ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Gasolina chega a R$ 6,29 em Brumado, após reajuste das distribuidoras

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Junior Brumado é novamente convocado para Seleção Brasileira Sub-20

Foto: Divulgação

O atacante do Bahia Junior Brumado foi convocado mais uma vez para a Seleção Brasileira Sub-20. Nesta segunda-feira (23), o treinador Carlos Amadeu convocou os 23 jogadores para a segunda etapa de preparação para o Sul-Americano de 2019, que classifica para o Mundial da categoria e os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A equipe treinará no CT Joaquim Grava, do Corinthians, entre os dias 7 e 14 de maio. No último dia deste período a Seleção fará um jogo-treino com os profissionais do clube. A primeira etapa da preparação foi realizada em março em Manaus, quando a Seleção Sub-20 enfrentou o México em dois jogos. Na ocasião, Brumado também foi convocado, mas acabou sendo cortado por conta de uma lesão. O atleta desfalca o Bahia nos jogos contra o Blooming, pela Sul-Americana, e contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Aos 18 anos Júnior tem uma rotina que muitos garotos queriam ter na idade dele. Brilhou no jogo, entrevista coletiva. Júnior Brumado tem virado especialista em decidir partidas nos últimos minutos, e na última partida não foi diferente, já nos acréscimos, aos 49 do segundo tempo quando o Tricolor de Aço conseguiu um escanteio pelo lado esquerdo. Com cobrança de Allione e um belo desvio de calcanhar do volante Elton, até chegar em Júnior Brumado, onde finalizou com o gol que deixou os torcedores presentes eufóricos.



Após incessantes apelos dos moradores, começa a limpeza do Bairro Irmã Dulce

Os serviços de limpeza se iniciaram nesta terça-feira (24) (Foto: Reprodução Facebook)

Os bairros periféricos de Brumado vêm sofrendo com um forte déficit na área de infraestrutura, o que vem provocando fortes apelos e incessantes comunicados de protestos à mídia local. A redação do 97NEWS, todos os dias, vêm recebendo comunicados das comunidades, mas, na tarde desta terça-feira (24), veio um diferenciado, o qual trouxe uma boa notícia de um atendimento aos clamores dos moradores do Bairro Irmã Dulce, considerado um dos mais carentes do município. O bairro que estava com muito lixo e mato acumulado agora terá um aspecto bem melhor, após os serviços de capina e limpeza. Porém a melhoria urbanística do referido bairro ainda é bem complexa e se constitui num desafio para a gestão municipal que vem demonstrando que está criando um planejamento para atender os bairros periféricos da cidade com muito mais amplitude.

As frentes de serviço entraram em ação, o que dará um aspecto bem mais positivo para o local (Foto: Reprodução Facebook)




Brumado: Esgoto em rua de uma casa só gera questionamentos; SEINF explica

A rede de esgoto está sendo construída e pelo fato de ter somente uma casa na rua, vários questionamentos foram provocados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Esgotos estourados e construções de redes continuam sendo um grande gargalo da administração municipal, que tem que arcar com o trabalho e com despesas que a princípio não seriam de sua alçada e sim da Embasa, que seria a responsável oficial pelo serviço, mas que, pela cidade ainda não ter o sistema de esgotamento sanitário, acaba sobrecarregando os cofres municipais. Neste contexto uma situação que está acontecendo no Bairro Santa Tereza vem chamando a atenção, já que, a princípio a prefeitura municipal estaria construindo uma rede de esgoto pluvial na Rua Nice Público da Silva Leite, a qual teria somente uma residência. Enquanto isso, em bairros como Jardin de Alah e São José, que possuem várias residências, os moradores não dispõe de esgotamento sanitário. Os questionamentos foram enviados ao 97NEWS que entrou em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso para buscar esclarecimentos sobre a questão. Com muita segurança, Cardoso respondeu que “a obra é a conclusão de uma rede que engloba várias ruas do Bairro Santa Tereza, ou seja, não tem nenhuma ligação com o fato de ter somente uma residência na rua”. Questionado sobre quais os critérios que vêm sendo adotados para a construção de redes de esgoto na cidade, principalmente nos bairros mais carentes, já que as populações desses bairros reclamam que as obras só acontecem em bairros de classe média e alta, o secretário explicou que “de forma alguma, isso não tem a mínima procedência, pois estamos construindo novas redes e reparando várias em todos os lugares da cidade”. Essa problemática só irá ter um fim quando o sistema de esgotamento sanitário de Brumado for construído, o que ainda parece muito distante, já que a obra já estaria beirando a casa dos R$ 100 milhões”.

