ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2019"

Brumado: Comunidade de Fundão realiza neste domingo (10) o Torneio de Futebol Society Feminino

Foto: Divulgação

Atletas da comunidade de Fundão, em Brumado convida a todos para prestigiarem o evento em homenagem as mulheres. O Torneio de Futebol Society Feminino, será realizado neste domingo (10), a partir das 8hs. O local do torneio ainda não está estabelecido. Informações e detalhes tratar com Cristiano: (77) 99969-6180. O destaque para a Arbitragem que atuará no evento são as Arbitras Karolina Brito e Edna Cruz, excelentes profissionais que precisam ser valorizadas. Agradecemos por essa grande oportunidade.



Viatura pertencente a 20ª Coorpin de Brumado perde o controle após bater em trator e capota na BA-148 em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma viatura da Polícia Civil, pertencente a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), de Brumado, perdeu o controle após bater em um trator e capotou, na noite desta quinta-feira (7), na BA-148, no município de Livramento de Nossa Senhora. O motorista da viatura identificado pelo prenome Osni teve apenas ferimentos leves. Outras duas pessoas que passavam pelo local ficaram feridas e foram socorridas por equipes do SAMU. O acidente ocorreu por volta das 21h30 no trecho da comunidade de Patos, segundo a Polícia Militar. Motoristas que seguiam atrás da viatura e presenciaram o acidente acionaram o socorro. De acordo com o policial que dirigia a viatura, ele teria se deslocado do município de Dom Basílio, quando no acesso da BA-148, se deparou com um trator que estava rebocando um tanque de pulverização. Ainda segundo o agente, o maquinário trafegava pela rodovia com pouca sinalização. Os dois motociclistas que se feriram no acidente foram encaminhados para UPA 24h. O policial também recebeu atendimento médico. Ele sofreu uma leve lesão no braço e na região da cabeça.



Brumado: Associação de Moradores cobra mais ações do Poder Público no bairro São José

A grama se mistura com a vegetação rasteira deixando o local inviável para brincadeiras - Foto: Divulgação l Associação de Moradores

A Associação de Moradores do bairro São José, por meio do presidente Ivan Oliveira, tem feito diversas reivindicações a Secretaria de Infraestrutura, pedindo mais ações do poder público no referido bairro. Segundo o presidente da associação, ele já pediu por diversas vezes a recuperação da praça Edimundo Dantas Coelho, que se encontra suja, em péssimas condições de uso e com diversos equipamentos da academia estragados. Oliveira sugere ainda que a praça passe por uma capina e tosa nas árvores. Ivan, a pedido da comunidade, também reivindica a coleta de lixo na praça, pois as lixeiras ficam cheias. Outra solicitação do líder comunitário junto ao prefeito é a revitalização da praça, que precisa de uma nova pintura e que é bastante habitada por moradores. 

O lixo da praça não está sendo recolhido - Foto: Divulgação

A prefeitura faz a limpeza periodicamente, porém, só determinadas praças são atendidas e a comunidade quer que todos os bairros recebam o mesmo tratamento. O presidente da Associação de Moradores explica que vem sendo cobrado com frequência pela população e também tem cobrado a prefeitura, porém, não está obtendo respostas, por isso, quer uma atenção mais especial da empresa que realiza a limpeza pública no município. “Não sei qual das empresas é responsável pela limpeza e manutenção. Ela não vem dando atenção a Praça Edimundo Dantas Coelho, as fotos estão ai. Seja qual for a empresa, está esquecendo a nossa praça que é mais carente e que mais necessita das ações públicas”, explica o líder comunitário.

Galhos de árvores estão caídos ao solo - Foto: Divulgação


Brumado: Prefeitura abrirá concorrência para serviços de comunicação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado abrirá concorrência para contratar serviços de consultoria em comunicação, planejamento e assessoria de imprensa para dar mais "visibilidade" e projeção nos trabalhos da gestão "Educar para Libertar". O custo ainda não foi divulgado. A previsão é que a concorrência seja aberta no mês de abril. A licitação será vinculada ao Gabinete do Poder Executivo. O critério de julgamento será tanto preço quanto técnica, ou seja, a qualidade dos serviços. A previsão é de que, após a abertura dos envelopes, a licitação demore ao menos 45 dias para ter seu resultado final, após análise técnica e de preço. Segundo informações passadas ao 97NEWS, a assessoria de imprensa contará com um jornalista, um fotógrafo e um auxiliar. O objetivo do prefeito Eduardo Vasconcelos é "divulgar e posicionar os canais de mídia sobre as ações governamentais e de interesse do município". Sem assessoria de imprensa desde o segundo semestre de 2018, setores como o de Infraestrutura, Educação e Administração ficavam sem respostas para a comunidade brumadense. O 97NEWS também apurou que, a ideia do prefeito com esta contratação, é melhorar o que já fazem, que engloba também publicidade, comunicação interna, blogs e redes sociais. Dentre os requisitos de parte dos profissionais que devem fazer parte do corpo de funcionários da empresa contratada, serão a exigência de um profissional de comunicação, com graduação em jornalismo. Já os setores de fotografia e auxiliar, apenas experiência comprovada.



Bahia registra saldo positivo com novos postos de emprego em Janeiro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia registrou um saldo positivo de 1.211 postos de trabalho com carteira assinada em janeiro de 2019. A informação foi divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nesta quinta-feira (7). No Nordeste, apenas o estado baiano registrou crescimento. O resultado é melhor que o saldo de dezembro de 2018, quando 11.705 postos de trabalho foram suspensos. O número positivo,segundo o Caged, é em função da diferença entre 48.504 admissões e 47.293 desligamentos. Os números positivos são resultados do desemprenho de cinco segmentos. O maior foi a construção civil, com 1.873 postos. O setor agropecuário vem logo em seguida, com 684 postos. Já a indústria de transformação registou a criação de 391 vagas de emprego. A área da extrativa mineral contabilizou 157 novas vagas de emprego. O setor de serviço, por sua vez, criou 100 novas vagas. Com esses números, a Bahia ocupou a primeira posição dentre os estados nordestinos e a 11ª dentre os estados brasileiros em janeiro de 2019.



Laudo da Justiça Federal conclui que autor de ataque contra Bolsonaro sofre de doença mental

Foto: Divulgação

Um laudo da Justiça Federal concluiu que o autor da tentativa de homicídio contra o presidente Jair Bolsonaro sofre de uma doença mental. Segundo informações da TV Globo, o documento defende que Adélio Bispo de Oliveira não pode ser punido criminalmente pelo fato. O laudo foi entregue à Justiça no último mês e diz que Adélio tem uma doença chamada transtorno delirante permanente paranoia. O documento aponta ainda que Adélio, em entrevistas com psicólogos e psiquiatras, disse que não terminou sua missão e iria matar Bolsonaro saindo da cadeia. Adélio confessou o ataque a facada contra Bolsonaro durante um ato da campanha eleitoral na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele está preso preventivamente desde o dia do crime.



Brumado: Moradores reclamam de mato e lixo no bairro Centenário

Moradores cobram pavimentação das ruas - Foto: Leitor l 97NEWS

Moradores do bairro Centenário, em Brumado, reclamam do matagal que cresce em várias ruas do bairro e a falta de pavimentação. Segundo eles, o problema é antigo e prejudica o acesso à residências. De acordo com o morador Cristino Bernardes Flores, há cerca de 6 meses o matagal dificulta o acesso dos moradores. "Nossas ruas estão totalmente abandonadas. Queremos uma limpeza. Às vezes, os próprios moradores fazem uma capina quando a situação piora", contou. Cristino que mora há mais de 9 meses no local disse que situação piora no inverno, quando a água escorre da parte de cima do bairro alaga toda a área. "A água desce e fica tudo alagado. Sem contar a lama que suja as nossas casas", falou ao 97NEWS. 

Foto: Leitor l 97NEWS

Os moradores reclamam que o mato alto facilita a criminalidade na região. "Pessoas já foram assaltadas aqui", disse o morador. Outra moradora, Irene Almeida, de 43 anos, que reside há 3 anos no bairro, reclamou que a capina não está sendo feita. "Esse mato fica crescendo ai. Um dia passei em frente a um terreno e tinha um cheiro insuportável de animal morto", reclamou. Moradores também cobram da prefeitura mais fiscalização, no que se refere a limpesa de terrenos particulares. "Eles compram os terrenos e deixam ai a ver navios, não limpam, e nem fazem a murada", cobrou a dona de casa.

O mato serve de abrigo para animais peçonhentos - Foto: Leitor l 97NEWS


Bahia: Homem é preso após invadir casa da vizinha, estuprar adolescente por cerca de 8h e ameaçar a mãe com faca

Foto: Reprodução l TV Bahia

Um homem de 25 anos foi preso após invadir a casa da vizinha e estuprar uma adolescente de 16 anos por cerca de 8 horas, na cidade de Juazeiro. A vítima e a mãe foram agredidas, ameaçadas e amordaçadas. O caso aconteceu entre a noite de domingo (3) e a manhã de segunda-feira (4). Segundo o site G1, o suspeito, identificado como Daniel Eugênio dos Santos, fugiu do local depois do crime. Ele foi detido ao se entregar à polícia, na manhã desta quarta-feira (6). Quando Daniel fugiu, a família ligou para a polícia e a adolescente foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi atendida. Durante o crime, a jovem teve a mão cortada ao tentar proteger a mãe. De acordo com a vítima, Daniel subiu no muro da residência e, ao ver que tinha gente na casa, pulou para dentro das dependências do imóvel. Ele chutou e arrombou a porta, pegou uma faca e ameaçou mãe e filha. A vítima contou que o suspeito estava alcoolizado e enfiou a faca na perna dela. Ela relatou ainda ter sido agredida várias vezes no rosto e teve a mão cortada ao tentar defender a mãe. Conforme o G1, a adolescente também foi esganada e amordaçada. A mãe da vítima, que também foi amordaçada, chegou a ser amarrada por Daniel. Ela disse que achou que se tratava de um assalto. Ela contou ainda que o suspeito a obrigou a segurar a filha, enquanto a adolescente era estuprada. O pai da adolescente, que estava trabalhando no momento do crime, foi acionado pela esposa logo após o suspeito deixar a casa, e ligou para a polícia. Ele chegou em casa pouco tempo depois do suspeito fugir. O caso segue sob investigação.



Brumado: Servidor público é exonerado por gravar áudio criticando atual gestão e sair em foto de rival do prefeito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O servidor público Robson Wilson, o "Galego", foi exonerado do cargo no dia 25 de fevereiro após gravar áudios criticando alguns vereadores e a atual gestão do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), por não terem apoiado o Campeonato do bairro São Felix, realizado no último mês. O pedido reforçado de exoneração do funcionário veio do auto escalão do paço municipal, após uma foto do atual opositor do prefeito, o então ex-prefeito, Geraldo Azevedo vazar na internet. No registro, é possível ver "Galego" ao fundo sem esboçar nenhuma pose, o que comprova que o funcionário não fazia parte daquele momento, considerado pelo grupo do prefeito, como apoio ao opositor. Em entrevista ao 97NEWS, Galego falou da exoneração e afirmou, em nenhum momento ele pediu para ser efetivado no quadro da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. "Após o Campeonato Brumadense de 2018, me chamaram para trabalhar na prefeitura, fizeram uma reunião, e eu não aceitei o pedido. Mas após a insistência deles eu aceitei, mas sem nenhum cunho político", relatou Robson. 

A foto da discórdia - Foto: Reprodução l Redes Sociais

Reafirmando o seu pensamento no quadro político atual, Galego destacou que não mentiu ao gravar o áudio e disparar nas redes sociais. "Eu não menti, os vereadores só aparecem no bairro de quatro em quatro anos. Eu falei a verdade", afirmou. Ao ser questionado sobre a participação do ex-prefeito, Geraldo Azevedo no evento como cunho político, Galego ponderou e disse, "eu não o convidei para o evento, mas como ele tem o direito de ir e vir, nós da organização não poderíamos proibir ele de assistir o Campeonato", ressaltou e completou dizendo que o ex-prefeito foi convidado a entregar o troféu por um patrocinador. "Ele participou só na entrega do troféu, ai tiraram aquela foto. Mas para mim não é comprometedora. Não considero um ato político", disse ao 97NEWS, o servidor exonerado. Ainda segundo Galego, nenhum político fez o uso da oratório no microfone, uma decisão tomada por eles antes da final do Campeonato. "A nossa comissão resolveu que, como nenhum vereador ou prefeito apoiou o Campeonato, não abriríamos espaço para nenhum deles. E assim foi feito", finalizou Galego. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o afastamento do servidor público que trabalhava no Estádio Gilberto Cardoso.



Caetité: Ciclista de 60 anos morre após se desequilibrar e cair debaixo de caçamba

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Um ciclista de 60 anos morreu atropelado por uma caçamba na Avenida Luís Bento, em Caetité, na tarde desta quarta-feira (6). De acordo com a Polícia, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Ainda segundo a polícia, caçamba particular seguia na mesma via em que Nilton Edson da Silva pedalava. Segundo testemunhas, Edson se desequilibrou e caiu debaixo do veículo, tendo o tórax esmagado. O acidente aconteceu por volta das 15h30. O motorista do veículo, que não teve o nome divulgado, permaneceu no local até a chegada do socorro. Conforme a PM, ele estava muito abalado. Após a perícia, o homem foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.



Foliões protestam contra proibição de 'Paredões' durante o Carnaval em Rio de Contas

Foto: Reprodução l SN Produções 13

Foliões, vendedores ambulantes e simpatizantes protestaram, na segunda-feira (4) de carnaval, em Rio de Contas, contra a recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre a proibição dos "Paredões de Som", durante o carnaval. No documento, elaborado pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, foi recomendado aos proprietários e condutores de veículos que se abstenham de utilizar quaisquer equipamentos, como os chamados “paredões”, que produzam som externo, independente do volume, que perturbe o sossego público nas vias abertas à circulação. O protesto começou no Largo do Rosário, seguindo em passeata pelas ruas do centro, finalizando na praça central, local onde aconteceu os shows. De acordo com os organizadores, os foliões não concordaram com a decisão do Ministério Público. Eles afirmaram que "as arrecadações pós carnaval provavelmente terão uma queda considerável para os barraqueiros e distribuidores de bebidas após essa proibição". Após comparecer no palco para cumprimentar uma atração da noite, o prefeito de Rio de Contas, Cristiano Cardoso de Azevedo, foi vaiado pelo público, se retirando rapidamente do local sem se manifestar sobre o assunto. Conforme os ambulantes que também aderiram ao movimento, "o carnaval é uma tradição cultural do Brasil, na qual o folião tem direito de curtir. Mas é claro que tudo tem moderação", afirmou um dos trabalhadores.

Decisão do MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou aos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Jussiape e Rio de Contas que adote medidas para combater a poluição sonora. É recomendado aos proprietários e condutores de veículos que se abstenham de utilizar quaisquer equipamentos, como os chamados “paredões”, que produzam som externo, independente do volume, que perturbe o sossego público nas vias abertas à circulação. Já aos proprietários de instrumentos sonoros, alto falantes ou amplificadores de som, de estabelecimentos comerciais e entidades recreativas, é recomendado que evitem a utilização dos aparelhos a partir das 22h, em áreas habitadas, urbanas ou rurais, salvo se houver isolamento acústico, respeitando os limites previstos em legislação. Além disso, que se abstenham de utilizar os referidos equipamentos antes das 8h e a partir de zero hora em qualquer dia da semana, em qualquer volume, a não ser em casos de áreas permitidas pelas autoridades competentes. A mesma recomendação também foi encaminhada aos quatro prefeitos dos municípios e vereadores, para à Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e a Polícia Militar, para adotar medidas administrativas que combatam o abuso do uso de instrumentos sonoros.



Policia Militar age rápido e prende segundo suspeito de matar homem e atear fogo no corpo em Aracatu

No momento da prisão 'Pocó' tentou fugir da guarnição e acabou caindo com a motocicleta - Foto: 97NEWS

A Policia Militar agiu rápido e apreendeu no início da tarde da última segunda-feira (4), o segundo suspeito de matar a pedrada e, em seguida atear fogo no jovem de 29 anos, Magnoel Costa Teixeira, no município de Aracatu. Paulo Landin  Marinho, o "Pocó", Bruno Nunes de Souza, o Bruninho e um terceiro suspeito que continua foragido, são acusados de latrocínio, que é roubo seguido de morte. Segundo a polícia, Magnoel foi vítima de assalto dos três meliantes na madrugada de sábado (2), mas como a vítima havia reconhecido o trio, em depoimento à polícia, Bruninho relatou que decidiram matar Magnoel com golpes de pedra na cabeça e, em seguida colocaram fogo no corpo. Um terceiro suspeito que não teve o nome divulgado, para não atrapalhar as investigações, continua foragido. A PM informou que está realizando buscas pelas região, e sua prisão é questão de tempo. "Pocó" foi encaminhado para a Delegacia de Brumado onde permanece na carceragem da 20ª Coorpin até o final das investigações. 



Deu o que falar: Imprensa internacional repercute publicação de Bolsonaro com vídeo pornográfico

Foto: Reprodução l Alan Santos l PR

Veículos de comunicação internacionais estão repercutindo a publicação do presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PSL) no Twitter, em que ele compartilhou um vídeo no qual dois homens aparecem em atos obscenos diante de uma multidão. O vídeo foi compartilhado por Bolsonaro nesta terça-feira (5). O jornal americano The New York Times definiu a publicação como uma "revolta" do presidente brasileiro diante da cena. O jornal ressaltou ainda que o tuíte tinha o objetivo de criticar o Carnaval e que "muitos conservadores da maior nação latino-americana detestam" as festividades da época, vistas por eles como "pagãs". Enquanto isso, a imprensa britânica, nos jornais Daily Mail, The Independent e Daily Mirror, enfatizaram o aspecto explícito do vídeo. O Daily Mail lembrou que Bolsonaro foi alvo de protestos de foliões durante os blocos de Carnaval, e exemplificou o fato relembrando o boneco gigante presente nos desfiles do carnaval de rua de Olinda (PE). O The Independent destacou a sequência dada à polêmica pelo próprio presidente ao publicar outro tuíte. "O que é golden shower?", publicou Bolsonaro. Segundo o jornal, "os brasileiros rapidamente condenaram o tuíte de Bolsonaro como algo que não representa o carnaval" e ressaltou que usuários do Twitter têm reportado o vídeo como sendo de conteúdo inapropriado.



Metade da morte de jovens na América Latina poderiam ser evitadas, diz organização

Foto: Reprodução

Um relatório recente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) indica que metade das mortes de jovens entre 10 e 24 anos em países do continente americano ocorre por causas evitáveis. As principais causas são homicídios, acidentes de trânsito e suicídios. O relatório analisa informações sobre a saúde dos jovens das Américas entre 2010 e 2018. A taxa de mortalidade é maior entre os homens. Os homicídios matam a cada ano mais de 45 mil jovens entre 15 e 24 anos nas Américas. A maioria dos casos envolve armas de fogo. A taxa de suicídio também tem aumentado entre os jovens do sexo masculino. São cerca de 12 mil mortes por suicídio a cada ano na faixa etária entre 15 e 24 anos. Os condutores jovens têm três vezes mais chances de se envolver em acidentes do que os adultos. Aproximadamente 30 mil jovens de 15 a 24 anos morrem a cada ano no trânsito nas Américas. A América Latina também registra o aumento no número de caso de gravidez na adolescência. O relatório sugere ações para melhorar a saúde dos jovens da região, com medidas dirigidas a grupos vulneráveis como os indígenas e afrodescendentes. O relatório da Opas analisou dados de 48 países e territórios das Américas.



Sucateamento do SUS: Críticas são citadas durante evento da CNBB

Foto: Divulgação

Durante o lançamento da Campanha da Fraternidade, da Igreja Católica deste ano, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema que ganhou principal destaque foram as políticas públicas. Apesar de bispos tentarem desvincular a Campanha de "guias ideológicos e partidários", o lançamento do programa não escapou de críticas à situação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com informações do site Estadão, a representante do Conselho Nacional de Saúde Vânia Lúcia Ferreira Leite, presente à mesa do lançamento, fez uma crítica ao sucateamento do SUS. Ela citou a Emenda Constitucional 95, que institui o teto de gastos, como forma de mudanças que podem comprometer o financiamento do sistema.



Mulher de 55 anos é encontrada morta dentro de residência no bairro do Tanque em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma mulher de 55 anos foi encontrada morta no início da noite desta quarta-feira (6) em Brumado. A vítima estava em sua residência e a polícia trabalha com a hipótese de morte natural. Conforme vizinhos, por volta das 18h30 eles encontraram o corpo. A vítima foi identificada como Maria do Rosário P. Oliveira. Maria foi encontrada na rua Nova Sinai, 71, bairro do Tanque do Abaeté, ao lado de uma igreja evangêlica. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou o óbito da mulher. A perícia foi acionada e encaminhou o corpo de Rosário ao Instituto Médico Legal (IML). 



Brumado: Princípio de incêndio no banco Itaú assusta moradores da rua Marcolino Moura no centro da cidade

Foto: Luciano Santos l 97News

Moradores da rua Marcolino Moura, região central de Brumado, passaram por um susto durante um princípio de incêndio no prédio da agência Itaú ocorrido na noite desta quarta-feira (6). O fogo começou por volta das 19h30 no sistema de ar-condicionado que fica nos fundos da agência e foi controlado após funcionários da concessionária de energia elétrica desligar a rede geral da rua. De acordo com informações de vizinhos, as chamas começaram após um problema ocorrido no ar-condicionado da agência. Uma brigada de incêndio de uma mineradora de Brumado foi acionada, mas por volta de uma hora e meia as chamas já haviam acabado. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Nenhum morador ficou ferido e o fogo trouxe apenas prejuízos ao banco. Policiais da 34ª CIPM de Brumado fizeram o isolamento da rua para manter a segurança do local. Este não é o primeiro “alerta” de incêndio registrado na cidade. Uma discussão no meio político já veio atona, tanto que o próprio prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) já procurou o governo do Estado em busca da instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros para o município. Um terreno já foi até disponibilizado para a implantação da unidade, mas como tudo em Brumado enfrenta uma grande barreira, o assunto ficou apenas nos bastidores da política. Na situação ocorrida na noite de hoje, mais um parentese é aberto na linha de pedidos da população. Até quando Brumado vai permanecer sem uma brigada de incêndio?

Foto: Luciano Santos l 97News


Número de acidentes em Rio de Contas diminui durante o Carnaval; uso do etilômetro foi essencial, diz PRE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante as fiscalizações realizadas no "Carnaval 2019", houve redução no número de acidentes em relação há anos anteriores. Foram 4 neste ano e 7 no mesmo período de 2018. O número de mortes se manteve. Houve uma em 2018 e uma em 2019, que vitimou o motorista Fábio de Souza Prates, 26 anos, no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio no sábado (2) de carnaval. Os dados foram repassados nesta quarta-feira (6) pela 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) e Fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Brumado. Desde 01 de março, foram feitas operações integradas em estradas da região e no município de Rio de Contas, quando mais de 1600 veículos foram fiscalizados. 7 pessoas foram presas. Ainda foram realizados mais de 522 testes de etilômetro e 2 pessoas tiveram o registro confirmado de embriaguez ao volante. Além disso, a PRE informou que 2400 pessoas foram abordadas, 450 veículos foram autuados e foram registradas 500 infrações de trânsito. Para o Capitão Mota, o resultado foi satisfatório. "O uso do etilômetro ajudou bastante na fiscalização deste ano, e isso fez um efeito inibidor do uso do álcool na hora de dirigir, trazendo um saldo positivo para a segurança nas estradas da região", informou Mota.



Polícia Militar prende suspeito de matar homem e atear fogo no corpo em Aracatu

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar prendeu no último domingo (3) um dos homens suspeitos de matar e atear fogo no corpo de Magnoel Costa Teixeira,de 29 anos, encontrado em matagal da Fazenda Congresso, na região de Aracatu. O corpo de Magnoel foi localizado por populares no último domingo (3). Os exames periciais apontam que o homem foi morto com golpes na cabeça devido aos ferimentos encontrados no corpo que indicam traumatismo craniano. De acordo com as investigações, o principal suspeito, Bruno Nunes de Souza (Bruninho), teria atacado Magnoel por conta da vítima ter o reconhecido durante o roubo. Por este motivo, ele e mais dois comparsas, acabaram colocando fogo no corpo. A Polícia Civil pediu a prisão temporária do suspeito, que permance na carceragem da 20ª Coorpin até o final das investigações. Ainda segundo o delegado Orlando Quaresma, Bruno foi preso por latrocínio, que é roubo seguido de morte. Outros dois comparsas apontado por ele segue foragido.



Chapada Diamantina: Bombeiros resgatam Mulher que se feriu durante trilha

Foto: Divulgação

Na tarde da última terça-feira (5), uma equipe do 11º Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM) de de Lençóis, resgatou uma mulher que caiu enquanto caminhava numa trilha na Chapada Diamantina. O acidente ocorreu na trilha do poço do diabo, em Mucugezinho, onde os bombeiros militares guarda-vidas que estavam de serviço, através da operação verão, deram o devido atendimento e encaminhamento para o hospital de Lençóis. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. De acordo com os militares que prestaram o primeiro atendimento, a vítima lesionou o membro superior. Os Bombeiros alertam para que as trilhas sejam realizadas sempre com o acompanhamento de um guia.