ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2018"

Bispo de Formosa e cinco padres viram réus em ação por desvio de dízimo; fiéis chocados

Foto: Divulgação l Polícia Civil

O juiz Fernando Oliveira Samuel acolheu a denúncia do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e decidiu manter presos o bispo Dom José Ronaldo e outros cinco padres. Eles são acusados de desvio superior a R$ 2 milhões de dízimos e doações. Os dois empresários apontados como laranjas do esquema também são alvos da decisão. De acordo com a Nunciatura Apostólica (que atua como embaixada da Santa Sé), o Papa Francisco havia determinado que as contas da Diocese de Formosa fossem investigadas no início do mês, antes mesmo das prisões. O esquema seria comandado pelo bispo dom José Ronaldo, responsável por 33 igrejas da região. Oito pessoas estão presas; além do bispo, cinco padres e dois homens, que seriam "laranjas" do esquema. A denúncia foi feita por fiéis que estranharam o aumento dos gastos da igreja desde a chegada de dom José Ronaldo à diocese. Os fiéis dizem que pediram transparência sobre o dinheiro da igreja, mas, como não obtiveram resposta, resolveram levar o caso ao Ministério Público. O esquema, que funcionava desde 2015, desviava dinheiro de dízimos, doações, festas organizadas pelos fiéis e até taxas de batismo, crisma e casamento. 



Conquista: PM prende homem suspeito de traficar drogas do Paraguai para a Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem responsável por trazer drogas do Paraguai para a Bahia foi detido pela polícia na manhã deste domingo (25), em Vitória da Conquista. A ação aconteceu quando o suspeito saía de casa, no bairro Iberapuera. De acordo com informações da PM, o suspeito, identificado como Lucas Tadeu Silva, de 36 anos, possui passagens na polícia por venda de entorpecentes e corrupção ativa. De acordo com a polícia, Lucas é o principal fornecedor de drogas para as cidades vizinhas da região do Sudoeste, chegando a movimentar, em média, 200 quilos de maconha a cada viagem. Um carro alugado e uma picape foram apreendidos durante a ação.



TRF-4 julga recurso de Lula no caso triplex nesta segunda-feira (26)

Defesa de Lula recorre contra decisão que aumentou pena do ex-presidente (Foto: Reprodução/TV Globo)

Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, julga a partir das 13h30 desta segunda-feira (26) o recurso apresentado pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão que condenou em 2ª instância e aumentou a pena do ex-presidente no caso do triplex em Guarujá (SP). Os três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4 decidiram, em julgamento no dia 24 de janeiro, aumentar a pena de Lula para 12 anos e 1 mês de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – na primeira instância, ele havia sido condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses. Como a decisão do TRF-4 foi unânime, restou à defesa de Lula a possibilidade de apresentar embargos de declaração à mesma 8ª Turma. Esse tipo de recurso serve para tratar de possíveis omissões, contradições ou obscuridades na sentença. Se o tribunal entender que alguma dessas questões levantadas pela defesa procedem, pode haver alterações, por exemplo, na pena imposta ao ex-presidente. Por decisão do próprio TRF-4, Lula poderia ser preso assim que acabassem os recursos no tribunal, mas uma decisão provisória do Supremo Tribunal Federal (STF) impede a prisão do ex-presidente até o dia 4 de abril, data em que os ministros do STF devem concluir o julgamento do pedido de habeas corpus preventivo apresentado pela defesa. No caso do triplex, Lula é acusado de receber o imóvel no litoral de SP como propina dissimulada da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser inocente. Os embargos de declaração foram protocolados no TRF-4 no dia 20 de fevereiro. No documento, a defesa argumenta que a decisão da 8ª Turma possui 38 "omissões em relação a elementos que constam no processo", 16 "contradições com os seus próprios termos" e 5 "obscuridades". 



