ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2020"

Brumado: Sobe para 5 os casos confirmados do novo coronavírus; notificações chegam a 269

Foto: Divulgação

Em novo boletim divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Brumado confirmou que os números de casos confirmados do Covid-19 chegam a cinco na Capital do Minério. Ainda segundo o boletim da Sesau, as notificações também subiram, sendo registrados 269 casos suspeitos do Covid-19. O númro de casos descartados também subiu para 7. De acordo com a Sesau, 11 deles aguardam resultados do Lacen de Salvador. O primeiro caso confirmado foi registrado em uma mulher de 35 anos, que fez um voo de Belo Horizonte a Vitória da Conquista. O segundo paciente é uma criança com idade não revelada. A terceira paciente, é uma médica que atende nos municípios de Brumado e Caetité. Já os dois últimos pacientes que deram positivo para o novo coronavírus, a Secretaria de Saúde não deu detalhes de idade e sexo. Na Bahia, já são 246 casos confirmados do novo coronavírus. O número de casos confirmados representa 3,8% do total de casos notificados. Até o momento, 1.763 casos foram descartados e houve dois óbitos, ambos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. 



Aumento abusivo de álcool em gel é a principal queixa recebida pelo MP-BA

Foto: Luciano Santos l 97News

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu 54 notícias de fato relacionadas ao novo coronavírus entre os dias 13 e 27 de março, quase 46% do total das 118 recebidas no período. A maioria das reclamações são de aumento abusivo de preços de produtos de prevenção, como o álcool em gel. Nesse período de situação de emergência devido à pandemia da Covid-19, o Centro está operando em regime de teletrabalho, dando continuidade à distribuição para as Promotorias de Justiça das demandas da sociedade quanto ao direito do consumidor, com ênfase em ações de combate à disseminação do vírus no Estado. Das 118 notícias recebidas, 89 já foram distribuídas e encaminhadas para a realização das medidas cabíveis pelas Promotorias de Justiça. O Centro também expediu modelos de recomendações para a realização pelos promotores de Justiça das necessárias orientações aos Municípios e aos órgãos de fiscalização estadual e municipais quanto ao aumento abusivo de preços, ao abastecimento de produtos de primeira necessidade e à suspensão de cortes de água e luz no período de emergência, mesmo dos consumidores inadimplentes.



Rui Costa diz que bancos precisam 'coçar o bolso' nesta crise de pandepandemia mia

Foto: Reprodução

De acordo com ele, as instituições bancárias precisam investir na segurança dos funcionários e dos clientes, comprando álcool em gel e máscaras para todos, durante a crise provocada pelo avanço do coronavírus em todo o país. “Os bancos têm que coçar o bolso nesse momento, têm que ser solidários. Podem e devem comprar máscaras para todos os seus funcionários, podem e devem disponibilizar máscaras higienizadas pra todo mundo que precise entrar no banco, podem e devem colocar álcool em gel pras pessoas passarem na mão, podem e devem comprar pistola pra medir a temperatura de todo mundo que vai entrar na agência”, sugeriu Rui durante o Papo Correria desta quarta-feira (1º). O governador ainda pediu que as filas que se formam do lado de fora das agências sejam organizadas por um funcionário do próprio banco. “Ao invés de terem as agências cheias, é melhor que os bancos contratem funcionários pra organizar a fila do lado de fora, garantindo um espaço, uma distancia de dois metros de uma pessoa pra outra”, falou.



Brumado: Mesmo fazendo parte do 'grupo de risco', idosos frequentam agências bancárias e lotéricas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde o início da pandemia do Covid-19, muito tem se falado e recomendado para que as pessoas que são do "grupo de risco" permaneçam em casa. Essas pessoas com maiores chances de contaminação com o coronavírus são: Portadores de doenças crônicas (diabetes e hipertensão), asma e indivíduos acima de 60 anos. Além da idade, todas essas pessoas que possuem comorbidades, são os mais propensos a ter complicações e morrer de coronavírus. Na manhã desta quarta-feira (1º), o 97NEWS registrou dezenas de idosos frequentando as agências bancárias e casas lotéricas de Brumado. Algumas inclusive sem a proteção, que seria luvas e máscaras. Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pede que a ida aos bancos seja feita apenas por grupos mais vulneráveis ao coronavírus, como aposentados e pensionistas. A recomendação para os demais é para que os serviços bancários sejam feitos via internet e pelos aplicativos de celular. "Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento", diz a Febraban. 

Sistema da Caixa lento - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com menos fluxo de pessoas nas agências, a ideia é garantir agilidade e segurança no atendimento aos grupos de maior risco e aos bancários, evitando a disseminação de covid-19. Por recomendação do Banco Central os bancos alteraram o tempo de funcionamento. No entanto, os brumadenses ainda se arriscam nas enormes filas. Em uma agência bancária da Rua Coronel Tibério Meira, no horário das 09h às 15h, era possível ver uma funcionária orientando os clientes a ficarem do lado de fora da agência e mantendo uma distância de até 1 metro e meio, mas após este horário, a nossa equipe não viu mais ninguém no local, e a sala onde os caixas eletrônicos ficam lotadas de pessoas na tentativa de sacar valores ou pagar as contas. Ainda nesta mesma agências, tentamos realizar pagamentos de boletos, mas com o sistema lento, os caixas não funcionavam perfeitamente. Alguns clientes tiveram que esperar por até 30 minutos para o sistema retornar. Tentamos falar com a gerencia do estabelecimento, mas não conseguimos. 



Brumado: Com quase 300 assinaturas, empresários enviam petição a prefeito municipal solicitando reabertura do comércio

Foto: Reprodução l Petição on-line

Após o Decreto Municipal (Nº 5.246), que determina o fechamento temporário do comércio em Brumado entre os dias 21 de março e 18 de abril, como medidas de contenção ao coronavírus (Covid-19), como já foi publicado pelo 97NEWS no último sábado, dia 28 de março, um grupo de empresários considerando os desdobramentos da crise econômica com a pandemia, afirmando que a categoria precisam trabalhar, pedem a reabertura do comércio local. Segundo eles, essa reabertura seria respeitando as medidas de segurança comendadas pelas autoridades de saúde. “Já encaminhamos ao prefeito Eduardo Vasconcelos a petição com as assinaturas e, pedi para que faça uma reunião com os empresários que estão com seus comércios fechados. Caso ele aceite, vamos colocar nossa posição quanto aos cuidados que teremos como medida de proteção aos clientes e tomara que seja favorável a nós", assina empresários de Brumado. (Veja)



Brumado: Risco de contaminação com o Covid-19 pode ser ainda maior em transportes não regulamentados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo com a proibição do transporte regulamentar entre as cidades, o transporte clandestino continua suas atividades em Brumado e algumas cidades da região. Com a pandemia, vans e carros irregulares são vistos com mais frequência nas ruas e rodovias dos municípios. Ao contrário do que tem sido feito nos ônibus coletivos, que mantém uma rotina de higienização rigorosa para prevenir o coronavírus, as vans não adotaram qualquer medida de higienização, colocando em risco os passageiros e toda a população. Segundo as autoridades policiais, neste momento é necessário conscientizar a população e garantir o combate ao transporte irregular pelas Polícias Militar e Rodoviária. A reportagem do 97NEWS flagrou vans transportando em média 20 pessoas em cada veículo. Para as autoridades, "determinadas ações, a própria população tem que se conscientizar”, ou seja, evitar o transporte irregular. Na Avenida Centenário, local de maior concentração de "vanzeiros", é comum ver os veículos transportando dezenas de passageiros para a zona rural e outros municípios da região. 



Auxílio emergencial de R$ 600 ainda precisa ser regulamentado pelo Governo Federal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O auxílio emergencial de R$ 600, apelidado de “Coronavoucher”, foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal na segunda-feira (30) após aprovação na semana passada pela Câmara dos Deputados. O valor será destinado a trabalhadores informais de baixa renda durante a pandemia do novo coronavírus. A princípio, o pagamento será feito por três meses, mas poderá ser prorrogado, caso os efeitos da pandemia perdurem por mais tempo. Serão beneficiados os cidadãos maiores de idade sem emprego formal, mas que estão na condição de trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) ou contribuintes da Previdência Social. Também é necessário ter renda familiar mensal inferior a meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos no total e não ser beneficiário de outros programas sociais ou do seguro-desemprego. O texto aprovado prevê a concessão do auxílio emergencial de R$ 600, sendo limitado a dois membros, de modo que cada grupo familiar poderá receber até R$ 1.200. No caso de “mães solteiras”, o benefício será de R$ 1.200. É importante ressaltar que ninguém deve procurar os bancos por enquanto para obter informações sobre o auxílio emergencial, uma vez que o pagamento precisa ainda ser regulamentado pelo Governo Federal. A ida às agências neste momento só irá piorar o quadro de aglomeração de pessoas nestes locais.



