ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2015"

STF e TSE acha prorrogação dos mandatos dos prefeitos inconstitucional

TSE quer o fim da reeleição no país (Foto: Reprodução)

Exatos 299 dos 417 prefeitos baianos se elegeram em 2012. Do conjunto, apenas 118 são reeleitos e não mais serão, nem que queiram, candidatos no próximo ano. A grande maioria dos 299 (ACM Neto incluso) trabalhou na expectativa de tentar novo mandato em 2016. A reforma política em gestação na Câmara dos Deputados deixou os gestores em alerta. Ainda não há propostas prontas e acabadas. Ontem, na audiência que a Comissão da Reforma realizou na Assembleia, Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB, defendeu a prorrogação dos atuais mandatos. A ideia já foi cogitada e sepultada com o pronunciamento do ministro Dias Toffoli, do STF e presidente do TSE. Ele acha a prorrogação inconstitucional.



Fiol: Um sonho que pode se transformar em pesadelo para os milhares de operários da ferrovia

Os operários da Fiol, do lote IV, com sede em Brumado estão temerosos quanto às possíveis demissões (Foto: Arquivo 97NEWS)

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav BA) vem adotando um posicionamento de alto repúdio com as demissões em massa que estão ocorrendo em todos dos lotes da FIOL na Bahia. O presidente da entidade, Bebeto Galvão, que, cada vez mais, vem mostrando muita preocupação com a crise na ferrovia, se reuniu recentemente com a direção da Valec Engenharia Construções e Ferrovias para cobrar agilidade no andamento das obras que apresentam problemas, expressando ainda preocupações com as demissões que afetam os trabalhadores. A Valec assumiu que existem dificuldades e que a crise existe, mas afirmou que fará tudo para superar as adversidades. Porém, na última segunda-feira (16), o sindicato foi informado da intensidade da crise em todos os lotes da FIOL e que a demissão em massa dos 5.868 trabalhadores da ferrovia, devido aos atrasos nos repasses da Valec, é praticamente inevitável.  Segundo o sindicato “a falta de responsabilidade dos governos Federal e Estadual com as obras, tidas como a joia do PAC, o sacrificará mais uma vez a Bahia. As empresas informam que estão em desequilíbrio econômico-financeiro, pois a Valec não realiza os pagamentos, e o governo não adota medidas necessárias para a superação da crise. Milhares de trabalhadores poderão ser demitidos, e o cenário indica que muitos não terão a possibilidade de receber, inclusive as parcelas rescisórias”. Em Brumado, que faz parte do Lote IV das obras, deverá haver uma mobilização do sindicato ainda nesta semana, visando esclarecer as dúvidas e alertar os trabalhadores do risco eminente de uma demissão. 



Itapetinga: Meninas são encontradas amarradas após serem abusados por vendedor

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Um homem foi preso sob acusação de estupro de vulnerável, no centro do município de Itapetinga, no sudoeste do Estado. De acordo com informações da delegacia territorial, vizinhos do vendedor ambulante, Carlito Pereira Santos, de 58 anos, acionaram a Polícia Militar, após flagrarem duas garotas de 10 e 11 anos, no telhado da casa do suspeito. Conforme informações da delegacia territorial, as duas meninas haviam passado a noite na casa do suspeito, foram obrigadas a ficar apenas com as roupas íntimas e sofreram atos libidinosos. Além disso, a namorada de Santos também estava no local e participou do abuso contra as garotas. O agente da delegacia territorial disse, ainda, que uma das meninas havia fugido após sair do colégio, no dia anterior ao crime. Ainda de acordo com a delegacia, o suspeito foi detido em flagrante e está na carceragem à disposição da Justiça. A namorada do acusado é procurada pela polícia. As vítimas já foram ouvidas e devem passar por exames periciais para esclarecer o abuso. O Conselho Tutelar está acompanha o caso, e ambulante foi autuado por crime de estupro de vulnerável.



