ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2016"

Secretário André Cardoso garante que problemas no parquinho infantil e banheiros da Zeca Leite serão sanados este final de semana

O secretário André Cardoso fez questão de verificar a situação do brinquedo in loco e já imediatamente ordenou o isolamento (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A revitalização do parquinho infantil da Praça Coronel Zeca Leite foi uma das obras realizadas com sucesso pela atual gestão municipal, mas, passados alguns anos, alguns brinquedos já estão apresentando problemas e, com isso, podem trazer perigo para as crianças. Isso ficou constatado pela reportagem do 97NEWS que, além disso, registrou outro problema no local, desta feita antigo e recorrente que é a situação dos banheiros públicos, que estão já em estado precário. Buscando saber com mais detalhes essa situação falamos com o secretário André Cardoso nessa sexta-feira (29), o qual garantiu que esses problemas serão rapidamente sanados. Na questão do parquinho ele falou que é mais fácil, pois somente um brinquedo apresenta problemas e a área já foi isolada ontem mesmo e o reparo deve acontecer ainda neste final de semana. Quanto a questão dos banheiros Cardoso disse que é mais complicado, já que o índice de vandalismo é muito alto, tanto que o município troca as peças direto e, mesmo assim, em pouco tempo elas são destruídas. A falta de consciência cidadão ainda é um desafio, mas ele acredita que isso poderá ser superado por meio de uma ampla campanha de conscientização. Ele também garantiu que os materiais serão trocados novamente e que a limpeza já começou a ser feitas pelos funcionários da empresa responsável (foto abaixo), mas solicita que os usuários contribuam também na divulgação de conscientização de conservação dos bens públicos. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Luta da Alternativa FM e do 97NEWS contribuiu para a transferência de um dos gêmeos para UTI em Vitória da Conquista

(Divulgação)

O caso do nascimento de um casal de gêmeos na última terça-feira (26) no Hospital Magalhães Neto, os quais nasceram após o parto de alto risco, onde a mãe teve uma forte hemorragia, sensibilizou a comunidade brumadense, que ficou muito apreensiva esperando um desfecho feliz. Passados os primeiros dias o quadro clínico dos bebês já deu uma melhorada, tanto que a menina Nicole Sofia já está fora de perigo, pois ganhou alta e já estão em casa. Já a situação do menino, o pequeno Nicolas ainda é delicada e ele foi transferido para uma UTI Neonatal em Vitória da Conquista na noite desta sexta-feira (29). O Grupo Alternativa de Comunicação entrou nessa luta na busca de uma vaga na UTI e comemorou a notícia da transferência e acredita que tudo terminará bem com a franca recuperação do pequeno Nicolas, que já, nos primeiros dias de vida dá um grande exemplo de superação e de luta pela vida. A família agradece o empenho de todos e reforça os pedidos de oração para que o tratamento seja positivo e Nicolas logo fique fora de perigo. 



Brumado: Idoso de 67 anos é brutalmente agredido por dupla de assaltantes

As marcas das agressões ficaram evidentes (Foto:Marcos Paulo / 97NEWS)

Os casos de assaltos acompanhados de fortes agressões por parte dos bandidos continuam acontecendo em Brumado, preocupando a população e dando muito trabalho para a Polícia. Nesta sexta-feira (29) mais um caso desse tipo aconteceu, desta feita no Bairro Centenário, onde um idoso de 67 anos, ao chegar para verificar a sua obra, foi abordado por uma dupla de bandidos em uma motocicleta, os quais, armados, deram voz de assalto exigindo dinheiro. Por azar, ele não tinha dinheiro com ele, o que deixou os bandidos nervosos, os quais deram várias coronhadas na vítima na cabeça e também muitos socos nas costas. Em desespero, o homem clamou para que não o matassem, mas as agressões continuaram até que os pedreiros da obra chegassem, os quais acabaram sendo assaltos tendo que entregar a quantia de R$ 150,00. O idoso teve que ser levado ao Hospital para receber cuidados médicos. A Polícia já está trabalhando no caso. 



Conquista: Estudante estuprada dentro de república por menor de 14 anos dá detalhes do crime

“Ele repetiu várias vezes: ‘Vagabunda, conta para o namoradinho o que estou fazendo com você. Vadia, você quer!’”, diz relato da vítima (Foto: Reprodução)

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, em 2015, foram registrados 63 casos de estupro em Vitória da Conquista.Entre os 417 municípios baianos, a “capital” do Sudoeste é a quinta mais violenta para as mulheres. Maria*, 23 anos, é uma das vítimas do ano passado. Era 21 de agosto de 2015 uma sexta-feira, quando ela estava em casa no Bairro Brasil*, Zona Oeste de Vitória da Conquista. O que parecia ser um dia comum para a jovem acabou se transformando num pesadelo. “Eu estava no sofá, que fica ao lado da porta, foi quando eu o vi. Fui até ele, pois pensei que era colega do meu primo, mas ele apontou a arma. Eu percebi que quando ele me viu, a intenção de roubar tinha desaparecido”, lembra. Minutos antes de o estupro acontecer, o primo de Maria, Ricardo*, 17 anos, tinha sido abordado na rua em um assalto. Ele estava sem dinheiro e sem celular. O jovem armado tinha 14 anos e obrigou Ricardo a levá-lo até a casa onde morava com a prima. (Avoador.UESB . Romário Dias e Vanessa Vilarim)



Cartão de Visitas: Lixão na entrada da cidade causa aspecto muito negativo para quem chega em Brumado

O estado do lixão é cada vez pior (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A principal entrada de Brumado, ou seja, o cartão de visitas de quem chega à cidade está com um aspecto cada vez pior, já que o lixão que fica às margens da BA-262, aumentou de forma significativa. Com isso todo mundo que chega de Vitória da Conquista e dos municípios da região, fica com uma impressão muito ruim da cidade. Segundo informações existe a permissão da Secretaria de Infraestrutura para que lixos e entulhos sejam jogados no local, sob a alegação de que acaba beneficiando a realização de um aterramento, mas, segundo populares, há um bom tempo esses serviços não vêm sendo feitos, criando um ambiente nocivo, já que em tempos de tríplice endemia, locais como esse se tornam um risco muito grande à população. 



Tanhaçu: Jovem sofre grave acidente na zona rural e busca desesperadamente vaga em UTI para salvar a sua vida

O jovem Paulo Eduardo está entre a vida e a morte esperando uma vaga em uma UTI (Foto: 97NEWS)

O jovem lavrador Paulo Eduardo, de apenas 18 anos, acabou sendo vítima de um grave acidente na noite desta quinta-feira (28) na zona rural de Tanhaçu. Ele estava retornando da casa de amigos quando perdeu o controle de sua motocicleta num areião nas proximidade da Várzea Dantas. Ele teve que ser conduzido rapidamente para o Hospital Magalhães Neto em Brumado e busca, de forma desesperada, uma vaga em uma UTI. Segundo informações ele está em coma devido a um forte traumatismo craniano e, caso a vaga não apareça logo, ele poderá não resistir. A família clama pela ajuda das autoridades para que a vaga apareça o mais rápido possível. 



Fredinho passa exemplar de Livro de Rui Medeiros para a Biblioteca de Brumado

A entrega foi feita no gabinete municipal (Foto: 97NEWS)

Considerado um dos novos expoentes da Literatura da Bahia, Rui Medeiros está lançando um novo livro que retrata o cotidiano da região sudoeste da Bahia, o qual teve também como base de pesquisa a obra “Uma Comunidade Rural do Brasil Antigo”, de autoria do brumadense Lycurgo Santos. Rui, que é Mestre e Doutor em Linguagem e Sociedade pela UESB e também graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador percorre com uma incrível destreza linguística as áreas de História do Direito, Direito do Trabalho e Movimentos Sociais. O lançamento da referida obra: História Local e Memória: Limites e Validade, que faz um amplo estudo tendo como mote a cidade de Vitória da Conquista (BA) já é vista como livro de cabeceira de quem quer conhecer os detalhes da região sudoeste da Bahia. Na tarde desta quarta-feira (27), o jovem Luiz Frederico Rego (Fredinho) cumpriu a honrosa missão em passar para as mãos do prefeito Aguiberto Lima Dias, da secretária municipal de Educação, professora Acácia Gondim e do secretário de infraestrutura André Azevedo, um exemplar da obra, a qual foi doado para compor o acervo da Biblioteca Municipal de Brumado. “Fredinho” foi aluno de Rui Medeiros e hoje é amigo particular do escritor que lhe incumbiu desta tarefa. O encontro aconteceu no Gabinete Municipal e o prefeito e a secretária ficaram muito satisfeitos com o presente e aproveitaram o momento para agradecer ao escritor e ao seu representante pela tão importante doação. Quem quiser ter acesso à obra é só se dirigir à Biblioteca Jarbas Passarinho que o livro já ingressou no acervo. 



Brumado: Guarda Municipal salva enfermeira de ser morta por paciente do CAPS que entrou em estado de fúria

O guarda acabou sendo ferido pelo paciente também, mas conseguiu imobilizá-lo (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma chamada de atendimento movido por uma ação judicial quase resultou numa tragédia na manhã desta sexta-feira (29) na Comunidade do Campo Seco. Uma enfermeira do CAPS foi cumprir uma ordem judicial, a qual foi acompanhada de um guarda municipal, para medicar um paciente da instituição. Chegando na residência o paciente estava normal, mas, de uma hora para outra, entrou em forte surto psicótico, partindo para cima da enfermeira com um pedaço de pau e uma faca, chegando, inclusive, a atingi-la. Diante disso, vendo que a enfermeira estava em risco de morte, o guarda municipal acabou entrando em luta corporal com o paciente, que também o atingiu com um pedaço de pau, mas, num ímpeto de superação, o guarda conseguiu imobilizar o paciente que teve que ser removido para a sede do município para receber os cuidados médicos devidos. O caso foi parar na 20ª Coorpin, já que o guarda municipal registrou queixa. A faca, o pedaço e os objetos utilizados pelo homem foram apreendidos. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Dia D da Vacina contra H1N1 não irá acontecer neste sábado (30)

(Divulgação)

A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu, assim como um grande número de municípios da Bahia, não realizar o Dia D da Vacinação contra a gripe H1N1. A decisão se deu porque o segundo lote das vacinas ainda não chegou, o que impossibilita que toda a logística necessária para a imunização em massa possa ser operacionalizada. A previsão é que o segundo lote chegue na segunda-feira (02), o que não afetará a vacinação nas unidades de saúde, que continuarão acontecendo normalmente. Outro fator que veio corroborar para essa tomada de decisão é que Brumado seguiu o calendário estipulado pela Sesab, antecipando a vacinação que se iniciou no último dia 18. A Sesau também comunica que não há motivos para preocupações, já que os grupos prioritários poderão tomar a vacina normalmente, como já foi citado, em todos as unidades de saúde como vem acontecendo. Na semana que vem a equipe epidemiológica se reunirá para marcar uma nova data para o Dia D, que deverá acontecer no mês de maio. 



Piauiense de 25 anos é o juiz federal mais jovem do Brasil

Foto: Reprodução/Facebook

Um jovem de 25 anos é o juiz federal mais jovem do Brasil. Ele foi aprovado em primeiro lugar no concurso do Tribunal Regional Federal da Primeira Região que oferecia 29 vagas e teve 8,3 mil inscritos, atraídos pelo salário de quase R$ 22 mil. O candidato, Pedro Felipe de Oliveira Santos, nasceu em Teresina, no Piauí, em 1987. Especializado em concursos públicos, ele é filho único de pais servidores públicos. “O candidato jamais se sentirá integralmente preparado. O conteúdo é vasto. Estuda-se Constitucional, esquecem-se alguns detalhes de Administrativo; volta-se para Administrativo, esquecem-se outros temas essenciais de Direito Penal, e assim por diante. Nunca me senti 100% em nenhuma prova. Não tenho dúvidas de que isso seria humanamente impossível. No meu caso, embora aprovado em primeiro lugar, fico tenso ao me recordar de uma série de conteúdos que ainda considero não ter aprendido a contento, e que certamente serão objeto de profunda revisão até a posse." Finalizou Pedro. Atualmente, exercia o cargo de defensor público da União em Brasília (DF), onde estudou Direito na Universidade de Brasília (UnB), entre 2004 e 2009. Sobre o sucesso, explicou: "Não devemos ter medo de ‘dar a cara a tapa’. É preciso perder o receio da reprovação, de ser zoado pelos colegas, de decepcionar os familiares ou a si."



Começa Sábado (30) o 2º Torneio de Futsal dos Comerciários no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro

Em homenagem ao Dia do Trabalhador, a equipe do Sindicato dos Comerciários estará realizando a partir deste sábado (30) no ginasio de espotes Antônio Alves Ribeiro o 2º Campeonato de Futsal, em Brumado.  Além de homenagear a classe trabalhadora, a entidade vai promover a prática de esportes, a saúde física e a interação entre os empregados dos diversos estabelecimentos comerciais da cidade. Com isso, o Sindicato espera estimular o desenvolvimento integral e a convivência com os demais integrantes da categoria, propiciando a futura realização de programas de atividades físicas, didáticas, esportivas, culturais e de lazer. As equipes estão sendo compostas apenas por comerciários que defendem sua empresa, concorrendo com outras equipes com igual objetivo. A premiação para o time campeão será de R$ 1000,00, para o vice, de R$ 500,00. E ainda para o time com a terceira colocação, será de R$ 300,00. E lembrando que a melhor torcida receberá a premiação de R$ 500,00. Participe, os jogos começam a partir das 15 horas.



Moradores do Bairro Maria José Viana na bronca com a Coelba e com os funcionários da Escola Ayrton Viana

A poda das árvores foi jogada em cima do passeio impedindo o livre trânsito dos moradores (Foto: 97NEWS)

Apesar dos avanços obtidos na área de limpeza pública em Brumado, algumas situações negativas ainda acontecem, as quais acabam sendo denunciadas pela população. Foi justamente isso que motivou os moradores do Bairro Maria José Viana a procurem a redação do 97NEWS para relatar um fato que vem incomodando sobremaneira, o qual já vem acontecendo de forma sistemática. O primeiro fato em questão tem como palco a Rua Marcionílio Rodrigues dos Santos, que fica em frente à Escola de Tempo Integral Ayrton Viana e Unidade de Saúde. A bronca é que os funcionários da Coelba realizaram a poda das árvores e deixaram a sujeira em pleno passeio, o que vem impedindo a mobilidade das pessoas. A segunda questão é relativa a ação dos funcionários da referida escola, os quais estão colocando o lixo da instituição às 10h, sendo que a coleta é feita às 21h, então, durante esse grande intervalo de tempo, o lixo fica exposto e aí cães errantes e até cavalos arrastam o lixo pela rua, deixando-a com um aspecto muito negativo (fotos abaixo). Os moradores estão revoltados e dizem que não suportam mais ficar expostos a tanta sujeira e imundícia e querem uma solução urgente por parte das autoridades para essa questão. 

