ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2018"

Brumado: Católicos fazem os últimos preparativos para a procissão e missa de Corpus Christi

Os fiéis estão fazendo os últimos preparativos para a missa e a procissão de Corpus Christy (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada uma das datas mais emblemáticas do calendário do Catolicismo em Brumado, a festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia. Em Brumado, os milhares de católicos já estão fazendo os últimos preparativos para a procissão e a missa campal que sempre traz uma homilia sobre a essência do Cristianismo e sua importância para a construção de um mundo melhor, com mais igualdade social e mais respeito às coisas sagradas.



Corpus Christi: Comércio tem movimentação tímida com cerca de 30% dos estabelecimentos abertos

Pouca movimentação de clientes e muitos comércios fechadas foram o retrato do Corpus Christi em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A tradição do feriado de Corpus Christi, que diferentemente do que muitos ainda imaginam, atualmente, se tornou ponto facultativo. Comemorado pela religião Católica, a data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas. Em Brumado a tradição católica ainda é muito forte, tanto que a maioria dos pais de alunos não enviaram os seus às escolas municipais, mesmo sabendo que a data não foi considerada feriado pelo município. Mas, mesmo assim, outros setores comprovam essa tese como o do comércio, onde menos de 30% dos estabelecimentos comerciais abriram as suas portas. Quem deu uma volta pelo centro comercial da cidade na manhã desta quinta-feira (31), pode verificar que algumas lojas estavam abertas, mas o movimento de clientes era muito fraco, reflexo ainda da greve dos caminhoneiros e também pela não abertura das agências bancárias. Outro fato que deve ser ressaltado é que o comércio funcionará até às 13h. Para esta sexta-feira (01), o clima de feriado deverá continuar, pois a prefeitura decretou ponto facultativo.



Sudoeste: Festas de São João ficam ameaçadas mesmo com o fim da greve

Foto: Conteúdo l 97News

Faltando menos de um mês para o São João, a confirmação da festa ainda está incerta para diversos municípios do sudoeste. Por causa da paralisação nacional dos caminhoneiros, que encerrou no décimo dia, os prefeitos não têm certeza se os arraiás serão mantidos. Segundo os prefeitos, haverá dificuldades econômicas e, principalmente, a greve impediu a circulação de mercadorias, acarretando em uma diminuição drástica na geração de impostos. De acordo com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, a paralisação está tirando o sono dos prefeitos, obrigando os gestores a encurtar ou até cancelar as festas. Além disso, algumas bandas que faziam parte da programação foram dispensadas para que uma economia de 40% fosse gerada nas despesas da festa. Alguns municípios estão com atraso na entrega dos equipamentos para montagem dos palcos. Outras cidades, com medo da falta de combustível para os geradores ou temendo a queda da arrecadação tributária comprometa os pagamentos, remarcaram a data das festas.



Bahia: Produtores de frutas estimam altos prejuízos por causa da greve

Foto: Divulgação

O Vale do São Francisco, região conhecida por ser a maior exportadora de frutas do país, já contabiliza um prejuízo de R$ 570 milhões ao final do décimo dia da greve dos caminhoneiros. A conta foi apresentada na segunda-feira (28), pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira depois de uma reunião com os produtores. Segundo ele, a paralisação vem atingindo fortemente o setor, que deixou de comercializar nessa semana 40 mil toneladas de uva e 60 mil toneladas de manga, além de mais de 200 mil toneladas de outras frutas, como banana, acerola, mamão e coco, mercadorias que eram voltadas tanto para o mercado interno quanto para o externo. “Com todo esse tempo de paralisação, nossas câmaras frias já estão com a ocupação esgotada, não oferecendo mais espaço para o armazenamento das frutas colhidas recentemente. O resultado são pomares e mais pomares com frutas apodrecendo no campo”, lamentou o presidente. Jailson advertiu também que 80% da safra que deve ser colhida nesta semana poderá ficar comprometida por falta de mercado. “Além de termos cancelados todos os novos pedidos do mercado interno, outro agravante é a falta de combustível para os tratores e pulverizadores, o que pode ocasionar a perda das safras de exportação de setembro e outubro”, acrescentou. 



