Sindicato dos Comerciários, a qual percorreu algumas vias do cento da cidade e culminou na rotatória das BR-030 e BA-262, onde um grande número de populares aderiu à manifestação. Tendo como mote os impostos abusivos e corrupção desenfreada, cerca de 2 mil pessoas compareceram e, segundo os organizadores, o movimento superou as expectativas e pode ser considerado o maior da história sem ter tido um cunho político, ou seja, foi uma manifestação legítima, que mostrou que uma consciência cidadã está sendo formada, a qual foi provocada pela forte crise que se estabeleceu nos últimos dias que mobilizou a nação, fortalecendo ainda mais os movimentos anticorrupção, que é apontada como a principal causa deste momento tão preocupante por que passa a nação. Representantes do Sindicato dos Comerciários e do CDL se pronunciaram contra o sistema vigente que se mostra cada vez mais enfraquecido diante de uma insatisfação cada vez mais latente. Os caminhoneiros autônomos que são os responsáveis pelas manifestações em Brumado agradeceram o apoio e garantiram que continuarão o movimento de paralisação, já que as suas principais reivindicações não foram atendidas. Os manifestantes exibiram inúmeras bandeiras do Brasil, o que deu um tom patriota à movimentação. Veja fotos e vídeo da passeata que foi considerada um marco histórico a nível local:



Greve dos caminhoneiros afeta clínicas de diálise na Bahia; em Brumado o INEB reduziu o tratamento para três horas cada paciente

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sem a entrega de insumos, pacientes renais podem ficar sem tratamento na Bahia.  A greve dos caminhoneiros que entrou no seu oitavo dia nesta segunda-feira (28) já criou um verdadeiro caos no país. E as clínicas de diálise, que fazem o tratamento de terapia renal substitutiva (TRS) e mantêm a vida de milhões de pacientes começam a serem afetadas. Em Brumado, o Instituto de Nefrologia da Bahia (INEB) já está em alerta, pois os insumos estão chegando ao fim. Além disso, os veículos que transportam os pacientes de outras cidades da região, estão sem combustíveis para a viagem, que em alguns lugares podem chegar até 350 km de distância até Brumado. As secretarias de saúde estadual, municipal e ministério público já foram notificados. No caso das clínicas de diálise, o problema não é apenas econômico, são várias vidas que estão em jogo. Pois para a realização de uma sessão de hemodiálise é preciso vários materiais e a falta de um deles, por menor que seja, impede a realização do procedimento. 

Foto: Josué Andrade

E os pacientes renais crônicos dependem única e exclusivamente das sessões de hemodiálise para sobreviver. O setor está em alerta máximo, devido a peculiaridade do serviço de diálise, sua continuidade e fragilidade do paciente. Em Brumado, cerca de 111 pacientes são atendidos por dia. A direção do INEB, reduziu de 4 horas para 3 horas o tratamento para pacientes que realizam o procedimento no Instituto de Nefrologia. É preciso que as autoridades deem uma atenção especial para esta situação, pois o setor pode entrar em colapso, com grande prejuízo à população assistida. A Associação Brasileira dos Centros de diálise e Transplante (ABCDT) faz um apelo à organizadora da paralização, que considerem a fragilidade deste setor e o tratem de maneira especial, permitindo que os caminhões que transportam cargas com insumos e medicamentos passem pelas barreiras e cheguem até as clínicas. Mas é muito importante ressaltar que mesmo que os caminhões consigam passar pelas barreiras, ainda enfrentarão o problema da falta de combustíveis. Com a paralisação, caminhões-tanque não conseguem chegar aos postos para repor os estoques.



Brumado: Manifestantes começam a se concentrar para manifestação em prol dos caminhoneiros

Os manifestantes estão se concentrando para participar da passeata em prol do movimento dos caminhoneiros (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O movimento liderado pela CDL e Sindicato dos Comerciários que programou uma passeada em prol da manifestação dos caminhoneiros para às 17h desta segunda-feira (28) começa a ganhar corpo com a chegada de centenas de participantes, a maioria deles comerciantes que fecharam as suas portas para protestar contra o atual estado das coisas no país, principalmente contra o volume gigantes de importos em meio à uma corrupção desenfreada. O movimento que é nacional continua forte, mesmo com o anúncio do governo em dizer que atendeu às exigências da categoria. A forte insatisfação, acompanhada do fantasma do desabastecimento está sendo a motivação para os protestos que têm caráter pacífico. A equipe do 97NEWS está na Praça Capitão Francisco de Souza Meira onde a concentração está aumentando de forma considerável. A passeata deverá percorrer as principais ruas e avenidas da cidade e culminará na rotatória da BR-030 e BA-262, onde serão feitos pronunciamentos a favor dos caminhoneiros. Iremos acompanhar todo a manifestação e traremos todos os detalhes em sequência.

