ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

'Manelão' faz agradecimento em forma de desabafo ao povo de Brumado

'Manelão' falou que nunca lhe faltaram fé e confiança (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

É, verdadeiramente, nos momentos difíceis da vida que podemos avaliar o quanto o que plantamos no decorrer da existência pôde frutificar, pôde manter-nos de pé.

É certo que a mão de Deus nunca se distancia de nós, ainda que não percebamos, ainda que nos pareça que estamos sós. 

Herança de um alicerce familiar sólido, que vem desde meus avós,  pautei minha vida sempre, dentro de parâmetros éticos bem definidos e agi, igualmente, guiado por uma linha de pensamentos e ações orientadas para o bem, defendendo tudo aquilo em que acredito como sendo a conduta própria de um cidadão comprometido com a lisura, com os princípios fundamentais de uma existência digna perante a sociedade e diante do meu Deus. Nunca fiz nada que precisasse estar longe da luz do conhecimento público.  

Nas eleições de 2014, fui honrado pelos brumadenses com um expressivo número de votos, o que, para mim, sinalizou confiança no meu trabalho e aprovação do modo de fazer uma política séria, sem clientelismo, com senso de consulta aos anseios do nosso povo.  

Nas últimas eleições,  enfrentei o contratempo de ter minha candidatura a prefeito contestada e indeferida pela Justiça Eleitoral.  Não questiono decisão de quem tem o poder de julgar, ainda que não tivesse vislumbrado qualquer irregularidade na minha conduta política até então. 

Fiz esse breve relato para dizer que,  dia 22 de março deste ano, o Ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, afastou a inelegibilidade a mim imposta, tornando-me apto a concorrer qualquer cago eletivo. 

Registro aqui os meus mais sinceros agradecimentos a todos os amigos, familiares e conhecidos que me incentivaram a prosseguir na luta, através de whatsapp, e-mail, telefonemas e visitas. Cada palavra, cada gesto de carinho, cada aperto de mão  recebido nas ruas, na feira, ou em qualquer lugar, tudo isso foi demonstração de afeto, de estímulo para que eu pudesse atravessar o vale com a cabeça erguida e os olhos voltados para o Senhor que é autor da verdade suprema.

Amigos queridos, trago-os, um a um, no meu coração brumadense. Digo-lhes que não se constrói uma parede num só bloco, mas, como diz Chico Buarque,  “tijolo com tijolo num desenho mágico”. Não me julgo vitorioso sozinho. Somos um somatório de desejos e lutas. 

Nessa caminhada, não quero ressaltar espinhos ou precipícios, mas a gratidão a todos vocês que estiveram comigo em apoio, torcida e orações. Lembro Hermann Hesse que afirma: “ Só há felicidade se não exigirmos nada do amanhã e aceitarmos do hoje, com gratidão, o que nos trouxer. A hora mágica chega sempre”.

E chegou mesmo: a hora da justiça praticada, da verdade restaurada, da amizade fortalecida. Por isso, deixo-lhes meus agradecimentos e minha sincera gratidão. Até onde houver esperança, até onde imperar a justiça, até onde se puder praticar a honradez com a coisa pública, aí estaremos juntos.  O meu lema foi, é e será sempre o que disse o salmista: “Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.”

Nunca perdi a confiança no autor supremo da vida, Deus, sabendo que a verdade prevaleceria. 

Creditando a vocês também esta vitória, digo-lhes: - Até sempre, meu querido povo de Brumado.



Brumado: AUAU entra novamente em ação e se esforça para salvar cães envenenados em série na cidade

A equipe do AUAU conseguiu salvar a vida de um dos animais (Fotos: AUAU)

A situação dos cães errantes em Brumado volta a se agravar, já que, a inanição das autoridades está provocando ações criminosas como a que aconteceu na noite desta quinta-feira (30), na Praça Senhor do Bonfim, onde 3 animais foram envenenados, sendo que 2 deles acabaram morrendo. A questão que já extrapolou e, muito, os limites do aceitável, já começa a ganhar proporções mais preocupantes, já que, além de ser um caso de saúde pública, tem ainda uma questão que envolve um TAC celebrado entre a Prefeitura Municipal de Brumado e o Ministério Público, no qual ficou acertado que os cães errantes iriam ser retirados das ruas para irem para um abrigo que foi construído justamente para esse fim, mas que, segundo representantes da ONG AUAU, não atende as reais necessidades, pois, além de ser muito distante, não comporta um grande número de animais, já que a estrutura é pequena e, consequentemente, insuficiente. Diante deste impasse, a população vem ficando cada vez mais preocupada, já que o número de cães errantes na cidade aumentou muito nos últimos meses, o que vem causando atos criminosos como o que aconteceu na Praça Senhor do Bonfim. Vale ressaltar e enaltecer a ação heroica de membros da ONG AUAU, que vem buscando salvar a vida dos animais indefesos, que acabam sendo alvo dos desumanos e desalmados, com atos como esses que visam a eliminação em série. Vale destacar que esse tipo de ação se constitui crime, disciplinada pela Lei 9.605/98, tanto que a Polícia Militar buscou encontrar o autor do referido envenenamento, o qual não foi encontrado, mas se fosse, iria responder pelo ato de maus tratos e morte de animais. Confira vídeo abaixo a tentativa feita com sucesso pelos membros da AUAU que salvou a vida de um dos cães com a aplicação sistemática do antídoto (cuidado as imagens são fortes): 



Vice-prefeito e Secretário de Saúde participam de audiência com governador e prefeitos da região para tratar do Consórcio Regional de Saúde

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (30), o governador Rui Costa se reuniu com os prefeitos da região de saúde de Brumado com o objetivo de agilizar os entendimentos visando à assinatura do protocolo para formatação do Consórcio Regional de Saúde. O vice-prefeito Édio Pereira e o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, representaram o município de Brumado na reunião em virtude da viagem do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos a cidade de Belo Horizonte. O Secretário Cláudio Feres ressaltou que a reunião foi bastante produtiva, tendo em vista que, na ocasião, além de agilizar questões pertinentes à formatação do Consórcio Regional de Saúde, o governador reafirmou o compromisso de viabilizar o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva - UTI Adulto e Neonatal, bem como investir na aquisição de equipamentos para o Hospital Professor Magalhães Neto a fim de oferecer à região procedimentos de alta complexidade. O vice-prefeito Édio Pereira também saiu da audiência bastante satisfeito, acreditando que, após a reunião, o tão sonhado consórcio que irá proporcionar a melhoria da saúde na região será, finalmente, viabilizado.  





Guanambi: Delegado e filho é suspeito de receber R$ 50 mil para facilitar fuga de preso

Foto: Jorge Santana l Sudoeste Bahia

Designada através da Portaria n º. 101 de 23 de março de 2017 Comissão de Sindicância Investigativa composta por três delegados Classe Especial, para apurar as denúncias contidas nos autos da de uma ação penal que tramita na Comarca de Guanambi que um ex-delegado de Guanambi favoreceu fuga de preso ligado ao tráfico de drogas. Segundo apurou a nossa reportagem, o alvo das denúncias é o delegado Noel Egídio de Souza e seu filho, que segundo a denúncia teriam se juntado um delegado da cidade de Brumado para armar a fuga do marginal Rodrigo Soares de Souza (Rodriguinho) mediante o pagamento de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), pagos pelo chefe do tráfico Fabiano Almeida dos Santos (Baú). Contactado o delegado Noel Egídio declarou estar tranquilo e rebateu as acusações, afirmando ser o responsável por um grande trabalho de repressão ao tráfico de drogas quando esteve à frente da Delegacia Territorial de Guanambi e combateu com determinação servidores envolvidos na prática criminosa de depenar veículos apreendidos para vender peças. “Policiais detinham de forma irregular a guarda de veículos apreendidos e combati com firmeza muita coisa errada acontecia, resultando na prisão do então servidor Zé do Pilão e isso fez com que muita gente não goste de mim. Isso é uma armação”, disse o delegado. Ainda segundo o delegado, quando prendeu o elemento Rodriguinho que vinha aterrorizando a cidade, este denunciou vários policiais militares que recebiam dinheiro do tráfico. Outra sindicância vai apurar denúncia formulada pelo Juiz de Direito da Comarca de Guanambi de que em 2012 servidores da delegacia negociavam a venda de peças dos carros apreendidos o que ensejou a remoção de todos os veículos, tendo sido constatado que os carros não possuíam registro de ocorrência policial. O prazo para conclusão dos trabalhos das duas comissões investigativas é de trinta dias.



Brumado: Movimentos sociais realizam passeata de protesto contra a reformas do Governo Federal na manhã de hoje (31)

A passeata percorreu várias ruas e avenidas de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado, assim como a grande maioria dos municípios brasileiros, assistiu nesta sexta-feira 31 de março, data emblemática da história do país, os protestos da classe trabalhadora, que, juntamente com os movimentos sociais, realizaram atos contrários às reformas trabalhista e da previdência. Manifestantes se reuniram e saíram da Praça Coronel Zeca Leite por volta das 08h em direção à Feira Livre Municipal para protestarem com o que eles definiram como “ato contrário ao povo brasileiro”. O movimento contou com uma forte presença dos alunos da Rede Estadual de Ensino. No final foi realizado um ato público com o pronunciamento de várias lideranças, os quais não pouparam críticas ao atual do governo de Michel Temer. O movimento aconteceu em sincronia com as unidades sindicais e teve a participação maciça da APLB – Delegacia da Caatinga. Várias faixas, cartazes e palavras de ordem deixaram bem claro a insatisfação contra as medidas adotadas pelo atual governo federal, as quais, segundo os manifestantes tiram direitos históricos dos trabalhadores. Confira vídeo abaixo: 

(Fotos: 97NEWS)


Brumado: Trio de encapuzados invade residência de empresário que viveu momentos de terror junto com seus familiares

(Fotocomposição: 97NEWS | Imagem Google Earth)

A afirmação das autoridades governamentais de que Brumado é uma cidade pacata e quase sem violência é realmente muito questionável, tanto que vários fatos mostram uma situação completamente oposta, com sucessivas ondas de violência praticadas por bandidos. Tendo como parâmetro os índices de homicídio, que realmente, em comparação a alguns municípios como Vitória da Conquista, são ainda inferiores, as autoridades batem “nessa tecla” da “tranquilidade”. Neste contexto de enfrentamento ideológico, mais um fato, que vai de encontro a essa tese, ocorreu na noite da última quarta-feira (29), no Bairro do Hospital, mais precisamente na Rua Vereador Paulo Chaves, onde a residência de um empresário foi invadida por 3 elementos encapuzados, os quais, após pularem o muro, fizeram ameaças de morte a toda a família, exigindo dinheiro. Como não encontraram, os bandidos levaram uma televisão de última geração de 50 polegadas, um computador, joias e 3 aparelhos celulares. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, apesar de estarem encapuzados algumas caraterísticas físicas foram obtidas, como uma cicatriz no lado esquerdo do rosto de um deles. Ainda segundo informações, o empresário, que viveu momentos de terror junto com a sua família, suspeita que o crime tenha a participação de um ex-funcionário seu. Imagens de vários sistemas de monitoramento eletrônico foram obtidas pela Polícia, o que pode facilitar a prisão da quadrilha. 



Polícia Militar realiza operação para tirar de circulação vans irregulares em Livramento de Nossa Senhora

Fotos: Polícia Militar

A Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora realizou na manhã dessa quinta-feira (30) uma blitz para fiscalizar Vans e motoristas irregulares na cidade. Na blitz foram abordadas várias Vans que fazem o transporte alternativo e revistados os veículos e motoristas. Nenhuma Van foi apreendida pela polícia, assim como nada de anormal foi encontrado nas revistas. A operação aconteceu na Praça João Marques Oliveira, Centro de Livramento. Segundo o 46º Batalhão de Polícia Militar de Livramento, a operação foi realizada devido as várias queixas de usuários dizendo que condutores de Vans do município estariam sem CNH e documentação irregular. O Major Irlando informou que, o papel da PM, dentro de suas possibilidades, é coibir essa e qualquer outra prática que estiverem irregulares. 

Fotos: Polícia Militar.


Mãos Limpas: Placa em exaltação à Honestidade vira atração no Paço Municipal de Brumado

A placa vem atraindo a atenção de quem passa pelo gabinete municipal (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um fato singular chamou a atenção da reportagem do 97NEWS na tarde desta quinta-feira (30), o qual teve como cenário o Paço Municipal. Passando em frente ao gabinete do atual prefeito Eduardo Vasconcelos, no final da rampa de acesso, percebemos que uma placa havia sido instalada na entrada do local. Em sua mensagem ela diz: "Sr. Prefeito Eleito, ao subir esta rampa pela primeira vez, lembre-se que, enquanto durar o seu mandato, deve subi-la sempre com as mãos limpas, ainda que os seus pés estejam cobertos pela poeira dos caminhos percorridos pelo Povo de Brumado. E, ao descê-la pela última vez, espero que poça abraçar todos os cidadãos e receber, da grande maioria deles, o único pagamento almejado por um verdadeiro estadista: A GRATIDÃO DO POVO. Eduardo Lima Vasconcelos, Brumado, 01 de janeiro de 2013". Fomos conhecer a real história por trás daquela placa, e alguns funcionários que ali estavam e até mesmo alguns vereadores da situação, nos relataram a história. Tudo começou quando o atual gestor Eduardo Vasconcelos, encerrou o seu mandato em 2012, para presentear o novo gestor que ali assumiria ao cargo, ele mandou confeccionar aquela placa com a frase que foi citada acima no texto. Só que o que chama a atenção, é que o gestor que assumiu em 2013, o então ex-prefeito Aguiberto Lima Dias, mandou retirar a mesma do local, aconselhado pelo seu irmão, Raimundo Lima Dias, que era secretário de administração na época, por achar que a placa seria uma mensagem um tanto quanto constrangedora, sendo assim, achou por bem retirá-la e a deixou guardada em uma sala da Prefeitura. Agora, o atual gestor Eduardo Lima Vasconcelos, resolveu praticar uma espécie de metalinguagem, praticamente uma autodedicação, colocando a placa à exposição, a qual, ele garante que irá ficar exposta até o fim do seu mandato, para que todos a tenham como um sinal indubitável de respeito e fidelidade ao povo. Este é o desfecho de mais uma história que está mexendo com a imaginação dos bastidores da casa do poder, tanto que a referida placa já está virando uma atração para os que visitam a sede administrativa do município de Brumado (foto abaixo). 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Senador Lindbergh afirma que o jogo da política virou e que as manifestações de hoje (31) comprovarão isso

O senador Lindenberg Farias estará em Vitória da Conquista neste sábado (01) participando do Seminário Regional do PT (Foto: Reprodução)

O senador do PT, Lindenbergh Farias, que é, inclusive, candidato à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, expressou, por meio de sua págiana no Facebook, que a "virada de mesa" na política nacional é inquestionável e que as manifestações desta sexta-feira 31 de março, irão comprovar isso. Segundo ele "o mês de março começou com mobilizações expressivas. Primeiro, o oito de março e as manifestações puxadas pelas mulheres; em seguida, milhões de pessoas nas ruas contra a reforma da previdência no último dia 15". Farias que estará presente neste sábado (01) em Vitória da Conquista, para participar do Seminário Regional do PT, o qual deverá consolidar ainda mais a candidatura do deputado federal Waldenor Pereira para a presidência da legenda na Bahia, ainda fez questão de expressar que "precisamos construir atos ainda maiores nesta sexta, dia 31, para virar o jogo de vez contra este governo desmoralizado, corrupto e que está destruindo os direitos do povo trabalhador, e lançar imediatamente a candidatura de Lula para a presidência, devolvendo a esperança ao povo, apresentando um programa de reformas estruturais e de proteção ao emprego e aos direitos!". 



Apresentador da Rede Bahia tenta furar bloqueio e é pego em blitz da Lei Seca

Thiago Mastroianni foi interceptado por policiais militares do Esquadrão Águia. Apresentador do Globo Esporte Bahia foi autuado por duas infrações (Foto: Reprodução)

A noite de quinta-feira (30) foi pesada para o apresentador da Rede Bahia, Thiago Mastroianni. Ele foi pego numa blitz da Lei Seca montada pela Transalvador na Avenida Garibaldi. Mastroianni só não teve o carro levado porque apresentou um condutor habilitado. Segundo uma fonte, o apresentador estava a bordo do Jeep Renegade quando tentou fugir do bloqueio, mas foi abordado pelo Esquadrão Águia. Levado até o posto da blitz, ele teria se recusado a fazer o teste do bafômetro. Mastroianni foi autuado por duas infrações com base nos artigos 165 A e 186, inciso II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).



Bandidos aterrorizam comerciantes do Bairro Norberto Marinho

A dupla de assaltantes vem agindo cada vez mais nas proximidades da Praça Heráclito Cardoso (Foto: 97NEWS)

O número de assaltos no Bairro Norberto Marinho, principalmente nas proximidades da Praça Heráclito Cardoso, vem aumento de forma assustadora, deixando muitos comerciantes apreensivos. Os delitos desse gênero vêm se avolumando ainda mais nos últimos dias, com várias ocorrências, as quais sempre têm o mesmo “modus operandi”, ou seja, dois bandidos chegam numa motocicleta, o motorista fica na espera e o garupa desce e dá a voz de assalto. Os estabelecimentos preferidos são os quais possuem uma grande concentração de mulheres, que acabam sendo alvos fáceis. No final da tarde desta quinta-feira (30) uma dupla de bandidos assaltou um salão de beleza, levando pertences de clientes. Os meliantes foram flagrados pelo sistema de monitoramento de uma residência que fica ao lado, o que irá facilitar o trabalho da Polícia, que já teria, inclusive, identificado os autores do assalto. No mesmo momento a PM (foto abaixo) estava fazendo uma operação de combate à criminalidade e várias prisões foram efetuadas, possivelmente tendo essa dupla que vem agindo de forma intensa no local entre os detidos. 

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Em audiência com presidente do TJ-BA, Léo Vasconcelos tem a confirmação de nomeação de novo magistrado para Brumado no mês de abril

(Foto: Divulgação)

Dando prosseguimento a extensa agenda de compromissos na cidade de Salvador, o presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos acompanhado da Assessora Jurídica Abiara Dias esteve no último dia 29 de março, na sede do Tribunal de Justiça da Bahia em audiência com a presidente da instituição, Dra. Maria do Socorro Santiago Barreto na busca de melhorias para a Comarca de Brumado. Dentre os principais pleitos constaram a solicitação de nomeação de um juiz titular para a Vara Cível, que teve a vacância da vaga após a morte da juíza Leonor da Silva Abreu, sendo no momento ocupada por uma juíza substituta de outra Comarca. Para este pleito a presidente do Tribula de Justiça foi enfática ao afirmar que no próximo mês de abril já estará designando um juiz titular para a vaga, suprimindo dessa forma essa carência.  Com relação a instalação da segunda Vara Cível e nomeação de outros magistrados para a Comarca a presidente, Dra. Maria do Socorro justificou a dificuldade financeira pela qual passa o Tribunal de Justiça da Bahia.
 

(Foto: Divulgação)


Na oportunidade Léo Vasconcelos passou às mãos da Presidente do TJ/BA a solicitação de alteração do nome do Fórum Duarte Muniz para Fórum Juíza Leonor da Silva Abreu, prestando uma justa homenagem a magistrada pelos mais de 30 anos de trabalho ético e honrado. A Presidente achou louvável a homenagem e disse que levará o pleito ao Pleno do Tribunal. Na audiência o presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos teve a oportunidade de elencar as demandas do município, sendo ouvido com bastante atenção pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Dra. Maria do Socorro Santiago Barreto. Léo Vasconcelos também agradeceu ao secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim que viabilizou a importante audiência, demonstrando seu comprometimento com as causas de Brumado.

 



Alunos de escolas estaduais e municipais participam de palestra sobre crimes cibernéticos

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Estudantes brumadenses participaram na tarde desta quinta-feira (30) da palestra "O uso seguro e responsável da internet". O evento foi organizado pelo Ministério Público da Bahia (MPB), através da 3ª Promotoria de justiça de Brumado. Em parceria com o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber), os jovens foram orientados na utilização segura e correta da internet. A palestra realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado contou com a participação de estudantes de escolas estaduais e municipais. O encontro alertou os alunos como identificar e se proteger das práticas criminosas mais comuns na rede mundial de computadores. A orientação serviu também para que os jovens de hoje não se torne vítimas de crimes virtuais. A palestra também abordou assuntos como; cyberbulling, jogos online, sites e mensagens de e-mail com conteúdos ofensivos, além do sexxting, prática que consiste em divulgar fotos eróticas na internet.

Foto: Luciano Santos/97NEWS


Inspirado no Flamengo de Guanambi, Brumado poderá ter time na Primeira Divisão do estadual

(Foto: 97NEWS)

Emanoel Araújo, presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF) participa de reunião com o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) Edinaldo Rodrigues tratando do assunto profissionalização do Brumado Futebol Clube (foto acima). Segundo Emanoel, a profissionalização do time está cada vez mais perto de se tornar realidade, prova disso, é que o presidente da FBF, na tarde desta quinta-feira (30), conversou com Emanoel e tratou de assuntos e documentos para dar entrada na profissionalização do time brumadense. Em entrevista ao 97News, Emanoel afirmou que todos os processos burocráticos já estão sendo encaminhados a Federação Baiana de Futebol, e que o sonho de profissionalização do time brumadense se tornará realidade muito em breve. "Ter um time profissional disputando a série B do estadual é um anseio da grande torcida brumadense”. Ele ainda acrescentou que “neste momento está acontecendo o Campeonato Brumadense 2017 e o Estádio Gilberto Cardoso (Gilbertão) está recebendo diversos torcedores de Brumado e da zona rural, e com a profissionalização do futebol no município vamos ter avanços muito significativos”. O presidente da LBF concluiu dizendo que “o Futebol de Brumado deve seguir nos mesmo trilhos de Guanambi, lembrando o acesso do Flamengo de Guanambi a Séria A do estadual.  Já falei com alguns empresários da cidade e muitos demonstraram interesse em ajudar o clube a entrar na segunda divisão." afirmou Emanoel.

(Foto: 97NEWS)


Alcoólicos Anônimos passa a atender dependentes com a ajuda de robô nas redes sociais

Campanha para receber mensagens pelo Facebook começou nesta semana (Foto: Alcoólicos Anônimos/Divulgação)

Durante os últimos três meses, os Alcoólicos Anônimos no Brasil juntaram os depoimentos de seus 70 anos de história para a criação de um robô no bate-papo do Facebook, lançado nesta quarta-feira (29). A nova aba para conversa deve ser uma alternativa ao primeiro contato com grupo, que tem 12 passos para largar o alcoolismo. É a primeira vez que a comunidade abre atendimento pelas redes sociais. O nome da página é "Amigo Anônimo" e, é claro, também irá manter o anonimato de quem entra em contato. De acordo com os AA, a proposta é ajudar no momento de quase recaída: informa sobre grupos de atendimento de emergência e também orienta amigos e familiares de dependentes. As interações procuram motivar as pessoas a irem pessoalmente para o atendimento completo. O próprio sistema fornece os horários e os endereços mais próximos. Em menos de 48h, a página recebeu mais de 20 mil curtidas e 70 mil acessos, de acordo com dados do Facebook. Todo o sistema foi construído com base nos depoimentos - e na necessidade de resposta - descrita pelos participantes dos grupos de conversa. Entre as pessoas que acessaram a ferramenta neste primeiro dia, 40 já reverteram em ligações de ajuda. “Muita gente começa a beber jovem e o alcoolismo vai acarretar mais pra frente. E onde estão os jovens? E onde está todo mundo? Na internet. Vamos pegar os 70 anos de experiência dos AA e colocar isso numa ferramenta pra ajudar outras pessoas”, disse Fernando Palandi, diretor de arte responsável pela comunidade. Com o novo robô, os AA esperam ter mais contato com o público jovem, que tem menos conhecimento sobre as reuniões de dependentes, e as mulheres, que enfrentam mais preconceito quando buscam ajuda no combate ao alcoolismo. "Os AA têm mais de 5 mil grupos no Brasil, uma média de 12 mil reuniões semanais, mas nós não conseguimos atingir o grupo jovem e, principalmente, essa demanda que a gente vê do alcoolismo feminino, que é muito escondido e que sofre um grande preconceito na sociedade. Basta você ir nas salas de reunião de AA e ver que há muito mais homens do que mulheres. Essa forma digital deve atingir esse público", disse Jaira Adamczyk, psicóloga e presidente da junta de serviços gerais dos Alcoólicos Anônimos.



VCA: Cavalos vão usar ‘fraldão’ para evitar fezes em vias públicas

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma decisão da prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste, vai exigir que os cavalos que circulam em carroças nas ruas da cidade usem “fraldões”. A medida polêmica seria para evitar que as fezes sejam despejadas nas vias públicas. Segundo o Blog do Anderson, a decisão foi anunciada nesta quarta-feira (29) pelo coordenador de Limpeza Pública, Joaquim Ernesto Vieira Santos. “Tem que usar. É um bolsão. Os animais ficam no meio da rua e aquilo quando vai secando, vai se tornado em pó e causa doença, suja, além do odor que é muito forte. É muito problema”, disse Santos. O custo do bolsão será pago pelo próprio carroceiro. Com a adoção da medida, as carroças serão emplacadas, e os condutores terão de passar por curso para receber a sua carteira de habilitação. Uma reunião está marcada nesta sexta-feira (31) para mais orientações à categoria.



Saúde da Mulher: Ginecologista Dr. Rafael Vilela Reis fala sobre as patologias do ovário

O ginecologista Dr. Rafael Vilela Reis estará respondendo, a cada 15 dias, os questionamentos das leitoras do 97NEWS (Foto: 97NEWS)

Buscando uma nova dinâmica nas informações na área médica, o 97NEWS está iniciando uma série de entrevistas com profissionais da área médica, os quais irão falar sobre os assuntos mais procurados pela população. Iniciando a série "Saúde da Mulher", entrevistamos o renomado ginecologista brumadense Dr. Rafael Vilela Reis, que prestou esclarecimentos sobre as patologias do ovário, que é uma das questões de maior interessa das mulheres. O mote das declarações do especialista foi sobre a diferença entre cisto e tumor no ovário que são bem diferentes, inclusive com tratamentos bem diferenciados. “Quando as mulheres ouvem sobre a possibilidade de cisto no ovário, muitas já pensam logo em câncer, mas, que fique bem claro que são situações muito diferentes. Cisto é uma cápsula que tem um líquido dentro e tem um tratamento até certo ponto tranquilo, já o tumor, que pode ser de origem benigna ou maligna, é muito mais complexo”. Ele continuou a sua argumentação destacando que “os cistos aparecem geralmente nas adolescentes que entram na fase fértil, após as primeiras menstruações e nas mulheres que estão na menopausa, sendo que eles são mais comuns na idade fértil. Eles têm em média 6 a 7 centímetros de diâmetro e, muitas vezes, podem ser tratados por meio de anticoncepcionais. Já na menopausa, eles são mais robustos e têm que ser retirados para a biopsia”. Segundo o médico os principais sintomas das patologias ovarianas são: irregularidades menstruais, dor pélvica, excesso de pelos, dificuldades no aparelho intestinal e dor durante as relações sexuais”. 



VCA: Sindicatos e movimentos sociais se organizam contra os ataques orquestrados pelo governo Temer

(Foto: Divulgação)

O governo Temer não tem dado sossego para os trabalhadores. No último dia 22, foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4.302/1998, que amplia a terceirização, alcançando até as atividades fins. Isso pode significar o fim dos concursos públicos e relações de trabalho ainda mais precárias. Este é só mais um ataque orquestrado pelo governo Temer, que começou com o congelamento dos gastos públicos em 20 anos, que poderá culminar no fim dos serviços públicos por falta de orçamento. Junto a isso, as reformas da previdência e trabalhista, a terceirização representam a destruição de direitos. Neste cenário que trabalhadores de todo o país estarão nas ruas amanhã (31), organizando a luta contra esses retrocessos e rumo a greve Geral em abril. Em Vitória da Conquista, Sindicatos e movimentos sociais consolidaram o Fórum Sindical e Popular que tem como objetivo mobilizar os trabalhadores localmente para combater os ataques do governo. “Movimentos sindicais e sociais em Conquista deram um passo importante para a organização dos trabalhadores em nossa região. Com a criação do Fórum, estaremos construindo de forma organizada o enfrentamento. Juntos somos mais fortes e a unidade é o caminho para barrar o avanço dessa política que ataca nossa classe”, ressalta Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, que está compondo a coordenação do Fórum, convoca toda sua base e demais trabalhadores para o ato público, amanhã, no dia 31 de março, às 8h30, na praça 9 de novembro.



Licitação para contratar empresa no atendimento ao Glaucoma é aberta em Brumado

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brumado está com licitação aberta para contratação de serviços médicos especializados de oftalmologia aos pacientes da região de saúde de Brumado diagnosticados com glaucoma. As empresas interessadas devem entregar os envelopes no Departamento de Protocolo localizado no Paço Municipal. O edital está disponível no site da Prefeitura - www.brumado.ba.gov.br. A prestação do serviço deve contemplar todos os requisitos solicitados em consonância com as portarias 288/2008, 920/2011 e 1279/2013, do Ministério da Saúde e Resolução CIB-BA 137/2016. A licitação será na modalidade Concorrência Pública nº 001/2017. A licitação será realizada no dia 15 de maio, às 10h30, na sede da Prefeitura Municipal. Confira o extrato abaixo que foi divulgado pela AUCIB: 

(Reprodução: Site PMB)