'Se não for feita a sinalização, poderemos ter mais mortes’, afirmam moradores da Vila Presidente Vargas

Não existe sinalização no local e condutores passam em velocidade acima do permitido o que está aumentando a preocupação dos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A valorização da vida por meio da segurança no trânsito deveria ser uma norma nas cidades brasileiras, mas a falta de sinalização e a imprudência dos condutores continuam a provocar os acidentes, muito deles com vítimas fatais. Em Brumado algumas situações desse gênero ainda podem ser vistas, mesmo diante dos avanços do setor. Um desses casos acontece na Vila Presidente Vargas, onde uma faixa de pedestres sem a devida sinalização vem causando muita preocupação aos moradores, ainda mais que recentemente vários acidentes ocorrerem no local, sendo que um deles fatal, ceifando a vida do jovem Marlindo Silva Lima (25), conhecido como Galego. A equipe do 97NEWS esteve mais uma vez no local e percebeu a preocupação dos moradores, já que, mesmo de pois de quase um ano de ter sido instalada, a faixa de segurança continua sem sinalização, o que faz com que, principalmente os motoristas de outras regiões, que não tem conhecimento do local, passem em uma velocidade muito perigosa, lembrando que no local existe uma escola municipal, onde muitos alunos atravessam na referida faixa para acessarem a unidade escolar. A faixa foi feita pelo DNIT, há cerca de um ano atrás, só que não foi acompanhada da devida sinalização, o que torna o local perigoso.



Supermercados de Brumado têm queda de 30% no faturamento com greve de caminhoneiros, dizem empresários do setor

Foto: Conteúdo l 97News

Os supermercados de Brumado estão tendo uma queda de 30% no faturamento por conta da greve dos caminhoneiros, que terminou no 10º dia nesta quarta-feira (30). A estimativa é de alguns empresários entrevistados pelo 97NEWS. Com prateleiras quase vazias, os estabelecimentos vendem menos. "Nesse momento, é irreparável porque vai demorar a oferta desses produtos para o abastecimento. Em virtude dessa escassez, o preço do produto chega a gôndola do supermercado por um preço muito maior do que nós gostaríamos", destacou Cidemar, dono de supermercado. Ele acredita que a população ainda deve enfrentar escassez de produtos nas prateleiras pelas próximas semanas. "Eu imagino que, no mínimo, nos próximos 15 dias a gente ainda vai ter um sofrimento com escassez", destaca. Para os consumidores que se veem diante da falta de produtos, o jeito é apelar para a criatividade. "Se não tem a batata, então a gente faz uma salada, cozinha um aipim, faz outra coisa. Não podemos é nos desesperar", diz a dona de casa Lena Guedes.

Foto: Conteúdo l 97NEWS

A indústria de carnes já estima uma perda de 1,3 bilhão de reais em decorrência da greve. Segundo o setor, cerca de 64 milhões de aves já foram mortas, um volume um pouco abaixo do considerado pela indústria, de mais de 70 milhões. O Brasil tinha por volta de 1 bilhão de aves antes da greve. Alguns produtores perderam seu capital de trabalho e precisarão de assistência financeira. Esse reflexo será transmitido para o consumidor final, que terá menos ofertas dos produtos, e reajuste no preço.



Brumado: Tradição católica fala mais alto e a maioria dos pais não enviam seus filhos para as escolas municipais

Salas de aulas com cadeiras vazias foi a tônica escolar municipal deste feriado de Corpus Christi (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O feriado de Corpus Christi é um dos mais representativos do calendário do Catolicismo no Brasil e, essa relevância, acabou sendo confirmada em Brumado na manhã desta quinta-feira (31), já que a maioria dos pais de alunos da rede pública municipal não enviaram os seus filhos para as escolas. As aulas tinham sido confirmadas ontem (30) com a divulgação da negativa da Justiça diante de um mandado de segurança impetrado pela APLB – Sindicato, o qual solicitava a liberação dos alunos e professores alegando que a data era um feriado nacional. A equipe do 97NEWS esteve em algumas escolas da rede pública municipal e verificou que um número muito pequeno de alunos compareceu. No CMEAS, que é uma referência educacional do município, apenas 7 alunos compareceram, o que fez com que os professores e diretores entrassem em contato com os respectivos pais para que eles fossem buscar seus filhos, já que não tinha condições para o ensino. Em contato com uma representante do setor educacional municipal foi comunicado que um grande número de pais entrou em contato com as escolas avisando que não iriam enviar seus filhos, pois eles iriam respeitar o feriado de Corpus Christi devido à forte tradição do Catolicismo em Brumado. Com isso, a realização das aulas nesta sexta-feira (01) também pode ser prejudicada, já que a tradição secular do “emenda” pode também fazer com que os alunos não compareçam, fazendo com que dois dias do ano letivo possam vir a ser recuperados no final do ano com aulas extras.

