ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"



Brumado: Empresário é alvo de operação da PF e da Receita Federal

A equipe da PF juntamente com a Receita Federal realizando a operação (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma equipe da Polícia Federal, composta por 6 agentes e um delegado, acompanhados de um funcionário da Receita Federal iniciaram por volta das 06h45m uma operação em Brumado, a qual tem como alvo um empresário local. A equipe do 97NEWS acompanhou uma parte da operação realizada num estabelecimento comercial na Rua Mangiere, 155, no Bairro Santa Tereza, onde foi feita uma grande varredura no prédio (foto abaixo), com intuito de coletar provas e indícios de possível atividade criminosa. Nós buscamos saber mais detalhes da operação, mas o delegado só se restringiu a dizer que outros estabelecimentos do mesmo empresário, que ele manteve o nome em sigilo, seriam também investigados. Existe a possibilidade de que a operação esteja averiguando suposto ato de sonegação de impostos, mas isso também não foi confirmado. Nossa equipe está mantendo contatos com a direção da Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista e a qualquer momento iremos veicular novos detalhes da operação. 

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)


Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado participa de audiência no Ministério Público da Bahia

(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, 28 de março, o presidente do Poder Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, juntamente com a procuradora, Dra. Abiara Dias esteve em audiência no Ministério Público da Bahia com o objetivo de solicitar diversas demandas para Brumado. Uma das principais solicitações do parlamentar, constante da indicação nº 180/2017, protocolada junto ao Procurador de Justiça, Dr Zuval Gonçalves, representando neste ato a Procuradoria Geral, foi a nomeação de mais promotores públicos para o município.“Conforme Resolução do MP o município deveria contar com quatro promotores para atender a demanda da população, porém conta com apenas dois, gerando uma grande sobrecarga de trabalho”, destacou Léo Vasconcelos. Mediante a importância da solicitação o presidente da Câmara de Vereadores esteve acompanhado do Desembargador do TJ Bahia, Dr. Antônio Roberto Gonçalves, que endossou a necessidade de nomeação de promotores públicos para Brumado visto o grande número de processos.  O Procurador de Justiça, Dr Zuval Gonçalves foi muito receptivo com o pleito e se prontificou em encaminhar com a maior brevidade as reivindicações para a Procuradora Geral de Justiça do Estado da Bahia, Dra. Ediene Lousado. 



VCA: Motorista da PAX de Brumado morre após ter se envolvido em acidente na noite desta terça-feira (28)

A ambulância acabou caindo numa ribanceira após a colisão com um caminhonete (Fotocomposição: 97NEWS)

Uma notícia acabou trazendo tristeza para os brumadenses na noite desta terça-feira (28), já que um filho da terra acabou morrendo em um acidente ocorrido por volta das 19h40m no trecho da BA-262, na chegada de Vitória da Conquista, numa região que é popularmente conhecida como “Doze”. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o motorista, conhecido como “Joel Bocão”, que conduzia uma ambulância que pertence à Funerária Pax Nacional de Brumado, após um impacto com uma caminhonete, acabou indo para a ribanceira, onde o veículo, uma fiorino, acabou capotando. Ainda segundo informações, o motorista teria sido contratado recentemente pela empresa. O SAMU 192 foi acionado e chegou logo ao local, onde os socorristas fizeram todos os esforços para salvar a vida do motorista, mas, infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Não se sabe as causas do acidente e nem quem seria o responsável. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência, mas não tivemos acesso ao relatório, que poderia esclarecer o acidente. 



Mãe apela ao município para obter medicamento para seu filho que sofre de esquizofrenia

A mãe mostrando desespero com a situação mostra as receitas e faz apelo na busca de obter os medicamentos para os seus filhos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A dona-de-casa Lucia Maria dos Santos procurou a redação do 97NEWS para fazer um apelo à Secretaria Municipal de Saúde, em especial à Farmácia Básica, no sentido de obter os medicamentos para o seu filho, Lucas Mariano dos Santos, de 20 anos, o qual há cinco anos vem sofrendo com fortes crises de esquizofrenia. Segundo ela, esses medicamentos nunca faltaram na Farmácia Básica, mas, a partir desta nova gestão, está existindo uma grande dificuldade para obtê-los, o que vem agravando o quadro do seu filho, que vem se mostrando cada vez mais agressivo, ficando em certas, horas totalmente fora de controle. Ela relatou que tem ido constantemente ao setor e que sempre é informada que os medicamentos estão em falta e que não existe prazo definido para a chegada. Ela apela dizendo que “só Deus sabe o que estou passando. Esses medicamentos nunca faltaram e, agora, está muito difícil de conseguir, então eu apelo às autoridades para que nos ajude, pois tenho poucos recursos e a situação do meu filho vem se agravando, então, eu peço encarecidamente que atendam ao nosso apelo”. 



Moradores da Fazenda Jacaré denunciam crime ambiental com a derrubada de inúmeras árvores nativas

Várias árvores nativas vêm sendo derrubas segundo a denúncia feita pelos moradores (Foto: 97NEWS)

Um caso que está acontecendo na Fazenda Jacaré, zona rural do município de Brumado, começa a ganhar uma grande repercussão, o que vem assustando os moradores. Alguns deles procuraram a redação do 97NEWS para fazer a denúncia de um amplo crime ambiental que estaria acontecendo no local. Segundo eles um grupo de trabalhadores, composto por cerca de uns 10 homens, começou a abrir uma estrada num local ermo. Na empreitada inúmeros pés de árvores nativas foram derrubadas como juazeiros, aroeiras e umbuzeiros, os quais são protegidos por lei. A quantidade segundo a denúncia é grande, o que pode constituir um desmatamento criminoso em larga escala. Eles solicitam, com urgência, a presença do IBAMA no local para averiguar a situação. Além disso eles alegam que algumas propriedades foram invadidas sem permissão para a construção da estrada. Confira as imagens abaixo que comprovam a gravidade da situação: 



Não tem sorteio, matriculou, ganhou!

Foto: Divulgação

Cursos individuais com qualidade comprovada e certificado reconhecido em todo país. É hora de se qualificar. Não perca esta oportunidade! Cursos nas áreas de: Informática; Design Gráfico; Edição Profissional de Vídeos; Auxiliar Administrativo; Autocad; Manutenção em Computadores; Programação e muito mais. Matricule-se e ganhe na hora um óculos de Realidade Virtual. Rua Sargento Antenor Santos, 224-A, Bairro das Flores, Brumado (Próximo ao Supermercado Bom Preço). Informações (77) 3441-6542.



Anagé: Ônibus da Novo Horizonte cai em ribanceira na BA-262

Os passageiros muito assustados correram com seus pertences com medo de uma possível explosão (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um novo acidente envolvendo um ônibus da empresa Novo Horizonte acconteu no final da tarde desta segunda-feira (27). Segundo as primeiras informações o veículo caiu numa ribanceira que pertence ao conglomerado da Serra do Engano, na BA-262, próximo ao município de Anagé. Segundo relatos passados à nossa redação, um passageiro teria ficado ferido, o qual estava descansando dentro do ônibus e ao perceber que ônibus estava indo para a ribanceira, pulou do veículo e bateu a cabeça. Os outros passageiros ficaram muito assustados, alguns em pânico e os que puderam saíram correndo às pressas do ônibus, com medo de uma possível explosão. 



Brumado: Denúncia aponta para suposto sucateamento da estrutura do HMPMN; secretário nega

O HMPMN volta a ser alvo de denúncias de usuários do SUS (Foto: 97NEWS)

A Saúde Pública em Brumado foi elencada novamente como prioridade, mas não de forma global, mas sim na instalação da UTI, que além dos altos custos, envolve um processo burocrático muito complexo. Nesse intervalo de espera, contudo, segundo inúmeras denúncias passadas aos órgãos de imprensa locais, a situação do HMPMN – Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, não é das melhores, já que relatos expõe um quadro de possível sucateamento, de descaso e de falta de compromisso com a coisa pública, o que entra em choque com a filosofia da atual administração municipal, que, poderia, na ansiedade de colocar a UTI logo em funcionamento, estar provocando uma grande incongruência, ao melhor estilo “casa de ferreiro, o espeto é de pau”, já que estaria sacrificando a estrutura do hospital para que isso aconteça. Essa hipótese ganhou ainda mais força após uma denúncia publicada em uma rede social pela brumadense Joselita Santos, que não poupou críticas à gestão. Segundo o seu relato, ela presenciou cenas desagradáveis durante o atendimento que recebeu nesta segunda-feira (27).

A usuária do sistema não poupou críticas à situação encontrada (Fotos: Reprodução)

 

“Comprovei o descaso na área de Saúde em Brumado, com demora no atendimento, mesmo sem ter outros pacientes para serem atendidos. Tive que tomar injeção em pé, pois não tinha escada para dar acesso à maca”, relatou e subiu o tom a disparar que “a situação de precariedade se estende à área de atendimento, onde os poucos acentos que restam não apresentam as mínimas condições de higiene, se tornando fontes de transmissão de bactérias e doenças”. E finaliza com uma frase questionadora ao citar que “o que mais me incomoda é que são problemas fáceis de serem resolvidos, basta apenas boa vontade do gestor em cumprir o seu papel de zelar pelos bens e serviços públicos”. Além dessas denúncias, a nossa redação recebeu outras da falta de ar condicionado no setor de Pediatria, falta de aparelhagens e outras situações que corroborariam para a hipótese do sucateamento.

 

O secretário municipal de Saúde, Claudio Feres garantiu que as denúncias não procedem e a estrutura do HMPMN está dentro da normalidade (Fotocomposição: 97NEWS)


Visando buscar maiores esclarecimentos sobre a situação apresentada, o 97NEWS falou com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, o qual iniciou a sua defesa falando que “primeiramente quanto a situação das cadeiras, elas são trocadas a cada seis meses, e, agora, já está chegando na hora de trocar, estamos cientes disso, mas tem que ser ressaltado que o fluxo de pessoas no hospital é muito grande e, com isso, a estrutura das cadeiras acaba sendo danificada”. Sobre a situação de suposto sucateamento ele foi veemente ao afirmar que “de forma nenhuma isto está acontecendo, pois temos feitos todos os procedimentos de manutenção, inclusive dos aparelhos de ar-condicionado, os quais foram todos trocados no final do ano passado”. Ele ainda fez questão de salientar que “de forma alguma a implantação da UTI irá prejudicar a estrutura do hospital, muito pelo contrário, irá melhorar ainda mais, mas que fique bem claro, que são processos distintos, que não interferem negativamente um no outro e sim de forma positiva”.

 

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Previsão de período chuvoso traz esperança e alívio para os moradores do meio rural

O tempo amanheceu bem nublado em Brumado nesta terça-feira (28) com fortes possibilidades de precipitações pluviométricas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A palavra desespero, pode ser interpretada como estar à beira da desesperança e, essa interpretação poderia exprimir o quadro de milhares de moradores do meio rural de Brumado, que, em inúmeros relatos vêm apontando o atual momento como uma das piores estiagens da história do município. Em relatos regionais, divulgado inclusive na mídia, alguns locais como Vitória da Conquista estariam vivendo a pior estiagem dos últimos 100 anos, o que mostraria a gravidade da situação. Então, mesmo que para alguns, pareça sensacionalismo da mídia, o atual momento é de intensa aflição para milhares de famílias que residem na zona rural de Brumado, pois com o déficit da operação carro-pipa, a queda da oferta do lençol freático, - que de tanto ser explorado com a abertura de milhares de poços artesianos espalhados pelo município, vem dando sinais de enfraquecimento -, o cenário estava ficando desolador. Mas, uma grande notícia dada pelos institutos de meteorologia da Bahia trouxe um grande alento para essas famílias aflitas, já que a previsão aponta para um índice pluviométrico de cerca de 100 mm até a próxima terça-feira (04). Nessa terça-feira (28), o tempo amanheceu muito nublado em todo o município, como grandes possibilidades de pancadas de chuva, o que pode amenizar a situação de várias localidades que quase não foram agraciadas com precipitações pluviométricas nos últimos meses. Confira gráfico abaixo: 

(Reprodução Seagri)


Seca: Rio de Contas já começa a secar em alguns municípios da Bahia

(Fotos: Reprodução)

Rio de Contas já estaria secando em vários locais da Bahia, o que acende o alerta do desabastecimento para várias cidades que são atendidas pelas águas desse rio. No municipio de Manoel Vitorino, a situação vem se agravando muito já que a pouca água que ainda sobra desse rio, as famílias aproveitam para tomar banho, cozinhar, lavar. Mas, assim como as plantações e os gados, o rio também vem sendo atingido pela seca, causando mais aflição para as famílias que têm nele uma fonte de sobrevivência. “Peço a Deus que mande chuva, porque, se esse rio secar, será mais um sofrimento para nós. A vida de quem mora na zona rural não é fácil”, conta o morador de Manoel Vitorino. Segundo a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, até o final de abril serão entregues ao referido município 298 cisternas com o acompanhamento e orientações às famílias sobre o uso racional de água. Essas famílias serão capacitadas, ainda de acordo com informações do órgão, com ajuda de técnicos habilitados a construir esses equipamentos.

 



Salvador: USP descarta tremor sísmico e hipótese de explosão de meteorito ganha força

Universidade de São Paulo sugeriu ainda que jatos da Aeronáutica também poderiam produzir os efeitos do fenômeno, mas a FAB negou exercícios no horário do incidente.(Foto: Reprodução)

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) divulgou uma nota na na noite deste domingo (26) sobre os tremores e estrondos sentidos e ouvidos em Salvador e região metropolitana, além de algumas cidades.De acordo com a nota, “caso as vibrações tivessem sido causadas por um tremor de terra, o tamanho da área de percepção teria um raio de 20 km, e indicaria uma magnitude de pelo menos 3 na escala Richter”, porém, a Rede Sismográfica Brasileira não registrou qualquer sinal que pudesse ser associado a um abalo sísmico nessas localidades. A nota ainda diz que “os tremores e trepidações ainda não têm uma causa conhecida, mas uma possível linha de investigação sugerida é a quebra de barreira do som por jatos da Força Aérea nacional”. Entretanto, a FAB informou que não houveram operações ou exercícios sobre a capital baiana, no momento do incidente.



Dire Straits se apresenta em Salvador dia 12 de maio

(Divulgação)

A banda de rock inglesa Dire Straits desembarca pela primeira vez no Brasil e inicia sua turnê no mês de maio. Sucesso nos anos 70, 80 e 90, a Dire Straits passará por São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Recife. Na capital baiana, a apresentação da turnê Dire Straits Legacy (DSL) acontece no dia 12 de maio, na Arena Fonte Nova, a partir das 21h. Formada em 1977 por Mark Knopfler, David Knopfler, John Illsley e Pick Withers, a Dire Straits surgiu em meio ao ‘boom’ do punk rock. Os músicos, porém, preferiram explorar as sonoridades do rock clássico, conquistando público em vários países do mundo. A banda ultrapassou a marca de 100 milhões de discos vendidos mundialmente. Da formação original, a DSL tem apenas o baterista Pick Withers. O projeto segue formado por Phil Palmer, Danny Cummings, Jack Sonni, Mel Collins, Marco Caviglia, Primiano Dibase e Maurizio Meo. A nova formação não inclui o antigo líder, Mark Knopfler.Os ingressos custam R$80 e R$140 e começarão a ser vendidos na quarta-feira (29) nos balcões de ingressos dos Shoppings.



Central de Regulação informa munícipes sobre apresentação de documentos obrigatórios

(Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde - SESAU, através da Central de Regulação e Marcação de Exames Ambulatoriais, informa aos munícipes que, a partir do dia 03 de abril de 2017, será obrigatória a apresentação de documentação específica para marcação de exames. Os documentos exigidos serão: Cartão do Sistema Único de Saúde - SUS, Cartão da Família, Comprovante de Residência e Documento de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento. Cabe salientar a importância da disponibilização de número de telefone para contato. A obrigatoriedade da apresentação dos documentos visa organizar a marcação e proporcionar o adequado acesso dos usuários às consultas e procedimentos ambulatoriais, garantindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados no órgão.



Secretário Municipal de Meio Ambiente emite nota de esclarecimento sobre episódio da agressão e reafirma admiração e respeito pelos professores

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Cunha Vasconcelos. apresentou seus esclarecimentos sobre o episódio (Foto: Divulgação)

O Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Cunha Vasconcelos, vem por meio desta nota de esclarecimento lamentar o ocorrido envolvendo a sua pessoa e um professor da rede municipal de ensino. O incidente aconteceu na última sexta-feira (24), logo após o término da sessão extraordinária realizada na Câmara de Vereadores de Brumado para votação do Projeto de Lei 004/2017. Na oportunidade, com os ânimos exaltados por conta da aprovação do referido projeto, uma parte do público presente na plenária dirigiu xingamentos e insultos ao secretário, que já estava se retirando do local, assim como os demais. O episódio saiu do controle e um professor da rede municipal de ensino agrediu fisicamente o Secretário, após trocas de agressões verbais, que se tornou recorrente nas sessões da Câmara com a tramitação do projeto de lei 004/2017. O Secretário lamenta que o professor agressor, que deveria ensinar com palavras e gestos, tomado por sentimentos pessoais (embargo e demolição de parte de seu imóvel invadindo via pública - foto abaixo) contra o seu pai, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, tenha agido daquela maneira e, ainda, ter divulgado que estava a defender a categoria, como se o secretário tivesse agredido fisicamente qualquer professor. O Secretário lamenta e esclarece, que, na condição de ser humano, apenas reagiu a ofensas desproporcionais e desrespeitosas proferidas contra seu pai e família. O debate de ideias é importante dentro da democracia, mas as divergências de opiniões, em hipótese alguma, pode dar suporte às agressões físicas. O secretário disse ainda que tem profundo respeito pelos professores e que o incidente foi um fato pontual, fruto das circunstâncias e de um momento de extrema pressão. Por fim, reafirma a sua admiração pela categoria e pelo seu histórico de lutas

(Foto: Reprodução Google Earth)


Brumado: Dia Mundial da Água é marcado por realização de plenária

Foto: Divulgação

Fazendo referência ao Dia Mundial da Água e no sentido de discutir a disponibilidade e uso dos recursos hídricos na Bacia do Alto Contas, bem como a transposição daqueles recursos para a Bacia do Antônio, foi realizada no último dia 22 de Março, a Plenária do Dia da Água, no Auditório do CMEAS, Cidade de Brumado. Promovida pela Associação Divina Providência e pelo MODERA, a Plenária teve a participação de movimentos sociais, associações, sindicatos, instituições filantrópicas e do público em geral. A Plenária foi aberta pelo Secretário Geral do MODERA, Jorge Valério Gomes, que também fez uma exposição sobre a crise de abastecimento de água na Cidade de Brumado, no período de 1998 a 1999 e a ameaça da diminuição da quantidade e qualidade da água da Barragem de Cristalândia, em decorrência da expansão do agronegócio à montante, o qual poderá ainda degradar a Caatinga e acelerar o processo de desertificação na Bacia do Alto Contas. A palavra foi franqueada aos membros da Plenária e pôde-se destacar questões como o odor da água que vem sendo distribuída à população da Cidade de Brumado nos últimos meses; o assoreamento dos rios; a expansão e os impactos do agronegócio; a abordagem das lutas dos movimentos sociais em sala de aula; o trabalho com os educandos sobre a situação da água; a importância da EMBASA no serviço de tratamento e distribuição da água; o direito à água e o seu aproveitamento e os projetos da ASA para a convivência com o Semiárido. Ao final da Plenária foi apresentada a proposta de se realizar audiência pública com as presenças da EMBASA e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, a respeito da qualidade da água que vem sendo distribuída à população de Brumado. Outra proposta apresentada foi a de se mover ação judicial contra o INEMA, em decorrência de licenças concedidas a empreendimento do agronegócio no Município de Piatã, contrariando deliberação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas.    



De Olho na Ostentação: Receita Federal está fazendo 'pente-fino' nas redes sociais para identificar sonegadores

(Divulgação)

A Receita Federal informou que está usando mais as informações obtidas em redes sociais para seleção de contribuintes para fiscalização. A ideia é identificar bens e pessoas usadas como "laranjas" para a ocultação de patrimônio.De acordo com a Receita, estas informações ajudaram a notificar cerca de dois mil contribuintes com valor sonegado da ordem de R$ 1 bilhão. Um exemplo dado pela Receita é a de um dependente de contribuinte que falou em redes sociais sobre bens do pais, que estava sendo fiscalizado.



SMTT e CME iniciam a vistoria dos ônibus que fazem o Transporte Escolar em Brumado

O superintendente André Cardoso juntamente com a equipe do SMTT iniciando a vistoria nos ônibus escolares (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como acontece todos os anos, a Prefeitura Municipal de Brumado realiza a vistoria dos ônibus que fazem o transporte escolar, visando a melhor qualidade dos serviços. Neste ano de 2017, a vistoria se iniciou nesta segunda-feira (27), na Praça Coronel Zeca Leite. Desta feita a vistoria está sendo feita pela SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes e pelo CME - Conselho Municipal de Educação (foto abaixo). A meta é vistoriar cerca de 20 ônibus por dia, fazendo com que a vistoria termine nesta sexta-feira (31), já que são, ao todo, 76 ônibus que fazem o transporte escolar em Brumado. Segundo o superintendente André Cardoso, os ônibus que forem vistoriados e não atenderem a 100% das normas de segurança. terão 8 dias para se normalizarem e, caso não o façam, serão retirados de circulação. O superintendente ainda garantiu que muitos avanços no setor foram constatados, o que trará ainda mais a qualidade aos serviços. 

 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


MPF defende indisponibilidade de bens de prefeita de Itaetê (BA)

(Foto: Divulgação)

O Ministério Público Federal (MPF) pede que seja indeferido o agravo de instrumento interposto pela prefeita do município de Itaetê (BA), Lenise Lopes Campos Estela. A prefeita não concordou com a Vara Federal de Jequié/BA, que decidiu pela indisponibilidade de seus bens e de outros envolvidos em virtude de desvio de recursos públicos e superfaturamento de licitações. A prefeita está envolvida em fraude do procedimento de licitação para a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Alfredo Pereira ao contratar diretamente a empresa Eli Santana Bispo – ME e, assim, frustrar o caráter competitivo do certame. Lenise Lopes sustenta ser parte ilegítima, diante da falta de demonstração de que tivesse conhecimento da suposta fraude. Segundo ela, não há indícios que justificassem a indisponibilidade dos bens até o limite de R$ 557.462,52, que corresponde ao valor do dano mais multa civil. Defende, ainda, que há ilegalidade da constrição de bens para eventual pagamento de multa civil. Houve decisão liminar que deferiu parcialmente o pedido de diminuir os efeitos da decisão que decretou a indisponibilidade dos bens da prefeita, com a finalidade de garantir o pagamento de multa civil, considerando apenas o valor do dano, R$ 185.820,84. Para o MPF, entretanto, a indisponibilidade de bens deve garantir não só o pagamento da multa civil, mas o ressarcimento ao erário. A decisão baseou-se em elementos de ordem material que demonstraram sérias irregularidades no procedimento licitatório, que teriam propiciado danos, não somente pelo valor que supostamente foi pago sem a prestação de serviço (R$15.833,16), mas também em relação ao valor do contrato (R$ 185.820,84), não havendo que se falar de excesso de constrição. Quanto à indisponibilidade de bens, a Lei nº 8.429/92 deixa claro que, quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.



Brumado: Secretário de Infraestrutura fala sobre o projeto de recuperação das vias públicas da cidade

O secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, garantiu que um amplo serviço de recuperação das vias públicas de Brumado será realizado em breve (Foto: 97NEWS)

Um dos grandes desafios do setor de infraestrutura urbana de Brumado é a situação precária de uma grande parte das ruas e avenidas da cidade, o que vem dificultando sobremaneira a mobilidade urbana, além dos riscos de acidentes que aumentam constantemente.  Diante disso, a nova administração, confirmou essa tendência por meio do secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, o qual foi ouvido pela nossa equipe e logo de início relatou que “realmente o projeto de recuperação das ruas e avenidas de nossa cidade é um grande desafio, mas já estamos elaborando um grande planejamento nesse sentido, e, assim que o processo licitatório for concluído iremos colocá-lo em prática, possivelmente já no próximo mês de abril”. Questionado sobre situação dos bairros Baraúnas e Olhos d’Água ele citou que “conhecemos a situação, já fomos lá e fizemos o levantamento para sabermos quais as ruas que podem receber pavimentação asfáltica, as que não puderem serão recuperadas com paralelepípedos” e fez questão de assegurar que “os serviços serão feitos com o máximo de respeito ao dinheiro público e com a melhor qualidade possível, disso não abrimos mão”. E sobre a questão dos esgotos estourados em diversos locais da cidade, ele relatou que “os que estiverem nessas condições de rompimento, serão recuperados, mas, nos locais que terão que ser construídas novas redes não serão feitos, pois é uma atribuição da Embasa”.