ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Contendas do Sincorá: Policiais civis da 20ª Coorpin prendem falsa médica que atuava de forma ilegal na Região Sudoeste

Brumado: Idoso morre ao ser atropelado por moto no bairro São Jorge

Brumado: Golpistas usam nome de mulher que teve casa incendiada no Brisa 1 para pedir no comércio

CICOM de Brumado auxilia no resgate com casal de turistas perdidos em trilha da Chapada Diamantina

Brumado: 'Nem abaixo assinado resolveu', dizem moradores do Apertado do Morro cobrando melhorias para o bairro

Brumado: Prefeitura concede alvará para início das obras da faculdade de medicina

TSE aprova normas para Eleições Municipais em 2020

Brumado: Bandido se passa por paciente, fica em fila e tenta roubar idoso

Clínica Master realizou workshop: ‘Saúde Ocupacional e o Faturamento de Sua Empresa’

Brumado: Em busca do selo Unicef, audiência pública debate o papel de meninas e mulheres como líderes

Adolescentes são suspeitos de estuprar menino de 7 anos em banheiro de escola em Vitória da Conquista

Grupo discutirá extinção do Nasf na Câmara de Vereadores

Barragens de Rio de Contas e Paramirim estão com estruturas comprometidas, aponta ANA

Brumado: Moradores da comunidade do Jatobá apontam abate clandestino de suínos e caprinos



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

Promoter Beto Bonelly comemora 38 anos em nova fase de sua carreira

O promoter, radialista e empresário musical, Beto Bonelly (Foto: Divulgação)

Com quase duas décadas de serviços prestadas à área do entretenimento, o promoter brumadense Beto Bonelly, está completando, nesta terça-feira (27), 38 anos de idade. Ele que tem uma história de vida de muita superação, pois após uma infância de muita luta, vendendo picolé, engraxando sapatos e fazendo pequenos serviços, ele, como um grande batalhador, conseguiu construir a sua história por meio de muito trabalho e força de vontade, se constituindo, hoje, como um dos promoters mais bem-sucedidos e reconhecidos da região sudoeste e da Bahia. Em nova fase de sua carreira, com um programa de rádio que é um grandes sucessos da rádio local e também como empresário do cantor Fann Estourado, o “Baixinho dos Paredões”, Bonelly comemorou a data primeiramente com um grande almoço em família, feito pela sua mãe e, agora, na parte da tarde, está ao vivo em seu programa “Beto Bonelly é Show”, que vai ao ar pelas ondas da Alternativa FM 97,7 e, de noite, outras comemorações especiais irão acontecer. Ele que também está dedicando muito da sua agenda a produção do Forró do Sítio Novo, que em 2017, irá ter uma edição comemorativa de 10 anos, está muito motivado em sua nova fase e espera colher grandes frutos desses seus incansáveis esforços. Toda a equipe do 97NEWS externa aqui os seus parabéns ao promoter lhe desejando muitas felicidades e muitos anos de vida. 



Brumado: AUCIB diulga ranking das diárias da Câmara de Vereadores; confira:

(Fotocomposição: 97NEWS)

Dando continuidade ao seu amplo projeto de fiscalização da coisa pública, a AUCIB – Auditoria Pública Cidadão da Bahia, uma ONG criada para esses fins, divulgou em sua “fun page” no Facebook e em demais redes sociais, o Ranking das Diárias do Poder Legislativo de Brumado. No arquivo, que é retirado do site oficial da Casa da Cidadania, estão os nomes dos parlamentares e o valor das diárias recebidas nestes primeiros meses de 2017. Os integrantes da ONG, com esse tipo de ação, pretendem contribuir com a população a fazer a divulgação, já que, a transparência pública, que, inclusive é o slogan da atual gestão do presidente Leonardo Vasconcelos (PDT), seja amplamente conhecida. O próximo ranking, segundo a AUCIB será das diárias dos secretários municipais, do prefeito e do vice. Em contato com Léo Vasconcelos ele explicou que “é um direito legal que nos é dado e, como presidente da Casa Legislativa, tenho feito o meu papel na busca de novas conquistas para Brumado. Tive inúmeras audiências no TCM, MP, TJ e na chefia de gabinete do governador, então, minha consciência está tranquila, além do que são apenas 8 diárias em quase 90 dias, o que perfaz uma média de 2 diárias e meia por mês”. E finalizou dizendo que “a filosofia da Câmara de Vereadores de Brumado é justamente Transparência a Serviço do Povo, então, é esse o nosso lema”. Confira abaixo o ranking divulgado pela Aucib: 

(Divulgação)


Brumado: Tentativa de homicídio na noite deste domingo (26)

A faca utilizada e o veículo com as marcas de sangue da agressão (Fotos: 97NEWS)

A página policial nos finais de semana em Brumado geralmente é composta de furtos, assaltos e arrombamentos, mas existem também as ocorrências mais graves como tentativas e até homicídios praticados. Um desses ocorreu por volta das 21h40m deste domingo na Rua Marques de Caravela, no Bairro Baraúnas. Segundo as informações colhidas pelo 97NEWS, um homem que estava conduzindo um Gol branco, acabou, primeiramente atropelando uma pessoa, desferindo 4 golpes de faca, sendo que um deles perfurou os rins da vítima, o que fez com que a sua vítima fosse internada às pressas no HMPMN em estado grave. Tudo teria começado quando ele não respeitou a barreira feita em um bar que fechou o local para um evento musical, onde o motorista teria passado em velocidade excessiva e, depois de atropelar uma pessoa, ainda teria derrubado um cone demarcatório e várias mesas. Diante disso, alguns homens presentes ficaram indignados, foram para cima do motorista o agredindo. Revoltado, o motorista, que apresentou possível estado de embriaguez, foi até à sua residência e pegou uma faca e voltou ao local, golpeando a vítma que foi atropelada. Após o ato, o motorista foi novamente agredido, só escapando pela pronta chegada da Políca. O caso foi registrado na DPT e o proprietário do gol deverá responder por tentativa de homicídio.  



Malhada de Pedras: Moradores da Lagoa da Vereda reclamam pescadores estão sujando a água que eles têm para beber

O morador Miguel Raimundo Souza afirma que a situação está cada vez mais crítica (Foto: 97NEWS)

A prática da pesca nos finais de semana na região é um dos grandes momentos de lazer de muitas pessoas, que se unem em grupos para “fisgar os peixes”. Só que, infelizmente, alguns grupos não respeitam as normas e acabam causando prejuízos às localidades onde eles se dirigem. Esse seria o caso que vem acontecendo na Fazenda Lagoa da Vereda, que fica no meio rural de Malhada de Pedras, onde grupos de pescadores estão indo para a lagoa que fica no local e causando muita sujeira, o que vem prejudicando muito os moradores, pois a água é utilizada para as famílias beberem e também cozinharem. Outros grupos de pessoas também estão usando o lugar para se banharem, o que suja ainda mais a água. Segundo o morador Miguel Raimundo Souza (58) a situação ficou crítica e aproveitou para fazer um apelo para que os pescadores não façam mais esse tipo de atitude. Ele ressalta ainda que no momento de forte seca, que pode ser uma das mais intensas dos últimos tempos, ficar sem água chega a causar um certo desespero.

 



Academia de Karatê Tradicional Dô Shotokan de Brumado realiza seu I Campeonato Interno

(Foto: Divulgação)

O Karatê é não só um esporte como também uma arte marcial. O esportista está sujeito a faltar com o equilíbrio emocional e a disciplina, enquanto o karateca tem o respeito, a disciplina, a educação, o equilíbrio emocional e espiritual como partes dos procedimentos da sua arte. Dentro desse pensamento, a Academia de Karatê Tradicional Dô Shotokan de Brumado realizou o seu I Campeonato Interno, no dia 26 de março de 2017, na ENSF como um evento não só de competição dos seus karatecas, como também de formação. Nesse sentido, o Campeonato foi aberto pelo representante do ASKA Sudoeste, Sensei Árlen Andrade, que fez questão de antes do início das atividades do Evento, proporcionar aos presentes, pais e alunos da sua Academia, uma palestra das associações Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, tratando do tema, “Consequências do Álcool e Drogas na Vida dos Jovens e Adultos", ministrada pelos membros das Entidades, Manoel Gonçalves Neto e Roberto Machado. Além das apresentações de Kata e Kumitê, o Campeonato ainda teve o Aulão de Karatê, bem como exercícios de meditação e relaxamento, direcionados aos karatecas dos Dojôs de Brumado e Guajeru. Ao final do Campeonato, todos os karatecas presentes receberam das mãos dos seus pais, medalha de participação e honra ao mérito, simbolizando a integração dos pais dos karatecas à Academia de Karatê Tradicional Dô Shotokan de Brumado. O evento teve a participação de cerca de 200 pessoas, sendo 115 karatecas.



Carroceiros terão que emplacar e tirar habilitação para circular dentro de Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Mais um assunto polêmico envolve a cidade de Vitória da Conquista, cerca de 135 KM de Brumado, no Sudoeste da Bahia. De acordo com a Lei Nº 1.485/2008, que regulamenta a circulação de veículos com tração animal e proíbe que carroças trafeguem nas avenidas; Lauro de Freitas e Francisco Santos, além da Praça Barão do Rio Branco. Os condutores deverão ter mais de 18 anos, respeitar o limite de peso que o animal suporta, e precisam ter noções básicas de trânsito. Por isso, a prefeitura decidiu, a partir de uma parceria com a Associação de Carroceiros e o Sistema Municipal de Trânsito, fornecerem capacitação e uma espécie de carteira de habilitação. Entre as exigências, também estão a necessidade de emplacamento das carroças e a instalação de bolsões coletores, para que os animais não sujem as ruas. Segundo a associação de carroceiros da cidade, a série de exigências colocadas pela prefeitura não poderão ser cumpridas por todos, pois muitos não têm a mínima condição de arcar com os impostos. Não há informações sobre a partir de quando as determinações começarão a valer no município.



Homem é preso após agredir o próprio pai no centro de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, prendeu neste sábado (25) Pedro Costa dos Santos, de 35 anos por agredir o próprio pai, o senhor Gonçalo Mateus José dos Santos, no centro da cidade. Segundo a Polícia, por volta das 14hs a guarnição da 46ª CIPM foi acionada para atender uma ocorrência de agressão, ao chegar à residência de Gonçalo, foi constatado que o filho agrediu o próprio pai. A Polícia ressaltou também que Gonçalo já tinha uma medida protetiva, porém o agressor não cumpriu a medida. O acusado foi preso e encaminhado para a 20ª Coorpin de Brumado. O suspeito ficará à disposição da Justiça.



Salvador: Internautas apontam queda de meteorito como razão do tremor

Foto: Leitor 97 l Whatsapp

Ainda sem posicionamento de órgãos oficiais, a população de Salvador e municípios vizinhos segue em busca de explicações para o tremor de terra registrado na manhã deste domingo (26). Mensagens que circulam em redes sociais apontam a queda de um meteorito como motivo do susto. "Não foi terremoto! Nem trovoada! Na verdade ocorreu um deslocamento de ar provocado pela energia liberada quando um meteorito entra na atmosfera terrestre. Muitos habitantes da região metropolitana de Salvador relataram ter visualizado uma bola de fogo - o meteorito, no momento do trovão e do tremor", diz um texto compartilhado via WhatsApp. "Eu estava na orla e vi no céu tipo uma estrela cadente, porém com fogo, bem rápido. Achei estranho e quando chego em casa minha filha fala que acordou com um barulho que chega balançou a janela", contou uma internauta. Em entrevista ao Aratu Online, um morador de Vilas do Atlântico também garantiu ter visto o fenômeno. Gabriel Portinho, de 35 anos, afirmou que viu um cometa por volta das 7h, quando a vibração  foi sentida. "Deixou um rastro de fumaça e caiu. No mesmo instante, deu pra ouvir um som forte, como se fosse um trovão, um estrondo", contou.



A imprensa local é séria!

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Olá Brumado, eu Joilson lima de Jesus, Bergher, CPF – 384706595-53, RG – 02508690-12, brasileiro, maior de idade, trabalhador da educação em Brumado, admitido através de concurso público, desde 0utubro, de 1999, produzindo conhecimento em tempo integral nas áreas de História e Filosofia, em gozo pleno de meus direitos políticos e sociais de cidadão brasileiro, reconheço, que ao contrário, do que informa a matéria do 97 News circulada nessa cidade em 25 de março, com a seguinte chamada: Brumado: Em reunião da APLB, professor sai em defesa da classe e chama a imprensa local de ‘vagabunda’ e torpe”, ter sido minha fala equivocada, infeliz, desprovida de razão, muito, embora, em que pese naquele momento de luta em defesa de minha categoria e identidade de professor, a APLB, haver um sentimento generalizado de decepção e revolta contra da destruição da nossa entidade máxima, legitima representante de classe dos educadores em Brumado. De forma peremptória, reconheço e vejo na Imprensa Local, toda ela, Rádios, Jornais Escrito e On-line, Blogs, emissora de Tvs, e congêneres, atuando de forma Ética, honesta, responsável, participativa, tolerante, com total isenção, e independência, com liberdade, iniciativa e precisão mostrando toda a verdade dos fatos, na hora em que esse acontece, inclusive, cobrindo de forma constante as ações da APLB, e da minha categoria na Câmara de Vereadores, e também nossas ações de ruas e nossas assembleias prezando pelo bom jornalismo! Esclareço ainda, para não pairar dúvida, que de forma alguma houve ou há intenção nossa em ofender, ou desqualificar qualquer profissional, seja de qualquer área desse ou daquele setor produtivo da economia, e, principalmente os Trabalhadores da Notícia em Brumado, até porque, aqui, nessa cidade, desde o ano de 1999, construí uma grande rede de bons amigos, grandes mulheres e homens, companheiros, de luta e caminhada em meio a imprensa. Por todos vocês a nossa estima grande e respeito. Até breve. Professor Joilson Bergher. 

 



Plenário em Serrinha fortalece nome de Waldenor como candidato à presidência do PT

Waldenor foi aclamado durante o evento (Foto: Ascom Waldenor)

A Chapa Muda PT, que concorre às eleições internas do Partido dos Trabalhadores com o número 450, realizou Plenária Regional em Serrinha, na manhã deste domingo (26), apresentando ao Território do Sisal o deputado federal Waldenor Pereira como o candidato do agrupamento à presidência do partido na Bahia. O evento, que reuniu dirigentes petistas de toda a região e contou com a participação de importantes representantes políticos do partido, fortaleceu o apoio de militantes e lideranças partidárias ao nome de Waldenor como candidato. Estiveram presentes representantes de peso na região, como o ex-prefeito de Serrinha Osni Cardoso, o presidente do PT municipal Josenildo Xodã, o deputado estadual Gika Lopes e o prefeito de Lamarão Dival Pinheiro. Também participaram da Plenária dirigentes dos municípios de Biritinga, Tucanos, Araci, Teofilândia, Água Fria, Coité, Euclides da Cunha, São Domingos, Valente, Barrocas, Lamarão e Queimadas, assim como ex-prefeitos, vereadores e diretores destes municípios. 

#MudaPT #WaldenorPresidente #PTBahia #MudaPT450 #PED

(Foto: Assessoria Parlamentar Waldenor Pereira)


Saiba mais sobre a saída da RedeTV, Record, SBT da TV Paga

As 3 emissores não farão mais parte da grade a partir do próximo dia 29 (Imagem: Reprodução)

Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor, entrou na disputa entre as operadoras de TV e emissoras para defender a parte que mais sofre com este impasse, o assinante. “Uma vez que as operadoras de TV oferecem todos os canais abertos, não podem deixar de transmitir de maneira alguma tudo aquilo que foi celebrado no contrato”, afirma Wilson. O especialista explica que o não cumprimento do contrato fere os direitos do consumidor.”Uma vez que as operadoras deixarem de cumprir a obrigação deles de atender conforme previsão contratual, o consumidor pode exigir o cumprimento da lei.”, explica. Segundo Wilson, tal medida descumpre o artigo 35, inciso 1º, do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Wilson instrui o assinante a como ir atrás de seus direitos. “Até um certo valor, qualquer consumidor que se sentir lesado, por qualquer problema ligada à relação de consumo, pode entrar na Justiça gratuita, ele fica livre de pagar os honorários advocatícios.”O Xerife do Consumidor foi além: ele disponibilizará duas petições, uma individual e outra coletiva, para facilitar a vida dos assinantes que se sentirem lesados com a medida adotada pelas operadoras de TV paga. E pontua a diferença de tratamento que recebem a Record TV, o SBT e a Rede TV! em relação a outro canal. “Determinada emissora de TV vem recebendo há anos um valor muito alto por liberar transmissão dentro do canal aberto para determinadas de operadoras de TV a cabo e tem emissoras que não recebem nada. É preciso estabelecer um acordo comercial com as emissoras em benefício dos consumidores.” A partir do dia 29 de março, quando o sinal analógico será desligado em São Paulo, as emissoras Record TV, SBT e Rede TV! deixarão de exibir suas programações nas operadoras NET, Claro, Embratel, Sky, Vivo e Oi. Como as operadoras não conseguem chegar a uma proposta que remunere de maneira justa as emissoras, os assinantes podem perder grande parte do conteúdo que mais faz sucesso na TV paga.



Tremores e forte explosão assustam moradores de Salvador e Ilha de Itaparica

(Foto: Manu Dias | Se)

Moradores de diversas localidades de Salvador e Ilha de Itaparica foram acordados na manhã deste domingo (26), por volta das 7h, por um forte barulho de explosão e tremores de terra. Bairros como Pituba, Federação, Barra, Graça, Santo Antônio, Cabula, Imbuí, Paralela, Politeama, Liberdade, Brotas e Costa Azul registraram o ocorrido. Houve relatos ainda em Lauro de Freitas, na Ilha de Itaparica e em cidades do interior, como Santo Antônio de Jesus e Sapeaçu. Apesar dos diversos relatos em redes socias dos fortes tremores e da explosão, nem a Central de Políciais (Centel) nem o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil de Salvador tiveram notificações.



Com time reserva, Bahia encara nesse domingo (26) o Flamengo de Guanambi

Edigar Junio (bola) e Maikon Leite serão titulares contra o Flamengo de Guanambi (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)

Foram 31 jogadores utilizados e vários testes feitos com um só objetivo: observar o rendimento dos atletas antes das retas finais da Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. Neste domingo (26), às 16h, diante do Flamengo de Guanambi, no estádio 2 de Julho, será a última oportunidade para alguns atletas mostrarem que foram de fato aprovados no rodízio feito pela comissão técnica tricolor. Apesar do compromisso no estadual, o que vem logo em seguida é o que mais importa, já que na quarta-feira e no domingo da semana que vem o Bahia já enfrenta o Sergipe pelas quartas de final da Copa do Nordeste. Sequência que precede o primeiro Ba-Vi do ano,  dia 9 de abril, na Fonte Nova. Com uma base de equipe já definida, Guto resolveu poupar todo o time considerado titular para dar chance aos que atuaram menos em 2017 de mostrarem que merecem estar também nos grandes desafios que o clube terá daqui  para a  frente. Chance que o lateral-esquerdo Juninho Capixaba não quer desperdiçar. “Para a gente que não vem jogando é bom para ganhar um pouco mais de ritmo, apesar de já termos jogado bem no início do ano no rodízio, que foi bom. Mas agora o funil acaba começando e aqueles que se destacam mais vão estar na lista e sempre atuando. O jogador que estiver melhor vai trabalhar mais” afirmou Capixaba, confiante. Na sua posição especificamente, ele tem a concorrência de Pablo Armero, que está na seleção colombiana, e Matheus Reis, contratado por empréstimo do São Paulo. Para ele, no entanto, a disputa eleva o nível da competitividade no elenco. “Acho que a disputa vai ser sadia. Guto sabe o momento de todos, o melhor momento, e vai ficar a critério dele. A disputa vai continuar nos treinos, cada um respeitando o outro, é normal”, disse Juninho. Conforme indicou o sorteio da Copa do Nordeste, a possibilidade de ter Ba-Vi na semifinal da competição já mexe com o clima dos jogadores.  “É bom sim. Jogador gosta de clássico, é um jogo bom para os dois lados. A gente está preparado para os jogos grandes, são os melhores. Preferimos os jogos grandes”, concluiu o lateral, animado. Além de Juninho Capixaba, muitos jogadores vão ter oportunidade de ganhar ritmo de jogo diante do Flamengo de Guanambi. É o caso de Wellington Silva, Maikon Leite e Edigar Junio, por exemplo, que atuaram pouco em 2017. Os três são considerados “potenciais titulares”.  O Bahia deve entrar em campo com Anderson, Wellington Silva, Lucas Fonseca, Rodrigo Becão e Juninho Capixaba; Matheus Sales, Renê Júnior e Diego Rosa; Maikon Leite, Edigar Junio e Gustavo.



O estilo de João Alcântara, o chef surfista amigo de Neymar e agora namorado de sua ex

Rapaz ganhou fama ao ser assumido por Carol Dantas, a ex de Neymar e mãe do filho do jogador (Foto: Reprodução)

Aos 32 anos, João Alcântara é um destes novos fenômenos das panelas. O moço, que mora há cinco anos em Barcelona e tem como sócio o jogador Daniel Alves no restaurante Boteco Fogo, ganhou fama repentina ao ser “assumido” por Carol Dantas, a ex de Neymar e mãe do filho do jogador. O curioso é que não é de agora que João faz parte do circuito futebolístico, por assim dizer. O capixaba de Vitória, no Espírito Santo, já conhecia Neymar e já cozinhou algumas vezes para o craque. Em comum com o jogador brasileiro, além de Carol Dantas, o gosto refinado para vinhos, a paixão por tatuagens, a mudança constante de visual e um guarda-roupa cheio de estilo. Na cozinha e fora dela.



Já é possível fazer exames de sangue sem fazer jejum; entenda

(Foto: Reprodução)

A cultura do brasileiro invoca um ritual específico ao fazer exame de sangue: ficar sem se alimentar entre 8 ou 12 horas - a depender do tipo exame - acordar cedo e ir para o laboratório. No entanto, o jejum obrigatório, que vem desde 1970, começa pouco a pouco a ser deixado de lado após a publicação de um Consenso assinado por entidades médicas do Brasil que flexibiliza o jejum para os exames de Colesterol e Triglicérides. Com isso, o paciente agora tem duas novas obrigações ao receber a prescrição para coletar sangue: a primeira é perguntar ao médico se é necessário o jejum, e a segunda de ligar para o laboratório para se informar sobre as orientações para o exame. Ele também deve informar, na hora da coleta, se está ou não em jejum e por quanto tempo. A informação constará no laudo. As horas sem ingerir alimentos, que normalmente são um incômodo, sobretudo para idosos e crianças, ou para pessoas que seguem dietas específicas, como quem tem diabetes, foram flexibilizadas e os laboratórios estão em fase de adaptação.  Na prática, quem for fazer apenas exames de com perfil lipídico - que corresponde aos de Colesterol Total (CT), LDL-C, HDL-C, não-HDL- C e Triglicérides (TG) - , que servem para avaliar os riscos de doenças cardiovasculares, o jejum não é obrigatório e é possível coletar o sangue em qualquer hora. Para os demais exames, como os de Ferro, Fósforo, Tireoide, Glicose o jejum pode variar entre três e a oito horas, a depender do laboratório e do tipo de exame. A flexibilização, que já é realidade na Europa, se deu após uma série de estudos que comprovarem que as determinações de Colesterol Total, HDL-C, não-HDL-C e LDL-C não mudam significativamente se realizadas com o organismo alimentado ou no estado em jejum. Do grupo lipídico, há apenas mudanças nos níveis de triglicérides no estado alimentado. Neste caso, houve ajuste na tabela de referência. 



Malhada: Atleta morre horas após tomar uma cabeçada durante treino para jogo de futebol

Edimar Caldeira Filho, de 38 anos, chegou a se levantar após o acidente e ir para casa. Horas depois foi para o hospital, passando mal, onde acabou morrendo. Caso aconteceu em Malhada (Fotos: Folha do

Um jogador amador morreu na madrugada desta sexta-feira (24), após tomar uma cabeçada em campo de futebol de Malhada, sudoeste. O incidente aconteceu na tarde do dia anterior, durante um treino no distrito de Canabrava. Segundo informações apuradas, Edimar Caldeira Filho, de 38 anos (Mazin de Nego Caldeira), foi atingido quando dividiu uma bola com o colega identificado por “Tatú”. Após o choque, Mazin de Nego Caldeira, levantou ainda tonto e perdido. “Ele foi embora aparentemente bem, mas por volta das 22h00min, deu sinal que não estava bem e foi encaminhado ao hospital São Geraldo, onde morreu”, contou uma prima dele. Ao portal Folha do Vale, Tatú que também deu entrada no hospital São Geraldo, disse que foi muito rápido. “O choque aconteceu no ar, não sei se foi cabeça com cabeça. Ainda estou tonto”, disse Tatú. O hospital São Geraldo informou que Mazin morreu vítima de um Traumatismo, que nesses casos dificilmente escapar. “Tentamos uma vaga em Guanambi, mas não conseguimos. Uma fatalidade”, informou a direção.



Mercedes? Que nada! Ferrari acerta na estratégia, e Vettel vence o GP da Austrália

Britânico larga bem, mantém a ponta, mas fica preso no tráfego após parada nos boxes. Sem triunfar desde 2015, alemão conquista 43ª vitória na carreira. Massa ganha uma posição e termina em sexto (Fot

A Fórmula 1 voltou. Com ela, novos carros, novas regras e um novo vencedor. Contrariando as expectativas de quem dava como certa uma vitória da Mercedes, Sebastian Vettel roubou a cena e, impecável, triunfou no GP da Austrália, a primeira corrida da temporada 2017 de F1, na madrugada deste domingo. Ao pole Lewis Hamilton coube o papel de coadjuvante, com o segundo lugar, seguido pelo companheiro de equipe, Valtteri Bottas, em terceiro. Felipe Massa, que largou em sétimo, superou Romain Grosjean na largada, pulou para sexta colocação e manteve a posição até o final da prova no Circuito de Albert Park. Com o resultado, o tetracampeão, que não subia ao lugar mais alto do pódio desde o GP de Cingapura de 2015, conquista sua 43ª vitória na carreira, sendo a quarta pela Ferrari. A escuderia italiana não liderava o campeonato desde o final de semana do GP da Coreia do Sul em 2012. Mas o triunfo de Vettel teve um significado ainda maior para os fãs da F1, dando indícios de que 2017 pode ser o ano que marca o fim da dominância da Mercedes.



Brumado: Após sair do jogo, torcedor alcoolizado caí no Riacho do Bufão e tem que ser resgatado pelo SAMU 192

O fato atraiu um grande número de populares ao local (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

O índice de consumo de bebidas alcóolicas nos finais de semana é alto, acompanhando a tendência das cidades mineradoras, que, muitas vezes, pela falta de espaços de lazer, de cultura e turísticos, acabam lotando os bares. Dentro deste cenário, entra o futebol, onde a popular “cervejinha” é uma companheira inseparável. Então, foi justamente esse cenário de um fato que aconteceu por volta das 18h deste sábado (25), onde, um torcedor, identificado primeiramente como "Galego de Cristalândia", após ter saído do jogo que ocorreu no Estádio Gilbertão, acabou, depois de ser visto andando em zigue-zague e sentando ao lado das margens do Riacho do Bufão, que fica ao lado do estádio, caindo no riacho de uma altura de cerca de 2 metros e batendo a cabeça nas pedras. Rapidamente o SAMU 192 foi acionado e duas equipes chegaram logo ao local e, com a ajuda de populares, conseguiram retirar o homem que estava consciente. Segundo a equipe do SAMU 192 ele estava muito alcoolizado e não daria para fazer uma análise do seu quadro clínico, mas, a princípio, ele não apresentava risco de morte. No local da queda foi encontrado muito sangue, o que acende a possibilidade que o torcedor possa ter tido um traumatismo craniano. 



Brumado: Fiscalização irá se intensificar contra os táxis clandestinos

O suposto taxi clandestino foi autuado pela equipe do SMTT (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tomar um táxi em Brumado é fácil e tranquilo, mas ser transportado de forma segura e legal, já é mais complicado, pois existem muitos veículos que prestam esse serviço de forma clandestina. Vale ressaltar que não é UBER, pois, até onde se conhece, não existe essa nova tendência de transporte na cidade. Com isso a fiscalização, por parte do SMTT, está sendo mais rigorosa, o que deverá tirar de circulação os veículos que utilizam desse artifício. Na noite da última quinta-feira (23), dentre essas ações a equipe do órgão verificou um suposto táxi clandestino utilizando o ponto da Praça Capitão Francisco de Souza Meira. O veículo foi autuado, mas o suposto taxista não foi encontrado. O caso foi enviado para o superintendente André Cardoso que irá adotar as medidas cabíveis. O transporte clandestino em Brumado deverá ter a sua fiscalização ainda mais intensificada, já que órgão garante que irá buscar cada vez mais a segurança e conforto da população. 



Brumado: Diretor do Matadouro protesta contra o abate clandestino e não nega que estabelecimento pode fechar por causa disso

O Frigorífico e Matadouro de Brumado poderá fechar por causa do abate clandestino (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em meio as “tempestades” desencadeadas após a “Operação Carne Fraca” que foi realizada pela Polícia Federal, as questões envolvendo os frigoríficos nacionais ganharam uma grande atenção. Em Brumado, que já viveu episódios dessa natureza, como a “revolta dos açougueiros”, volta a viver um clima de tensão sobre essa situação. Visando esclarecimentos, a nossa equipe ouviu o diretor do Mafrib - Frigorífico e Matadouro de Brumado, Mauro Brito, o qual fez questão de ressaltar que “o abate clandestino que ainda é muito praticado em Brumado e região é um inimigo da população e representa um grande risco para a saúde pública”. Mostrando preocupação ele continuou argumentando que “o Ministério da Saúde vem divulgado relatórios sistemáticos, os quais mostram que inúmeras doenças contraídas pela população são derivadas do abate clandestino, doenças silenciosas e somatizadas que levam à morte lentamente”. Ele também fez outra denúncia séria ao relatar que “outra situação muito séria é a agressão ao meio ambiente, já que, os bois, quando são mortos, tem despejado no solo uma grande quantidade de sangue, o que causa a desertificação”. Questionado sobre os boatos de fechamento do frigorífico, ele respondeu que “eles têm sim procedência, pois temos a capacidade técnica para abater 300 bois por dia e hoje, devido ao alto índice do abate clandestino em toda a região, não estão sendo abatidos nem 40. Isso está causando um sério prejuízo que não está dando nem pagar os 85 empregados que possuímos, que podem a qualquer momento perder o emprego”. E encerrou destacando que “os órgãos iniciarão em breve uma grande operação de combate ao abate clandestino, pois do jeito que está não pode continuar, ressaltando que é a vida humana que está sendo colocada em risco”.