A visão do CMEAS exemplifica bem a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


MP Eleitoral: TRE condena governador da Bahia por propaganda eleitoral antecipada em mídia social

Governador Rui Costa (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A pedido do Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), o governador Rui Costa, o coordenador de Fotografia da Secretaria de Comunicação (Secom), Emmanuel Dias de Andrade, e o Estado da Bahia foram condenados ao pagamento de multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada. Na decisão de 25 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou, ainda, que sejam retiradas da conta oficial do governo do estado na rede social Flickr todas as fotos que contenham a exibição em primeiro plano da imagem de Rui Costa, além das que contenham placas com promoção e elogios ao governador. O tribunal considerou “ter havido propaganda eleitoral disfarçada, já que a forma como utilizadas as aludidas peças revela um transbordamento do caráter informativo que deve possuir os meios de comunicação públicos”. A condenação confirma a decisão liminar de 15 de maio e atende à representação proposta na véspera, em 14 de maio, pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA). A prática ilegal foi constatada a partir de investigação no Procedimento Preparatório Eleitoral nº 1.14.000.001183/2018-77, em que a PRE/BA apurou que a conta oficial do Governo do Estado no Flickr – aplicativo online de gerenciamento e compartilhamento de fotos – publicou imagens de Rui Costa em quantidade e dimensões bem superiores às do próprio evento, da obra em si ou do ato administrativo que se pretendia divulgar. Na representação, o procurador Regional Eleitoral substituto e auxiliar na Bahia, Ovídio Augusto Amoedo Machado, afirma que as fotografias não estão relacionadas com o evento ou com o propósito público que justificou o comparecimento do governador do Estado no local e sua maciça divulgação possui nítido caráter eleitoreiro. A PRE/BA recorreu para aumentar o valor da multa.



Caminhoneiro é morto com pedrada na cabeça em rodovia

Foto: Divulgação l PRF

Um caminhoneiro foi morto na tarde de quarta-feira (30), na cidade de Vilhena, em Rondônia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele foi atingido por uma pedra que teria sido arremessada por um manifestante contra o para-brisa do veículo. Em outro episódio, um homem foi preso o homem visto em vídeo divulgado pela imprensa agredindo motorista de cegonheira que vestia camisa vermelha e tentava passar por um bloqueio, em Miranorte, na região central do Tocantins. Nas imagens, é possível ver que o caminhoneiro teve a roupa rasgada e recebeu socos. Vários atos de violência estão sendo registrados em rodovias do Brasil após o término da paralisação nacional.



Diante do Flamengo, Bahia tenta primeiro triunfo fora de casa

Zé Rafael é o artilheiro do Bahia em 2018, com nove gols (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia )

O torcedor do Bahia não comemorou em nenhuma das vezes que o time do coração jogou fora de Salvador neste Campeonato Brasileiro. A quarta tentativa de acabar com o jejum de triunfos será feita nesta quinta-feira (31), diante de um dos melhores times do campeonato. Às 16h, o tricolor enfrenta o Flamengo, no Maracanã. Os cariocas iniciaram a rodada na liderança, com 14 pontos em sete rodadas: quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota. As más apresentações fora de casa fazem com que o Esquadrão amargue o título de pior visitante da Série A. Bahia e Santos são as únicas equipes que ainda não pontuaram em território adversário. A equipe paulista ao menos já balançou a rede uma vez, mas a baiana ainda não e tem saldo ainda mais negativo (-6 contra -7) como visitante. “Temos que dar uma situação de respeito e mobilização da melhor maneira possível para que a gente possa começar a reverter uma situação que, no Brasileiro, a gente não vem bem, que é jogar fora de casa. 

