ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

SMTT realiza abertura oficial do Movimento Maio Amarelo em Brumado

(Foto: Divulgação Ascom | PMB)

Na manhã desta terça-feira (2), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT realizou no auditório da prefeitura a cerimônia oficial de abertura do Movimento Maio Amarelo em Brumado. O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, André Cardoso, abriu o evento fazendo a apresentação do movimento e, em seguida, convidou as autoridades presentes para compor a mesa. Na sequência, o Coordenador da Coordenação de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, fez uma breve contextualização sobre o que é o movimento e quais são os seus objetivos. Segundo ele, o Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. Representantes da Guarda Civil Municipal (CGM), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da 18ª Circunscrição Regional de Trânsito - Ciretran, militares, secretários, vereadores,servidores e comunidade prestigiaram a abertura do movimento na cidade. Nos próximos dias uma ampla programação, a qual inclui, entre outros, seminários, congressos, campeonatos, blitz educativa, palestras, passeio ciclístico, serão desenvolvidas pela SMTT para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento. O tema proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito - Contran para o ano 2017 é: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.



Prazo para regularizar situação com Justiça Eleitoral termina hoje (02)

Em Brumado a movimentação no Cartório Eleitoral deve ser intensa nesta terça-feira (02) (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Nesta terça-feira (2), encerra-se o prazo em todo o país para o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições, ou não pagou as multas correspondentes, regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Após essa data, os eleitores que não estiverem regulares correm o risco de ter o título cancelado. A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017. Para fazer a regularização, o eleitor deverá apresentar, no cartório eleitoral, documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa. O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral por meio de pesquisa na aba Eleitor no link “Consulta por nome”, entre outros tópicos, localizada na barra verde superior da homepage do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação. Para regularizar é preciso pagar multa de r$ 3,51 para cada um dos turnos que a pessoa deixou de votar.



Elias Piau, o vereador mais jovem de Brumado, se destaca na renovação do Poder Legislativo

Elias Piau é o vereador mais jovem do Legislativo de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

As eleições municipais de 2016 mostraram uma nova tendência do eleitorado brumadense, que resolveu promover uma renovação das cadeiras, elegendo 10 novos vereadores, muitos dos quais exerceriam o mandato parlamentar pela primeira vez. Iniciado o ano legislativo e já passado os primeiros 4 meses do ano, um desses vereadores, Elias Piau (PV), que, aliás é o mais jovem de todos com 34 anos, já se destaca como um dos mais atuantes e participativos, sempre buscando a defesa dos interesses coletivos e mostrando uma sintonia fina com as principais demandas do município. Mantendo uma interface muito positiva com a esfera estadual, tendo realizado várias viagens de trabalho a Salvador muito produtivas, Elias Piau já comprovou o seu empenho em poder buscar novas conquistas para Brumado, prova disso é a luta pela construção da nova Praça das Baraúnas, onde Piau já esteve por algumas vezes na CONDER, para acompanhar o andamento do projeto que deve ser operacionalizado em breve. Apesar do pouco tempo, Elias Piau já se mostra completamente aclimatado ao ambiente Legislativo, sendo autor de emendas importantes que buscam o desenvolvimento municipal, tanto na zona urbana como no meio rural. Defensor fervoroso do Esporte, Piau também vem tendo uma atuação muito proativa na área esportiva, inclusive realizando, por meio de parcerias, sem a contribuição do poder público, o Campeonato Gauchão, que, inclusive teve a sua final neste último domingo (29), numa bela festa do desporto local. A projeção é que o “sangue novo” de Elias Piau venha contribuir juntamente com os outros novos vereadores para uma nova dinâmica da Câmara de Vereadores de Brumado. 



Em pleno 1º de Maio, moradores do Esconso realizam por conta própria operação tapa-buracos

Os moradores decidiram realizar os serviços paliativos por conta própria (Foto: Whatsapp 97NEWS)

O ditado “água mole em pedra dura, tanto bate que até fura”, pelo menos, até agora, não funcionou para os moradores do Bairro Esconso, que, cansados de esperar as promessas de recuperação da Av. Cléobulo Meira Leite, resolveram, em pleno 1º de Maio, Dia do Trabalho, realizar por conta própria uma operação paliativa de tapa-buracos na referida via, a qual segundo eles, estava apresentando altos riscos de acidentes. Eles alegam que a construção da via foi feita com material de baixa qualidade, que não vem resistindo e se deteriorando. Segundo eles inúmeros pedidos e até clamores foram feitos às últimas administrações, mas, efetivamente, nada foi feito, o que gerou a insatisfação que culminou na ação feita nesta segunda-feira. A via é movimentada e considerada perigosa (foto abaixo), pois além das curvas, os veículos passam a velocidades acima do permitido, então, diante disso, os buracos e a má conservação da pista aumentam consideravelmente os riscos de acidentes. 

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Namorado é o principal suspeito por morte de jovem assessora parlamentar

(Foto: Reprodução Facebook)

Uma jovem, de 26 anos, foi encontrada morta na casa do namorado em Jeremoabo, no nordeste do estado. Izabelly Oliveira era assessora na Câmara de Vereadores local. Segundo a Polícia Civil, via G1, o companheiro da vítima é suspeito pelo crime, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (1°). Conforme o delegado que investiga o caso, Ailton José de Souza, populares acionaram a Polícia Militar por conta de um incêndio na residência. Ao chegar no local, os agentes constataram o incêndio e encontraram o corpo de Izabelly Oliveira, parcialmente queimado. Um laudo feito pelo Instituto Médico Legal (IML) deve ajudar na apuração do caso. Investigações preliminares apontam que, antes do crime, o casal estava em uma festa na cidade. Até o momento, o namorado da vítima, de 22 anos, não foi encontrado.



Em partida digna das grandes finais, Lagoa Funda se sagra bicampeã do Campeonato Gauchão

A equipe do Lagoa Funda erguendo o troféu e comemorando o bicampeonato (Foto: 97NEWS)

A Terceira Edição do Campeonato Gauchão superou expectativas e veio comprovar que quando existe empenho e dedicação pelo desenvolvimento esportivo de uma comunidade os resultados aparecem e os frutos são muito positivos. Nascido do ideal do vereador Elias Piau, que apaixonado pelo Futebol, resolveu aceitar o desafio e promover uma competição muito bem organizada que viesse a sedimentar ainda mais a integração social do Bairro Baraúnas, o Gauchão ganhou respeito e credibilidade e já faz parte do calendário esportivo brumadense. Passados apenas 3 anos do início do projeto, hoje, a realidade já comprova que o Gauchão é, indiscutivelmente, um dos grandes torneios de Futebol em Brumado. Neste último domingo (29), foi realizada a grande final da edição 2017 do Gauchão, reunindo as equipes do Lagoa Funda e Real Campo, as quais fizeram uma partida digna das grandes finais, com jogadas incríveis, onde os atletas lutaram até o último minuto pela vitória.

 

O vereador Elias Piau entregando a taça de vice-campeão ao capitão do Real Campo (Foto: 97NEWS)

 

Após o apito final, a experiente equipe do Lagoa Funda venceu a partida pelo placar de 4X2, se sagrando bicampeão do Gauchão. O presidente da LBF, Emanoel Araújo, juntamente com o vereador Zé Ribeiro estiveram presentes à final e, juntamente com o vereador Elias Piau, entregaram os troféus e medalhas ao campeão e vice. Muito emocionado, Piau declarou que “o amor ao Futebol fala mais alto e, apesar das barreiras e obstáculos do caminho, não abaixamos a cabeça e realizamos o Gauchão com o apoio dos nossos parceiros e, está aí o resultado, um torneio fantástico que terminou em grande estilo com um jogo inesquecível”. Ele ainda lembrou que “já estaremos trabalhando para a edição 2018 que, com certeza, será ainda melhor. Agradeço a todos que contribuíram para o grande sucesso do Gauchão 2017. Parabéns a todas as equipes, em especial, ao Lagoa Funda que se sagrou bicampeão do torneio. Até 2018”. Confira fotos abaixo: 



Brumado: Prefeito Eduardo Vasconcelos é multado pela Justiça Eleitoral em R$ 25 mil por propaganda eleitoral antecipada

O prefeito Eduardo Vasconcelos, no entendimento da Justiça Eleitoral, teria praticado a propaganda eleitoral antecipada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As eleições 2016 ainda têm muitas pendências para serem resolvidas pela Justiça Eleitoral, sendo que alguns arriscam a dizer que muitas novidades ainda vêm por aí, já que o trabalho realizado é minucioso e requer uma investigação muito aprofundada dos fatos. Dentro desta projeção novos atos já começam a ser divulgados, os quais recaem sobre políticos que quiseram colocar “a carroça diante dos bois”, ou seja, praticaram a ação proibida de propaganda eleitoral antecipada, a qual vem sendo punida cada vez mais com maior rigor. O primeiro a cair nas “malhas firmes” da JE foi o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que segundo o entendimento do juiz eleitoral Genivaldo Guimarães, descumpriu o art. 1º, par. 4º, da Res. TSE nº 23.457/15, durante as eleições de 2016, quando ainda era pré-candidato fazendo a promoção de seu nome antes do prazo permitido por meio de carros de som que circularam na cidade. Em sua argumentação o magistrado defendeu que “pelo exposto, julgo procedente o pedido e condeno Eduardo Lima Vasconcelos. Considerando os meios utilizados para a propaganda, o grande número de eleitores influenciados, o fato dele ser um político antigo e familiarizado com as normas eleitorais e bem assessorado, então, diante disso, fixo o valor da multa em R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), para o condenado, pois valor inferior acabaria incentivando novas transgressões à legislação eleitoral”. Também foram condenados e multados em igual valor, a senadora Lídice de Mata (PDB) e o deputado Marquinhos Viana (PSB). Os citados serão intimados no prazo de 10 dias para o recolhimento do valor da multa.  



Rede SAC terá novo horário de funcionamento em 12 municípios; Brumado está na lista

(Foto: 97NEWS)

Doze unidades da Rede SAC terão seus horários de funcionamento alterados a partir desta terça-feira (02). A mudança, que acontece após extensos estudos sobre o fluxo das unidades, levando em consideração os relatórios de atendimentos e as visitas técnicas frequentemente realizadas pelas diretorias da Superintendência de Atendimento ao Cidadão, têm a intenção de otimizar o atendimento, concentrando esforços e recursos nos horários em que há maior procura pela população. O novo expediente contará com carga horária de 06 horas diárias para os postos Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Guanambi, Irecê, Paulo Afonso, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Valença, Feira de Santana I e Vitória da Conquista I. A modificação é vista como positiva por Carlos Henrique Martins, superintendente da SAC: “Nós observamos que cerca de 90% dos serviços são procurados pela manhã. O que queremos fazer é prestar o serviço da forma mais eficiente e eficaz possível, e a mudança vai possibilitar isso”. O expediente nestes postos passa a ser das 07 às 13 horas, de segunda a sexta-feira. “O nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão,” continua Martins, salientando que a superintendência continuará avaliando a adequação do funcionamento ao fluxo. “No futuro, podemos repensar o modelo; mas, a priori, os estudos mostram que a jornada única das 07 às 13h é suficiente para suprir a demanda atual”.



Jovem é executada enquanto comemorava vitória do Bahia

Segundos relatos da comunidade, um homem em um automóvel efetuou os disparos e fugiu. Vítima foi identificada (Fotos: Reprodução)

Foi assassinada ontem a noite (30), na praça principal do conjunto Feira IX, Suele do Vale Brito, 25 anos, que residia no caminho 30, casa 39, no mesma localidade onde ocorreu o crime. A jovem foi vítima de tiros que atingiram a barriga, braço, região lombar, e pescoço. O delegado José Guimarães presidia levantamento cadavérico, e autorizou a remoção para o Departamento de Policia Técnica (DPT) para ser necropsiado. De acordo com informações, a vítima estava próximo de um bar, onde comemorava a vitória do time do Bahia. Segundos relatos da comunidade, um homem em um automóvel efetuou os disparos e fugiu.



Luto: Valdira, vítima de AVC aos 86 anos

Valdira era muito participativa na vida política brumadense (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Foi como se fosse uma homenagem do destino que sempre gosta de “pregar as suas peças”, pois, justamente no dia 1º de Maio, Dia do Trabalho, que uma das figuras mais queridas de Brumado, resolveu passar para a eternidade. Valdira Gama, ou simplesmente Valdira, uma personagem considerada folclórica e que faz parte da galeria do “hall da fama” da terra do minério acabou falecendo no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Muito querida, principalmente dos estudantes brumadenses, Valdira foi vítima de um AVC e estava em tratamento, mas não resistiu devido à sua idade já avançada 86 anos. Fã e admiradora confessa do atual prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Vasconcelos, Valdira protagonizou reivindicações históricas ao ficar na frente do Paço Municipal até que o gestor pudesse atendê-la em suas petições, muitas das quais reivindicavam o conserto de ruas da cidade.  



Tragédia na BR-101: Identificados os corpos dos 8 jovens mortos no desastre na Bahia

As vítimas (Foto: Reprodução)

Foram identificadas as oitos pessoas que morreram em um gravíssimo acidente entre um carro e um caminhão, na BR-101, próximo ao distrito de Monte Pascoal, na madrugada deste domingo (30). Morreram no local do acidente, Maciel Rodriguez Queiroz de 18 anos, José Carlos Jesus Gonçalves de 32 anos “Zezinho”, Matheus Souza Santos de 19 anos, Sidiane de Jesus Lopes de 13 anos, Marlene Santos Nascimento de 14 anos, Ianka Souza Lima de 21 anos, Emilly Gomes Santana de 14 anos e o motorista, Rodrigo da Silva Santos de 26 anos, que não possuía carteira de habilitação. Conforme a polícia, Ezequias Santana de 19 anos é o único sobrevivente do acidente. Ele foi encaminhado para o hospital regional de Eunápolis e seu estado de saúde é grave.



Criação de empregos ocorrerá de forma muito mais rápida com reforma, diz Temer

Em pronunciamento para o Dia do Trabalhador, presidente também diz que mudanças vão reduzir número de ações trabalhistas na Justiça (Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer afirmou, em pronunciamento gravado para o 1º de Maio, Dia do Trabalhador, que a criação de empregos ocorrerá de forma “muito mais rápida”, inclusive para os mais jovens, com a reforma trabalhista proposta pelo governo. No vídeo, divulgado nas redes sociais, o presidente falou de “inúmeras vantagens” para o trabalhador: além de mais empregos, disse que todos os direitos trabalhistas serão assegurados, inclusive para os funcionários terceirizados. “Além de mais empregos, o resultado será mais harmonia na relação de trabalho e, portanto, menos ações na Justiça”, afirmou. O presidente explicou será punida a empresa que pagar salários diferentes para homens e mulheres na mesma função. O presidente ainda citou resultados já alcançados na economia, como queda da inflação, para dizer que a retomada do emprego ocorrerá “muito brevemente”. “É com trabalho que vamos vencer nossas dificuldades. Os resultados já começam a aparecer”, finalizou o presidente, falando em "otimismo" e "harmonia".

 



Leão foge de circo e mata 30 carneiros e porcos em Serrinha

(Foto: Berimbau Notícias)

Um leão vem amedrontando a população da zona rural de Serrinha, município a 197 km de Salvador. Segundo sites locais, o animal, que pertence ao circo Picolino, fugiu da jaula em que estava preso e matou pelo menos 30 animais de pequeno porte, incluindo porcos e carneiros. Segundo informações do site Berimbau Notícias, felino estava sendo transportado em um caminhão quando o veículo quebrou na BA-409. Moradores do distrito da Bela Vista afirmaram que o leão foi visto na madrugada de sábado (29). Com medo do felino, a população local está se armando com espingardas e facões para proteger suas casas e rebanhos. O maior ataque ocorreu na propriedade do agricultor Roque Renato, de 61 anos, morador da comunidade Boa União, na divisa dos municípios de Serrinha e Ichu. Segundo o agricultor, 20 carneiros foram mortos pelo leão e o prejuízo pode chegar a R$ 6 mil.



Brumado: Caixas eletrônicos do Banco do Brasil ficam sem dinheiro durante o fim de semana e feriado

Banco justificou que com adesão dos funcionários a greve foi o que desencadeou o desabastecimento dos caixas eletrônicos (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Quem procurou caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Brumado para efetuar saques durante o fim de semana e o feriado do trabalhador encontrou dificuldades em alguns caixas. Muitos clientes se depararam com máquinas desabastecidas e procuraram alternativas para sacar dinheiro. Uma das opções foi usar o cartão de crédito. O servidor público José Augusto Leite disse que desde sábado (29) tentou sacar dinheiro, mas sem sucesso. “Na segunda-feira (1º), voltei à agência e também não consegui sacar," relatou. As pessoas que estavam lá afirmaram ter tentado durante todo o fim de semana, mas sem sucesso. Houve revolta e muita reclamação. "Um absurdo para uma cidade do tamanho de Brumado e ainda em pleno feriadão não ter outras opções, como os antigos caixas eletrônicos que haviam em postos de gasolina,” disse outro leitor, que preferiu não se identificar. Segundo informações obtidas pelo 97NEWS o motivo teria sido a adesão dos funcionários à Greve, e devido ao feriado do Dia do Trabalho (1º), os caixas só vão ser abastecidos com dinheiro na terça (02). 





Bahia: Primeira etapa de campanha de vacinação contra febre aftosa começa na segunda-feira

Foto: Reprodução

Começa na segunda-feira (1º) na Bahia a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa 2017. Deverão ser vacinados mais de 10 milhões de cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos, durante todo o mês de maio. Além da Bahia, outros 22 estados e o Distrito Federal também iniciam a primeira etapa da imunização na segunda, conforme o Ministério da Agricultura. A meta é imunizar, em todo o país, 198 milhões de animais. O número representa mais de 90% do rebanho do país, de 217,5 milhões de cabeças. Esse ano, além de poder fazer a declaração de que o rebanho foi vacinado nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o criador também vai poder declarar que imunizou seus animais através do site do órgão. A Bahia, que tem o oitavao maior rebanho do país, é considerada "zona livre de febre aftosa" com vacinação desde 2001. O último caso de febre aftosa no estado foi há 20 anos, em 1997.