ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

‘O prefeito de Brumado acabou manchando a imagem do PSB na Bahia’, declara assessor jurídico da APLB – Sindicato

O advogado da APLB - Sindicato, Dr. Tadeu Sincorá acabou fazendo uma abordagem política sobre o PL 06/2017 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Diante da tensão que envolveu a votação de vários projetos de lei oriundos do executivo brumadense, inúmeras manifestações de protesto e pronunciamentos contrários inundaram a mídia local e estadual, fazendo com que Brumado se notabilizasse com amplitude mais uma vez. Dentro das várias colocações, uma acabou indo para o campo político, que foi a do assessor jurídico da APLB – Sindicato de Vitória da Conquista, Dr. Tadeu Sincorá, que fez uma abordagem partidária da ação promovida pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). “A imagem do PSB na Bahia acabou sendo manchada por esse Projeto de Lei 06/2017, o qual acaba prejudicando as servidoras públicas municipais, que terão a redução da sua licença maternidade de 180 para 120 dias” declarou o advogado que continuou argumentando que “isso foi um péssimo exemplo inclusive para as empresas da cidade, pois se a prefeitura toma um posicionamento desses é possível que o modelo possa ser seguido”. Ele ainda indagou que “é uma grande incongruência que foi patrocinada pelo prefeito de Brumado que pertence aos quadros do PSB, um partido que tem o S de Socialismo em sua sigla e que tem como maior representante a senadora Lídice da Mata. Infelizmente no mês das mulheres, as brumadenses foram ‘agraciadas’ como uma ação como essa que, sobretudo, fere uma norma federal” e emendou dizendo que “parece os pensadores em gestão pública do Brasil inteiro são todos ignorantes e somente o prefeito de Brumado é o único que sabe fazer as coisas certas. Realmente é isso que ficou parecendo”. E finalizou disparando que “essa ação do gestor brumadense acabou maculando, manchando e prejudicando a imagem, a iconografia do PSB na Bahia, que é um partido de grandes lutas e conquistas, mas que, agora, tem esse episódio negativo contra as mulheres em sua história”. 



Prefeitura convida para lançamento do Guia 'Conexão Criança: Rede em Prol da Infância”

(Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, da Secretaria de Educação - SEMEC e da Secretaria de Saúde - SESAU, na condição de parceira do Instituto InterCement do Comitê Desenvolvimento Comunitário - CDC, convida os profissionais que atuam no âmbito da rede de proteção à infância para o lançamento do Guia “Conexão Criança: Rede em Prol da Infância”, que foi organizado pela Associação Brasileira Terra dos Homens. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (17), das 09h às 11h no Auditório da Prefeitura Municipal. 

 



Brumado: Agência da Novo Horizonte é assaltada na tarde desta terça-feira (14)

O assalto ocorreu na tarde desta terça-feira (14) (Foto: Reprodução Google Earth)

Os assaltos a estabelecimentos comerciais em Brumado voltaram com força total, deixando novamente os comerciantes muito apreensivos, já que, na maioria das vezes os assaltantes estão armados e se mostram muito agressivos. Várias ocorrências vêm movimentando a página policial na cidade e, na tarde desta terça-feira (14), uma delas ocorreu, às 16h, no centro da cidade, na Av. Exupério Pinheiro Canguçu. O alvo foi a agência da Viação Novo Horizonte, onde, dois elementos, sendo um armado, adentraram no estabelecimento e deram voz de assalto. Um deles deixou a atendente sob a mira do revólver e o outro vasculhou a agência, levando a quantia de R$ 500,00 e um celular LG K10. Os elementos tomaram rumo ignorado e a Polícia Civil já abriu investigação sobre o fato.

