ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2019"

Brumado: Projeto Cineclube abre caminhos para alunos aprenderem sobre produção audiovisual

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Voltar-se para a consolidação de uma política pública no campo do audiovisual, apresentando-se como uma possibilidade de transformação real da escola e promovendo uma mudança radical nas relações que se estabelecem na comunidade escolar, eis a missão do Projeto Cineclube. Quem diz é Paulo Esdras, produtor cultural. Segundo ele, a ideia é assegurar o acesso plural de experiências culturais e artísticas que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade estética, do pensamento crítico e da autonomia criativa em diferentes campos de conhecimento. "Estaremos trazendo cineastas e pessoas da área a fim de estimular a produção audiovisual no município", explica o coordenador do projeto. Esdras diz que, ao se produzir um filme, vários conhecimentos das mais diversas áreas do saber são postos em prática. Segundo ele, no momento da produção de narrativas audiovisuais, “a proposta do Cine Clube é que ele seja quinzenal. A escolha dos filmes é sempre feita pelos cineclubistas e, qualquer um pode ser um cine clubista, basta participar dos eventos. Vai poder decidir sobre os rumos do movimento, além de trabalhar com a produção audiovisual”. O produtor Luís Chaves, que também faz parte do projeto, orientará os alunos na hora da criação audiovisual. "O projeto também prevê a realização de parcerias, como por exemplo, o cinema, que será reaberto em Brumado e mostras que acontecem na região", relatou Chaves. O Cine Clube retorna no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP).



Bahia: Pró-semiárido promove capacitação em associativismo na cidade de Umburanas

Foto: Divulgação

Terminou na última sexta-feira (15), no Território Rural Vale das Barrigudas, município de Umburanas, a Oficina de Associativismo realizada pela Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi), entidade que  presta serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) pelo Pró-Semiárido,  projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa teve por  objetivo o fortalecimento organizacional e o empoderamento das organizações associativas. “Viver o associativismo é uma construção e conquista social, é um instrumento imprescindível para que uma comunidade passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica”, destacou Deyse Oliveira, uma das responsáveis pela Oficina e técnica em Desenvolvimento Social da CAR. Durante a capacitação foram utilizadas metodologias participativas, bem como dinâmicas reflexivas que contribuem para o processo de cooperação: “Essa oficina é uma iniciativa muito boa, como técnica percebo que ações desta natureza fortalecem o trabalho coletivo para que aconteça de maneira conjunta entre as famílias. A união, o companheirismo e se reconhecer como território é muito importante para o  desenvolvimento rural e para a agricultura familiar”, afirma Meirelle de Souza, técnica agrícola da Cofaspi.

A oficina contou com a participação de representantes do sindicato rural Umburanas, técnicos da CAR e da Cofaspi. Selma Carvalho da Cruz, membro da Comissão de Controle Social do Território Rural Vale das Barrigudas, avaliou que “a oficina foi de grande importância, um aprendizado para mim e para todos que estavam presentes. Entendemos como nos organizar, para melhor desenvolvermos o nosso papel social. As oficinas desenvolvidas somam uma grande força, trazendo visão, missão e valores, onde vem contribuir para a autonomia dos agricultores e agricultoras”. Por fim, Ionaria Alves, agricultora familiar, que também integra a Comissão de Controle Social, observou que o encontrou foi de muito conteúdo e aprendizado: “A oficina foi de suma importância,  a teoria é necessária e para se  obter uma boa prática.  Com certeza, as  equipes e  as pessoas  presentes captaram muitas  informações fundamentais, para levar uma associação  adiante e  com  sucesso”. 

CONTINUE LENDO


Ministério Público baiano pede remoção de vídeos com Desafio do Momo que ensina crianças a suicidarem

Foto: Reprodução l Vídeo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), investigará a ocorrência da personagem “Boneca Momo”, em vídeos infantis, que ensina crianças a se suicidarem. A personagem aparece em vídeos publicados no Youtube. Os vídeos também foram compartilhados em redes sociais. O MP-BA já pediu a remoção dos conteúdos ao Google e ao Whatsapp. Segundo o site Bahia Notícias, a personagem aparece no meio de vídeos infantis, como de slime. A personagem ensina o passo a passo de como as crianças devem cortar os pulsos. Os vídeos têm burlado os algoritmos do Youtube Kids. Diversas famílias relatam que as crianças que assistiram ao conteúdo estão assustadas com a personagem e que tem medo de dormirem sozinhas. O Youtube Kids, em nota, afirmou que, ao contrário dos relatos apresentados, “não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids”. “Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente. Também oferecemos a todos os usuários formas de denunciar conteúdo, tanto no YouTube Kids como no YouTube. O uso da plataforma por menores de 13 anos deve sempre ser feito pelo YouTube Kids".



Bahia: Adutora rompe e quatro casas são atingidas por 'mar de lama'

Foto: Divulgação l Defesa Civil

Uma adutora da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) rompeu e atingiu quatro casas, na madrugada deste domingo (17), na cidade de Ilhéus. Não há registro de feridos. O caso ocorreu por volta das 4h, no Alto da Tapera. Segundo a Defesa Civil de Ilhéus, o "mar de lama" que se formou após o rompimento afetou móveis e eletrodomésticos das residências. De acordo com o G1, os moradores tiveram que deixar os imóveis. Duas famílias foram hospedadas em um hotel da região pela Embasa. Já as outras duas receberam aluguel social. Em nota, a Embasa informou que técnicos trabalham no local para reparar a adutora. Conforme o comunicado, a previsão de término da obra e início da retomada gradativa do fornecimento de água, nessas áreas, é de 48 horas. No comunicado, a Embasa ainda informou que está dando suporte às famílias que tiveram as casas afetadas após o rompimento da adutora, junto com a Defesa Civil.



Adolescente é resgatado por PMs pouco antes de ser morto por suspeitos de tráfico

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um adolescente de 16 anos foi resgatado por policiais militares pouco antes de ser morto por suspeitos de tráfico de drogas, na tarde do último sábado (16), no bairro de Cassange, em Salvador. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a vítima seria integrante da mesma quadrilha que os suspeitos e teria contado que seria morto por conta de uma suposta traição. O assassinato foi impedido durante um patrulhamento de rotina. Conforme a SSP, os militares passavam pela Estrada do Ouro quando perceberam um grupo de homens em um campo de futebol. Quando se aproximaram houve correria e disparos de arma de fogo. Após confronto, segundo a Secretaria, os suspeitos fugiram e o adolescente foi encontrado amarrado, perto de um buraco, onde seria enterrado. Em seguida, os PMs retiraram o jovem do bairro e o liberaram, pois não havia possibilidade de flagrante mesmo ele assumindo fazer parte do tráfico. Os materiais para cavar buracos foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia.



Falso médico é preso por usar nome de profissional verdadeiro na Bahia

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um falso médico foi preso em Nova Soure, após uma denúncia anônima. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o homem se passava por um médico que tinha o mesmo primeiro nome dele: Aislan. O impostor, identificado como Aislan Deivid Pimentel, usava o nome do médico Aislan Pires Fernandes. De acordo com o site Bahia Notícias, o falso profissional foi descoberto quando policiais militares pediram os documentos dele. A ação foi feita por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste. Ainda segundo a SSP-BA, no livro de registros do hospital, os militares constataram vários atendimentos feitos pelo falso médico em anos diferentes. Aislan foi preso em flagrante e apresentado na Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal, na mesma região. O caso ocorreu na última sexta-feira (15).



Brumado: Casal fica ferido após colisão entre carro e moto na Av. João Paulo I

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem e uma mulher ficaram feridos após um carro invadir a contra-mão e bater em uma moto na tarde de domingo (17), na Avenida João Paulo I, em Brumado. As vítimas foram socorridas pelo SAMU 192 com ferimentos leves e levadas para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Informações preliminares dão conta de que o motorista do veículo fugiu do local e não prestou socorro as vítimas. Segundo apurou o 97NEWS, o motociclista seguia pela via quando, próximo a uma clínica, o carro veio na direção contrária, bateu na moto e arrastou o casal por vários metros. Após atendimento no hospital, os dois passam bem. 

Foto: Luciano Santos l 97News


Brumado: Pino de segurança de peça hidráulica se solta de caminhão da EPCL e destrói carro no centro

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma peça de um equipamento hidráulico de um caminhão da Empreendimentos Projetos e Construções (EPCL), empresa terceirizada da Coelba se desprendeu e atingiu um veículo e uma motocicleta estacionados na Rua Marcolino Moura, no Centro de Brumado, por volta das 08h da manhã deste sábado (16). Um dos veículos ficou totalmente destruído. O motorista do caminhão, que não teve a identidade revelada, relatou que havia acabado de sair de uma unidade da EPCL. A peça, conhecida como “sapata”, estabiliza o veículo no solo e por falha mecânica abriu, atingindo os veículos – um Fiat Uno vermelho e uma motocicleta Twister Honda amarela. 