Temos que buscar fora de casa fazer o que a gente vem fazendo dentro”, afirma o técnico Guto Ferreira.  A primeira derrota fora de casa foi na estreia do Brasileirão, contra o Internacional, por 2x0, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Depois o Bahia lamentou o mesmo placar contra o Sport, na Ilha do Retiro, no Recife. O último tropeço foi diante do Palmeiras: 3x0 no Allianz Parque, em São Paulo. Na avaliação de Guto, o time precisa ficar mais focado. “O principal é a concentração e a atitude. Nos jogos fora de casa, a gente acaba saindo um pouco do foco de concentração. Mesmo que seja em momentos. Mais do que nunca, a gente tem que se manter no nível de concentração 90 minutos. É do primeiro ao último apito. O único tempo que pode dar uma relaxada é no intervalo, mas, assim mesmo, tem que estar focado no que tem que corrigir. Esse é o exercício nosso, mais do que qualquer outra coisa”, pontua o treinador. Vencer o rubro-negro não só aumentará a moral do Bahia no campeonato como poderá deixar o time mais distante da zona de rebaixamento. O Esquadrão tirou o pescoço da forca no último domingo, após triunfo por 3x0 perante o Vasco, na Fonte Nova. Agora, o Esquadrão quer pontuar o máximo possível antes da parada para a Copa do Mundo, que começa dia 14 de junho. Depois do Fla, ainda pega Grêmio (casa), Paraná (fora), Botafogo (casa) e Corinthians (casa). “Temos que nos impulsionar para subir. E só tem uma maneira: somando pontos. É isso que nós temos que buscar”, prega Guto.

CONTINUE LENDO


Redução da jornada de trabalhador com filho com deficiência é aprovada na CDH

Projeto foi relatado pela senadora Ângela Portela (PDT-RR) Geraldo Magela/Agência Senado

O trabalhador do setor público e da iniciativa privada que tenha filho com deficiência poderá ter sua jornada de trabalho reduzida. Esse é o teor do Projeto de Lei do Senado (PLS) 110/2016, aprovado nesta quarta-feira (30) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A matéria segue para análise terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). De autoria do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para que o trabalhador que possua filho com deficiência tenha sua jornada de trabalho reduzida em 10% sem prejuízo de sua remuneração. O texto considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que a incapacita para a vida independente e para o trabalho. A redução da jornada de trabalho se dará mediante requerimento escrito formulado perante o empregador, devidamente instruído com laudo médico elaborado pelos peritos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e certidão de nascimento do filho com deficiência. O benefício terá que ser renovado a cada dois anos. A redução da jornada de trabalho será considerada como tempo de efetivo exercício para todos os fins legais – ou seja, não poderá ter interferência nas férias ou na aposentadoria. De acordo com o senador Moka, a mudança na lei dá plena efetividade aos princípios constitucionais que protegem a dignidade humana e a família. Ele argumenta que a redução de jornada é um ônus que deve ser suportado pela sociedade e destaca que o percentual sugerido não vai gerar “muitos contratempos e transtornos para o empregador”. Segundo o autor, seu projeto busca proteger a pessoa com deficiência, além de colaborar para que o Brasil seja realmente uma República que respeita seus cidadãos.

 

Emenda já aprovada na CDH

O PLS já havia sido aprovado na CDH com emenda. Pela emenda, o pedido de redução de jornada deverá conter laudo de avaliação biopsicossocial. Além disso, o benefício não poderá ser apresentado como justa causa para a demissão do funcionário. Ademais, estabelece que a guarda de mais de um filho com deficiência não acarretará redução maior da jornada. No caso de casal que viva em residência comum, o direito será concedido a ambos os pais. Já no caso de guarda compartilhada, a redução também será para ambos os genitores, mas a porcentagem será proporcional ao tempo de convívio com o filho. Foi elaborado um novo relatório para o PLS na CDH, pois o texto passou a tramitar em conjunto com o PLS 591/2015, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES). O PLS 591 concede redução de 50% da jornada de trabalho para mães – e não ambos os pais – de pessoa com deficiência. Mas a relatora, senadora Ângela Portela (PDT-RR), recomenda a aprovação do PLS 110 e a prejudicialidade do PLS 591. Para Ângela Portela, “parece sensato que se aproveitem os elevados méritos de ambos os projetos, estendendo-se inclusive a garantia da redução da jornada laboral a qualquer dos genitores, independentemente de seu sexo”. Ela lembra que o benefício já existe para os servidores públicos federais, previsto no Regime Jurídico da União. No caso dessa legislação, não é detalhada a porcentagem de redução de jornada. Ângela Portela apresentou algumas alterações textuais à emenda aprovada na CDH, como a que reforça o requisito da deficiência como motivo para a concessão do benefício, além da que altera a referência à ideia de incapacidade, que poderia ser indevidamente confundida com o instituto da capacidade no direito civil.

CONTINUE LENDO


Fique atento: Abono salarial de R$ 93 milhões ainda não foi sacado por mais de 122 mil baianos

Foto: Conteúdo l 97News

O Ministério do Trabalho informou abono salarial ano-base 2016, ainda não foi pago a 122.780 baianos, que têm à disposição R$ 93.782.014,07. Os trabalhadores têm até 29 de junho para procurar uma agência bancária e retirar o dinheiro. O órgão destaca que não há previsão de prorrogação do prazo de saque. Vale lembrar que, empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Para os funcionários públicos, a referência é o Banco do Brasil. Para ter direito ao benefício é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês em 2016 com remuneração de até dois salários mínimos. Entretanto, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).



72H de protesto: 'Sociedade não aguenta mais gás de cozinha a R$ 80', dispara diretor da Sindipetro

Foto: Divulgação

Desde ás 0h desta quarta-feira (30) a categoria petroleira realiza uma manifestação de 72h em todo o país. Em Salvador, a manifestação ocorre no bairro do Itaigara, em frente a sede da Petrobras. O diretor de comunicação do sindicato dos petroleiros, Luciomar Machado, lembra que esta não é uma manifestação por questões trabalhistas: “Não é um ato por melhores condições de trabalho nem melhores trabalhos. É uma briga pela sociedade”, afirma. Segundo Luciano, este ato é um afrontamento direto ao presidente da Petrobras e ao governo Temer: “É uma política equivocada: “A política de redução da demanda das refinarias, como a Landufo Alves aqui na Bahia, que já chegou a operar com 96% de carga de produção. Hoje está com 50%. Essa redução gera importação dos derivados. Todo diesel produzido na Bahia era a partir da produção da refinaria. Hoje você é obrigado a importar mais de 20% desse diesel com preço de mercado. Isso vai gerar não só aumento do diesel, mas da gasolina e do gás de cozinha”. 

Os petroleiros entram em greve contra preços do diesel, gasolina e gás de cozinha. Uma das motivações do movimento é acionar a sociedade contra o modelo de política de Parente e do governo Temer, além de pedir a redução do preço do gás de cozinha, do óleo diesel, da gasolina, acabar com as privatizações e defender a Petrobras. “A sociedade não aguenta mais preço do gás de cozinha chegar a R$ 80. A gasolina, em alguns estados, está sendo vendida a R$ 5,50 e R$ 6. Um preço extremamente alto para a sociedade brasileira.” Sobre o presidente da Petrobras, Pedro Parente, a categoria espera que ele seja removido do cargo: “Esperamos que o governo federal demita ele. Sua política é extremamente equivocada. Atende mais os interesses internacionais que os do nosso país. Estamos praticamente doando todo nosso patrimônio à estatais, outras empresas estrangeiras”. “Ele é interessante ao público internacional. Ao brasileiro ele não está trazendo este retorno. Pedimos que ele saia do cenário para que possamos ter uma política para a Petrobras e para o povo brasileiro”.

CONTINUE LENDO


Brumado: Prefeitura Municipal adere ao selo Unicef; jovens podem opinar nas redes sociais

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brumado, aderiu ao Selo Unicef, o qual visa apoiar os técnicos municipais para implementar e fortalecer as garantias de direitos preconizados no Estatuto da Criança e Adolescente e outros dispositivos legais. Assim, O Selo Unicef lançou o  U-Report,  um programa de participação de adolescentes e jovens que poderão utilizar do Facebook, Twitter e SMS, para fortalecer a sua voz. Além de adolescentes de 12 a 17 anos, jovens com até 25 anos de idade, também podem se cadastrar na plataforma, a fim de participarem  de enquetes com o intuito de melhorar as suas comunidades. O U-Report é um sistema 100% gratuito, opcional e funciona de três maneiras: via Facebook, Twitter ou SMS:

1. Curtindo nossa página no Facebook (ureport.brasil), clicando em “Enviar mensagem” (Messenger) e depois em “Começar;

2. Seguindo a gente no Twitter (@ureportbrasil);  

3. Enviando a palavra “entrei” por SMS para o número 28428.

Nos dois primeiros canais, basta você responder: “Sou do Selo UNICEF!” e indicar o Município de Brumado. Pelo SMS, no qual os seus créditos não serão descontados, você deverá digitar a palavra “SELO” e o município de Brumado. Através destas ferramentas o adolescente e jovem poderão contribuir, por meio de enquetes, sobre diversos assuntos como bullying, qualidade da educação, HIV, racismo, etc. A ferramenta, desenvolvida pelo escritório de inovação UNICEF do Quênia, hoje, está presente em mais de quinze países e gera dados estatísticos que são levados para autoridades, mostrando a voz dos adolescentes e jovens e desta busca  melhorar as politicas públicas para as crianças, adolescentes e jovens. 



Prazo para declaração anual do MEI encerra hoje (31)

Foto: Divulgação

O prazo para declaração anual do MEI encerra nesta quinta-feira (31). A Sala do Empreendedor informa aos Microempreendedores Individuais (MEIs) de Brumado que o prazo para efetuar a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI), referente ao ano de 2017, encerra hoje (31). Também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, ela é uma das principais exigências para quem é ou deseja se tornar MEI, pois impede o cancelamento do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), através do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. O cancelamento da inscrição do MEI é previsto no Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, e foi regulamentado por meio da Resolução n° 36/2016. Procure a Sala do Empreendedor e fique em dia com a Receita Federal. Rua Dr. Mário Meira, 65 – Centro, (77) 3441-2455.



Aniversário de Brumado: Impasse entre barraqueiros e município continua após reunião

Os barraqueiros e ambulantes compareceram à reunião (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A expectativa para que o impasse que se estabeleceu de forma prematura entre os barraqueiros e ambulantes quanto às taxas que irão ser cobradas nos festejos que acontecerão no mês de junho em Brumado fosse resolvido acabou virando frustração, pelo menos do ponto de vista do lado dos solicitantes. A reunião que ocorreu no auditório da prefeitura municipal na tarde desta quarta-feira (30), que seria para acertar os detalhes entre as partes, tratou somente da questão das inscrições e dos pontos que serão escolhidos pelos barraqueiros e ambulantes. No momento em que foi aberta uma possível discussão sobre as taxas que serão aplicadas, as quais estariam variando entre 200 e 500 reais, mesmo com uma certa pressão por parte do grupo, foi dito que essa questão iria ser levada ao gestor municipal para decidir se haverá uma redução ou será mantido os valores. Então o impasse irá continuar até que seja dada a palavra final por parte do prefeito Eduardo Vasconcelos.

Os representantes da administração municipal afirmaram que levaram a solicitação da redução das taxas ao prefeito municipal (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Família faz acusação de negligência na aplicação de medicamento em bebê de 02 meses; secretário garante que o fato está sendo apurado

O pé do bebê acabou ficando ferido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os casos de possíveis atos de negligência médica no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto continuam ocorrendo. O último episódio envolve um bebê de 2 meses, o qual deu entrada na unidade na última sexta-feira (25), com suspeita de insuficiência respiratória ou de pneumonia e, após ter sido internado para receber o tratamento médico, veio apresentar, na tarde de domingo (27), um uma mancha em um dos pés da criança, a qual se agravou e preocupou muito os familiares. A mãe do bebê, a dona-de-casa, Mayra Moraes Pinheiro, que é moradora da Fazenda Campo Seco, não suportando mais aquela situação, chamou a enfermeira para tirar a agulha do soro que estava sendo aplicado, pois a criança apresentou dificuldade de acesso para ministração do medicamento, o qual foi aplicado no pé, o que, até então seria um procedimento normal. Após a agulha ter sido retirada, o ferimento se agravou, assim como o quadro clínico da criança que teve que ser transferida para a UTI Pediátrica do Hospital de Base em Vitória da Conquista.  Visando esclarecer a situação, o 97NEWS entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, o qual, de pronto declarou que “estamos tomando todas as providências na devida apuração dos fatos, tanto que já solicitamos as imagens do circuito interno, bem como o depoimento de outros funcionários” e continuou citando que “estamos buscando contato com a mãe da criança para que ela nos passe o relato e nos diga quem foi o profissional que ministrou o soro no pé da criança”. E ainda fez questão de relatar que “caso fique comprovado um ato de negligência, podem ter a certeza, que as medidas punitivas irão ser tomadas, assim como já aconteceu em episódios anteriores”. E finalizou destacando que “agora uma coisa precisa ficar bem esclarecida é que a transferência para Vitória da Conquista não se deu por causa da ferida no pé, mas sim pelo agravamento do quadro clínico da criança. Lembrando que em Brumado não temos UTI pediátrica e sim neonatal, que atende até os 28 dias de vida. Mas, como já frisei, tudo será devidamente esclarecido, podem ter certeza disso”.



SAC Móvel visita Maetinga, Guajeru, Malhada de Pedras, Tanhaçu e Macaúbas

(Foto: Divulgação

Neste mês de junho o SAC Móvel estará nos municípios Maetinga, dias 3 e 4; Guajeru, 06 e 07; Malhada de Pedras, 09 e10; Tanhaçú, 12 e 13; e Macaúbas,  14 e 15. A solicitação foi feita em apoio aos moradores dos referidos municípios do Sudoeste baiano, que necessitam regularizar a sua documentação. Com o Sac Móvel os cidadãos poderão tirar Carteira de Identidade, fazer o cadastro de CPF, recadastrar-se como Pensionistas do Estado, solicitar ficha de Antecedentes Criminais e ainda registrar críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos  prestados pelo Governo do Estado.



Como era de se esperar: Petrobras aumenta preço da gasolina em 0,74% nas refinarias

Aumento deve chegar as bombas dos postos em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como já era de esperar, a Petrobras voltou a aumentar o preço da gasolina, depois de cinco quedas consecutivas do valor do combustível. A partir de amanhã (31), o preço nas refinarias subirá 0,74% e passará a ser de R$ 1,9671 por litro. Em maio, o preço do combustível nas refinarias da Petrobras acumula alta de 9,42%, já que em 28 de abril o litro custava R$ 1,7977. Segundo muitos analistas econômicos, o foco ficou no óleo diesel, já que esse foi o mote da paralisação dos caminhoneiros, mas, a população que aderiu ao movimento, acabou se esquecendo de também reivindicar a queda do referido derivado do petróleo que deve ainda ter novos reajustes nos próximos dias, o que, para muitos, seria uma espécie de compensação feita pelo governo pela redução do diesel.



Brumado: Após 10 dias de paralisação, caminhoneiros terminam com movimento

Quem passou pela rotatório da BR-030 3 BA-262 comprovou o fim do movimento grevista (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como já tinha sido projetado pelo 97NEWS, o movimento de paralisação dos caminhoneiros em Brumado terminou nesta quarta-feira (30), seguindo assim a tendência nacional. Essa foi inclusive uma das principais alegações dos líderes do movimento a nível local. Tendo como centro do movimento a rotatória entre a BA-262 e BR-030, o local já estava com a sua trafegabilidade totalmente normalizada. Eles fizeram questão de agradecer o grande apoio que receberam de diversas categorias, mas não deixaram de lamentar a falta de tenacidade de um grupo que, logo depois de participar dos protestos, acabou engrossando as longas filas nos postos de combustíveis da cidade para abastecerem seus veículos com os preços abusivos, contra os quais, eles tinham protestado. Eles também exaltaram a unidade do movimento, que, segundo eles, não foi apenas uma luta de uma categoria, mas sim da população em geral. Eles se julgaram vitoriosos no final, já que algumas conquistas foram obtidas após essa luta tão árdua que veio acompanhada do fantasma do desabastecimento. No final também frisaram que outro motivo que fez com que eles decidissem pelo fim do movimento foi a autorização do governo do estado que convocou as forças policiais para colocar fim ao movimento grevista.