 



‘Iremos acionar criminalmente e judicialmente o presidente do SindGuardas’, declara Léo Vasconcelos

O presidente do Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, se mostrou muito indignado diante das declarações do representante do SindGuardas (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Os ânimos acirrados que deram um tom de tensão às votações dos Projetos de Lei do Executivo de Brumado geraram uma onda de insatisfação na população, tendo alguns representantes de algumas categorias fazendo declarações mais contundentes, tendo como alvo o prefeito e os vereadores que votaram favoráveis ao projeto. Dentre os vários desabafos, um em especial ganhou notoriedade, que foi o do presidente do SindGuardas Bahia, Pedro Oliveira Santos, que logo após a sessão desta segunda-feira (13), deu fortes declarações à mídia local, nas quais ele acabou, segundo o entendimento de muitos, ofendendo os vereadores e o chefe do executivo. Diante disso, o 97NEWS falou no início da manhã desta quarta-feira (15), com o presidente do Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, o qual, com muita segurança declarou que “primeiramente não podemos aceitar que um cidadão venha de outro lugar tumultuar a nossa cidade, que foi sempre de um povo ordeiro, pacato e educado” e continuou argumentando que “o que ele fez não é democrático, pois Democracia é advinda do povo, ele não é do nosso povo e, além disso, acabou maculando a imagem da nossa cidade que como já disse é de pessoas honestas e compromissadas com o bem”. Questionado sobre quais serão as ações que serão tomadas pelo Poder Legislativo de Brumado, Léo respondeu que “nós iremos entrar com uma ação judicial e criminal contra esse cidadão, pois ele não pode vir para cá, de não sei de onde, causar um tumulto, ofender pessoas de bem e não ser responsabilizado por isso, pois como já disse, Brumado é uma cidade de pessoas sérias que não podem ser ofendidas dessa maneira”.  



Custodiado passa mal e tem que receber atendimento médico pelo SAMU 192 na DPT de Brumado

O atendimento foi feito na porta da DPT de Brumado (Foto: 97NEWS)

A superlotação e as condições adversas do Setor de Carceragem da 20ª Coorpin continuam sendo um grande desafio para a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado, apesar de que o Presídio de Brumado já tem previsão de inauguração para esse ano de 2017. Vários incidentes como motins, princípios de rebeliões e fugas vêm sendo constantes, dando muito trabalho para as equipes de investigadores. No início da noite desta terça-feira (14), um novo incidente, desta vez de pequenas proporções ocorreu, onde o custodiado Roberto Moreira da Silva, que estava sentindo fortes dores abdominais, deveria ser encaminhado para atendimento médico. Após contato com a equipe do SAMU 192, comandada por Dr. Carlos, ficou verificado que o custodiado poderia receber o atendimento médico nas próprias dependências da DPT, sem que necessitasse transferência para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O custodiado, após o atendimento voltou para a carceragem. 



Helicóptero se choca com fio de alta tensão, explode e os 4 ocupantes morrem em desastre impressionante; veja

Ocupantes da aeronave sobrevoavam uma montanha, com objetivo de resgatar um corpo. Desastre foi registrado em vídeo impressionante (Foto: Reprodução)

Quatro agentes que trabalhavam no resgate de uma jovem morta numa montanha da Baixa Califórnia, no México, também acabaram morrendo. O helicóptero em que estavam tocou num fio de alta tensão e perdeu a cauda, caindo no chão e explodindo. O acidente, que aconteceu nesta segunda-feira (13), foi filmado. Dois policiais da polícia da Baixa Califórnia estavam na aeronave, voltando para buscar os dois resgatistas depois de terem levado a um acampamento o corpo da jovem encontrada morta, quando ocorreu o desastre. A garota havia caído da encosta quando caminhava pela montanha. Após recolherem os resgatistas, aconteceu o toque na linha de alta tensão. A polícia divulgou nota em rede social lamentando o desastre. Veja: 



Jequié: Defensoria pede interdição de presídio por estrutura precária

(Foto: Reprodução)

A Defensora Pública da Bahia (DP-BA) pediu a interdição parcial do Conjunto Penal de Jequié, no sudoeste do estado. A ação pede a proibição do ingresso de novos presos até que sejam solucionados os problemas encontrados na unidade prisional. De acordo com a instituição, a unidade apresenta celas insalubres, falta de vigilância externa, internos com problemas mentais, alimentação deficiente e constante falta de água foram algumas das mazelas detectadas. O Conjunto Penal de Jequié possui capacidade para 416 presos, porém atualmente abriga 849. "Os internos são submetidos diariamente a condições desumanas e degradantes, incompatível com um Estado Democrático de Direito e com a dignidade inerente a todo ser humano, ainda que eventuais transgressores da norma penal. Em alguns módulos da Unidade existem celas destinadas a três detentos que chegam a abrigar até 10 internos e outras com capacidade para seis internos que estão abrigando 19 presos", afirmou o defensor público Leonardo Couto Salles. A situação das mulheres na unidade também foi avaliada pela Defensoria. Por conta de um início de motim, as custodiadas, incluindo grávidas, foram transferidas para a Unidade Especial Disciplinar (UED) para separar facções rivais. O local, com pouca ventilação e espaço, é destinado a presos considerados de alta periculosidade sob o Regime Disciplinar Diferenciado. A inspeção da instituição ainda verificou a inexistência de separação entre presos condenados e provisórios, em regime semiaberto e fechado, bem como por idade; Falta de médico clínico geral na Unidade há mais de quatro meses, deixando internos gravemente enfermos sem qualquer assistência médica; Falta de material odontológico, até mesmo para pequenos procedimentos e extração de dente; Falta de medicamentos; Fornecimento de quantidade insuficiente de material de higiene pessoal e fardamento; Presença constante de baratas e escorpiões nos pátios e nas celas, devido à falta de dedetização; Celas insalubres, sem ventilação, com iluminação deficiente e fiações expostas celas; Estrutura física, elétrica e hidráulica precária, com grades e paredes deterioradas; Constante falta de água; Alimentação deficiente e em quantidade insuficiente; Número insuficiente de agentes penitenciários; Inexistência de sistema de monitoramento e ocupação das guaritas por policiais; Falta de materiais de trabalho para os agentes penitenciários, EPI`s, e grande parte das viaturas com defeito; Falta de vigilância externa; Internos com problemas mentais; Insuficiência de camas e colchões para a quantidade de internos.



Relator da reforma trabalhista vai propor fim da obrigatoriedade da contribuição sindical

(Foto Ilustrativa)

O relator da proposta de reforma trabalhista (PL 6787/16), deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), informou há pouco em entrevista que vai propor em seu parecer o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, tanto a patronal, como a de trabalhadores Hoje, cada empregado contribui com o equivalente a um dia de trabalho para o sindicato. Rogério Marinho acredita que, dessa forma, haverá o fortalecimento dos sindicatos. "Muitos trabalhadores sequer sabem para onde vai essa cobrança, isso representou R$ 15 bilhões  nos últimos cinco anos entre sindicatos patronais e de trabalhadores, muitos deles que não representam suas categorias”, afirmou. Segundo Marinho, para ter melhor capacidade de negociação os sindicatos terão que se esforçar para conseguir filiados. Ele informou ter participado de mais de dez reuniões de trabalho com todos os setores interessados e que a grande crítica é a fragilidade da representação dos empregados frente aos empregadores. Isso, segundo ele, se dá pela baixa representatividade dos sindicatos. “Hoje, no Brasil, temos 17 mil sindicatos. A Argentina, por exemplo tem menos de 100.” O deputado lembrou que não pode alterar a regra da unicidade sindical, prevista na Constituição, mas que o fim da obrigatoriedade da contribuição pode ser feita no projeto de lei.



Comitiva de Jânio Quadros faz giro na capital em busca de ações para enfrentar a seca

(Foto: Divulgação)

Em três dias de giro em Salvador (13,14 e 15/03) para defender melhorias para o município, a delegação de vereadores do município de Presidente Jânio Quadros, capitaneada pelo prefeito Léo Gambá, está visitando os diversos órgãos e secretarias do governo estadual, acompanhada pelos deputados Waldenor Pereira(federal) e Zé Raimundo(estadual). A escassez de água para o abastecimento da população, de 13mil500 habitantes, é principal problema local. “Estamos na iminência de sofrer com a falta total de água nos próximos 30 dias”, relatou o prefeito. Para minimizar os efeitos da seca, os deputados e a delegação de Jânio Quadros levaram a questão à Embasa, onde o chefe de Gabinete, Bento Ribeiro, recebeu a reivindicação de abertura de poços artesianos e instalação de outros existentes como medidas emergenciais. Além disso, foi solicitada a extensão de rede da barragem de Anagé para captação de água de Caraíbas para Maetinga, uma vez que já existe rede de Maetinga a Jânio Quadros, conforme explicou o prefeito, acompanhado do vice-prefeito, Messias Aguiar, o presidente da Câmara Municipal janioquadrense, Celso Teixeira, Carlos Vieira, e os vereadores Joaquim Lima, Martins José de Oliveira, Roberto Alves e Luís Moreira. Na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a comitiva foi recebida pelo secretário Jerônimo Rodrigues, que se comprometeu em providenciar convênios para ações que beneficiem a agricultura familiar no município. Enquanto na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), ficou acertada a retomada da construção de 449 cisternas, uma alternativa articulada pelo deputado Waldenor Pereira, em parceria com o deputado Zé Raimundo. Também foi discutida uma alternativa para que o leite do programa do governo (PAA Leite) chegue a Jânio Quadros, que apesar de contemplado, precisa encontrar local de beneficiamento do produto. O município será contemplado também com a construção de um centro de comercialização de animais, através de emenda parlamentar de Waldenor Pereira, no valor de 356mil. Segundo a Secretaria da Agricultura informou aos deputados e ao grupo do prefeito, o pleito já está em processo licitatório. Eles estiveram ainda na Superintendência de Desportos (Sudesb) para solicitar apoio ao esporte no município, na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), para acompanhar demandas apresentadas ao programa Luz Para Todos. Nesta quarta (15), o grupo finaliza a extensa agenda recebendo da Secretaria da Saúde uma ambulância, por indicação do deputado Zé Raimundo.



Polêmica: ‘Não quer ir ao estádio não vá. Que cidade é essa?’, dispara presidente do Flamengo de Guanambi

O presidente do Flamengo de Guanambi, ,Washington Lucas, em destaque (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um áudio que vazou de um grupo de whatsapp acabou se tornando alvo de uma intensa polêmica em Guanambi. A fala é do presidente do Flamengo de Guanambi, Washington Lucas, que saiu em defesa do seu braço direito, o diretor Armando Filho. Muito indignado, após ter recebido várias críticas pelo mau desempenho de sua equipe no campeonato baiano ele soltou o verbo ao expressar que “não vá ao estádio, eu não preciso de torcida não, a arbitragem eu pago do meu bolso. Eu sempre paguei tudo, não é agora que não vou pagar”. Subindo ainda mais o tom, o presidente acabou depreciando o município questionando “que cidade é essa, que cidade é essa?”. Após a circulação do referido áudio, as críticas vieram ainda mais avassaladoras, criando um clima de muita tensão dentro e fora da agremiação, o que pode prejudicar ainda mais o desempenho no time no Baianão 2017, que, por sinal, ainda não conquistou a primeira vitória no torneio. 



Presidente da APLB confirma que Brumado terá dez dias de paralisação em adesão à greve nacional

A presidente da APLB, Vanusia Lobo, fez uso da tribuna livre para falar também sobre a adesão à greve nacional (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Os pais e alunos, tanto do ensino municipal quando ao estadual que estavam em dúvida se os professores de Brumado iriam aderir à greve nacional que está sendo organizada pelos sindicatos, tendo como alvo principal a reforma da Previdência, que vem gerando muita insatisfação em todo o país, agora podem ter certeza que o movimento paredista irá acontecer. Enquanto os bancos, que são as instituições que mais lucram no país, devem bilhões ao INSS e não pagam, a conta acabou indo para os trabalhadores que estão tendo direitos e conquistas históricas cortadas. O 97NEWS falou na noite desta segunda-feira (13), com a presidente da APLB – Sindicato, a professora Vanusia Lobo, a qual garantiu a adesão ao movimento nacional. “Estivemos reunidos em assembleia, da qual participaram os professores do estado e do município e ficou certa a nossa adesão ao movimento nacional”, destacou a educadora. Ela ainda relatou que “teremos em Brumado uma paralisação de 10 dias, acompanhando o cronograma da CNTE, que começerá nesta quarta-feira (15), tendo a realização de várias atividades e manifestos contra esse projeto nefasto que Temer quer empurrar goela abaixo dos brasileiros. Também iremos fazer a defesa do piso salarial da categoria e pelos direitos do professor, então serão dez dias de intensas atividades”. 



Categoria bancária se mobiliza contra a reforma da Previdência

(Foto: Reprodução)

Trabalhadoras e trabalhadores de diversos setores ocuparão as ruas de Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (15), por um Dia Nacional de Lutas com Greves e Paralisações contra o desmonte da Previdência Social Pública. O movimento é contra a Proposta de Emenda Constitucional 287, que busca extinguir direitos previdenciários conquistados por meio de muitas lutas históricas dos trabalhadores.Entre os absurdos propostos pelo governo Temer, por exemplo, alterações que visam aumentar o tempo de contribuição para aposentadoria integral para 49 anos de contribuição. O projeto estipula também 65 anos como idade mínima para homens e mulheres se aposentar e dificulta a aposentadoria para trabalhadores rurais, que precisarão completar 65 anos de idade e 25 anos de contribuição obrigatória e individual para terem acesso ao benefício. O governo está pressionando para acelerar a votação da PEC, que já está em tramitação na Câmara dos Deputados. O SEEB/VCR se posiciona contra esta reforma que afetará de maneira negativa toda a classe trabalhadora e vai às ruas contra esta medida inescrupulosa do governo. “É inadmissível que nossos direitos sejam arrancados dessa forma. Os problemas desta reforma serão sentidos a médio e longo prazo, podendo ser o fim de uma Previdência Pública no país, não vamos aceitar retroceder. É necessário é esclarecer à população que, diferente do que vem sendo amplamente divulgado pelas propagandas institucionais do governo Federal, a Previdência Social não é deficitária, e a PEC é amplamente nefasta a todos os trabalhadores, assim, nosso Sindicato e outros movimentos sociais da cidade participarão esta manifestação com o intuito de mobilizar a população e cobrar dos deputados que votem contra esta proposta prejudicial a todos”, aponta Sarah Sodré, diretora de Assuntos Jurídicos do SEEB/VCR.



Itabuna: Discussão entre vereadora e blogueiro acaba indo para a delegacia

Charliane Souza (PTB) teria agredido Beto Capucho com “bolsadas” quando ele estava sentado em um banco. Blogueiro teria dito que ela era “vereadora de um só mandato”.(Fotos: Reprodução)

Uma confusão no estacionamento da Câmara de Vereadores de Itabuna, no sul baiano, levou quase as vias de fato uma vereadora, o marido dela e um blogueiro. O caso ocorreu nesta segunda-feira (13). Segundo a versão do blogueiro e radialista Beto Capucho, a vereadora Charliane Souza (PTB) o agrediu com “bolsadas” quando ele estava sentado em um banco do estacionamento. O motivo, das agressões, teria sido provocado por críticas de Capucho ao trabalho da edil. ”Eu estava sentado e só vi três “bolsadas” nas minhas costas. Eu nunca critiquei a mulher, a esposa, e nem filha. O que falei é que ela é vereadora de um mandato só. Meu Blog mostrou comentários de pessoas do próprio bairro dela, criticando o que ela faz”, contou Capucho.



Polícia Civil já está com as investigações bem encaminhadas para elucidar tentativa de homicídio no Bairro Baraúnas

O veículo foi atingido por dois disparos que foram dados no sentido de atingir a vítima (Fotos: 97NEWS)

Uma tentativa de homicídio, inclusive com dois disparos de arma de fogo, ocorrida na tarde deste sábado (11), no Bairro das Baraúnas, já está com as investigações bem avançadas por parte da Polícia Civil. As partes já foram ouvidas e a vítima, que escapou por sorte, relatou que a confusão se iniciou após a compra de um veículo Celta prata, JMU 2125, o qual também segundo a vítima poderia ter sido utilizado na prática de ilícitos. A discussão foi para o campo das ameaças e partiu para uma tentativa de homicídio, justamente no momento em que a vítima estava tirando o carro da garagem. Os tiros não atingiram a vítima, que pulou o muro e fugiu, mas o autor dos disparos, que é menor de idade, garantiu que não irá terminar o serviço. Um dos disparos atingiu o veículo que foi levado para DPT de Brumado para ser periciado. A conclusão do inquérito deve ser feita nos próximos dias e, ao que tudo indica, o menor deverá passar por medidas socioeducativas. 



Livramento de Nossa Senhora: Recém-nascido é transferido de avião para UTI Neonatal em Feira de Santana

Foto: Livramento Hoje

Um recém-nascido prematuro de apenas 6 dias de vida, foi transferido do Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora para a UTI Neonatal de Feira de Santana-BA, na manhã desta terça-feira (14). Graças aos esforços e dedicação das equipes do hospital e SAMU, que a regulação da vaga e a transferência do bebê foi possível. Para fazer a locomoção, foi utilizado uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que deslocou com o recém-nascido de Livramento até o campo de aviação de Rio de Contas. Devido o aeródromo de Livramento está desativado para construção da UPA, UBS e Secretarias. O Recém-nascido precisou ser transferido após apresentar crise convulsiva.



‘A terceirização e unicidade sindical podem trazer grandes prejuízos para Brumado’, afirma Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro garante que continuará sendo firme na defesa da população (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT) se estabeleceu como uma das grandes resistências contra os Projetos de Lei de autoria do executivo brumadense, os quais tiveram uma avaliação popular muito negativa por parte da população. Nesta segunda-feira (13), logo após o término da sessão que aprovou o PL que extingue os cargos em vacância de vários setores da máquina pública, como o dos guardas municipais, Zé Ribeiro falou com o 97NEWS juntamente com a Rede Bahia e a TV Aratu e citou que “o que vimos aqui hoje é a perda dos direitos conquistados por essas categorias, então não podemos nos calar diante de uma situação como essa. Estamos do lado do povo, então não iremos nos intimidar, pois sabemos que fomos eleitos para essa missão”. Ele ainda fez questão de relatar que “esses projetos são um retrocesso, um verdadeiro absurdo e que afrontam uma das maiores vitórias da nossa Constituição que é o Concurso Público” e ainda declarou que “a terceirização dos serviços como quer o prefeito, juntamente com o não reconhecimento dos sindicatos, é uma afronta a Constituição e a Democracia”. Questionado sobre a liminar judicial que impediu momentaneamente que o projeto da unicidade sindical e do corte da contribuição sindical para a APLB fosse para a pauta, Zé Ribeiro comentou que “foi uma grande vitória e sinaliza que a Justiça não irá tolerar desmandos que venham a afrontar a nossa Constituição. Acreditamos que essa já foi uma grande vitória e que a tendência é que outras virão no futuro como no caso do PL 05, que, por meio de um mandado de segurança, possa ter a sua aprovação suspensa”. 



Caso Kauã: ‘É o maior desafio de minha carreira e uma questão de honra para a Polícia Civil de Brumado’, afirma delegado Dr. Leonardo Soares

O delegado titular de Brumado, Dr. Leonardo Soares, garante que todos o empenho toda a equipe da PC está empenhada na busca da elucidação do caso (Foto: 97NEWS)

Já com uma imensa folha de serviços prestados à segurança pública da Bahia, o atual delegado titular da DPT de Brumado, Dr. Leonardo Soares, voltou a falar sobre o caso do menino Emérson Kauã, que foi brutalmente assassinado no dia 21 de dezembro de 2016, se constituindo num dos piores crimes da história de Brumado. Na manhã desta terça-feira (14), o radialista Carlos Silva falou com o referido delegado que explicou que “realmente é um caso envolto em muitos mistérios, mas é uma questão de honra para a nossa equipe desvendá-lo”. Ele ainda fez questão de ressaltar que “estamos trabalhando incessantemente nesse sentido, tanto que ontem já ouvimos novas pessoas para buscar novas informações que possam nos levar a solucionar esse crime que chocou a sociedade local. Todos sabem do nosso alto índice de resolutividade na elucidação dos crimes, principalmente dos homicídios, então acreditamos que estamos no caminho certo”. E finalizou declarando que “esse é o maior desafio de minha carreira, então isso motiva ainda mais toda equipe da 20ª Coorpin para continuarmos trabalhando firme para que o caso seja completamente elucidado”. 



Brumado: ‘Esse Prefeito é ditador, mentiroso e inimigo da Democracia’, dispara presidente do SindGuardas Bahia

O presidente do SindGuardas Bahia, Pedro Oliveira, foi visceral em suas colocações (Foto: 97NEWS)

Logo após o término da rápida sessão do Poder Legislativo de Brumado da noite desta segunda-feira (13), que aprovou, em segunda votação o PL 05, que trata da extinção gradual da Guarda Municipal de Brumado, a equipe do 97NEWS ouviu o presidente do SindGuardas Bahia, Pedro de Oliveira Santos, o qual refletiu a indignação da categoria ao citar que “infelizmente o que vimos aqui hoje foi uma grande decepção, não só para os guardas municipais e outras categorias que foram afetadas, mas por ver vereadores que deveriam defender o povo, mas que, ao invés disso, se dobraram aos caprichos do prefeito e se corromperam votando favoravelmente a esse projeto absurdo e totalmente inconstitucional”. Subindo ainda mais o tom ele continuou narrando que “como que se vota num projeto que destitui o servidor concursado, para se colocar um terceirizado, isso é uma grande aberração e mostra um governo ditador, que é contra o concurso público” e continuou asseverando que “infelizmente o que comprovamos é um prefeito mentiroso, assassino dos direitos de ir e vir e mau caráter, pois sentou na mesa com os que não são legítimos defensores dos guardas municipais e dos servidores públicos municipais”. Ele também citou sobre a possibilidade de terceirização dizendo que “pelo que vemos querem transformar a prefeitura numa grande vaca leiteira, então esperamos que a Justiça venha a fazer uma devassa na vida desses vereadores que se dobraram aos caprichos desse gestor que é um inimigo da democracia”. Questionado sobre as medidas que serão tomadas agora que o PL 05/2017 foi aprovado, ele respondeu que “iremos entrar com um mandado de segurança e acreditamos que, assim como na questão da APLB, iremos também ser vitoriosos, pois a Justiça não faz curvas, ela anda em linha reta”  



Justiça Eleitoral cassa 3 vereadores e o diploma de 1 suplente em Caetité

Foto: Reprodução

Os vereadores, Arual Rachid atual presidente da Câmara de Caetité­, Deyvison Silva Barbosa Andrade, Moacir José dos Santos, e o suplente de vereador Sidney Dias da Silva, tiveram os mandatos e os diplomas cassados, respectivamente, por determinação da justiça daquele município. Conta na decisão que os votos obtidos pelos citados sejam subtraídos da coligação “Vamos Governar Juntos” a qual concorreram nas eleições de 2016 e imputou multa no valor de R$ 30 mil. Conforme denúncias apuradas pela Justiça Eleitoral ­ajuizadas pela Coligação "Caetité pra todos" ­ as irregularidades vão desde a distribuição de caixas d´água, cimento, perfuração de poços artesianos, abertura de poços e aguadas, remédios, entre outros, que configuraram “compra de votos” em favor da coligação “Vamos Governar Juntos”. A justiça ainda julgou procedentes as denúncias contra o ex­vereador Nilo Joaquim de Azevedo e condenou o ex­vereador por praticar a mesma conduta em favor do candidato Sidney a quem apoiou no pleito passado, imputando a Nilo a multa de 10.000 Ufir e determinando a inelegibilidade do ex­vereador pelo período de 8 anos. Cabe recurso da decisão. Os efeitos da sentença apenas se concretizam com a confirmação em segunda instância.



Chapada Diamantina: Homem é preso com armas e munições

Foto: Polícia Civil

Após ação conjunta das Polícias Civil, Militar e Ministério Público, foi preso esta semana em uma Fazenda, na zona rural de Lapão na chapada diamantina, Osvaldo Viana Vilela (Vado). O suspeito tinha um mandado de prisão em aberto, e após denuncia anônima, a polícia chegou até Vado, onde foi apreendido com o mesmo três fuzis, quinhentos e quarenta munições calibre 556, quinhentas munições calibre 762, quatro coletes, três carregadores e toucas ninjas. Osvaldo, é acusado de ser o autor dos disparos que danificaram o fórum de Canarana. A polícia acredita que as armas seriam usadas em assaltos a bancos da região.