Delegado Orlando Quaresma comenta últimas ações da Polícia em Brumado

Dr. Orlando Quaresma (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O 97NEWS ouviu o no final da tarde desta terça-feira, dia 17, o delegado plantonista de Brumado, Dr. Orlando Quaresma que comentou as últimas ações da Polícia em Brumado. A primeira abordagem foi referente ao assalto ocorrido na última sexta-feira no Bairro Santa Tereza, onde uma residência acabou sendo invadida por assaltantes, sendo que um deles acabou atirando contra um idoso de 79 anos, que ficou com o projétil alojado na área da mandíbula. Muito convicto o delegado relatou que “a princípio, o adolescente negou a autoria do disparo, mas no decorrer das investigações acabamos provando a autoria e ele assumiu o delito, então, diante disso, nós já o liberamos para a Justiça e ele passará por medidas socioeducativas. Ele, inclusive, acabou entregando o seu parceiro que também foi preso”. O delegado também comentou um assalto a uma loja de celulares na cidade. “Esse roubo que aconteceu na tarde desta terça-feira já foi desvendado, com recuperação de parte do material roubado. As filmagens foram importantes para a identificação e esse elemento que cometeu esse assalto é suspeito de muitos outros”. Ele também fez questão de comentar a dificuldade em reconhecer os assaltantes ao dizer que “a sociedade tem que participar, então o reconhecimento dos criminosos é essencial, mas isso não está acontecendo aqui, pois as pessoas se mostram muito temerosos nesse sentido, o que atrapalha o trabalho da Polícia e faz com que os bandidos tenham as prisões relaxadas”. Por fim ele lamentou a atual situação do setor de segurança pública em Brumado, declarando que “nós da Polícia Civil, por deficiência do estado, temos que ter as funções desviadas, pois não temos obrigação de custodiar presos, então, a construção do conjunto penal é fundamental para que essa situação da fragilidade do setor seja equalizada”. 



Conquista: Autores da morte de adolescente que foi decapitado já são conhecidos da Polícia

O próprio pai do adolescente encontrou o corpo (Foto: Reprodução)

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, são apontados como os autores do homicídio do adolescente encontrado decapitado na tarde desta segunda-feira, no cemitério dos Campinhos. De acordo com a Delegacia de Homicídios, ficou constatado que os menores mataram por vingança, após uma desavença por causa do roubo de motocicletas em Conquista. A vítima e os autores já possuíam antecedentes policiais e tinham envolvimento com o tráfico de drogas e o roubo de motos e veículos nesta cidade. Os adolescentes acusados do crime estão foragidos, sendo procurados pela polícia civil e os familiares foram intimados para comparecer na DH para apresentar os menores para serem ouvidos na Delegacia.



Major Berlink deixa o comando da PM de Brumado; Major Jocevã já foi nomeado para o cargo

O major Jocevã já teve a sua nomeação publicada no Diário Oficial (Foto: BA)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, realizou nesta terça-feira, dia 17, uma série de mudanças no comanda da Polícia Militar de toda a região. Visando maior agilidade e impacto no combate ao crime. Brumado, que já tinha como certa a mudança fez parte da lista e a partir de agora, o major Jocevã Lima Oliveira, que era subcomandante da CIPE Sudoeste em Vitória da Conquista. O major Silvio Berlink que comandava a companhia em Brumado será transferido para a 78ª CIPM em Conquista. Conhecido pela sua postura rígida, o major Jocevã deverá já assumir o comando muito em breve, sendo que a transmissão de cargo deverá acontecer já no início de abril.  



'Cadê o prefeito, cadê os vereadores', protestam moradores dos bairros Baraúnas e Olhos dÁgua

As duas edições do Jornal da Alternativa, a primeira veiculada a partir das 11h, com apresentação de Carlos Silva e, a segunda, a partir das 17 h, comandada por Emanoel Araújo vêm recebendo inúmeros críticas severas por parte da população brumadense que começa a deixar claro a sua insatisfação pela atual situação de vários bairros da cidade. Nesta terça-feira, dia 17, duas ligações, de forma implacável, comprovam essa tendência. A primeira de Dona Clara do Bairro Baraúnas que citou que “as Baraúnas é o bairro mais velho de Brumado e está numa situação lastimável, totalmente abandonado” e ainda manifestou que “é de ajoelhar na terra e pedir a Deus. O que o prefeito está fazendo, me digam?; acorda prefeito, você conhece a nossa realidade, então tome uma atitude em prol do nosso bairro. Nunca vi uma pessoa sem garra, sem atitude a frente da prefeitura; a Baraúnas está totalmente abandonada e os moradores já começam a abandonar o bairro”. Simultaneamente um morador do Bairro Olhos d’Água também entrou no ar e citou que “estão achando que a gente é palhaço, onde estão os vereadores que agora sumiram?. Infelizmente não tem oposição, está todo mundo junto. Isso está fazendo Brumado passar o pior momento de sua história, sem se falar na violência que não deixa a gente trabalhar em paz. Estamos vivendo no fio da navalha. Onde estão os políticos de Brumado?; será que eles lembram de nós somente na época das eleições?; é parece que sim, porque fomos feitos todos de bestas”. 



