ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

STJ nega pedido de habeas corpus de Eduardo Cunha

(Foto: Reprodução)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou mais um pedido de habeas corpus do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado na Operação Lava Jato de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A decisão da Quinta Turma da Corte, nesta terça-feira (21), foi tomada após solicitação da defesa de Cunha, que argumentava não haver motivos para que o decreto determinasse a prisão de Cunha.De acordo com os advogados, a liberdade do ex-presidente da Câmara dos Deputados não traria novos riscos às investigações. Para os integrantes do tribunal, a manutenção da prisão preventiva se justifica pois o réu “faz parte de um sistêmico e profissional esquema de corrupção” que trouxe “prejuízos financeiros milionários” aos cofres públicos.Eduardo Cunha está preso desde outubro de 2016, um mês após ter tido seu mandato de deputado cassado na Câmara.Esta não é a primeira vez que é negada uma solicitação de liberdade feita pelo ex-deputado. No mês passado, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu manter a prisão de Cunha alegando que não houve ilegalidade na decisão do juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na Justiça Federal.



Coordenador do almoxarifado central da Bahia volta a Brumado e confirma furto de uma grande quantidade de equipamentos da extinta EBDA

Os equipamentos e objetos da extinta EBDA estavam guardados nas instalações do antigo Derba (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O que já tinha sido veiculado pelo 97NEWS já há um bom tempo (clique), se confirmou de forma plena nesta terça-feira (21) com o registro de uma ocorrência policial na qual está comprovado o furto de inúmeros equipamentos, peças e objetos que pertenciam à extinta EBDA. O referido material estava guardado nas dependências da estrutura do antigo Derba e, gradualmente, vem sendo furtado por meliantes que já levaram quase tudo. Isso ficou comprovado pelas declarações do coordenador do almoxarifado central, que esteve em Brumado em julho de 2016 para catalogar o material para ir a leilão, mas que, na sua volta ontem (21) não encontrou quase nada. Foram furtadas desde máquinas fotográficas, computadores, televisores, balanças, teodolito, gravadores, medidor de umidade, clinômetro, miras falantes, ventiladores e inúmeras peças de veículos. O prejuízo não foi calculado, mas, pela relação é grande, o que mostra falta de cuidado do estado com a coisa pública, já que o número de vigilantes no local é muito pequeno para um espaço tão grande, o que facilitou a ação dos criminosos. 



Funcionários das Industrias Nucleares do Brasil na cidade de Caetité como tambem em todas as unidades do país decretam greve

Foto: Arquivo/97news

INFORMATIVO DE GREVE

 


Nesta terça-feira (21) as Unidades de Resende e Buena votaram a proposta da empresa, o resultado foi o esperado; 237 funcionários rejeitaram a proposta da empresa e 161 ficaram a favor da mesma em Resende, já em Buena participaram 38 funcionários, destes, 31 reprovaram a proposta, 06 aprovaram e houve 01 abstenção. Esses números eram por nós esperados, visto que estamos acompanhando de perto as negociações nas demais unidades. Nesta quarta-feira (22) iniciou-se a greve no RJ, assim como em Caetité, eles sequer votaram essa proposta que não atende as necessidades dos funcionários que a rejeitam. Informamos que a única Unidade que rejeitou a greve foi Caldas, mas também não votaram a proposta. Muitos colegas demonstram a preocupação quanto a possibilidade do dissidio. Precisamos esclarecer que ainda existe um caminho árduo até lá e que acreditamos na possibilidade de avanços antes disto. Já foi solicitada a mediação através do MTE e todos os demais trâmites necessários à legalidade da greve estão sendo cumpridos. Contamos com o apoio de todos os colegas quanto a participação na GREVE, frisamos que o único efetivo necessário na empresa é o listado na CI 011/17. Vale ressaltar para os demais (todos os não convocados) que estamos em Assembleia Permanente e devemos aderir ao movimento, não indo à empresa. Informamos que a greve se mantem e que nos reuniremos para assembléia as 08h no dia 24 (sexta), na mesma quadra onde ocorreu a última (Av. Pref. Olimar Oliveira Rodrigues, saída p/ maniaçu), onde discutiremos os fatos ocorridos e a estratégia. contamos com a participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras, unidos e fortalecidos para lutar pelos nossos direitos.

 


A diretoria.



Rio do Antônio: População faz abaixo-assinado buscando a retirada dos cães errantes das rua da cidade

É fácil encontrar cães errantes vagando pela cidade de Rio do Antônio, na foto eles passeiam em frente da Câmara de Vereadores (Foto: 97NEWS)

Cães errantes vagando pelas ruas das cidades da região é um problema que vem gerando uma grande insatisfação impopular, já que, primeiramente, mostra falta de competência dos poderes públicos municipais em cuidar de uma situação que é de caráter de saúde pública, já que, algumas vezes os animais estão doentes e podem transmitir doenças, principalmente o Calazar. No município de Rio do Antônio, o problema se agravou, e além desse risco, as matilhas que vagam pelo perímetro urbano, vem provocando vários acidentes, sendo que alguns deles fizeram vítimas com ferimentos mais sérios. Diante disso, a população se reuniu e está lançando um grande abaixo-assinado o qual já conta com mais de 250 assinaturas, o qual será entregue à Prefeitura Municipal para que os cães possam ser retirados das ruas e colocado em abrigos próprios, que tenham ração e o acompanhamento de um veterinário. O abaixo-assinado vem reforçar uma lei municipal que foi aprovada recentemente para que os cães sejam retirados das ruas, mas que, até o momento não foi colocada em prática. 

(Foto: 97NEWS)


Taisan Autos; 22 de março Dia Mundial da Água

Foto: Divulgação

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções. O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!



Brumado: Decisão da presidente do TJ-BA derruba liminar da Justiça de Brumado sobre o PL 04/2017 que trata da unicidade sindical

O PL 04/2017 gerou uma grande insatisfação dos membros e da direção da APLB - Sindicato (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A liminar concedida pelo Justiça da Comarca de Brumado, que barrou o Projeto de Lei 04/2017, que tinha como objetivo da unidade sindical e, consequentemente, o fim da contribuição, foi derrubada nesta quarta-feira (22) por decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, assinada pela desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, a qual é presidente do TJ-BA. Em sua decisão a desembargadora afirma que “No caso, respeitados os limites cognitivos do pedido de suspensão, a decisão impugnada, de fato, fere a ordem pública, porquanto representa uma indevida interferência do Judiciário nos atos interna corporis da Câmara Municipal de Brumado, fragilizando o princípio da separação e harmonia entre os poderes”. Com isso, o PL 04/2017 volta para a pauta e deverá ser, segundo contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos, ter a sua segunda votação na próxima sexta-feira (24), às 15h30m . A decisão deverá afetar diretamente a APLB que está encabeçando o movimento grevista contra a reforma da previdência, já que, sem a contribuição sindical, a manutenção da entidade fica muito prejudicada. Confira abaixo a decisão: 



Brumado: ANEEL é suspeita de ter mandado desmatar área particular; caso está sendo investigado pela Polícia

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Uma denúncia de desmatamento feita por um administrador e vaqueiro de uma fazenda localizada nas proximidades da Fazenda Pau de Colher, na região de Cristalândia, nas proximidades das obras da construção do Parque Eólico de Brumado, está sendo investigada pela Polícia. Segundo o denunciante alguns trabalhadores, que alegaram estar a serviço da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, entraram na referida propriedade e, com duas motosserras já tinham desmatado uma área superior a 250 metros. O administrador solicitou dos trabalhadores que parassem imediatamente os serviços já que era uma propriedade particular, os quais atenderam imediatamente a solicitação. A investigação busca provar, primeiramente, se houve mesmo o desmatamento e o consequente crime ambiental e se a ordem partiu mesmo da ANEEL. 



Rio do Antônio: Mandado de prisão retira de circulação dupla de meliantes

Foto: Divulgação Polícia Civil

Equipe da Polícia Civil de Rio do Antônio (20a COORPIN Brumado), com apoio da Polícia Militar, deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de João Pedro Azevedo dos Santos e Bederson Roberto Mendes Pereira (foto), os quais residente na cidade. Os dois foram presos no final do ano passado, pela prática de furto qualificado, tendo a prisão preventiva sido revogada e convertida em medidas cautelares, que foram descumpridas, daí o motivo deles terem voltado para a prisão.



Alerta às Mulheres: Jovem fica ferida e recebe atendimento médico após tentativa de estupro no Bairro Nobre em Brumado

A Polícia Civil já iniciou as investigações e esperar prender o mais rápido possível o autor da tentativa de estupro (Foto Daniel Simurro | 97NEWS)

As imediações entre o Bairro Nobre, Olhas d'Água e Parque Alvorada, nas proximidades do Fórum Duarte Moniz, voltou a ser palco da ação de uma tentativa de estupro no final da tarde desta terça-feira (21). Segundo as primeiras informações colhidas pela equipe do 97NEWS, a vítima, uma jovem de aproximadamente 22 anos, foi abordada por elemento numa motocicleta. Corajosa, ela que é praticamente de artes marciais, entrou em luta corporal com o homem que queria levá-la para um local ermo para praticar o estupro. Durante a luta, a jovem foi muito agredida, tendo vários hematomas pelo corpo, principalmente na face. Ela conseguiu também lesionar o criminoso, que, com medo acabou fugindo. Em seguida, populares acionaram a equipe do SAMU 192 e ela foi levada para o Hospital Municipal Magalhães Neto, onde recebeu atendimento médico, levando também 7 pontos em um braço e 3 em outro, o que mostra a intensidade do confronto. Ela, que confirmou a tentativa de estupro, foi em seguida à delegacia e contou os detalhes ao delegado de plantão, que, imediatamente iniciou as investigações. Indícios apontam que o estuprador possa ter sido o mesmo que praticou recentemente o mesmo ato criminoso, abordando a vítima praticamente no mesmo local. Buscamos novas informações com a coordenação da 20ª Coorpin, mas, nesse primeiro momento, não serão dados pronunciamentos a respeito para não atrapalhar investigações, somente foi dito que a Polícia Civil irá envidar todos os esforços para elucidar os fatos. Neste momento a confecção de um retrato falado está descartada. O que chamou a atenção é que a tentativa ocorreu, muito próximo do Bairro Nobre, pouco depois da coletiva de imprensa dada pela equipe da Polícia Civil, que teve como assunto justamente a prática de estupros em séria na região. Fica aqui um alerta às mulheres que costumam transitar pelas imediações do Bairro Nobre para redobrar a atenção, pois, ao que tudo indica, o maníaco anda muito por essa região. 



20ª Coorpin confirma alto grau de resolutividade e elucida estupros em série cometidos na região

A equipe da 20ª Coorpin, composta por Dr. Leonardo Rabelo, Dra. Ellem Lage, Dra. Maria Helena Tenório, Francisco Tadeu, e Fábio Púbio Coordenador do Departamento de Perícia de Brumado (Foto: 97NEWS)

A prática nefasta do estupro é considerada uma das mais detestáveis que o ser humano pode praticar, pois além de covarde, fere inúmeros principais básicos da vida. Muito cometido, o ato do estupro causa perplexidade e revolta e fortes danos psicológicos nas vítimas. Desde o ano de 2015, na região sudoeste, alguns casos começaram a acontecer no município de Jânio Quadros, o que fez com que, de forma imediata, a competente equipe da 20ª Coorpin iniciasse as investigações, que logo levaram à prisão de Jorge Silveira da Silva (33) (foto abaixo), o qual, foi, inclusive reconhecido pelas vítimas. Dando continuidade às investigações, foram desvendados mais dois estupros cometidos por ele, um na cidade de Guajerú e outro em Paramimirim. Jorge que residia em Malhada de Pedras, esteve um tempo em São Paulo e trabalhou como vigilante, onde pode ter cometido outros estupros. Nesta terça-feira (22), a equipe da 20ª Coorpin, comandada pelo coordenador Dr. Leonardo Rabelo realizou uma coletiva de imprensa na qual explicou todos os detalhes dos estupros, elucidando completamente os crimes. Agora a Justiça cuidará do caso e o autor poderá, após os exames de sanidade mental, ir para júri popular. 

(Foto: Divulgação Polícia Civil)


Ex-prefeito Aguiberto esclarece especulações e reafirma que sempre foi e será um político de grupo

O ex-prefeito Aguiberto Lima Dias fez questão de esclarecer as especulações em torno do seu nome (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Com um dos currículos mais longos e respeitados da história política brumadense, o ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), acabou sendo alvo de algumas especulações que circularam na mídia local. Diante disso, ele que ainda continua tendo uma atuação muito constante na política local, falou ao 97NEWS buscando esclarecer os boatos que envolveram uma possível candidatura às eleições estaduais de 2018 e também citando que a sua relação com o atual gestor brumadense, o engenheiro Eduardo Vasconcelos, já estaria em atrito. Como sempre muito sereno e tranquilo ele iniciou garantindo que “acabei de terminar a minha gestão, onde dei o melhor de mim por Brumado. Creio que venci os principais desafios e saí com o sentimento do dever cumprido a favor da minha terra. Enfrentamos várias barreiras, as quais foram potencializadas pela forte crise econômica e política, mas, mesmo com todas essas turbulências, pagamos salários dos funcionários rigorosamente com antecedência até, todos fornecedores, prestadores de serviços e ainda deixamos caixa recheado. O que é novidade para muitos municípios!” e continuou explicando que “então, o momento agora é de ficar com a família e de cuidar da minha agenda pessoal e profissional, mas, continuarei atuando na vida política e não mudarei a minha postura em ser um político de grupo, pois disso eu não abro mão, então, diante disso, as especulações sobre quaisquer atritos com o prefeito Eduardo são totalmente infundadas, pois sempre mantivemos uma interface positiva e buscando o melhor para o nosso povo. Nosso grupo continua coeso e, na hora certa, iremos sentar para avaliarmos as posições e quais serão as candidaturas em 2018 que serão compatíveis com a nossa ideologia política, então, seria muito prematuro qualquer projeção de uma candidatura seja, minha, seja de qualquer membro de nosso grupo, pois mesmo que o direito é facultado a todos, essa não é hora para tal”. E finalizou assegurando que “faço questão que fique esclarecido que, em momento algum, falamos em candidatura própria, pois, como já frisei, não é hora para isso. Nossas ações, nesse momento, se concentram em contribuir para a continuidade do progresso e desenvolvimento de nossa terra juntamente com o nosso grupo, pois a política está no nosso sangue e continuaremos com as nossas atividades nessa área e se a convocação popular acontecer, seja para qual cargo for iremos atender, pois é o povo que escolhe os seus destinos, afinal é essa a Democracia”.



Chapa 1 vence eleições da Associação de Moradores do Bairros Olhos d’Água

O novo presidente da Associação de Moradores do Bairro Olhos d'Água, Deuvair de Lima Messias (Vadim) | Foto: Divulgação

A disputa das eleições para a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Olhos d’Água aconteceu no último domingo (19), as quais tiveram duas chapas que buscaram o convencimento dos moradores. Comandada pelo então presidente Renato Costa, o pleito aconteceu de forma ordeira e pacífica e o resultado final mostrou uma larga vantagem da Chapa 1 que teve 190 votos, com 256 no total. Composta por: Presidente: Deuvair de Lima Messias (Vadim); Vice-presidente: Márcio Lucas Xavier Lopes; 1º Secretário: Jair de Lima Messias; 1º Secretário: Vera Lúcia Silva de Almeida e Tesoureiro: Luciano Silva de Almeida; a nova diretoria promete dar o melhor de si pelo bairro e diversificar as ações, já que, na história recente da associação, a festa do São Pedro vem sendo o foco principal. A chapa 2 era encabeçada por Jorge Soares Silva. Em contato com o novo presidente, o popular Vadim que destacou que “ficamos muito satisfeitos com a vitória expressiva, mas temos consciência que a expectativa em cima de nossa chapa é grande e faremos de tudo para corresponder, pois sabemos da grandiosidade de nosso bairro, mas também de suas principais carências e urgências, então, unidos, iremos buscar os avanços e conquistas, por meio de muito trabalho e dedicação”. Ele ainda fez questão de citar que “agradeço, em nome da Chapa 1 a todos os moradores do bairro, que compareceram e participaram do processo de escolha. Muito obrigado”. 



Oposição promete obstruir votação da terceirização

(Foto: Reprodução)

Líderes de partidos da oposição anunciaram nesta terça-feira (21) que vão obstruir a votação do Projeto de Lei (PL) 4302/98, que prevê a “regulamentação” do trabalho temporário. O anúncio foi feito após reunião de líderes, quando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou o debate do texto para esta noite e votação da matéria na quarta-feira (22), com galerias fechadas. Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Alice Portugal (BA), Rodrigo Maia agiu como líder do governo Temer ao empurrar goela abaixo dos parlamentares esta pauta.”Esse projeto estava fora da pauta há uns 15 anos. Havia outro em debate, o 4330, que também era ruim, mas não era tão amplo. Agora, com uma urgência inexplicável, o presidente da Casa quer retomar o texto, que está sendo criticado inclusive por membros da base do governo Temer. E isso acontece porque o PL 4302 é muito ruim. Além de terceirizar a atividade-fim, ele muda a natureza do trabalho temporário, transformando-o em trabalho permanente. Só nos resta obstruir”, aponta a parlamentar.Além da terceirização irrestrita, outra alteração do PL 4302/98 está relacionada a mudanças no contrato de trabalho temporário, ampliando as condições em que ele pode ser exercido. Hoje, a legislação trabalhista permite este tipo de contratação quando ocorre um acréscimo extraordinário de trabalho, como na Páscoa, por exemplo; ou para substituição provisória de funcionário, como em caso de licença maternidade ou férias. Já o PL 4302 modifica a chamada exigência de acréscimo extraordinário de serviço para “demanda complementar de serviços”. Dessa forma, permite uma maior abrangência de uso pela empresa deste tipo de contratação. O texto amplia ainda a duração do contrato para 180 dias, consecutivos ou não, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, consecutivos ou não.

 
 
 



Brumado: IIIª Caminhada no Dia Internacional da Síndrome de Down superou expectativaas

A caminhada atraiu a atenção da população brumadense (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Síndrome de Down ainda continua tendo sobre si a grande barreira do preconceito, mas, em Brumado, isso vem caindo por terra a cada ano que passa, devido ao grande trabalho desenvolvido pelas famílias, principalmente das crianças que são portadoras da alteração genética no cromossomo 21. Dentre as várias ações, a mais significativa aconteceu na tarde desta terça-feira (21), que foi uma grande Caminhada que percorreu ruas e avenidas da cidade e culminou na Praça Coronel Zeca Leite, tendo a participação de a participação de cerca de 80 pessoas. O evento que é uma iniciativa da mãe de Alice Ester (Claudia) integrou as ações em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down e já é o terceiro ano consecutivo que ela é realizada na cidade, o que vem contribuindo de forma muito significativa para derrubar os preconceitos. O símbolo dessa luta é a pequena Alice Ester que é muito querida e que mostra uma força de viver incrível. Confira fotos do evento:

 



Exposição Conquista promoverá artistas regionais na 14ª Feira de Negócios Coopmac

Mais uma vez, a Exposição Conquista pretende valorizar o artista regional dos mais variados estilos musicais (Foto: Divulgação)

A 51ª Exposição Nacional do Agronegócio de Vitória da Conquista será, mais uma vez, espaço de tecnologia, inovações, negócios e, claro, entretenimento. Como parte da 14ª Feira de Negócios Coopmac, está confirmada uma grande programação musical com artistas da terra. Mais uma vez, a Exposição Conquista pretende valorizar o artista regional dos mais variados estilos musicais. Os shows acontecerão em uma excelente estrutura que une segurança e conforto. Para ter acesso ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida e também aos shows da Feira de Negócios, o visitante pode adquirir o ingresso por apenas R$6,00 (R$3,00 meia-entrada).



Modera e Associação Divina Providência realizarão plenária no dia da água

Foto: Divulgação

Em 1992, a Assembleia Geral da ONU instituiu o 22 de Março como o Dia Mundial da Água. No início do Século XXI, o MODERA e entidades parceiras passaram a realizar atividades nesse Dia, não só para lembrar a problemática envolvendo a água no contexto global, como também para refletir sobre a crise de abastecimento em Brumado no período de 1998 a 1999 e a degradação sobre o Rio do Antônio. Embora a Cidade de Brumado tenha superado a sua crise de abastecimento, a partir da construção da Barragem de Cristalândia na Bacia do Alto Contas, conseguindo um superávit hídrico na Bacia do Rio do Antônio, atualmente essa disponibilidade de água está ameaçada, considerando a implementação de projetos do agronegócio à montante, que demandam muita água e a contaminam por meio do uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Esses projetos são inviáveis para a Bacia do Alto Contas, uma vez que poderá haver uma vasta derrubada de vegetação nativa de difícil regeneração e uso de água em larga escala, numa região de longos períodos de estiagem, rios temporários e chuvas irregulares. Tais projetos representam o aceleramento do processo de desertificação, que tem o desmatamento como principal causa humana. Portanto, as atividades do Dia Mundial da Água em Brumado precisam estar voltadas para a seguinte pauta: degradação da Caatinga; processo de desertificação no Semiárido e expansão do agronegócio na Bacia do Alto Contas, os quais são temas que estão interligados, uma vez que o agronegócio ocasiona a degradação da Caatinga, que por sua vez acelera o processo de desertificação, o qual irá acentuar a escassez de água e por consequência gerará conflitos pelo seu uso. Assim, no sentido de elaborar propostas para resolver tal problemática que desponta na Bacia do Alto Contas, o MODERA e a Associação Divina Providência estarão realizando a Plenária do Dia da Água, no próximo 22 de Março, às 17h, no Auditório do CMEAS, na Cidade de Brumado. A Plenária deverá reunir sindicatos, associações, clubes de serviço, movimentos sociais e o público em geral. Informações sobre o assunto deste release, entrar em contato com o Secretário Geral do Modera, Jorge Valério Gomes (77) 9.9935-5863.



Brumauto: 21 de Março; Dia Mundial da Infância

Quando se está diante de uma criança, é impossível não enxergar nela o futuro de uma família, de uma cidade, de um país. Seja qual for o extrato social a que pertença, a simples existência da criança – inevitavelmente – vai remeter a uma única palavra: esperança.



Malhada de Pedras: Broto triplo de bananeira em forma de coração nasce em quintal de aposentado de 92 anos

O aposentado Jesuíno José de Aguiar de 92 anos disse que nunca tinha visto um broto de banana triplo (Foto: 97NEWS)

A Natureza sempre se renova e muitas vezes apresenta coisas inovadoras e muitas vezes inusitadas que chamam a atenção. Uma dessas surpresas aconteceu nesses dias no município de Malhada de Pedras, região sudoeste da Bahia, onde um broto triplo de bananeira nasceu no quintal da casa do aposentado Jesuíno José de Aguiar, de 92 anos, o qual é muito conhecido na cidade como “Chico Marchante”. Segundo ele, em toda a história da sua vida, nunca foi visto um fato como esse, pois além de tudo, o broto tem a forma de coração (foto abaixo). Ainda segundo informações do próprio aposentado, ele ouviu várias pessoas da mesma idade, que também disseram que nunca tinham visto um fato como esse. 



Vende-se terreno no Bairro Esconso

Vende-se um terreno com 10 metros de frente e 95 metros de lateral. O terreno está localizado na Avenida Bar Rio, no Bairro Esconso. O terreno possui ótima localização com facilidade de ligação de água da Embasa e energia elétrica. O local já possui uma área residencial muito grande, e está em amplo crescimento. Informações pelos telefones (77) 99942-0318 e 9.8806-8780.



Malhada de Pedras: Estado precário das estradas vicinais pode prejudicar o transporte dos alunos do meio rural

A situação de inúmeras estradas vicinais do município é bem deficitária (Foto: 97NEWS)

Todos os anos a novela da situação precária das estradas vicinais de Malhada de Pedras volta à cena concomitantemente com o início das aulas. O atual momento em que vive o município é o pior da sua histórica política, envolvendo prisão de ex-prefeito e do vice-prefeito eleito nas últimas eleições municipais, o que pode, caso a justiça confirme as previsões, ter desmontando um dos piores esquemas de corrupção envolvendo o transporte escolar em toda a região. E é justamente o transporte escolar que está novamente em evidência, desta feita pelo péssimo estado, segundo várias denúncias que foram repassadas à redação do 97NEWS, de grande parte das estradas vicinais do município. Um dos locais mais afetados é a região de Baixa Grand, Lajedo e Lagoa do Boi, onde a trafegabilidade está muito prejudicada. Além da disparidade no calendário em comparação à grande maioria dos municípios da região, o ano escolar em Malhada de Pedras poderá sofrer um déficit em sua qualidade no quesito transporte escolar. Os alunos, pais e a comunidade escolar do meio rural espera que a prefeitura municipal inicie com urgência o processo de recuperação das estradas vicinais do município, pois é uma urgência estrutural.