Bahia faz 3×0 para Juazeirense com dois contra e um de Junior Brumado

Foto: Felipe Oliveira/E.C Bahia

O Bahia garantiu a vaga mais uma vez contra o Juazeirense neste domingo (25), por 3×0, na Fonte Nova, e segue na disputa pela taça contra o Vitória. O tricolor precisava empatar para subir na tabela, mas se surpreendeu por quase vencer o jogo sem marcar um gol. Foram dois gols contras e, no último momento, com o primeiro gol de Júnior Brumado. No primeiro tempo, o Bahia teve bom desempenho e logo aos 15 minutos do primeiro tempo o gol saiu. Nino ia marcar, mas Júnior Gaúcho chegou junto e fez contra o Juazeirense. Primeiro gol fácil e o Bahia segue no 1×0. Nos 30 minutos do primeiro tempo, Vinícius recebe a bola de Edigar Junio, invade a área, mas Tigre faz uma ótima defesa.  O esquadrão termina com um cartão amarelo para Gregore no último minuto da primeira fase. No 12º minuto do segundo tempo, para a surpresa do tricolor, o adversário marca mais um gol contra. Deu a faca e o queijo na mão. O goleiro, que estava bem na defesa, deixa a bola passar devagarinho no gol, após recuo da defesa. Logo depois o Bahia tem três substituições, uma delas garantiu o primeiro gol protagonizado pelo time, no nome de Júnior Brumado. Bahia 3×0. A partida termina com o Bahia na final do campeonato, mas com uma perda. Nino é expulso com um cartão vermelho. O tricolor joga quinta-feira (29) contra o Botafogo-PB, às 21h45, em João Pessoa, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste e no próximo domingo (1), no Ba-Vi, de decisão do Campeonato Baiano, na Fonte Nova.



Câmara pode votar Sistema Único de Segurança Pública nesta terça-feira (27)

(Foto: Reprodução)

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar na terça-feira (27) o Projeto de Lei 3734/12, que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Tratado como prioridade do Congresso Nacional neste ano, o projeto tem o objetivo de integrar e tornar mais eficaz a ação dos órgãos de segurança e defesa social. De acordo com o relator da proposta, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), a proposta tem como eixo central a integração entre os órgãos policiais para que os entes federados compartilhem informações com o Ministério da Segurança Pública. “O ministério vai cadastrar todas as informações e elas devem ser compartilhadas com todos os operadores da segurança pública”, diz. De acordo com o projeto de lei, a criação do Susp tem a finalidade de proteger as pessoas e seus patrimônios, por meio da atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada. O texto estabelece como integrantes operacionais do Susp a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Civis, as Polícias Militares, os Corpos de Bombeiros Militares, as Guardas Municipais, os agentes penitenciários, os agentes socioeducativos e os peritos. Segundo o relator da proposta, o projeto traz diretrizes e não deve gerar novas despesas para os cofres públicos. No entanto, o texto prevê que a União implemente um sistema padronizado, informatizado e seguro que permita o intercâmbio de informações entre os integrantes do Susp. Pelo texto, os sistemas estaduais, distrital e municipais serão responsáveis pela adoção dos respectivos programas, ações e projetos de Segurança Pública, com liberdade de organização e funcionamento.



Médico morre atropelado enquanto pagava promessa pela cura de um câncer

(Foto: Reprodução)

O urologista Luiz Carlos Cantanhede, de 56 anos, foi atropelado por um motorista com sinais de embriaguez, identificado como Gilson Carlos Barros Ferreira, de 32 anos. O médico, que também era ciclista, caminhava a pé, com a família, rumo à São José de Ribamar, no litoral do Maranhão. Ele estava pagando uma promessa por ter vencido um câncer. Luiz Carlos chegou a ser socorrido e levado ao Hospital São Domingos, mas não resistiu. De acordo com informações preliminares da Polícia, o autor do atropelamento dirigia em alta velocidade, na pista molhada e com indícios de que havia consumido álcool. Gilson pediu a um agente penitenciário que passava na hora do acidente que o levasse ao Quartel da PM Canaã, por medo de ser linchado. Após isso, foi conduzido para o Plantão do Maiobão, onde presta depoimentos agora.



Nova retirada de faixa de patrocinador de Lek Cabeleireiro provoca indignação; comissão organizadora esclarece o impasse

A faixa foi novamente retirada neste sábado (24) | Foto: 97NEWS

As reformulações que foram feitas no Campeonato Brumadense de Futebol 2018 pela administração municipal, estão sendo muito bem avaliadas, mas um episódio, que voltou a se repetir na tarde deste sábado (24) pode colocar uma mancha no torneio. Os protagonistas do impasse são o microempresário Lek Cabeleireiro e a Comissão Organizadora, que acabaram entrando em atrito devido à retirada, no último domingo (18) de uma faixa de patrocinador por parte de Lek, que é um dos patrocinadores da equipe do Umburanas. A questão se dimensionou e acabou indo para o campo da política, já que Lek é também vereador e compõe a bancada oposicionista. Neste sábado (24), o fato voltou a ocorrer durante a categoria sub-20, onde, antes do jogo do Vitória e Botafogo (equipes que também são patrocinadas pelo Salão de Lek Cabeleireiro), a faixa publicitária foi retirada, segundo informações, por ordem da comissão organizadora, que teria alegado que, antes de tudo, a propaganda é política e isso foi acordado antes com os clubes para que esse tipo de procedimento não ocorresse. Falando com o assessor parlamentar de Lek Cabeleireiro, Robson Santos, ele disparou que “é um claro ato de perseguição política, isso está mais do que evidente, pois Lek, antes de ser vereador, sempre teve o seu salão de cabelereiro, então, deveria se separar as coisas, mas, infelizmente, isso não está ocorrendo”. Um dos membros da diretoria do Umburanas, “Nei Contador”, também se posicionou veementemente contrário a ação pontuando que “essa atitude tem que ser repensada para não poder prejudicar o campeonato. Não se pode misturar as coisas, Lek tem um salão de cabeleireiro e é patrocinador do time e, em momento algum, a faixa faz alusão à sua atuação política, tanto que até o endereço do estabelecimento está exposto na faixa. Espero que isso não venha a acontecer novamente para poder tirar o brilho de um campeonato que estava indo muito bem”.

O vice-prefeito Édio Pereira e a secretária Ednéia Ataíde esclareceram o impasse (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O 97NEWS entrou em contato com a presidente da comissão organizadora, a secretária municipal de Educação Ednéia Ataíde, a qual, de forma muito racional explicou que “nas reuniões que fizemos deixamos bem claro que não poderia ser feito patrocínio com intenções políticas, não importa se fosse situação ou oposição, mas, mesmo assim surgiu esse episódio” e continuou explanando que “como existe dúvida sobre a intenção política, já que Lek se elegeu com utilizando essa nomenclatura, então, a associação é inevitável”. A secretária ainda discorreu que “para evitar qualquer problema nesse sentido, já que a penalização iria recair sobre a organização, levamos a questão para a Justiça Eleitoral que dará uma definição sobre o impasse, caso não seja interpretado como propaganda política, a faixa retornará sem problemas”. Também falamos com o vice-prefeito Édio Pereira, que, inclusive, está sendo acusado de ser o responsável pela retirada. Muito seguro ele citou que “nós tivemos uma conversa bem esclarecedora com Lek, informando que quem está na arquibancada não consegue visualizar o nome Salão e nem o endereço e sim somente o nome Lek Cabeleireiro, então, diante disso, solicitamos que fosse feita uma nova faixa com a mesma proporção, o que não aconteceu. Vale ressaltar que lembrei a Lek que isso poderia lhe dar problemas futuros com a justiça eleitoral” e emendou argumentando que “quero deixar bem claro que não existe nenhuma intenção de perseguir, somente de cumprir a lei, tanto que já passamos o caso para o juiz eleitoral que irá dar o seu parecer ainda essa semana. Se o parecer for favorável a faixa continuará sem problemas, mas caso vá para a outra extremidade, ela não será mais permitida, a não ser que venha com as devidas alterações. Para finalizar, não estamos misturando política com esporte, e sim fazendo valer a lei, porque, no final, quem será penalizada é a comissão que está organizando o campeonato”.



Brumado: PETO apreende dois assaltantes suspeitos de terem assaltado supermercado no centro

Foto: Conteúdo l 97News

Uma guarnição do Pelotão Especial da 34ªCIPM de Brumado apreendeu na última quinta-feira (22), dois indivíduos suspeitos de terem assaltado um supermercado no centro da cidade. Segundo a polícia, após avistarem os suspeitos na Rua Corina Caires com as características relatadas pelas vítimas, foi feita abordagens e encontrado a quantia de R$ 278,80 no bolso de um dos elementos, tendo sido constatado que se tratava do valor roubado do mercado. A dupla foi conduzida até a Delegacia de Brumado onde permanecem custodiados a disposição da Justiça.



Hormônio fundamental para o sono, melatonina tem outras importantes funções

(Foto: Reprodução)

A glândula pineal é uma pequena estrutura com aproximadamente 25 milímetros de diâmetro, pesa 500 mg e está localizada próxima ao centro do cérebro. Ela é a responsável, dentre várias outras funções, pela produção da melatonina, conhecida como o hormônio do sono, tema de muitas pesquisas que nos têm trazido descobertas relevantes nos últimos anos. Em entrevista à agência FAPESP, o pesquisador Dr. José Cippola Neto, da Universidade de São Paulo (USP) deixa clara a importância da melatonina para além do adormecimento. A presença do hormônio no organismo é fundamental para a produção da insulina, ligada ao combate à diabetes, e ajuda o funcionamento do metabolismo energético, ou dito de outro modo, a maneira como "queimamos gordura", sendo isso fator positivo no combate à obesidade e a consequente hipertensão. A reposição terapêutica do hormônio por comprimidos é possível nos EUA e provavelmente será liberada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que as pesquisas garantem que os efeitos indesejados, como a sonolência excessiva, só ocorrem em casos de superdosagem. Além disso, deve ser utilizada após um trial clínico - uma experimentação, sob orientação médica, determinante para a dosagem correta do medicamento, devendo ser administrado sempre próximo da hora de dormir, momento em que deveria ocorrer a produção natural do hormônio, para um melhor ajuste do nosso relógio natural.

Respeitar o tempo biológico

Seguir o relógio biológico é essencial para uma boa saúde, isso não é novidade. Quando percebemos e atendemos o que o nosso corpo precisa, os resultados são notados em curto prazo.

Curiosamente, o tempo nunca é levado em conta quando pensamos a interação entre o organismo e o meio ambiente, como já foi apontado em artigo científico. Apesar disso, a ciência não para de mostrar as relações entre o uso consciente do nosso tempo, e de que cada momento deve ser vivido em condições adequadas e pertinentes às nossas necessidades.

Ainda no artigo Environmental Control of Biological Rhythms: Effects on Development, Fertility and Metabolism, no Journal of Neuroendocrinology, pesquisadores não se furtam de lembrar que a vida na Terra está condicionada aos ciclos do dia, o mais antigo organizador de tempo conhecido. Em nossa sociedade cada vez mais ligada ao tempo do relógio, mecânico e impessoal, e de nossa vida "light-at-night", com grande exposição à iluminação artificial, certamente prolongamos nossas horas produtivas, mas trazemos junto graves prejuízos para a saúde. Menos pessoas ouvem o "relógio biológico" e acabam sucumbindo à "cronorruptura" (chronodisrupiton), ou seja, uma desregulagem na rotina e na produção endócrina e metabólica, ligada não só à questão da melatonina, mas também a doenças como o câncer.

A pesquisa do Dr. Cippola confirma essa questão, ao associar a epidemia de obesidade com nossos problemas de sono. Quando nos deixamos levar por hábitos aparentemente inofensivos como nos expormos à luz de computadores e smartphones em horas inadequadas, estamos inibindo a produção de melatonina e abrindo mão de seus benefícios.

Cuidando da produção de melatonina

Nosso corpo não é diferente de toda a vida na Terra quando o assunto é a luz: estamos adaptados ao tempo de nossa maior fonte, o Sol. Sendo assim, quando estamos expostos à luz artificial, de maneira especial à luz azul, de 480 nanômetros, na hora em que nosso corpo está preparado para o sono (em torno de 20 h) estamos inibindo nosso relógio biológico. Uma saída é o uso de filtros de luz azul nos monitores de computadores e smartphones, que amenizariam o problema. Há ainda aquelas pessoas que têm hábitos notívagos, que trabalham ou saem à noite. Essas pessoas precisam estar atentas aos sinais do corpo e ao descanso, evitando a claridade na hora do sono, além de procurar um especialista ao notarem mudanças na saúde.


Fontes: Agência FapespEnvironmental Control of Biological Rhythms: Effects on Development,Fertility and MetabolismA cronorruputura como causa do envelhecimento.

CONTINUE LENDO


Brumado: Justiça condena banco a indenizar cliente que ficou por mais de 4 horas na fila

Foto: Luciano Santos l 97News

O Juizado Especial de Pequenas Causas de Brumado condenou o Banco do Brasil a pagar R$ 2 mil em danos morais à um cliente da instituição bancária. Ao ingressar em juízo, o cliente afirmou haver suportado constrangimentos em razão da longa espera na fila de atendimento, ultrapassando em muito o limite máximo de 15 minutos previsto em lei. O que acabou levando a pessoa à espera por mais de 4h pelo desejado atendimento. Essa não é a primeira vez que a justiça de Brumado julga um caso desta natureza, envolvendo demora em fila bancária. O juiz Rodrigo Souza Britto, entendeu ser aplicável, ao caso, o Código de Defesa do Consumidor. Além do Banco do Brasil outras agências bancárias de Brumado têm diversas ações na justiça por descumprimento no atendimento, que são de 15 minutos em dias normais, e em dias de pagamento ou véspera de feriado, a espera é de até 30 minutos.



Taisan Auto e Digipower estará tirando dúvidas para aumentar a potência do seu veículo nos dias 26 e 27 em Brumado

Foto: Divulgação

A Taisan Auto trás para Brumado, nos dias 26 e 27, uma equipe da Digipower para tirar suas dúvidas de como aumentar a potência do seu veículo. Essa será uma grande oportunidade para que você amante de carro, potencializar sua máquina. Não perca tempo e venha conhecer o serviço. Taisan Auto, Av. Centenário, 853, Dr. Juracy, telefones (77) 3441-5551 ou (77)9.9968-0777.



Travesti de 17 anos é morta na BA; homem que mantinha relacionamento com vítima confessa crime e alega ciúmes

Vítima foi morta na última sexta (Foto: Blog Verdinho Itabuna) | Irmãos suspeitos do crime: Valdinei é que está de camisa (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Uma travesti de 17 anos foi morta na última sexta-feira (23), na cidade de Ibicaraí, sul da Bahia. Dois irmãos foram presos suspeitos do crime, sendo que um deles, segundo a polícia, mantinha um relacionamento com a vítima. O crime ocorreu na casa onde a vítima vivia com um dos irmãos presos, Valdinei Souza Santos, na Avenida Coaraci, bairro Sempre Viva. O outro suspeito foi identificado como Jair Souza dos Santos. Daniel Farias Santos, que era conhecido como Daniela, chegou a ser socorrida para o hospital local, mas não resistiu. Os dois suspeitos do crime foram localizados em uma casa da zona rural do município, região do Jacarandá. Após serem presos, a dupla confessou o crime. De acordo com a delegada Ana Paula Gomes, Valdinei cometeu o crime por ciúmes, alegando que ela matinha relacionamento com outra pessoa. De acordo com informações da Polícia Civil, o corpo de Daniela apresentava hematomas no rosto feitos por instrumento contundente, bem como cortes no braço causados por instrumento perfuro cortante. A polícia ainda contou que, segundo informações de familiares, a vítima já teria sido agredida anteriormente por Valdinei.



Quem ri por último: Vettel surpreende Hamilton e vence a primeira corrida da F1 de 2018

(Foto: Reprodução Globo Esporte)

Sebastian Vettel, da Ferrari, venceu a primeira corrida do ano na Fórmula 1, o Grande Prêmio da Austrália, no Albert Park, na madrugada de hoje. O alemão se aproveitou do safety car virtual para ultrapassar Lewis Hamilton, que largou na pole, e terminou a prova em segundo. Kimi Raikkonen, também da Ferrari, terminou em terceiro. O safety car virtual foi colocado em ação depois que o Haas de Romain Grosjean parou na curva dois depois de 24 voltas. O bicampeão Fernando Alonso terminou em quinto com a McLaren, seguido por Max Verstappen, holandês da Red Bull, que acabou em sexto.



Filho de Nilo Coelho passa a ser ventilado para vice de ACM Neto

Gercino Coelho recebe homenagem ao lado do pai, dos vereadores Alexandre Aleluia e Léo Prates e de ACM Neto | Foto: Divulgação

Filho do ex-governador Nilo Coelho, o empresário Gercino Coelho passou a ter seu nome ventilado para vice na chapa ao governo do prefeito ACM Neto (DEM). A presença de Neto na festa em que Gercino recebeu a medalha Thomé de Souza, na Câmara Municipal, na semana passada, reforçou a especulação, embora o empresário insista em que a paixão de sua vida são os negócios. Para concorrer, ele se filiaria a um dos partidos da base do prefeito.



Mega-Sena: ninguém acerta dezenas e prêmio acumula em R$ 30 mi

(Foto: Reprodução)

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 2.025 da Mega-Sena e o prêmio acumulou em R$ 30 milhões. O sorteio aconteceu ontem às 20h na cidade de Campo Limpo Paulista, em São Paulo. Os números sorteados foram: 04 - 24 - 46 - 52 - 55 - 56. A Quina teve 53 acertadores. Cada um levou R$ 47.718,26. Outras 3.730 pessoas acertaram na Quadra. O prêmio para cada uma é R$ 968,62. A estimativa de prêmio era de R$ 25 milhões. O concurso 2.026 da Mega-Sena acontece na próxima quarta-feira (28).



Quando a pauta é a narrativa

Vereadora carioca Marielle Franco (Foto: Reprodução)

O brutal assassinato da vereadora carioca Marielle Franco descortinou uma disputa narrativa que diz muito sobre as relações entre jornalismo e poder no Brasil contemporâneo. Da explicitação da difusão de fake news por políticos e magistrados à tendência de direcionar as abordagens em torno do trágico acontecimento para o seu aspecto mais emocional em detrimento da dimensão política, a morte de Marielle abriu novas séries discursivas. Os paralelos com as jornadas de junho de 2013 sinalizam a retomada de pautas que estavam sufocadas seja pela própria desarticulação da esquerda, seja pela “jogada de mestre” propagada pelo Presidente Temer ao impor a intervenção militar no Rio de Janeiro, num discurso inflado pela grande mídia de redução do combate à violência às forças da repressão. Análise de Fernando Rodrigues no portal Poder 360 vê no assassinato da jovem liderança pontos em comum com 2013: “Ali começou o mau humor dos brasileiros contra a política tradicional. Agora, pode ser que uma nova onda antiestablishment esteja em formação.”

A palavra de ordem da multidão reunida nas grandes cidades brasileiras e ecoada nas redes sociais — Mariele Presente — é representativa desse desejo de mudança. Na edição de domingo da Folha de S.Paulo, Jânio de Freitas anotou: “Não é sem razões muito profundas, como podem ser a saturação e uma consciência definitiva, que um país vive a sua comoção com a maturidade vista na celebração por Marielle. O que isso nos diz, ainda, não sabemos.”

Os desdobramentos ainda imprecisos da morte de Marielle passam pela disputa narrativa entre visões opostas: a primeira esvaziada politicamente e a segunda capaz de dar vida aos discursos e práticas que justificaram a trajetória de Marielle e foram também a causa de sua execução. Glenn Grenwald, no the intercept Brasil, captou o dilema numa crítica à cobertura no Fantástico no último domingo, considerada por ele como tentativa de retomada da narrativa pela grande mídia.

“Esse não foi um caso em que a cobertura da Globo elevou uma história à proeminência nacional. Muito pelo contrário: O que nós vimos foi a Globo tentando assumir o controle de uma história que explodiu online graças ao ativismo cidadão e à raiva inconformada causada pelo crime, sem que se precisasse de ajuda ou amplificação dos grandes veículos de imprensa. Essa é uma das poucas vezes em que a grande mídia brasileira foi uma espectadora, não o motor, de uma história.”

Greenwald reconhece passagens de bom jornalismo no Fantástico e considera comovente a entrevista com a companheira de Marielle, Maria Teresa. “Esse não foi um momento insignificante na mídia brasileira: uma negra, lésbica, da Maré e do PSOL homenageada e glorificada numa das plataformas de mídia mais importantes da Globo, com milhões de pessoas assistindo. A esposa de Marielle foi incluída com destaque, e não escondida.”

O que faz a relevância jornalística do caso de Marielle, aponta Greeenwald, é o aspecto político ausente na revista dominical. “O Fantástico drenou a política de Marielle de sua vibração, seu radicalismo e sua força, e a converteu em um gibi simplista de clichés vazios que, na prática, não seriam questionados por ninguém”, conclui a análise.

Na mesma linha de Greenwald, a Professora Ivana Bentes, propôs, no site do Mídia Ninja, uma abordagem complexa dos vários fatores envolvidos na cobertura.

“A reação das mídias corporativas foi imediata: Fantástico, o RJ TV, o Jornal Nacional novelizaram a execução de Marielle Franco, e fizeram um perfil humano e digno de sua vida, nos apresentando sua família, sua filha, sua mulher embalados para aquele consumo anestesiante, como fizeram com vários outros personagens políticos, inclusive com uma parte da indignação de 2013 que foi canalizada para o golpe de 2016. Mas as coisas são mais complexas que isso e é possível mesmo celebrar a posição da Globo à esquerda da direita!

O Fantástico e a cobertura massiva de um assassinato político faz o que é possível para colar o carisma de Marielle, sua cara iluminada, seu sorriso lindo, de jovem negra vitoriosa vinda da favela contra o poder de morte do Estado, aos arquétipos de sua teledramaturgia.

O capitalismo trabalha com a potência, se apropria da potência. Sempre tivemos uma bipolaridade no tratamento que a Globo dá as questões de comportamento e do imaginário e as questões do embate econômico-político.

São liberais no comportamento (homoafetividade, comportamentos disruptivos da juventude, afropunk, cultura trans, a potência ligada aos desejos), e traduzem isso como a “periferia legal”, o “novo”, o hype, etc.

A esquizofrenia e perversão é que os mesmo sujeitos do discurso e da potência, transformados em personagens de um multiculturalismo não problemático, são os “elementos suspeitos” e matáveis para o Estado, a polícia e o exército, e recebem respaldo da mídia.

A negra linda e descolada, as Marielles politizadas, as minas pretas com seus cabelos coloridos, o jovem hype da periferia, eles são os mesmos que são matáveis! Essa “dissociação” é perversa! Dissociação cognitiva, política, uma operação de mídia e de linguagem.

Temos sim que celebrar a posição da Globo contra a difamação, as fake news, o discurso de ódio e a apresentação pedagógica da cartilha dos direitos humanos para um contingente que faz apologia da barbárie.

Ou seja, não adianta achar que o PSOL não deveria colaborar com a Globo, e nem que suas lideranças não deveriam aparecer no Fantástico! Seria desinteligente! Ainda mais com a audiência gigantesca que tiveram. Pois sabem vocalizar a potência dos corpos e do imaginário.

Vamos aprender com a Globo, com a publicidade, com Hollywood, a tal da disputa das narrativas”.

Os moradores das periferias brasileiras que conseguem transpor as barreiras históricas de exclusão e se constituem como sujeitos de suas narrativas instauram uma nova força política. Mas a cobertura da grande mídia se distância, com algumas exceções, desse universo e privilegia os assépticos gabinetes palacianos.

O vídeo do YouTuber Spartakus Santiago é um comovente retrato de nosso tempo. Ele e seus companheiros dão dicas do que os negros favelados devem fazer para sair com vida de uma abordagem policial. Essa política que não morre com Marielle pode ser o ponto de transformação. Quanto de nós não a conhecíamos antes de sua covarde execução?

Numa de suas últimas entrevistas, divulgada pela Ponte Direitos Humanos, justiça e segurança pública, Marielle explicita a importância de se contrapor ao discurso da intervenção militar como solução para a violência na sociedade.

“Quais são as alternativas que a gente tem para mudar essa narrativa? Porque eles ganham nessa narrativa que é o debate da segurança. Pra mim, o debate é da segurança do corpo do favelado e da favelada (…). Ao invés da gente falar em algum nível de política de segurança, se fala de militarização, de ministro da defesa, de incursões na vida das pessoas sem considerar o direito.”

As possibilidades de mudança da narrativa se acentuam com Marielle transformada em símbolo mundial e podem ser sintetizadas pelo questionamento da vereadora na última entrevista: “Quem vigia o vigia?”. As cobranças da sociedade sobre o jornalismo farão com que ele seja capaz de desempenhar esse papel e se colocar ao lado dos que sofrem com a violência na periferia, vinda de todos as direções?

CONTINUE LENDO


Conquista: Morre homem que matou a esposa no Bairro Henriqueta Prates

(Foto: Reprodução)

Se amplia a tragédia vivenciada por moradores da Rua 7, no Bairro Henriqueta Prates. Vitória da Conquista, na noite deste sábado (24). Foi à óbito Reginaldo Ribeiro Santos Mendes, apontado como assassino da esposa, identificada como sendo Eliana Moreira Santos. Uma discussão por volta das 19 horas teria evoluído para agressões e finalmente disparos que mataram a mulher no local. Reginaldo então atentou contra a própria vida. Entretanto ele foi socorrido ainda com vida para o Hospital de Base, onde ele acabou não resistindo aos ferimentos. As circunstâncias do crime ainda estão sendo apuradas pela Delegacia de Homicídios e outras hipóteses estão sendo investigadas. A principal hipótese é de conflito originado por ciúmes, evoluindo para crime passional. Os dois corpos seguem para o IML.



‘Feminicídio no Olhos d’Água’: Após veiculação sobre possibilidade de infarto, parentes e amigos da vítima se manifestam ‘ele é um monstro’

O caso está tendo todo o empenho da equipe de investigação da Polícia Civil de Brumado (Foto: 97NEWS)

O Caso do “Feminicídio do Olhos d´Água”, ocorrido no último dia 19, que teve como vítima, Vilma Amorim dos Santos (51), está ganhando cada vez mais repercussão. O impasse que vem se criando na espera da divulgação do laudo pericial sobre a causa oficial da morte vem corroborando para que inúmeras especulações acabem circulando, como foi o caso de uma possível parada cardíaca, que foi o mote de uma matéria divulgada pelo 97NEWS. Após essa divulgação, nossa redação recebeu inúmeros telefones de amigos e familiares de Vilma, os quais, num tom de forte indignação, dispararam que “isso é um absurdo, pois as marcas da agressão eram totalmente evidentes, tanto que o próprio médico que fez o atendimento no hospital, chamou imediatamente a Polícia”. Uma das irmãs da vítima foi mais além ao citar que “ele já estava judiando dela desde sexta-feira, pois os vizinhos ouviram os gritos. É possível que ela estava amarrada, numa espécie de cárcere privado, ação típica de um psicopata”. Questionados sobre a falta de denúncias por parte da vítima à Polícia, eles responderam que “não se sabe se foi por amor, ou por medo, mas, infelizmente, ela ocultava todas as agressões, permanecendo calada como um mártir”. Um dos depoimentos foi marcante, o qual dizia que “existem fortes indícios que ele teria tentando sufocá-la com um saco de lixo, mas ela teria conseguido escapar, então, em outra tentativa mais contundente, já na madrugada da segunda-feira, ele culminou a asfixiando com as próprias mãos. Temos a certeza que o laudo comprovará isso. Vale ressaltar que só tinha os dois na residência, então não será difícil de se descobrir toda a verdade sobre esse crime que abalou toda a cidade” e ainda foi colocado que “sobre essa hipótese de parada cardíaca, não podemos precisar nada, somente o laudo pericial, mas, caso tenha acontecido, foi em decorrência da asfixia. Ele quando bebia se transformava num monstro, pronto para praticar atrocidades”. Não se sabe ao certo a data em que o laudo final será divulgado, pois o inicial, que está de posse da família inclusive, dá a causa da morte como indeterminada. Os familiares e amigos não tem dúvida que o marido de Vilma, Valdenor Sena Gomes (54), foi o autor do ato de feminicídio, pois além dos indícios serem muito robustos, ele já tinha um histórico de agressões contra a vítima, as quais podem ter durado quase duas décadas. Ainda segundo informações, ele já teria sido indiciado, o que deve mantê-lo preso. A Polícia Civil de Brumado está se empenhando ao máximo para solucionar o caso por completo. 



Goleiros reprovam bola da Copa do Mundo: 'Vamos ter problemas'

O principal impacto da bola é nos chutes de longa distância (Foto: Lance)

Parece que uma bola será protagonista da Copa do Mundo mais uma vez. Depois da Jabulani roubar a cena no Mundial da África do Sul, em 2010, por ser amplamente criticada, agora é a vez da Telstar 18 não passar no teste dos goleiros da Copa. No amistoso realizado nesta sexta entre Alemanha e Espanha, tanto o goleiro David De Gea quanto Ter Stegen ficaram insatisfeitos com a performance da bola da Copa do Mundo, e reclamaram na saída do jogo em entrevista ao jornal madrilenho AS:- Faz coisas estranhas. E não sabemos se é melhor que tenha mais ou menos pressão - avaliou o goleiro espanhol. - Podia ser melhor. Se mexe muito. Mas parece que vamos ter que nos acostumar a trabalhar com ela e tentar dominá-la da melhor maneira possível antes que comece o Mundial. Não teremos outro remédio. Mas podia ser melhor, ainda há tempo - completou o goleiro alemão. Segundo os jogadores, o principal impacto da bola é nos chutes de longa distância. Justamente no jogo entre Alemanha e Espanha, Thomas Muller marcou um lindo gol de fora da área, e o goleiro espanhol Pepe Reina prevê mais lances do tipo durante o Mundial da Rússia: - Ela faz coisas estranhas, tem um voo incontrolável e há muito a melhorar. Aposto que no Mundial vamos ver, pelo menos, 35 golos marcados de longe porque é impossível decifrar. Além disso, está coberta de uma película de plástico que dificulta a defesa. Nós, goleiros, vamos ter muitos problemas com esta bola. A Alemanha volta a jogar nesta terça-feira, em amistoso contra a Seleção Brasileira. Já a Espanha encara a Argentina, também na terça.



Geddel pede para ser solto com base em decisão do STF sobre Lula

O ex-ministro Geddel Vieira Lima chega em Brasília após ter sido preso em Salvador - Jorge William/Agência O Globo/09-09-2017 Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/geddel-pede-para-ser-solto-com

A defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima pediu para o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogar a prisão do político, com base na decisão do próprio STF de conceder um salvo-conduto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva até que o habeas corpus dele seja analisado, no início de abril. Em petição enviada na sexta-feira, o advogado Gamil Föppel argumenta que protocolou, em outubro de 2017, um agravo regimental contra a prisão de Geddel, determinada em setembro, mas que o recurso ainda não foi sequer pautado para ser julgado. Por isso, a defesa afirma que, assim como Lula, Geddel não pode ser prejudicado "pela demora da prestação jurisdicional ao processado", e pede para que ele seja libertado até que o agravo regimental seja julgado, "por coerência e simetria". O salvo-contudo foi concedido ao ex-presidente porque os ministros consideraram que não iriam conseguir concluir o julgamento do habeas corpus na sessão de quinta-feira, e consideraram que havia a possibilidade de Lula ser preso após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julgar, na próxima segunda-feira, o recurso contra a condenação dele. Essa decisão foi considerada um "prudente posicionamento" pela defesa de Geddel, que acrescentou que o caso dele é mais grave porque trata-se de prisão preventiva, sem condenação.Além disso, uma advogada pediu para Fachin estender a decisão sobre Lula para todas as pessoas que estão na mesma condição do ex-presidente — ou seja, condenados em segunda instância "O que se pretende com o presente pedido é a extensão do salvoconduto concedido, por absoluta identidade de circunstâncias, a todos os cidadãos condenados em segundo grau que possam vir a ser presos até a sessão designada para o julgamento do mérito", argumenta Francielle Podanosche. A advogada diz que, caso Lula seja o único beneficado, haverá a impressão de que o STF "converteu-se em um teatro de casuísmos a serviço dos 'Donos do Poder'".