Família relata momentos de terror diante de assaltante que invadiu a sua residência

A família também afirmou que o Bairro Santa Tereza está muito vulnerável com falta de policiamento o que facilita a vida dos bandidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Família relata momentos de terror diante de assaltante que invadiu a sua residênciaA fragilidade do sistema de segurança em Brumado está fazendo com que os bandidos se sintam cada vez mais a vontade para agir. Uma das ações que mais vem acontecendo na cidade é a invasão de residências, por parte de meliantes. Uma família, residente no Bairro Santa Tereza, que foi vítima de um bandido que acabou sendo preso na tarde desta segunda-feira, dia 16, relatou ao repórter Marcos Paulo do 97NEWS os momentos de medo pelo qual passou. O chefe da casa expressou que “o elemento entrou na nossa residência, pulou o muro e pegou uma faca e fez a minha esposa e meu filho deitarem no chão, além de bater muito nele. Ele queria dinheiro de todo o jeito e nós não guardamos dinheiro em casa, então ele ficou muito irritado e acabou levando dois celulares”. Indignado ele ainda destacou que “só nessa semana foram 4 residências em nosso bairro que foram invadidas por bandidos, como que isso pode acontecer, será que Brumado virou terra sem lei, cadê a Polícia, cadê o governador que não age e coloca mais policiais nas ruas. Realmente estamos vivendo tempos difíceis e está dando cada vez mais desgosto de morar em Brumado, porque ninguém resolve essa situação da violência”. 



Golpistas das Panelas que estão agindo em Brumado devem ser presos nas próximas horas pela Polícia

Em Conquista os membros foram presos com as panelas e as máquinas de cartão (Foto: Divulgação 77 CIPM)

Numa operação conjunta entre a Polícia Militar e Polícia Civil, membros da quadrilha do “Golpe das Panelas” já foram presos em Vitória da Conquista. O golpe se estendeu para outras cidades, inclusive para Brumado. Segundo relatos enviados à redação do 97NEWS, pelo menos dois integrantes da quadrilha já estão na cidade e algumas pessoas já teriam até caído no golpe. A Polícia local já tem pistas dos suspeitos que devem ser presos nas próximas horas. 



Livramento: Prefeito municipal é alvo de representação no MP por uso de veículo antes da licitação

(Foto: Reprodução)

O prefeito Paulo Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, é alvo de representação na Promotoria de Justiça, acusado de induzir resultado de licitação para aluguel de carro, que já usava antes do pregão público. O veículo, um Toyota/Hillux, 2014/2015, que teria sido usado pelo prefeito antes de ser alugado pelo Município, pertence à licitante Transporte Paca Ltda. e está numa lista de 66 automóveis objetos da licitação. Com base nesse e outros indícios, a representação, subscrita pelo ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista, em 14.01.2015, alertou, cerca de 20 dias antes, que a Transporte Paca Ltda. seria a escolhida. E foi, conforme Extrato do Contrato n. 043/2015, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, em 05.02.2015, no montante de R$2,6 milhões, relativo ao Pregão Presencial n. 002/2015. A Transporte Paca Ltda. vence pregões da Prefeitura desde 2013, envolvendo recursos da ordem de R$7,6 milhões. Não há obras nem serviços da empresa no município compatíveis com esse valor. Segundo a denuncia, o carro de placa OZL-5030, da Transporte Paca Ltda., era usado pelo prefeito desde novembro de 2014 e foi flagrado em sua garagem, ao lado de outro, placa OZV-0215, de Adriano Reis Paca. No relato ao Ministério Público, o autor da representação alerta que a descrição doToyota/Hillux, no processo licitatório do Pregão Presencial n. 002/2015, coincide integralmente com o usado pelo prefeito. Consta que a Transporte Paca detém 20% dos contratos com a Prefeitura de Livramento e já recebeu em ordens bancárias mais de R$3 milhões. Nos atos oficiais, seu nome foi trocado porTransportadora Paca Ltda.. Foi denunciado, ainda, que essa empresa tem como sede um imóvel residencial em Malhada de Pedras (BA), município onde o prefeito Paulo Azevedo teve ou ainda tem fortes vínculos políticos e profissionais. A equipe do Municípios Baianos tentou contato via email com o prefeito, mas não obteve resposta.

 



Empresário, vítima da violência, faz protesto veemente contra a falta de segurança em Brumado

As marcas da pichação feita pelos arrombadores sendo apagadas pelos funcionários (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Com mais de vinte anos de serviços prestados a Brumado, gerando emprego e renda, o empresário que foi a última vítima mais contumaz da criminalidade falou ao 97NEWS e fez questão de expressar a sua imensa indignação do que ele classificou como “caos”. De forma veemente ele falou ao repórter Marcos Paulo que “Brumado vive um momento muito triste com esse crescimento assustador da violência, com as pessoas de bem ficando presas em casa e os bandidos soltos pelas ruas. Em suma, o cidadão de bem está totalmente desprotegido”. Questionado sobre o arrombamento ao seu estabelecimento comercial ele descreveu que “os meliantes entraram pela janela lateral de uma casa ao lado e, além de levaram uma quantidade significativa em cheques, os quais estavam cruzados e só servem para depósito, então aproveito o momento para que estes sejam nos devolvidos, porque não têm liquidez” e continuou dizendo que “além do roubo, onde eles reviraram todo o escritório (foto abaixo), teve o ato de vandalismo, onde eles picharam a parede”. Subindo o tom, o empresário ainda fez questão de declarar que “nos sentimos desprotegidos em Brumado, o Estado não vem cumprindo o seu dever de nos dar segurança, já que o contingente policial em nosso município é muito menor do que as nossas necessidades, o que facilita a vida dos bandidos, que agem em qualquer hora, em qualquer lugar. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Plantão de Polícia: Golpe da Panela pode estar sendo aplicado em Brumado

O “Golpe das Panelas”, como está sendo conhecido, já enganou muita gente em Vitória da Conquista, mas, ao que tudo indica já chegou a Brumado. Os indicativos nesse sentido são muito fortes, já que várias mensagens chegaram à redação do 97NEWS na manhã desta terça-feira, dia 17. Em uma das mensagens uma mulher relatou que ficou muito desconfiada de um casal que chegou num carro branco, numa rua próxima à UAB. Segundo ela, eles diziam ser uma promoção imperdível do Shop Time. Se dizendo de Goiânia, a mulher muito bem trajada e com um falar elegante, procurou convencer as mulheres, que acabaram desconfiando da promoção, já que o preço das panelas é muito menor do que o anunciado na mídia. Fica aqui o alerta do 97NEWS para esse golpe, que consiste numa clonagem de cartão, além da compra ser efetuada duas vezes. As panelas ficam com a vítima, mas o prejuízo é muito maior do que se imagina, porque o cartão é clonado e imediatamente utilizado para várias compras pelos golpistas.



Governo do Estado não libera verbas e obras do Conjunto Penal de Brumado continuam paradas

As obras continuam paralisadas o que vem prejudicando e muito a população brumadense (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Com o crescimento assustador da violência em Brumado nos últimos tempos, a construção do Conjunto Penal se tornou uma das maiores urgências do município, mas, mesmo tendo consciência disso, o Governo do Estado, apesar de ter garantido a obra, até o momento está alheio a essa urgência, “tapando os olhos” a esta grande necessidade e, mesmo que indiretamente, acaba contribuindo para uma maior proliferação do crime na cidade, já que cerca de 150 mandados de prisão, que já foram expedidos pela Justiça, não podem ser cumpridos, pois não há lugar para custodiar esse contingente de reclusos. A situação é grave, mas, ao que tudo indica, pelo menos por enquanto, não terá uma solução de continuidade, já que, as obras do Conjunto Penal estão totalmente paralisadas. O 97NEWS esteve no local na manhã desta terça-feira (17), na região dos Pebas e comprovou isso. Foi obtida ainda a informação que já existe água encanada no local, que foi colocada nas propriedades vizinhas, sendo que, essa água poderia ser facilmente disponibilizada para a construção, era só existir boa vontade por parte do governo em negociar com os proprietários dos terrenos a transposição para o início efetivo das obras, já que a falta de água está sendo o argumento utilizado pelos governantes. Segundo uma engenheira da empresa responsável pela construção, a obra não foi iniciada porque o governo não repassou as verbas até o momento. Então, diante disso, é necessária uma nova e ampla mobilização da sociedade organizada brumadense, já que a situação da criminalidade é cada vez pior, com bandidos invadindo casas, aterrorizando famílias e promovendo o medo por todo o município, inclusive na zona rural, sendo que, apesar do bom trabalho da Polícia em prender os meliantes, os mesmos não podem ficar detidos, pois não há local para a custódia e acabam voltando para as ruas para praticar novos delitos. Enquanto o Conjunto Penal não for construído, Brumado irá continuar com esse clima de impunidade, com a população sofrendo na mão dos criminosos, que se sentem “à la vonté” para agir como bem querem.  



Com ajuda do Grupo Alternativa, jovem desaparecido volta para casa em Brumado

O jovem José Luiz Santos Sertão já retornou para a sua residência em Brumado (Foto: 97NEWS)

O jovem José Luiz Santos Sertão, que estava sendo procurado pela família há cerca de uma semana, retornou para a sua residência no final da tarde desta segunda-feira, dia 17. A notícia foi passada ao 97NEWS por sua prima, Carla Vieira de Azevedo, que disse que “a família ficou muito aliviada com a volta dele”. Segundo ela o jovem, que tinha ido primeiramente para Salvador ver a sua mãe e depois se dirigiu para Jequié, andou por cerca de 6 dias para voltar para a casa, já que estava sem dinheiro e sem apoio. Ele veio da região de Jequié e está com os pés muito feridos e com fraqueza, mas logo deve se recuperar com o apoio dos familiares. A família agradeceu a grande cooperação da Alternativa FM e do 97NEWS, que muito cooperaram para o retorno do jovem, pois foi por meio dos apelos veiculados pelo Grupo Alternativa de Comunicação que ele acabou se convencendo para retornar para casa.



Médico sugere a criação da 'licença menstrual' para mulheres faltaram o trabalho no período

“Durante esse período, a maioria das mulheres sentem desconforto psicológico e fisiológico,” disse o médico Gedis Grudzinskas

Durante o período menstrual, algumas mulheres sofrem bastante com os efeitos dela todos os meses e parece que um médico tenha encontrado a solução para que esses dias sejam um pouco mais "tranquilas". O obstetrícia e ginecologista, Gedis Grudzinskas, acredita que “a licença menstrual” iria aumentar a motivação e produtividade das mulheres quando estão no trabalho. "Algumas mulheres sentem ofensivamente a menstruação. Ir para o trabalho é uma luta e elas se sentem péssimas. Durante esse período, a maioria das mulheres sentem desconforto psicológico e fisiológico", disse em entrevista ao Daily Mail. O médico acredita que, assim com a licença maternidade, a menstrual deve ser de um a três dias a cada mês.  Licença Menstrual já é reconhecida em alguns países da Ásia, como o Japão e Indonésia. O conceito também está sendo discutido no Canadá. Mas a ideia não está sendo bem aceita pelos defensores dos direitos humanos que forma conta a ideia, alegando que existem formas para o problema, como por exemplo, para um bônus para as mulheres que trabalhem efetivamente no período. O outro argumento é o fato do constrangimento ao expor o período.



Manicure mata adolescente de 15 anos para ficar com bebê recém-nascido

Bruna Karolina, 15 anos, foi assassinada e depois teve bebê roubado. (Foto:Arquivo pessoal)

Uma manicure de 25 anos matou uma adolescente na última sexta-feira (13) no município de Querência, em Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, a manicure pretendia ficar com o bebê de Bruna Karolina Fernandes Guiaro, 15 anos, e utilizou uma marreta para golpeá-la. O objeto foi encontrado pela polícia neste domingo (15) dentro de uma cisterna no terreno da casa da suspeita.  A família de Bruna contou que a adolescente tinha conhecido a mulher em um posto de saúde da cidade dois dias antes da morte. A manicure, que fingia estar grávida para o marido e familiares, disse que tinha ganhado muitas roupas em um chá de bebê e que queria doar parte delas para o bebê da adolescente. Bruna morava nos fundos da residência dos pais e havia avisado a todos que iria à casa da manicure pegar algumas roupas do enxoval. Algumas horas depois, a manicure foi à casa da adolescente e informou que a garota não havia aparecido. De acordo com a polícia, ela já havia matado a adolescente, roubado a criança e deixado o bebê com um vizinho.  Acionada pela família da garota, a polícia foi até a casa da manicure e encontrou o corpo da adolescente em sacos de lixo. Interrogada, a mulher confessou o crime. Segundo ela, já tinha completado os nove meses do período que ela tinha dito que estava grávida, mas, como ela sabia que não esperava bebê nenhum, planejou todo o crime para ficar com a criança."Ela já tinha falado para o marido que quando ganhasse a criança iria para a casa da mãe, porque não tinha ninguém que pudesse ajudá-la com o bebê. Ela iria antes mesmo de avisar o marido e depois entraria em contato com ele por telefone", disse o delegado Mendes Paes, responsável pelo caso, ao site G1. Como estava um pouco acima do peso, ninguém tinha desconfiado que a mulher não tivesse grávida. Ainda não se sabe se a manicure tinha problemas psiquiátricos. Ela informou à polícia foi que tinha passagem criminal por furto em uma casa onde teria trabalhado como doméstica. Depois disso, alegou que ninguém mais confiava nela. A manicure, que não teve a identidade revelada, foi encaminhada para a Cadeia Pública de Água Boa, a 736 km da capital. Não existe indícios de que ela teria contado com a ajuda de outra pessoa para cometer o crime.



Assaltante é preso em flagrante próximo à Câmara de Vereadores de Brumado

A Polícia efetuando a prisão do assaltante (Foto: Leitor 97NEWS via WhatsApp)

A Polícia Militar mostrou mais uma vez sua eficiência no final da tarde desta segunda-feira, dia 16, prendendo em flagrante um assaltante que é considerado um dos mais perigosos da cidade. Gilmar Alves da Silva foi preso em flagrante nas proximidades da Câmara de Vereadores de Brumado, após ter saído de uma residência. Ele que já tinha invadido 2 residências anteriormente no Bairro do Santa Tereza, sendo que em uma delas ele aterrorizou as suas vítimas, querendo inclusive esfaquear uma das vítimas, que entregaram dinheiro e celulares. Ele tem uma ficha policial extensa, foi preso com alguns celulares que tinham sido subtraídos das vítimas. O assaltante está à disposição para reconhecimento. A Polícia ainda procura a arma que estava sendo utilizada por ele, a qual, provavlmente deve ter sido jogada em algum matagal. 

Os celulares encontrados com o assaltante (Foto: P


Trágico: Bebê de 8 meses morre eletrocutado

(Foto: Itororó Já)

Um bebê de oito meses morreu eletrocutado após colocar um fio desencapado na boca no município de Itororó, distante cerca de 540 quilômetros de Salvador. De acordo com informações da Delegacia de Itapetinga, onde o caso foi registrado, o acidente aconteceu dentro da casa da criança na tarde do domingo (15). Karollayne Ribeiro Duarte chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital e Maternidade de Itororó, mas não resistiu e morreu. Ainda segundo a delegacia, familiares informaram que a garota pegou um fio desencapado de uma extensão e colocou na boca. O corpo de Karollayne foi encaminhado ao Intituto Médico Legal de Conquista e, até as 16h desta segunda-feira (16), não havia sido liberado. 



O medo por parte das pessoas em identificar os assaltantes atrapalha o trabalho da Polícia

O crescimento vertiginoso da criminalidade em Brumado causou um forte impacto na sociedade, sendo que os comerciantes, como alvos principais, são os que mais vêm sofrendo com estas crescentes ondas de assaltos na cidade. Diante disso, um dilema acaba prejudicando e muito o trabalho da Polícia que é o medo de identificar os autores dos assaltos. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS isso vem atrapalhando e muito o trabalho da Polícia na prisão dos autores dos assaltos. “É muito difícil um comerciante vir à delegacia para identificar os assaltantes. Quando eles vêm o medo fala mais alto e ai eles acabam não identificando”, disse um investigador ao 97NEWS. O medo é provocado pela possibilidade de retaliação por parte dos bandidos, que acabam se privilegiando da situação. Nesses dias um bandido foi levado para identificação e, segundo informações, mesmo sabendo que ele foi o autor do assalto, a vítima acabou optando em dizer que não foi ele que era o autor do crime, o que fez a Polícia liberar o suposto bandido. 



Pai encontra cabeça de filho desaparecido em Conquista

(Foto: blitzConquista)

A cabeça de um adolescente, de 16 anos, desaparecido desde o último sábado, 14, foi encontrada por volta das 14h de hoje, 16, no antigo cemitério dos Campinhos em Vitória da Conquista. O garoto havia sido apreendido no último final de semana por suspeita de roubo de motocicleta, mas foi liberado. A vítima foi vista pela última vez em companhia de “amigos” no bairro Jardim Valéria. De acordo com o pai do adolescente, ele passou a procura-lo depois que o primo da vítima espalhou o boato de que seu filho havia sido decapitado e parte do corpo estaria na região do cemitério. O pai foi averiguar e encontrou a cabeça do filho no interior de um túmulo aberto. A polícia isolou o local e a perícia técnica recolheu a cabeça. Familiares e a polícia realizam buscas para encontrar a outra parte do corpo.