ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2016"

Brumado: Detonação irresponsável provocou pânico e por pouco não causou uma tragédia

A detonação foi classificada como irresponsável (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As detonações de pedreiras e afins em Brumado sempre causaram dor de cabeça e medo aos moradores de vários bairros, muitos dos quais tiveram até casas rachadas devido ao alto grau de explosivos usados pelas empresas. No início da noite desta terça-feira (01), uma nova detonação desta feita provocou pânico nos moradores do Bairro Jardim de Alah que saíram de suas casas com medo de que pudesse ter sido até um terremoto, devido ao abalo que ocorreu. A equipe de reportagem investigativa do 97NEWS esteve na manhã de hoje (02) realizando um amplo trabalho de pesquisa para buscar maiores informações sobre o fato. As primeiras informações colhidas são de que, num terreno ao lado do Cemitério Municipal Jardim Santa Inês, foi feita uma detonação de rocha, a qual foi classificada pelo administrador do local como irresponsável, já que a mesma aconteceu poucos minutos do fim de um sepultamento e várias pessoas poderiam ter sido atingidas, já que estilhaços de rochas voaram para todo o lado, danificando inclusive várias lápides (foto abaixo). Segundo o administrador do cemitério, Seu Beto, todas as famílias que tiveram seus túmulos danificados terão o ressarcimento dos prejuízos, já que ele garantiu que irá buscar isso junto ao proprietário do terreno e o responsável pela detonação. A nossa equipe buscou saber quem foi a empresa e quem era o responsável pelo terreno onde aconteceu a detonação, mas como não havia ninguém no local não foi possível obter essa informação. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Obras do CDP de Brumado estão em ritmo acelerado, mas verbas foram reduzidas e complexo penal terá apenas 4 pavilhões

O ritmo dos trabalhos é positivo é a obra deve estar concluída no máximo em 5 meses (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Diz o ditado que “quando a esmola é muita o santo desconfia”. Esse adágio popular poderia ser aplicado na construção do CDP – Centro de Detenção Provisória de Brumado, o qual ficou anos esperando na fila para a liberação das obras e, agora, no início de 2016 teve o anúncio do começa da construção, o que causou surpresa em muita gente, já que ninguém esperava mais que a obra fosse realizada devido a tantas confusões, atrasos e desajustes. Mesmo na contramão das expectativas, os trabalhos de construção se iniciaram e o ritmo dos serviços é positivo, tanto que a previsão para o término é de, no máximo 5 meses, mas, em meio à esta positividade, uma nova informação colhida pelo radialista Carlos Silva trouxe um pouco de preocupação às autoridades, já que a verba deverá ser reduzida provocando a retirada de um dos pavilhões, ou seja, dos cinco previstos, serão construídos apenas quatro. Desta forma, o CDP ofertará 512 acomodações e não mais 590. Cada pavilhão receberá 16 celas com beliches em concreto. Cada cela poderá acomodar oito presos. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve na manhã desta quarta-feira (02) no canteiro de obras na região dos Pebas (foto abaixo) e pode registrar que a construção está num ritmo acelerado, inclusive com a construção de um dos primeiros pavilhões quase pronta. No local, um dos pavilhões será para presos provisórios e para os dias de visitas dos parentes. O complexo contará ainda com setor administrativo, ala de aprendizagem para ressocialização, refeitório e área de banho de sol. Em suma, finalmente o déficit do sistema prisional em Brumado será resolvido, já que atualmente a custódia é feita no setor de carceragem da 20ª Coorpin, que vem, no decorrer dos anos, apresentando inúmeros problemas, com sucessivas fugas e rebeliões, além do fato de estar sendo abrigado mais que o dobro da capacidade. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Crise: Ivete Sangalo baixa custo de produção com troca de músicos da banda e equipe

Decisão teria sido tomada pela cantora como forma de redução de custos, já que a remuneração dos músicos da “Banda do Bem” e de sua equipe sempre foi alta (Foto: Divulgação)

A crise bateu em cheio na música baiana. Ivete Sangalo está mudando toda sua equipe para baixar os custos e continuar nos palcos, de forma que o guitarrista Jaguar Andrade não faz mais parte da equipe da cantora. Especula-se que a decisão teria sido tomada pela cantora como forma de redução de custos, já que a remuneração dos músicos da “Banda do Bem” e de sua equipe sempre foi alta. Pelo mesmo motivo, Durval Lellys, recentemente, decidiu partir para a carreira solo trocando toda a sua equipe – que sempre teve altos cachês negociados enquanto Asa de Águia. Através de seus perfis em diferentes redes sociais, o Jaguar Andrade comunicou a saída da ‘Banda do Bem’ e disse que a decisão foi tomada em reunião com a equipe de Ivete e agradeceu pelos momentos que viveu durante o tempo em que fez parte da banda.



Reunião irá definir nova postura da Prefeitura quanto à questão das mesas e cadeiras nas calçadas

O superintendente do SMTT garantiu que o setor está se empenhando ao máximo para tentar resolver a questão (Foto: 97NEWS)

Visando buscar novas informações sobre a polêmica das cadeiras e mesas nas vias públicas por parte de bares e restaurantes da cidade, o âncora do Jornal da Alternativa Iª Edição, Carlos Silva falou com o superintendente da SMTT- Clidemar Amorim nesta terça-feira (01). A questão ganhou a mídia local e, devido a isso, uma nova recomendação por parte do Ministério Público foi enviada à prefeitura para se buscar uma solução para o impasse. Segundo palavras de Amorim ao radialista Carlos Silva, o MP pediu um novo levantamento, mas somente após uma reunião com o prefeito municipal que irá se definir as medidas que serão tomadas. Ainda segundo Amorim, o Código Brasileiro de Trânsito permite o uso dos passeios, mas os mesmos teriam que ter, no mínimo, 3,5 metros para que o ir e vir dos pedestres não seja prejudicado, o que em Brumado é difícil de se encontrar, colocando novo entrave na questão. O superintendente também informou que os cones que são utilizados por comerciantes para demarcação de espaço também serão retirados, pois infringem a lei, assim como placas e material publicitário que impede a passagem dos pedestres. “No momento o SMTT está fazendo campanhas educativas, mas os que resistirem irão ser penalizados com multas, pois estão infringindo a lei”, destacou Amorim. 



Conquista: Jovem é executado ao desembarcar de táxi. Ele tinha acabado de ser solto

A vítima foi atingida por cinco tiros, um deles na têmpora. É o segundo homicídio nas primeiras 24 horas do mês de março (Foto: Blitz Conquista)

Acerto de contas ou vingança? A motivação da execução de Tiago Souza Ferraz, vulgo Tigas, ainda é desconhecida pela Polícia Civil.A vítima, muito conhecida por conta dos antecedentes criminais, foi detida na tarde desta terça-feira, 01, ao ser flagrado com uma pequena quantidade de entorpecentes. Como a quantidade de droga encontrada caracterizava uso, ele foi ouvido e liberado.Na porta da delegacia ele pegou uma corrida de táxi, acompanhado de duas garotas, mas não seguiu para sua casa. Tigas foi até o bairro sobradinho e logo quando desembarcou foi alvejado por dois homens que chegaram numa motocicleta. A vítima foi atingida por cinco tiros, um deles na têmpora. Segundo relato do taxista, a vítima ligou para alguém durante o percurso. O taxista também disse não acreditar que o veículo foi seguido. Logo após o primeiro disparo, ele arrancou o carro, ainda com a porta aberta e as duas garotas a bordo. Tigas caiu na calçada e morreu no local. Uma equipe da Delegacia de Homicídios esteve no local e já iniciou as investigações. Esse foi o segundo homicídio no primeiro dia de março.



ASFAB participa de audiência com superintendente da CONAB em Salvador

Foto: Divulgação

A ASFAB participou de uma audiência em salvador no dia 19 de Fevereiro deste ano, na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) com o superintendente Bruno Miguel Rodrigues Guimarães. O coordenador de projetos da ASFAB, Márcio Aguiar avaliou a reunião como positiva,“A fala do superintendente deixa claro que mesmo no momento difícil com todos os arrochos e contingenciamento de recursos, o ano 2015 teve uma crescente na compra dos produtos da agricultura familiar, compras diretas do programa de aquisição de alimentos (PAA) nas politicas de garantia de preços mínimos (PGPM) nas politicas de garantia de preços da agricultura familiar, sabemos da impotência da CONAB nesse processo catalisador das politicas publicas na produção de alimentos da agricultura familiar, um instrumento forte que garanta aos nossos agricultores mais recursos e investimento na produção de alimentos, por que e a nossa agricultura familiar que coloca na mesa dos brasileiros mais de 70 % dos alimentos que consumimos." Destacou Aguiar. Ascom-Asfab

 



Brumado Bizarro: Dono de bar tem NecroMural com mais de 300 santinhos de pessoas mortas

No NecroMural estão muitos brumadenses conhecidos que partiram para a eternidade (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Essa é mais uma para a galeria das “têm coisas que só acontecem em Brumado”, pois colecionar objetos e tantas outras coisas é considerado normal, mas colecionar santinhos de pessoas mortas, no mínimo, é de se estranhar. Mas é justamente esse “hobby” que possui o Walter de Jesus Dias, o popular “Xana”, que tem um bar na Rua Felipe dos Santos, 252, no Bairro das Flores. A equipe do 97NEWS esteve no local na manhã desta terça-feira (01) e falou com ele que explicou que “tudo começou logo quando eu abri o bar, a uns 8 anos atrás. Um amigo meu morreu e eu coloquei o santinho dele na geladeira, daí as pessoas começaram a trazer outros e jogar debaixo da porta, então, diante disso eu montei o mural que já tem mais de 300 santinhos de pessoas mortas”. Questionado se isso não espantava os seus clientes, ele respondeu que “alguns já ficaram assustados, mas a maioria até gosta e pede para reservar uma vaga no mural, tanto que estou montando um novo para colocar os que chegarem a partir de agora, pois os outros estão lotados”. 



Conquista: Bancário da CEF, suspeito de aliciar menores, é mais uma vez detido

Prisão ocorreu na sexta (26) e só agora foi revelada pela Polícia. O acusado, além de quase atropelar um policial durante a tentativa de fuga, estava dirigindo embriagado (Fotos: Blog do Rodrigo Ferra

O funcionário da Caixa Econômica Federal de Vitória da Conquista, Cid Andrade, 58 anos, foi detido mais uma vez por suspeita de aliciar menor no centro da cidade na última sexta-feira (26).O acusado, além de quase atropelar um policial durante a tentativa de fuga, estava dirigindo embriagado, segundo informações da polícia.Para quem não se lembra, no dia 19 de maio de 2015, após denúncias, militares encontraram na casa de Cid, que fica na Rua Braulino Santos, no Bairro Candeias, três adolescentes seminuas (de 13, 15 e 16 anos) que estavam desaparecidas da casa de suas famílias, sendo que a mais velha possuía problemas mentais. Além de bebidas e vestígios de entorpecentes, os policiais também apreenderam fotos e vídeos de meninas seminuas, armazenadas em um tablet, que caracterizavam abusos sexuais. (BDF)



Brumado: Você está desempregado e quer trabalhar?

Foto: Divulgação

No mercado atual as empresas procuram por profissionais qualificados. Pensando nisso o projeto "Emprega Bahia" convida você para fazer os cursos de: Enfermagem domiciliar e agente de saúde; Auxiliar de Farmácia e Atendente de laboratório de análises clínicas; Recepcionista; Vendas e Operador de telemarketing; Segurança no trabalho; Corretor de imóveis e seguros; Hotelaria e inglês para atendimento ao turista. Cursos somente aos sábados pela manhã, tarde e noite. Mensalidades somente R$ 70,00. Receba carta de recomendação de estágio, certificado válido em todo o Brasil, em concursos públicos e participe da seleção de 20 vagas de trabalho com carteira assinada com salário inicial de R$ 1.100,00 para o cargo de representante comercial. Inscreva-se gratuitamente na Escola Zilda Neves,  Centro de Brumado. Informações (77) 9-9819-7398. Início das aulas sábado dia 05 de março. Emprega Bahia, dê um novo curso para sua vida.



Brumado: Mais uma aluna do CEB tem o celular roubado por bandidos; motociclista tentou impedir o assalto, mas não conseguiu

Os estudantes do CEB continuam sendo alvo dos assaltantes, que, sempre em dupla, não vêm dando trégua especialmente no período noturno. Na noite desta segunda-feira (29), um novo assalto a uma aluna que tinha saído do colégio que ocorreu por volta das 21h45m, teve como vítima uma aluna que estava grávida de 4 meses. Um motociclista que pediu reserva de identidade, passava no momento, indignado com a ação delituosa e vendo que o meliante estava com a mão debaixo da blusa, possivelmente insinuando ser uma arma, acabou partindo para cima da dupla que revidou as agressões desferindo socos no motociclista, comprovando que não estavam armados. Os dois conseguiram abrir fuga e a aluna, além do celular, teve a sua bolsa com todos os documentos e alguns pertences levadas. O risco de assaltos no período noturno na região em que fica localizado o CEB é muito alto e a população espera que a Polícia Militar realize mais rondas na região, pois os meliantes seriam fáceis de serem detectados e presos. 



Guanambi: Nível de infestação do Aedes Aegypti é assustador

(Fotos: Divulgação)

O Secretário de Saúde do município de Guanambi, Manoel Paulo, esteve na sessão da Câmara de vereadores desta segunda-feira chamando a atenção do legislativo e da comunidade em geral para o combate ao mosquito aedes aegypti.  Na manhã desta terça foi realizado um evento de mobilização e envolvimento de servidores municipais, colaboradores, autoridades e o povo em geral para detalhamento das ações a serem desencadeadas pelo município no combate ao mosquito. O crescimento nos índices de infestação é assustador quando são avaliados os dados do relatório apresentado pelo secretário: desde janeiro até agora, foram notificados 541 casos de Dengue, Zika e Chikungunya, o que dá uma média de 15 casos por dia. O secretário ainda enfatizou a sua preocupação com a sub notificação, dizendo que o número de casos  não notificados é aproximadamente quatro  vezes maior do que os que são registrados. Em janeiro, o nível de infestação em domicílios visitados era de 8%, em fevereiro dos pouco mais de quinze mil domicílios trabalhados 15% estavam com focos do mosquito da dengue. Diante do alarmante crescimento de casos de pessoas contaminadas com dengue e zika, há de ser feito um trabalho de guerra para combater este minúsculo inseto que tem causado grandes problemas para a saúde pública, deixando o mundo em estado de atenção com a epidemia de microencefalia. (Por Bonny Silva)



Crianças encontram crânio humano no Rio de Contas, município de Ubatã

DPT recolheu a ossada para tentar identificar quem era a pessoa. Crianças brincavam com o crânio, sem saber do que se tratava (Foto: Canoa Notícias)

Na tarde desta segunda-feira (29), foi encontrado um crânio humano no leito do Rio de Contas, na altura da rua Francisco Xavier, em Ubatã. Segundo informações de banhistas que estavam no local, crianças encontraram o crânio, e brincavam inocentemente. Adultos ao perceberem o crânio, de imediato chamaram a Polícia Militar que compareceu no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado. Será realizada pericia para identificar a pessoa. O delegado Adelino Loyola, da Delegacia Territorial de Ubatã, investiga o caso.



Tiro de Guerra 06/024: Incorporação 2016

(Foto: Divulgação TG 06/024)

No dia 1° de março, os novos atiradores do TG 06-024 incorporaram às fileiras do Exército Brasileiro para prestarem o serviço militar inicial. O subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, disse que Todos os anos, milhares de jovens incorporam às fileiras do Exército Brasileiro, nos mais distantes rincões deste país, para prestarem o serviço militar inicial. Estes jovens recebem o treinamento inerente à sua função e ficam aptos a contribuírem para o cumprimento das missões constitucionais do Exército Brasileiro. Porém, muito mais do que treinamento militar, esses jovens aprenderão a trabalhar em equipe e terão contato e assimilarão valores como responsabilidade, lealdade, probidade, honestidade, entre outros que são tão raros de serem identificados nos dias atuais. Ou seja, entram pelos portões dos quartéis adolescentes e saem homens prontos para enfrentarem os desafios da vida. Hoje é um desses dias em que o Exército Brasileiro renova sua "cara" e recebe o ânimo do "sangue novo" para o início de mais um ano de instrução e de intensos trabalhos. Parabéns aos novos soldados do Exército Brasileiro! Exército Brasileiro - Braço Forte Mão Amiga! 



Brumado: Gatunos de plantão fazem a limpa em caminhão enquanto motorista descarregava na área do Mercado Municipal

Estão cada vez mais frequentes os arrombamentos e saques a caminhões na área do Mercado Municipal (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A região do Mercado Municipal vem se tornando uma das mais perigosas da cidade, não somente pela prática de assaltos, mas também pela ação de um grupo de adolescentes que vêm promovendo o terror aos feirantes, os quais têm que pagar uma espécie de taxa semanal para não terem os seus comércios arrombados. Com ocorrências policiais quase que diárias, o local vem se tornando cada vez mais arriscado. Na manhã desta terça-feira (01), um motorista de Teixeira de Freitas e seu ajudante foram as novas vítimas. Enquanto ele fazia a entrega de uma mercadoria num estabelecimento comercial, os meliantes forçaram o vidro da cabine e conseguiram entrar no caminhão, levando a carteira com todos os documentos dos dois, cheques e uma quantia em dinheiro. Eles ainda conseguiram levar cerca de R$ 2 mil em mercadorias. O motorista registrou queixa na delegacia e, pelas informações, os autores do delito seriam os mesmos que vêm aterrorizando os comerciantes, os quais estariam se especializando na observação de caminhões que estacionam e que são de fora da cidade, para, em seguida, fazer o arrombamento e levar o que se encontrar pela frente. 



Brumado: Grande movimentação no SineBahia em busca de emprego na empresa que irá construir parque eólico

Inúmeras pessoas compareceram ao SineBahia na busca de uma colocação na empresa que irá construir o parque eólico em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Logos após o anúncio feito com exclusividade pelo 97NEWS nesta segunda-feira (29), um grande número de pessoas compareceu hoje (01) à agência do SineBahia que fica acoplada das instalações do SAC de Brumado. Esse grande contingente vem comprovar a busca frenética por uma colocação no mercado de trabalho, não só em Brumado, mas de toda a região, já que pessoas vindas de outras cidades também vieram na busca de uma vaga na empresa Sowitec que irá construir o parque eólico na região do Distrito de Cristalândia. Segundo informações passadas à reportagem do 97NEWS, as vagas são para Auxiliar de mecânico; auxiliar de topógrafo; operador de motoniveladora; operador de trator esteira; operador de trator pneu e controlista. O número de vagas disponíveis não foi revelado.  

 



Família de Jacaraci está desesperada com o desaparecimento de jovem

(Foto: Divulgação)

O jovem José Carlos Simões de Souza (23) desapareceu de sua residência no último sábado (27) e, até o momento não foi encontrado pela sua família que está desesperada por notícias de seu paradeiro. Ele sofre de depressão e não estava tomando os seus remédios, o que pode fazer com que ele possa vir a cometer algum ato impensado. Quem tiver alguma informação pode entrar em contato com os telefones acima na foto. Confira reportagem abaixo: 



Bravo: 'Lei é Lei e tem que ser cumprida, independente de quem for', dispara promotor de Justiça que deu ordem de prisão a prefeito de Laciara

(Foto: Reprodução Youtube)

O prefeito de Laciara-GO estava sendo investigado por extração ilegal de madeira. Um caminhão carregado de madeira, de propriedade do prefeito, foi apreendido. Ao saber da apreensão, o prefeito foi até o local onde o caminhão estava apreendido e o levou para casa.  Ao saber do ocorrido, o promotor Douglas Chegury foi até a prefeitura e, determinado, ordenou a prisão, fazendo com que o gestor fosse algemado pelos policiais militares. A atitude do promotor, que bradava "Lei é Lei e tem que ser cumprida, foi muito elogiada em todo o Brasil, já que vivemos um momento onde a corrupção campeia pelos quatro cantos do país. No momento da prisão o prefeito se atreveu a argumentar que "a presidente da República está toda errada e ninguém vai lá prender ela, está tudo errado nesse país". "São de homens assim que o Brasil precisa para arrancar essa praga da corrupção", eram os dizeres mais postados nas redes sociais. Veja o momento da prisão: 



Vídeo mostra momento em que policial federal é assassinado em Juazeiro

A ação aconteceu em menos de cinco minutos, próximo à rodoviária da cidade. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu (Petrolina News)

Um policial federal foi assassinado a tiros por volta das 22h desta segunda-feira (29) durante uma tentativa de assalto na Rodoviária de Juazeiro (BA). De acordo com informações, Wilson Teixeira Neto, que era lotado na Polícia Federal (PF) em Salvador (BA) e estava em Juazeiro a passeio, morreu no local e os bandidos levaram sua arma e seu veiculo. A ação aconteceu em menos de cinco minutos. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu momento depois. Outras informações pelas próximas horas.Assista: