ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2019"

SAC de Brumado realiza mais uma edição do Projeto para emissão de RG à crianças de até 10 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Projeto Pequeno Cidadão, que já atendeu milhares de crianças em postos da Rede SAC no interior da Bahia, terá mais uma edição neste sábado (16), em Brumado. A iniciativa facilita o acesso de crianças até 10 anos de idade para emissão de carteira de identidade. Para conseguir atendimento, é necessário que os responsáveis procurem o posto do SAC do município que fica localizado na Rua Exupério Pinheiro Ganguçu, 300, para agendamento presencial. Os documentos necessários para emissão do RG são: Certidão de Nascimento original, legível e sem rasuras, ou cópia autenticada. Para crianças até três anos de idade, é preciso levar foto 3x4, com fundo branco. Nos casos de segunda e demais vias, será cobrada uma taxa.



Clínica Master: Ultrassonografia

Foto: Divulgação

Muito útil para diagnosticar várias doenças, a ultrassonografia é hoje um dos exames mais solicitado pelos médicos. De baixo custo e com bastante acurácia este exame deve ser realizado por um profissional capacitado e com boa técnica aliado a um aparelho moderno e potente. Tudo isso você encontra na Clínica Master, onde médico Dr. Joaquim Donato Júnior realiza ultrassonografia de segunda à sábado. A Clínica Master fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre. Agende já o seu exame (77) 3441 5396, (77) 99991 5396 e (77) 99126 1903. Clínica Master, Prazer em cuidar de você!



Brumado: Vistoria à ônibus escolares acontecerá no fim do mês de março e início de abril, diz SMTT

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Como em todos os anos, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, juntamente com representantes do Ministério Público brumadense, realizam vistorias na frota escolar do município. Após várias indagações por representantes de associações, justiça e pais de alunos, a Secretaria Municipal de Educação e SMTT, acertaram o dia 25 de março, para realizar a fiscalização. De acordo com a SMTT, os veículos serão atendidos no Parque de Exposições Santa Inês, localizado as margens da BA-148. Em conformidade com a Lei nº 9.503/97, que dispõe sobre a regularização dos transportes escolares, essa é a primeira vistoria do ano de 2019. Ainda segunda a SMTT, haverá uma programação para atender outros veículos da zona rural. O cronograma da inspeção será assim: Dia 25/03 no Parque de Exposição; 26/03 na Lagoa Funda e Itaquaraí; 27/03 em Umburanas e Cristalândia; 28/03 na Vila Presidente Vargas e Tamboril; 29/03 em Arrecife e, no dia 01/04, em Ubiraçaba. 



Brumado: Ao buscar filho de 13 anos no treino, homem tem motocicleta roubada por dupla armada no bairro Esconso

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite da última quarta-feira (13), um homem, de 38 anos, acabou sendo vítima de roubo de uma dupla armada, na saída do bairro Esconso, em Brumado, quando voltava de um treino de futebol com o seu filho de 13 anos. Em entrevista ao 97NEWS, Celso Erculano da Silva disse que por volta das 19 horas quando voltava do ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, próximo a entrada da BR-030, teria sido abordado por uma dupla armada quando fazia o cruzamento da rodovia. Os autores anunciaram o assalto e roubaram os documentos pessoais e a motocicleta da vítima. "Meu filho estudou o dia inteiro, só que como ele tinha treino na escolinha, não deu pra ele ir de ônibus. Então fui buscá-lo. No retorno para minha casa na Fazenda Jatobá, no cruzamento da rodovia, eles me abordaram com a arma na minha cabeça e a mão na chave da moto. Foi muito rápido", relatou ao 97NEWS. Ainda segundo a vítima, o que revolta é o fato de seu filho ter presenciado toda aquela cena. "Você se sente inútil numa situação dessa. E se esses meliante, além da moto, resolvem fazer alguma coisa com a criança. Precisamos de mais segurança no entorna da cidade", comentou Celso, que afirmou ainda a falta de iluminação do local. "Essa não é a primeira vez que roubam ali. O município também poderia colocar iluminação naquele trecho, é muito escuro a via. Todos os dias passam milhares de moradores após um dia de trabalho ou estudos", disse Erculano. O caso foi registrado como roubo na Delegacia de Brumado.



Caminhoneiro e empresário são presos por forjar assalto e roubo de carga

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um caminhoneiro e um comerciante foram presos em flagrante em Manoel Vitorino, sudoeste baiano. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos teriam forjado um assalto e roubaram a carga do caminhão. Os produtos que eram levados no veículo foram encontrados em um supermercado de um dos suspeitos. O fato ocorreu nesta quarta-feira (13). Conforme o site Bahia Notícias, o caminhoneiro foi identificado como Juliano de Lima Miranda e o comerciante, Givalcio Alves de Oliveira. A investigação foi iniciada após a dupla registrar a ocorrência de assalto e equipes 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin - Jequié) apurarem que o caminhoneiro havia forjado o crime. No flagrante, o comerciante foi autuado por receptação, enquanto o caminhoneiro, por furto qualificado. A dupla está à disposição da Justiça e o material apreendido será devolvido aos proprietários.



PM apreende suspeito com arma de fogo no residencial Brisa I em Brumado

Foto: Divulgação

Em Brumado a Polícia Militar (PM) realizou na noite desta quinta-feira (14), a prisão de um homem de 23 anos com arma de fogo. Segundo repassado pela 34ª CIPM, por volta das 21h durante patrulhamento pelo residencial Brisa I, uma guarnição militar percebeu que um indivíduo teria corrido e arremessado um objeto pela janela de uma residência. O suspeito, ao notar a presença da viatura policial, demonstrou intenso nervosismo, gerando, desta forma, desconfiança por parte dos militares que iniciaram a diligencia abordando o rapaz. Diante disso, ao procederem a abordagem foi autorizada a entrada no imóvel e buscas foram realizadas no local. A PM então logrou êxito e localizou 01 revólver Cal .38 e 05 munições Cal.38 intactas. Perante o exposto, o envolvido recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia, com o material apreendido.



Brumado: Comerciantes não respeitam horário de coleta de lixo e praça do 'Fogo' passa os dias cheia de sujeira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Passar pela Praça Hélio Cotrim Leite (Praça do Fogo), próximo a prefeitura Municipal, virou um pesadelo para alguns moradores da localidade. Segundo um leitor que preferiu manter sua identidade no anonimato, a praça nos fins de semana, está se tornando um lixão a céu aberto. "Já é cultural. O caminhão do lixo passa todos os dias, mas os comerciantes lançam seus detritos logo em seguida, de qualquer maneira, no meio da calçada, sem a menor cerimônia, deixando o local sujo", conta o leitor. Segundo ele, a sujeira atrai ainda visitantes indesejados como cachorros e insetos. "Sem qualquer tipo de armazenamento adequado, o lixo se espalha pela praça e atraí animais indesejados. Essa situação acaba sendo um péssimo exemplo para os empresários. Enfim, o problema é crônico", afirma. Em contato com a Lig Lixo, a empresa informou que a coleta do lixo domiciliar na Praça Hélio Cotrim é feita regularmente. Ainda segundo a empresa, as ruas no entorno da praça também é varrida todos os dias. A empresa também reforçou para que os comerciantes respeitem os dias e o horário da coleta de lixo.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Goleiro da Chapecoense se envolve em briga com ex-namorada em Espinosa; caso repercutiu na mídia nacional

Foto: Reprodução

O goleiro da chapecoense, Gilsivan Soares da Silva, 35 anos, se envolveu nesta quarta-feira (13) em discussão com ex-namorado na cidade de Espinosa (MG) e, o caso repercutiu na mídia nacional. Segundo informações apuradas pelo 97NEWS, Ivan Soares, como é conhecido na "Chape", estava passando alguns dias em sua terra natal, Espinosa, Norte de Minas, tentando reatar o namoro com sua ex-namorada identificada como Laíse, de 30 anos. Conforme relata o próprio goleiro, ele suspeitava que sua ex-namorada tivesse um relacionamento amoroso com outro rapaz, e tentou se certificar da relação. Segundo o goleiro profissional da Associação Chapecoense de Futebol, de Santa Catarina, ele voltou a cidade para se aproximar da ex. "Retornando de uma cidade vizinha, a mãe dela me indicou um padre, porque eu fiz muita besteira com Laíse, e eu queria mudar. Porque gostava dela. Ai então a mãe dela me indicou um padre em Porteirinha, quando eu liguei pra Laíse para que ela fosse comigo, ela informou que não poderia ir porque estava na manicure. Achei estranho. Foi quando fui até o local, porque já sabia onde era, me deparei com um rapaz ao lado dela, bem coladinho. Foi quando eu perguntei aos dois se eles estavam ficando. E eles responderam que não. Mas eu duvidei, e peguei o celular dela. Mas como não tinha a senha, acabei voltando e insistir para ela por a senha, foi quando nós acabamos discutindo, houve um empurra-empurra, e nós caímos ao chão", relatou o goleiro. 

