ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado registra mais uma cura do Covid-19, o novo Coronavírus

Ônibus apreendido com motorista infectado com Coronavírus passará por desinfecção em Brumado

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Em vídeos da semana, Fabrício Abrantes fala sobre políticas para a família do campo e 'sentimento de mudança' em Brumado

BA-148: Motorista de caminhão surta e tenta invadir casas na comunidade de Fazendinha

Intenção de consumo cai para 18,3% na Bahia

Viatura da PM bate em muro durante perseguição em Licinio de Almeida

Valec e Exército assinam contrato para retomada das obras da Fiol em 60 dias

Mais de 21 mil litros de cerveja são apreendidos por sonegação fiscal em Conquista

Brumado registra 28 casos confirmados do Covid-19; 15 estão ativos

Operação conjunta da Policia Militar e Prefeitura fecha bares irregulares em Brumado

Brumado: Bombeiro Civil faz orientações de segurança com manutenção de gás de cozinha

Brumado: Motorista que testou positivo para Coronavírus é flagrado transportando passageiros na feira livre

Brumado: Moradores da zona rural preocupados com 'babas' e bares funcionando

Com os casos de dengue em alta, aumenta a procura por repelente nas farmácias de Brumado

Golpe: Jaques Wagner tem WhatsApp clonado por criminosos

Bahia prorroga vacinação contra a febre aftosa até 30 de junho

Câmara de Brumado aprova projeto de lei que altera horário de funcionamento de escolas em tempo integral

Brumado: Polícia Civil prende autores que matou Daiane de Jesus a pedradas

Brumado: Paciente natural de Ituaçu que testou positivo para coronavírus é transferida para Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2020"

Governo baiano ainda não iniciou envio do 'ticket alimentação emergencial' à alunos da rede estadual de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Duas semanas e meia após ter anunciado o lançamento do programa "Ticket Alimentação Emergencial", o governo da Bahia, Rui Costa (PT), ainda não iniciou a entrega do recurso de R$55 à alunos da rede estadual de ensino em Brumado. O auxílio foi criado para garantir alimentos a estudantes enquanto as escolas estiverem fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus. A Secretaria Estadual da Educação, entretanto, garante que as famílias receberão o auxílio ainda na próxima semana. A expectativa é de que o cronograma seja definido na próxima segunda-feira, dia 04 de maio. Serão beneficiados os estudantes que façam parte de famílias que recebem o Bolsa Família ou que estejam em situação de extrema pobreza. A secretaria estima que o investimento será de R$44 milhões por mês. Segundo apurou o site 97NEWS, a empresa responsável pelo fornecimento dos cartões de alimentação está tendo dificuldades para confeccionar os tickets para os mais de 800 mil estudantes da Bahia. Em Brumado, mais de 30 estabelecimentos vão poder receber o ticket da bandeira Alelo. Os tickets vão chegar nas escolas, que irão fazer um arranjo para distribuir os mesmos e evitar aglomerações. Para retirar o benefício, o aluno ou responsável tem de apresentar RG e CPF. Ainda em Brumado, os alunos da rede municipal em condição de vulnerabilidade também foram beneficiados com uma cesta básica. 



Coronavírus: 1 milhão de pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Mundo

Foto: Reprodução

O número de casos recuperados do coronavírus no mundo passou de um milhão nesta quinta-feira (30). O total representa cerca de 1/3 do número de diagnósticos positivos que é de 3,2 milhões. As informações constam no monitor do coronavírus da universidade americana Johns Hopkins. A Espanha é o país com o maior número de recuperados, são 137,9 mil. Os estados Unidos aparecem em seguida com 124,4 mil, e depois a Alemanha com 123,5 mil. O Brasil aparece na 8ª posição com 34,1 mil pessoas recuperadas da doença. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde o país já confirmou 78.162 casos e 5.466 mortes até a quarta-feira (29).



