ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

Infectologista diz que Bahia se antecipou em ações contra novo coronavírus

Foto: Reprodução

O infectologista Roberto Badaró, considerado um dos maiores especialistas sobre o novo coronavírus do país, classificou como acertadas todas as ações executadas pelo Estado da Bahia para conter o avanço da covid-19 até o momento. Ele ressalta que sem essas medidas o estado poderia ter atualmente números alarmantes. De acordo com Badaró, no gráfico dos casos oficiais no Brasil e no mundo, se verificam comportamentos diferentes. Enquanto China/Itália e Estados Unidos demoraram a agir, o Brasil tomou medidas logo cedo em relação à doença. Ainda segundo o infectologista, o gráfico da doença da Bahia mostra uma projeção inferior em número de casos e mortes, pois o estado iniciou o bloqueio logo de imediato. Entre as medidas preventivas adotadas pelo estado estão o fechamento de todas as escolas públicas e privadas da Bahia e a suspensão do transporte intermunicipal em cidades com casos confirmados. Em paralelo, a Bahia está fortalecendo a rede de atendimento. Já foi autorizada pelo governo da Bahia a abertura de quinhentos novos leitos de UTI e de centros de triagem no interior.



Brumado: Polícia Militar recupera moto roubada na zona rural do município

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na manhã do último domingo (29), policiais militares da 34ª CIPM, recuperou mais uma motocicleta que havia sido furtada em Brumado. Segundo a PM, o veículo foi localizado durante policiamento ostensivo na zona rural da cidade. Ainda segundo a Polícia, o veículo uma CG 125 vermelha com placa JOX-0879 foi encontrada em uma estrada vicinal e ao consultarem a motocicleta, foi constatado restrição de furto/roubo. Conforme a PM, o condutor do veículo não foi localizado. A motocicleta foi levada e apresentada na Delegacia de Brumado.



Brumado: Sem escolha, feirantes mantêm rotina na pandemia de coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Berlinda de Souza Araújo, há 20 anos trabalha com seu marido na feira livre de Brumado vendendo frutas e verduras. A chegada da pandemia de coronavírus assustou a trabalhadora, mas ela é categórica: “Entre o risco de pegar a doença e passar necessidade, você acha que a gente pode escolher?”. Essa é a situação de vários brumadenses que não podem deixar sua rotina de trabalho para atender à determinação e evitar contato social. A base da renda de Berlinda é tirada na feira. Como ela não produz as verduras, compra de terceiros para revender. “A gente tá aqui mesmo para atender a população que precisa, mas arriscando as nossas vidas. É difícil está aqui, enquanto muitos estão em casa isolados, e nós estamos aqui para atender as necessidades daqueles que precisam ter o alimento”, explicou a feirante, que tenta se proteger usando luvas, máscara e álcool em gel. Segundo a feirante, com o estoque acabando, ela pretende apenas vender o que ainda tem e depois tentar ficar em casa. "Não renovamos o nosso estoque. Não sabemos se o mercado vai continuar aberto, então não podemos arriscar", disse Araújo ao 97NEWS. De acordo com Berlinda, a baixa procura favoreceu a queda nas vendas em 80%. "Praticamente caiu bastante as vendas devido a população não vir frequentemente na feira. São poucos os que vem comprar, e quando vem, é por necessidade mesmo", destacou. A situação é semelhante para motobóis, bem como das trabalhadoras domésticas diaristas, que dependem do trabalho diário para ter renda. 



Farmácias da Bahia são notificadas por vender álcool em gel e máscaras de proteção com preços abusivos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Bahia realizou na última semana vistorias em farmácias e estabelecimentos que foram denunciados pela venda, com preços abusivos, de produtos como álcool em gel e máscaras de proteção. As inspeções do órgão são realizadas desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus. Segundo o Procon, nesta fase da operação, a superintendência está notificando e ouvindo as justificativas das empresas. Até o momento, dezoito estabelecimentos foram visitados e quatorze notificados. 

 



Vilas-Boas prega desobediência para decreto de Bolsonaro que suspenda isolamento

Foto: Reprodução l Ascom

O secretário estadual de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, pregou desobediência ao governo federal nesta segunda-feira (30), caso o presidente Jair Bolsonaro decrete o fim do isolamento social como forma de combater o coronavírus. “Se houver alguma posição do governo federal de afrouxar ou orientar o fim do isolamento, iremos pregar a desobediência”, disse Vilas-Boas em entrevista à CNN Brasil. “O governador da Bahia entrará no Superior Tribunal de Justiça contra esse decreto presidencial”, completou. O secretário participou de um encontro com outros titulares estaduais da saúde por videoconferência. No centro do debate, Bolsonaro cogita assinar um decreto para permitir que todas as profissões possam voltar a trabalhar e mantém críticas a medidas restritivas impostas por governadores em razão da pandemia.