(Foto: 97NEWS)


Eleições 2016: MPF lança aplicativo para receber denúncias através do smartphone

Para utilizar o serviço, o usuário deve cadastrar a manifestação por meio de um formulário simples, com um relato da solicitação, sendo possível anexar documentos, fotos, áudios ou vídeos.(Foto: Divul

Nestas eleições municipais, qualquer cidadão poderá usar o celular para fazer denúncias em tempo real e, ainda, solicitar informações sobre processos ou a atuação do Ministério Público Federal (MPF). Com o aplicativo SAC MPF, o usuário poderá denunciar, gratuitamente, quaisquer irregularidades. A ferramenta permitirá uma efetiva participação do cidadão na fiscalização das eleições. O aplicativo foi desenvolvido pelo setor de tecnologia do MPF e pode ser utilizado para enviar denúncias a respeito de todas as áreas de atuação do órgão. Para utilizar o serviço, o usuário deve cadastrar a manifestação por meio de um formulário simples, com um relato da solicitação, sendo possível anexar documentos, fotos, áudios ou vídeos de até 12 MB. As demandas enviadas através do aplicativo são direcionadas à Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF e, caso se tratem de temas eleitorais, serão remetidas à PRE/BA para distribuição aos Promotores Eleitorais atuantes nos municípios, que apurarão os fatos e adotarão as medidas cabíveis.



Conquista: Prefeitura informa que não haverá Dia 'D' de vacinação contra a gripe

A decisão se deu, considerando que o período de vacinação vai até o dia 20 de maio e que não há estoque para atender todos os postos de saúde (Foto: Secom)

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, informa à população que, a exemplo de outras cidades baianas, no próximo sábado, 30 de abril, não será realizado o Dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe. A decisão se deu, considerando que o período de vacinação vai até o dia 20 de maio e que não há estoque para o funcionamento dos postos no dia 30 de abril, uma vez que o município, seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), antecipou o início da campanha em 12 dias e recebeu a vacina em cotas semanais. Em quatro dias de campanha, foram aplicadas as 35 mil doses repassadas pela Sesab, o que corresponde a cerca de 50% da meta do público prioritário da campanha.



Brumado: Homem com sérios problemas psiquátricos tenta matar o próprio pai à facadas; família clama por socorro

O homem acabou ferindo o seu pai, um idoso de 81 anos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A história de Adelino de Souza (50) desde que voltou de São Paulo para Brumado há uns anos atrás é repleta de episódios agressivos, inclusive ataques de fúria no Hospital Magalhães Neto e na agência da Caixa Econômica Federal. Sempre violento, sendo que em um de seus ataques ele teve que tomar 5 doses do tranquilizante conhecido como “sossega leão”, após ter destruído uma residência. Após uma pequena trégua Adelino, que é inclusive aposentado pela Sabesp, após ter sido avaliado por uma junta médica da área psiquiátrica, resolveu voltar aos seus ataques furiosos nesta quinta-feira (28), quando, após ter tentado incendiar a residência (foto abaixo) onde seus familiares moram na Vila Presidente Vargas, partiu para cima do próprio pai, golpeando-o na face com uma faca e, depois, ainda tentou matar a irmã, Santina de Souza (45) que teve que sair em desespero gritando socorro pela rua. O caso é realmente de desespero para a família que clama por socorro na busca de que as autoridades possam levar Adelino de volta para o hospital psiquiátrico, pois, segundo eles, o mesmo não possui mais as mínimas condições de viver em sociedade, já que, sistematicamente ele protagoniza cenas de nudez, ataques a pessoas e até tentativas de homicídio. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Conquista: Carroceiro quase linchado, após morte de cavalo, nega que agrediu o animal

O carroceiro negou ter espancado o animal (Foto: Blitz Conquista)

Rodrigo do Santos, conhecido como “Ratinho”, é o proprietário do cavalo espancado até a morte. À reportagem, negou que agrediu o animal. O fato ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, 27, no Ceasa, em Vitória da Conquista.  Populares afirmaram que o carroceiro agrediu o animal ao ponto dele não suportar, morrendo em via pública.Imediatamente cidadãos indignados com a violência passaram a agredir Rodrigo. Por sorte havia uma dupla de policiais nas proximidades, que pediu reforço e evitou que o suspeito fosse linchado. A via ficou interditada até que a prefeitura providenciasse a retirada do corpo do animal, levado para o aterro sanitário. Ratinho foi apresentado na delegacia. Ele responderá pelo crime de maus tratos a animal. (Blitz Conquista)

(Foto: Blitz Conquista)


BA-142: Jovem de 24 anos morre em grave acidente na manhã desta quinta-feira (28)

(Foto: Whatsapp 97NEWS)

A jovem Viviane Barbosa Teixeira (24) acabou falecendo em um trágico acidente na manhã desta quinta-feira (28) na BA-142. Ela estava indo sentido Ituaçu, conduzindo uma moto Bros/Honda, quando colidiu frontalmente com um veículo Fiat/Ideia placa de Alcobaça. Viviane ainda chegou a ser socorrida pela equipe de socorristas do SAMU 192, sendo conduzida ao Hospital Municipal de Ituaçu, mas acabou não resistindo aos ferimentos, vindo a falecer. O corpo ainda se encontra no Hospital, onde um grande número de pessoas compareceu para prestar a solidariedade à família e amigos, já que ela era uma pessoa muito querida. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, para ser necropsiado e, posteriormente, ser liberado para a realização do sepultamento.

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Brumado: Açougueiro é espancado e assaltado em plena luz do dia

O açougueiro ficou com as marcas das agressões em seu corpo (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Mais um açougueiro acabou sendo vítima de marginais que agem na área do Mercado Municipal. Ele estava dentro de um estabelecimento por volta das 15h quando foi abordado por dois elementos, provavelmente menores, os quais já chegaram agredindo a vítima que levou vários socos na cara e uma tentativa de enforcamento (foto) sem que ninguém aparecesse para ajudar. Eles levaram tudo que estava no bolso do açougueiro, dinheiro e cheques e ainda fizeram ameaças para que ele ficasse de bico calado. O açougueiro, mesmo assim, registrou queixa na delegacia e pediu para a Polícia agir com rapidez, para que os comerciantes não venham a passar pelos momentos de aflição e medo que ele passou. 



Dom Basílio: Secretaria de Saúde emite nota de esclarecimento desmentindo morte de idosa por ter tomado vacina contra a Gripe H1N1

(Divulgação)

As informações de que uma idosa teria morrido devido ao fato de ser alérgica a ovo e ter sido imunizada contra a Gripe H1N1 foram prontamente desmentidas pela Secretaria Municipal de Saúde, que, por meio de Nota de Esclarecimento, comunicou que não houve nenhuma notificação de caso de H1N1 no município, como também nenhum evento adverso relacionado às vacinas, como teria sido veiculado a princípio na mídia regional. A morte de uma idosa realmente ocorreu, mas não teve qualquer ligação como a H1N1 ou com o fato de ter tomado a vacina sendo alérgica a ovo. Outro fato a ressaltar é que a causa da morte da idosa não foi passada à nossa redação. A nota também ressalta a importância dos grupos prioritários gestantes, idosos, pessoas portadoras de doenças crônicas e crianças de 06 meses a 5 anos de idade não deixarem de comparecer ao Dia D da Campanha que acontecerá neste sábado (30). Confira a nota na íntegra: 



Brumado: Polícia Militar recupera, no Brisa I, moto que foi roubada em Aracatu moto

(Fotos: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 19h40m desta quarta-feira (27) policiais militares lotados na 34ª CIPM de Brumado, recuperaram, próximo ao barro Brisa 1, a motocicleta CG Titan 150 de cor azul, a qual estava sem placa e que havia sido roubada no município de Aracatu. A motocicleta era conduzida por Evair Marques dos Santos, que foi conduzido à DP juntamente com o veículo onde foi lavrado o flagrante.