ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Equipe de Robótica Brasileira é campeã em competição nos Estados Unidos

(Foto: Divulgação)

A Equipe DROID conquistou o primeiro lugar na categoria Balancer Race da Robogames 2018. Atualmente a Robogames é a maior competição internacional de robótica. Seu foco principal são as lutas de robôs, mas o evento também conta com diversas outras categorias, as quais envolvem resolver desafios com robôs autônomos. A 14 edição aconteceu em Pleasaton, cidade perto de São Francisco, Califórnia entre os dias 27 e 29 de abril de 2018. A equipe brasileira foi campeã na categoria Balancer Race, que consiste em uma corrida de robôs estaticamente instáveis, ou seja, robôs que precisam estar ligados para permanecerem de pé. De acordo com as regras da competição, os robôs necessitam estar equilibrados sobre apenas uma ou duas rodas ou sobre uma esfera. Para completar o desafio, o robô deve percorrer uma distância de 6 metros e, no final do trajeto, permanecer parado. 

A pontuação final é proporcional ao tempo em que o robô completou o desafio, logo, a equipe com a menor pontuação ganha. Os competidores podem também selecionar alguns desafios adicionais, como passar por rampas, redutores de velocidade ou desviar de cones. Esses desafios possuem fatores multiplicativos  que diminuem o tempo total de percurso. A Equipe DROID, em seu primeiro ano nesta categoria, completou o desafio em 6,31 segundos e, com os desafios adicionais, teve um tempo final reduzido para 1,893 segundos, garantindo o primeiro lugar entre equipes dos Estados Unidos, México, e Egito. A Divisão De Robótica Inteligente (DROID) é formada por alunos de diversos cursos da Universidade de Brasília, entre eles, engenharia mecatrônica, elétrica, mecânica e ciência da computação. Os membros da equipe focam em trabalhar com robótica autônoma e participar de competições que pertencem a esta área. Além da Robogames, a equipe participa da competição latino-americana (LARC), na qual também possui muitos títulos. A DROID recebe o apoio da universidade, em especial, da Faculdade de Tecnologia e de seus patrocinadores, a AUTOTRAC, a TEDTEC e a DRON para realizar seus projetos e viagens.

CONTINUE LENDO


Brumado: Semana esfria e sensação térmica chega a 19 graus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Considerada como uma das cidades mais quentes do Sudoeste da Bahia, os brumadenses tem estranhado o clima cada vez mais frio na Capital do Minério. Com a aproximação do inverno, previsto para começar no próximo dia 21 de junho, as temperaturas vão diminuindo em Brumado. É que a primeira metade do outono, que é conhecida como uma estação de transição, é mais parecida com o verão, para que no segundo período as características típicas de inverno ganhem mais força. Não tem previsão de chuva para esta semana, apenas sol com nuvens. Em compensação a temperatura máxima não ultrapassa os 29 graus e a menor temperatura deve chegar aos 19 graus, com sensação térmica de 16 graus por causa do vento, nos pontos mais altos da cidade pode ser de até 14 graus. 



Brumado: Polícia Militar é acionada após brincadeira com armas de 'Airsoft' no bairro Baraúnas

A brincadeira acabou assustando os moradores da localidade (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A Polícia Militar e o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foram acionados por moradores do bairro Baraúnas, informando que havia homens armados em um prédio abandonado, próximo ao Estádio Gauchão na manhã de domingo (29), em Brumado. De acordo a denúncia, homens foram vistos com “armas” nas ruínas de um antigo prédio, mas tudo não passava de uma brincadeira de amigos com armas de “Airsoft”. Viaturas foram até o local e chegaram com sirenes e giroflex ligados. Durante a verificação, no entanto, os policiais constataram que se tratava de uma brincadeira de jovens do bairro com armas de brinquedo e não havia nenhuma ilegalidade. Apenas a falta de orientação por parte dos organizadores. "Indagamos sobre avisos e autorização as autoridades locais. No entanto, eles disseram que apenas informaram no "Whatsapp da PM", mas não souberam dizer a quem. Se não tivéssemos a devida cautela, poderia ter ocorrido uma fatalidade, pois de longe aparentava ser algo bem real". Alertou o Major Adriano Souza. 

A PM orientou os organizadores a procurarem os órgãos competente sobre o dia e o local da prática (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A polícia orientou os adolescentes a não repetirem a brincadeira, já que os objetos se parecem muito com armas de fogo, e podem assustar os moradores, além de provocar a mobilização desnecessária da PM. O Airsoft é um prática esportiva e de recreação em que os jogadores simulam praticas policiais e militares com uso de armas de pressão que disparam projéteis de plástico. A brincadeira já virou uma febre em outros países. No Brasil, já entrou em vigor a lei, que reconhece o Paintball e o Airsoft como esporte. A nova lei pretende endurecer a comercialização desse tipo de arma. As autoridades orientam que os praticantes desse tipo de esporte procurem um local fechado para o uso dos brinquedos com segurança. Já em via pública, se não houver um comunicado para as autoridades, os responsáveis poderão responder judicialmente. O Airsoft é um esporte regulamento no Brasil através da portaria 002-COLOG, de 26 de Fevereiro de 2010 e do Decreto Nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, conhecido como R-105.



Família e amigos consternados com morte trágica da universitária baiana Keyla Ayla

Ela pulou do barco, para nadar até a margem, e morreu ao ser arrastada por uma corrente (Fotos: Reprodução)

Consternados, familiares e amigos utilizaram as redes sociais para lamentar e homenagear a jovem universitária baiana Keyla Ayla de Jesus Santos, de 19 anos, natural do município de Fátima. Ela foi vítima nesta manhã de domingo (29) de afogamento. Seu corpo foi encontrado no rio Vaza Barris, próximo a Croa do Goré, em Aracaju (SE). De acordo com familiares, na tarde de sábado (28), Keyla estava com um grupo de amigos que foram passear pela região Eles estavam em uma lancha que durante o passeio tinha faltado o combustível. Por causa disso eles caram à deriva. A família também informou que duas pessoas que estavam na embarcação nadaram até a praia para pedir ajuda. Horas depois que a maré cou cheia, a lancha foi levada em direção ao mar, neste momento o restante do grupo pulou e Keyla, que foi arrastada por uma corrente, morreu afogada. O corpo da vítima cou desaparecido por 12 horas. Keyla era do município de Fátima, na Bahia e morava em Aracaju onde cursava o curso de Fisioterapia. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo. 



Jornalista acusa PM de agressão durante show de Ivete

(Foto: Reprodução)

Uma jornalista, Elaine Batista, 34 anos, que veio de São Paulo, para curtir o show da cantora Ivete Sangalo, neste domingo (29), afirmou ao BNews ter sido agredida por um policial militar (PM) durante a festa.  Segundo a denunciante, a agressão ocorreu quando o trio estava próximo ao Morro do Cristo. Ainda de acordo com a jornalista, ela estava com os amigos ao lado do trio quando sentiu os golpes nas costas e pernas. ‘’Eu pedia para parar e coloquei a mão para não atingir meu rosto’’, contou a mulher que também ficou com hematomas nos braços. Sem entender o por que de ter sido agredida, Elaine relatou à imprensa que é fã de Ivete há muitos anos e sempre acompanha a cantora pelo Brasil, por causa disso teria vindo para Salvador, acompanhada de seis amigos, apenas para prestigiar o retorno da artista aos palcos. ‘’Não encostei no policial em nenhum momento. Eu não vim pra confusão, não sou disso’’. A mulher afirmou que durante o ocorrido não conseguiu anotar o número de identificação do PM, pois, segundo ela, estava muito cheio e logo o perdeu de vista. Entretanto, Elaine ressaltou que pretende registrar queixa. Em nota, o Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar da Bahia afirmou que orienta a vítima a registrar o fato na Corregedoria da Polícia Militar, localizada na Rua Amazonas, nº 13, Pituba., "a fim de formalizar o registro de queixa para que seja realizada a devida apuração’’.  



Brasileiro Rodrigo Koxa bate recorde da maior onda do mundo; veja

Big Wave awards 2017/2018 | Foto: Pedro Cruz

O brasileiro Rodrigo Koxa bateu o recorde de maior onda surfada, na Praia do Norte, na Nazaré, superando em 61 centímetros o anterior registo do havaiano Garrett McNamara, de acordo com a Liga Mundial de Surf (WSL). Na gala de atribuição dos prémios de ondas gigantes (XXL), Koxa venceu o prémio para a maior do ano, com a onda surfada em 8 de novembro de 2017, que o painel calculou ter 24,38 metros de altura, mais 61 centímetros do que o anterior máximo, de 23,77 metros, também na Nazaré e que estava na posse de McNamara. De acordo com a WSL, o registo de Koxa passa a integrar o livro dos recordes do Guinness, substituíndo o anterior, que remontava a 01 de novembro de 2011. Das dez ondas nazarenas nomeadas para os galardões, entre as 30 candidatas, além do prémio arrebatado por Koxa para a maior, foi ainda premiada a queda do ano (‘wipeout’) de Andrew Cotton, em 08 de novembro de 2017, na qual o britânico fraturou uma vértebra. O vencedor do Nazaré Challenge, etapa portuguesa do circuito mundial de ondas gigantes, o brasileiro Lucas Chianca venceu o prémio de melhor desempenho global masculino, enquanto o galardão feminino foi entregue pela terceira vez à havaiana Paige Alms, superando a candidatura nazarena da brasileira Maya Gabeira. Com uma só onda, em Jaws, no Havai, o havaiano Ian Walsh conseguiu juntar os prémios de melhor onda surfada e melhor tubo. O também havaiano Aaron Gold arrecadou o troféu para melhor onda após remada, no mesmo local, batendo Lucas Chianca, que estava entre os nomeados para a categoria, com uma onda na Praia do Norte. A Nazaré contava com outras nomeações, incluindo duas para melhor onda surfada (Ross Clarke-Jones e Sebastian Steudner), outras três para a maior (Ross Clarke-Jones, Sebastian Steudner e Benjamim Sanchis) e uma queda (Owen Schultz).



“60% dos precatórios do Fundef são dos professores”, afirma coordenador estadual da APLB em sua visita a Brumado

O coordenador estadual da APLB/Sindicato, Rui Oliveira garantiu que todos os esforços serão realizados no sentido de fazer valer os direitos dos professores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em visita a cidade de Brumado por ocasião da realização de uma audiência pública promovida pela APLB/Sindicato, o coordenador estadual da instituição, professor Rui Oliveira falou à reportagem do 97NEWS, fazendo questão de enfatizar o ideal da campanha que vem sendo desenvolvida em toda a Bahia a fim de fazer valer o direito dos professores em receber 60% do montante oriundo dos precatórios. Muito consciente, ele logo iniciou destacando que “em 1994 foi criada a comissão para financiamento da educação pública, sendo, institucionalizado em 1996 o Fundef, só que os valores foram sonegados até 2017, o que provocou uma série de ações na justiça por parte dos estados e municípios, que, agora, estão ganhando verdadeiras fortunas, tanto que, só na Bahia deverão ser destinados cerca de R$ 30 bilhões, que deverão ser gastos somente na educação do estado”. Ele continuou a sua argumentação ressaltando que “o próprio governador Rui Costa já nos sinalizou que, caso a verba seja liberada até o dia 30 de junho, o repasse para os professores estaduais acontecerão ainda este ano”. 

 

A audiência não contou com um grande número de participantes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Oliveira ainda lembrou que “em 2016 o então prefeito de Sapeaçu, buscando a sua reeleição prometeu que iria destinar R$ 30 mil para cada professor, mas ele acabou não conseguindo a recondução ao cargo, gastando todo o dinheiro, o que abriu um precedente para garantirmos os nossos direitos”. Ele também explicou que “alguns municípios já tiveram os recursos bloqueados, onde os gestores pensaram que a prefeitura é a casa dele, mas, não é assim que as coisas funcionam, os 60% têm que ser repassados para os professores e o restante ser investido no desenvolvimento da educação”. Questionado sobre a situação de Brumado, ele falou que “aqui ainda vamos analisar de forma mais criteriosa a situação, mas, por cima, fomos informados que o município recebeu cerca de R$ 40 milhões dos precatórios do Fundef, então, mesmo que seja de forma prévia, cerca de R$ 24 milhões devem ser destinados aos professores, então, diante disso, vamos concentrar as nossas ações”. Sobre uma possível negativa por parte da gestão, ele respondeu que “iremos utilizar todos os recursos que temos, tanto que já contratamos o melhor escritório de advocacia do país nesse sentido. Estamos muito confiantes e, caso haja resistência, iremos para a greve e para o enfrentamento pacífico, mas não vamos, em momento algum, abrir mão do que é nosso direito”.

Várias lideranças estaduais do sindicato estiveram presentes ao evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Após chuvas, algumas residências na cidade correm risco de desabamento

Brumado não possui um histórico de desabamentos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Apesar do último período chuvoso não ter sido tão intenso, alguns estragos foram causados, principalmente nas estradas vicinais do município, sendo que muitas ficaram praticamente intransitáveis. Fazendo parte deste mapa foram incluídas algumas residências na cidade, as quais correm riscos de desabamento. Procurada pelo 97NEWS a Defesa Civil Municipal confirmou que duas residências que ficam no Bairro do Esconso estão ameaçadas e, caso a possibilidade de desabamento seja confirmada, as edificações terão que ser desocupadas pelos moradores. Outra informação, em caráter extra-oficial, é que uma casa localizada no Bairro Alto do Escalavado, também corre sérios riscos de desabar, tanto que os moradores já foram retirados e foi feita a interdição. Brumado não tem um histórico muito alto nesse sentido, já que os índices pluviométricos anuais vêm sendo cada vez mais baixos. Outro fator que tem que ser ressaltado é que não existem um grande número de construções em morros, já que a topografia não contribui nesse sentido, como acontece especialmente nas cidades litorâneas, a exemplo de Salvador. Outra situação que corrobora nesse sentido é que o solo é altamente rochoso, o que dificulta a construção em muitos locais. 



Caculé: Empresa de Tecnologia e Sistemas é roubada na madrugada deste domingo

Foto: Divulgação

Na madrugada de domingo (29), por volta das 03h da madrugada, uma loja de tecnologia e sistema, localizada na rua Ranulfo Costa, foi saqueada por bandidos. Segundo a polícia, os acusados forçaram a porta central do estabelecimento, e levaram vários equipamentos, entre eles, 4 computadores, 1 servidor e 1 HD externo. Segundo o proprietário, as informações contidas nestes aparelhos são de grande importância para o desenvolvimento e funcionamento da empresa, pois os mesmos contêm dados de serviços e programas. A polícia militar esteve no local para apuração dos fatos, os primeiros procedimentos técnicos foram feitos e encaminhados para a delegacia da cidade. Os proprietários informaram ainda, que quem tiver alguma pista sobre o corrido será bem remunerado e a identidade será preservada, o telefone para contato é (77) 98141-2543. A polícia segue as investigações.



Medicina do Trabalho na Clínica Master com Dr. Joaquim Donato Júnior

Foto: Divulgação

Medicina do trabalho é um ramo da saúde que se preocupa em preservar a vida e a integridade do trabalhador. A organização de uma empresa em torno da saúde do empregado é uma obrigação do empregador, mas é também uma maneira de fortalecer o negócio, porque os funcionários trabalham com mais segurança e afinco, melhorando as relações humanas e aumentando a produtividade. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o competente médico do trabalho Dr. Joaquim Donato Júnior. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra diversas outras especialidades além de ultrassonografia, doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Ligue e faça um orçamento para a sua empresa! (77) 3441-5396, (77) 9.9991-5396 e (77) 9.9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Natural de Muritiba, funcionária de banco é assassinada pelo marido com golpes de marreta

Carmelita Rosa Topázio Barbosa era funcionária do Bradesco e foi morta a marretadas dadas pelo seu próprio marido (Foto: Reprodução)

Neste último domingo, 29, Carmelita Rosa Topázio Barbosa, 57 anos, morta com golpes de marreta pelo próprio marido , foi a 36ª mulher vítima de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Salvador e Região Metropolitana este ano. Os dados são do boletim de ocorrências da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Ela era natural da cidade de Muritiba, no Recôncavo Baiano, e era funcionária do banco Bradesco. Ela também havia trabalhado no extinto Banco do Estado da Bahia (Baneb). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia. 

De acordo com Adelmo Andrade, diretor de imprensa do Sindicato, a morte de Carmelita foi lamentada entre colegas de trabalho. Uma das colegas de Carmelita, inclusive, chegou a ir até o Instituto Médico Legal (IML) neste domingo ao saber da morte da amiga, mas não coseguiu reconhecer o corpo. Segundo informações o crime aconteceu no Caminho das Árvores, bairro de classe média de Salvador. E de acordo com a SSP-BA, policiais da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Iguatemi) receberam um chamado através do telefone 190 e, ao chegarem ao local, um apartamento na Rua do Benjoim, prenderam em flagrante José Sampaio Barbosa, 63 anos. A marreta usada no crime foi apreendida. O filho do casal, de 30 anos, também ficou ferido. Ele deverá ser indiciado pelo crime de feminicídio. José Barbosa, que é natural de Cabaceiras do Paraguaçu, também no Recôncavo, foi funcionário da Petrobras. Nas redes sociais, ele mantém uma foto da família. De acordo com porteiros de prédios vizinhos ao local onde ocorreu o crime, o casal costumava passear junto pelo bairro. Após ser preso em flagrante pelo crime de feminicídio, José Barbosa foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em casos de prisão em flagrante, o preso passa por uma audiência de custódia em até 24 horas, onde um juiz determina se ele permanecerá preso ou não. Não há informações sobre o resultado da audiência de José Barbosa até o momento.

CONTINUE LENDO


Rio do Antônio: Caminhoneiro ameaça motorista de ônibus e acaba sendo preso por porte ilegal de arma de fogo

Foto: Divulgação l PM/BA

Um caminhoneiro foi preso por policiais militares de Rio do Antônio, no fim da tarde de domingo (29), após ser denunciado por outro motorista de ônibus, que alegou ter sido ameaçado quando trafegava pela BR-430, trecho entre os municípios de Igaporã e Caetité. Após receberem a denúncia, os policiais montaram um cerco, interceptaram e abordaram o motorista da carreta com placas da cidade de Malhada de Pedras e acabaram encontrando um revólver Taurus calibre 38 e mais 6 munições do mesmo calibre. O envolvido foi conduzido e apresentado à Delegacia de Brumado. Já na delegacia, ele negou as acusações e disse apenas ter apontado a arma para o colega de profissão, no momento da raiva quando ele tentava fazer uma ultrapassagem, mas sem a pretensão de usá-la. Ele foi flagranteado por ameaça e porte ilegal de arma de fogo. A polícia civil investiga o caso.



Livramento: Jovem de 19 anos morre em acidente na BA-148; ele viajava em cima do caminhão

Foto: Ailton Oliveira l LM

Na manhã deste domingo (29), um acidente de trânsito tirou a vida de um jovem na BA-148, entre as cidades de Livramento e Rio de Contas, na Chapada Diamantina, em um trecho sinuoso da Serra das Almas. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um caminhão carregado de maracujá caiu em uma ribanceira após os freios terem falhado e o condutor perdeu o controle de direção no Início da curva. O veículo que saiu da cidade de Jussiape, seguia para São Paulo. Ainda de acordo com a PRE, três ocupantes viajavam na cabine do caminhão, tiveram ferimentos leves e foram socorridos pelo SAMU 192 e encaminhados para a UPA 24h. 

O jovem foi encontrado horas depois embaixo da carga (Foto: Whatsapp l 97NEWS)

Já o livramentense, Edson Cerqueira (Gugu), de 19 anos, que viajava em cima da carga morreu ainda no local. O corpo da vítima ficou sob as ferragens. A PRE interditou a via para controlar o trânsito e registrar a ocorrência. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionada e realizou o levantamento cadavérico. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Brumado. A rodovia foi liberada uma hora depois.



Prazo para enviar declaração do Imposto de Renda termina hoje (30)

(Imagem Ilustrativa)

Os contribuintes que ainda não acertaram as contas com o Fisco devem correr. Acaba nesta segunda, às 23h59min59s, o prazo para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Quem não entregar a declaração a tempo pagará multa. Neste ano, a Receita Federal espera receber 28,8 milhões de documentos. Segundo os dados mais recentes do órgão, 24.895.403 contribuintes tinham enviado a declaração até as 16h deste domingo, o que equivalia a 87% do total. O prazo para a entrega da declaração começou em 1º de março. O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018, ano base 2017, está disponível no site da Receita Federal. A multa para quem apresentar a declaração depois da data limite corresponde a 1% por mês de atraso, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido.



Que bonito é: Após muita emoção e disputa foram definidos os finalistas do Gauchão 2018

As equipes do Barcelona e do Real Campo irão fazer a grande final do Gauchão 2018 (Fotos: Divulgação)

O desafio de se realizar um evento esportivo em Brumado ainda é muito grande, mas, apesar de todos os obstáculos que aparecem pelo caminho, existem sempre aqueles que comprovam o seu compromisso com o esporte. Um desses nomes é o do vereador Elias Piau, que apaixonado por futebol foi o idealizador do Campeonato “Gauchão”, um evento esportivo que, agora, em sua quarta edição se consolidou como um dos campeonatos de futebol mais conceituados da “Capital do Minério”. Com realização de Elias Piaus e apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, esta edição 2018 o “Gauchão” revelou disputas incríveis entre as 10 equipes que participaram do torneio. Neste último domingo (29), com casa cheia, foram realizadas as duas partidas semifinais e, após confrontos muito disputados, foram definidos os finalistas. Após um jogo duro, de muita marcação, a equipe do Barcelona venceu o Olhos d’Água pelo placar de 1x0 carimbando o seu passaporte. No outro confronto, após um empate no tempo normal, a equipe do Real Campo venceu o Baraúnas nos pênaltis e também se garantiu sua vaga na finalíssima. A torcida foi um dos grandes destaques, como pode ser visto no vídeo abaixo, que, inclusive, tem a narração de Elias Piau. Com o sentimento do dever cumprido, ele falou rapidamente ao 97NEWS dizendo que “realmente é muito gratificante você poder presenciar um evento como esse, que mostra a qualidade do futebol brumadense” e ainda citou que “novamente estamos com o sentimento do dever cumprido e aproveito esse clima tão positivo para convidar a todos para virem ao Estádio Gauchão no próximo domingo, dia 06 de maio, para assistirem a grande final entre as equipes do Barcelona e Real Campo, que com certeza será de arrepiar”.



Tripulação sabia de irregularidades no voo da Chape, diz relatório

(Foto: Reprodução)

A Aeronáutica Civil da Colômbia apresentou hoje (27) relatório final sobre o acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense, time de futebol brasileiro que ia de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) para Medellín (Colômbia), onde disputaria a final da Copa Sulamericana contra o Atlético Nacional. O acidente ocorreu no dia 29 de novembro de 2016 e resultou na morte de 71 das 77 pessoas a bordo – a maioria, integrantes da equipe brasileira. De acordo com o documento, a tripulação sabia que a aeronave da empresa boliviana LaMia viajava com pouca quantidade de combustível, fator determinante para a tragédia. Informes preliminares da Aeronáutica Civil colombiana já apontavam que o avião estava com excesso de peso quando caiu, mas que a causa do acidente foi a falta de combustível. 

O relatório apresentado hoje contou com a participação de investigadores, autoridades e instituições de cinco países: Brasil, Bolívia, Estados Unidos e Inglaterra, além da Colômbia. Entre as conclusões apontadas como “determinantes para a apresentação deste infeliz acontecimento”, o relatório afirma que a empresa LaMia, “planeou sem escalas este voo charter (transporte não regular de passageiros) entre Santa Cruz (Bolívia) e Rionegro (Colômbia); não cumpriu os requisitos de quantidade mínima de combustível exigidos nas normas internacionais, uma vez que não teve em conta o combustível necessário para voar para um aeroporto alternativo”. Ainda segundo o relatório, a aeronave tinha um déficit de 2,3 mil kg de combustível, cálculo feito levando em conta que havia 9,3 mil kg, quando seriam necessários 11,6 mil kg de combustível para percorrer a rota Santa Cruz - Rionegro. “Nem a empresa nem a tripulação, apesar de conscientes da pouca quantidade de gasolina, tomaram a decisão de pousar em outro aeroporto”, diz o relatório ao afirmar que a tripulação descartou o pouso em Bogotá, ou outro aeroporto, para reabastecimento. O relatório conclui que a empresa boliviana LaMia tinha deficiências organizacionais, uma difícil situação econômica, além de problemas no sistema de gestão de segurança operacional e para o cumprimento das políticas de combustível. As tomadas de decisões inadequadas foram, segundo a Aeronáutica Civil colombiana, “em consequência da falta de gestão da segurança operacional nos seus processos, da perda da consciência situacional, e da tomada errada de decisões por parte da tripulação”.

CONTINUE LENDO


TSE começa a cadastrar empresas para realizar vaquinhas virtuais

Foto: Reprodução

O período de arrecadação via crowdfunding começa em 15 de maio. A partir desta data os pré-candidatos vão poder usar os sites de financiamento coletivo para levantar recursos para as campanhas. Caso desistam de disputar, terão que devolver o dinheiro aos doadores. A alternativa da “vaquinha” é legítima e bem intencionada, mas será adotada neste ano como um novo experimento. A partir de 2020, o autofinanciamento também terá limite de até 10 salários mínimos e o princípio de fixar um valor igual para todo mundo funcionará melhor. Aí sim, a ‘vaquinha’ será um recurso interessante para o financiamento de campanha, dando mais condições também aos partidos menores. Isso porque, o ponto mais importante das mudanças é a dispersão do financiamento privado, problema que, por enquanto, não está resolvido. Na prática, poucos milionários continuarão detentores do maior volume de financiamento, o que não resolve a corrupção que a lei tentou contornar. As vaquinhas ficarão mais interessantes quando a norma determinar também uma pulverização da fonte e obrigar os candidatos a aumentarem o número de doadores, com valores reduzidos.



Bahia: Homem é acusado de adultério com mulher de prefeito

(Foto: Reprodução)

Autor do pedido de habeas corpus alega que o prefeito “traído” chegou em sua casa, com dois indivíduos, intimidando-o sobre suposta relação com sua esposa. O desembargador Luiz Fernando Lima, da 1ª Turma da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), rejeitou um habeas corpus atípico: uma espécie de “salvo conduto” diante do medo de um cidadão ser preso em flagrante por conta do ciúme de um prefeito de uma cidade no oeste baiano. De acordo com a petição, o prefeito suspeita que o autor do habeas corpus mantem um caso com a primeira-dama, e por isso, passou a persegui-lo. Na ação, o paciente relata que no dia 16 de março deste ano, foi surpreendido com a presença do prefeito e mais dois funcionários públicos daquele município em sua residência. A visita surpresa foi para questionar uma “possível relação extraconjugal que o paciente estaria mantendo com sua esposa, a primeira dama”. Ela diz que é autônomo, que atua na compra e venda de veículos na cidade. Apesar de negar o envolvimento amoroso, o prefeito o ameaçou e que tomaria providências para o prejudicar. Após essa conversa, dois funcionários da prefeitura passaram a perseguir pelas ruas da cidade, em um carro padronizado com a marca da prefeitura. O autor ainda informou que o prefeito pediu ao tenente da Polícia Militar e o chefe da Guarda Municipal para o prender, que consistiria em “implantar armas ou drogas no carro do paciente a fim de incriminá-lo e vingar-se do adultério”. Por tal situação, pediu uma “expedição da ordem de salvo conduto, preservando o direito fundamental da liberdade de locomoção do paciente”. Segundo o desembargador, o autor não indicou nenhum fato concreto que impeça sua liberdade e que habeas corpus só pode ser aplicado de forma preventiva “quando a ameaça de lesão indevida está lastreada em fatos concretos”. “A bem da verdade, na inicial, limita-se o impetrante a indicar que teme ser incriminado, por meio de flagrante preparado, supostamente através de conluio do prefeito municipal e do tenente da Polícia Militar e chefe da Guarda Municipal, pleiteando, de forma bastante genérica, o deferimento de um salvo conduto irrestrito, para preservação do seu direito de liberdade”, disse o desembargador no despacho. Para o relator, deferir o pedido seria conceder ao autor uma “permissão” irrestrita para “malferir a lei, pois se fosse acusado do cometimento de um crime (como indica estar temente), não poderia ser preso em flagrante ou preventivamente, pois imputaria, aleatoriamente, a conduta a uma ação dos impetrados, o que não se pode conceber”. O desembargador ainda orienta o paciente, que “encontra-se amedrontado em razão de ameaças, ainda que veladas, praticadas pelo prefeito municipal”, a procurar a autoridade policial competente e prestar queixa, resguardando seus direitos, “vez que, repita-se, não cabe ação de habeas corpus contra o chamado, por alguns, ‘ato de hipótese’”. O Bahia Notícias omitiu o nome da cidade para preservar a primeira dama. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico. 



Descoberta em cemitério, jovem tenta carreira de modelo

Beatriz Rosa ajuda o pai na limpeza de túmulos no cemitério de Jacareí (Foto: Camilla Motta/G1)

Após ser 'descoberta' em um cemitério, a jovem Beatriz Rosa, de 18 anos, tenta carreira de modelo. Há quatro anos ela, que é ajudante do pai coveiro, faz a limpeza de túmulos em Jacareí (SP). Durante o trabalho, um dia a beleza da estudante chamou a atenção de uma família que participava de um sepultamento.“Uma mulher me pediu ajuda para molhar uma planta. Quando me aproximei, ela me olhou e perguntou se eu já tinha pensado em ser modelo. Eu disse que queria, mas que não tinha condições financeiras para fazer um 'book'. Ela disse que tinha uma prima fotógrafa e ia ver se conseguia me ajudar”, contou a jovem, que sonha em ser modelo fotográfica desde criança.A fotógrafa Edna Medici se interessou e se propôs a conhecer a modelo, que pesa 43 quilos e mede 1,62. “Quando a vi achei linda, mas não resolvi ajudar com interesse de que ela ia dar certo, mas por paixão. Acabei me apaixonando por ela e pela família dela, que são educados e humildades. Torço muito para que dê tudo certo, estou sempre tentando ajudar e acompanhando”, disse.A fotógrafa fez o 'book' da modelo e também a ajudou a conseguir alguns trabalhos em lojas e em uma capa de revista regional.

O rosto marcante de Beatriz começou a ganhar visibilidade nas últimas semanas, depois que a jovem apareceu no programa matinal da apresentadora Ana Maria Braga. A aparição rendeu um contrato com uma grande agência de modelos. Edna foi quem mandou um email para o programa contando a história de Beatriz. “Todo lugar que eu vou agora alguém me pede uma foto, um autógrafo. Até um fã clube fizeram para mim. Eu não esperava tudo isso. Foi uma surpresa minha participação no programa e mais surpresa ainda toda essa repercussão”, contou.A jovem espera conseguir trabalhar no mundo da moda e pretende ajudar a família com o salário. “Minha vó trabalha no cemitério há 50 anos, meu pai é coveiro há 24 anos e, desde sempre, eu e a minha mãe estamos aqui com ele, ajudando. As pessoas acham estranho, mas é um lugar muito tranquilo, de paz. Eu gosto de estar aqui e agora é um lugar que me fez ganhar uma chance na vida”, afirmou.

CONTINUE LENDO


Foi em Dubai: Baiano de Itabuna é preso por suposto esquema de pirâmide financeira

O empresário Danilo Vunjão Santana Gouveia, baiano e Itabuna de 34 anos, foi preso em Dubai por esquema de pirâmide financeira. Mansão, Ferrari, helicóptero e jatinho eram corriqueiros em suas redes sociais. Os prazeres foram financiados com milhares de pessoas que aderiram à empresa D9 Clube de Empreendedores. A empresa de fachada foi forjada pelo baiano para comandar um esquema de pirâmide que pode ter rendido até R$ 200 milhões, de acordo com investigações feitas pela polícia da Bahia e do Rio Grande do Sul. Na sogra da casa de Danilo foram encontrados R$ 1 milhão em espécie. A Justiça da Bahia bloqueou cerca de R$ 25 milhões em bens de pessoas ligadas à empresa. Metade do valor foi encontrada apenas em uma conta bancária em nome de Danilo Santana. O presidente da empresa foi preso no dia 13 de fevereiro por agentes da Interpol ao desembarcar no aeroporto de Dubai, fruto de um decreto de prisão preventiva emitida pelo juiz Ricardo Andrade,  do Rio Grande do Sul. O MInistério de Justiça brasileiro tenta extraditá-lo em um processo que promete ser demorado. Ele fez o pedido de colaboração premiada com o Ministério Público Baiano e está esperando que o juiz Murilo Luiz Staut Barreto, da 1ª Vara Criminal de Itabuna. Ele autorizou seu advogado a negociar com milhares de vítimas da D9, sem apresentar proposta de devolução de dinheiro. O advogado dele está com a carteira da OAB suspensa. As acusações são de crimes contra economia popular, associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro. Além de vítimas do golpe espalhadas por todo o país, há investidores ludibriados pelo esquema da D9 identificados pela reportagem em países como Argentina, Uruguai, Uganda, Quênia, Nigéria, China, Japão, Estados Unidos, Afeganistão, Itália, Paraguai. Somente no país vizinho, uma investigação do Ministério Público local detectou cerca de 30 mil cidadãos prejudicados, de acordo com o jornal "ABC Color".