ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2016"

Professor Jorge Malaquias se filia ao PMDB e oficializa pré-candidatura ao Legislativo

O professor Jorge Malaquias (esquerda) confirmando que será pré-candidato a vereador ao lado do presidente do PMDB de Brumado (Foto: 97NEWS)

O PMDB recebeu mais um reforço de peso em suas fileiras com o ingresso do conceituado professor Jorge Malaquias, que anunciou oficialmente que será pré-candidato ao cargo de vereador ao lado do presidente da legenda em Brumado, Emanoel Araújo, o “Manelão”. O professor Malaquias que foi candidato a vice-prefeito nas eleições de 2012, desembarcou do PSD e ingressa agora no PMDB. O encontro foi cheio de entusiasmo, onde Malaquias explicou que escolheu o PMDB por ser um partido a nível local que tem um projeto que tem total sincronia aos seus ideais políticos. “Vim para o PMDB após analisar de forma ampla o projeto político do partido, que tem estratégias e diretrizes bem definidas”, argumentou. Ele ainda declarou que “Vejo em Manelão um líder com muita representatividade, que tem uma compreensão muito grande da atual realidade que vive a nossa cidade e que pretende implantar mudanças substanciais que resultarão numa transformação social muito significativa. Então, estou aqui, para dar a minha parcela de contribuição nesse sentido buscando alcançar uma cadeira na Casa Legislativa”.  Manelão agradeceu a confiança do educador e expressou que “o professor Jorge Malaquias é uma das grandes reservas culturais de nossa cidade, que conhece como poucos a força do empreendedorismo e a mentalidade da juventude atual, por isso será um importante parceiro em nosso projeto de buscar a transformação do atual estado de coisas que vivenciamos em nosso município, promovendo maior justiça social, por meio da Educação, da Saúde e da Geração de Empregos”. 



No Dia Internacional da Saúde; 97NEWS ouve renomada pediatra brumadense que fala sobre a Gripe H1N1

A conceituada pediatra Dra. Carla Pereira ressalta a importância da vacina no combate à H1N1 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Nesta quinta-feira (07) o mundo comemora o Dia Internacional da Saúde e, diante disso, o 97NEWS entrevistou a renomada pediatra e neonatologista Dra. Carla Maria Pereira sobre os riscos, tipos de contágio e outras informações importantes sobre a gripe H1N1, que ganhou, mesmo em meio a triplica endemia, o topo da pauta das autoridades médicas do país, já que a possibilidade de uma epidemia é cada vez mais real. A primeira pergunta foi sobre qual a data que a população já poderá se vacinar na rede pública. Segundo ela as vacinas deverão chegar no dia 30 de abril (sábado) e a campanha será logo realizada. Ela também informou que na rede privada a vacina contra a H1N1 já está disponível. Sobre quem compõe o grupo de risco, ela relatou que são crianças de 06 meses a 5 anos, grávidas, idosos e pessoas com doenças crônicas, que tem o seu quadro imunológico mais frágil, por isso acabam tendo os efeitos da gripe de uma forma muito mais severa. A pediatra explica que os sintomas sistêmicos mais evidentes da H1N1 são a forte prostração, fortes dores no corpo e falta de apetite. Ela também chamou a atenção que neste ano os casos estão aparecendo muito mais cedo do que o previsto, daí as autoridades sanitárias estarem antecipando a vacinação, já que o risco de uma epidemia é muito grande. “Vale ressaltar que a H1N1 pode levar a morte, fator que está deixando muita gente em pânico, pois as formas de contágio estão no cotidiano, pois o vírus é contraído pelas gotículas dos espirros, pela tosse e pelo vento e também pelas mãos, por isso aconselho uso de copos e toalhas descartáveis e, caso se confirme a epidemia, o uso de máscaras, já que as vias respiratórias são o canal para entrada do vírus”, alertou a pediatra que ainda lembrou que “não é necessário o pânico, mas todos devem tomar a vacina, já que casos suspeitos vêm aparecendo na região”.  



Caixa lança aplicativo para trabalhador acessar FGTS pelo celular

Foto: Reprodução

A Caixa Econômica Federal lançou no último mês o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que os trabalhadores possam consultar seu extrato no fundo. O lançamento foi feito durante a reunião do conselho curador do FGTS no Ministério do Trabalho e Previdência Social. Segundo a vice-presidente interina de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Deusdina dos Reis Pereira, esse será um canal adicional de acesso às informações do trabalhador, mas o envio do extrato em papel e por SMS será mantido. “Ele [o contribuinti] pode optar por não receber mais em papel”, explicou, dizendo que mais de 76 milhões de brasileiros já usam smartphones.

 

“O trabalhador passará também a ser o fiscal da sua própria conta para que possa falar com seu empregador, se necessário, em caso de atraso ou erro de processamento [no pagamento do FGTS]”, explicou. Para acessar a ferramenta é necessário fazer um cadastro onde o trabalhador deve criar uma senha de acesso e informar o Número de Identificação Social (NIS). Esse número pode ser encontrado nos extratos do FGTS, carteira de trabalho, com o empregador ou nas agências da Caixa. O aplicativo do FGTS foi lançado em comemoração aos 50 anos do fundo, criado em 13 de setembro de 1966. O FGTS protege o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho onde o empregador deposita um valor mensalmente. Os recursos também podem ser sacados para aquisição da casa própria ou no momento da aposentadoria. “O FGTS tornou-se uma das mais importante fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda. Ele também é uma das mais importantes fontes de financiamento de infraestrutura e saneamento do país”, informou a Caixa.

CONTINUE LENDO


Cupido 97NEWS: Ítalo busca relacionamento sério com mulheres de 30 a 50 anos

(Divulgação)

O lançamento da parceria entre o 97NEWS e o Programa Amor sem Fim que criou o quadro Cupido 97NEWS foi um sucesso, com inúmeras ligações e várias pessoas querendo se inscrever nessa iniciativa de proporcionar as pessoas que estão em busca de um grande uma oportunidade de realizar o seu sonho. Desta feita é um homem que busca a sua cara metade, confira o perfil abaixo:

Me chamo Ítalo

Sou solteiro/separado tenho 48 anos sou representante comercial e procuro uma mulher para um relacionamento sério

Tenho 1,89 de altura, cabelos e olhos castanhos,

Cor da pele: Branco caucasiano

Olhos: Castanhos

Cabelos: Castanhos

Procura por mulheres de 30 a 50 anos

Mora em Vitória da Conquista e tem escritório em Caculé

Telefone: (77) 9-8821-6710

Confira a foto abaixo: 

(Foto: Cupido 97)


Empresa Contrate, decreta falência e funcionários não sabem o que fazer

Foto: Marcos Paulo/97news

No final do mês de março deste ano os funcionários da empresa Contrate, que prestavam serviços gerais para a secretaria de educação do estado da Bahia fizeram uma paralisação para chamar a atenção das autoridades políticas de Brumado, no sentido de receberem todos os salários atrasados. Mas para surpresa de todos, esta semana a empresa anunciou falência e cancelou o seu contrato de prestação de serviços, demitindo todos os funcionários que já estavam com os salários atrasados. O 97News ouviu alguns diretores de colégios estaduais em Brumado para saber como vai ficar a situação dos ex-funcionários e dos alunos, que poderão ficar sem limpeza. A informação que nos foi passada é de que será remanejado outros funcionários para ajudar na limpeza. Com a falta de funcionários algumas escolas ficarão sem merenda. Funcionárias que trabalham na área da merenda e foram remanejadas para a limpeza estão indignadas, porque, segundo elas, isso fere a lei trabalhista, pois foram contratadas para a área de alimentação. Ainda de acordo com as funcionárias, uma nova paralisação das atividades nas escolas pode ocorrer a qualquer momento, afetando mais uma vez o ano letivo estadual.



Conquista: Assaltante morre em confronto com a Polícia Civil no Bairro São Vicente

Deraldo dos Santos Rodrigues era acusado de diversos assaltos a lojas de celulares, a motocicletas, e autor de um latrocínio ocorrido em 2015 (foto: Blog do Leo Santos)

Equipe da DRFR, realizou operação na manhã desta quarta (6), com campana para cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela justiça desta comarca, contra o assaltante Deraldo dos Santos Rodrigues. Ele era acusado de diversos assaltos a lojas de celulares, a motocicletas, e autor do latrocínio ocorrido no mês de junho de 2015, quando para roubar as lojas americanas efetuou um disparo de arma de fogo na cabeça do segurança. Ele resistiu à prisão, desferindo disparos contra a equipe, que picotaram. Foi atingido, socorrido ao hospital de base desta cidade, onde veio a óbito. Foi apresentada no Disep uma motocicleta roubada por Deraldo no dia 01/04, a qual encontrava- se em seu poder, além de um capacete, uma arma de fogo tipo revólver calibre 38, com 6 munições, 4 intactas e 2 picotadas.



Criptografia implantada impede que a polícia grampeie conversas no Whatsapp

Com um bilhão de usuários, o WhatsApp passa a ser o maior sistema de criptografia de comunicação em uso no planeta (Imagem: Reprodução)

Uma atualização do comunicador WhatsApp passou a identificar o uso de criptografia nas conversas realizadas pelo aplicativo. Nada muda para quem usa o programa, mas as conversas criptografadas trafegam de maneira “embaralhada” pela internet. De tal maneira que nem mesmo um grampo policial é capaz de enxergar o conteúdo do bate-papo e dos arquivos que são transferidos. É possível perceber a mudança com um aviso que agora aparece nas conversas: “as mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”. Essa segurança é parecida com a utilizada em comunicações militares sigilosas. O WhatsApp já vinha criptografando parte das conversas desde 2014, porém a empresa não havia deixado explícita a existência do recurso. (TT)



Pervertido ejacula na saia de jovem, em ônibus coletivo, e vítima posta desabafo

Incidente ocorreu em Curitiba, Paraná. Postagem viralizou nas redes sociais. Outras mulheres disseram ter passado pelo mesmo abuso.(Foto: Reprodução)

O desabafo de uma jovem de Curitiba no Facebook alertou para os abusos constantes no transporte público nas cidades brasileiras. No texto, a jovem chamada Grazi Oliveira conta que um rapaz se aproximou dela dentro de um ônibus e ejaculou em sua saia. “Eu não quero mais ligar pra minha mãe chorando, eu não quero mais ter medo de andar na rua, eu não quero mais me culpar por ser a vítima, eu não quero mais ter que pensar no tamanho da minha saia antes de sair de casa, eu não quero ter que limpar a sujeira dos outros”, desabafou a jovem. O depoimento da jovem foi compartilhado por milhares de jovens. Algumas relataram terem passado pelo mesmo tipo de abuso. “Grazi, não há palavras que descrevam o tamanho da minha tristeza e indignação. Sinta-se abraçada, força e todo amor pra você”, escreveu uma jovem.



Deputada está entre as vítimas de assalto ao ônibus da Novo Horizonte

Os bandidos levaram apenas R$ 50 da deputada. Ninguém ficou ferido. É a segunda ação semelhante da mesma quadrilha.(Foto: Reprodução)

Até uma deputada foi assaltada junto com outros passageiros que estavam num ônibus da empresa Novo Horizonte, que fazia a linha Guanambi x Salvador, na madrugada da última terça-feira (5).A informação foi confirmada por assessores da parlamentar, na tarde desta quarta. Segundo eles, a ação criminosa aconteceu no município de Nova Itarana, a 274 km de Salvador. A deputada estava dormindo quando os suspeitos invadiram o veículo e começaram a fazer o arrastão. Celulares, bolsas e dinheiro foram levados de todos passageiros. Os bandidos levaram apenas R$ 50 da deputada. Ninguém ficou ferido. Essa foi a segunda ação que os mesmos homens praticaram em apenas uma noite. Testemunhas disseram que a dupla teria roubado outros passageiros da mesma empresa, na saída do município de Urandi, horas antes. A delegacia de Nova Itarana informou que os assaltos não foram registrados naquela unidade.



Na Bronca: Itaquaraí se tornou uma ‘Terra de Ninguém’, afirmam moradores

O retrato do abandono: entulhos jogados em vários locais do Distrito (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A equipe do 97NEWS esteve nesta quarta-feira (06) no Distrito de Itaquaraí e ouviu os moradores do local que garantiram que vivem uma das piores situações já vivenciadas. Segundo eles o Distrito virou uma “Terra de Ninguém”, onde o abandono e o desprezo são tão evidentes que em todos os locais isso fica patente. A porta voz dos “esquecidos” é a moradora Paula Xavier que relatou que “o posto de saúde está caindo, esgotos estourados existem por todos os lados; o mercado está desabando, a ponte está rachada e os alunos não podem nem estudar” e, se mostrando muito irritada ela disparou que “no caso da escola é um absurdo que vivemos, pois todos os anos é dado um ‘mel de coruja’ e a reforma nunca acaba, o que está prejudicando muito o aprendizado dos alunos, já que eles têm que ter aulas todos numa classe só. Vale lembrar que este sistema multisserial foi muito criticado pelas últimas gestões, mas agora estão fazendo a mesma coisa”. Ela ainda lembrou a situação da estrada que liga a sede do município, que tem locais perigososo como pode ser ver nas fotos abaixo. E finalizou de forma visceral ao declarar que “como está chegando o tempo das eleições, os políticos começam a vir aqui e distribuir açaí, cerveja e dar tapinha nas costas, mas, hoje, o povo de Itaquaraí não é mais tolo como antes, vamos dar uma resposta à altura desse descaso e desrespeito dos quais somos vítimas. Porque estamos aqui vivendo num total abandona e, agora, tendo que lutar com as cobras que estão invadindo as residências”.Confira abaixo as fotos que comprovam a situação: 



Brumado: ‘Xérrem’ é preso após ter assaltado estudante e ter levado celular

O celular e a bicicleta foram apreendidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A ‘galeria dos meliantes’ em Brumado tem algumas “figurinhas” que ganharam fama, devido ao sucessivo número de ações criminosas. Na manhã desta quarta-feira (06), uma dessas “figurinhas” acabou sendo detida pela Polícia nas proximidades da sua residência. Conhecido como “Xérrem”, ele tinha assaltado um estudante usando a velha tática da “mão na camisa”. Ele levou um aparelho celular e fugiu de bicicleta. A guarnição da PETO o pegou e levou, juntamente com o celular e a bicicleta para a DP, onde ele ficou à disposição da Justiça. Vale ressaltar que ele tem um ordem de prisão preventiva sobre ele, o que fará com que ele seja mantido preso. 



Estudantes vão à Câmara pedir apoio para custear a viagem para cursar universidade em Conquista

O representante dos estudantes, Tony Pereira fez uso da tribuna livre para explicar a situação (Foto: Carlos Silva / 97NEWS)

Inúmeros estudantes, que se veem obrigados a ter que ir para Vitória da Conquista para continuar os seus estudos na área universitária, participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Brumado na noite desta segunda-feira (05). Cerca de 80 alunos é o número apontado pelos estudantes, que, na sua maioria são estudantes de baixa renda, que não estão tendo condições de arcar com o pagamento do transporte. O fato de terem que ir para Conquista é devido à falta de oportunidades de oferta de cursos universitários em Brumado, já que hoje a juventude tem ao seu dispor apenas o curso público de Letras e Direito da Uneb. O representante dos estudantes, Tony Pereira da Silva explica que “a nossa luta é grande e precisamos de apoio e acreditamos que os vereadores e a Prefeitura podem, se não pagar o transporte integralmente, pelo menos arcar com 50% do valor”. Os estudantes acreditam na sensibilidade dos parlamentares que podem usar seus dispositivos legais para obter o seu objetivo, já que, muitos deles, não estão mais podendo arcar com os custos do estudo universitário, já que além do transporte tem outros gastos como Xerox, refeição e material didático. Os vereadores ouviram o pleito e prometeram fazer o possível para que o pleito dos estudantes venha a ser obtido. 



Ednaldo Pereira dispara ‘são inverídicas e absurdas’, se referindo a veiculações em blogs locais

O empresário Ednaldo Pereira desmentiu de forma veemente as veículações que garantiam que ele tinha fechado o seu apoio para as eleições de 2016 (Foto: 97NEWS)

Está aberta de vez a temporada das especulações políticas em Brumado e, com isso, as mais fantasiosas conjecturas começam a circulas nos veículos de comunicações locais, provocando respostas das “vítimas” e deixando o clima ainda mais efervescente. A última das veiculações que se enquadrou nesta postura “desfilou” em dois blogs locais nesta terça-feira (05), nas quais foi dada como certo que o empresário do ramo de saúde, Ednaldo Pereira de Souza estaria confirmando o seu apoio a uma pré-candidatura. Em contato com o empresário na manhã de hoje (06) o apresentador Carlos Silva entrou em contato com o empresário que de bate pronto respondeu que “eu fiquei extremamente surpreso quando me deparei com as matérias, as quais eu classifico de inverídicas e absurdas, já que, em momento algum eu afirmei que estaria dando apoio para A ou para B”. Ednaldo, que tem livre trânsito com todas as lideranças políticas brumadenses ainda fez questão de garantir que “o disparate foi tão grande que nem eu ainda me decidi sobre a minha pré-candidatura, então como que posso atropelar o processo das coisas e colocar os bois na frente da carroça” e continuou argumentando que “nesse momento estou discutindo no âmbito familiar se vamos ou não para a disputa, só depois disso que iremos decidir quem terá o nosso apoio”. E finalizou destacando que “tive um desempenho muito bom nas últimas eleições de 2012 tendo uma votação expressiva e, por isso, temos sido muito assediados, mas temos um objetivo e vamos cumpri-lo à risca. Uma coisa é pública e notória que a população anseia por uma mudança significativa no Legislativo, então isso nos estimula, pois o nosso projeto político vai de encontro as ansiedades da população, principalmente na área de saúde”. 



BR-030: Caminhão foi rebocar outro e acabou os 2 indo para o barranco

Os caminhões acabaram no barranco (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma cena incomum acabou chamando a atenção dos motoristas que transitaram pela BR-030 na altura do quebra-molas, nas proximidades do cruzamento da linha férrea, já que 2 caminhões estavam virados no barranco ao lado da pista. Segundo dados colhidos pela reportagem do 97NEWZ, um caminhão de Vitória da Conquista foi rebocar outro que teve problemas mecânicos que estava parado na altura do aeroporto. Quando chegou no trecho supracitado, o motorista que fazia o reboque acabou dando uma freada brusca devido ao quebra-molas e, com isso, o caminhão que estava atrás veio com tudo e pela inércia levou os dois para o barranco. Policiais rodoviários e militares chegaram logo ao local (foto abaixo) para controlar o tráfego. Os dois motoristas ficaram feridos e tiveram que ser encaminhados para o Hospital Magalhães Neto, mas não há informações precisas sobre o estado de saúde dos dois. Um guincho foi acionado para tirar os caminhões do local. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Poções: Homem fica ferido em terreiro de candomblé e morre a caminho do Hospital

O babalorixá foi levado para a delegacia de Poções para prestar esclarecimentos. O corpo do jovem foi encaminhado ao IML de Conquista. (Foto: Portal Poções)

No início da tarde desta quarta-feira (5), uma tragédia chocou moradores do bairro Açude, na zona sul de Poções. Segundo informações da policia, um jovem de nome Felipe Francelino da Silva, 29 anos de idade, foi socorrido para o pronto socorro com um corte na altura do umbigo, mas não resistiu e foi a óbito. Ainda de acordo a Polícia, a vítima residia em um terreiro de candomblé com um babalorixá, dono da residência onde o fato aconteceu. O babalorixá foi levado para a delegacia de Poções para prestar esclarecimentos. O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. Há suspeitas de suicídio e de realização de rituais. A Policia Civil investiga o caso.



Perigo: Criadores continuam deixando animais soltos na BA-148 nas proximidades de Lagoa Funda

Os animais desfilam tranquilamente pelo meio da pista (Foto: André Bonfim / 97NEWS)

O desrespeito e descaso com a vida humana por parte de muitos criadores de animais continuam sendo flagrante em vários locais da região. A equipe do 97NEWS flagrou mais uma situação desse tipo na BA-148, nas proximidades da Comunidade de Lagoa Funda, município de Brumado, onde vários bovinos desfilam tranquilamente bem no meio da pista. A rodovia é uma das que mais vêm registrando acidentes com animais nos últimos anos, alguns deles com vítimas fatais, mas, mesmo assim, muitos proprietários continuam deixando seus animais soltos em busca de alimento, sendo que, um dos locais preferidos são os acostamentos, que, geralmente, oferecem uma “boa refeição”. Apesar dos esforços da Polícia Rodoviária Estadual, que conseguiu tirar muitos animais de circulação, os proprietários continuam desrespeitando a vida humana. Fica aqui o alerta para os motoristas que forem passar pelo local, principalmente no período noturno, já que o risco de acidentes é muito alto. 



Comunicado Embasa

(Divulgação)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), informa que o Sistema de Abastecimento Integrado de Brumado está operando com vazão reduzida, nesta terça-feira (5), para possibilitar a realização de serviços emergenciais em equipamentos eletromecânicos na barragem de Cristalândia, danificados após falhas no fornecimento de energia elétrica na região. Os trabalhos de correção serão concluídos até o final do dia, quando o abastecimento começará a ser normalizado gradativamente. Por este motivo, a Embasa está impossibilitada de ofertar a demanda usual da cidade, o que pode provocar redução da pressão em alguns pontos da rede distribuidora e afetar o fornecimento de água. Desta forma, a Embasa recomenda que os moradores de Brumado e de Malhada de Pedras mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares. Imóveis com reservação suficiente para as necessidades de consumo diárias não sentirão os efeitos da interrupção temporária.



Brumado: Guarnição da TOR apreende veículo clonado na BR-030

(Foto: Divulgação Polícia Militar / TOR)

Quando em operação (PCTRAN) na rodovia BR030, na altura do aeroporto da Cidade de Brumado, a guarnição do TOR abordou o condutor Gilson Alves Júnior (35), com o veículo Savveiro Cross de Cor branca, ostentando PP- OVJ 3859 de Porto Seguro-Ba, ao verificar a situação do veículo no sistema MOP, notou-se divergência entre nome do proprietário do veículo no sistema consultado e o CRLV apresentado pelo condutor, devido tal estranheza a guarnição verificou elementos de identificação do veículo, no chassis a numeração condizia com a do documento, porém , o que para olhos leigos parecia normal não escapou aos componentes da guarnição que observou irregularidade na tinta ao redor de tal numeração (chassis) e outro detalhe, que escapou do controle dos falçários, não fugiu ao foco dos abordantes, a numeração de um chassi no motor do veículo não combinava com a da marcação no assoalho. Com essas informações e ajuda de consulta do VIN, confirmou q o veículo pesquisado se trata de produto de roubo, e adulterado para parecer legalizado (veículo clonado), munido de tais informações, veículo e condutor foram conduzidos à DP BRUMADO para q sejam tomadas as medidas cabíveis ao caso.

(Foto: Polícia Militar / TOR)


Luto: Morre Maurício Ferraz, gerente de Nilo Coelho

Maurício Santos Ferraz estava internado desde março, falecendo nesta terça-feira (5). Local do sepultamento não foi divulgado (Foto: Divulgação)

Faleceu nesta terça-feira (05), em Vitória da Conquista, Maurício Santos Ferraz, por falência múltipla de órgãos.Figura muito conhecida na cidade, Maurício era tido como ‘braço direito’ do ex-governador Nilo Coelho. O corpo será sepultado na manhã desta quarta-feira (06), em local que ainda será divulgado. Maurício chegou a ficar desaparecido por alguns dias recentemente e foi encontrado desacordado em uma das fazendas do ex-governador. Após ficar um período internado, não resistiu e morreu.



Campanha de vacinação contra a gripe na Bahia começa no dia 30

(Foto: Divulgação)

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Coordenação Estadual do Programa de Imunizações, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe na Bahia vai acontecer no período de 30 de abril a 20 de maio. Não há previsão para antecipação dessa data, uma vez que as vacinas, fornecidas pelo Ministério da Saúde, ainda não chegaram a Salvador. Neste ano, o Dia D de Vacinação será no sábado, dia 30 de abril. Como determina o Ministério da Saúde, a campanha é dirigida às crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Neste ano, até o momento, dez casos foram confirmados da gripe H1N1 na Bahia, desses, dois pacientes vieram a óbito em Salvador. No ano passado, apenas um caso foi registrado em uma pessoa que veio de São Paulo. O aumento do número de casos e de óbitos, principalmente em São Paulo, tem despertado a atenção das autoridades de saúde porque estão acontecendo fora da época do inverno, quando costumam ser registrados.


Como se proteger da H1N1

Além da vacinação, medidas simples podem ser adotadas para prevenção contra gripe. Uma delas consiste em simplesmente lavar as mãos com água e sabão, ou passar álcool para desinfetá-las. Também é preciso manter a casa sempre arejada, evitar espirrar nas mãos e sim na curva do braço; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar; além de evitar viajar para lugares onde estejam acontecendo muitos casos da doença.


Sintomas

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta - acima de 38º, 39º e de início repentino -, dor muscular, dor de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Nesses casos, é bom procurar logo o médico na unidade de saúde mais próxima da residência.