ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2016"

Livramento: Adab e Polícia Militar fazem grande apreensão de carne clandestina na Feira Livre

Uma grande quantidade de carne clandestina foi apreendida (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Apesar de todos os esforços das autoridades sanitárias, a comercialização de carne clandestina continua acontecendo na região. Diante disso, visando um combate mais ostensivo a essa prática ilegal, que traz malefícios à saúde da população, a ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, acompanhada da Polícia Militar realizou uma operação de apreensão de carnes clandestinas na madrugada deste sábado (05) no município de Livramento de Nossa Senhora. Equipes da ADAB chegaram ainda de madrugada (foto abaixo) na área reservada ao comércio de carnes e derivadas da feira livre e realizaram uma grande apreensão, ficando praticamente as barracas limpas. Os comerciantes que foram flagrados serão penalizados e poderão responder judicialmente pelo crime. A quantidade de carne apreendida não foi revelada, mas segundo as primeiras informações pode chegar a uma tonelada. 

(Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)


Juíza que mandou exonerar ministro da Justiça é acusada de cinco crimes

Segundo a Procuradoria Regional da República da 1ª Região, a magistrada é acusada de gestão fraudulenta, falsidade ideológica, apropriação indébita, uso de documento falso e lavagem de dinheiro (Fotos

A juíza Solange Salgado da Silva Ramos de Vasconcelos, que deu uma liminar exonerando o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, foi denunciada.Segundo a Procuradoria Regional da República da 1ª Região, a magistrada é acusada de gestão fraudulenta, falsidade ideológica, apropriação indébita, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. O MPF quer processar Solange por suspeita de crimes cometidos durante sua passagem pela presidência da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer). Segundo a denúncia, durante dez anos a Ajufer firmou contratos fictícios com a Fundação Habitacional do Exército, usando indevidamente o nome de juízes federais que desconheciam a fraude. O dinheiro era sacado na boca do caixa e passado a laranjas. A Corte Especial do TRF-1 começou a julgar o caso ontem, mas uma desembargadora pediu vistas. (Informações de O Globo)



Meliantes fazem a limpa em residência que foi arrombada no Bairro Olhos d’Água; nem o cofrinho de ursinho eles perdoaram

O risco de morar nos bairros mais afastados do centro e deixar a casa sozinha é cada vez maior em Brumado, já que os arrombadores de plantão só ficam observando quem poderá ser a próxima vítima. Desta feita a vítima foi uma vendedora, moradora do Bairro Olhos d’Água, a qual teve a sua residência arrombada na tarde desta quinta-feira (03), onde os meliantes, após arrombarem a janela lateral, fizeram a limpa na casa, levando até o cofrinho de ursinho de barro. Foram subtraídos, além do cofrinho, um aparelho de cortar cabelo importado, um tablete da marca Samsung e um aparelho de televisão Samsung 32 polegadas, o qual foi encontrado pela Polícia em matagal ao lado da residência. 



Lava Jato: Ministério Público Federal não tem mais dúvidas de que Lula 'enriqueceu' com o Petrolão

Lula se vangloria de ser a alma mais honesta do Brasil (Foto: Reprodução)

Alvo preferencial da 24ª fase da Operação Lava Jato, o ex-presidente Lula enriqueceu às custas dos crimes investigados no petrolão e teve sua campanha política abastecida com dinheiro sujo.A conclusão é do Ministério Público Federal, que investiga o petista por suspeitas de que ele tenha recebido vantagens indevidas durante o período de oito anos em que ficou à frente do Palácio do Planalto – inclusive do propinoduto instalado na Petrobras. “Há evidências de que o ex­-presidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora”, informou a força-tarefa da Lava Jato. As investigações conduzidas pela força-tarefa da Lava Jato e pela Polícia Federal mostram que “surgiram evidências de que os crimes o enriqueceram e financiaram campanhas eleitorais e o caixa de sua agremiação política” e que existem repasses a Lula – um deles de pelo menos 1 milhão de reais feito pela OAS – “sem aparente justificativa econômica lícita”.



Malhada de Pedras: Acidente com vítima fatal na tarde desta sexta-feira (04)

A vítima capotou o veículo na entrada da cidade de Malhada de Pedras (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um acidente com vítima fatal aconteceu na tarde desta sexta-feira (04) no município de Malhada de Pedras. Segundo as primeiras informações, um motorista, de identidade ainda não revelada, o qual é morador do Distrito de Ibitira em Rio do Antônio, de prenome Juracy, conduzia um gol prata JQG 8266 – Rio do Antônio – BA que vinha de Guajerú, quando, ao chegar próximo da cidade, acabou capotando o veículo e sendo arremessado para longe. Ele foi atendido pela equipe do SAMU 192, mas não resistiu à forte pancada na cabeça e veio a falecer no local. Ainda segundo informações de testemunhas ele corria muito no momento e, possivelmente, estava sem o cinto de segurança. 

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


‘É Mentira’: Escarcéu feito com nome de vereador Alessandro Lobo foi esclarecido pelo major Jocevã Oliveira

O major Jocevã Oliveira foi taxativo ao afirmar que a notícia da clonagem da placa do carro da esposa do vereador Alessandro Lobo era mentirosa (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Diz o ditado que “mentira tem perna curta”, mas existem situações que nem perna ela tem. Essa poderia ser uma definição do alvoroço que foi produzido por uma veiculação inverídica num blog local de que a esposa do vereador Alessandro Lobo estaria circulando pela cidade com um carro clonado. Em questão de segundos “o fogo se alastrou” e o assunto nas redes sociais virou febre, já que, a publicação tinha uma forte conotação criminal. Mas, passadas apenas algumas horas, o “incêndio” foi apagado por uma declaração taxativa do comandante da 34ª CIPM, major Jocevã Oliveira que definiu como mentirosa a notícia. O próprio major que teria sido citado na reportagem como autor da apreensão do veículo explicou que “foi veiculado em algum blog que a esposa do presidente da câmara municipal estava com o carro com placa clonada. Na verdade isso é MENTIRA. O que houve foi que o veículo estava com uma placa com as duas dezenas invertidas, devido a um erro da loja que confeccionou a placa, e, consequentemente, um erro de quem selou a placa, pois não observou o equívoco”. O esclarecimento jogou um “balde de água fria” nos orquestradores da denúncia, que teriam intenções políticas em atacar o referido vereador, já que o mesmo é pré-candidato a prefeito. A questão agora deverá ir para a barra dos tribunais, pois a acusação foi grave e causou um clima de muito mal-estar nos corredores do Poder Legislativo, mas, após a “verdade” se revelar como uma mentira, a atmosfera se transformou em desejo de justiça, pois acabou envolvendo a família do vereador, já que a sua esposa foi citada na matéria. 



Lava Jato: Operação Aletheia também cumpre mandados em Salvador. Alvos ainda em sigilo

(Foto: Reprodução)

Em Salvador, a 24ª fase da operação Lava Jato, denominada como Aletheia, cumpre dois mandados de busca e apreensão e uma de condução coercitiva na manhã desta sexta-feira (4). Procurada pela reportagem, a Polícia Federal não cita os locais e pessoas que são alvos da ação. Apesar do sigilo oficial, moradores do Villaggio Panamby, no Horto Florestal, área nobre de Salvador, relatam a presença de agentes da Polícia Federal e da Receita Federal no local desde as primeiras horas da manhã. Não há informações sobre os alvos da operação no local. A operação foi batizada de “Aletheia” e é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”.



Menor é apreendido com bolsa cheia de drogas em ronda policial no Bairro São Félix

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 23h30m desta quinta-feira (04), em ronda no bairro São Félix, foi apreendido pela guarnição da 34ª CIPM/PETO, o menor de iniciais A. A. F. S. , de 14 anos, de posse de uma bolsa contendo 29 pedras de Crack, 08 "trouxinhas" de Maconha, 10 pinos de Cocaina, 45 reais em dinheiro e 01 Celular marca LG branco. O mesmo foi apresentado na 20ª COORPIN e está à disposição da Justiça para as medidas cabíves. 



Barra do Choça: Moradora se assusta ao receber conta de quase R$ 30 mil da Embasa

Sentindo-se lesada, a usuária, que prefere não se identifica, diz que acionará a empresa na Justiça pela cobrança indevida (Foto: Blog do Jorge Amorim)

Uma moradora do Bairro Bom Retiro em Barra do Choça, se assustou ao chegar em casa nesta terça-feira, 03 de março e deparar com a conta de água, do mês de fevereiro de 2016, no valor de R$ 28.119,85. Na conta, o consumo saltou de 21 m2 em fevereiro para 2270 em março.De acordo a moradora, em sua residência moram apenas quatro pessoas. “Não lavo calçadas, lavo roupas de forma planejada para evitar o desperdício. No entanto, o valor apresentado pela Embasa, empresa responsável pelo fornecimento de água em Barra do Choça é um absurdo, não existe uma coisa desta, desabafou. A barrachocense que não quis se identificar, disse que irá procurar os seus direitos pela cobrança indevida.



Mãe foi avisada em carta, entregue pelo tráfico, que seu filho iria morrer

Raimundo Fagner foi assassinado com três tiros. Quatro dias antes, sua mãe havia recebido a carta. No último dia 24/02, ele recebeu outra carta com mais 4 nomes, todos jurados.

Desde o dia 25 de janeiro que dona Vilsa Evangelista está vivendo um pesadelo. Moradora do Bairro Benito Gama em Macarani, no Sudoeste do estado. Ela recebeu uma carta anônima no dia 25 de janeiro, avisando que o seu filho Raimundo Fagner, de 22 anos, estava na mira de assassinos do tráfico de drogas e marcado para morrer, juntamente com outros jovens da vizinhança. Sem saber por que a carta lhe foi entregue, a mulher ainda chegou a procurar a polícia, mas no dia em que foi ao Complexo Policial não encontrou o delegado Dr. Irineu nem os agentes que estavam em diligência e não fez a entrega da carta: “Fui ao Complexo atrás do agente Marcone ou do Delegado, mas não havia nenhum dos dois na hora em que eu fui lá e preferi voltar para casa com a carta na mão, depois não procurei mais a polícia, porque não tinha conhecimento de meu filho envolvido com drogas e ele já estava de passagem comprada para Belo Horizonte e iria viajar no dia 30 de janeiro, quando acabassem as férias dele”, conta.



Chapa, Vida Sofrida : Carregadores relatam ao 97NEWS o sofrimento da profissão

Os 'chapas' não negam o sofrimento da sua atividade laboral (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Existem profissões e profissões, algumas que são fáceis, outras que são difíceis, dentre as que estão enquadradas no rol do sofrimento está a de carregador, o popular “chapa”, que fica na beira das rodovias esperando as carretas para serem carregadas e descarregadas. Em Brumado, os “chapas” têm um dos pontos principais na saída para Vitória da Conquista, na BA-262. Pelo levantamento feito no campo existem cerca de 45 carregadores divididos em 3 pontos na cidade, os quais se dividem em turnos. O repórter Marcos Paulo falou com três deles no final da manhã desta quinta-feira (03), Sebastião Batista Passos (49); Domingos Massena Santos (46) e Frankstein Silva (52), os quais relataram o sofrimento da profissão. Segundo eles a situação beira a escravidão, já que não existem as mínimas garantias trabalhistas, além do fato do serviço ser muito pesado, causando prejuízos físicos, o qual, na grande maioria das vezes é realizado debaixo de um sol escaldante. Ainda segundo eles os ganhos mensais podem chegar à casa dos R$ 1mil, mas isso quando o movimento é bom, porque em épocas como o Carnaval, Páscoa e São João existe uma queda acentuada ficando-se várias dias sem trabalho. Eles também reclamaram de perseguição como as que estão sofrendo por parte de um empresário que mandou até cortar a árvore que eles se abrigavam do sol, obrigando-os a instalar uma lona e fazer uma espécie de "escritório" que tem até um sofá velho (foto abaixo). Eles também se dizem vítimas de agressões por parte de policiais, que não os veem como bons olhos.  



Contran adia exigência de habilitação para cinquentinhas. Confira novo prazo

Alguns Detrans já haviam postergado a exigência, considerando as dificuldades dos Centros de Formação de Condutores (autoescolas) em atender a demanda (Blog Transitar)

O Conselho Nacional de Trânsito prorrogou o prazo de habilitação para os condutores de ciclomotores, as famosas cinquentinhas. Ontem, quarta-feira (02) o órgão publicou a Deliberação 147 alterando a redação da Resolução 572, estendendo o prazo para o dia 31 de maio. Alguns Detrans já haviam postergado a exigência, considerando as dificuldades dos Centros de Formação de Condutores (autoescolas) em atender a demanda. Desde a última terça-fera (01), os condutores de cinquentinhas eram obrigados a possuir documento de habilitação: CNH categoria “A”, a mesma das motos ou a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). Como nova data estipulada, os condutores desses veículos tem mais tempo para se regularizarem. No entanto, a obrigatoriedade para registro e licenciamento continua.Os veículos produzidos após o último dia 31 de julho de 2015, já se equiparam a qualquer outro veículo automotor em se tratando de emplacamentos. Já os fabricados antes disso, tem prazo até outubro de 2017.





Violência em Conquista: Caculeense morto na Praça da Normal, foi vítima de execução

Caculeense estava sentado em um banco, acompanhada da namorada, quando um homem armado se aproximou e começou a atirar na direção dele (Fotos: Blitz Conquista)

João Carlos Pereira Santos, 27 anos, natural de Caculé, foi morto a tiros por volta das 18h30 desta quarta-feira, 02, na Praça Guadalajara (Normal), bairro Recreio, em Conquista.Ele estava sentado em um banco, acompanhada da namorada, quando um homem armado se aproximou e atirou. A vítima ainda tentou correr, mas caiu poucos metros à frente e morreu no local. O óbito foi constatado pelo médico do Samu 192. João morava a poucos metros do local do crime no Conjunto Itajubá. A polícia já iniciou as investigações do crime. O que se sabe até agora é que os tiros tinham “endereço certo” e não se tratou de assalto ou engano. O atirador fugiu em direção a Av. Rosa Cruz.



Novidade: WhatsApp atualiza e permite envio de documentos via mensagem

Foto: Reprodução

Agora além do compartilhamento de fotos, vídeos, áudios e localização, o WhatsApp agora suporta o envio de documentos no formato PDF - arquivos no formato DOC ainda não podem ser enviados pelo aplicativo. A função está ativa nos aparelhos iOS e Android. Para utilizá-la, basta abrir as opções de conversa e selecionar 'Compartilhar Documento'.



Caça Mosquito é o mais novo aplicativo para combater a dengue, chikungunya e a zika

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A população brumadense agora tem mais uma ferramenta para combater o vilão número um dos ultimos tempos, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A Secretaria de Saúde da Bahia lançou o aplicativo "Caça Mosquito" que vai mapear zonas com focos do mosquito Aedes aegypti. O mapeamento é feito pelos  sistema GPS do próprio aparelho de celular. Os usuários fotografam e informam locais com possíveis criadouros do mosquito e as informações são transmitidas em tempo real para os órgãos municipais. O aplicativo inicialmente está funcionando no sistema Android, para baixar é fácil, abra o Google Play Store e baixe o aplicativo Caça Mosquito. Após a instalação, clique no botão “+” para iniciar a navegação e visualizar o menu.



Se a moda pega: Morador pede cassação de vereadora por caso extraconjugal em município do Acre

Pedido foi protocolado na Câmara de Brasileia no último dia 23 de fevereiro. Advogado alega que houve quebra de decoro por parte da parlamentar (Amazônica)

A Câmara de Vereadores de Brasileia, município distante 232 km de Rio Branco, recebeu um pedido de cassação do mandato da vereadora Fernanda Hassem (PT-AC), no dia 23 de fevereiro. Impetrado por um morador da cidade, o pedido foi motivado por um suposto caso extraconjugal da parlamentar.De acordo com o advogado Leandrius Muniz, que representa o impetrante, a denúncia é que houve quebra de decoro parlamentar por parte da vereadora. “Houve a quebra por conta de que o homem público tem que estar dentro da moral e ética no parlamento e fora dele. Não é uma atitude digna de um representante do povo”, explica. A reportagem tentou entrar em contato com a parlamentar, porém, até esta publicação, ela não foi localizada para comentar o caso. O presidente do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores no Acre, Ermício Sena, defendeu a vereadora.



Brumado: Criança de 7 anos colide com Ford Focus enquanto andava de bicicleta na Mourão Guimarães

A criança ficou desacordada sob os olhares dos muitos curiosos que se amontoaram no local (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Existem alguns pais que deixam os filhos soltos, muitos dos quais acabam indo para longe de casa e ficando a mercê dos perigos que estão à solta nas ruas. Esse talvez tenha sido o caso de um menino de 7 anos que trafegava com sua bicicleta na Av. Antônio Mourão Guimarães, aproximadamente às 16h, quando acabou colidindo com um Ford Focus branco que passava no momento. A criança veio ao chão e ficou desacordada à espera dos socorristas do SAMU 192 chegarem. Aparentemente ela não teve fraturas, mas somente com o boletim médico que será emitido pelo Hospital Magalhães Neto, para onde a criança foi removida, se saberá o seu real estado de saúde. Fica o alerta para os pais não deixarem os seus filhos pequenos andarem de bicicleta nas vias do centro da cidade, que são muito movimentadas e sempre há registros de acidentes.



Brumado: Bandido mascarado surge no cenário criminoso

O assalto aconteceu bem no início da manhã desta quarta-feira (02) no Dr. Juracy (Fotomontagem: 97NEWS)

Muitos assaltos são cometidos em Brumado por criminosos que não escondem a cara, mas, na manhã desta quarta-feira (02), por volta das 05h45, um bandido resolveu usar uma máscara para disfarçar a sua identidade na prática de um assalto a um mercadinho localizado no Bairro Dr. Juracy. Segundo informações colhidas pela equipe de reportagem do 97NEWS, o bandido mascarado estava acompanhado de um comparsa que estava de “cara limpa”. Eles mandaram a proprietária fechar as portas e a prenderam dentro do banheiro fazendo a limpa no local, levando dinheiro e celulares.  



Ponto das Churrasqueiras: O melhor em custo benefício para o seu churrasco de final de semana

Foto: Reprodução

O Ponto da Churrasqueira vem se estabelecendo como uma das referências do setor, buscando sempre a excelência de seus produtos. Produzindo churrasqueiras da melhor qualidade, que são a melhor escolha em custo benefício, pois são rápidas para montar e duram 10 vezes mais tempo do que as feitas de tijolos, o que é um grande diferencial que vem promovendo um grande volume de vendas. Confira nossos produtos e preços especiais no atacado e varejo. Aguardamos seu contato. Faça um orçamento agora mesmo (77) 9-9924-7962. Churrasqueiras pré-moldadas é no Ponto da Churrasqueira na Av. Cassimiro Pinheiro Azevedo, 458, Centro, telefones: (77) 9-9924-7962 ou 9-8827-7814. Lembrando sempre que o segredo de um perfeito churrasco está na carne, no tempero, mas principalmente na churrasqueira.