ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

São João: Bahiatursa prorroga inscrições de edital até o dia 2 de Junho

Foto: Divulgação

Como sinalizado pelo governador Rui Costa na última quarta-feira (24), o prazo de inscrição de prefeituras na seleção pública realizada pela Bahiatursa para o patrocínio das festas juninas deste ano foi prorrogado. O prazo foi estendido até a próxima sexta (2). Apesar de ter alertado sobre o fim do período cadastral, o Governo do Estado já havia afirmado que o adiamento poderia ocorrer por um pequeno intervalo, desde que não prejudicasse o trâmite burocrático para a concessão de recursos, que será feita por meio de convênios de cooperação técnica e financeira. As inscrições devem ser realizadas no Protocolo Central da Bahiatursa, situada no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico de Salvador, sempre das 8h30 às 18h. De acordo com o aviso de prorrogação divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE), serão aceitas somente inscrições presenciais e sem documentação pendente – material recebido pelos Correios não serão consideradas. Os gestores municipais podem obter mais informações pelos telefones (71) 3116-6940 / 3116-6866 / 3116-6854 ou por e-mail: [email protected]. 



BA-148: Morre vítima de acidente na Serra das Almas trecho que liga Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas

Foto: Composição l Livramento Hoje

Morreu no início da tarde desta sexta-feira (26) o motorista Manoel Moreira Luz, após sofrer um grave acidente na manhã de hoje em uma curva da BA-148, na Serra das Almas, trecho que liga os municípios de Rio de Contas a Livramento de Nossa Senhora, Chapada Diamantina. Manoel chegou a ser socorrido pela equipe do SAMU, e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) da cidade de Livramento, mas devido a gravidade dos ferimentos, o mesmo não resistiu e veio a óbito. De acordo com informações, Manoel Moreira Luz era residente na Fazenda Lagoa, distrito de Marcolino Moura em Rio de Contas. O corpo da vítima já está no Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para exame de necropsia. A família espera a liberação do mesmo para sepultamento. 



Brumado: Polícia Civil recaptura fugitivo da cidade de Rio do Antônio

Foto: Polícia Civil

Investigadores da Polícia Civil/20ª Coorpin conseguiram efetuar a prisão de Marcleber Amorim Silva, de 37 anos, segundo a polícia, condenado por receptação e com diversas passagens pela prática de furtos e roubos. O indivíduo havia fugido da carceragem da Delegacia de Rio do Antônio e foi localizado em uma casa abandonada, de difícil acesso, próxima ao povoado de Salobro, zona rural de Brumado. Na casa do foragido, os policiais ainda encontraram 4 (quatro) espingardas. Marcleber foi conduzido e apresentado na delegacia de Brumado, onde foi autuado em flagrante pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo.



Bahia: Seis pessoas são resgatadas de trabalho escravo em fazenda de Cardeal da Silva

Foto: Divulgação l SRTE-BA

Pelo menos seis pessoas foram encontradas em condições degradantes de trabalho em uma fazenda em Cardeal da Silva, no agreste baiano. Conforme a força-tarefa encerrada nesta sexta-feira (26) pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE/BA), os trabalhadores eram usados no corte de mata nativa para produção clandestina de carvão em uma fazenda de propriedade de Amarílio Souza Santos e Thiago Cerqueira Santos. Pelo menos, oito fornos foram encontrados no local. Para cada saca de carvão produzido pelos homens, eles recebiam apenas R$7 (sete reais), totalizando cerca R$ 200 por semana, o que sequer garantia o pagamento de um salário mínimo mensal. Ainda segundo a força-tarefa, os empregados dormiam em barracos improvisados de madeira, no meio da mata atlântica, em contato com insetos e outros animais. Eles também dormiam em cima de barracões de lona, sem colchões, e as necessidades fisiológicas eram realizadas a céu aberto, sem direito a banho ou ingestão de água potável. Conviviam ainda com escassez de alimentos, consumindo carne conservadas em sal. Além disso, foi constatado que os trabalhadores contratados tinham dívidas com alimentação com o empregador, com a comprovação do abuso encontrada em um caderno com as referidas informações. Segundo Alisson Carneiro, auditor-fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, as carteiras de trabalho não eram assinadas e as atividades eram realizadas sem equipamento de proteção. O auditor que participou da operação esclareceu ainda que as habitações foram interditadas, tendo sido lavrados mais de 20 autos de infração. A força-tarefa teve apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) .

Foto: Divulgação l SRTE-BA


Veículo cai de ribanceira após acidente na BA-148, na Serra das Almas

Foto: Maciel l Livramento Manchete

Um veículo caiu de uma ribanceira após acidente na manhã desta sexta-feira (26), na BA-148, trecho entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora do Livramento e Rio de Contas, Chapada Diamantina. Segundo as informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), há informações de que o condutor de pré nome Manoel, morador da comunidade de Cafundó, zona rural de Livramento, foi lançado para fora do veículo. A vítima foi socorrida pelo Samu e encaminada ao hospital de Rio de Contas. Segundo testemunhas, o seu estado de saúde é grave. De acordo com a PRE as causas do acidente teria sido por uma ultapassagem proibida no trecho sinuoso da Serra das Almas. 

Foto: Maciel l Livramento Manchete


Brumado: Secretário municipal de Saúde faz esclarecimentos sobre o processo de terceirização do transporte de pacientes em ambulâncias

O secretário municipal de Saúde, Claudio Feres explicou a situação envolvendo as ambulâncias do município (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Uma nova polêmica envolvendo o setor de saúde está ganhando força na mídia local, a qual, teria como mote um possível abandono por parte da atual gestão de ambulâncias que pertencem ao município. Visando dissipar as dúvidas, o 97NEWS entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres que logo de início declarou que “primeiramente a nossa frota de ambulâncias é antiga e, por isso, totalmente ultrapassada”. Sobre as mudanças para o setor ele explicou que “diante disso foi feito o processo de terceirização desses serviços, onde a empresa vencedora da licitação já está realizando o trabalho que está sendo avaliado de forma muito positiva, lembrando que não existem prejuízos para os cofres públicos e sim ganhos, pois, agora, estamos isentos da manutenção mecânica da frota”. Questionado sobre o papel dos motoristas a partir de agora, Feres relatou que “eles continuarão trabalhando normalmente até que se encerre o prazo do processo seletivo simplificado. Eles continuam em plena atividade, transportando os pacientes que não precisam de ambulância nos veículos da secretaria. Fazem o transporte de sangue, levam os pacientes para exames nas clínicas conveniadas e fazem outros serviços importantes”. Sobre o futuro das 3 ambulâncias em questão, ele respondeu que “ainda estamos estudando o que será feito com elas”. 



Apesar de reconhecer avanços, usuários da Central de Marcação ainda afirmam que ‘faltam funcionários’

Uma grande movimentação aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) na Central de Marcação de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Central de Marcação de Exames vem sendo, já há um bom tempo, objeto de constantes e consequentes reclamações de usuários, os quais vem expressando o seu descontentamento em veiculações na mídia local. Buscando reverter essa situação, o atual secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, vem buscando reverter essa situação por meio de um novo planejamento para o órgão, o qual tem uma demanda em constante alta. Uma das ações que foi reconhecida pelos usuários é o aumento do número de senhas, que, a partir de agora, chegaram a uma centena diariamente. A outra foi ter coloca um guarda municipal para controlar a fila na parte interna, tirando os usuários do sol . Na manhã desta sexta-feira (26), a equipe do 97NEWS esteve novamente no local e ouviu o reconhecimento dos usuários, mas também a insatisfação quanto ao número limitado de funcionários. Segundo os usuários existe apenas 1 guichê para pedido de exames, um guichê para o Cartão SUS e 2 guichês para a marcação, o que é considerado insuficiente (foto abaixo). Buscando saber mais informações sobre a situação falamos com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, o qual explicou que “realmente existe esse déficit, mas, já nos próximos dias isso será resolvido, já que dentro do processo de terceirização dos serviços gerais iremos remanejar novos funcionários para preencher essa lacuna”. 



Parceria entre o vereador Elias Piau e o deputado Bobô traz para Brumado o Curso de Capacitação de Árbitros de Futebol

O deputado Bobô e o vereador Elias Piau trazendo novas conquistas para o Esporte de Brumado (Foto: 97NEWS)

O vereador Elias Piau (PV) vem se constituindo num dos grandes baluartes em defesa do Esporte em Brumado, sempre tendo como um dos focos principais de suas ações a defesa, a ampliação e a obtenção de novas conquistas para o setor. Mantendo uma agenda sempre intensa nesse sentido, o vereador comemora uma nova vitória que é a vinda do Curso de Capacitação de Árbitros de Futebol para Brumado. A conquista foi obtida por meio da parceria entre o mandato parlamentar e a Sudesb – Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, tendo a interlocução fundamental do deputado estadual Raimundo Tavares, o “Bobô”. Em suas constantes viagens a Salvador, num dos encontros que teve com o referido deputado, Elias Piau solicitou a vinda do curso e, agora, a sua solicitação está sendo atendida, o que é considerado um ganho muito importante para o setor, pois a excelência na qualidade da arbitragem local é um dos grandes anseios dos apaixonados pelo Futebol. O curso, que é inédito, acontecerá no próximo dia 1º de junho (quinta-feira), às 18h, na sede da Câmara de Vereadores de Brumado e será ministrado por especialistas da área. Para completar a boa notícia ele será totalmente gratuito. Todos os detalhes estão abaixo: 

 

 



Rui se reúne com prefeitos para garantir qualidade dos serviços das policlínicas

Governador Rui Costa discute funcionamento das policlínicas com gestores da Sesab e dos consórcios de saúde | Foto: Carol Garcia/GOVBA

O governador Rui Costa se reuniu, nesta quinta-feira (25), na Governadoria, em Salvador, com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e gestores dos consórcios públicos de saúde para discutir detalhes sobre as especialidades que serão disponibilizadas nas policlínicas regionais, além dos roteiros dos ônibus que levarão os pacientes dos municípios vizinhos às unidades de saúde. Com obras avançadas, quatro policlínicas estão previstas para serem entregues em setembro deste ano. Elas contemplam as regiões de Jequié, Irecê, Guanambi e Teixeira de Freitas. “Com a obra ficando pronta e os equipamentos sendo instalados, nós estamos passando o bastão para os consórcios de saúde. Estamos cuidando da gestão, padronização e da qualidade do serviço. Fica nosso agradecimento e a felicidade de estarmos construindo algo com cada município. A minha convicção de que essa parceria entre o Estado e os municípios vai dar certo”, afirmou Rui. Cada unidade custou, em média, R$ 20 milhões em obras e equipamentos. Juntas, as quatro policlínicas cobrirão 80 municípios e uma população de aproximadamente 1,870 milhão de pessoas, que não terão mais que se deslocar por grandes distâncias para realização de consultas e exames específicos. Já as policlínicas em Santo Antônio de Jesus, Valença, Alagoinhas e Feira de Santana estão em fase de terraplanagem e limpeza do terreno, enquanto os serviços ainda serão iniciados na unidade de Camaçari. Os municípios de Paulo Afonso, Brumado, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal também receberão as policlínicas regionais de saúde. Os consórcios públicos que administrarão essas unidades estão em processo de implantação, com exceção da região de Paulo Afonso, que já foi implantado. Os consórcios de saúde estão sendo implantados para a gestão de serviços regionalizados, como policlínicas, unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e centros de especialidades odontológicas. Para o presidente do consórcio da região de Irecê, o prefeito do município de Lapão, José Ricardo Rodrigues, as obras vão contribuir para descentralizar os serviços de saúde no estado. “Vai ser muito positivo para todas as regiões contempladas, tanto as cidades sede quanto os municípios vizinhos. As unidades vão oferecer muitos procedimentos e especialidades, que por muitos anos só eram encontrados na capital”, comentou. O Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das policlínicas, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear os 60% restante. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, presidentes dos consórcios e secretários de saúde das regiões de Irecê, Guanambi, Jequié e Teixeira de Freitas também estiveram presentes na reunião com o governador. 



Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até o dia 9 de junho

Foto: Divulgação

Por determinação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) foi prorrogada até o dia 9 de junho de com o objetivo de que o país cumpra a meta de imunização estabelecida. Até o momento, o país atingiu somente 60,5% da cobertura. Durante esse período, o público alvo deve se dirigir aos postos de saúde do município, de posse da caderneta de vacinação, para ser vacinado. Fazem parte do público alvo: indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e professores das escolas públicas e privadas. A vacinação contra a Influenza contribuirá sobremaneira para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe nos grupos alvos definidos. O Ministério da Saúde espera vacinar 90% de todos os públicos prioritários.

 



Nova revelação do Futebol de Brumado, Rhuan Rogério, está indo para o Juazeirense atuar na equipe de base

O brumadenses Rhuan Rogério tem 15 anos e já desponta como um futuro talento do futebol (Foto: 97NEWS)

Mais um atleta brumadense irá atuar no time de base do Juazeirense, o jovem Rhuan Rogério Silva dos Santos, de 15 anos, fez o teste e passou, então, diante disso, o clube baiano então o convidou para fazer parte do time de base, que hoje está com sede em Candeias, Salvador. Rhuan viajará no dia 04 de junho para morar nas instalações do time e seguirá uma rotina de treinos e estudos. O jovem que atualmente treina na Escolinha de Futebol Lusac teve o apoio do Treinador Paulo Henrique. "Brumado tem um enorme potencial de jogadores, já são vários brumadenses que atual no futebol nacional e mundial, então o nosso objetivo é dar apoio a essas crianças e adolescentes, mas sempre orientando que, o futuro do futebol só depende deles, ou seja, com estudo, disciplina e dedicação, eles podem chegar longe", disse Paulo. Os pais não escondem a satisfação de ver o filho chegar tão longe, e conquistar uma carreira tão sonhada por muitos. A mãe Marisa Bispo dos Santos, muito emocionada, falou a nossa equipe dizendo que "meu filho vem buscando esse sonho desde criancinha, e hoje, aos 15 anos, está conseguindo a materialização dos seus desejos, vou estar ao seu lado o tempo todo". Já o Pai Rogério Silva dos Santos, relatou a nossa equipe que tudo tem seu tempo. "Buscar por um sonho, exige muito estudo, dedicação e respeito ao próximo, e eu sempre falei isso ao Rhuan, busque os seus sonhos, mas lá na frente, o sucesso só dependerá de você. Assim como a mãe, eu vou apoiá-lo até o fim", finalizou Rogério. Segundo Paulo Henrique, que é o atual treinador do Rhuan, o Juazeirense busca garotos em todo o interior para formar seu time de base, mas também é um grande exportador de craques, pois vários garotos já foram comprados por grandes times do Brasil.



Comunidade CARP realiza dias 27 e 28 o `Acampamento Mariano´

Foto: Divulgação

A Comunidade CARP, realiza dias 27 e 28 de maio, o "Acampamento Mariano" com a presença do Irmão trovão da comunidade Combatente na fé. O evento começa este sábado (27), às 14h, no Centro de Evangelização Jesus eu Confio em vós, ao lado da garagem da Novo horizonte,  durante todo o final de semana haverá, pregações, adoração, celebração da santa missa, Shows, CARP Kids e praça de alimentação. Entrada, um produto de Limpeza. Realização: CARP. 



São João do Paraíso: Fenômenos estranhos em casa assustam moradores da cidade

Foto: Composição l 97News

Uma casa do distrito de São João do Paraíso, em Mascote, sudeste da Bahia está deixando a população de cabelo em pé. A residência do trabalhador rural Sidnei Pereira, está enfrentando pânico e muito medo com algumas coisas estranhas que vem ocorrendo dentro da casa. O Fenômeno estranho, tem tirado o sossego dos moradores do distrito. Segundo informações do do proprietário da casa, pedras são jogadas na residência e moveis são quebrados e queimados inexplicavelmente. Copos, pratos e outros objetos da casa, também são quebrados sem nenhum motivo aparente e sem uma presença física de uma suposta pessoa. Uma vizinha identificada como Silene Almeida, disse que pedras giravam no ar e o fogo aparecia do nada. Algumas pessoas acreditam que tudo o que vem ocorrendo, pode ser causado por fenômenos sobrenaturais. O último fim de semana foi bastante movimentado pelos fenômenos, que tem deixado perplexos os moradores do local. As pedras saem de um terreno vizinho, mas ninguém pode explicar como as mesmas são arremessadas, já que ninguém foi flagrado no local. Um Padre e um Pastor, estiveram na casa, objetivando fazer orações e assim poder espantar qualquer força negativa que esteja assolando o lugar. Veja o vídeo.



Itabuna em choque: Com depressão, Ana Clara brigou com familiares antes de tirar a própria vida

(Foto: Reprodução)

Itabuna amanhece sob o choque a morte trágica da jovem Ana Clara Matos, de 14 anos. Ela cometeu suicídio, na noite desta quinta-feira (25), dando um tiro fatal em si mesma. Novas informações colhidas com vizinhos, amigos e familiares, pode ajudar a entender o que fez a garota cometer o ato extremo. Ana Clara, que já apresentava sintomas sérios de depressão teria passado o dia brigando com familiares. No momento da tragédia, ela estava sozinha em casa. Agentes do DPT, apuraram no local que ela pegou uma arma, que seria de seu irmão, e deu um tiro no peito, na altura do coração. O revólver foi encontrado a um metro do corpo. Uma outra informação aponta que ela encontraria o namorado naquela noite, algo que ainda não foi confirmado. Ana Clara era filha de uma servidora da Prefeitura de Itabuna. Locais de velório e sepultamento ainda não foram revelados.



Brumado: Quadra poliesportiva da Comunidade de Umburanas tomada pelo lixo e sem iluminação deixa moradores indignados

A situação da quadra é realmente preocupante (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

O Esporte em Brumado vem passando por um dos seus piores momentos, criando novamente um clima de insatisfação na população que já convive com um déficit histórico do setor. Na gestão passada, o Esporte evoluiu, ganhou status de secretaria e inúmeras atividades aconteceram nas mais diversas modalidades esportivas. Mas, um novo esfriamento acabou trazendo o pessimismo de volta, já que a secretaria voltou a ser departamento e muito pouco, ou quase nada, vem sendo feito. Diante deste quadro negativo, o apresentador Carlos “Kaká” Silva, fez um registro de uma situação que vem ilustrar esse panorama de incertezas. Em visita a comunidade de Umburanas, ele fez uma videorreportagem retratando uma situação de abandono na quadra poliesportiva da comunidade. Nas imagens se observa que o lixo vem se acumulando no equipamento esportivo e que o mesmo, apesar de ter sido entregue há cerca de 7 anos, ainda não recebeu o sistema de iluminação. Um morador é ouvido, o qual relata a sua indignação (confira abaixo). Diante disso, a vereadora Lia Teixeira (PDT) que representa a comunidade afirmou ao apresentador que já vem buscando uma solução para a situação que vem chateando os moradores. Segundo ela, já foi feita uma solicitação a então secretária de Educação, Néia Ataíde, a qual teria citado que a prioridade nesse primeiro momento seria a recuperação física dos prédios escolares e que as quadras ficariam para a etapa seguinte. A vereadora também informou que irá novamente a prefeitura falar com a atual secretária Acácia Gondim para buscar uma solução urgente para a situação, já que os moradores de Umburanas estão muito insatisfeitos. “Não iremos descansar enquanto não obtermos a solução para esse problema”, disse a vereadora.  



Delegada alerta sobre os riscos da publicação de notícias falsas por parte dos blogs regionais

O fato em questão aconteceu no município de Barra do Choça e foi veiculado por um blog de Vitória da Conquista (Foto: Reprodução)

Uma notícia veiculada há 2 dias sobre uma suposta tentativa de homicídio, ocorrida em Barra do Choça, em que um pai tentou matar duas crianças eletrocutadas, foi desmentida pela Polícia Civil. Em nota divulgada à imprensa, a delegada Gabriela Garrido esclarece que o fato nunca ocorreu e que foi fruto de boatos que circularam através do Whatsapp. Um blog de Vitória da Conquista, sem apurar a veracidade dos fatos, publicou a notícia, gerando um clima de revolta na população da cidade vizinha. O resultado é que o pai, que teve a imagem exposta, agora sofre ameaças de morte, correndo risco de linchamento. Existe também uma “recompensa” pedindo seu assassinato. A Polícia Civil, na pessoa da delegada, interveio no sentido de esclarecer o que realmente ocorreu, à população. Uma investigação foi instaurada e todos os envolvidos, inclusive o blogueiro que publicou a matéria, serão intimados e ouvidos. “As providências cabíveis de Polícia Judiciária estão sendo tomada”, conclui a delegada, na nota.



Identificado motorista morto em desastre na BR-116 perto de Jaguaquara

Segundo a PRF, condutor teria forçado uma ultrapassagem quando colidiu o veículo de frente com uma carreta, que trafegava sentido contrário.(Foto: Itiruçu Online)

Marcos José de Souza, de 51 anos, natural de Uberlândia, Minas Gerais, foi a vítima do trágico acidente ocorrido nesta quinta-feira (25) na rodovia BR-116, entre os municípios de Jequié e Jaguaquara. De acordo com informação obtidas com a PRF, Marcos teria forçado uma ultrapassagem quando colidiu o veículo de frente com uma carreta, que trafegava sentido contrário da rodovia. O corpo ficou preso às ferragens do veículo, que ficou destruído. O corpo foi recolhido do local e levado ao IML de Jequié e posteriormente devolvido aos familiares, que devem fazer o translado para a cidade natal da vítima. O veículo Ranault Clio de placa PXH-4262 de Uberlândia Minas Gerais ficou totalmente destruído. Já o motorista da carreta ficou ferido e.foi socorro ao HGPV, em Jequié. 



Livramento: Tenente Coronel Irlando Oliveira deixa o comando da 46ª CIPM; assume Major PM Raimundo Nonato

Ten. Cel Ilando Oliveira (Esquerda) | Maj. Raimundo Nonato (Direita)

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (25), por Decreto, o Governador do estado da Bahia, exoneraou vários comandantes, como aconteceu em Brumado, em Livramento de Nossa Senhora, o Tenente Coronel Irlando Lino Magalhães Oliveira, também foi exonerado do cargo da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar e nomeou o Major PM Raimundo Nonato de Almeida Júnior, para o cargo de Comandante da 46ª CIPM. O Tenente Coronel PM Irlando Lino Magalhães Oliveira, foi nomeado para o comando do 14º Batalhão de Santo Antônio de Jesus. O oficial Irlando Lino passou pouco mais de 2 anos à frente da 46ª CIPM onde seu trabalho foi muito elogiado pela corporação e pela população, sendo recentemente promovido ao posto de Tenente Coronel da Polícia Militar da Bahia. O Major Raimundo Nonato deixa o subcomando do 19º BPM em Jequié, já tendo passado pela 55ª CIPM de Ipiaú e 79ª CIPM de Poções, como comandante.



Streaming de música cresce 52% no Brasil em 2016 e já rende o triplo de venda de discos

Mídias físicas caíram 43% e renderam US$ 33 milhões no ano; serviços de streaming como Spotify e YouTube faturaram US$ 90,8 milhões e impediram uma queda maior da indústria em ano de crise (Foto: Repr

Os serviços de streaming de música, como Spotify, Apple Music e YouTube, tiveram receita 52% maior no Brasil em 2016, e já rendem o triplo de mídias físicas como CD e DVD. A informação é do relatório anual da Pró-Música Brasil, associação que reúne as maiores gravadoras no país. A Pró-Música é o novo nome da antiga Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). A entidade mudou de nome no final de 2016 pelo motivo que fica claro no relatório: produzir discos não é mais a principal atividade da indústria musical. O crescimento do streaming, em um ano em que todas as outras fontes de renda da indústria musical diminuíram, evitou uma queda mais brusca em 2016. A retração foi de 2,8%, com uma receita total de US$ 229,8 milhões. O relatório considera tanto os serviços de streaming por assinatura, como Spotify e Deezer, quanto aqueles que funcionam com uso livre mediante veiculação de anúncios (como o YouTube e o modo "freemium" dos dois anteriores).  A receita do streaming em 2016 no Brasil foi de US$ 90,8 milhões. Somada ao rendimento dos downloads, que caiu 44,9% para US$ 9,4 milhões, e outras fontes no setor, a renda do setor de música digital foi de US$ 111,7 milhões, um aumento geral de 23%. A ascensão do streaming como a principal fonte de renda da indústria musical no Brasil segue uma tendência mundial. No mundo, o crescimento em 2016 foi de 60%, mas a renda do streaming (US$ 4,6 bilhões) ainda é um pouco menor do que a das mídias físicas (US$ 5,4 bilhões).



Senadoras questionam tramitação da reforma trabalhista na CAE

Segundo Gleisi, não houve pedido de vista de relatório antes de encerramento da reunião da comissão | Geraldo Magela/Agência Senado

As senadoras Gleisi Hoffman (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentaram nesta quinta-feira (25) questões de ordem contra o andamento do projeto da reforma trabalhista (PLC 38/2017) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Na terça-feira (23), após um desentendimento entre alguns senadores, o presidente do colegiado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), deu como lido o relatório de Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e concedeu vista coletiva à matéria, o que permite que o projeto seja votado na próxima semana. Segundo Gleisi, não houve pedido de vista antes do encerramento da reunião. Ela alega também que o presidente da CAE descumpriu o regimento ao dar como lido um relatório que não havia sido previamente distribuído para os senadores. A senadora pediu a apuração dos fatos narrados, a suspensão da tramitação do PLC 38 e a anulação da reunião. — Em momento algum o presidente anunciou que matéria seria colocada em discussão. Em momento algum passou a palavra para o relator ler o relatório. Em momento algum o relatório foi lido. É uma clara afronta ao regimento. Relatórios dados como lidos só são possíveis com acordo nas comissões — disse. Gleisi completou a questão de ordem afirmando que Tasso descumpriu os princípios de publicidade e transparência ao retirar a imprensa e assessores da sala e afirmou que houve fraude nas notas taquigráficas e na ata da reunião. — Há nesse caso um problema extremamente grave a ser apurado tendo em visto uma diferença muito grande entre o que de fato foi dito pelo presidente da CAE, e as filmagens registram isso, e o que foi formalizado no processo. Há indícios concretos de fraude — afirmou a senadora. Já Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu que a Mesa do Senado determine à CAE o envio do projeto para analisar a anexação de outros projetos que tratam de mudanças na CLT . Segundo Vanessa, o presidente da CAE não aceitou requerimento de sua autoria que solicitava encaminhamento para a Mesa e também estaria violando o regimento: — O projeto, por tratar de mais de uma centena de dispositivos da CLT, por óbvio versa sobre várias matérias em trâmite nesta Casa que não podem ser desconsideradas. Embora a comissão tenha sido oficiada na segunda-feira até a presente data a CAE não cumpriu a determinação — observou. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, informou que decidirá sobre as questões de ordem posteriormente.