Pacientes renais em grande risco por causa do coronavírus, diz Abrasrenal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal (Abrasrenal) alerta para a necessidade de o Ministério da Saúde e os governos estaduais adotarem medidas especiais para atender o paciente renal durante a pandemia do coronavírus. A solicitação principal é que sejam montados nos hospitais de campanha de todo o Brasil um serviço especial para concentrar os doentes renais infectados pelo COVID-19. O diretor-geral da Abrasrenal, Gilson Silva, alerta que além de ser grupo de risco para agravamento do coronavírus, os doentes renais estão mais expostos porque precisam circular pela cidade para receber o tratamento de diálise de três a cinco vezes por semana. "Eles têm uma exposição maior porque já são mais suscetíveis imunologicamente e, se forem infectados, expõem os demais pacientes das clínicas de diálise", destaca Gilson Silva. De acordo com o último Censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia, há mais de 130 mil pessoas realizando diálise no país, em cerca de 700 clínicas. Até o momento, há um caso confirmado de paciente renal com COVID-19, nove suspeitos e um óbito entre os aguardando confirmação. "Esses pacientes frequentam clínicas e dividem salas de diálise com outros 30, 40 doentes; todas as semanas. Em algumas clínicas, chegam a circular 400 até 500 pacientes. Precisam ir a postos de saúde para buscar medicamentos para anemia e doença óssea e também terão que ir para vacinação para gripe comum", reforça o diretor-geral da Abrasrenal. O presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Yussif Ali Mere Junior, alerta que é emergencial que o Ministério da Saúde também tenha uma atenção especial com este setor, que garante a vida de mais de 130 mil brasileiros e brasileiras que dependem da hemodiálise para sobreviver. "Diante desse quadro de pandemia, nossa maior preocupação é tratarmos diariamente de um público com debilidades específicas, aliada ao grande potencial de mortalidade que o COVID-19 pode atingir nesses pacientes", ressalta Mere Junior. Ele completa lembrando a grave crise financeira e os desafios que as clínicas prestadoras de assistência aos pacientes renais crônicos em diálise vivem historicamente.



Covid-19: Vitamina D pode reduzir risco de contágio, sugere estudo

Foto: Reprodução

A vitamina D pode ter um papel importante no tratamento e prevenção da covid-19, sugere um estudo da Universidade de Turim divulgado, que analisou a relação entre a deficiência deste nutriente no corpo e o novo coronavírus. Coordenado pelo professor Giancarlo Isaia, docente em geriatria e presidente da Academia de Medicina da cidade italiana, e por Enzo Medico, professor de histologia (estudo de tecidos), a pesquisa mostrou que "dados preliminares coletados nos últimos dias em Turim indicam que os pacientes com a covid-19 apresentam uma prevalência muita alta de deficiência de vitamina D". Os dados apurados na pesquisa, segundo os dois especialistas, mostraram que a vitamina D tem papel ativo na regulação do sistema imunológico. Outras evidências indicam que o composto tem um efeito "na redução do risco de infecções respiratórias de origem viral, inclusive na do coronavírus". O elemento também teria capacidade de combater danos pulmonares causados por inflamações. A falta da molécula no organismo é ainda frequentemente associada a diversas doenças crônicas que podem reduzir a expectativa de vida em idosos, "tanto mais no caso de infecções da covid-19". Eles lembram ainda que a carência pode ser compensada, antes de tudo, com exposição das pessoas à luz solar pelo maior tempo possível, "em varandas e terraços, além de ingerir alimentos ricos em vitamina D e tomando preparados farmacêuticos especiais - mas sempre após consulta médica".



Brumado: Com estabelecimentos fechados devido ao coronavírus, caminhoneiros relatam dificuldades para fazer refeições e entregas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Assim como Brumado, vários municípios do Brasil fecharam seus estabelecimentos comerciais para tentar diminuir os riscos de disseminação do novo coronavírus. Mas, as medidas tem trazido dificuldades à caminhoneiros que rodam pelo país, inclusive para encontrar locais onde fazer as refeições. É o caso de Wagner Trento, de 36 anos, que roda há 15 anos e costuma parar no meio e no final da viagem. Além das refeições, tem sido um transtorno entregar a carga. “Está difícil com esse vírus. Não é em todo lugar que a gente acha alimentação. Quando acha, é com preço abusivo, o povo explorando”, disse. Trento é natural de Criciúma (SC), e está de passagem por Brumado. Ao 97NEWS, ele contou que sua rotina tem sido complicada. “Encontrei dificuldade para comer, para tomar banho, essas coisas que quem vive na estrada precisa. Eu ainda tenho a [caixa de cozinha], faço minha própria comida. Mas muitos não tem”, afirmou. Além da dificuldade para fazer refeições, o caminhoneiro relata que está se sentindo mais inseguro com as ruas vazias. “Você fica mais assustado, porque tem poucas pessoas nas ruas. E a gente não pode parar. Se parar, como vai ficar?”, disse. O profissional disse ainda que na região nordeste consegue realizar entregas nas cidades, mas que na região sudeste do país, tá tudo fechado. "Aqui tem muita coisa aberta ainda, mas no sul não encontro nada, tá tudo fechado", relata o caminhoneiro. Wagner alertou que sem a ajuda dos governantes, a categoria pode parar, podendo faltar alimento em várias cidades. "Se os caminhoneiros parar, começa faltar combustível, alimento, suplementos para hospitais e outros itens. Então, é lamentável porque tem irmãos nossos de volante que estão com fome na estrada", lamenta o motorista.  



Brumado tem 13 casos de dengue confirmados; Outras 60 notificações estão sendo investigadas

Foto: Luciano Santos l 97News

A Prefeitura de Brumado confirmou no fim de semana que o número de moradores infectados com dengue chegou a 13, acréscimo de 5 casos positivos em relação ao balanço anterior. Outras 60 notificações estão sendo investigadas pela Secretaria de Saúde. Segundo a pasta, 12 já foram descartados e 30 aguardam resultado. Outra preocupação é os casos de zika vírus. Em Brumado, 02 casos foram confirmados, e a cidade está entre os municípios que apresentam maior área de risco para um surto de arboviroses, segundo a SESAB. O índice chega a 5.2 de infestação.



Brumado: GCM, PM e Fiscais da Prefeitura fecham estabelecimentos comerciais nos distritos em cumprimento à Decreto Municipal

Foto: Divulgação l GCM

Em uma operação conjunta entre fiscais da Prefeitura, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, foi realizado no último sábado (28), uma fiscalização para cumprimento do Decreto que proíbe a abertura de estabelecimentos comerciais não essenciais como: bares, restaurantes, lojas e outros. Na ação do fim de semana, distritos como: Umburanas, Cristalândia, Vargem de Areia, Correias, Itaquaraí e Lagoa Funda foram fiscalizados. 

Foto: Divulgação

Segundo a Prefeitura, a fiscalização também deve ocorrer nas próximas semanas, buscando combater o avanço do coronavírus no município, que já possui um caso confirmado, e vários outros em suspeita. A Prefeitura não informou quantos estabelecimentos foram notificados, mas a maioria deles encontrava-se abertos e vendendo bebida alcoólica. Os proprietários foram notificados e poderão responder na Justiça por descumprimento do Decreto Municipal.



PodoClin: Onicomicose ou Micose nas unhas

Foto: Divulgação

Apesar de muito falada as pessoas ainda parecem não se preocupar tanto com esse tipo de infecção. Os fungos que causam a onicomicose são do tipo dermato filos que se alimentam de queratina. As Micoses se apresentam com descolamento das unhas,maceração,desconforto, alteração da coloração,odor e alteração da curvatura das unhas. Pode incomodar ao calçar sapatos,usar sandálias e chinelos. Afeta também a autoestima do paciente que sente vergonha de deixar seus pés a mostra. Estima se que cerca de 20 % da população brasileira possua. Além de deixar as unhas "feias"a micose é uma porta de entrada para outros micro-organismos e infecções.Invista em você,cuide da sua saúde! Para avaliação gratuita agende seu horário: 3441-1402 ou 9996-58424. Saiba mais em nossas redes sociais no Facebook e Instagram.



Brumado: Polícia prende jovens durante festa em cumprimento a decreto que restringe atividades coletivas

Foto: 97NEWS

Cerca de 25 pessoas foram detidas no fim da tarde de domingo (29) em uma residência localizada no bairro Malhada Branca, em Brumado. O grupo estava reunido em uma festa, o que vai na contramão das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus estabelecidas pela Prefeitura Municipal e recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Todas as pessoas foram autuadas e assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por causa do descumprimento ao decreto estadual 5.247, que estabelece restrições de aglomerações como norma de enfrentamento à Covid-19. Além de festas, outras manifestações também podem sofrer sanções penais. Segundo a Polícia Civil, após serem ouvidos, os jovens foram liberados. 