Manifestantes exibem sua indignação contra o atual governo e contra a corrupção (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Festa de Santo Antônio: Paramirim se prepara para comemorar o padroeiro da cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Paramirim se prepara para vivenciar o período junino na cidade, ao mesmo tempo em que comemora o padroeiro do município, Santo Antônio. A prefeitura municipal e a Paróquia de Santo Antônio estarão promovendo momentos culturais e religiosos na “Praça da Matriz”. A Trezena de Santo Antônio, começa no dia 1º de junho, segue até o dia 13. Terços, missas, quermesse com shows religiosos, teatro, entre outros momentos, fazem parte da programação religiosa. De 01 a 08 o público contará com grandes shows dos artistas da terra, apresentações das quadrilhas, sanfoneiros e brincadeiras típicas. Do dia 09 ao dia 13 a praça será palco para as apresentações das inúmeras bandas de renome local e regional como: Limão com Mel; Canários do Reino; Menina Faceira; Donas do Bar; Filomena Bagaceira; Fann Estourado e muito mais. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O evento deste ano acontece em clima de Copa do Mundo, com o tema: “Festival de Santo Antônio. Futebol é Paixão. Santo Antônio é Tradição”. A Praça Santo Antônio está sendo ornamentada com bandeirolas e decorações em verde, amarelo, azul e braço, cores da bandeira nacional, e também da seleção brasileira. O festejos de Santo Antônio em Paramirim, é bastante conhecido pelas atrações músicais, brincadeiras e comidas típicas, que todo ano atraem milhares de visitantes para a cidade. A maior parte das contratações musicais tiveram o apoio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa e apoio da Prefeitura Municipal.



Grave acidente na BA-142 tira vida de motorista próximo ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu

Foto: Whatsapp l 97NEWS

O trágico acidente tirou a vida do condutor Sergio Santos da Silva, de 41 anos que seguia sentido Tanhaçu, na noite de domingo (27) por volta das 21h, na BA-142 próximo ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. As informações dão conta de que o condutor trafegava na rodovia, sentido Tanhaçu, e capotou por várias vezes. Não se sabe ainda as causas do acidente. Dois passageiros que estavão no Golf, identificados como Miguel Babosa de Souza Neto e Erismar Leite dos Santos, foram socorridos pelo SAMU 192 com ferimentos. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em Brumado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada para registro de ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar os procedimentos e em seguida, encaminhou o corpo ao Instituto Médico legal (IML) de Brumado.



Segurança Pública rejeita proposta que garante visita a presos nos fins de semana

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado rejeitou proposta que altera a Lei de Execução Penal (7.210/84) para garantir que o dia de visitação ao preso nos presídios ocorra, ao menos uma vez ao mês, nos fins de semana. A medida está prevista no Projeto de Lei 738/15, do deputado João Campos (PRB-GO). Hoje a Lei de Execução Penal estabelece o direito do preso à visita do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados, sem especificá-los. O relator, deputado Delegado Edson Moreira (PR-MG), disse que cabe ao preso o direito de visita e isso a Lei de Execução Penal já resguarda. “No entanto, a conveniência administrativa do Estado deve se sobrepor ao ‘benefício’ do apenado de receber visitas aos finais de semana, razão pela qual o projeto não deve prosperar”, afirmou ao defender a rejeição. A proposta será agora examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito. Em razão de decisões divergentes nas comissões – a de Direitos Humanos e Minorias havia aprovado o texto –, o PL 738/15 deixará de tramitar em caráter conclusivo e deverá ser analisado pelo Plenário.



Greve de caminhoneiros pode afetar internet e telefonia móvel

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Serviços de internet e telefonia móvel podem também ser afetados pela paralisação de caminhoneiros, que chega nesta segunda-feira (28), ao seu oitavo dia. É o que dizem operadoras e até a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), grupo que representa operadoras brasileiras, disse em nota divulgada à imprensa que "algumas atividades das empresas podem ficar comprometidas" por conta da greve. Entre essas atividades estão "manutenção de rede" e o "reparo e funcionamento dos geradores das estações de telecomunicações, que são acionados em caso de falta de energia". Tudo por conta da falta de combustível em postos. "Até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência, mas, devido ao baixo volume de estoque de combustível da frota de veículos que transportam as equipes, poderá haver risco de contingenciamento dessas atividades", diz ainda o sindicato. Por conta disso, o Sinditelebrasil afirma que operadoras encaminharam à Anatel no último domingo, 27, uma solicitação formal para que "seja priorizado o abastecimento da frota de veículos utilizados na manutenção das redes, para proteger a operação de infraestrutura crítica de telecomunicações". O presidente da Anatel, Juarez Quadros, disse que há risco de que a paralisação de caminhoneiros afete serviços de telecomunicações como internet e telefonia móvel, mas que, "no atual momento, não temos registro de ocorrências que agravem os serviços". Além disso, a Anatel garante que tem um equipes de trabalho monitorando a situação em diversos estados do país. 



Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado acontecerá na quarta-feira (30)

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado foi antecipada para a próxima quarta-feira, 30 de maio conforme Portaria nº 26/2018, que “Dispõe sobre a redefinição de sessão ordinária da Câmara Municipal de Brumado.

PORTARIA Nº 26/2018, DE 28 DE MAIO DE 2018.

Dispõe sobre a redefinição de sessão ordinária da Câmara Municipal de Brumado, na forma a seguir indicada.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BRUMADO, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, regimentais e CONSIDERANDO o quanto deliberado em sessão plenária pela maioria dos Parlamentares desta Casa Legislativa,

R E S O L V E:

Art. 1º - Antecipar a sessão ordinária do dia 1º de junho de 2018 (próxima sexta-feira) para o dia 30 de maio de 2018 (próxima quarta-feira), às 08h:00min (oito horas).

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores do Município de Brumado, Estado da Bahia, em 28 de maio de 2018.

VER. LEONARDO VASCONCELOS
Presidente da Câmara Municipal de Brumado

DRA. ABIARA MEIRA DIAS
Assessora Jurídica – OAB/BA 51.642
Portaria n. º 01/2017



Bar de Vitória da Conquista é denunciado na internet por apologia ao estupro

Foto: Reprodução/Google.

Um bar de Vitória da Conquista está sendo denunciado por diversas mulheres após uma publicação feita pela rede social Instagram nessa última sexta (25). O post, que foi retirado do ar, trazia a foto de três mulheres penduradas e amordaçadas, e a legenda “estoquem comida” complementava a mensagem, elaborada pelo administrador da rede social do Cana Café Bar. O texto faz analogia à atual falta de combustíveis no país, causada pela greve dos caminhoneiros. Rapidamente, diversas mulheres se pronunciaram por meio de comentários na publicação e, antes mesmo que ela fosse excluída, prints foram tirados e republicados por conquistenses em seus perfis, sendo a maior parte deles de mulheres que cobram uma postura da justiça. “Sinto nojo e indignação. Como esse monstro pode achar normal uma mulher pendurada e amordaçada e compará-la com um pedaço de carne para ser estocada? Isso precisa acabar”, disse Luiza Armua, maquiadora profissional que usou sua conta no Instagram para denunciar o ocorrido. Uma postagem seguinte, em apoio à greve que ocorre no país, recebe comentários de centenas de mulheres. Uma delas, a estudante de Educação Física Maviniê Nunes, pede mais respeito: “uma mistura de nojo, raiva e indignação. Estamos cansadas de ser vistas como carne. Mulher pode ser o que quiser, mas nunca vai ser um objeto sexual”, comentou. Para a professora do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e doutora em Direito da Mulher, Luciana Silva, a imagem tipifica apologia ao crime, de acordo ao que estabelece o Artigo 286 do Código Penal. “Entendo ser possível uma representação junto ao Ministério Público Federal para que entre com uma ação pedindo danos morais coletivos, já que esse público atenta contra os direitos humanos das mulheres”, afirmou. Após toda a repercussão, o Cana Café se manifestou em seu perfil no Instagram com uma outra publicação, acompanhada de um comentário debochado sobre a manifestação das mulheres: “Que mimimi é esse com bestagem, tão querendo fazer tese de mestrado por isso, esses estudantes de orelha de livro kkk. Não tem nada melhor pra fazer uma postagem, que tá nos grupos, que foi retirada” (sic). Novamente, centenas de internautas indignados com a postura do administrador da conta se manifestaram com comentários de repúdio. O bar, que fica em uma região periférica da cidade, é famoso por condutas machistas: na maior parte de seus shows, a entrada de mulheres é grátis e, em algumas noites, o estabelecimento oferece bebida à vontade para as frequentadoras. 



Brumado: Estabelecimentos comerciais foram arrombados no final de semana

Os arrombamentos só foram percebidos na manhã desta segunda-feira (28). A Polícia foi chamada (Foto: 97NEWS)

Apesar da página policial de Brumado ter ficado bem mais tranquila durante esses dias de greve, o que, por sinal, foi uma tendência em todo o país, alguns delitos foram praticados, tendo o destaque para os arrombamentos que continuam sendo a atividade criminosa mais praticada na cidade. No último final de semana, possivelmente na madrugada de domingo (27), dois estabelecimentos comerciais localizados na Av. Coronel Santos acabaram sendo arrombados. O primeiro foi uma Autoescola, de onde foram levados 2 televisores de 32 polegadas e um simulador. O segundo foi uma casa de peças automotivas, de onde foram levadas muitas ferramentas caras, valendo ressaltar que os autores do arrombamento fizeram um buraco no telhado. O prejuízo calculado fica na casa dos R$ 5mil. A Polícia esteve no local e já levantou pistas dos suspeitos.