Foto: Reprodução

Mesmo assim ele não conseguiu. Já saindo do local, o jogador afirma que sua ex-namorada pegou uma faca e tentou acertar ele. "A faca pegou na camisa, e não me atingiu. Depois disso sair correndo para casa da minha tia", comenta. Segundo Ivan, na casa da tia, ele conseguiu lembrar a senha e viu todas as informações que comprovavam o envolvimento da ex-namorada com outro rapaz. "Eu só queria descobrir a verdade e, descobrir. Não queria matar ninguém como falam por ai. Só tentei me aproximar. E já foi tudo resolvido, o pai dela me ligou pediu desculpa, o mesmo eu fiz, sabendo que errei, também pedi desculpa", relatou o goleiro. Em nota nas redes sociais, a ex-namorada do goleiro, lamentou o episódio e disse que a imprensa nacional distorceu o caso. "Eu, Laíse, esclareço que a reportagem nacional veiculada sobre os fatos ocorridos em 13 de março de 2019 na cidade de Espinosa, foi relativamente distorcida, na medida que Ivan não me feriu com faca ou qualquer outro tipo de arma. Houve uma discussão e desentendimento por conta da senha pessoal de desbloqueio do meu celular. Infelizmente, os fatos tomaram uma dimensão fora do normal e podem acabar prejudicando tanto a minha vida profissional quanto e dele. Portanto, peço compaixão e compreensão. Obrigado". Diz a nota. 



Número de cervejarias registradas cresceu 23% no último ano e a exportação do produto ganha forças

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2018, cresceu em 23% o número de cervejarias registradas em todo Brasil, totalizando cerca de 889 estabelecimentos. A expansão no país é liderada pelo Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo e Minas Gerais. O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e com um perfil de consumo diferenciado, sendo atraído por bebidas especiais e diferenciadas, acrescidas de sabor e qualidade. “O público está incluindo a bebida nos hábitos e reuniões entre amigos e família, o que justifica o aumento de estabelecimentos”, afirma Ivo Mafra, diretor da DC Logistics Brasil, que viu junto com essa tendência de consumo nacional o aumento da participação do produto no comércio exterior. A exportação de cervejas brasileiras, por exemplo, tem movimentado o comércio do país. Até abril de 2018, a exportação do produto faturou cerca de US$31,8 milhões. Os principais destinos são Paraguai, Argentina e Bolívia. “A cerveja brasileira está ganhando respeito e espaço em outros continentes. O empresário que estiver disposto a exportar deve aproveitar a oportunidade”, comenta Mafra. Um exemplo de cervejaria brasileira que começou a realizar este investimento foi a Cervejaria Dado Bier, de Porto Alegre (RS). Em outubro de 2018, realizou sua primeira exportação, para Denver, no Colorado. A empresa enviou quatro contêineres de 40 pés, totalizando 48.400 litros e 138.240 garrafas de long neck. A DC Logistics Brasil foi a responsável por realizar o processo de exportação e projetou atenção especial para esta demanda. Para este ano estão previstos o embarque de 16 contêineres, que contabilizam 193.600 litros e 552.960 long necks. Já para 2020, prevê-se um total de 36 contêineres, todos de 40 pés, que somam 435.600 litros e 1.244.160 garrafas de long neck. Além disso, a empresa desenvolveu em parceria com os importadores dos Estados Unidos, uma cerveja especial para o mercado de importados, chamada de Brazilian Lager, que teve sua estética criada a partir da visão dos americanos sobre o Brasil.



