ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem é preso após invadir a casa da ex-mulher com uma faca

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2019"

Brumado: Vigilância Epidemiológica alerta para as notificações de arboviroses

Foto: 97NEWS

Após as chuvas que caíram nos últimos meses, e em seguida, uma forte onda de calor, provocou uma cadeia produtiva para aumentar o número de casos de dengue e de outras arboviroses, em Brumado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep), os casos tem aumentado em relação ao mesmo período do ano passado. A situação preocupa, e segundo a coordenadora da Vigep, Ilka Lima, os números não são alarmantes, mas acende uma luz de alerta devido ao histórico de surtos registrado na Capital do Minério. “Já estamos tomando as devidas ações quanto a isso, mas receosos quanto ao que poderá acontecer devido ao período de chuva e calor, que é propício ao surgimento de mosquitos”, relatou. A Secretaria de Saúde do Estado orienta que os municípios intensifiquem as ações, principalmente nesse período intermitente de chuvas e quando há necessidade de armazenar água. As ações devem ser integradas com os setores de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Secretaria de Educação e Meio Ambiente, entre outros. A Secretaria Municipal de Saúde informou que já foram registrados casos positivos de dengue em Brumado e o objetivo é identificar o tipo de vírus que circula no município, a fim de serem adotadas as melhores ações de combate ao mosquito. "O índice de infestação predial do Aedes-Aaegypti é de 2.4 em Brumado, considerado alto, porém ainda dentro da realidade. Os bairros onde há maior índice de infestação é o Dr. Juracy e o São Félix", afirmou Ilka. A Vigep faz um apelo à comunidade para redobrar os cuidados com recipientes que possam acumular água e serem um reservatório para proliferação do mosquito. “Nesse momento precisamos do apoio da população. É um momento em que todos tem que fazer sua parte, limpe o seu quintal, reservatórios ou recipientes que possam acumular água”, alertou a coordenadora da Vigep.



Ansiedade: É um momento onde a pessoa vivência muito o seu estado com foco no futuro

Foto: Divulgação

A Ansiedade é uma seria doença. Quando não descoberta, tratada e curada a tempo, historicamente, a pessoa pode vir a ter alguns transtornos como inquietação, nervosismo, agonia, falta de apetite, queda de cabelo, impaciência, e outras enfermidades. No seu entendimento e aos olhos deste paciente, ninguém sabe e entende a dor que ela está vivendo. Em muitos casos, a própria família acaba não dando importância no início desta doença, imaginado ser algo sem muita importância. É exatamente neste caso, que esta doença mais vem a crescer e a dominar os pensamentos, enxergando a dor e vivendo no sofrimento. Normalmente, neste estado, não é apenas o paciente que sofre, mais também todo os seus familiares. Em muitos casos, pessoas com ansiedade, vão à procura de especialistas, sendo medicadas, com remédios fortes e viciantes, atuando sempre na consequência. A Hipnoterapia, junto ao processo de coaching, visa atuar no autoconhecimento, utilizando técnicas de psicologia positiva, neurociência, entre outras, possibilitando ao paciente uma regressão, identificando a causa raiz deste trauma, com isso, possibilitando ressignificar algo que aconteceu no passado. É exatamente importante que, caso o paciente já esteja sendo conduzido por um especialista, que, este processo só poderá ser realizado mediante a sua autorização, para não interromper o andamento. A Pombo´s Coaching atende na Av. Vereadora Esther Trindade Serra, nº 147, Edifício Ayrton Viana, Sala 202, Brumado. Telefones: (77) 9.9903-1931 e (77) 9.9997-1026. (Clique aqui e veja nosso Portifólio



Fazendeiro é preso acusado de furtar energia elétrica que daria para abastecer cerca de 4 mil casas por mês

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Um fazendeiro de 50 anos foi preso, na zona rural da cidade de Nova Viçosa, suspeito de furtar energia elétrica por três anos. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), a quantidade de energia seria capaz de abastecer cerca de 4 mil casas por mês. Valter Santos Nunes foi autuado em flagrante na última quarta-feira (24), em sua propriedade. A fazenda é especializada em produção de coco e de secagem de café. O “gato”, era usada para manter o funcionamento do local. Após ação, a linha irregular usada pelo fazendeiro foi desligada e ele foi encaminhado para a carceragem da delegacia da cidade. O fazendeiro foi solto, após pagamento de fiança no valor de R$ 33 mil. O suspeito irá responder pelo crime em liberdade. O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. 

 



Mãe é presa após forçar criança de um ano a fumar maconha

Foto: Reprodução l Vídeo

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de pessoas oferecendo um cigarro de maconha para um menino de apenas um ano e cinco meses de idade na cidade de São Paulo. Segundo a Polícia, três pessoas que aparecem nas imagens, a mãe e dois tios da criança foram presos. A investigação começou quando policiais civis, tiveram acesso ao vídeo que circulava no whatsapp, onde é possível ver uma adolescente colocando um cigarro de maconha na boca da criança. No vídeo, a adolescente também oferece o cigarro para uma outra criança, uma menina de 4 anos, que recusa a oferta. Nas imagens  a adolescente está acompanhado de um homem, que seria tio das crianças. A mãe do menino e outros dois tios também foram presos e encaminhados à delegacia. Em uma foto obtida pelos investigadores, as crianças aparecem juntas, com um dos homens presos, segurando o cigarro de maconha. 



Aracatu: Prefeitura e Câmara exonerarão 26 servidores por casos de nepotismo

Foto: Divulgação

O prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia, e o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Wilber Pinto Aguiar, firmaram na terça-feira (23) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para exonerar 26 agentes públicos em situação de nepotismo. O TAC foi proposto pelo promotor de Justiça Millen Castro. A exoneração deverá ocorrer em 30 dias. Os gestores não poderão nomear parentes para cargos em comissão ou de confiança. A lista de exoneração inclui sete assessores, quatro coordenadores, duas diretoras escolares, dois diaristas, dois chefes de Divisão, duas encarregadas de serviço, uma advogada, um professor e uma auxiliar de presidência, e outros. Os gestores se comprometem ainda a encaminhar à Câmara de Vereadores dois projetos de lei que vedam a contratação de pessoas nos casos previstos pela Súmula Vinculante nº13 do Supremo Tribunal Federal (STF). Será obrigatório, ainda, que qualquer servidor nomeado para cargo comissionado na Prefeitura ou na Câmara de Vereadores de Aracatu declare não se enquadrar nestas características no momento da investidura no cargo.



Conquista: Incêndio atinge Central Reguladora de Hospitais do sudoeste

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

Na madrugada desta quinta-feira (25), um incêndio atingiu a Central Regional de Regulação de Internações Hospitalares de Vitória da Conquista. Segundo a TV Sudoeste, alguns funcionários estavam no local, mas ninguém ficou ferido. Conforme informou o comando, as chamas começaram por volta de 1h30, em uma sala que fica no fundo do prédio. Um médico e dois auxiliares perceberam a fumaça e saíram do local. O fogo foi debelado ainda na madrugada, após a rede elétrica ser desligada. Seis computadores, um aparelho de ar condicionado e a central de telefone foram danificados. O prédio foi fechado para perícia e os atendimentos serão feitos em outros locais. A Central atende 111 municípios, dando assistência para todos os pacientes que procuram o internamento de leitos e de alta complexidade. O Corpo do de Bombeiros investiga a motivação do incêndio.



Forró do Sítio Novo 2019: Skol será a cerveja oficial da festa

Foto: Divulgação

Está chegando o período de festas mais aguardado do ano: o período junino. E, com ele, a melhor festa All Inclusive da região sudoeste: o Forró do Sítio Novo 2019. Além de contar com atrações renomadas nacionalmente como Dorgival Dantas, Calcinha Preta e Gabriel Diniz, além do tradicional forró com Edigar Mão Branca e Mayke José, e um serviço All Inclusive com variedades de comidas típicas juninas, o Forró do Sítio Novo traz uma das melhores cervejas e mais tradicionais: a Skol. Assim a conta fica fácil, as melhores atrações, excelente estrutura, e a cerveja mais pedida e vendida só pode resultar em sucesso. Não fique de fora dessa grande edição do Forró do Sítio Novo e garanta seu ingresso nos pontos de venda. Realização Só Legal e Beto Bonelly Produções.



Brumado: Secretário de Saúde diz que se for comprovado negligência médica no caso do filho de vendedor, os responsáveis serão punidos

Foto: 97NEWS

Na última segunda-feira (22), o vendedor e músico Ricardo Mota dos Santos, de 33 anos, procurou a reportagem do 97NEWS para relatar que durante a madrugada do mesmo dia, buscou por atendimento médico para seu filho de 3 anos no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HPMN), em Brumado, e não foi atendido. Conforme o pai da criança, seu filho durante a madrugada apresentou um quadro clínico de vômitos e tosse com catarro. Segundo Mota, ele chegou na unidade de saúde por volta das 03h30, passou por uma triagem com a enfermeira e aguardou até as 05h30, como nenhum médico atendeu a criança, ele optou por ir embora e realizar por conta própria a medicação. "Como todos podem ver no vídeo que gravei, as 05h30 sai do hospital sem atendimento, e mesmo correndo riscos, mediquei meu filho. Na tarde do mesmo dia paguei uma consulta de R$ 300, e graças a Deus meu filho está bem", relatou. Buscando esclarecimento dos fatos, na manhã desta quinta-feira (25), conseguimos falar com o Secretário Municipal de Saúde, Claudio Feres, que de imediato afirmou que já tem conhecimentos dos fatos, inclusive ouviu o relato do pai da criança e, que se for provado negligência médica, medidas serão tomadas. "Vamos consultar todos os profissionais que estavam de plantão naquela noite, inclusive o sistema de monitoramento, e saber o porque esta criança não foi atendida. Se ficar comprovado o erro por parte da equipe, vamos punir", esclareceu Feres, destacando ainda que ira ouvir os servidores, dando-lhes o direito de se defenderem. "Não é comum uma situação dessa ocorrer, algo aconteceu, vamos sentar com a equipe, e saber porque que a criança não foi atendida", afirmou o Secretário de Saúde. 



Sistema que facilita posse de armas já está valendo

Foto: Reprodução

Para contemplar o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que flexibiliza a posse de armas de fogo no país, começou a funcionar desde segunda-feira (22) o novo Sistema Nacional de Armas, o Sinarm II. Os requerimentos de aquisição, transferência, porte, guia de trânsito e emissão e renovação de registro de armas passam a ser realizados na nova plataforma, conforme determinado em publicação do Diário Oficial da União do último dia 8. Na prática, as armas de fogo produzidas ou importadas pelo Brasil e sua movimentação no território nacional deverão ser cadastradas no Sinarm II, seja pelo fabricante ou importador. As solicitações de emissão de porte continuarão a ser feitas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e deverão ser colocadas no Sinarm II pelas unidades de controle de armas. Em janeiro, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto n.º 9.685/2019, que muda as regras sobre a posse de armas. Antes, era necessário que um delegado da Polícia Federal avaliasse caso a caso se o cidadão requerente precisava ou não de uma arma de fogo em sua residência ou negócio. Com o decreto, cidadãos em determinadas condições podem comprar armas sem essa análise individual. Quem vive em cidade ou estado onde a taxa de homicídios seja superior a 10 para cada 100 mil habitantes, moradores de áreas rurais, donos de estabelecimentos comerciais ou industriais, militares, agentes de segurança pública, administradores de penitenciárias, atiradores e caçadores registrados no Exército têm direito à posse. O decreto também aumentou a validade do registro de arma de fogo de cinco para dez anos.



Empresários brumadenses participam de palestra motivacional 'Uaugomais' no Clube Social de Brumado

Foto: 97NEWS

Empreendedores de Brumado e região foram convidados pelo Sebrae, CDL e Sala do Empreendedor para participarem de uma palestra motivacional, liderança, vendas e inovação com o empresário, consultor e palestrante Fred Alecrim. O evento que aconteceu na noite desta quarta-feira (24), no Clube Social de Brumado, reuniu vários empresários de diversos setores da cidade. Em uma noite de bastante aprendizado e conhecimentos, a palestra contou com a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos que elogiou a participação crescente do empresariado, e também fez questão de enfatizar que Brumado tem potencial para crescer. "Não podemos deixar que empresas de outros municípios venham oferecer serviços básicos que o próprio micro empresário daqui possa oferecer, esse é o patamar que estamos vivendo hoje. Um exemplo, são as licitações da prefeitura, 80% dos materiais adquiridos vem de fora, porque o empresário de Brumado não tem pra oferecer. Precisamos mudar isso, empreender é a forma mais importante de fortalecer essa corrente de crescimento", explanou Vasconcelos. 

Foto: 97NEWS

Para o gerente adjunto da unidade regional do Sebrae de Vitória da Conquista, Lívio Santos Muniz, o trabalho realizado em parcerias, como é o caso de Brumado, que criou-se uma rede entre Sebrae, Sala do Empreendedor e CDL, só tende a gerar grandes frutos para um comércio mais forte e empreendedor. "Brumado hoje é uma praça extremamente importante para os negócios, e como tal, não poderíamos deixar de realizar eventos dessa natureza. Só para se ter uma ideia, palestras com esta, hoje só acontecem em municípios como Vitória da Conquista, Guanambi e Jequié, exatamente para valorizarmos os municípios chaves de nossa região", relatou ao 97NEWS. 

 

Foto: 97NEWS

Já o palestrante Fred Alecrim, não conteve a alegria ao subir no palco e ver um público tão grande. "Parabéns Brumado por este evento, gostei da cidade, muito bem organizada. Visitei algumas lojas e o potencial é muito grande”, declarou. Alecrim destacou que um comércio forte é aquele que atrai movimento e gera movimento. "O grande diferencial é entender o seu papel, seja no negócio ou na carreira profissional, ou seja, assumir sua responsabilidade. É muito importante perceber o quanto agente é contaminado por pensamentos de pessoas que acabam não enxergando oportunidades, apenas ameaças em tudo. Então, é intender a onde que você pode fazer mais, qual o seu diferencial, esqueça um pouco os seus pontos fracos, pense no ponto forte e, se concentra nisso. Utilize o seu talento para empreender", comenta Fred. O palestrante disse ainda que o importante é saber "surfar na onda da crise". "Você não pode parar as ondas, mas você pode surfá-las, então tempos difíceis sempre vai haver, se você tem talentos e habilidades, você vai ser mais forte em tempos difíceis", completou o palestrante ao 97NEWS. O encontro que contou com a presença de mais de 500 convidados foi organizado com bastante antecedência, e foi considerado um sucesso pelos organizadores.



Presidente do Crea-Ba diz que trabalha para combater os famosos engenheiros 'Canetinhas' na construção civil

Foto: 97NEWS

Buscando conhecer de perto as dificuldades e as necessidades das inspetorias do interior, o presidente do Crea-BA, Luis Edmundo Campos, está realizando visitas a todas as 26 unidades existentes no Estado. Em visita a unidade de Brumado, o engenheiro falou com o 97NEWS sobre a importância do trabalho do Crea nos municípios. "O papel do Conselho Regional é fazer o cadastro e a fiscalização do exercício profissional da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Urbanismo e Meteorologia. Nós fiscalizamos todos esses profissionais, para defender a sociedade daquelas pessoas que estejam fazendo errado ou não habilitada para isso", descreveu. O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, disse ainda que a população tem que ter uma certa cautela ao contratar um engenheiro civil. Segundo ele, não basta ir na obra e assinar um projeto, e em seguida não comparecer mais. "Nós temos trabalhado muito para evitar aqueles profissionais, que infelizmente nós temos, em um número muito pequeno, que denigre muito a imagem de nosso profissão, que é o famoso canetinha. Que são aquelas pessoas que vendem a assinatura para oficializar um documento, mas não comparece a obra", destacou Luis. O gestor alertou ainda que o Crea não aceita este tipo de comportamento e, sempre vai combater esse profissional. "Nós estamos em um processo de ataque, identificação e colocar essas pessoas na Comissão de Ética, e se for possível até se ele não corrigir, expulsar do sistema, caso permaneça assinando documento sem dar Responsabilidade Técnica", afirmou Campos, que esclareceu ainda no qual não se trata de valores, quando por exemplo, o profissional cobra por um valor mais baixo do que é ofertado. "Não se trata de dinheiro, se ele quer fazer uma ação social, ele tem que da a atenção ao cidadão, ele pode até fazer de graça, mas se ele não tiver presente na obra, mostra uma falta de ética muito grande e nós estamos na busca de identificar essas pessoas para que eles possam responder por seus erros", finaliza.



Operação nacional 'PC27' termina com mais de 90 presos na Bahia

Foto: 97NEWS

A Polícia Civil da Bahia prendeu 91 pessoas acusadas de homicídios, latrocínios, estupros, tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio, durante uma operação nacional deflagrada nesta quarta-feira (24). O objetivo da operação era capturar foragidos da Justiça em diversos estados do país. Na Bahia, mais de 1,2 mil policiais e 321 viaturas foram empregadas na ação, que cumpriu mandados e efetuou prisões em flagrante, em Brumado, Salvador e outras cidades do interior. Oito adolescentes, que possuíam mandados de apreensão em aberto, também foram localizados e encaminhados ao Ministério Público (MP) para adoção de medidas socioeducativas. Na ação, os policiais encontraram porções de maconha, cocaína, crack e quatro armas de fogo, durante o cumprimento dos mandados. Os presos serão encaminhados ao sistema prisional e o material apreendido segurá para a perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Em Brumado, um brumadense foi preso acusado de cometer homicídio em Contagem no estado de Minas Gerais. Outro brumadense é acusado de aplicar o "Golpe do Amor". Ele é investigado por extorsão e, segundo a Polícia, teria seduzido várias mulheres, e posteriormente aplicava o golpe. Ainda segundo a Polícia, o homem conhecia as mulheres na internet e, de acordo com as investigações, mantinha relacionamento amoroso pelas redes sociais. Na Capital do Minério, a operação contou com apoio de vários policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin).



Processos em fase de pagamento com perdas do 'Plano Collor 2' são liberados

Foto: Reprodução

Estabelecido em 31 de janeiro de 1991, o Plano Collor congelou preços e salários, aumentou tarifas públicas e criou a Taxa de Referência de Juros (TR ), extinguiu o BTN-F e estabeleceu a Taxa referencial diária (TRD) como fator de correção da poupança. Clientes que tinham dinheiro na poupança com aniversário entre 1º e 31 de janeiro de 1991. Esta semana, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou o andamento dos processos relacionados às perdas com o Plano que estiverem em fase de pagamento. Em outubro do ano passado, o STF suspendeu todos os processos em fase de execução, liquidação ou cumprimento de sentença para estimular a adesão de cidadãos ao acordo coletivo com os bancos. Agora, ao reanalisar o caso, o STF reconsiderou a própria decisão. Para ele, a suspensão não estimulou a adesão ao acordo coletivo. Ainda conforme o STF, poupadores relataram "paralisia" dos processos em fase de execução, na medida em que "os peticionantes alegam manifesta desproporção entre o que os poupadores teriam direito em razão de sentenças judiciais transitadas em julgado e o que lhes é proposto para formalização de acordo".



Brumado: Moradores do bairro Baraúnas cobram de vereador mais dedicação; Elias Piau rebate e diz que não é ele que tem a 'caneta na mão'

Foto: 97NEWS

Quadra abandonada, lixo nas ruas, sem pavimentação, mato às margens das vias, obras paradas ou que ainda nem começaram. Estas são apenas algumas das reclamações dos moradores do bairro Baraúnas, que cobra mais atenção do vereador Elias Pereira, o "Piau". Esta semana, os moradores enviaram fotos da quadra do bairro que está completamente abandonada. Além disso, ruas apresentam sujeira em vários pontos do bairro. O morador José Cândido relata bem as problemáticas do bairro, que segundo ele tem recebido algumas melhorias, mas que ainda é muito pouco para o que se falta ser feito. "A limpeza pública aqui é uma vergonha, essa quadra estava tomada de lixo, melhorou alguns dias atrás porque fizeram um evento ai, e limparam. E sem contar que os moradores também não ajudam né. Temos que fazer a nossa parte", relatou. Ainda segundo o morador, a rua Deuclides Ferreira Neves, é uma das que mais precisa de atenção. "Não vamos ser hipócritas e dizer que deu uma melhorada em algumas ruas do bairro, mas mesmo assim, ainda falta muita coisa para o bairro Baraúnas chegar à um bairro bem visto. Infelizmente, os gestores foram deixando o bairro para trás e é como você está vendo, está a deus-dará", afirma o morador, que completou cobrando o setor de infraestrutura para que visitasse mais o bairro. "Visitem mais o bairro Baraúnas, veja a nossa situação e tenha boa fé. Porque não basta falar, tem que ver o que o bairro está passando", comentou. 

Foto: 97NEWS

Outra questão levantada por alguns moradores é de que, existe um representante político no bairro, mas que está focado apenas na prática de esportes, esquecendo de outros setores. Diante dos questionamentos dos moradores, o vereador Elias Pereira, escreveu em sua página na rede social esclarecendo que, "Sei que o fato da realização dos campeonatos fazem com que algumas pessoas pensem que atrapalha meu trabalho com parlamentar, me envolvo no esporte sim, e por amor", escreveu. Ele ainda fez questão de afirmar que faz várias cobranças ao Executivo. "Faço todas as cobranças devidas e necessárias, por conviver e caminhar pelo bairro Baraúnas, conheço de perto as reais necessidades e demandas da minha comunidade, coisa que muitos não fazem. Sempre fiz minhas cobranças ao secretariado da Prefeitura Municipal de Brumado através de ofícios e até mesmo pessoalmente, encaminho as sessões da Câmara Municipal todas as demandas e necessidades da comunidade por meio de indicações e requerimentos". Por fim, o parlamentar ainda diz, "Vereador não executa obra, sei que muitos estão vendo a equipe da capina e limpeza no bairro a mais de uma semana a pedido do vereador, mas pelo amor de Deus... Isso não é realizado em um dia ou dois, requer tempo para que atenda toda extensão do bairro". O parlamentar ainda completa ao falar da quadra de esportes do bairro. "Saibam que as indicações para reforma da quadra poliesportiva já foram feitas e através delas muitas cobranças diárias", desabafou o vereador em sua página pessoal.

Foto: 97NEWS


Mulher é flagrada furtando caixa de loja de utilidades, em Tanhaçu; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma mulher não identificada, foi flagrada na manhã desta quarta-feira (24) pelo circuito interno de monitoramento furtando o caixa de uma loja de utilidades, na cidade de Tanhaçu. Por volta das 07h43, a mulher que vestia blusa lilás e bermuda jeans, entra na loja calmamente e percebe que não há ninguém no estabelecimento. Tranquilamente observando a situação, a mulher olha para todos os lados e percebe que o dono do estabelecimento não está por perto. Em seguida, é possível ver no vídeo que a mulher vai em direção ao caixa da loja e pega algumas notas. Após a ação, a mulher coloca o valor no bolso e sai como se nada tivesse acontecido. Segundo apurou o 97NEWS, a família informou que a mulher sofre com problemas psicológicos e já procurou o dono do estabelecimento para devolver a quantia. Veja o vídeo:



Brumado: Homem é preso após dar murro em rosto de vizinha

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Nesta quarta-feira (24), após denúncia, o Cicom informou que na rua Laguna, no bairro Novo Brumado, um indivíduo havia agredido fisicamente uma senhora e, de posse dessa informação, a guarnição do motopatrulhamento Carcará deslocou-se, tendo encontrado uma senhora que disse que o vizinho havia a agredido fisicamente com um soco, abrindo-lhe os supercílios. Em meio a essa situação, a guarnição com a permissão da proprietária, adentrou a residência do agressor, que foi então capturado e conduzido à Delegacia de Brumado para fins de esclarecer o fato.



Santa Teresinha recebe Suba 100 de mountain bike neste final de semana

Foto: Divulgação

Tudo pronto para a maior subida de mountain bike do Brasil. Mais de 1,5 mil ciclistas de todo o país estarão reunidos no município de Santa Teresinha, para a 5ª edição do Suba 100. A prova terá início já neste final de semana e ocorre entre os dias 26 e 28 de abril. A prova, do tipo maratona, é dividida em duas etapas, de 66 km e 100 km. A primeira começa no sábado (27), com saída programada para as 8h, da Praça da Bandeira, onde os atletas subirão a Serra dos Neves e Serra da Jibóia, descendo pelo “Rock Garden” da região da Barragem da Casa Forte. No domingo (28), os ciclistas percorrerão 100 quilômetros de pedalada e 1.300 metros de subida. Os atletas passarão por cenários naturais da região, como as Serras do Boqueirão, passando pelo distrito de Rio Seco e seguindo para região dos inselbergs (relevos residuais que tendem a ficar salientes em uma planície, em lugar árido ou semiárido) de Itatim, sendo os mais conhecidos o Morro da Ponta Aguda, Morro da Toca, o Morro Malhado e o Enxadão. Organizada pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC). Para o presidente da FBC, Orlando Schmidt, a competição exige dos ciclistas muito fôlego para superar as subidas do circuito. “O grande desafio da competição é trazer ao atleta a adrenalina e a dificuldade em uma subida de 2.800m na Serra da Jibóia e na Rampa de Voo Livre do Boqueirão”, disse.



Brumado: Servidores do Judiciário se reúnem com professores do EJA para aplicação do Círculo de Construção de Paz

Foto: Divulgação

No último mês os técnicos do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) se reuniram com toda a rede de professores e coordenação da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), na escola Santa Rita de Cássia para aplicar o procedimento do Círculo de Construção de Paz (CCP). O objetivo do evento foi proporcionar a interação entre os profissionais, bem como sensibilizá-los em relação ao autocuidado. Ocorreu, neste encontro, participação efetiva dos professores onde manifestaram gratidão em poder vivenciar um momento de olhar para si.



Brumado: De olho nas próximas eleições partidos garimpam filiados para 'Campanha Proporcional'

Foto: Composição l 97NEWS

Mesmo faltando dezenove meses para as próximas eleições, os partidos políticos em Brumado seguem em intensa movimentação nos bastidores de olho nas urnas em 2020. Aquelas lideranças e figuras de destaque da cidade para tentar conquistar votos, especialmente para vereador. Segundo os próprios partidos, por conta do fim das coligações proporcionais. A intenção é acabar com o chamado “efeito Tiririca”, pelo qual a votação expressiva de um candidato ajudar a eleger outros do grupo de partidos que se uniram. Na prática, parlamentares de legendas diferentes, com votação reduzida, acaba eleito devido ao desempenho do chamado “puxador de votos”. A eleição do próximo ano vai inaugurar esse novo modelo de disputa para o Executivo e Legislativo. Nesse caso, para que haja votos suficientes dentro de uma mesma agremiação, os desbravadores políticos iniciam desde agora a série de conversas e negociações com foco em 2020. Na Capital do Minério, vários pré-candidatos já sinalizaram a filiação de novos quadros, inclusive daqueles que estão fora da cena atual. A ideia é garimpar o terreno da “nova política” para tentar impulsionar nomes até então desconhecidos. Para tanto, a busca pelo tesouro inclui médicos, promoter de eventos, evangélicos, ex-deputados, radialistas, empresários, ex-prefeitos ou até mesmo um rosto que desponte como liderança. O que se pode observar é que, desde o ano passado, já se realiza uma conversa aqui, um café ali e um almoço lá, e assim segue a estratégia de cada em em busca do tão prometido "diamante lapidado". Só que para os estudiosos políticos, ao diversificar o quadro, as siglas ampliam seus “garimpeiros” e conseguem construir uma estrutura de candidatura mais antiga. Outra questão, é os prejuízos que os partidos tiveram ao terem subjugado os postulantes a vereador nas últimas eleições. Por isso, a corrida pelo tesouro pode ser mais acirrada.



Operação nacional busca foragidos por roubo, homicídio e estupro em Brumado e outros Estados

Foto: 97NEWS

Nesta quarta-feira (24), policiais civis cumprem vários mandados de prisão em Brumado e em outros 26 estados do país. Segundo apurou o 97NEWS, a megaoperação está sendo realizada para prender foragidos da Justiça. Os alvos são acusados de crimes graves como roubo, golpes na internet, homicídio e estupro. Cerca de mil mandados de prisão, busca e apreensão foram expedidos. 600 prisões já foram feitas em todo o país até o fim desta manhã. Batizada de "#PC27", a operação é uma referência à padronização de todas as polícias civis do país. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça, após trabalho de investigação. Em Brumado, um brumadense está sendo procurado por aplicar o "Golpe do Amor". Para não atrapalhar as investigações, a polícia não divulgou a identidade do suspeito. Ele é investigado por extorsão e, segundo a Polícia, teria seduzido várias mulheres, e posteriormente aplicava o golpe. Ainda segundo a Polícia, o homem conhecia as mulheres na internet e, de acordo com as investigações, mantinha relacionamento amoroso por WhatsApp ou Facebook. Nesse processo, a vítima era induzida a depositar quantias em dinheiro na conta. Também nesta quarta, um outro brumadense foi preso acusado de cometer homicídio em Contagem no estado de Minas Gerais. A polícia também não divulgou o nome do suspeito. Na Capital do Minério, a operação conta com apoio de vários policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin).