ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Desapropriação: ‘Estou sendo perseguido por fazer oposição ao prefeito’, afirma ‘Osmani da Borracharia’

O empresário Osmani Meira (esquerda) se diz perseguido por fazer oposição ao gestor (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um impasse que tem uma década e meia teve a sua definição na manhã desta segunda-feira (23), já que uma ordem de desapropriação foi expedida pela Justiça contra o microempresário Osmani da Silva Meira (48), o popular “Osmani da Borracharia”. Ele que instalou, há 20 anos, o seu empreendimento num terreno da união, que pertence ao DNIT, e, de lá para cá, iniciou uma luta na justiça para buscar a legalização do terreno, entrando com vários recursos em todas as instâncias. Com o processo transitado em julgado a desapropriação é inevitável, o que gerou um protesto do microempresário, o qual afirmou que “estou sendo injustiçado, pois aqui em Brumado têm outros casos como o meu” e emendou em tom ácido ao disparar que “eu estou sendo perseguido fazer oposição ao atual gestor, mas quem conhece a minha luta sabe que eu só quero trabalhar e dar o pão para os meus filhos”. E finalizou destacando que “o prefeito me persegue há uns 15 anos e agora ele conseguiu o que pretendia, deixar um pai de família na rua. Agora para os ricos ele não age dessa forma, está tirando o pão da boca de um trabalhador, sem falar nos 5 funcionários que também estão sendo prejudicados”. A desapropriação, que foi ordenada pela Justiça Federal, pode acontecer ainda essa semana, já que, segundo a administração municipal, uma importante obra será realizada no local. Já segundo o empresário o prédio foi somente embargado e não pode ser demolido, tem que ser devolvido para o DNIT. Confira abaixo o vídeo desabafo:

A edificação onde fica a borracharia poderá ser demolida ainda esta semana (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Governador Valadares: Acidente com ônibus, carreta e caminhonete deixa mortos e feridos na BR-116

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Seis pessoas morreram em um acidente envolvendo uma caminhonete, uma carreta e um ônibus na BR-116, próximo a Governador Valadares, na madrugada desta segunda-feira (23). Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, 12 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital de Valadares; ainda não há informações sobre o estado de saúde delas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a caminhonete seguia sentido Valadares, invadiu a contramão e bateu de frente com a carreta, que seguia em direção a Teófilo Otoni. Com o impacto, o motorista da carreta perdeu o controle da direção e bateu no ônibus que estava atrás da caminhonete. O trânsito no local ficou totalmente interditado por cerca de quatro horas e já foi liberado. O acidente foi por volta da meia-noite. Todos os mortos estavam no ônibus de turismo que havia sido fretado para levar um grupo de pessoas de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, para Belo Horizonte. A PRF informou que entre as vítimas estão duas idosas, de 76 e 75 anos, um estudante de 20 anos e um policial reformado, que não teve a idade divulgada. Os outros dois mortos ainda não foram identificados. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Valadares.



Rui autoriza início imediato de construção da Policlínica Regional de Saúde em Paulo Afonso

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa autorizou, na última sexta-feira (20), o início imediato das obras de construção da Policlínica Regional de Saúde que atenderá a região de Paulo Afonso, no Vale São-Franciscano da Bahia. Com um investimento de R$ 22 milhões, está prevista a execução dos trabalhos, a compra de equipamentos e mobiliário e também a aquisição de micro-ônibus para o transporte de pacientes residentes nos outros municípios do consórcio público de saúde, que inclui, Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida e Pedro Alexandre. A policlínica terá salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, além de sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico. Na ocasião, o governador autorizou também o convênio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com a prefeitura de Paulo Afonso, no valor de R$ 2,9 milhões, para a implantação de dez leitos de Terapia Intensiva (UTI) no hospital municipal.



‘A situação está cada dia pior’, protestam moradores da região de Furado de Maria Nova

Por causa da situação precária das estradas, os caminhões pipas não estão indo fazer a distribuição em várias comunidades (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação em várias comunidades rurais de Brumado vem ficando cada vez pior, resultado direto da situação das estradas vicinais, que estão praticamente intransitáveis. Uma das que mais vem sofrendo nesse ponto é da região de Furado de Maria Nova. Em contato com a redação do 97NEWS a representante da referida comunidade, como também de Água Boa e Canudos, Rosângela Ribeiro Leite não escondeu a sua grande preocupação a declarar que “realmente a situação das estradas da nossa região estão caóticas, tanto que em vários locais não tem nem como passar”. Ela continuou explicando que “nem pelas quais passam o ônibus escolar estão trafegáveis, tanto que tem motorista pagando do próprio bolso para arrumar a estrada”. Mostrando uma certa irritação ela disparou que “agora o pior problema que estamos atravessando é a falta de água, já que os caminhões pipas não têm ido fazer a distribuição em várias localidades, somente na sede. Como os pipeiros trabalham por quilometragem não compensa a eles irem em locais mais afastados com as estradas ruins, já que podem acontecer problemas mecânicos”. E finalizou citando que “nós já fomos diversas vezes ao setor de infraestrutura, já enviamos ofícios, mas até agora nada. Espero que eles venham a se sensibilizar com a nossa situação, pois não podemos mais continuar vivendo desse jeito”.



Morre, aos 81 anos, Waldyr Sant'anna, primeiro dublador de Homer Simpson

Foto: Reprodução

O ator e dublador Waldyr Sant'anna, lembrado por ter dado voz à versão brasileira de Homer Simpson durante as primeiras temporadas de Os Simpsons, morreu no sábado (21), aos 81 anos. Ele também dublou o personagem de Eddie Murphy em Um Príncipe em Nova York, também atuou em diversas novelas e produções da TV aberta, como Roque Santeiro, da Globo, em 1985. O colega de dublagem, Guilherme Briggs, publicou uma homenagem em seu Instagram. "Ele sempre era calmo, tranquilo e bem humorado, o que fazia toda a diferença. [...] Inteligente, espirituoso, criativo, divertido e dono de um delicioso humor, Sant'Anna era muito querido por todos nós na dublagem", escreveu.



Endocrinologista Drª Minelli Salles na Clínica Master

Foto: Divulgação

Não é de hoje que a endocrinologia vem despertando o interesse de muita gente. Ela é uma das especialidades médicas mais requisitadas atualmente e é de suma importância para manter a saúde em dia. O médico endocrinologista é responsável por cuidar de todo o funcionamento hormonal do nosso corpo e ainda diagnosticar e tratar doenças de distúrbios hormonais. A falta ou o excesso de hormônios provocam várias doenças como, obesidade e complicações como a diabetes; hipotiroidismo; hipertiroidismo; nódulos de tireóide; câncer de tireóide; distúrbios do crescimento e desenvolvimento; menopausa; andropausa; distúrbios do metabolismo do cálcio e fósforo; além de alterações da glândula hipófise, por exemplo, alterações do hormônio do crescimento entre outros. Na CLÍNICA MASTER você encontra a competente endocrinologista Drª. Minelli Salles. Rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta (77) 3441-5396, (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Brumado: Empossados os novos membros do CMAS para o biênio 2018/2020

Foto: Divulgação

No último dia 19 de abril, foram empossados na sede da Central dos Conselhos, os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A Plenária extraordinária teve como pauta a finalização das atividades da gestão 2016/2018. A posse dos novos conselheiros, por meio do Decreto Municipal nº. 5.056 de 12/04/2018,  terá presidente e vice-presidente para gestão 2018/2020. Após votação, foram eleitos para Presidente, Denise Alves Pinto e  Vice-Presidente, Gilberto Lima Dias. A ex-presidente do CMAS, Magna Nunes  ressaltou  a importância da manutenção do Conselho, espaço este responsável pela deliberação e monitoramento das políticas públicas no âmbito  da assistência social. Por outro lado, os novos empossados  assumiram o compromisso na efetivação das ações pertinentes ao referido Conselho, no município de Brumado.



Brumado: Campanha de Vacinação contra a Gripe se inicia hoje (23); Dia D será 12 de maio

(Divulgação)

Com a entrada do Outono que é sequenciado pelo Inverno, os casos de gripe começam a ter um aumento significativo em alguns locais do país. Em Brumado, por ser um lugar que na grande maioria do ano os termômetros registram temperaturas na casa dos 30 graus, essa tendência é bem menor, mas, de uns anos para cá, os casos aumentaram, o que fez com que a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificasse as campanhas. Neste ano de 2018, essa metodologia voltará a ser aplicada, então diante disso, a Campanha de Vacinação que será iniciada na próxima segunda-feira (23) terá uma atenção especial por parte da SESAU. Outro fator importante que precisa ser ressaltado é que o DIA D da campanha será no dia 12 de maio, um sábado, o que facilita a população. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O público alvo da campanha é:

- Pessoas a partir dos 60 anos de idade;
- Crianças de seis meses a cinco anos de idade;
- Gestantes, ou mulheres que deram à luz há até 45 dias;
- Trabalhadores da saúde;
- Indígenas;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Professores;
- Presos.



Enem: mais de mil provas podem ter sido fraudadas no ano passado

(Foto: Reprodução)

Porta de entrada para as maiores universidades do país, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por ter sido fraudado em mais de mil casos no ano passado, de acordo com a Folha. Segundo a publicação, pelo menos 1.125 provas estão sob suspeita. A matéria aponta que as avaliações estão dentro de grupos com padrão de respostas tão semelhantes entre si que, estatisticamente, é improvável que não tenha havido algum tipo de cola nesses casos. Investigações conjuntas do Inep (órgão federal responsável pelo Enem) e da Polícia Federal confirmaram até hoje apenas 14 casos de fraude. A gestão Michel Temer diz que usa estatística e outros meios para combater as colas. O estudo da Folha identificou tanto duplas de provas suspeitas, o que indica algum tipo de cola rudimentar, quanto grupos com até 67 candidatos suspeitos, apontando para um esquema mais sofisticado de transmissão de respostas.  A pesquisa considera apenas candidatos que ficaram entre as 10% melhores notas, entre as edições 2011 e 2016, o que representa um montante total de 3 milhões de provas analisadas. Com essa pontuação, o candidato consegue ingressar em cursos concorridos como medicina, direito ou administração.



Inscrições para o Encceja terminam na próxima sexta-feira

Foto: Reprodução

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) deste ano vão até a próxima sexta-feira (27).  As provas serão realizadas no dia 5 de agosto. O sistema de inscrição pode ser acessado na página do Encceja na internet. O exame é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do ensino médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame. A participação é voluntária e gratuita. Durante a inscrição, o participante deve ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem quer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. Mas o participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Na inscrição, o participante também precisa escolher a instituição na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência. Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos: a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.



Criança de 2 anos morre após ser espancada pelo padrasto em Barra da Estiva

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

Samuel Lucas Oliveira Mari, uma criança de 2 anos, morreu na noite da última sexta-feira (20) após agressões do padrasto identificado como Rafael Cires Ferreira, 20 anos, no último dia 11 de abril. O caso ocorreu no município de Barra da Estiva. O padrasto tomava conta do menor depois que a mãe da criança saiu para trabalhar por volta das 7h. No trabalho, a mãe teria recebido uma mensagem de texto do companheiro dizendo que seu filho tinha caído da cama após uma convulsão. A mulher voltou rapidamente para casa e o casal levou o menino para o Hospital Municipal de Barra da Estiva. A equipe médica da unidade de saúde desconfiou das marcas roxas no corpo da criança e acionou o Conselho Tutelar do município. Foi então que o suspeito da agressão pediu R$ 100 para a mulher, com a justificativa de que compraria remédios para a criança, mas fugiu em seguida. O suspeito e a mãe da criança estavam juntos há 3 meses. Por causa da gravidade dos ferimentos, o menino foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Chegando na unidade, os médicos analisaram os ferimentos da criança e levantaram suspeita de abuso sexual, informação que só será confirmada após análise pericial da polícia. O delegado responsável pelo caso, Joildo Souza dos Humildes, informou que a mãe registrou a ocorrência no mesmo dia do crime. O delegado do caso declarou que um pedido de prisão temporária contra o suspeito foi pedido à Justiça. O corpo do menino foi liberado para sepultamento na manhã do sábado (21). O suspeito do crime é de Cubatão, em São Paulo, e mantinha uma relação com a mãe da criança há três meses. 



Municípios do sudoeste baiano debatem a saúde pública na Bahia em Oficina de Gestão

(Foto: Divulgação)

Vitória da Conquista foi palco para o debate sobre a Saúde Pública da Bahia e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, durante a realização da Oficina de Gestão Municipal em Saúde, que contou com a participação do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. O evento, que reuniu mais de 20 municípios do Sudoeste baiano, foi realizado pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), e contou também com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde, diretores de hospitais, profissionais da área, estudantes e membros da sociedade interessados no tema. Durante a Oficina, o secretário de Saúde apresentou as ações do Governo da Bahia que vêm revolucionando a Saúde Pública e o atendimento pelo SUS no Estado, tornando-se exemplo para o Brasil. “Nós resolvemos criar os consórcios de saúde para modificar o modelo antigo e já superado de atendimento pelo SUS. Hoje já são 18 consórcios criados em toda a Bahia e cada um deles contará com uma Policlínica Regional, como a que estamos construindo aqui em Vitória da Conquista para o atendimento dos municípios que compõem o consórcio do Sudoeste”, explicou.   Vilas-Boas apresentou ainda todos os investimentos em Saúde feitos pelo governador Rui Costa em Vitória da Conquista, começando pela Policlínica, que já está em construção e deverá ser entregue até o final do ano ou início de 2019. “Na Bahia inteira a gente já aplicou mais de R$ 15 bilhões em Saúde e abrimos mais de mil leitos em todo o Estado em três anos. Aqui em Conquista, já entregamos a UPA - que é a mais resolutiva de todo o estado – estamos construindo a policlínica, que vai atender 28 municípios e uma população equivalente a mais de 600 mil habitantes, a ampliação da emergência do Hospital de Base, a construção do Centro de Diagnóstico de Imagem, a construção de novos eleitos de UTI para o HGVC, a reforma do Afrânio Peixoto, que será um hospital para a realização de cirurgias, além da implantação da fábrica da Bahia Farma, que já conta com investidor e, espero, ainda no mês de maio, vir aqui com o governador assinar a ordem de serviço para a instalação da fábrica”, listou.

(Foto: Divulgação)


Endureceu: ‘Essa situação dos cães errantes é uma vergonha para Brumado’, dispara Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro subiu o tom do seu discurso para falar do problema dos cães errantes em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conhecido por sua eloquência e coragem em “tocar na ferida” dos principais problemas vivenciados em Brumado, o vereador Zé Ribeiro (PT), desta feita, endureceu o seu discurso contra a situação dos cães errantes, que, ultimamente, se tornou ainda pior, já que vários casos de pessoas atacadas por esses animais começaram a ganhar uma forte repercussão. Em seu discurso na sessão desta sexta-feira (20) do Poder Legislativo, Zé Ribeiro fez um discurso impactante abordando essa temática, a qual ele denominou como “vergonha”. Muito seguro e mostrando um grande conhecimento da causa, o vereador declarou que “esse problema dos cães errantes em nossa cidade é muito antiga e vem mostrar uma inoperância dos poderes constituídos em resolver essa questão que hoje se tornou crônica”. Mostrando certa irritação com a situação, ele endureceu a sua fala ao dizer que “a administração municipal sempre fez corpo mole quanto a essa questão, alegando que o problema não é mais de sua alçada após a interferência dos defensores de animais e da Promotoria Pública que acabaram nas ações que sacrificavam os animais que estavam doentes, principalmente com Calazar” e continuou alegando que “isso acabou contribuindo para que o problema se agigantasse, tanto que hoje já está à beira do incontrolável. Na gestão passada foi criado um abrigo, mas o mesmo, além de muito longe é insuficiente, tanto que hoje está paralisado”. O parlamentar ainda lembrou que “temos conhecimento que outros municípios da região colocam os cães em carrocerias e despejam aqui nas entradas da nossa cidade, o que agrava ainda mais esse quadro extremamente preocupante”. E concluiu comunicando que “vou buscar o apoio de todos os vereadores para que possamos pressionar os órgãos responsáveis para agir com urgência para resolver essa questão que é de saúde pública. Nessa semana eu também irei ao Ministério Público pedir para que o posicionamento seja revisto, pois do jeito que está não dá para continuar, ou será que um episódio com alguma vítima grave vai ter que acontecer para que as providências sejam tomadas”.

A situação dos cães errantes em Brumado se tornou caótica (Fotos: 97NEWS)


Dois jovens morrem em acidente de moto na BA-156 entre as cidades de Jacaraci e Mortugaba

(Fotos: D10)

Dois jovens morreram após se envolverem em um acidente de moto que ocorreu no início da noite deste sexta-feira (20) na BA-156, trecho que liga as cidades de Jacaraci e Mortugaba. Segundo informações divulgadas pelo site Paulo Publicidade, a motocicleta teria batido de frente com uma caminhonete modelo D20. O ocupante da moto que vinha na garupa, identificado como Daniel Oliveira Moura, de 24 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor, de prenome Yago Jackson, de 23 anos, fraturou uma das pernas e um braça e tevês várias escoriações, sendo encaminhado em estado grave para o hospital. Segundo a mesma fonte, Yago chegou a ser levado para o Hospital Regional em Guanambi, mas veio a óbito no fim da noite. Os dois jovens eram da cidade de Jacaraci onde deverão ser sepultados neste sábado (21).



Controlar como as crianças usam a tecnologia: prevenção ou invasão de privacidade?

(Foto: Reprodução)

Existem muitas maneiras de saber o que uma criança está fazendo online: os aplicativos de geolocalização estão disponíveis como uma ferramenta para cuidar dos pequenos enquanto navegam na internet. Há também aplicativos que regulam o conteúdo que pode ser acessado, outros com acesso ao microfone para ouvir o som de onde estão ou até mesmo gravar tudo o que acontece na tela do aparelho, por meio de captura em vídeo. Embora essas ferramentas pareçam ser a grande solução para os problemas que todos os pais de um nativo digital podem ter, nem todos os aplicativos de controle parental funcionam da mesma maneira, nem têm as mesmas características. Portanto, a ESET América Latina recomenda analisá-los e utilizá-los de acordo com as necessidades de cada família.

Muitos controles que, a princípio, parecem ser úteis para os pais, acabam sendo invasivos, o que causa uma reação negativa. A criança, em vez de se sentir protegida e feliz, sente-se invadida e procura fugir desses controles. "A ESET acredita que a chave não está no controle que é implementado, mas no diálogo e no acompanhamento das crianças no mundo digital, assim como faríamos no mundo físico. Trata-se de ensiná-los, por meio do diálogo e com o apoio de ferramentas digitais, quais são os perigos e riscos na internet, quais são suas responsabilidades, o que deve e não deve ser feito e quais são as formas de se proteger ", afirma Cecilia Pastorino, especialista em segurança de TI da ESET América Latina. As aplicações de controle parental são muito úteis quando as crianças são mais novas, quando começam a utilizar o computador ou têm o primeiro celular. No entanto, ao entrar no início da adolescência, essas ferramentas são cada vez mais difíceis de manter ou implementar. Portanto, a chave é liberar os controles e transferir as responsabilidades lentamente, à medida que crescem e entendem como se comportar online. O objetivo deve ser que a criança entre na adolescência totalmente capacitada e entenda os riscos que existem na internet e como se proteger e, acima de tudo, com a confiança e tranquilidade de poder falar com seus pais se algo os preocupa ou os incomoda. Para conseguir isso, o diálogo e o acompanhamento devem começar bem antes dessa idade, no momento em que a criança começa a frequentar o ambiente digital. A chave para tornar o controle parental uma ferramenta útil para pais e filhos é ela ser uma forma de cuidado e não um controle imposto. Uma vez escolhido o aplicativo que atende às necessidades da família, é melhor instalá-lo e configurá-lo junto com a criança. Antes, você deve estabelecer quais são as regras básicas para o ambiente online e quais são as responsabilidades da criança, explicar que a aplicação do controle dos pais é uma forma de cuidado no mundo digital e que eles o instalarão juntos. Por fim, esses relatórios também são muito úteis para saber quais são os aplicativos que a maioria das crianças usa ou que mais gostam. Conhecer seus interesses é um bom ponto de partida para começar a falar sobre o cuidado digital. É importante entender que talvez as crianças conheçam melhor como um aplicativo funciona ou tenham mais habilidades ao usar o dispositivo móvel, mas são os adultos que mais sabem sobre os riscos e perigos que podem estar à espera deles.

CONTINUE LENDO


Concurso da Polícia Civil da Bahia acontece neste domingo

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Serão realizadas neste domingo (22), em Salvador, as provas objetivas e discursivas do concurso público da Polícia Civil. Os quase 50 mil inscritos concorrem por uma das mil vagas ofertadas para a corporação, sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. Do total registrado, o maior número de inscrições válidas foi para o cargo de investigador, com 35.036 candidatos, seguido dos cargos de delegado, com 10.658 inscritos, e de escrivão, com 2.426 candidaturas. Promovido pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Polícia Civil, o certame é organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho - Fundação Vunep. Os candidatos inscritos deverão comparecer ao local de provas indicado pelo cartão informativo, disponível no site da organizadora, pelo menos uma hora antes do horário de abertura dos portões, marcada para as 8h, horário de Brasília. Aqueles que ainda não conseguiram acesso ao documento deverão consultar o site da Fundação Vunesp ou entrar em contato pelo número (11) 3874-6300, de segunda a sábado, exceto feriados, das 8h às 20h, horário de Brasília. Os portões dos locais de prova serão fechados, impreterivelmente, às 9h. O acesso às salas será permitido mediante a apresentação do documento de identificação oficial, com foto e em bom estado de conservação, além do cartão informativo. O certame será realizado no turno matutino, somando, ao todo, cinco horas de prova. O candidato poderá deixar o local portando o rascunho do gabarito das provas objetivas depois de transcorridas 4h30 de prova. Não será permitido levar os cadernos de provas objetivas e discursiva após o término do concurso. É necessário que o candidato compareça portando caneta esferográfica, na cor preta, de material transparente, bem como lápis preto e borracha. É vetado o uso de equipamentos eletrônicos de comunicação, como celulares, notebooks e palmtops, entre outros. Pertences pessoais, como óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares serão acomodados em local indicados pelos  A primeira etapa do certame será composta por provas objetivas, com questões de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, totalizando cem questões – regras válidas para os três cargos. Já a segunda etapa, inteiramente discursiva, terá avaliações diferentes para cada função. Candidatos ao cargo de delegado terão de desenvolver estudos de caso e peça processual; já os inscritos para as funções de investigador e escrivão irão responder questões dissertativas. As próximas etapas do concurso, previstas em edital, compreendem a realização de exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social. Os aprovados no certame, quando nomeados, terão remuneração inicial para os delegados de polícia, regime de trabalho de 40 horas semanais, no valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, no regime de 40 horas semanais. A convocação para as provas deste final de semana foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 11 de abril – o documento também está disponível no Portal do Servidor e no site da Fundação Vunesp.



Sindicato oferece recompensa de R$ 10 mil por informações sobre a morte do delegado Marco Torres

Foto: Divulgação

No intuito de colaborar com a equipe de investigação, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB) está oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil para quem fornecer informações que identifiquem os autores da morte do delegado Marco Torres, titular da Delegacia de Barra da Estiva. A denúncia pode ser feita anonimamente através do telefone (77) 98104-1010. De acordo com o presidente da entidade, Fabio Lordello, a iniciativa tem o condão de contribuir para a elucidação do crime. “Nossos colegas estão focados e a Diretoria da ADPEB decidiu oferecer a recompensa por entender que este é mais um mecanismo que pode auxiliar e agilizar as investigações. Temos absoluta confiança na capacidade da equipe de policiais designada”, explica. O corpo do delegado Marco Torres foi encontrado carbonizado no município de Anagé, na última sexta-feira, dia 13. De acordo com relatos, o servidor desapareceu logo depois que viajou de Barra da Estiva para Vitória da Conquista -- a distância entre as duas cidades é de cerca de 190 quilômetros. Marco Torres dirigia uma caminhonete e levava uma motocicleta na carroceria.



Brumado: ‘Os vereadores do bairro são oposição, mas o povo tem que ser a situação da vez’, protestam moradores da Benjamim Santos

'Eu já cheguei a acordar na madrugada para socorrer um motociclista que se acidentou, diz morador (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Considerado como o maior bairro de Brumado, o São Félix tem, ao longo dos anos, tido representantes que optaram por atuar nas “trincheiras” da oposição. Essa tendência continuou na atual gestão, o que já começa a gerar posicionamentos de protesto por parte de moradores. A equipe do 97NEWS esteve, a pedido de moradores, na Rua Benjamim Santos nesta sexta-feira (20), os quais, a princípio reclamaram sobre as condições precárias da rua e da Ponte do Padre. O pedreiro Orlando Pires Santana (51), um tanto quando insatisfeito, relatou que “aqui já teve um buraco que demorou dois anos para consertar, o qual caiu carro e moto e eu já cheguei a acordar na madrugada para socorrer um motociclista que se acidentou.

 

Na rua Francisco Ramos consertam os buracos, mas a obra não foi bem-feita (Luciano Santos l 97NEWS)

Aqui na Francisco Ramos tem 30 dias que consertaram um buraco, mas a obra não foi bem-feita e o buraco já está voltando, isso é um desperdício do dinheiro público. Eu já trabalhei com Mestre Eufrásio e as obras eram feitas com cimento, agora nem cimento usa mais. Situação difícil de entender”. Agora, o segurança Leandro Ferreira Santana (36) disparou uma frase impactante ao citar que “a nossa rua está abandonada e até agora nenhuma providência foi tomada, um total esquecimento do poder público. Aqui temos os vereadores da oposição, mas o povo tem que ser a situação da vez” e continuou argumentando que “o São Félix é o maior colégio eleitoral e não pode ficar dessa forma, sofrendo por causa de rivalidades políticas. O povo tem que aprender a votar para não ficar sofrendo depois, porque o que vivemos aqui é um total desrespeito”. Diante desse quadro, os moradores querem maior representatividade para o bairro, pois ficar “remando contra a maré” vem sendo muito prejudicial.



Lia Teixeira comemora assinatura do convênio da FUNASA para inícios das obras do sistema de abastecimento de Cristalândia e região

A vereadora Lia Teixeira comemorou a grande conquista (Foto: Assessoria Parlamentar)

Um dos maiores sonhos dos moradores dos Distritos de Cristalândia e Umburanas e das comunidades de Várzea de Área, Barreiro Branco e Morrinho já começa a se tornar uma realidade. A obra que vem sendo pleiteada há muito tempo é uma conquista da vereadora Lia Teixeira (PDT) junto ao deputado federal Arthur Maia (DEM), que foi o autor de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão que está sendo viabilizada por meio da FUNASA por meio do convênio 491. A licitação deverá ocorrer até junho, o que projeta que as obras possam se iniciar ainda este ano, consolidando assim uma das maiores vitórias da região de Cristalândia, que, por ironia do destino, é o local onde foi construída a barragem que serve a Brumado e até a outros municípios da região, mas, em contrapartida, por lógica, as comunidades que seriam as primeiras a receberem a água tratada, acabaram sendo uma das últimas. Na sessão desta sexta-feira (20) da Câmara de Vereadores de Brumado, a vereadora Lia Teixeira comemorou a assinatura do convênio e a posterior liberação da verba declarando que “eu tenho um compromisso muito grande com Cristalândia, a terra de minha família, e também com Umburanas e as comunidades de Várzea de Areia, Morrinhos e Barreiro Branco, então, ao contrário de muitos que não compreendem a filosofia da força do trabalho, nós buscamos a realização deste sonho sem muito alarde, mas agora podemos comemorar mais essa grande vitória”. Ela ainda fez questão de dizer que “tenho que fazer um agradecimento público ao deputado Arthur Maia que, desde os primeiros momentos, não colocou objeções ao nosso pleito, muito pelo contrário, mostrou a sua competência ao obter essa conquista histórica para a região de Cristalândia”. E finalizou citando que “sabemos que a região possui outras grandes necessidades e reafirmamos o nosso compromisso nesse sentido, em trabalhar, em conquistar e não prometer o que não podemos fazer. Esperamos que as pessoas tenham cada vez mais a consciência da função do vereador, que não tem o poder de executar, mas sim de legislar e conhecer de perto as grandes necessidades dos munícipes, para lutar para que as mesmas sejam atendidas pelos governos”.

A vereadora Lia Teixeira vem lutando muito pela ampliação dos recursos hídricos da região (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Brumado: Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes intensifica ações em frente às escolas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Sumperintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, no comando interinamente do Secretário de Administração, João Nolasco, intensificou as ações em frente à escolas públicas e particulares. As ações são realizadas de segunda à sexta-feira, a partir das 7h em diversas escolas no município. A operação conta com agentes de trânsito orientando o trânsito na via, dando maior segurança aos alunos na hora de atravessar a rua. O superintendente interino, João Nolasco, explicou que várias orientações são passadas para a comunidade durante as ações. “Além de orientar a passagem do pedestre, verificamos se as crianças estão fazendo o uso do cinto de segurança, se estão com capacete e se estão com equipamentos de segurança”, contou. Um dos problemas encontrados pela população é a parada em fila dupla, facilmente observado em frente às escolas, o que atrapalha o trânsito da cidade. "Algumas escolas se encontram em vias de grande movimento e, por isso, não podemos deixar de realizar ações como esta, evitando por exemplo, situações como esta", afirmou o agente Osmar Botelho. De acordo com a SMTT, as ações também vão além das escolas. “Orientamos as mães sobre como se portar na via, andar pela calçada, usar a faixa de pedestre, é uma operação bem ampla visando a segurança das crianças e dos pais”, completou outro agente.