Brumado: Máscaras viraram acessórios obrigatórios na pandemia do Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em pleno outono, o acessório que se faz mais necessário no momento não é encontrado em lojas de moda, mas feito por costureiras e artesãs de Brumado. As máscaras de pano são sugeridas por órgãos de Saúde para a prevenção à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com essa indicação, surgem modelos diferentes, com várias estampas e cores. Mas além de ser um acessório, ela pode salvar vidas. Para que as máscaras tenham essa função, é preciso que toda a população se conscientize de sua importância e a utilize. É preciso pensar que há muitas pessoas assintomáticas e que podem evitar transmitir o vírus com o uso desse acessório. Mas, alguns cuidados devem ser observados na utilização das máscaras de pano. Em primeiro lugar, elas não são coletivas, ou seja, cada um da família deve ter o seu kit. Segundo a costureira Augusta Pereira, a quantidade varia de acordo com a necessidade de saída de casa. "Caso a pessoa esteja trabalhando, por exemplo, precisa ter uma máscara para ser trocada a cada duas horas ou em menor tempo caso molhe ou umedeça. então, se ela passa 12 horas fora de casa, precisa ter pelo menos 6 máscaras para um único dia", ressalta a proficional. De acordo com ela, não é preciso investir muito dinheiro. Qualquer tecido pode ser utilizado. No entanto, devem ser evitados os tecidos que possam irritar a pele, como poliéster puro e outros sintéticos. "A máscara deve ter duas camadas de tecido. Quando estiver em casa, é necessário retirar pelos elásticos, colocar em um saco plástico fechado e lavar as mãos ou utilizar álcool 70º antes de colocar a nova máscara", comenta a costureira.



Aracatu reforça medidas de enfrentamento ao Covid-19

Foto: Divulgação

Com dois casos confirmados para o Covid-19, o novo coronavírus, o município de Aracatu adotou medidas restritivas à população. Segundo a secretária de saúde do município, Luciene Silveira, a administração está adotando o protocolo de cuidados determinado pelo Ministério da Saúde. “Estamos com uma equipe 24 horas atendendo as demandas. Já estamos no terceiro decreto publicado pelo município no Diário Oficial. O comércio está fechado. Também estamos com carro volante na rua pedindo o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara”, relatou. De acordo com ela, os dois pacientes com coronavírus na cidade, Silveira afirmou que ambos estão sendo acompanhados diariamente pelo médico da Unidade de Saúde da Família e pela equipe da Vigilância Epidemiológica. “Eles passam bem, estão em internamento domiciliar. Está tudo sob controle”, garantiu a secretária de saúde de Aracatu.



Brumado: Justiça deferiu 'Liminar' e vereador Dudu Vasconcelos volta ao legislativo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O juiz Genivaldo Alves Guimarães deferiu o mandado de segurança com pedido de liminar do vereador eleito, Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu. Para reassumir o cargo no legislativo de Brumado, um oficial de Justiça foi até a Câmara Municipal na sessão que acontece desde a manhã desta quinta-feira (30). “Enfim, diante da coexistência dos requisitos previstos no art. 7º, III, da Lei nº 12.016/2009, defiro o pedido de liminar e determino a notificação do Presidente da Câmara Municipal para, ainda hoje, e antes da sessão prevista para essa data, adotar as medidas necessárias a fim de que o Vereador Eduardo Cunha Vasconcelos reassuma o cargo e possa, inclusive, participar da sessão prevista para hoje”, sentenciou o juiz.

Oficial de Justiça na Câmara - Foto: 97NEWS

O vereador, que estava afastado desde 2018 por problemas de saúde, na última semana havia solicitado da presidência da Casa o seu retorno. Desde o seu afastamento, o suplente da legenda, Girson Ledo, atualmente no Partido Progressita (PP), assumiu o cargo em decisão judicial de 1ª instância. Com o deferimento da liminar, o presidente da Câmara, o vereador Leonardo Vasconcelos solicitou a saída de vereador Ledo da plenária e convidou Dudu para que fizesse parte da bancada de situação ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), pai de Dudu.



Bahia chega a 100 óbitos por Covid-19 e 2.676 casos confirmados?

Foto: Divulgação

A Bahia registra 2.676 casos confirmados de Covid-19, o que representa 18,71% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 564 pacientes recuperados e 100 óbitos, 2.012 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.? Os casos confirmados ocorreram em 134 municípios do estado. O boletim epidemiológico registra 7.929 casos descartados e 14.306 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.? Na Bahia, dos 785 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 276 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 35%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 318 leitos exclusivos para o coronavírus, 137 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 43%. 



Covid-19: Crise pode interromper limpeza urbana em diversas cidades a partir de maio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A captação e destinação correta do lixo se tornaram serviços ainda mais essenciais para manter a salubridades das cidades em tempos de pandemia. No entanto, diversos municípios brasileiros estão correndo o risco de ficar sem os serviços de coleta de lixo, limpeza de ruas e manejo de resíduos já no próximo mês. A possibilidade de colapso decorre da inadimplência acumulada do poder público municipal com as empresas do setor, que bateu a marca de R? 18 bilhões em abril e, segundo estimativas iniciais, deve chegar a níveis recordes em maio, por conta da crise econômica ocasionada pela pandemia de Covid-19, responsável por uma queda abrupta da receita dos municípios. Para evitar o colapso da atividade, considerada mundialmente umas das principais barreiras sanitárias à propagação da Covid-19 e outras doenças, entidades representativas e empresas do setor estão envidando ações para que os municípios contratantes priorizem a sustentação dos serviços neste momento, evitando assim o agravamento do quadro caótico de saúde pública instalado no País, se necessário, recorrendo ao Governo Federal e aos governos estaduais para aporte dos recursos que garantam a continuidade dos serviços. Historicamente, a taxa média de pagamentos não honrados por parte dos municípios e clientes privados varia entre 15% e 18%, já considerada alta, mas este número pode saltar para até 50% em maio, por conta da forte queda de arrecadação que os municípios tiveram desde o início da pandemia e das ações de isolamento social. Por essa razão, entidades que representam as empresas se reuniram com a equipe do Ministério da Economia para noticiar o risco e pedir, dentro do plano de apoio ao municípios, a reserva e o repasse antecipado e vinculado de recursos da ordem de R? 7 bilhões, estimados suficientes para financiar a atividade por três meses. Boa parte dos municípios já enfrentam problemas orçamentários, mas com a queda súbita de arrecadação, muitos prefeitos já avisaram que não têm como honrar os contratos, pois precisam priorizar o pagamento da folha salarial dos servidores. As empresas, por sua vez, já estão no limite de sua operação e tiveram que investir ainda mais para proteção dos seus trabalhadores neste momento de pandemia, sendo impossível continuar prestando os serviços sem o próximo pagamento.



Brumado: Prefeitura decreta 'Luto Oficial' devido ao falecimento da professora Sirleide Meira Silva

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, decretou nesta quinta-feira (30) "Luto Oficial" pelo falecimento da professora Sirleide Meira Silva, ocorrido na noite de quarta-feira (29). A professora Sirleide, era brumadense e nasceu no dia 29 de outubro de 1969. Ela tinha formação superior em Pedagogia com Especialização em Gestão Educacional. Silva iniciou sua trajetória pedagógica em 1995, trabalhando nas escola municipais Venceslau Rizério, na Fazenda Tanque de Pedra e Nereu Ramos, na Fazenda Lagoa do Mourão, sendo transferida para a escola Santa Rita de Cássia, onde permaneceu por 20 anos. Em nota, a prefeitura disse que a profissional sempre esteve disposta a contribuir para o aprimoramento pedagógico da escola, "ela foi um exemplo de dedicação ao trabalho e amor à Educação sendo muito querida por todos. Fica aqui a homenagem à Sirleide pelos 25 anos dedicados a Educação do município de Brumado, ao tempo em que registramos as nossas condolências aos familiares, amigos, colegas e alunos da Escola Santa Rita de Cássia". O Luto será de 7 dias, devido a importância de sua função.



Brumado: Coordenador da SMTT anuncia recolhimento de animais das ruas e rodovias do município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após o registros de vários animais soltos na ruas e rodovias de Brumado, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, anunciou uma campanha de conscientização no que se refere ao abandono de animais no município. Além disso, segundo o coordenador, a administração municipal junto a SMTT estará contratando novamente uma empresa para o recolhimentos desses animais. "A prefeitura por intermédio da SMTT estará contratando novamente uma empresa para recolher estes animais das ruas e rodovias do município", relatou. De acordo com Jansen, por uma inoperância administrativa, as pessoas aproveitam e abandonam seus animais na ruas. "Por uma ruptura de contrato esses animais são soltos nas vias, incorrendo em grandes riscos a comunidade viária. Porque as vezes vem um condutor de moto ou motorista desatento e acaba atropelando o animal ou gerando acidentes de maiores proporções", explica Ricardo. Ainda de acordo com o coordenador da SMTT, assim que recolhido, os animais serão enviados há um local apropriado à cerca de 130 km de Brumado. Nos últimos meses, a situação de animais soltos nos logradouros públicos de Brumado chegou ao limite. São cavalos, cachorros e até boi são vistos soltos em pleno centro da cidade. Em algumas situações, os animais invadem praças e jardins e destroem o bem público, dinheiro este que sai do bolso do contribuinte.



Rui Costa pede a Bolsonaro respeito a 'esforço de governadores e prefeitos', e que governe 'sem picuinha'

Foto: Reprodução

O governador Rui Costa pediu na noite de quarta-feira (29) para que o presidente Jair Bolsonaro respeitasse às famílias das vítimas da Covid-19 e começasse a governar o Brasil com seriedade e sem "fazer picuinha". A declaração foi feita através das redes sociais, horas após o presidente afirmar que a cobrança sobre as mortes provocadas pelo novo coronavírus no Brasil deve ser feita a governadores e prefeitos que adotaram medidas de isolamento para tentar conter o contágio pela Covid-19. “Quero comentar uma fala do presidente da república vestido com camisa de time futebol, hoje, quarta-feira, dia de trabalho, se referindo a uma entrevista que eu dei chamando de palhaçada. Queria dizer ao presidente que não vou mudar meus padrões éticos e de comportamento para responder ao presidente. Não vou usar as mesmas palavras para me dirigir a vossa excelência. O que vou lhe pedir é que comece a governador o Brasil com seriedade, que tenha respeito pelas famílias das vítimas. Outras famílias vão chorar nos próximos dias", disse o governador da Bahia. "Passe a governar sem fazer picuinha política ou agressão. Respeite o esforço de governadores e prefeitos para salvar vidas humanas. É isso que o Brasil espera do seu presidente da república. É isso que o Brasil assiste admirando outros presidentes unindo seu país. Ao invés de tratar as coisas de forma debochada, tenha respeito pela vida humana, tenha respeito pelos prefeitos e governadores. Vamos governar e tentar salvar a vida das pessoas, o emprego, a renda. Não é com atitudes desse tipo que o senhor vai conduzir o país. Não é em meu nome, mas em nome do povo brasileiro que acreditou no senhor. Por favor, respeite as pessoas, a vida humana”, concluiu Rui Costa. As informações são do site G1.



Brumado: Justiça determina que prefeitura forneça equipamentos de proteção contra o Covid-19 aos agentes de trânsito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Juiz substituto da Vara da Fazenda Pública da comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, em decisão proferida na quarta (29), determinou que a prefeitura municipal forneça aos Agentes de Trânsito os equipamentos adequados à proteção contra o contágio do Covid-19, novo Coronavírus. O processo foi ajuizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb). No processo, o sindicato afirma que o Município deixou de fornecer os equipamentos necessários, como alcool em gel 70% e máscaras de tecido duplo, conforme recomendado pela Promotoria de Justiça de Brumado e pelo próprio Ministério da Saúde. O Juiz ressaltou que Brumado recebeu do governo federal aproximadamente R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para aplicar em medidas de combate e prevenção da doença e, uma vez não tendo nenhum caso registrado na cidade no momento, conclui-se que o poder público tenha condições de oferecer aos seus servidores os equipamentos e os insumos necessários. O Município tem cinco dias para cumprir a decisão, sob pena de ser aplicada multa diária R$ 1.000 (mil reais), até máximo de R$ 100.000,00 (cem mil reais), além de autorizar os agentes a não trabalhar, em caso de não disponibilização dos equipamentos, sem quaisquer prejuízo em suas remunerações.



Brumado: 74 exames foram descartados e Sesau registra 619 notificações para Covid-19

Foto: Divulgação

No boletim do fim da tarde desta quarta-feira (29), a Secretaria de Saúde (Sesau) notificou 619 pessoas com suspeitas para o Covid-19, o novo coronavírus. Além disso, 74 exames já foram descartados pelo Lacen de Salvador. 16 pacientes aguardam os resultados e o município continua com 8 casos confirmados, sendo estes, todos considerados curados pela Sesau de acordo com o Ministério da Saúde (MS), por não apresentarem mais sintomas da doença. Mesmo com os casos controlados no município, a Secretaria de Saúde recomenda que todos usem máscaras ao sair de casa. Essa medida, além de proteger a todos, combate a proliferação da doença no município. 



Com Coronavírus Sikêra Jr. diz, 'A gente acha que só pega fogo na casa do vizinho'

Foto: Reprodução l Rede TV

Polêmico e inicialmente crítico ao isolamento domiciliar, medida para conter a disseminação do novo coronavírus, o jornalista Sikêra Jr. foi testado positivo para a Covid-19. Desde que apresentou os primeiros sintomas, ele foi afastado da apresentação do “Alerta Nacional”. Durante o noticiário policial. Ele chegou a defender a volta ao trabalho da população. O programa, que é realizado em Manaus, tem transmissão para todo país através da Rede TV!. “É uma surpresa, né? A gente acha que só pega fogo na casa do vizinho. E a vida me deu essa lição. A gente não acredita enquanto não acontece com a gente, né? A gente não acredita. Enquanto acontece com o nosso vizinho, normal. Mas quando acontece conosco, a história é outra”, destacou o comandante do “Alerta Nacional”, ao participar, de casa, do programa que apresenta diariamente nesta quarta-feira (29). Durante a conversa, Sikêra afirmou que contraiu o coronavírus por meio da enfermeira responsável por cuidar de sua esposa. Segundo ele, a profissional frequentou sua casa sem saber que estava infectada. Atualizada as 20h45m.



Brumado: Após ter contratos 'suspensos' pelo TCM, Prefeito diz que acata a decisão, porém vai recorrer

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão virtual de terça-feira (28), votou pela 'suspensão' dos pagamentos de despesas relacionadas aos processos licitatórios com empreiteiras de Brumado, cujo os recursos eram do FUNDEF. Por 7 votos a zero, o gestor municipal ficou impedido de usar os recursos em pagamentos fora da esfera da educação. Após a Liminar, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), em entrevista a rádio Alternativa FM relatou que os precatórios do fundo são uma verba indenizatória de recursos que o Município já gastou e que o valor está sendo aplicado com objetividade e racionalidade, nos acessos às escolas. De acordo com o prefeito, a administração municipal já possui a sentença de um juiz federal a seu favor. “Evidentemente que a gente procura acatar e ouvir o TCM. Vamos esclarecer e essa vai ser mais uma tempestade em copo d’água”, disse Vasconcelos. O prefeito ainda criticou os opositores, no qual segundo ele, está atacando a administração em várias frentes. “É uma função eleitoreira, mesquinha”, concluiu o prefeito assegurando que irá recorrer da decisão.



'E daí? Quer que eu faça o quê?', diz Bolsonaro sobre as 5 mil mortes por Covid-19 no Brasil; número superou a China

Foto: Reprodução

O presidente Jair Messias Bolsonaro polemizou mais uma vez, ao atender jornalistas na portaria do Palácio da Alvorada, na terça-feira (29). Ao ser questionado por um profissional da imprensa que, na quele dia [28], o Brasil tinha superado em número de vítimas da pandemia na China, e Bolsonaro respondeu: "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre", afirmou o presidente. Na terça, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de mortes confirmadas por Covid-19, ultrapassou a marca dos 5 mil, chegando a 5.017. Já a China, registrou 4.643. Ainda na mesma entrevista, Bolsonaro disse se solidarizar com as famílias das vítimas. “Mas é a vida. Amanhã vou eu. Logicamente, a gente quer ter uma morte digna e deixar uma boa história para trás”, disse. A fala do presidente foi manchete em vários jornais do Brasil e no Mundo e gerou diversos comentários sobre a gestão de Bolsonaro.



Brumado: Após flexibilização de comércio, donos de bares e lanchonetes ainda fechados, reclamam de ambulantes nas ruas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O novo Decreto (Nº 5.259) publicado esta semana flexibilizou outros estabelecimentos comerciais à funcionarem em Brumado, permitindo a reabertura e atendimento presencial ao público. O decreto determina que os serviços autorizados, devem adotar medidas para evitar a propagação do vírus, em especial o distanciamento mínimo entre as pessoas, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Entretanto, o novo Decreto ainda proíbe algumas atividades no município, como: eventos esportivos, casas de shows, festas, clubes de lazer, bares, restaurantes, sorveterias, academias, escolas, cultos religiosos e cinemas. Mas em contato com a Redação do site 97NEWS, uma comerciante do setor de alimentos cobra da administração pública mais rigor na fiscalização. Sua insatisfação partiu enquanto vendedores ambulantes tomaram a frente da agência da Caixa Econômica Federal na manhã desta quarta-feira (29). Segundo ela, mesmo que muitos precisam ganhar o seu "pão de cada dia", ela considera a ação desonesta, na qual os comerciantes, que pagam seus impostos ao município todo mês, ficam proibidos de abrirem seus estabelecimentos, devido a recomendação da pandemia.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por outro lado, conforme eles, os ambulantes vendem livremente alimentos, bebidas e outros derivados nas calçadas da cidade, sem nenhuma proteção como máscaras, luvas e álcool 70°, além da falta de condições higiênicas no manuseio dos produtos. "Nós somos obrigados a entregar via delivery, e por conta disso as nossas vendas caíram. Mas no entanto, os vendedores ambulantes vendem livremente os alimentos sem nenhuma proteção. Isso é uma concorrência desleal. Já liguei para a prefeitura e ninguém faz nada", lamenta a comerciante. De acordo com ela, até uma barraca foi instalada em cima da calçada da Caixa Econômica, o que impede o direito de ir e vir da pessoas. "Se eles tem direito, nós também temos, pois pagamos impostos, aluguéis funcionários", disse a comerciante. No fim da manhã de hoje (29), a nossa reportagem foi até o local e registrou uma equipe de fiscalização da prefeitura retirando os ambulantes do local. No início da tarde, nós fomos até o centro da cidade novamente e não encontramos nenhum ambulante na calçada da agência bancária.

 



Clínica Mais Vida retorna após flexibilização de decreto municipal

Foto: Divulgação

Os atendimentos na Clínica Mais Vida serão retomados após a flexibilização do Decreto nº 5.259 de 24 de abril de 2020 da Prefeitura Municipal de Brumado, relativo a pandemia do COVID-19. Salientamos que serão obedecidas de forma total e responsável todas as medidas de biossegurança definidas pela OMS, Ministério da Saúde e ANVISA. Nossa equipe está treinada a fim de realizar o atendimento a todos os pacientes da forma segura. A Clínica Mais Vida informa que as consultas serão realizadas através de agendamento prévio, evitando dessa forma aglomeração de pacientes na recepção. Solicitamos que os pacientes atendam rigorosamente os horários marcados, assim como o uso de máscara. É de fundamental importância que o paciente seja muito responsável e caso tenha tido quadro de gripe ou contato com alguém que tenha tido sintomas, só venha a buscar o agendamento para consulta com qualquer especialista no prazo de 21 dias. A luta contra a disseminação do coronavírus continua e é primordial que toda população continue efetivando as medidas de segurança, garantindo a saúde coletiva. Juntos somos mais fortes!!! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

 



Longas filas e aglomerações marcam busca por auxílio emergencial em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Mesmo com as recomendações através de Decretos Federais, Estaduais e Municipais determinando o uso de máscaras, manter distância de pelo menos um metro e meio do próximo, as enormes filas continuam nas agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Os saques do Auxílio Emergencial aos beneficiados que vão receber por meio da conta poupança digital, em Brumado, voltou a registrar longas filas e aglomerações, principalmente em frente a agência da Caixa Econômica Federal, no centro da cidade. Muita gente madrugou nas filas. As primeiras pessoas chegaram por volta das 3h. Carlos Meira chegou por volta das 03h da madrugada e até as 11h desta quarta-feira (29), ainda não havia sacado o auxilio. Segundo ele, quedas no sistema piora mais ainda a situação. "Peguei a senha logo pela manhã e eles alegam que o sistema está lento, mas porque não melhoram isso", disse ao 97NEWS. Autônomo, ele conta que o dinheiro vai ajudar nas despesas de casa. "Vai me ajudar muito, no momento estou desempregado e daqui já vou pro supermercado", conta Meira. 

 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O excesso de gente atraiu ambulantes, que aproveitaram para faturar uma grana extra. Vendedores de lanches e picolés ofereciam seus produtos em meio às filas. O dinheiro pode ser sacado sem a necessidade de cartão em casas lotéricas e em caixas eletrônicos. Quem não quiser tirar a grana, poderá movimentar a quantia por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos e transferências paras contas da Caixa e de outros bancos. O auxílio concedido pelo Governo Federal é de R$ 600. A Prefeitura disponibilizou Guardas Civis Municipais para controlar e organizar as filas em frente a agência da Caixa. Mas mesmo assim, durante a semana, é possível ver a quantidade de pessoas próximas umas das outras.



Sesab faz alerta após Anvisa liberar testes para Covid-19 em farmácias

Foto: Reprodução

O secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas Boas, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (29) para fazer uma ponderação sobre a liberação de realização de testes rápidos em farmácias. As informações são do site Bahia Notícias. Segundo Vilas-Boas, a liberação "é um avanço", mas pode trazer prejuízos se não houver "orientação adequada". Isso porque quem testar negativo pode estar infectado com a doença, já que o "resultado do teste positivo possui maior valor que o negativo". Vale citar que as farmácias não serão obrigadas a disponibilizar o teste. O estabelecimento que optar pelo procedimento deverá ter profissional qualificado para realizar do exame. "Simplificando: se der negativo não quer dizer nada. Se der positivo, vc deve procurar o sistema de saúde para confirmar com o RT-PCR", pontuou o titular da Sesab.



Em meio à pandemia do coronavírus, Brasil notifica mais de 600 mil casos de dengue

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo com o crescente número de casos da Covid-19 no Brasil, a população não pode esquecer de um velho conhecido: o mosquito Aedes aegypt. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, até o momento, 603.951 casos prováveis de dengue. A taxa de incidência da doença é de 287,4 por 100 mil habitantes. Em relação aos casos fatais, o Ministério da Saúde registrou 221 mortes. Outros 208 óbitos em quatro regiões do país permanecem em investigação. A taxa de letalidade por dengue foi maior entre os idosos a partir dos 60 anos, que representam 58,4% das vítimas fatais. Dentro dessa categoria, os mais acometidos foram aqueles com 80 anos ou mais. Boa parte dos criadouros, está dentro das residências. O mosquito pode completar o seu ciclo de reprodução, da eclosão do ovo até o inseto adulto, em dez dias. O MS chama a população para participar efetivamente para reduzir os criadouros dentro dos domicílios. Na Bahia são mais de 21 mil casos registrados. Com a quarentena vigente em grande parte do país, os cuidados em casa com possíveis criadouros precisam ser reforçados. O mosquito Aedes aegypt é um mosquito domiciliar. Ele fica dentro habitações, construções, galpões, locais comerciais. Com o isolamento social, as pessoas ficaram mais expostas ao mosquito. Deve-se ficar atento também aos sintomas de cada doença. Dengue e Covid-19 tem alguns pontos em comum, como febre, fadiga e cansaço. “O que se pode diferenciar entre os dois quadros são os sintomas respiratórios, como a falta de ar, a tosse seca, a coriza, que são usualmente comuns nos casos da Covid-19”, diz a MS.