Munícipio de Brumado pode ter muito mais casos positivos para covid-19 do que o divulgado pelos boletins

Foto: Luciano Santos l 97News

Autoridades de saúde do Mundo revelam que o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) é superior a todos os dados divulgados até agora. Especialista em modelos matemáticos e estatísticos de doenças, dizem que a divergência pode ser explicada, em partes, pelo fato de que casos assintomáticos ou leves nem sempre são contabilizados por não buscarem atendimento médico. Segundo eles, o número de novos casos que um indivíduo infectado gera é de 2,68, ou seja, quase três novos indivíduos. A epidemia do coronavírus tem dobrado de tamanho a cada 6 dias, de acordo com estudos no Mundo. Brumado não foge dessa realidade. Em entrevista à uma emissora de rádio local, o secretário de saúde Claudio Feris, destacou que o município vive a mesma realidade ao relatar a quantidade de notificações na cidade. “Dessas 237 notificações, nós só testamos até agora 17 pacientes. Então, quem me garante que não tem mais ou mesmo, ou que eu já não peguei? Tem gente que é assintomático”, disse Feres. Ele ainda explicou a importância de intensificar o isolamento social, especialmente nos primeiros quinze dias do mês de abril, considerado o período crítico de maior proliferação do vírus.  “Então, qual é a grande preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias mundiais: que, com o contato direto e as aglomerações, essa transmissão seja exacerbada e sem controle”, alerta o secretário de saúde. 



Profissionais de saúde da Bahia vão receber novos EPIs do Ministério da Saúde

Foto: Divulgação l MS

O Ministério da Saúde distribuiu 40 milhões de equipamentos de proteção para profissionais de saúde em todo o país. Os que são destinados à Bahia devem chegar até quinta-feira (2). O setor de saúde vai receber equipamentos como máscaras, aventais, toucas hospitalares, sapatilhas, luvas para procedimentos não cirúrgicos, além de álcool. Estes materiais foram adquiridos por meio de cinco editais de compra emergencial publicados entre os meses de fevereiro e março no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o órgão de saúde, em todo o país, foram 68,9 mil frascos de álcool 500 ml, 100 mil frascos de álcool 100 ml, 60 mil óculos de proteção, 24 de milhões de luvas para procedimentos não cirúrgicos, 100 mil sapatilhas, 14,2 milhões de máscaras cirúrgicas, 742 mil aventais e 209 mil toucas hospitalares.



São Paulo tem uma morte a cada hora por coronavírus

Foto: Reprodução

De segunda (30) para terça-feira (31), o estado de São Paulo registrou 23 mortes em decorrência de complicações relacionadas ao coronavírus - praticamente, uma morte por hora devido à covid-19. Esse foi o maior número de mortes já registrado no estado em apenas um dia.  De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, entre os mortos, há 13 mulheres e 10 homens. Entre as vítimas femininas havia duas adultas de 42 e 54 anos, com comorbidades. As demais mulheres tinham idade igual ou superior a 65 anos. Entre os homens, havia uma vítima de 43 anos, também com comorbidades. Os demais tinham idade igual ou superior a 63 anos, segundo a Agência Brasil. Até este momento, São Paulo contabiliza 136 óbitos relacionados ao novo coronavírus. A maior parte das mortes ocorreu na capital paulista, mas houve registro também em outras 12 cidades. O estado tem 2.339 casos confirmados de coronavírus, número 54% superior ao que foi registrado ontem.



Líder dos caminhoneiros diz que categoria vai parar se governos seguirem com quarentena

Foto: Luciano Santos l 97News

Um dos líderes da greve dos caminhoneiros de 2018, Wallace Landim, declarou que a categoria deve fazer uma nova paralisação se os governadores não recuarem nas medidas restritivas contra o novo coronavírus. Eles protestam principalmente pela falta de postos de gasolina e restaurantes abertos na estrada, já que muitos desses estabelecimentos foram fechados por decretos estaduais. "Se não voltarem atrás e não sair liminar na Justiça, a categoria provavelmente vai parar. Vai paralisar naturalmente, por não ter como trabalhar, e parar em protesto", ressaltou Landim. A associação entrou com uma ação na Justiça contra a quarentena. De acordo com a publicação, Chorão, como o líder é mais conhecido, acusa o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de querer lucrar em eleições futuras. Por outro lado, ele diz que a relação com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, é boa. Segundo o líder, eles conversam diariamente e o governo tem dado suporte ao que a categoria precisa. "O problema está com os governadores", resumiu.



Brumado: Sindsemb recomendando 'isolamento social' devido a pandemia

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (SINDSEMB) seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e respaldando decisão de autoridades estaduais e municipais, vem recomendar o isolamento social, como meio de diminuir os casos de Coronavírus (COVID-19). "Fique em casa! Na oportunidade, o Sindsemb parabeniza todos os companheiros e companheiras, trabalhadores e trabalhadoras, do serviço público e da iniciativa privada, que estão exercendo os serviços essenciais para que nada falte a nossa população brumadense". Assina o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado.