ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

Conquista: Estuprador e homicida morre em confronto com a PM na zona rural. Povo aplaudiu

Moradores reagiram com aplausos à ação dos policiais militares, que encerrara a carreira criminosa de Leandro Silva Campos, de 33 anos, na noite desta sexta-feira (3).

Aplausos e alívio. Parece sórdido, mas essa foi a reação dos moradores do Povoado do Baixão, Município de Vitória da Conquista. Foi após uma guarnição da 92ª Cipm (Companhia rural) entrar em confronto e balear um perigoso criminoso que morava na localidade, por volta das 18h30 desta sexta (3). No final da tarde o Cicom – Centro Integrado de Comunicação das Policias recebeu uma denúncia que o estuprador e homicida estaria ameaçando moradores. De imediato uma guarnição foi deslocada ao Baixão, obtendo êxito na localização de Leandro Silva Campos, de 33 anos. Porém, o criminoso reagiu à abordagem policial, atirando contra os militares. Houve revide e Leandro foi baleado. A polícia ainda levou o criminoso para o hospital de Base, onde foi constatada a morte.



Bando de encapuzados explode carro-forte em ataque na rodovia BR-235

(Foto: Reprodução)

Um ataque promovido por bandidos destruiu um carro-forte da empresa Preserve nesta sexta-feira (3), na BR-235.O atentado ocorreu no trecho do distrito de Santana do Sobrado, nas proximidades do município de Casa Nova, no Norte da Bahia. Informações preliminares apontam para a participação de pelo menos dez homens na investida criminosa. Encapuzados, os bandidos interceptaram o veículo e renderam os seguranças. Diversas partes do carro-forte ficaram espalhadas pela rodovia após o grupo utilizar explosivos para arrombar o cofre. Conforme foi relatado pelos seguranças, depois do ataque, os assaltantes fugiram em duas picapes e um carro de passeio em direção a Petrolina-PE. O valor da quantia roubada ainda não foi divulgado. 



Presidente do Legislativo garante que PLs do Executivo entrarão na pauta da próxima segunda-feira (06)

Léo Vasconcelos confirmou a previsão (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Na sessão da próxima segunda-feira (06) os cinco projetos de lei de autoria do poder executivo, entrarão na pauta de votação. A decisão de colocar em pauta se deu por deliberação da maioria dos vereadores que compõem o legislativo brumadense. Léo Vasconcelos, presidente do legislativo, para a definição da pauta ouviu democraticamente cada um dos vereadores, que demonstraram, após reuniões realizadas com os representantes de classe e também com o poder executivo, não apresentarem mais dúvidas sobre os projetos, tendo conhecimento sobre o conteúdo de cada um deles, independentemente do posicionamento relativo a votação favorável ou contrária a aprovação dos projetos de lei.“A colocação dos projetos na pauta de votação não significa que não estaremos mais abertos a discussões, assim como já efetivamos várias reuniões anteriormente, ficaremos disponíveis a outras que se fizerem necessárias”, frisou Léo.



Brumado: Campus do IFBA realizará programação no dia da mulher

Foto: Reprodução

Com o tema "Dia Internacional da Mulher é Dia de Luta", uma programação especial será realizada no IFBA Campus Brumado, no próximo dia 08. O evento tem o objetivo de trazer à comunidade interna e externa do município, uma discussão crítica e reflexiva sobre os vários formatos de violência impregnados na sociedade. Levantar discussões referentes à violência física, simbólica, estupro, assédio, feminicídio, machismo é de suma importância. O evento é gratuito, será realizado no auditório do IFBA e terá programação nos três turnos. Às 08h será realizada uma roda de conversa ”Violência Contra a mulher e suas categorias“, com a participação da psicóloga Roberta Borges, da assistente social Terezinha Janine Caldeiras Rocha e uma advogada. No período da tarde, às 14h, haverá Cine debate, com exibição do filme “As Sufragista” e debate com os convidados, Érica Taynara Alves dos Santos Dutra  e Getúlio Rocha Silva. O encerramento do evento será com um momento cultural, às 19h, com a peça teatral Artviva, e também com um concurso de poesia. As inscrições já poderão ser realizadas até o dia 07/03, no próprio Campus, na COPEXI (Coordenação de pesquisa e extensão e inovação). Cada participante do concurso deverá trazer três cópias da poesia, de autoria própria e baseada no tema "Mulher". Os três primeiros lugares serão premiados.



Gol 1.0 Confortline acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Foto: Divulgação

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar Gol 1.0 Confortline, 2014/2015, completo, único dono. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. Taisan Autos, Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.



Embasa Informa: Problemas operacionais reduzem abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras

Foto: Arquivo/97news

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido a problemas operacionais no ponto de captação de água bruta localizado na barragem de Cristalândia, o fornecimento de água no Sistema Integrado de Abastecimento de Brumado, que também atende ao município de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente reduzido. A Embasa já está trabalhando para corrigir o problema e restabelecer a demanda usual destas duas cidades. O abastecimento deverá ser restabelecido de forma gradativa ao longo da noite desta sexta (03) e a regularização do fornecimento de água deve acontecer em até 24 horas. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. A Embasa recomenda ainda a utilização racional da água armazenada. Em caso de informações a população pode ligar para o Teleatendimento Gratuito 0800 0555 195.



Elias 'Piau' solicita manutenção e reparos em brinquedos de praças públicas

O vereador mostrou a sua preocupação com a situação dos equipamentos públicos (Fotos Ascom | CMB)

Através da indicação n° 093/2017 o vereador Elias Piau solicitou do executivo municipal, que através da secretaria municipal de infraestrutura realize a manutenção e os reparos necessários nos brinquedos e equipamentos das Praças Coronel Zeca Leite, Heráclito Cardoso e Manoelita Gama. O parlamentar argumentou que as praças são locais de lazer para as crianças que podem brincar em segurança e também para os adultos, que utilizam os equipamentos para realização de atividades físicas. Piau salientou que esteve visitando as referidas praças e pode observar que apresentam a necessidade urgente de manutenção já que apresentam brinquedos e aparelhos quebrados que podem causar acidentes com os usuários. “Estes locais são de grande importância para nossa comunidade e precisam de manutenção e conservação para que possam ser utilizados com segurança”, frisou. 



Sessão itinerante em Umburanas é cancelada em razão de falecimento na comunidade

(Divulgação)

A sessão itinerante que seria realizada hoje (03.03) em Umburanas, dando início ao projeto “Câmara Itinerante” foi cancelada em razão do falecimento da Sra. Naliane Alves Lopes Teixeira moradora da comunidade.A Câmara Municipal de Vereadores informa que nova data será agendada para realização do evento ao tempo em que externa sentimentos de pesar e solidariedade a toda família enlutada.  



‘Esses projetos do Executivo beiram o absurdo e afrontam a Democracia’, afirma vereador Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro teve um pronunciamento linear à sua postura política em defesa dos servidores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT), o qual tem sobre si um histórico de coerência política, deu novamente mais uma demonstração de sua firmeza como parlamentar, fazendo uma defesa muito consistente em defesa dos servidores públicos municipais que lotaram as dependências da Câmara de Vereadores de Brumado na noite desta quinta-feira (02). Usando de uma argumentação, segundo ele, baseada nos anseios populares, o vereador fez um pronunciamento abrangente sobre o impasse que se estabeleceu com o envio de alguns projetos de lei oriundos do executivo municipal. “Gostaríamos de estarmos aqui para votarmos projetos que reforçassem e dessem maiores garantias aos guardas municipais, aos professores e a todos os servidores públicos, mas, infelizmente o que estamos presenciando é o oposto. Então diante disso não podemos nos calar diante de tais fatos que beiram o absurdo e que parecem surreais”, destacou Zé Ribeiro. Muito seguro ele ainda citou que “absurdos como tirar do calendário feriados religiosos dos mais representativos da nossa cidade como o de São Sebastião, que é um patrimônio cultural e religioso de nossa gente”. Ele ainda fez questão de relatar que “não podemos aceitar que projetos como esses, que são antidemocráticos, que ferem a Constituição venham a ser colocados goela abaixo aqui nessa Casa, por isso estamos aqui garantindo a nossa posição contrária a eles. Esperamos que o bom senso possa imperar e fazer com que eles não voltem mais à pauta. O prefeito passa, os vereadores também, mas os servidores públicos permanecem e terão a nossa defesa, pois não podemos permitir a terceirização do funcionalismo”. 



‘Chegou ao limite, não somos fantoches, somos seres humanos’, desabafam moradores da Vila Presidente Vargas

A situação do rompimento do esgoto fez com que os moradores perdessem a paciência (Fotos: 97NEWS)

As situações, sempre comuns em Brumado, envolvendo rompimentos de sistemas de esgotos, está fazendo com que uma parte dos munícipes venham a perder a paciência e soltar a “bílis da indignação”, já que as entidades que seriam para cuidar da vida das pessoas e dar uma melhor qualidade de vida para as mesmas, acabam promovendo uma decepção coletiva. Esse seria o caso dos moradores da Vila Presidente Vargas, mais especificamente os que moram próximo à Praça Saldino Lopes. Em relatos passados à redação do 97NEWS, eles não escondem a sua frustração diante de um problema que, a cada dia que passa, se torna mais crônico. Segundo eles a Embasa e a Prefeitura de Brumado estão fazendo eles de fantoches, já que está existindo um “jogo de empurra” entre as instituições, enquanto que o problema de um rompimento de esgoto nas proximidades da referida praça só aumenta. “Já cansamos de esperar para resolver nosso problema. O mau cheiro é cada vez pior e ninguém pode mais ficar sentado na calçada. O almoço e a janta já perdeu o sabor, nossa cabeça dói todos os dias com esse odor insuportável”, descrevem os moradores que ainda sobem o tom e desabafam dizendo que “será até aquando vamos conviver com isso? Entra prefeito e sai prefeito e a mesma coisa. Nós vamos na prefeitura e eles dizem que é com a Embasa. Vamos na Embasa e eles nos garantem que é com a prefeitura. Não somos fantoches para ficar indo para lá para cá. Que se resolva o quanto antes essa situação, pois pagamos os nossos impostos e estamos buscando tão somente os nossos direitos como cidadãos”. 



Morre, aos 58 anos, Paulo Mascena. Ele lutava bravamente contra um câncer

(Foto: Reprodução)

Ocorreu na madrugada desta sexta-feira (030 o falecimento do produtor cultural e assessor Paulo César Mascena, aos 58 anos de idade. Paulo Mascena estava internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, recebendo tratamento contra um câncer. O quadro se agravou e ele acabou não resistindo. Mascena era um dos mais conhecidos produtores culturais da região, incluindo participação na diretoria do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. Também atuou como assessor de Edigar Mão Branca. A família ainda não revelou locais de velório e sepultamento.

 



Tecnologia: Facebook lança nova ferramenta para prevenir suicídios

Foto: Reprodução

O Facebook usará inteligência artificial para prevenir suicídios. A plataforma, que há muito tempo colabora com associações que trabalham na causa, introduziu um novo instrumento para reconhecer postagens de pessoas que demonstram sinais de alerta e tendência a tirar a própria vida.  O sistema se aplicará aos vídeos ao vivo, o Facebook Live, e a seu serviço de bate-papo Messenger. Quem assistir a um vídeo de alguém com intenções de suicídio poderá entrar em contato com o autor dele e enviar alertas.  Ao mesmo tempo, o usuário em perigo terá opções mais visíveis para pedir ajuda a amigos e a profissionais. O site também disponibilizará uma linha de ajuda para quem denunciar o vídeo. Segundo Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, o suicídio é a segunda principal causa de morte para jovens entre 15 e 29 anos de idade no mundo. "Previnir o suicídio é complicado, mas os especialistas dizem que uma das melhores maneiras para ajudar quem está em perigo é fazer essa pessoa sentir que há pessoas que se importam com ela", explica. A iniciativa é um passo a mais no combate à prática. No mês de junho do ano passado, a rede social já tinha disponibilizado uma opção que permite aos usuários colocarem um sinal de alerta em postagens de amigos que poderiam estar em risco.



Brumado: Caminhão roubado com placa de Cubatão/SP é recuperado pela Polícia Militar

O caminhão e os dois indivíduos que estavam de posse do mesmo foram levados para a DPT (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Um caminhão Mercedez Bens 1111, vermelho, placa policial BXE – 4357 – Cubatão-SP, que transitiva pelas ruas de Brumado na tarde desta quinta-feira (02), acabou chamando a atenção e fazendo com que uma denúncia anônima fosse passada para a Polícia Militar. Ato contínuo, uma guarnição foi até a Av. Coronel Santos, local onde ele estava estacionado próximo ao Posto Meira e, chegando lá exatamente às 16h51m, verificou dois indivíduos dentro do veículo. Após a checagem via MOP, ficou comprovado que o caminhão era roubado. Diante disso José Marcelino Ferreira da Silva e Marciel Silva Macedo, foram levados juntos com o caminhão para a DPT para dar explicações sobre o fato. O caminhão foi apreendido e já estaria à disposição do proprietário. 



Salvador: Santinha, de Léo Santana, é escolhida a música do Carnaval 2017

Pesquisa ouviu mais de 1 milhão de pessoas (Foto: Ednaldo Pinto/Agência Hacck)

Finalmente saiu a música do Carnaval 2017, Santinha, de Léo Santana, levou o troféu de primeiro lugar segundo pesquisa que elege todos os anos o maior hit do Carnaval de Salvador na opinião do público. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2) e a pesquisa foi coordenada pela empresa P&A Instituto de Pesquisa. "Santinha" composição de Léo Santana e Rafinha Queiroz, e interpretada pelo próprio Léo, foi a mais votada pelos internautas. Entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março, foram 1,2 milhões de votos para a escolha da música do Carnaval 2017. O segundo lugar ficou para a música "Taquitá", de Thierry, Samir Andrade e Breno Casagrande, e interpretada por Claudia Leitte. Já o a terceira música, na opinião do público, foi "O Doce", de Filipe Escandurras e Gigi, interpretada por Ivete Sangalo. Em sua página nas redes sociais, Léo Santana agradeceu ao público. "Quero agradecer primeiramente a  Deus e depois a todas as pessoas que votaram em Santinha como melhor música do Carnaval. Esta música foi uma verdadeira bênção na minha vida. Estou muito feliz. Agora é só correr para comemorar. Tamo junto", comentou o artista ao saber da vitória.  



Brumado: ‘O prefeito quer asfixiar e acabar com o funcionalismo público’, afirmam líderes sindicais em sessão lotada do Legislativo

A presença maciça dos servidores públicos deu um tom ainda mais intenso à sessão (Foto: 97NEWS)

“O prefeito de Brumado quer acabar com todos os funcionários públicos de Brumado”, esse foi o tom que imperou nos discursos proferidos na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (02). Com uma das maiores lotações de usa história, composta na grande maioria por funcionários públicos, especialmente dos guardas municipais e professores ligados à APLB, a Casa Legislativa viveu um clima de forte pressão, já que a insatisfação dos servidores é muito forte, tanto que os sindicatos que representam grande parte do funcionalismo, Sindsemb; APLB e SindGuardas, não pouparam críticas ferrenhas à postura adotada pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que, segundo eles, está sendo anticonstitucional, ao enviar para o Legislativo Projetos de Lei para serem votados, os quais buscam, segundo os sindicalistas, acabar com o concurso público e transformar a prefeitura numa espécie de entidade privada, com a grande maioria dos serviços terceirizados. Discursos inflamados, inclusive feitos antes da sessão começar, deram um tom de tremenda insatisfação e serviram para pressionar os vereadores no sentido de votarem contra o projeto, que segundo os sindicalistas tem o único objetivo de sufocar e ceifar os servidores públicos, atingindo também a sociedade brumadense. O vereador Santinho (PTC) começou a fazer a defesa dos projetos e levou uma sonora vaia, deixando o clima ainda mais intenso. Agora não se sabe se os projetos que não entraram na pauta de ontem (02), retornarão na segunda-feira (06). Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, eles retornarão e, caso isso aconteça, a presença dos servidores e dos sindicatos poderá ser ainda maior. 



Luto na Rádio Regional: Morre em Conquista a radialista Sara de Castro

(Foto: Divulgação)

Morreu no final da tarde desta quinta-feira, 2, a radialista Sara de Castro. Ela estava internada há três dias. Na segunda-feira (27), quando estava em companhia de amigos, a locutora da UESB FM, sofreu um AVC Hemorrágico. Ela foi encaminhada ao hospital IBR. Os médicos viram a imediata necessidade de internamento em uma UTI para seguir com o tratamento. Como não havia vaga disponível na UTI do Hospital Regional de Base, Sara ficou no CTI do Hospital IBR, sedada e entubada recebendo o atendimento necessário. Durante toda a terça feira, os familiares aguardaram o surgimento da vaga no HGVC, o que não aconteceu. O quadro continuou grave, mas estável, com pressão arterial e batimentos cardíacos regulares. O velório será amanhã (3) à tarde, em horário não informando ainda, na Igreja Metodista Central, na Avenida Frei Benjamim, bairro Brasil, em Conquista. Na década de 1990, Sara de Castro entrou para a história da TV Sudoeste como a primeira repórter feminina da emissora. Sara de Castro comandava as tardes musicais da UESB FM desde a fundação da emissora, havia 7 anos.



Brumado: Polícia encontra mochila com quantidade de Eryhhoxylon

O material foi levado para a DPT (Foto: Divulgação PM)

Por volta das 23h30m desta quarta-feira (01), a Central da Polícia Militar recebeu uma denúncia através do 190 sobre um indivíduo que, possivelmente, estaria transitando armado próximo à uma residência abandonada na rua Fernando Porto, bairro Urbis IV. Chegando ao local a guarnição da 34ª CIPM/Brumado – PETO realizou várias buscas e, numa residência abandonada, foi um encontra uma mochila contendo farto material que é geralmente utilizado para acondicionar entorpecentes e uma certa quantidade de um pó branco análogo a Erythroxylon coca (cocaína). O material encontrado foi apresentado na DPT para ser periciada. Ninguém foi preso na operação. 



Caetité: Com indícios de depressão, mulher comete suicídio por enforcamento na zona rural

Foto: Marcos Oliveira / SB

Marinalva de Jesus chaves, 32 anos de idade, cometeu suicídio por enforcamento no início da manhã desta quinta-feira (02), na Fazenda Cristina, na região do distrito de Pajeú dos Ventos, zona rural de Caetité. Segundo informações da Polícia Militar, a mulher usou um pedaço de corda para se enforcar em uma área nos fundos da residência, onde estava sozinha. Em depoimento à polícia, o esposo da vítima informou que saiu para tirar o leite do gado e quando retornou já encontrou a mulher sem vida. Ainda segundo o esposo, ela atravessava uma fase depressiva. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou os procedimentos cabíveis e removeu o corpo para a sede do Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde será necropsiado e em seguida liberado para a família providenciar velório e sepultamento.



Ambev tem 1ª queda de receita da sua história em 2016 e ações caem

Fábrica da Ambev no Rio Grande do Norte, em Extremoz (Foto: Tribuna do Norte/Arquivo)

mpanhia de bebidas Ambev registrou em 2016, pela primeira vez desde sua criação, em 1999, uma redução na sua receita líquida, na comparação anual, segundo levantamento do G1 nos balanços financeiros da empresa desde 2000. No ano, a receita líquida da empresa caiu 2,4%, para R$ 45,603 bilhões. O resultado desagradou os investidores. Às 13h28, as ações da Ambev estavam entre as principais quedas do Ibovespa, o principal índice de ações da bolsa brasileira, e caíam 3,8%. Em 2016, as operações brasileiras geraram receita líquida de R$ 24,955 bilhões, uma queda de 5,2% em relação ao ano anterior. A geração de caixa no país, medida pelo indicador Ebitda ajustado, foi de R$ 11,321 bilhões, uma retração de 19,7%. "2016 provou ser um dos anos mais desafiadores de nossa história. O sólido crescimento em nossas operações internacionais foi impactado pelo fraco desempenho no Brasil, resultando em uma queda de 6,9% em nosso EBITDA consolidado (indicador de geração de caixa", disse a Ambev, em comunicado ao mercado. Segundo a empresa, o resultado no Brasil foi impactado pelo "aumento de impostos estaduais, incertezas políticas e econômicas junto com uma taxa de desemprego dentre as maiores registradas em anos, deteriorando a renda disponível e conduzindo à queda da indústria". "Reconhecemos que o crescimento de longo prazo do Brasil implica em inevitáveis períodos de volatilidade e que os brasileiros estão enfrentando um cenário muito difícil, mas nós medimos nosso desempenho baseado em valores absolutos e não estamos satisfeitos com os nossos resultados de 2016", disse a empresa.



MPF e MPBA ajuízam ação conjunta para garantir assistência a pessoas com doença renal

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia (MPF/BA) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) ajuizaram, no último dia 16 de fevereiro, ação civil pública contra a União, o Estado da Bahia, o município de Salvador e aEmpresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com pedidos liminares para garantir o atendimento, no SUS (Sistema Único de Saúde), de pessoas com doença renal crônica. De acordo com a ação, atualmente há 11 unidades de saúde em Salvador — três sob gestão estadual e oito sob gestão municipal — que atendem a 1.367 pacientes de terapia renal substitutiva (TRS), da capital e de outros municípios do estado. Das oito gerenciadas pela prefeitura, duas tiveram os contratos vencidos em dezembro de 2016 e só prestarão os serviços por mais três meses, deixando 270 pacientes sem assistência. Somados a esses, outros 175 encontram-se internados desnecessariamente — tendo condições de alta — por falta de atendimento ambulatorial de hemodiálise. Dados da Estado da Bahia de fevereiro de 2017 apontam 39 pacientes sem qualquer atendimento.

 

Na ação, o procurador da República Fábio Conrado Loula e os promotores de Justiça Carlos Martheo Guanaes Gomes, Fábio Ribeiro Velloso e Maria Isabel Vilela consideraram que “a assistência a esses pacientes não vem sendo prestada de forma resolutiva, mas com paliativos e improvisos, violando o seu direito à saúde e à vida.” Pontuaram, ainda, que “a assistência a estas pessoas é deficiente em toda a rede estadual”, e que a União, que repassa os recursos para a assistência desses pacientes, não adotou nenhuma providência efetiva para fiscalizar os serviços prestados. O MPF e o MP/BA requerem à Justiça, liminarmente, que a União, o governo do estado e a prefeitura providenciem o imediato cadastramento, avaliação e efetiva TRS a todos os pacientes que ainda estão sem tratamento adequado, e cadastrem também os que estão internados mesmo com condições de alta, certificando-se de que mais nenhum permaneça internado desnecessariamente. Os órgãos requerem, ainda, que esses entes federativos: assegurem a imediata e ininterrupta assistência de TRS a todos os pacientes em tratamento no Instituto de Nefrologia e Diálise (INED) e Clínica Nossa Senhora da Graça — unidades que tiveram os contratos encerrados em dezembro de 2016; que apresentem, no prazo de dez dias, umplano conjunto e emergencial de gestão que demonstre a absorção de toda a demanda atual projetada em todo o Estado, inclusive a relativa aos pacientes das clínicas acima; e que, ao final deste prazo, efetivem, imediatamente, o plano de gestão. Pediram liminarmente, também, que a União, o Estado da Bahia e a Ebeserh adotem providências imediatas para que o setor de TRS do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) promova o cadastramento, a avaliação e o efetivo tratamento de 120 pacientes, assegurado o funcionamento em três turnos; que a União, no prazo de dez dias, repasse os recursos necessários à ampliação da oferta de serviços; e que todos os quatro acionados cumpram todas as diretrizes fixadas na Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal. Em caso de não cumprimento das medidas referentes ao plano de gestão pela prefeitura, União e governo do Estado, o MPF e o MP/BA requerem o pagamento de multa diária inicial de R$ 100 mil, individualmente; a mesma multa caso a União, o Estado e a Ebserh não adotem as providências relacionadas ao atendimento no Hupes; e, ainda, requerem que a União pague a mesma multa caso não repasse os devidos recursos. Os órgãos pedem também que, no caso de as demais medidas não serem cumpridas, cada um dos quatro acionados pague multa de R$ 10 mil por paciente desassistido. Em caráter definitivo, o MPF e o MP/BA reiteram os pedidos liminares e requerem, também, que os acionados sejam obrigados a, no prazo de trinta dias, manterem e ampliarem os serviços de TRS, incluindo acompanhamento médico-hospitalar e ambulatorial, aos usuários do SUS em todo o Estado.

CONTINUE LENDO