Foto: Luciano Santos l 97News

O Uno foi o que mais teve danos porque a peça bateu no fundo do veículo e arrastou o mesmo por alguns metros. A motocicleta ficou debaixo de veículo. Ninguém ficou ferido. Segundo apurou o 97NEWS, a empresa disse que está apurando as circunstâncias do acidente envolvendo um veículo de manutenção da companhia na manhã deste sábado. A companhia já orientou e está prestando toda a assistência devida às pessoas que sofreram danos materiais no acidente.



Carro capota após motorista desviar de buraco na Av. Cleóbulo Meira, em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Um carro capotou após o motorista de 28 anos desviar de um buraco na Avenida Cleóbulo Meira Leite, no bairro Esconso, em Brumado, na tarde deste sábado (16). De acordo com informações apuradas pelo 97NEWS, o acidente aconteceu por volta das 17h30. Ninguém se feriu. Segundo os moradores, o motorista que não foi identificado alegou ter perdido o controle do veículo após ter feito o desvio, o que teria causado o capotamento. O veículo uma Saveiro vermelha, ficou com as rodas para cima as margens da via. O motorista que estava no carro teve apenas escoriações, mas não chegou a ser socorrido. "Essa via esta cheia de buracos, e desde o ano passado houve uma promessa de recapeamento. Graças a Deus nesse acidente de hoje, o motorista não se machucou. Mas até quando vamos ficar assim?" indagou um morador que presenciou o acidente. Na sexta-feira (15), a nossa reportagem relatou a indignação do radialista Marquito Gomes com relação as promessas dos poderes públicos. Conforme o radialista, desde setembro de 2018, os moradores do bairro esperam pelas obras de recuperação da Avenida, que inclusive foi publicada no Diário Oficial no valor de R$ 700 mil. 

Foto: Luciano Santos l 97News


Embasa liderou ranking de reclamações dos consumidores em 2018 na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com o Ministério Público do Estado (MP-BA), divulgou, na última sexta-feira (15), quais foram os 30 fornecedores de produtos e serviços que mais receberam reclamações e os que menos atenderam as demandas dos consumidores baianos no ano passado, por meio do Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Exercício de 2018. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), liderou a relação das reclamações com 573, seguida da Oi Móvel com 367 e da Oi Fixo com 320 denúncias. O Cadastro de Reclamações dá possibilidade, ao fornecedor, de avaliar e incrementar as relações de consumo, caso as empresas não atendam a denúncia no prazo estipulado, elas são submetidas a sanções administrativas, ou seja, pagamento de multas. Veja a relação completa dos 30 que mais sofreram reclamações. (Clique aqui)



Bahia: Artista plástica faz pinturas inusitadas na própria casa e imóvel vira ponto turístico

Foto: Reprodução l TV Santa Cruz

A criatividade e talento não faltaram à artista plástica D'Jane Silper na hora de reformar a casa onde mora, na cidade de Itanhém, extremo sul da Bahia. O imóvel ganhou pinturas inusitadas, feitas pela própria artista, que teve a ideia após notar que a casa precisava de reforma mas faltava dinheiro para fazer uma obra convencional. "No início foi por reforma mesmo. A casa estava muito destruída e eu não tinha condições para reformar, pagar pedreiro, então eu quis colorir para ficar bonitinha. Estava feia por dentro, mas tinha cor", contou a artista. Segundo o G1, a arte da casa de D' Jane, que também é auxiliar administrativa e aprendeu a pintar sozinha, já começa pela calçada que possui a pintura de teclas de piano. A fachada é bastante colorida, com detalhes de flores, borboletas, gato, osso de cachorro e com direito até a uma plaquinha com a frase: 'Humilde residência'. Diante de tantas cores e desenhos, quem passa pelo local quer entrar na casa da artista plástica, que já se tornou um ponto turístico de Itanhém. A podóloga Aparecida Araújo, que visitava a cidade, fez questão de conhecer a "Humilde residência" de D' Jane. Conforme o G1, a fachada já ganhou quatro versões. O que D' Jane não imaginava é que a casa fosse fazer tanto sucesso entre os moradores e visitantes de Itanhém, cidade com cerca de 19.500 habitantes. A arte de D'Jane ultrapassou os limites da casa dela. A artista plástica também deixa o seu colorido em outros pontos de Itanhém, como por exemplo, nas paredes de um projeto social para crianças e jovens do município.



Brumado: 34ª Companhia Independente de Polícia Militar recebe novos policiais

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (15), o major Mário Cabral recepcionou 29 soldados que passam a integrar o efetivo da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado. Os novos soldados atuarão inicialmente na sede do município, reforçando as guarnições de radiopatrulhamento e Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). Ao 97NEWS, o Major garantiu a ampliação das operações na sede e nos distritos, além de executar outras ações coibindo o crime em Brumado.



Jovem de 26 anos é perseguida e executada em Jequié

Foto: Divulgação

Uma jovem de 26 anos foi executada por dois bandidos em uma moto, na noite da última quarta-feira (13), em Jequié. Segundo a polícia, por volta das 19h, Valdinéia Santos Silva, trafegava com sua motocicleta pela Avenida Tote Lomanto, enquanto era seguida pelos meliantes. Conforme a PM, em um certo momento da via, a jovem foi abordada pelos criminosos que a atingiram com dois disparos de revolver calibre 38, pelas costas. Valdinéia ainda conseguiu percorrer cerca de 20 metros, onde foi alcançada pela dupla que fez mais seis disparos. A jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local, ela era moradora do bairro Joaquim Romão, na mesma cidade. A Polícia Civil investiga a autoria e motivação do crime.



Brumado: Morador cobra de deputado estadual promessa de recuperação da principal via de acesso ao bairro Esconso

Guilherme Bonfim, irmão do deputado Vitor Bonfim ao lado do representante do DNIT e Marquito Gomes - Foto: Divulgação

Os buracos e a falta de manutenção na Av. Cleóbulo Meira Leite no bairro Esconso, em Brumado por parte dos poderes públicos foi tema de cobrança na tarde de quinta-feira (14), pelo morador e radialista Marquito Gomes à imprensa local. Marquito cobrou providências do então Deputado Estadual, Vitor Bonfim, com relação a promessa realizada em setembro de 2018, de recuperar a referida via. Obra que foi orçada em R$ 700, até o momento não aconteceu. De acordo com o radialista, através do seu irmão Guilherme Bonfim, foi realizado um comunicado que a avenida receberia o recapeamento desde a sua ligação, que começa na Avenida Centenário e finaliza na BR-030. “Na época, o Guilherme havia me comunicado que a obra tinha saído no Diário Oficial. Inclusive citou até a empresa vencedora, que seria do Edimilson Aguiar”, disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo Gomes, a visita do Guilherme ao bairro foi em setembro de 2018, como mostra a foto registrada acima, e de lá para cá, nada foi feito. "Já se vão seis meses, e nada foi feito, nenhum buraco foi tampado. A rua só está em condições de trafegar, graças aos moradores”, disse à rádio local. Marquito questionou dizendo que, como o governo lança algo no Diário Oficial e a obra não acontece. "Quando se lança um comunicado no Diário, ela tem que acontecer. É um comunicado oficial. E porque aqui a obra ainda não começou?". O radialista relatou ainda que, o mato, a falta de sinalização e os buracos levam risco aos condutores que precisam usar a estrada que dá acesso ao bairro. "Ao invés de comprar carros, os moradores vão ter que comprar cavalos para andar na via”, complementou.



Brumado: Policial à paisana persegue 'Ladrão de Marmita' no bairro Noberto Marinho

Foto: Reprodução l Google Street view

No início da tarde desta sexta-feira (15), mais um episódio de perseguição com policial à paisana foi registrado em Brumado. Mas neste caso o meliante conseguiu fugir. Segundo a família de um adolescente, o jovem como de rotina, saiu de bicicleta para buscar a marmita no bairro Noberto Marinho e, por volta das 12h, um assaltante o abordou na esquina da Rua Maranhão com a Vó Congonha, e anunciou o assalto. Com gritos de “passa a bicicleta e a marmita”, o bandido saiu pedalando. Mas por azar dele e sorte da vítima, um policial apaisana que registrou o momento, saiu atrás do bandido. Em certo momento, ele recebeu voz de prisão, mas mesmo assim, continuou fugindo. Em seguida ele se desequilibrou e caiu ao solo. O PM tentou alcança-lo, mas sem êxito. A bicicleta e a marmita foi recuperada. A polícia vai usar as imagens de monitoramento das ruas do bairro para identificar o assaltante. De acordo com a família do garoto, o meliante usava farda de uma mineradora, fato este para disfarçar sua identidade. 



Vem ai! Território Amarok: Dois dias de 4x4 em Brumado

Foto: Divulgação

Se você tem um veículo off road! Ou quer ter um, e ainda não sabe o que fazer? É só se ligar que nos dias 06 e 07 de abril, Brumado receberá o "Território Amarok". Descubra todos os segredos do mundo fora-de-estrada, conheça os limites do seu 4×4, dirija na lama, em trechos alagados, inclinados, com erosão e diversos outros terrenos e situações adversas. O objetivo do Curso Básico 4×4 Amarok é apresentar técnicas de off road, na teoria e na prática, e descobrir todos os recursos oferecidos pela Amarok em situações fora-de-estrada preservando a integridade do veículo e mantendo os ocupantes sempre em condições seguras. O evento organizado pelo Território Amarok, tem o apoio do Club Amarok Bahia. As inscrições estão abertas no site (Clique aqui). Informações (19) 97166-6698 (WhatsApp). 



Professor armado com facas e besta invade Secretaria de Educação do Distrito Federal

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Um homem armado invadiu, nesta sexta-feira (15), a sede da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Ele levava uma faca de caça e uma besta (espécie de arco) com seis flechas. Segundo o G1, a arma é idêntica à que foi usada no massacre de Suzano. O homem, que é professor, chegou a subir até o 12º andar, onde fica o gabinete do secretário Rafael Parente que estava em uma reunião na Residência Oficial do Governo. Ele foi detido antes que pudesse ferir alguém. O invasor foi imobilizado pela Polícia Militar, que havia sido chamada pelos seguranças e levado para a delegacia. De acordo com a secretaria, ele é professor de violino erudito da Escola de Música de Brasília e tem histórico de problemas psíquicos. O professor relatava ter adoecido por conta do trabalho. O nome dele não foi divulgado. Segundo a pasta, ele já tinha procurado a Ouvidoria havia alguns dias, mas voltou ao local alegando que "algo precisava ser feito". A invasão deixou os servidores em pânico. Durante os cerca de dez minutos de tensão, seguranças deram cobertura aos funcionários da secretaria. O caso é investigado pela Polícia de Brasília.



Brumado: Falta de materiais básicos compromete funcionamento de posto de saúde do bairro São Felix; Sesau esclarece

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Frequentemente a escassez de recursos destinados à saúde pública da qual dependem, na maioria das vezes, as camadas mais carentes da população, é noticiada pelos meios de comunicação brumadense. É fato que o poder público vem gastando bastante dinheiro destinado a esse setor de importância vital para todos. Mas mesmo assim, muitos postos que funcionam em Brumado, ainda precisam melhorar. Falta de médicos, material como luvas e até mesmo produtos de limpeza. É o caso da Unidade Básica de Saúde Dr. Arlindo Magno Stanchi, localizada no bairro São Felix. Uma moradora que preferiu manter sua identidade em sigilo, tentou realizar um procedimento odontológico sem êxito, pois faltava luvas para a médica realizar os procedimentos. A jovem, foi informada pela médica que o atendimento clínico estava suspenso pela falta do material na manhã desta quinta-feira (14). “Tô com meu dente doendo precisando realizar um procedimento. Agente marca, consegue a vaga, e quando chega aqui, todo mundo tem que voltar pra casa porque não tem luvas?", indaga a jovem. A mesmo complementa que ouviu dos próprios funcionários da UBS, que até água sanitária para limpeza estava faltando. “Está faltando muita coisa, sem contar que não é todo dia que tem médico aqui. Ai depois ficam falando que agente só pode ir para o hospital se for emergência. Mas se o posto não tem médico”, salienta. Em contato com o Secretário de Saúde, Claudio Feres, ele esclareceu que estranha a falta de material na UBS, segundo ele, "no almoxarifado tem material de sobra", mas que mesmo assim ele iria buscar informações com a unidade de saúde do bairro sobre o fato. Em relação ao quadro médico, o secretário afirmou que a UBS Dr. Arlindo Magno Stanchi tinha duas equipes, "mas que infelizmente um dos médicos saiu para fazer residência. Ele faz parte do programa mais médicos", relatou Feres. Ao 97NEWS Claudio também salientou que já solicitou do Ministério da Saúde a reposição dos médicos que estão deixando o programa.



Nova Zelândia: Ataques a duas mesquitas deixam mais de 40 de mortos

Foto: Reprodução l Mark Baker/AP

Ataques a tiros simultâneos contra duas mesquitas na cidade de Christchurch, na ilha sul da Nova Zelândia, deixaram 49 mortos e 48 feridos nesta sexta-feira (15). Os alvos dos ataques foram as mesquitas de Masjid Al Noor, ao lado do Parque Hagley, e de Linwood, que estava lotada com mais de 300 pessoas, reunidas para as tradicionais orações do meio-dia de sexta-feira. Os detidos são três homens (um deles seria australiano) e uma mulher. Segundo o G1, a polícia local informou, porém, que não está descartada a hipótese de que outros criminosos estejam envolvidos e foragidos. Nenhum dos suspeitos sob custódia estava em listas de observação da polícia. Dos 49 mortos, 48 morreram no local e apenas um chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu. Entre os feridos, há crianças e adultos. O governo informou que 12 dos feridos estão em estado grave e precisaram passar por cirurgias. A dinâmica dos atiradores ainda não está clara. Porém, o primeiro relato de ataque foi na mesquita de Al Noor, na região central da cidade. Um homem com um rifle automático invadiu o prédio 10 minutos após o início das orações, que começaram às 13h30 desta sexta-feira (por volta das 22h30 no horário de Brasília). Quarenta e uma pessoas morreram no local. Com uma câmera instalada em um capacete, o criminoso conseguiu transmitir o massacre, ao vivo, pelo Facebook. O vídeo mostra que ele atirou indiscriminadamente contra homens, mulheres e crianças enquanto caminhava. Conforme o G1, depois dos ataques, os policiais também esvaziaram a Cathedral Square, onde um grupo de estudantes realizava uma manifestação pedindo ações contra o aquecimento global. As pessoas que moram e trabalham na região foram orientadas a permanecer dentro dos prédios e não circular pelas ruas. Todas as escolas de Christchurch foram fechadas, e os pais de cerca de 750 alunos, entre crianças e adolescentes, receberam mensagens avisando que seus filhos estavam em segurança. Várias estradas da cidade foram fechadas e seguem em monitoramento. A polícia orientou para que todas as mesquitas do país fechassem suas portas até novo aviso.



Brumado: Instituto de Nefrologia da Bahia comemorou nesta quinta o Dia Mundial do Rim

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto de Nefrologia da Bahia (INEB) realizou uma importante atividade nesta quinta-feira (14), para comemorar o Dia Mundial do Rim. As festividades, que contaram com palestras educativas e a participação de profissionais da saúde e pacientes. O médico do Instituto, Paulo Vais, destacou a importância das comemorações e disse que o dia serve, entre outras coisas, para alertar as pessoas quanto aos riscos de certas doenças em decorrência do mal funcionamento dos rins. Entre os fatores que podem contribuir para as lesões renais ele cita o sedentarismo, a obesidade, a falta de exercícios, uma dieta mal feita, além do uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios. “Tudo isso pode provocar lesões renais nas pessoas”, explicou. Atualmente, o setor de Nefrologia do INEB atende por mês cerca de 2300 pacientes, que fazem tratamento de doenças ligadas a essas lesões. Entre esses pacientes está João Coelho dos Santos, de 67 anos. Morador da zona rural, em Paramirim, ele fez questão de agradecer a atenção de toda a equipe para tratar sua doença. Ele tinha os rins paralisados, mas a partir do tratamento feito pela equipe do Instituto, agora já consegue andar por sua propriedade.  “Eu vou e volto de Paramirim e não sinto mais nada”, comemora. Ele descobriu a doença no fim de 2018, e diz que agora tem uma nova vida.  “O atendimento aqui é dez e eu agradeço aos médicos e as enfermeiras”, disse. Para o profissional é preocupante o número crescente de pacientes da região com problemas renais. E em alguns casos, o estágio da doença tem sido cada vez mais avançado. “Por isso esse dia é muito importante, para chamar a atenção das pessoas para certas doenças que provocam lesões renais e para o tratamento, que também é muito importante”, enfatizou o médico do Instituto.