Moto de caetiteense que está desaparecido há quatro dias é encontrada em Brumado

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Ainda é um mistério o desaparecimento do jovem Xavier Oliveira, 22 anos, morador de Caetité. As primeiras informações são de que ele veio para Brumado a bordo de sua motocicleta, onde desapareceu. Visto por familiares pela última vez na segunda-feira (11), ele saiu de casa, trajando blusa preta, shorts jeans e sandália e até o momento não manteve contato. Na última terça-feira (12), a polícia apreendeu a motocicleta CG Honda na cor vermelha com dois indivíduos não identificados. A dupla e o veículo foram encaminhados à delegacia  para averiguação. Segundo o site Sudoeste Bahia, qualquer informação que possa indicar a localização do rapaz pode ser repassada pelos telefones: (11) 94854-8137 ou (77) 99856-6881.



Brumado: Estudantes da Rede Pública e Privada são convocados para atualização obrigatória das vacinas neste sábado (16)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, cada pessoa está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. Então, diante desta importância, o Governo do Estado da Bahia está realizando uma grande campanha de imunização de todos os estudantes da Rede Pública e Privada. Dentro desta programação, acontecerá, no próximo sábado (16) a atualização das vacinas, por isso, todos os alunos brumadenses deverão comparecer, das 08h às 17h, a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para fazer a atualização das suas respectivas carteiras de vacinas.



Quais os cuidados que devemos ter com aparelhos fixos?

Foto: Divulgação

Na atualidade que vivemos, ir ao dentista, é algo que faz parte de nossas vidas. Ao menos a cada 6 meses é fundamental fazer uma visita. Há ainda aquelas pessoas que precisam colocar aparelhos ortodônticos para corrigir imperfeições e poder ficar com um sorriso ainda mais bonito. Por muito tempo usá-los era sinônimo de não ter uma aparência tão agradável devido aos fios e aos moldes grosseiros. Com o avanço da odontologia, essa realidade ficou para trás e hoje já é possível criar aparelhos cada vez menores e até mesmo transparentes. Entretanto, apesar da tecnologia ter avançado, a necessidade de tomar alguns cuidados prevalece. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados com o seu aparelho, como por exemplo: Consumir alimentos duros ou com sementes é um grande risco para quem usa aparelhos fixos. Por isso, durante o período de uso, o mais indicado é evitar esses tipos de alimentos. Na hora de escovar os dentes é preciso ter uma atenção redobrada. Escovas com cerdas duras não conseguem fazer a limpeza correta e ainda podem danificar os aparelhos. O melhor é comprar uma escova própria para aparelhos ortodônticos, em geral mais macias e facilmente encontradas em diversas farmácias. Quem tem aparelho deve passar o fio com bastante cuidado, tanto para retirar todos os resíduos quanto para não causar danos. Em farmácias podem também ser encontrados passantes que ajudam a usar o fio dental de forma eficaz e segura. Higiene nunca é demais, principalmente para quem usa aparelho fixo. É necessário sempre escovar muito bem os dentes para evitar o acúmulo de bactérias bucais, mau hálito, cáries, entre outros males. Se você precisa fazer algum procedimento odontológico, procure a OrthoDontic! Temos condições facilitadas de pagamentos. Cadastre-se no site e os atendentes da OrthoDontic Brumado entrarão em contato. OrthoDontic, Sorria Sempre, Avenida Guilherme Dias, 209, (próximo ao escritório da Coelba). Telefones (77) 3441-5583 / 99973-5925 (WhatsApp). Acesse o nosso site www.orthodonticbrasil.com.br.



Decreto torna CPF como documento único no âmbito Federal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo Federal publicou um decreto que institui o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como documento “suficiente e substitutivo” para o cidadão poder obter informações públicas, solicitar benefícios de órgãos federais, entre outros. O CPF agora poderá substituir os documentos de Identificação do Trabalhador (NIT); dos programas de Integração Social (PIS) ou de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); assim como o da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e da Carteira Nacional de Habilitação. Lembrando que se faz necessário que o CPF não vai substituir inteiramente a carteira de motorista, sendo ainda necessário que o motorista esteja com o documento. A medida visa simplificar o atendimento da população aos serviços públicos, diminuindo a burocracia. O governo instituiu que os órgãos e entidades da administração publica federal terão o prazo de três meses para a aplicação do decreto.



Brumado: Área do extinto Derba passa por restruturação para receber instalações de setores administrativos da prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O complexo do antigo Derba, vai ser restrruturado e, em breve, deve ser transferido para o local a Guarda Civil Municipal e um ponto de apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Programa Avante Sertanejo). A área, onde vai funcionar as repartições, está em fase inicial, e segundo o Secretário de Infraestrutura, Douglas Malheiros, será para adaptar alguns prédios do local para funcionamento de algumas repartições do município, e futuramente a Central de Abastecimento (Ceasa). Toda estrutura do extinto Derba, que antes subutilizado, passará a receber novos serviços ainda em 2019. Malheiros relatou também que a adaptação visa dar utilidade ao espaço trazendo assim economia aos cofres públicos e praticidade para o atendimento aos cidadãos.



Ginecologia e obstetrícia é no Centro Médico São Gabriel com Drª. Rosamaria Ribeiro

Foto: Divulgação

Ginecologia e Obstetrícia é no Centro Médico São Gabriel. Os exames ginecológicos são os mais importantes na vida de uma mulher, pois é por meio deles que é possível realizar o diagnóstico e fazer a prevenção de várias doenças como o câncer do colo do útero. É recomendado que a visita ao ginecologista seja feita pelo menos uma vez ao ano para exames e avaliação de rotina. No Centro Médico São Gabriel você conta com  a especialista em Ginecologia e Obstetrícia Drª. Rosamaria Ribeiro. Agende sua consulta: 77 3441-1502 / 99925-8807 (WhatsApp).



Polícia Civil investiga 'golpe da moeda' sofrido por empresário de Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

A Polícia Civil investiga um golpe sofrido por um empresário de Brumado, no sudoeste da Bahia. A vítima relatou ter depositado cerca de R$ 1500 e, esperava receber o valor em moedas, fato este que não aconteceu. O "golpe da moeda", que no caso seria a troca das cédulas de papel por moedas, foi realizado nesta quarta-feira (14), e a troca de valores aconteceria, segundo o golpista, no Hotel São Lázaro, localizado no início da BA-262. O empresário disse à polícia que fez o depósito depois de receber várias ligações de um homem com o prefixo "87", que dizia está hospedado no referido hotel, e trabalhava com trocas de valores. Em depoimento à polícia, o empresário relatou que só percebeu o golpe depois que procurou o possível hóspede no hotel indicado por ele. "A vítima ao chegar no hotel procurou por informações de um homem que estaria trocando cédulas por moedas. Na recepção do empreendimento, ele foi informado que não havia nenhum hóspede com aquelas informações, e que ele não era o primeiro a procurar o referido hotel", relata o Boletim de Ocorrência. A vítima acreditava que estava negociando com uma empresa, mas na realidade tudo não passou de um golpe, que segundo as primeiras informações, as ligações podem ter partido de um presídio de Pernambuco. Segundo o dono do hotel, outros empresários procuraram pelo mesmo golpista na recepção. "Neste momento queremos esclarecer aos brumadenses, que não caiam neste golpe. Não tem nenhuma pessoa aqui no hotel realizando este tipo de serviço. É um golpe, muito cuidado", comentou o proprietário ao 97NEWS. A polícia não descarta nenhuma hipótese na investigação, mas, em um primeiro momento, trabalha com a suspeita do crime de estelionato, já que há indícios de que a vítima foi induzida e teve prejuízos financeiros. De acordo com a polícia, os dados do dono da conta supostamente utilizada na transação será investigada. Fontes informaram que outros empresários envolvidos na operação financeira não chegaram a depositar o valor na conta do golpista. 



Gari tem dedo cortado durante coleta de lixo em Brumado; três acidentes foram registrados esse ano

Foto: Divulgação

Um gari da empresa Lig Lixo que presta serviços para a prefeitura se feriu durante uma coleta de lixo, esta semana, em Brumado. De acordo com a empresa, o rapaz de 35 anos cortou o dedo em um vidro que estava dentro de uma sacola de lixo comum. No momento do acidente, o gari usava luvas e mesmo assim o material atingiu o dedo. Só esse ano foram registrados três acidentes envolvendo coletores de lixo em caminhões. O primeiro foi no início do ano, onde um gari cortou a perna ao manusear a sacola também com cacos de vidro. O segundo caso aconteceu no dia 23 de janeiro, onde o mesmo gari, Alexandre França Alves, de 38, perfurou a perna com uma agulha se seringa. “Sempre que acontece acidentes, o funcionário é levado para o hospital, passa por uma avaliação médica e recebe as vacinas indicadas para evitar doenças. Infelizmente, é comum este tipo de acidente, porque os cacos, seringas, espetinhos de carne não são bem-acondicionados. Como o gari tem de pegar firme nas sacolas, já que ele puxa mais de uma, geralmente, o ferimento acontece neste momento da pressão”, explicou o coordenador da empresa. “Neste segundo caso, conseguimos identificar o dono do lixo pelo local que a sacola estava. A família foi orientada para o descarte correto. Mas há casos de vizinhos que dividem lixeiras, ou de lixeira coletiva, que não é possível identificar o morador", detalhou. No serviço de varreção, não é comum registro de acidente. 



Presidente sanciona Lei que proíbe casamentos de menores de 16 anos mesmo em casos de gravidez

Foto: Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), sancionou a lei que proíbe o casamento de pessoas com idade inferior a 16 anos, em qualquer idade. O Código Civil autorizava, excepcionalmente, nos casos de gravidez, o casamento de quem ainda não havia completado 16 anos e, servia como uma forma de burlar uma eventual prisão quando envolvia menores de 16 anos e pessoas com mais de 18 anos. A legislação foi aprovada pelo Senado em fevereiro e enviada para a sanção presidencial.



Brumado: Prefeitura implanta prontuário eletrônico no sistema de saúde do município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde à última semana, a Prefeitura de Brumado anunciou a implantação do prontuário eletrônico no sistema de saúde do município. Para garantir a qualidade dos atendimentos nas Unidades Básicas Saúde (UBS) da capital do minério, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Inicialmente, as unidades de saúde que estão passando por revitalizações irão receber a instalação do sistema. O prontuário eletrônico é um sistema de gestão em saúde pública que leva às unidades de saúde um modelo de serviço inovador, tecnológico e, principalmente, transparente, seguro e que controla as ações realizadas. O sistema integrará todas redes de atendimento municipal, e possibilita que o profissional médico, ao realizar o atendimento aos pacientes no Hospital onde trabalha, tenha acesso ao histórico e tratamento de saúde realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, “o principal benefício é que teremos, a partir de agora, o controle unificado do histórico clínico do paciente, permitindo assim um acompanhamento muito mais eficaz das suas condições clínicas e da continuidade dos tratamentos propostos, seja na UBS ou no CES”. Com o prontuário, será possível evitar a duplicidade de cadastros, economizar e sanar a perda de informações do paciente devido ao uso do papel. Além disso, também irá melhorar a produtividade, controlar o estoque da farmácia e dar mais segurança nas informações.

 



Suzano: Identificadas vítimas do ataque à escola estadual Raul Brasil em SP

Foto: Reprodução l Photo Press l Folhapress

O ataque que deixou ao menos oito mortos na escola estadual Professor Raul Brasil nesta quarta-feira (13) em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, vitimou cinco alunos, duas funcionárias e um empresário. Atiradores se mataram após o crime. Os alunos foram identificados como Pablo Rodrigues, Cleiton Antonio Ribeiro, Caio Oliveira, Samuel Melquiades Silva de Oliveira e Douglas Murilo Celestino. Também morreram no ataque Marilena Ferreira Umezu, coordenadora pedagógica, e Eliana Regina de Oliveira Xavier, inspetora de ensino. O empresário Jorge Antonio Moraes, proprietário de uma revendedora de carros, era tio de Guilherme Taucci Monteiro, 17, um dos atiradores. Ele foi baleado em sua loja, que fica próxima à escola, pouco antes do ataque.