 

Foto: 97NEWS

O grupo foi conduzido à Delegacia de Brumado pela Polícia Militar. "A ação da polícia também serve de alerta a população. A abertura de bares, restaurantes, ou aglomerações com mais de 20 pessoas são condutas enquadradas como crime", detalhou o Major Mário Cabral da 34ª CIPM. Desde que o Decreto foi publicado, a polícia realiza operações com rondas ostensivas, que visa o isolamento social e a aglomeração de pessoas em combate ao Covid-19. “Estamos fazendo um trabalho diuturno tentando minimizar a proliferação do vírus”, completou o Major.

 



Brumado: Sesau informa que idosa de 86 anos que morreu no Hospital PMN teve exame negativo para Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

Na noite deste domingo (29), após boletim com os casos suspeitos de coronavírus em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a idosa de 86 anos que morreu na última quarta-feira (25), teve exame negativo para o Covid-19. A idosa estava internada no Hospital Professor Magalhães Neto e segundo a Sesau, o Lacen de Salvador descartou o quarto caso suspeito do vírus na cidade. De acordo com a pasta, a idosa tinha diabetes e estava com um quadro respiratório agudo. A secretaria ainda ressaltou que o município havia concedido todo o suporte para a paciente. Na manhã do último sábado (28), uma gestante da região Oeste da Bahia que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também teve exame descartado para o coronavírus. A informação foi dada pelo secretário de saúde Claudio Feres.



Brumado: Agora são 197 casos 'suspeitos' de coronavírus

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado informou no fim da tarde deste  domingo (29) que subiu para 197 os casos suspeitos de coronavírus no município. Até o momento, 4 casos já foram descartados após exames no Laboratório Lacen da Bahia e sete aguardam resultado. Em Brumado, apenas um caso foi confirmado, mas a paciente de 35 anos não precisou ser internada e segue em isolamento domiciliar. A Bahia registra 156 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 3,8% do total de casos notificados. Até o momento, 1.388 casos foram descartados e houve um óbito confirmado. Trata-se de paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (29). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).



Guanambi: Mulher é levada à delegacia por fazer festa com 62 pessoas

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma festa com 62 pessoas foi interrompida em Guanambi, na madrugada de sábado (28). A dona da casa foi encaminhada à delegacia por descumprir um decreto municipal que proíbe festas, além de servir bebida alcoólica a adolescentes. Segundo a Polícia Militar, o flagrante ocorreu em uma residência na Rua Palmira Cardoso, no bairro Ipiranga. Policiais militares faziam rondas quando identificaram um volume de som alto na casa. Ao abordar a dona da residência, os policiais descobriram que havia uma festa no interior da casa. Havia 62 pessoas, sendo 32 adultos e 30 adolescentes. Um acusado de tráfico de drogas também estava no local. Os 30 adolescentes que estava na festa foram conduzidos para delegacia que acionou o Conselho Tutelar da cidade. 



Pesquisadores da USP desenvolvem projeto de ventiladores mecânicos 15x mais baratos

Foto: Divulgação l USP

Visando atender às emergências em pacientes atingidos pela covid-19, pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo o projeto de um ventilador pulmonar mecânico que poderá ser produzido por fabricantes autorizados. Contudo, o projeto permitirá que o equipamento seja produzido por R$ 1 mil, ao contrário do que acorre atualmente no mercado, em que o equipamento custa cerca de R$ 15 mil. “Por suas características, o projeto irá viabilizar a construção de alguns milhares de ventiladores a partir de três semanas e ter milhares produzidos em cinco semanas”, afirma o engenheiro Raul Gonzalez Lima, coordenador de um grupo de cerca de 40 pessoas que estão envolvidas na iniciativa. “Nosso projeto oferece as funcionalidades consideradas necessárias ao tratamento da covid-19 aliadas à simplicidade e à velocidade de manufatura”, diz, ao explicar que as peças que constituem o equipamento, na sua maioria, podem ser adquiridas no mercado de fabricantes nacionais. A instituição será a responsável pelo projeto, mas não pela fabricação, que deve ser feita por empresas com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).   



Prefeitura de Brumado estabelece medidas para gestão de despesas e controle contra o Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

Em Decreto (nº 5.247) publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (27), o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), estabelece medidas para a gestão das despesas e controle dos gastos de custeio e de pessoal para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo o decreto, ficam suspensas as despesas públicas decorrentes das seguintes atividades: dos prestadores de serviços vinculados ao funcionamento das escolas municipais, exceto vigilância; das obras públicas que estão vinculadas a pagamentos com recursos próprios do tesouro municipal; vinculadas às Secretarias Municipais, exceto à de Saúde, que não estejam ligadas ao enfrentamento da Covid-19; e prorrogação e celebração de novos contratos que impliquem em acréscimo de despesa. Também ficam reduzidos em 50%: os subsídios dos agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e secretários municipais) e as gratificações denominadas de Condição Especial de Trabalho (CET) no âmbito do funcionalismo público municipal. As gratificações, na Secretaria Municipal de Educação referente à função de direção, vice-direção e coordenação de escola, bem como o denominado desdobramento, além das gratificações dos professores pelo fato de estarem em sala de aula, ficam suspensos com a cessação das atividades escolares. As despesas com limpeza pública (varrição e coleta) serão reduzidas. Entre outras medidas, o Secretário Municipal de Saúde está autorizado a realizar Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais de saúde que se façam necessários para a execução das medidas de combate ao coronavírus.



Brumado: Prefeitura convoca auxiliares administrativos e de serviços gerais para suporte no atendimento ao coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97News

A Prefeitura Municipal de Brumado publicou no Diário Oficial (DO) do município uma Portaria (nº 102) convocando auxiliares administrativos e de serviços gerais para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19. Excepcionalmente em razão da pandemia, os servidores que constam na relação divulgada pela Administração deverão prestar suporte ao atendimento hospitalar. As escalas e locais de trabalho serão publicadas pela Secretaria Municipal de Saúde, devendo o servidor convocado apresentar-se no prazo máximo de 48 horas, no RH do Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN). O não atendimento à convocação sujeitará o servidor às penalidades previstas no Estatuto dos Servidores Públicos. Em caso de recusa, o servidor deverá apresentar as suas razões através de um pedido de reconsideração diretamente ao RH do HPMN, acompanhado dos documentos comprobatórios que justifiquem a sua condição. Os servidores que não foram convocados na referida portaria poderão ser em outra oportunidade.



Coronavírus: Sobe para 114 mortes e 3.904 casos confirmados no Brasil, revela Ministério

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde divulgou no sábado (28) o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. No Brasil, o número de mortes subiu para 114. Ao total, são 3.904 casos confirmados, 2,8% é a taxa de letalidade. O estado de São Paulo concentra 1.406 casos, seguido do Rio de Janeiro com 558 pessoas infectadas. No balanço anterior, o Brasil tinha 92 mortes e 3.417 casos confirmados. Aqui na Bahia, até o último balanço da Sesab são 123 pacientes infectados, distribuídos em 19 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,41%). Não há registro de mortes.



Guanambi: Em novo decreto, prefeitura permite abertura de vários estabelecimentos comerciais

Foto: Divulgação

Um decreto foi publicado pela Prefeitura de Guanambi no sábado (28), flexibilizando algumas medidas relacionadas ao funcionamento do comércio. Segundo o site Agencia Sertão, as mudanças ocorrem após uma reunião entre o prefeito Jairo Magalhães e o Comitê municipal de combate ao coronavírus. A principal mudança, válida a partir da próxima segunda-feira (30), incluindo na categoria de serviços essenciais e permite o funcionamento as seguintes atividades: Atividades de pesquisa, científicas, laboratoriais ou similares relacionadas com a pandemia de que trata este Decreto; Lojistas, de produtos de atacado e varejo no geral; Atividades de assessoramento em resposta às demandas que continuem em andamento e às urgentes; Empreendimentos de construção civil, bem como os estabelecimentos que alimentam toda a cadeia produtiva da área. Para bares e restaurantes, ficou determinada a liberação do funcionamento parcial, restrito apenas ao serviço de entregas. O decreto reforça a necessidade dos estabelecimentos intensificarem as ações de limpeza; Disponibilizar produtos antissépticos aos seus clientes; Divulgar informações acerca do COVID-19 e das medidas de prevenção e enfrentamento; Tomar medidas para evitar a aglomeração de pessoas em seu interior O novo decreto autoriza ainda o funcionamento do Mercado Municipal de Guanambi e de todas as feiras livres já existentes e autorizadas pelo Poder Público. Trabalhadores da construção civil devem adotar procedimentos de segurança para evitar contato com colegas de trabalho. De acordo com o último boletim da prefeitura, 30 casos suspeitos da doença na cidade foram descartados e outros 15 pacientes aguardam o resultado dos exames.