O secretário André Cardoso explicou que a obra que está em fase final integra uma rede que irá atender o bairro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Tiro de Guerra realizou atividades em alusão a semana do Exército Brasileiro

Foto: Divulgação

Os atiradores do TG-06/024 de Brumado participaram na última semana de uma maratona de eventos em alusão à Semana do Exército Brasileiro. Realizado entre os dias 16 a 20 de abril, o TG, iniciou as atividades com palestras nas escolas e entrega das revistas, o "Recrutinha". E ainda, práticas desportivas e formatura alusiva ao dia do Exército. As competições exigiam força, disposição e muito jogo de cintura das equipes. Antes das disputas, autoridades participaram da solene abertura dos eventos no próprio TG. 

 



Tanhaçu: Homem morre atropelado por retroescavadeira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O aposentado Rafael José da Silva, de 70 anos morreu atropelado por uma retroescavadeira na tarde desta segunda-feira (23) no município de Tanhaçu. Rafael parou a motocicleta no fundo da retroescavadeira em que o operador trabalhava. Sem perceber que o motociclista parou atrás da máquina, o operador deu ré e passou por cima de Rafael, que teve morte instantânea. A família informou a polícia, que Rafael teria parado para chamar o operador para almoçar. Segundo a polícia, a retroescavadeira realizava uma terraplanagem na Fazenda Mocó, zona rural de Tanhaçu. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado, e a perícia foi realizada no local, em seguida o corpo foi removido ao Instituto Médico legal (IML), anexo a 20ª Coorpin. Familiares e amigos ficaram chocados com o acidente.



Brumado: Em tentativa de homicídio adolescente é alvejado no início da tarde desta terça-feira (24)

O adolescente foi levado rapidamente pela equipe do SMU192 para o HMPMN. Ele não corria risco de morte (Foto: 97NEWS)

A nova onda de violência que vem atingindo Brumado nos últimos dias começa a ganhar musculatura, fazendo com que a página policial venha a ficar bem movimentada. Catalisada pelo arrombamento de uma loja de móveis, a criminalidade começa a agir com maior rigor, principalmente nas ruas, onde os assaltos a transeuntes tiveram um acréscimo assustador, especialmente na questão dos cobiçados smartphones. No início da tarde desta terça-feira (24), um novo episódio ocorreu por volta das 13h, onde a Polícia Militar foi acionada por populares que avisaram que um adolescente estava caído numa rua do Bairro Santa Tereza, possivelmente atingido por disparos de armas de fogo. Chegando ao local a Polícia constatou o fato e chamou imediatamente o SAMU192, que chegou rapidamente e levou o adolescente para o Hospital Magalhães Neto, onde recebeu os primeiros cuidados médicos. Segundo as informações ele não corre risco de morte. Nossa equipe está em busca de novas informações sobre os motivos desta possível tentativa de homicídio e a qualquer momento atualizaremos os detalhes deste caso.  



Coelba: Nota de esclarecimento aos moradores da zona rural de Aracatu

Foto: Divulgação

RESPOSTA DA COELBA

Com relação à nota “Aracatu: Moradores do meio rural apontam falhas no 'Luz Para Todos'; Coelba sinaliza que projeto pode ter sido desviado”, publicada no dia 18/04, informamos que:
-  Após análise, não foram encontrados projetos de obra do Programa Luz Para Todos com os nomes das localidades citadas. Ressaltamos que para a denúncia ser plenamente apurada é necessário que os reclamantes informem o número de solicitação do projeto.

Coelba – Unidade de Relações com a Imprensa



Brumado: Polícia Civil intensifica investigações no intuito de prender os autores do arrombamento em loja de móveis

A elucidação do arrombamento está tendo todo o empenho da Polícia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Assaltos misteriosos com uma “pitada de cinematografia” aconteceram em Brumado, sendo que alguns deles ainda estão sem solução até hoje como a ação articulada de uma quadrilha que levou os equipamentos da Barragem de Cristalândia avaliados em milhões de reais e, um outro, - que não necessitaria de nenhum Sherlock Holmes -, mas que também não foi, pelo menos até hoje apresentada a elucidação, que foi o sumiço misterioso de um malote da agência do Banco do Brasil, o qual teria uma grande quantia em dinheiro. Nesta segunda-feira (23), mais um episódio poderia estar caminhando para essa “estrada do silêncio”, que foi o arrombamento de uma das maiores e mais conceituadas lojas de móveis da cidade, onde bandidos entraram com pés de cabras, alavanca e outros apetrechos no interior do estabelecimento e fizeram a “limpa” no cofre, levando, segundo informações especulativas, cerca de R$ 200 mil, sendo a maioria em cheques. Imediatamente a Polícia Civil entrou em ação, primeiramente fazendo a perícia e, em seguida, iniciando uma grande investigação, utilizando inclusive quase todos os seus agentes, e prendeu nessa segunda-feira (23), um dos suspeitos de participar do arrombamento. Após reconhecimento nas imagens de videomonitoramento da loja, um deles, Pedro Henrique Miranda de Souza, de 26 anos, foi preso no fim da tarde. De acordo com a polícia, os suspeitos passaram cerca de 12 horas dentro do estabelecimento para arrombar o cofre. Ainda segundo a polícia, o suspeito já responde a um processo criminal na Justiça por roubo majorado e sete inquéritos policiais por furto qualificado, tráfico de drogas e roubo majorado nas delegacias de Brumado e Paulo Afonso. 

Foto: 97NEWS

O empenho para a elucidação do crime levantou questionamentos, os quais apontavam para a seguinte pergunta: “será que se não fosse um empresário a vítima, existiria todo esse empenho da Polícia?”. Certo é que, na noite de ontem, um suspeito já foi detido, o qual teria sobre si fortes suspeitas de ter participado do arrombamento. Em contato com o delegado plantonista Dr. Claudio Marques por volta das 20h30m desta segunda-feira (23) ele somente informou que iria ouvir mais pessoas e que ainda não podia dar maiores detalhes. Buscamos contato na manhã de hoje (24) para buscar novas informações, mas sem êxito, já que a Polícia Civil vem adotando um sistema de distanciamento da imprensa, que parece algum tipo de retaliação, tanto que órgãos de Vitória da Conquista e de Salvador têm muito mais prioridade do que a mídia local.



Vulneráveis: Sites de prefeituras sofrem cada vez mais ataques cibernéticos

Foto: Reprodução

Estão cada vez mais frequentes os ataques de hackers em sites de prefeituras ou instituições governamentais no Sudoeste da Bahia. O mais recente aconteceu nesta segunda-feira (23), onde um ataque coletivo acabou derrubando diversos portais de prefeituras. Os sites das prefeituras de Guanambi, Palmas de Monte Alto, Candiba, Igaporã, Riacho de Santana, Malhada, Bom Jesus da Lapa e outros municípios foram invadidos. "A gente acha que cada vez mais, se tudo continuar como é hoje, com as pessoas se preocupando pouco com segurança, a tendência é esse tipo de ataque aumentar", diz, o especialista Wolmer Godoi, diretor da empresa de cibersegurança Cipher. Segundo ele, o problema pode se tornar ainda maior no Brasil, um país que age "pouco na prevenção e muito na correção". "A gente conta com a sorte. Quem contou com a sorte entrou pelo cano", acrescenta. Os autores da ação na região forão ousados e chegaram a deixar escrito, a seguinte mensagem. "Da próxima vez faça o seu trabalho direito para evitar que isso ocorra novamente", assina D4RKRON, que ainda ilustra as páginas hackeadas com pessoas usando máscaras do personagem V, do filme "V da Vingança (V for Vendetta), enroladas a bandeira do Brasil. Em nota, as prefeituras da região, informaram que os webmasters estão trabalhando para normalizar os portais e que nenhum dado foi perdido.



SEINF garante que irá resolver problemática de rua arrasada no Bairro Olhos D'água

A situação da rua parece de uma rua do oriente médio, arrasada pelas guerras (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os bairros mais afastados do centro da cidade são os que detém o maior déficit na área de infraestrutura urbana, resultado de um crescimento desordenado que aconteceu em Brumado, que, até hoje não tem um Plano Diretor para evitar que esse problema histórico venha a ser resolvido. A equipe do 97NEWS esteve, desta feita, no Bairro Olhos d’Água, onde ouviu alguns moradores da Rua João de Souza Neves, a qual, atualmente “ostenta” a imagem, ao melhor estilo Cabul, de “terra arrasada”. Para o aposentado Hélio Pereira (55) “a situação é uma vergonha para a cidade”. Ele ainda declarou que “se fosse numa rua de um bairro de classe média ou alta, isso não teria acontecido, infelizmente o que parece é que os pobres estão sendo esquecidos”. Já o profissional liberal Juarez dos Santos Lima (48) foi mais duro ao dizer que “a prefeitura iniciou as obras de pavimentação já tem um mês, colocando a brita e fazendo a preparação para receber o asfalto, quando as próprias máquinas acabaram estourando um esgoto, que vem causando um grande transtorno a todos nós, pois nem comer podemos mais. O prefeito vem toda hora aqui com o secretário André, mas até agora nada de solução. Caso não seja dada uma solução urgente iremos buscar o Ministério Público, pois uma situação dessas em pleno século XXI é inaceitável”.

Os moradores clamam por uma solução (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando esclarecer a questão ouvimos o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, que explicou que “realmente começamos a obra, quando o esgoto estourou, o que mudou o nosso planejamento, já que a reparação teria que ser feita antes da pavimentação” e continuou relatando que “o que aconteceu é que para fazer a rede de esgotamento pluvial, que acaba recebendo a sanitária também, seriam necessárias manilhas de 40, então ao fazer o pedido para a fábrica elas estavam em falta, então tiveram que ser fabricadas, o que causou a demora”. E finalizou garantindo que “as manilhas já estão chegando e vamos retomar as obras da rede de esgoto ainda essa semana e, em seguida, iremos fazer a pavimentação asfáltica e tudo será resolvido”.

O esgoto estourado causa muitos transtornos aos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


BA-262: Caminhão com carga de eucalipto pega fogo próximo a Aracatu

Alguns motoristas tentaram ajudar, mas, por sorte, o caminhão não foi atingido pelas chamas (Foto: 97NEWS)

Um fato ocorrido nesta segunda-feira (23) na BA-262, próximo ao município de Aracatu, acabou provocando um misto de apreensão e suspense. Segundo imagens passadas ao 97NEWS por colaboradores, a carga de eucalipto que estava sendo transportada acabou pegando fogo sozinha, diante disso, o motorista se desesperou e começou a ir com o caminhão para frente e para trás, no intuito de a carga se desprender sozinha e evitar que o caminhão também pegasse fogo. Ele teve sucesso na empreitada, saindo ileso do episódio. Populares e outros motoristas tentaram ajudar, mas sem muito o que fazer. Segundo informações a carga pegou fogo sozinho devido ao atrito entre a toras de eucalipto, que possivelmente tinham também um produto químico para conservação. A cena chama a atenção e pode ser visualizada no vídeo abaixo:



Polícia Federal cumpre mandado na Câmara dos Deputados

(Foto: Reprodução)

Polícia Federal (PF) está cumprindo mandado nesta terça-feira (24) na Câmara dos Deputados. O mandado foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação foi deflagrada em conjunto com a Procuradoria Geral da República. Há mandado contra um deputado e buscas também no apartamento dele. O caso corre em sigilo, mas a TV Globo apurou que há um mandado de prisão e buscas.



Viralizou: Vídeo de PM em roda de capoeira durante a Micareta de Feira faz sucesso nas redes sociais

Foto: Reprodução

Em meio ao desfile de capoeiristas do bloco Capoeira na Micareta de Feira, no domingo (22), um policial militar surpreendeu o público ao entrar na roda de capoeira junto com os foliões. A reação de quem assistia o momento da abordagem policial foi de admiração e euforia. O policial não teve o seu nome divulgado, mas foi saudado tanto pelos colegas de farda quanto pelos capoeiristas, com abraços e apertos de mão. Segundo o site Acorda Cidade, diversas pessoas registraram o momento em seus celulares e os vídeos tiveram grande repercussão nas redes sociais.



Brumado: No dia do aniversário da mãe, adolescente é assaltado e tem arma apontada na cabeça por bandido

A caixa do aparelho foi apresentada à Delegacia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Não existe uma estatística oficial, mas o roubo de celulares em Brumado teve um aumento assustador nos últimos dias, chegando, segundo algumas fontes ligadas à área da segurança pública, a ter centenas de aparelhos levados, muitas vezes por bandidos armados, toda a semana. Neste panorama da criminalidade, um dos bairros que vêm sendo alvo dos bandidos é o Jardim Brasil, que é considerado um dos melhores da cidade, mas que, devido à violência, vem deixando os moradores muito assustados. Na manhã desta segunda-feira (23) uma mãe, moradora do referido bairro há muitos anos entrou em contato com a redação do 97NEWS para comunicar um fato que abalou a família. Segundo ela, no último sábado (21), por volta das 19h, quando ela estava organizando sua comemoração de aniversário, o seu filho, um adolescente de 15 anos, acabou vivenciando um momento que foi descrito como apavorante. “Eu pedi para meu filho ir numa casa aqui perto para pegar um material e, chegando lá, ele se deparou com dois bandidos em uma moto, sendo que um desceu logo e, com a arma na mão e apontou para a cabeça do meu filho, ordenando que passasse o celular e o dinheiro”, relatou a mãe. Ela ainda narrou que “meu filho tentou ainda entrar na casa, mas o bandido veio atrás e, mostrando estar ainda mais violento, chegou até a ameaçar que ia atirar. A sorte é que passou gente na hora e o outro comparsa que estava na moto chamou ele para fugir com rapidez”. Segundo a mãe o seu filho ficou muito abalado, tanto que teve dificuldades para ir para a escola, assustado e olhando para a rua para ver se estava tudo bem. A falta de contingente policial e, consequentemente, de uma ronda mais ostensiva continuam sendo fortes aliados dos bandidos que voltaram a apavorar a cidade.



Fann Estourado já está em São Paulo gravando sucesso “Lembrar da gente” com reconhecido produtor musical

Foto: Divulgação

O artista brumadense Fann Estourado, já se encontra em São Paulo realizando as gravações do seu novo sucesso “Lembrar da gente”. Com o intuito de levar sempre o melhor para o seu público , o artista está gravando seu novo sucesso com um grande produtor, reconhecido nacionalmente: Bolinha. O produtor musical Bolinha conta com a experiência nacional, pois já trabalhou com importantes nomes da música brasileira: Alexandre Pires e Alex e Ronaldo. Além disso, o produtor já atuou como sanfoneiro nos shows e gravações de DVD de artistas como Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, Bruno e Marrone, Marília Mendonça, Roberta Miranda e outros. Então com todo esse reconhecimento, bagagem e competência ele irá produzir a música do artista brumadense Fann Estourado.



Professores do Idalina fazem paralisação relâmpago por falta de material pedagógico; SEMEC explica e resolve rápido a situação

A Escola Idalina Azevedo é uma das maiores do município (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Funcionando no sistema de ensino integral, a Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo hoje conta com cerca de 400 alunos e é considerada uma das maiores do município. Isso faz com que o quadro de funcionários e professores seja grande, o que requer automaticamente uma boa logística. Na manhã desta segunda-feira (23), essa logística acabou falhando segundo os professores, que decidiram realizar uma paralisação relâmpago por falta de material pedagógico e também de internet. Em contato com a redação do 97NEWS, alguns professores relataram que falou pincel atômico e outros materiais e, como não tinha internet na sala reservada, ficou difícil elaborar as aulas, o que provocou a paralisação. Por volta das 10h30m, um grupo de professores foi à SEMEC, onde o problema foi momentaneamente sanado com a liberação de material para ser usado de forma provisória. Em contato com a secretária municipal de Educação, professora Edneia Ataíde, ela explicou ao 97NEWS que “como a empresa que ganhou a licitação do material pedagógico é de Feira de Santana, ela não faz a entrega aos poucos e sim em grande escala, mas, foi como eu expliquei aos professores do Idalina, amanhã ou quarta-feira uma nova carga está chegando e todo o material será disponibilizado, resolvendo o problema por completo”. Ela ainda citou que “a questão da internet foi causada por um cabo que acabou dando problema, mas a empresa irá resolver isso ainda hoje”. Após a reunião e com o posicionamento positivo por parte da secretária, os professores voltaram às suas atividades normais.  



Brumado: 'COMDICA' tem novos conselheiros para o biênio 2018/2020

Foto: Divulgação

A nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), tomaram posse no último dia 18 de abril na sede da Central dos Conselhos. Os novos conselheiros foram eleitos após votação e em seguida nomeados por meio do Decreto Municipal nº. 5.058 de 18/04/2018. Foram eleitos para presidente para gestão 2018/2020, Célia da Silva Santos, representante da SESOC e  vice-presidente, Miriam Silva Pinto, representante da Associação da Pessoas com Deficiência de Brumado e Região (APDEMB). O ex-presidente, Paulo Esdras ressaltou a importância da manutenção do Conselho, espaço este responsável pela deliberação e monitoramento das políticas públicas na área da criança e do adolescente. Válido mencionar, que as instituições da sociedade com assento no Conselho, foram eleitas em assembleia especifica, realizada no dia 28 de amrço de 2018.



A desculpa do 'preso político'

(Imagem Ilustrativa)

Enfrentamos tempos difíceis neste Brasil que tenta se consertar. Parece haver surgido, em nosso país, uma fé na popularidade de forma incontrolável, a ponto de se considerar um político que outrora fora popular, ou que poderá ainda sê-lo, uma figura jurídica de inimputabilidade. Ora, sejamos francos, o ex-presidente Lula nada tem de preso político. Passou pelo crivo do Judiciário em todas as instâncias, e, ainda assim, a esquerda tenta a qualquer custo se aproveitar da desinformação da grande maioria do povo brasileiro, que nem sequer lê jornal, na maioria das vezes em função da pouca escolaridade. São 11,8 milhões de analfabetos, um terreno fértil em que brotam as brechas ideológicas esquerdistas para envolver num manto de vitimização o ex-presidente, alegando ser ele um “preso político”, a fim de manipular os pobres incautos. 

Contudo, para ser considerado um preso político pela nossa legislação, é preciso ter cometido um crime político previsto na Lei de Segurança Nacional, e isso é bem claro. Senão, vejamos: A Lei de Segurança Nacional (L 7.170/1983) prevê como crime político atos que "lesam ou expõem a perigo de lesão a integridade territorial e a soberania nacional; o regime representativo e democrático, a Federação e o Estado de Direito; e a pessoa dos chefes dos Poderes da União". Então vem a pergunta: Por acaso ele se enquadra nessa situação? Evidentemente não. Ele foi, sim, condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.  A grande verdade é que aqueles que fogem da leitura eminentemente jurídica elaboram uma “manobra diversionista” com o intuito de caçar incautos, alimentar-se da ignorância do povo brasileiro e fazer, acima de tudo, brilhar a estratégia esquerdista, desqualificando o Judiciário brasileiro e propagando o alarmismo político persecutório a um presidente que foi julgado com todos os requisitos pertinentes ao Estado Democrático de Direito na sua plenitude. Como se não bastasse, tenta a esquerda se valer de problemas internacionais para dar visibilidade e veracidade ao que não é real. Portanto, o populismo na América Latina, apregoado pelos representantes da velha esquerda, está perdendo espaço, de tal forma que o conservadorismo surge como uma opção, e mais, perdeu-se a vergonha de identificar como cidadão aquele que compactua com os ideais conservadores, afinal, se pensarmos bem, transformar um condenado por corrupção em perseguido político é a última cartada dos sonhadores de Marx, que afundaram o país nesta imensa crise, tudo porque Lula é popular, e ser popular num país de desinformados pode facilmente permitir que a pena por um crime se converta na salvadora “perseguição política”..

Fernando Rizzolo é Advogado, Jornalista, Mestre em Direitos Fundamentais

CONTINUE LENDO


Brumado: Bandidos arrombam loja de móveis e ‘fazem a limpa’ no cofre

A Polícia Técnica esteve no local na manhã desta segunda-feira para fazer a perícia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os arrombamentos continuam sendo a atividade criminosa mais praticada em Brumado, ainda mais agora, que os mesmos parecem bem mais articulados, possivelmente com um “estudo” prévio do local e até dos proprietários. Nesse final de semana, mais precisamente no final da tarde de sábado (21), bandidos pularam o muro que fica numa residência na rua dos fundos de uma loja de móveis situada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, no centro da cidade, e, utilizando um pé de cabra, uma alavanca de cerca de 2 metros e várias ferramentas, conseguiram violar uma das portas de acesso, quebrando, em seguida os vidros da gerência, onde ficava o cofre. Numa operação meticulosa, os bandidos ficaram horas até conseguirem arrombar o cofre, subtraindo uma quantia em dinheiro e vários cheques. Eles saíram do local tranquilamente, mesmo sendo a loja totalmente monitorada eletronicamente, o que deixa a suposição, que o sistema tenha sido desligado. Segundo informações colhidas pela nossa equipe o arrombamento só foi notado na manhã desta segunda-feira (23), onde a Polícia Técnica foi acionada para fazer a perícia do local e buscar pistas dos autores do crime. Segundo fontes que pediram reserva de identidade, o prejuízo foi alto, mas, como existia um grande número de cheques, que devem ter sido sustados, o valor pode ter uma queda significativa.