ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2020"

Brumado: Homem fica ferido após perder o controle do veículo e bater em árvores na Avenida Lindolfo Brito

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Um homem de aproximadamente 50 anos ficou ferido após perder o controle do carro, invadir o canteiro central e bater em várias árvores na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, em Brumado, na noite de domingo (26). A colisão aconteceu por volta das 19h20, perto do Castelo Alto do Xangô. O homem estava sem cinto de segurança e levou uma pancada forte no rosto. A colisão foi frontal e o airbag se abriu no momento do impacto -- o que salvou a vida do motorista -- que no momento do atendimento do SAMU, estava consciente. Testemunhas informaram as autoridades que o motorista relatou que vinha do distrito de Lagoa Funda e na entrada da cidade perdeu o controle do Fiat Palio. Não há mais informações sobre o estado de saúde da vítima que não teve o nome divulgado. A ocorrência foi registrada no CICOM. Além do acidente, outra situação que chamou a atenção, foi a quantidade de curiosos que se aglomeraram no local do acidente. Situação esta, mesmo sendo uma prestação de soccoro à vítima, poderia ser evitada. Ou seja, mantendo-se a distância e ligando para o socorro médico.

Foto: Manu Nunes l 97NEWS


Brumado: Comércio abre as portas com restrições para conter a disseminação do Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a publicação do novo Decreto (Nº 5.259), o comércio de Brumado reabriu suas portas na manhã desta segunda-feira (27). Já publicado no Diário Oficial (DO) do município, o decreto determina algumas medidas restritivas às empresas privadas e flexibiliza algumas atividades do comércio local. Segundo a administração municipal, tudo para prevenção dos riscos de disseminação do coronavírus. O decreto mantem suspensas ainda atividades como: eventos esportivos, casas de shows, festas, clubes de lazer, bares, restaurantes, sorveterias e similares, academias, escolas, cultos religiosos e cinemas. Já os estabelecimentos autorizados a funcionar, devem  adotadas medidas de segurança para evitar a propagação do vírus, à exemplo: distanciamento mínimo entre as pessoas, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Além disso, estabelecimentos de saúde e salões de beleza poderão funcionar desde que evitem aglomerações e trabalhem com agendamentos. De acordo com o novo decreto, com o apoio da Polícia Militar, a prefeitura vai fiscalizar os estabelecimentos em funcionamento para que os mesmos obedeçam as restrições estabelecidas. Sobre o transporte de passageiros entre os distritos e a sede do município, a prefeitura informou que poderá ocorrer, desde que os veículos sejam devidamente credenciados na Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).



Já são 66 casos confirmados de dengue em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em recente boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica (Vigep) de Brumado mostra que 66 pessoas testaram positivo para dengue no município. Mesmo em tempo de pandemia, o número começa a preocupar a Secretaria de Saúde (Sesau) que começou na última semana a borrifação costal contra o mosquito aedes-aegypti. Um dos bairros a receber o processo foi o Santa Tereza em cerca de 200 imóveis. Segundo a Vigep, dos 66 casos confirmados, 09 apresentam sinais de alarme, quando há um agravamento no quadro clínico do paciente. Já são 260 notificações suspeitas e 142 casos aguardando resultado. Além da dengue, o boletim registra ainda um caso confirmado de chikungunya e dois casos de Zika Vírus - este último com mais três notificações aguardando confirmação laboratorial. A Sesau vai realizar uma campanha de conscientização a fim de frear o crescimento das patologias. “Pedimos que voltem a ter uma atenção redobrada contra o mosquito ou então vamos sofrer um grande surto de dengue este ano em nossa cidade, o que no momento seria muito preocupante diante desse alerta contra o coronavírus”, disse o secretário de saúde Cláudio Feres à uma emissora de rádio local.



Morador de Aracatu divulga em rede social que seus pais testaram positivo para Covid-19

Foto: Reprodução l Vídeo

De acordo com uma publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (27), um morador do município de Aracatu, a 30 km de Brumado, informou que seus pais testaram positivo para o Covid-19, o novo coronavírus. “infelizmente meu pai e minha mãe testaram positivo para a Covid-19. Vamos nos apegar com Deus e cuidar deles agora”, escreveu Leno Barão, filho do casal. Segundo ele, foi realizado o teste e os dois foram diagnosticados com o Covid-19. Os pacientes estão em total isolamento. 

Foto: Reprodução

Em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau) do município, eles informaram que trata-se de um homem de 48 anos de idade e uma mulher de 49, casados entre si. Assim que percebeu os sintomas da Covid-19, o casal procurou atendimento médico e foi testado. Eles não realizaram qualquer viagem recentemente, não sendo possível identificar a origem da contaminação. Em nota, a gestão municipal ressaltou a importância dos moradores de Aracatu permanecerem em casa, diminuindo a velocidade da proliferação do vírus e protegendo o sistema público de saúde, o que favorece o tratamento e a recuperação dos portadores da doença. Nas últimas semanas, vídeos que mostram aglomerações no centro da cidade foram divulgados nas rede sociais. Ação esta, que não é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Veja o vídeo:



Animais continuam soltos nas ruas de Brumado; prefeitura ainda não tem local para os animais

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A população de Brumado segue vigilante e denunciando, pelo menos à imprensa, as constantes presenças de animais em vias públicas. Nem mesmo com a pandemia do coronavírus (Covid-19), os donos de animais mudaram de atitude e continuam, agindo irresponsavelmente ao deixar as criações soltas. Principalmente equinos continuam sendo vistos nas rodovias e na área urbana da cidade. Até o fim do ano passado, o município tinha um contrato com uma empresa na qual recolhia os animais e enviava para um curral provisório. No entanto, esse contrato não foi renovado. Enquanto isso, nas redes sociais mensagens cobram mais atenção do poder público. "Brumado, enquanto que uns estão em casa, outros passeiam pelas ruas", escreveu um leitor na rede social. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes. O artigo 32 da Lei 9.605/98 determina detenção de três meses a 1 ano e multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos ou realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo e a punição é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal.

 



Brumado: Tentativa de homicídio é registrado no bairro do Mercado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No fim da tarde de domingo (26), por volta das 18h, um homem foi alvejado por vários disparos, possivelmente de arma calibre .32, no bairro do Mercado. As informações são da Polícia Militar. De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, uma equipe da Rádio Patrulha (RP) foi deslocada até a rua Virgílio Ataíde, por meio do CICOM, com o intuito de averiguar uma ocorrência onde uma vítima teria sido alvejado por disparos de arma de fogo. Conforme a PM, chegando na via, a guarnição encontrou um homem deitado na via e, de imediato isolou o local e fez a guarda da vítima até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que encaminhou a vítima ao Hospital Municipal. Não há informações de seu estado de saúde. A ocorrência foi registrada na Delegacia local, e a Polícia Civil vai apurar a motivação e autoria da tentativa de homicídio. Ainda conforme a Polícia, essa é a segunda vez que a vítima sofre uma tentativa de homicídio. O homem não teve o nome divulgado.



Brumado: Vereadores solicitam do Prefeito informações sobre contratos e aditivos durante a pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Vereadores encaminhou ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), um requerimento para analisar se o poder Executivo está sendo transparentes nas contratações emergenciais -- quando não é necessário processo de licitação -- durante o período de pandemia do coronavírus. No mesmo documento, o órgão solicita ao prefeito, dando prazo de cinco dias, para apresentar quais medidas estão sendo tomadas para garantir transparência nas execuções dos contratos para enfrentar a Covid-19. Em sua justificativa, os vereadores afirmam que estão exercendo o seu poder de fiscalização, visto que, em época de pandemias, os processos administrativos sofrem significativas dispensas de várias exigências legais. “De acordo com o artigo 2º do Regimento Interno desta Casa, a Câmara Municipal de Vereadores tem funções institucional, legislativa, fiscalizadora, administrativa, de assessoramento, além de outras permitidas em lei e reguladas no Regimento Interno, neste caso, a função fiscalizadora é exercida por meio de requerimentos sobre fatos sujeitos à fiscalização da Câmara e pelo controle externo da execução orçamentária e financeira do Município”, diz parte do texto. 



Oito toneladas de alimentos são arrecadadas em drive-thru solidário em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Oito toneladas de donativos foram arrecadadas durante o Drive-thru solidário realizado no último sábado (25), promovido pelo Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRSO), em Vitória da Conquista. As doações serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade, da cidade. De acordo com o comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), cerca de 1.000 veículos passaram pelo local. Os ocupantes de veículos e pedestres que passaram pela blitz solidária e fizeram doações também receberam máscaras de proteção individual fornecidas pela unidade. O comando revelou ainda que famílias de baixa renda previamente cadastradas serão beneficiadas. 



Saque em dinheiro do auxílio emergencial inicia nesta segunda-feira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O saque em dinheiro do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores com direito ao benefício e que receberão o suporte financeiro por meio da poupança, começa ser liberado nesta segunda-feira (27) pela Caixa Econômica Federal, para as pessoas que fizeram o cadastro e tiveram a verba liberada. A conta-poupança social foi aberta para as pessoas que não possuem conta em banco ou não indicaram dados bancários no momento da inscrição. O dinheiro poderá ser sacado sem a necessidade de cartão em casas lotéricas e em caixas eletrônicos. Quem não quiser tirar a grana, poderá movimentar a quantia por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos e transferências paras contas da Caixa e de outros bancos. Vale lembrar que a liberação de saques em dinheiro ocorrerá conforme o mês de nascimento do beneficiário. A ação vai até 5 de maio.



Maioria dos brasileiros tem medo de ser infectada pelo coronavírus, aponta pesquisa

Foto: Divulgação

Com mais de 60 mil casos de Covid-19 no Brasil, a maioria da população do país tem medo de ser infectada pelo novo coronavírus. Isso é o que aponta o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado na sexta-feira (24). A entidade ouviu 2.218 pessoas, espalhadas em 212 municípios do país de 13 a 16 de abril. O resultado da pesquisa indica que 60,6% delas temem o vírus, 36,6% não têm medo de contraí-lo e outras 2,8% não sabem ou não opinaram a respeito. No extrato por região, é possível que no Nordeste do Brasil a população está mais temerosa. Essa é a avaliação de 62% das pessoas ante 35,8% que dizem não ter medo da Covid-19. Já as regiões Norte e Centro Oeste concentram a menor proporção de pessoas temerosas, 56,6%. Na outra ponta, 41% dos habitantes dessas regiões não têm medo da doença. Em todo o Brasil, o coronavírus já infectou 63.196 pessoas. Os óbitos, em dados oficiais colhidos pelo G1 com as secretarias de saúde dos estados, são 4.295.



Guanambi e Vitória da Conquista vão realizar testes da Covid-19

Foto: Divulgação

Cinco cidades do interior baiano vão realizar testes da Covid-19. Porto Seguro, Guanambi e mais uma cidade a definir vão receber as máquinas capazes de realizar a tarefa. Vitória da Conquista e Barreiras já têm máquinas, que estão sendo atualizadas com o protocolo do Ministério da Saúde para fazer a testagem. Segundo a secretaria de Saúde do Estado, os municípios que demoravam até sete dias para receber os resultados poderão obtê-los em até 48h. Técnicos de todos esses municípios estão sendo treinados no Laboratório Central da Secretaria da Saúde do Estado, em Salvador. Com essa descentralização, a agilidade será ainda maior, possibilitando que todas as medidas em relação aos pacientes e contactantes sejam ainda ágeis. É uma importante ação no combate ao novo coronavírus”, disse Fábio Villas-Boas, secretário de saúde do estado. Os equipamentos de PCR rápido, são máquinas capazes de processar até 12 testes de uma só vez. Na máquina de Vitória da Conquista, mais de 90 testes podem ser realizados de uma só vez.



Decreto obriga uso de máscara em Brumado; medida valerá após publicação no Diário Oficial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em novo decreto assinado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e que ainda vai ser publicado na segunda-feira (27), tornará obrigatório o uso de máscaras nas ruas e outros locais públicos de Brumado. A medida foi adotada depois que o governador do Estado, Rui Costa (PT), recomendou através da Lei nº 14.258, de 13 de abril de 2020, o uso de máscaras em estabelecimentos públicos, industriais, comerciais, bancários, rodoviários e de transporte de passageiros nas modalidades pública e privada, como medida de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os estabelecimentos e comércio com funcionamento autorizado não poderão permitir a entrada de pessoas sem máscara. O não cumprimento da exigência do cliente estar de máscaras para ser atendido implicará em consequências na respectiva licença para funcionamento do respectivo estabelecimento, após regular processo administrativo iniciado com eventual autuação dos fiscais municipais. Em algumas cidades vizinhas, à exemplo de Vitória da Conquista, o uso de máscara já é obrigatório para acesso em comércios abertos. Na última sexta-feira (24), a Prefeitura Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e representantes religiosos se reuniram mais uma vez na tentativa de flexibilizar a reabertura de novos estabelecimentos. Após a reunião com os representantes, o gestor afirmou que só ficou restrito praticamente o funcionamento de bares, restaurantes e cultos religiosos. “Decidimos mais uma flexibilização no comércio, mais endurecimento com o uso da máscara e uma prorrogação no que diz respeito ao campo espiritual. Além de tudo que gera aglomeração e não é vital. Até hotéis passam a funcionar com as devidas restrições”, disse Vasconcelos.



Justiça de Goiás bloqueia R$ 3 milhões e bens do ex-jogador Cafu

Foto: Reprodução l AFP

A Justiça de Goiás bloqueou R$ 3 milhões e bens do ex-jogador e pentacampeão Cafu. Marcos Evangelista de Morais é acusado de fazer parte de um esquema de pirâmide financeira que envolvia a negociação de bitcoins - moedas virtuais. A defesa do ex-capitão da Seleção Brasileira pode recorrer da decisão, tomada em caráter liminar. Na última terça-feira (21), o juiz Aureliano Albuquerque Amorim assinou a liminar após uma ação civil coletiva movida pelo Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo de Goiás (Ibedec). De acordo com o processo, Cafu é apontado como "embaixador" da empresa Arbcrypto, junto com outros dois empresários Alexandre Cesário Kwok, Enéas Tomaz que também tiveram bens e valores bloqueados pela mesma decisão, que serve para reparar possíveis lesões financeiras sofridas pelos investidores. Porém, o magistrado afirma que "não se tem certeza da quantidade de pessoas que estariam lesadas e nem os valores efetivamente envolvidos, havendo que se ter cuidado na fixação de bloqueio".

 

 



Novo decreto flexibilizará diversos segmentos do comércio em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta sexta-feira (24), em mais uma reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representantes das entidades religiosas e a administração municipal de Brumado, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), autorizou mais uma flexibilização para reabertura de novos segmentos do comércio local. O novo Decreto deve ser publicado ainda hoje. Segundo o gestor, a medida já terá validade na próxima segunda-feira (27). “Decidimos mais uma flexibilização no comércio, mais endurecimento com o uso da máscara e uma prorrogação no que diz respeito ao campo espiritual. Só ficou restrito praticamente o funcionamento de bares e restaurantes, além de tudo que gera aglomeração e não é vital. Até hotéis passam a funcionar com as devidas restrições”, afirmou. De acordo com o gestor, a prefeitura está buscando a melhor solução levando em conta a atual situação da pandemia. “Até agora não há porque recuar. Estamos sendo cautelosos ao máximo. Estamos sendo pioneiros na região. Sei que as pessoas se pautam muito pelo que acontece aqui”, reiterou. 



Brumado tem 573 casos notificados de Covid-19; 61 foram descartados

Brumado registrou 573 casos notificados do novo coronavírus (Covid-19). As informações são da Secretaria de Saúde (Sesau) do município. Considerando o número de 61 pacientes descartados e 14 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica à espera dos resultados.? Os 8 casos confirmados permanecem a mais de duas semanas. No entanto, estes mesmo oito pacientes, já estão curados. Na Bahia, 1.979 casos foram confirmados de Covid-19), o que representa 17,9% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 452 pacientes recuperados e 67 óbitos. No momento, 230 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 68 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.?



Brumado: Em campanha de conscientização, CDL doa máscaras a população

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (24), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado realizou uma campanha de distribuição gratuita de máscaras para comerciantes e consumidores na cidade. A ideia é fazer com que o item seja cada vez mais usado pela população à medida que novos segmentos do comércio forem reabertos e que mais pessoas passem a circular nas ruas. “Estamos muito preocupados com a movimentação nas casas lotéricas e nos bancos, onde se encontram aglomerações de pessoas sem o distanciamento adequado. Isso aplica na continuidade da flexibilização do comércio de forma gradativa e responsável. 

Foto: Divulgação

O uso das máscaras é bom para as pessoas, para o comércio e para o município”, disse o presidente da CDL, Manoel Messias. Com parte do comércio em funcionamento, ele afirmou que a medida permite uma possível flexibilização de novos setores da economia. "Devemos sempre levar em consideração a evolução do quadro da pandemia no município, que atualmente vem mostrando bons resultados", frisou.



Em Brumado, 75% do comércio têm redução de faturamento na pandemia, aponta CDL; 96% querem a reabertura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em meio à pandemia do novo coronavírus, 75% do comércio local registrou queda no faturamento. O estudo foi realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado entre a primeira e segunda semana de abril. Delas, a maior parte não possui uma fonte alternativa de vendas, ou seja, vive só do comércio. O que representa 87% da categoria. Apesar das perdas, o percentual de empresas que realizaram demissões até o período da pesquisa foi de 20%. A redução de salário e jornada de trabalho e a suspensão dos contratos, alternativas oferecidas pelo governo federal, vêm sendo adotadas. De acordo com o estudo da CDL, isso revela um esforço das empresas para garantir a preservação dos postos de trabalho. “Buscamos, desde o primeiro momento da flexibilização, oxigenar o comércio e as empresas que estão fechadas. Estamos colhendo resultados positivos nessa retomada. Com o uso das máscaras, vamos conseguir voltar cada vez mais à normalidade”, disse Manoel Messias, presidente da CDL em entrevista à uma rádio local. Ainda de acordo com a pesquisa, 96% do empresariado quer a abertura progressiva do comércio e 20% enxerga a possibilidade de fechamento das empresas. 



Bahia: Ação policial apreende meia tonelada de cocaína em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Meia tonelada de cocaína foi apreendida em uma casa, na tarde de quinta-feira (23), no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. Um homem morreu na ação. Segundo a Polícia, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF), das Polícias Militar da Bahia e de Goiás foram até o local, motivadas por denúncias de tráfico internacional de drogas no bairro Jardim Paraíso. Ao chegar ao local, de acordo com o órgão, houve um confronto e um homem foi baleado. O suspeito foi socorrido e levado a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. 

Foto: Divulgação l Polícia Militar

De acordo com a PRF, as drogas foram encontradas em um cofre, que estava enterrado em um local próximo à piscina, no fundo do imóvel. De acordo com a operação, esta foi a segunda grande ocorrência de apreensão de drogas realizada nos últimos sete dias na região oeste do estado. Na última sexta-feira (24) a PRF e a Polícia Militar da Bahia apreenderam 1,5 toneladas de maconha em Formosa do Rio Preto. A ocorrência foi registrada na Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães.



5,5 milhões de informais correm risco de não receber o auxílio emergencial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O anúncio do auxílio emergencial de R$ 600 para informais e autônomos de baixa renda por conta da pandemia do novo coronavírus, trouxe sensação de alívio para muitos brasileiros. Sem emprego fixo, muitos nunca contaram com o poder público para o básico: água, luz ou saneamento. O acesso à internet, também é raro. Entre os economistas, é quase um consenso que o benefício de R$ 600 para desempregados, autônomos e informais de baixa renda é fundamental para evitar o colapso de milhões de famílias, que ficaram sem rendimento durante o isolamento social. Mas fazer o recurso chegar a quem não fazia parte de programas como o Bolsa Família ou estava inscrita no Cadastro Único é mais difícil do que parece. O primeiro desafio era inscrever 11 milhões que não estavam no Cadastro Único do governo, mas têm direito ao benefício, segundo cálculo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O segundo é fazer o pagamento. Para quem não tem conta em banco, a Caixa Econômica Federal prometeu criar 30 milhões de poupanças digitais, movimentadas via aplicativo. Só que mais de 5,5 milhões de brasileiros com renda de até meio salário mínimo, elegíveis para receber o benefício, não têm conta em banco ou acesso regular à internet, mostra pesquisa do Instituto Locomotiva, feita a pedido do Estado. Parcela quase invisível da população, são eles que correm o maior risco de não receber o auxílio.

 



Especialista da Clínica Mais Vida esclarece sobre incontinência urinária, causas e tratamento

Foto: Divulgação

A incontinência urinária é uma condição que afeta dramaticamente a qualidade de vida, comprometendo o bem-estar físico, emocional, psicológico e social. É um problema que pode acometer homens e mulheres de todas as idades, raças e níveis socioeconômicos. Entre as pessoas com idade superior a 60 anos, acredita-se que de 30 a 60% tenham incontinência. Mulheres são mais predispostas do que homens. Entre as causas da incontinência podem estar: Infecções urinárias ou vaginais, efeitos colaterais de medicamentos, constipação intestinal, fraqueza de alguns músculos, obstrução da uretra pelo aumento da próstata, doenças que afetam os nervos ou músculos, alguns tipos de cirurgia ginecológica e outras. Dr. Marcos Moura, urologista da Clínica Mais Vida, salienta que a maioria das causas da incontinência podem ser tratadas com sucesso, portanto, é de extrema importância informar ao médico quando ocorre algum sintoma que possa estar associado ao problema. Uma avaliação bem feita pode determinar a causa da incontinência. A incontinência é classificada pelos sintomas ou pelas circunstâncias que ocorrem no momento da perda de urina. Os tipos mais comuns são: Incontinência de esforço, Urge-incontinência, Incontinência mista, Incontinência por fístula urinária, Incontinência urinária e distúrbios da micção após cirurgias ginecológicas e outras, Incontinência por transbordamento, Incontinência ambiental ou funcional, Enurese noturna. O especialista ressalta que alguns indivíduos podem ter duas ou mais causas de incontinência. Sendo assim, devem ser estudadas e determinadas para que se estabeleça um plano adequado de tratamento. A prevenção da incontinência urinária consiste na adoção ou na manutenção de um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividades físicas, boa alimentação e, se necessário, perda de peso. É fundamental ter a consciência de que esse é um problema que afeta muitas pessoas, mas pode ser controlado. Portanto, reconhecer a incontinência e procurar o tratamento correto junto ao urologista especializado é o primeiro passo para que ela não comprometa a qualidade de vida. A Clínica Mais Vida tem o profissional especializado para tratamento e cura. Agende a sua consulta pelos telefones: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.