ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2019"

Forró do Sítio Novo 2019: Garanta já seu ingresso no lote do mês de março

Foto: Divulgação

O Forró do Sítio Novo 2019 promete ser uma das melhores edições já realizadas, as atrações já estão confirmadas, confira: Gabriel Diniz, o dono do Hit do momento, 'O nome dela é Jenifer', além disso, muito forró com Dorgival Dantas, Edigar Mão Branca, Maike José e o romantismo de Calcinha Preta.  A festa acontecerá no Sitio Novo no dia 15 de junho, uma festa de qualidade que você conhece. Aproveite o lote promocional até o dia 31 de março nos pontos de venda: Tiazinha Distribuidora e Bar do Rey. Você compra a vista no valor de R$180,00 e em até 5x no cartão no valor de R$200,00.  Aproveite que o preço promocional só vale para até o final do mês de março .  Forró do Sítio Novo, realização Só Legal e Beto Bonelly produções. Não fique de fora da melhor festa All Inclusive da região e garanta seu ingresso antes da virada de preço.



Brumado: Motociclista fica ferido após atropelar cavalo em estrada vicinal de Ubiraçaba

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motociclista ficou ferido no fim da tarde da última sexta-feira (8) ao bater com a moto em um cavalo que estava solto em uma estrada vicinal, na região de Ubiraçaba, em Brumado. Segundo informações de familiares, a vítima não conseguiu frear a tempo e atropelou o animal. De acordo com amigos, o motociclista foi encaminhado ao pronto-socorro do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com ferimentos nos braços, pernas e boca. Ele foi atendido, e o estado de saúde do paciente é estável. "O animal saiu de um barranco e atravessou na frente da moto. Meu filho só está vivo porque não desenvolvia alta velocidade,  mais o risco de animais solto é constante na região", relatou a mãe do garoto ao 97NEWS.

 



Igaporã: Homem é morto com tiros de espingarda calibre 12; polícia suspeita de acerto de contas

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Na tarde do último sábado (08), um homem foi morto a tiros de arma calibre 12 no Centro da cidade de Igaporã, no Centro Sul Baiano. Segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 16h30. Segundo o site, Sudoeste Bahia, Sergio de Souza Martins, foi abordado por três homens que estavam a bordo de um veículo modelo e ainda tentou fugir, mas, acabou atingido pelos disparos, teve o crânio parcialmente esfacelado e morreu no local. A perícia foi acionada e o corpo removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A PM informou que o homem tinha passagens por furto, roubo, tráfico e associação para o tráfico de drogas. Conforme a Polícia Civil, há indícios de que o crime tenha relação com "acerto de contas" por tráfico de drogas. Câmeras de segurança registraram a ação criminosa e poderão ajudar nas investigações. 



Paramirim: Homem é preso suspeito de tacar fogo na casa da ex-mulher

Foto: 97News

Um homem foi preso em flagrante neste domingo (10), em Paramirim, após colocar fogo na casa da ex-mulher. De acordo com a Policia Militar, vizinhos que presenciaram a ação, acionaram a guarnição, que se deslocou até local e, constatou os fatos. Conforme a PM, o suspeito Marcelo Sousa Ribeiro, é ex companheiro de Silvana Souza de Jesus Silva, moradora da residência localizada no Bairro Vila Nova. As chasmas queimaram toda mobília que havia na residência. Ninguém ficou ferido. Marcelo foi conduzido para a Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, onde o delegado de plantão registrou a ocorrência. Ele responderá por tentativa de homicídio. Além disso, Marcelo quebrou medida protetiva, por infringir a Lei Maria da Penha (Lei 11.306).

Foto: 97News


Empresário brumadense grava vídeo listando material roubado em madeireira na cidade de Barra da Estiva

Foto: Divulgação

Um empresário brumadense revoltado após ser roubado na cidade de Barra da Estiva, resolveu gravar um vídeo e postar nas redes sociais, listando todo material levado pelos meliantes. Com lojas em Brumado e Barra da Estiva, a filial de Barra da Estiva foi invadida por ladrões na madrugada deste sábado (9). Segundo o proprietário da loja, Merion, inúmeros materiais foram levados pelos bandidos, causando um prejuízo enorme para o empreendimento. Na ação, os assaltantes levaram, três furadeiras, uma plaina elétrica, motosserra, serra circular, serra tico-tico, esmeril, chaves diversas, politriz, brocas, chaves inglesa, lixas, colas, ar-condicionado, microondas, lâmpadas, extensões, pneus, sons automotivos, alto-falantes, janelas de madeira, portas, além de dois pneus de caminhão. "Esses foram os itens que podemos observar que foram levados da madeireira, a lista pode aumentar assim que conferirmos tudo", diz o empresário brumadense no vídeo. A empresa registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia da cidade. 



Prefeito dá tapa na cara de fazendeiro após ser chamado de 'moleque' em Morro do Chapéu

Foto: Reprodução l Vídeo

O prefeito da cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Léo Dourado (PR), deu um tapa na cara de um fazendeiro após ser chamado de "moleque". A confusão aconteceu durante uma reunião entre o gestor e os moradores do distrito de Icó, que fica a 38 km do município. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram uma discussão entre o prefeito e o fazendeiro, identificado como Aderbal Oliveira. De acordo com site Notícia Livre, a briga começou depois da fala do fazendeiro, que teria sido acusado "de ter pedido a um funcionário da prefeitura para pagar o salário de um trabalhador de sua fazenda".



Motorista atropela três crianças; primas de 2 e 12 anos não resistem aos ferimentos

Foto: Reprodução / Giro Ipiaú

Um motorista atropelou três crianças na tarde de sexta-feira (8), na cidade de Itagibá, no sul da Bahia. As primas Ayala Lohana Lima, de dois anos, e Cinde Lohana de Jesus Oliveira, de 12, não resistiram ao impacto e morreram. Uma outra criança, identificada como Ávila de Jesus Santos, de cinco anos, foi retirada da parte baixa do carro, socorrida e encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú, segundo informações do G1. Conforme a Polícia Civil, a criança mais velha, Cinde Lohana, foi atropelada quando tentava salvar as outras duas. O motorista se apresentou na delegacia após a tragédia e informou que a direção do veículo teria travado. Ele foi liberado após ser ouvido. Ainda de acordo com Polícia Civil, que os corpos das vítimas foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. Os corpos de Cinde e Ayala foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié.



Em Brumado, dono de bar é ameaçado por cliente armado com faca

Foto: Conteúdo l 97News

Policiais Militares da 34ª CIPM foram acionados pelo CICOM por volta das 10h deste sábado (9) para verificar a situação de um cliente, que estava ameaçando o dono do bar na Praça Teófilo Alves de Lima, no bairro do Mercado com uma faca. Ao chegar ao local, a equipe não encontrou o imputado, apenas a vítima que estava com o nariz sangrando. O proprietário do estabelecimento relatou que um indivíduo estava lhe ameaçando e que o agrediu fisicamente com um soco, que estava de posse de uma faca tipo peixeira e, que durante a agressão caiu e permaneceu no interior do estabelecimento. Diante das informações, foi realizada rondas com a vitima e o agressor foi localizado próximo ao local da agressão, sendo conduzidos e apresentados na Delegacia. O agressor foi autuado em flagrante pelo delegado de plantão.



Passageira de ônibus é presa por transportar 28 kg de maconha em 4 mochilas

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma operação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) em um ônibus que faz a linha Abaré/Salvador identificou uma passageira de 28 anos que transportava 28 quilos de maconha, na manhã de sexta-feira (8), no município de Macucuré, norte da Bahia. A droga estava distribuída em quatro mochilas de Valdilene dos Santos de Jesus. De acordo com a Polícia, a abordagem ocorreu durante uma vistoria de rotina na estrada. A droga seria entregue em Feira de Santana. A passageira identificada como dona das mochilas é Valdilene dos Santos de Jesus, a polícia chegou a esta conclusão depois de checar o adesivo de identificação na bagagem. Ainda de acordo com ele, a maconha vinha de Ibó, distrito de Abaré. A suspeita e os 28 quilos da droga foram encaminhadas para a Delegacia Territorial de Chorrochó. Valdilene foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. De acordo com a delegada Lucynalva Freire, a Polícia Civil agora vai investigar quem receberia a maconha em Feira de Santana.



Homem é preso por dirigir alcoolizado no bairro Dr. Juracy, em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem foi preso pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) por volta das 19h20min deste sábado (9), durante patrulhamento, realizado no bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo a PM, o condutor do veículo Vectra, na cor preto, foi abordado na Praça João Romão porque transitava com velocidade acima do normal. Os policiais fizeram o acompanhamento e interceptaram o carro, abordando três ocupantes, solicitando na ocasião a documentação do condutor, que disse não portar, tentando ainda se evadir. Os policiais perceberam sinais de embriaguez, e ele foi submetido ao teste do etilômetro, que resultou em 0,64 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. O condutor foi preso e encaminhado para a Polícia Civil.



Policial de folga persegue e prende em flagrante suspeitos de assaltar clínica no centro de Brumado

Foto: 97NEWS

Um policial militar que estava de folga prendeu em flagrante na madrugada deste sábado (9) dois suspeitos de assaltar uma clínica, no centro de Brumado. O soldado que estava em uma farmácia 24h na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães pegou seu própria veículo e saiu em perseguição aos acusados. Os suspeitos estavam com 02 televisores de 32'', 01 notebook, 01 microssistem e 01 controle de ar-condicionado. Material esse furtado na clínica. Após deter os dois adolescentes nas proximidades da rua 2 de Julho, ele solicitou apoio dos colegas que prontamente chegaram ao local. Por essa razão, os criminosos e os eletrônicos recuperados foram conduzidos e apresentados na Delegacia, tendo sido lavrado o auto de prisão em flagrante. 

Foto: Divulgação l PM/BA


Terceiro suspeito de matar homem e atear fogo no corpo em Aracatu morre em confronto com a Caesg

Foto: Divulgação l PM/BA

Por volta das 06h, após denuncia de tráfico de drogas no bairro Maracás, a guarnição Cipe Sudoeste em patrulhamento pela região, deslocaram até a cidade de Aracatu no intuito de verificar o fato. Ao se depararem com o dono da residência foram recebidos a tiros e revidaram a injustiça agressão. Ao prestarem socorro no hospital municipal da cidade, constataram que se tratava de Fabiano Silva e Silva, suspeito de ter participado no assassinato de Magnoel Costa Ferreira, encontrado carbonizado na Fazenda Congresso. Após chegar na unidade hospitalar, Fabiano não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Na residência do suspeito, a guarniçao encontrou uma quantidade de maconha. Também foram apreendidas a arma calibre 38 e 06 munições calibre 38, duas delas foram deflagradas na ação contra os policiais. A ocorrência foi registrada na 20ª Coorpin de Brumado.



Brumado: Prefeitura realiza audiência pública para discutir processo de licitação histórica para o 'Abastecimento e Esgotamento Sanitário'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado realizou nesta sexta-feira (8), uma Audiência Pública para discutir a concessão dos serviços de água e esgoto no município. Participaram do evento, que aconteceu no auditório da SEMAC, representantes da Prefeitura, da empresa que elaborou o projeto, 34ª CIPM, autoridades, além de vereadores e moradores da área urbana e da zona rural da cidade. Durante a reunião foram apresentados os termos da proposta elaborada para o processo licitatório entre a Prefeitura e a nova empresa que vencerá a licitação, podendo concorrer até a Embasa, empresa atualmente responsável pelo fornecimento dos serviços de água e esgoto em Brumado. O projeto, que foi apresentado a população hoje, passará por ajustes e, em até 180 dias passará por aprovação da Câmara de Vereadores antes de ser fechado. A empresa vencedora terá o prazo de 30 anos, podendo ser revogado por mais 5 anos, para atuar no município. Ainda sem previsão de qual será o custo total do novo projeto, os valores serão utilizados para investimentos estruturais que irão melhorar a prestação dos serviços em todo território de Brumado. Outro item citado na audiência, foi a cobertura total no abastecimento dos distritos, que segundo a prefeitura, 80% deles, já recebem água tratada.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), disse que a audiência de hoje, teve um grande tento, ou seja, Brumado em 180 dias terá uma nova empresa para realizar os serviços de saneamento básico e fornecimento de água. "O grande diferencial é que, até aqui nós tivemos concessão, e daqui pra frente teremos licitação", relatou. Para Vasconcelos, o processo de licitação traz regras e prazos, e isso favorece a população por exemplo na hora de cobrar benefícios pelos impostos pagos. "Desde a década de 70, essa empresa que ai está, vinha se arrastando no processo de concessão, era muito flexível, ainda mais se tratando de uma empresa do próprio governo, que tem o poder na mão", ressaltou. Ainda segundo o prefeito, o modo de licitação trás consigo os direitos e deveres da empresa vencedora, tudo de acordo com a 'Lei Federal de nº 866'. "O diferencial será as penas existente na Lei, que garantirá para o município, prazo, preço e tudo mais. Essa é a grande vitória do povo, uma saúde pública de qualidade," esclareceu o prefeito. Outro momento que também chamou a atenção na audiência, foi quando um munícipe perguntou aos técnicos do projeto, de quanto seriam os investimentos e lucros anuais da Embasa no município. E diante dos dados divulgados pela empresa em 2016, ela arrecadou cerca de R$ 12 milhões. Mas também declarou que investiu R$ 14 milhões em recursos, ou seja, de acordo com os dados divulgados, a empresa obteve prejuízo. Momento este da audiência, que todos abriram um leque de dúvidas. Será que ao longo desses anos todos, a empresa vem tendo prejuízos? Fica aberto o canal para que a própria empresa responda o questionamento.



Homem é preso por estuprar sogra de 101 anos

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem de 44 anos foi preso em flagrante por estuprar a sogra, uma idosa de 101 anos, no município de Pombos, em Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, a prisão aconteceu após a filha da vítima instalar câmeras no quarto da idosa, que registraram a violência sexual. Ele confessou o crime aos policiais. A prisão aconteceu na quinta-feira (7). A filha da vítima, que tem um relacionamento há mais de 20 anos com o autor do crime, contou à polícia que estava desconfiada do companheiro e, por isso, instalou as câmeras escondidas. Segundo o site G1, as cenas de violência foram registradas na manhã da quinta. Ao ver as imagens, ela procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, para denunciar o caso. A Polícia Civil aponta que o homem, identificado como José Bezerra da Silva, foi localizado no local de trabalho, confessou o crime e não resistiu à prisão. Ele foi autuado pelo crime de estupro de vulnerável e encaminhado para audiência de custódia.



08 de março: Dia para refletir sobre a desigualdade de gênero e violência contra mulher

Foto: Reprodução

Como podem alguns homens serem tão hipócritas de postarem em suas redes “feliz dia internacional da mulher”, se na sociedade são tão machistas? Hoje não é um dia para homenagens, mas para reflexão. Os dados divulgados pelo Monitor da Violência indicam que a violência contra a mulher permanece como a mais cruel e evidente manifestação da desigualdade de gênero no Brasil. A sociedade, cada vez mais entregue à hipocrisia política e populista daqueles que estimulam a violência como resposta pública ao medo e ao crime, ignora que não há lugar seguro para as mulheres no país. Não há separação entre espaço público e privado para elas. A violência compõe um cotidiano perverso sustentado por relações sociais profundamente machistas. Apesar da redução no número de homicídios femininos, em 2017 foram 4.558, 4.254 vítimas em 2018, ou seja, apenas 6,7%, um percentual que frustra a expectativa diante dos dados divulgados, que indicavam 13% de redução das mortes violentas em todo o país. Mostrando que a redução da mortalidade feminina foi tão menor que a dos homicídios em geral. Se esta redução merece ser celebrada, vale lembrar que permanecemos como um dos países mais violentos do mundo para as mulheres. 

Estudo divulgado em novembro de 2018 pelo Escritório das Nações Unidas para Crime e Drogas (UNODC) mostra que a taxa de homicídios femininos global foi de 2,3 mortes para cada 100 mil mulheres em 2017. No Brasil, segundo os dados divulgados hoje relativos a 2018, a taxa é de 4 mulheres mortas para cada grupo de 100 mil mulheres, ou seja, 74% superior à média mundial. Já os registros de feminicídio apresentaram um crescimento esperado, lembrando que neste mês de março a lei 13.104, conhecida como “lei do feminicídio”, que tipica o homicídio doloso contra a mulher por sua condição de sexo feminino ou decorrente de violência doméstica, completa apenas quatro anos. Nos últimos 15 anos, a violência contra a mulher passou a fazer parte do debate público como prática que não deve ser tolerada ou legitimada. Neste período, houve um enfrentamento aos diferentes tipos de violência contra a mulher, a exemplo da Lei Maria da Penha em 2006, da mudança na lei de estupro em 2009, da lei do feminicídio em 2015, e da mais recentemente lei de importunação sexual de 2018. Se os avanços legislativos são uma grande conquista dos movimentos de mulheres, as políticas públicas implementadas para garantir seu cumprimento ainda se mostram frágeis. E, apesar de episódios de feminicídios ocuparem diariamente as páginas dos principais veículos de imprensa, as políticas desenvolvidas pelos Poderes Executivos seguem dando pouca ou nenhuma prioridade às ações de enfrentamento à violência contra as mulheres. Este é um enorme indicativo de que a tragédia brasileira na segurança pública não se resume à leniência das leis penais e processuais penais. O poder público tem falhado todos os dias ao não ser capaz de garantir a vida de milhares de mulheres. Dados de Samira Bueno e Renato Sérgio de Lima, Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

 

CONTINUE LENDO


Brumado: Sebrae promoverá curso com focos em vendas e marketing

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com proposta de realizar vários cursos este ano em Brumado, o Sebrae estará realizando evento na área de vendas e marketing. Buscando novos horizontes e agregando a sua experiência de venda para obter melhores resultados, o empreendedor brumadense quer se atualizar. E para isso, o Sebrae/Brumado vai trazer para a Capital do Minério o renomado palestrante Fred Alecrim. Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com Pós em Pedagogia Empresarial Estratégica. Alecrim possui 14 anos de experiência no varejo, sendo 10 como facilitador e consultor de varejo e serviços, e 4 anos como Diretor Comercial de rede de perfumes e cosméticos. Facilitador e multiplicador das metodologias “como vender mais e melhor” e “saber empreender”. Para a gestora do Sebrae, Jéssica Lopes, fazer com que o cliente aprecie a experiência que ele teve dentro da loja, na hora do atendimento, coloca ele em outro patamar. 

A palestra com Fred Alecrim será no dia 24 de abril, às 19h em Brumado l Foto: Reprodução

"Na palestra, tem algumas dicas que Fred Alecrim vai passar que vão garantir a experiência do vendedor até a satisfação do consumidor”, disse. Jéssica também destacou a importância de um palestrante do gabarito de Fred, que já proferiu palestras para: FIAT, Claro, Eurocentres em Londres, Vitarella, Johnson & Johnson, Unibanco, Unimed, OI, TIM, Congresso nacional dos dirigentes lojistas (CNDL) e outras instituições. "Com o conhecimento que ele tem, o empreendedor brumadense poderá absorver isso, será um grande momento para o crescimento das empresas de Brumado", relatou a gestora do Sebrae. O evento acontecerá no dia 24 de abril, às 19h. As inscrições poderão ser feitas na Sala do Empreendedor, no Sebrae e na Câmara de Dirigentes Lojistas. A palestra será aberta ao público e, para entrar, é necessário doar um quilo de alimento. As vagas são limitadas.



Conquista: Polícia Civil apreende grande quantidade de armas que pertenciam a facção criminosa

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Vitória da Conquista efetuou na noite de quinta-feira (07), a prisão em flagrante de um criminoso de 32 anos, acusado de tráfico de drogas, associação criminosa armada e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Após investigações, os policiais efetuaram buscas na residência do acusado, localizada no Bairro Lagoa das Flores, e encontraram no interior da residência, 02 fuzis calibre 5.56, 02 kit de metralhadora adaptados em pistolas Glock, 04 revólveres calibre 38, 03 pistolas Glock calibre 09mm, vários carregadores e milhares de munições de diversos calibres, além de uma grande quantidade de cocaína, crack e embalagens para acondicionar as drogas. Conforme a Civil, ainda foram apreendidas 05 balanças de precisão, insumos para misturar a droga que era batizada e preparada no local, uma prensa grande usada na atividade ilícita e dinheiro. Durante a operação, um veículo Ford/Ranger usado no tráfico foi apreendido. O traficante que não teve o nome revelado, foi encaminhado para Delegacia, onde confessou os crimes e disse que já possuía antecedentes policiais por embriaguez ao volante e porte ilegal de arma de fogo no Estado de Minas Gerais. O acusado foi autuado em flagrante e será encaminhado para o Conjunto Penal, onde ficará preso à disposição da justiça.



Brumado: Câmara aprova projeto de R$ 5 milhões da prefeitura para implantação de energia solar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou na sessão da manhã desta sexta-feira (08) o projeto de nº 003/2019 encaminhado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) para empréstimo de R$ 5 milhões no Banco do Brasil. O recurso será aplicado na instalação de placas de captação de energia solar nos logradouros municipais. O 97NEWS apurou que o projeto foi votado por quase todos os vereadores, tendo a abstenção apenas do vereador José Ribeiro Neves (PT). Segundo informou a Câmara, os vereadores, Ilka Abreu, Lia Teixeira e Lek não estiveram presentes na sessão de hoje. Com o pedido de urgência, o presidente da Câmara, Leonardo Vasconcelos apresentou o projeto na última sessão, antes do recesso do carnaval. No momento em que foi apresentado, o projeto foi rejeitado pela maioria. Mas com a aprovação na manhã desta sexta, exceto com o voto contrário de Zé Ribeiro, parece que os outros vereadores aceitaram a argumentação do prefeito Eduardo. O empréstimo terá taxa de juros de 11% ao ano e carência de 12 meses. O prazo para pagar será de 96 meses.



Dia Internacional da Mulher: Uma homenagem às clientes da A4 Veículos

Foto: Divulgação

Hoje é um dia especial! Hoje é o dia que os olhares do mundo são de vocês, mulheres, guerreiras e únicas. Nesse dia 08 de Março, comemora-se o "Dia Internacional da Mulher", um dia mais do que especial para a equipe da A4 Veículos. No dia internacional da mulher, veham conhecer as novidades e facilidades na hora da compra que só a A4 Veículos possui. A nossa loja estará aberta em horário comercial para este dia especial. Vocês são incríveis, admiramos cada uma de vocês! Todos os dias vocês cuidam dos filhos, família, problemas pessoais, tem aquela que trabalha durante o dia inteiro. E ainda assim, conseguem ultrapassar todas as barreiras. Vocês são responsáveis pelo sucesso que colecionamos ao longo dos anos! Nesse dia internacional da mulher, queremos dizer que somos gratos por vocês serem clientes da A4 Veículos. 



Justiça determina inclusão de medicamentos à base de Cannabis na lista do SUS

Foto: Reprodução

A Justiça Federal determinou que a União inclua medicamentos já registrados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) à base de Canabidiol (CBD) e Tetraidrocanabinol (THC), substâncias provenientes da planta Cannabis sativa, na lista de fármacos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis (BA), e prevê também que a medida que novos medicamentos forem registrados, estes também sejam incorporados. Vale ressaltar que os medicamentos só devem ser utilizados caso as alternativas já disponibilizadas pelo SUS não surtam efeitos no paciente. A decisão foi tomada pois o valor dos medicamentos ou tratamento não pode ser um impedimento para que pacientes que necessitam destes usufruam dos benefícios. De acordo com o MPF-BA, isso frustraria a determinação constitucional de permitir o acesso de todos aos serviços de saúde e ter uma vida digna. A sentença também determina o bloqueio de R$ 100 mil da União, para serem utilizados na compra de medicamentos para cada paciente, baseado na prescrição médica. O fornecimento do medicamento deverá ser feito até que outro compatível esteja disponível à população pelo SUS. Caso não cumpra a decisão em 30 dias, a União terá de pagar uma multa diária de R$ 1 mil.