ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2015"

Idosos são aterrorizados pelo Bando dos Encapuzados que chega a pichar até o rosto das vítimas

O casal diz que não tem para onde ir (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação do Bairro Malhada Branca é cada vez mais preocupante, já que o local vem sendo o campeão dos registros policiais. Várias matérias na mídia local vêm apontando que o bairro vem sendo dominado pelos traficantes e pelas quadrilhas de assaltantes que agem em qualquer horário, amedrontando as suas vítimas indefesas. Um dos grupos que mais vêm atuando nesse sentido é o “Bando dos Encapuzados” que já aterrorizou e continua aterrorizar muitas famílias, como aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 04, onde vários elementos quase todos encapuzados, a não ser um menor que estava com o cabelo pintado de loiro, invadiu a residência de um casal de idosos, colocando armas na cabeça dos dois e fazendo-os deitarem no chão do quintal, enquanto faziam a limpa na residência. Eles levaram aparelhos eletrônicos, dinheiro e cartões bancários e, ao sair, picharam a residência com frases ameaçadoras. A reportagem do 97NEWS falou com o proprietário da casa, um idoso de 80 anos que relatou que “foram momentos de muito terror, aonde os bandidos chegaram até pintar a minha cara com a tinta de spray” e continuou declarando que “eu e minha esposa somos aposentados e não temos para onde ir, mas não vamos mais voltar aquela casa, pois fomos ameaçados de morte pelo grupo”. A Polícia ainda não se manifestou sobre a questão e também não comunicou se já tem pistas sobre o “Bando dos Encapuzados”.



Moradores da 1º de Maio não suportam mais o descaso com terrenos baldios

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação dos moradores da Rua 1º de Maio, que vivem há anos sofrendo com terrenos baldios, não é incomum, pois acontece em diversos pontos da cidade. A equipe de reportagem do 97NEWS e da 2ª Edição do Jornal da Alternativa esteve no local na tarde desta quarta-feira, dia 04, para verificar a denúncia que foi feita pelos moradores, os quais afirmaram não suportar mais a situação, pois, os terrenos, além de ser foco de insetos, animais peçonhentos e doenças. O apresentador do JA, Emanoel Araújo, também compareceu ao local e ouviu as reclamações dos moradores que pedem uma solução urgente para a situação. Na visita foi constatado também o estado preocupante dos terrenos, bem como de uma construção abandonada, que vem se transformando em esconderijo de meliantes (Foto abaixo) . A equipe se prontificou a contribuir para a solução da problemática e irá levar o problema ao conhecimento do secretário de infraestrutura municipal, o engenheiro André Cardoso, pedindo-se urgência na notificação dos proprietários, para que os mesmos murem e limpem os seus terrenos.



Deputada Fabíola Mansur aparece de muleta na posse da presidente da UPB

(Foto: Reprodução)

Após pedir licença de suas atividades na Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada Fabíola Mansur (PSB) apareceu na posse da presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Maria Quitéria, com a perna enfaixada. Mesmo mancando, a parlamentar não deixou de prestigiar a ainda correligionária.Ao pedir afastamento de uma semana da Casa Legislativa, a socialista alegou questões pessoais. Mansur ainda não retornou a Alba.



Na Urbis II: Aposentada busca reconstrução da sua casa que está desabando

A situação da residência da aposentada é bem precária (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O vácuo social no município de Brumado vem produzindo alguns casos que são emblemáticos, de pessoas que vivem literalmente “na rua da amargura”, as quais buscam forças para continuar a viver em meio a tantas adversidades que a vida lhes impõe. Este é o caso da aposentada Maria das Graças Vieira de Jesus, moradora do Bairro Urbis II, Caminho 16, Casa 22. Ele procurou a Rádio Alternativa FM e a redação do 97NEWS para buscar ajuda, já que está vivendo uma situação de extrema carência, com a sua residência praticamente destruída. A nossa equipe foi até a residência da aposentada e confirmou a situação precária, na qual a estrutura está praticamente toda vinda ao chão. Segundo ela “as últimas chuvas praticamente arruinaram a minha casa. Hoje eu e minha irmã moramos em apenas dois cômodos, pois os outros já estão derrubados”. Ela ainda explicou que “essa casa foi herança de nossa mãe e não queremos sair daqui por isso estamos pedindo ajuda para reconstruí-la”. A aposentada está pedindo ajuda e pede a doação de matérias de construção como blocos, telhas, madeira e cimento. Todos que querem contribuir para a reconstrução da casa da aposentada podem entrar em contato com: (77) 9917-9109 e agendar a sua doação.



Presidente do TJ-Bahia, Dr. Eserval Rocha, visitou a Comarca de Brumado nesta quarta-feira

O presidente do TJ Bahia, Dr. Eserval Rocha falou rapidamente com a imprensa local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Eserval Rocha esteve visitando a Comarca de Brumado na manhã desta terça-feira, dia 04, dando continuidade à agenda de visitas às comarcas do interior do Estado, para conhecer mais de perto as demandas. A visita foi rápida, mas houve uma grande recepção (foto abaixo), com o comparecimento da grande maioria das autoridades locais. Ele veio acompanhado do seu corpo de assessores que receberam uma lista com as principais necessidades do órgão a nível local. A criação de duas novas Varas, uma da área criminal e outra da área cível, foi a principal reivindicação, mas a questão do déficit de serventuários também ficou no topo da pauta, que foi entregue pelos juízes locais. Em rápida entrevista à imprensa local ele disse que “a criação de novas varas é uma demanda histórica do Tribunal de Justiça da Bahia e vamos lutar para que haja uma diminuição da mesma, criando não só varas crime e civil, como também da infância e da juventude e da violência doméstica. Já na questão da falta de serventuários deveremos convocar em breve os aprovados no último concurso, o que diminuirá o déficit”. E ainda fez questão de ressaltar que “o TJ Bahia é um dos melhores tribunais do Brasil, mas sabemos que temos muito que avançar, por isso estamos conhecendo de perto as necessidades locais para elaborar um planejamento de resultados mais amplo e factível”.



Funcionário de supermercado tem sua motocicleta roubada por dupla de assaltantes

O modo em que os assaltantes em Brumado agem é quase sempre o mesmo, dois elementos em uma motocicleta, um fica aguardando e o outro sai armado para abordar as suas vítimas. Foi exatamente dessa forma que um funcionário de um supermercado teve a sua motocicleta roubada na noite desta terça-feira, dia 03. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, o funcionário tinha acabado de sair do supermercado e ia pegar sua moto que estava estacionada atrás do estabelecimento, quando foi abordado por um elemento armado que lhe deu voz de assalto levando a sua motocicleta Bros, vermelha, placa policial JLA – 2584 – Brumado – Bahia. O elemento subiu na moto e saiu em disparada e foi seguido pelo seu comparsa. A Polícia investiga o caso.



Estabelecimento comercial é assaltado na tarde desta terça-feira

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Após uma pequena pausa, os assaltos voltaram à página policial de Brumado, principalmente aos estabelecimentos comerciais. Na tarde desta terça-feira, dia 03, uma loja de materiais de construção, localizada na área da Praça Heráclito Cardoso foi alvo da ação de uma dupla de assaltantes que, armados, levaram um notebook e um aparelho celular. O modo de agir é o mesmo de sempre, um fica na moto esperando e o outro vem com a arma em punho e anuncia o assalto. É a segunda vez em pouco tempo que o mesmo estabelecimento é alvo de assaltantes.



Caetité: Quadrilha especializada em roubos de motos é desarticulada

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Uma ação da Policia Civil desarticulou na tarde desta terça-feira (03), uma quadrilha especializada em roubo e desmanche de motos em Caetité e na Região Sudoeste. Três pessoas suspeitas de envolvimento no esquema criminoso foram presas em flagrante. De acordo com o Coordenador do Serviço de Investigações Alves, os criminosos roubavam e furtavam motos e levavam para uma oficina, onde repassavam por um preço insignificante para o receptador que desmanchava e revendia as peças. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a equipe comandada pelo Delegado Clécio Magalhães, vasculhou a oficina do receptador em busca de provas. No local os agentes encontraram diversas motocicletas desmontadas, peças que seriam revendidas, uma espingarda calibre 20, além de munição. Os acusados foram encaminhados à Delegacia Territorial de Caetité, onde foram autuados e deverão responder por roubo, receptação e formação de quadrilha. Os nomes dos suspeitos e mais detalhes não foram divulgados para não atrapalhar as investigações. (Sudoeste Bahia)



Aluna do CMEAS recebe medalha de ouro na 8ª Olimpíada Nacional de Matemática

A aluna Jenifer da Silva Pereira (esquerda) que foi medalha de ouro, a diretora do CMEAS Célia Generosa e a aluna medalha de bronze Laila Aguiar (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Confirmando a excelência na área de Educação Pública do Ensino Fundamental o município de Brumado teve um resultado muito satisfatório na 8ª edição da Olimpíada Nacional de Matemática, obtendo duas medalhas de bronze e uma de ouro, a qual foi conquistada pela aluna do CMEAS, Jenifer da Silva Pereira. As medalhas de bronze foram obtidas por Taihnan da Silva Castro, aluna do Nice Públio; Laila Maria Pereira Aguiar, também do CMEAS e Jossiane Pereira Dias (foto abaixo), que estuda na Miriam Meira, na Comunidade de Lagoa Funda. A professora premiada foi Simone Lima de Assis, que leciona no CMEAS e a escola premiada foi a Professora Miriam Azevedo Gondim Meira. O resultado foi muito comemorado pela Semec que há vários anos consecutivos vem conquistando índices muito satisfatórios no IDEB.

(Foto: Marcos Paulo / NEWS)


Morre cantor José Rico, parceiro musical de Milionário

(Foto: Reprodução)

Morreu, nesta terça-feira (03), aos 68 anos, o cantor José Rico, parceiro musical de Milionário. O cantor, que estava internado em um hospital em Americana, interior de São Paulo, após problemas que teve em um jogo de futebol, teria alta hoje. A notícia pegou familiares e amigos de surpresa. Inclusive, o cantor tinha uma entrevista marcada em uma TV para esta quarta-feira (04). A assessoria do cantor confirma a morte e afirmou que foi em decorrência de uma parada cardíaca, após o rim deixar de funcionar. Ainda não há informações sobre velório.  De acordo com nota oficial no site da dupla, "José Rico Alves dos Santos foi internado hoje de manhã em Americana com complicações no coração, rins e joelho e não resistiu.Junto com Milionário, José Rico formou uma das maiores duplas da história do sertanejo, levando o apelido de Gargantas de Ouro. "Estrada da Vida", "Boate Azul", "Dama de vermelho", "Ainda ontem chorei de saudade" e "Vontade dividida" são alguns dos clássicos na voz da dupla.  A última gravação da dupla aconteceu em janeiro, durante participação na gravação do DVD de Victor e Leo. A canção ainda é inédita. Abaixo, um pouquinho do que foi a gravação.



Preferência nacional: Cerveja tem queda de produção no Brasil

(Foto: Reprodução)

A produção brasileira de cerveja caiu 6,6% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. No mês passado, a fabricação nacional da bebida totalizou 1,149 bilhão de litros. No acumulado dos dois primeiros meses de 2015, a produção de cerveja brasileira registra queda de 2,9% ante o mesmo período de 2014. Em janeiro e fevereiro desse ano, o total produzido chega a 2,452 bilhões de litros.
 
 



Brasil: Radialistas terão Carteira de Identificação da profissão

Foto: 97News

O líder do PSC na Câmara Federal, André Moura, protocolou, em fevereiro, o PL 458/2015 que acrescenta dispositivos à Lei nº 6.615, de 16 de dezembro de 1978, para dispor sobre a identidade profissional de Radialistas. Com a alteração da Lei, os radialistas de todo o Brasil passarão a ter a carteira nacional de radialista servindo como documento de identidade pessoal e profissional e validade em todo o território nacional. O documento deverá ser emitido pelo sindicato da categoria ou pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert) devidamente credenciada e registrada junto ao Ministério do Trabalho. A propositura é uma das reivindicações da categoria que deseja ter o mesmo documento de identificação profissional que outras já possuem a exemplo dos jornalistas, arquitetos e advogados. O deputado André Moura está sempre atento o consideramos defensor dos radialistas brasileiros na Câmara Federal, afirma Cabral Moura também é autor do PL 3982/12 que fixa o piso salarial nacional dos radialistas com jornada de trabalho de 30 horas semanais, reajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).



Após várias reivindicações, moradores de Itaquaraí se unem para recuperar ruas da Praça do Mercado

As chuvas formaram uma lagoa bem em frente ao mercado (Foto:Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Diz o ditado que “quem não tem cão, caça com gato”, é mais ou menos dessa forma que pode ser descrito um fato que ocorreu no Distrito de Itaquaraí, onde, os moradores, após insistentes reivindicações ao poder público, resolveram partir para uma ação conjunta para solucionar a questão da falta de estrutura das ruas da Praça do Mercado. Segundo os moradores, que entraram em contato com a redação do 97NEWS, a situação piorou muito com as últimas chuvas, que acabaram formando uma lagoa, dando um aspecto negativo ao local. Eles se uniram em mutirão, contrataram uma retroescavadeira e estão fazendo as obras com recursos próprios. Segundo eles houve descaso na situação por parte da prefeitura, o que causou revolta em muitos deles. “A que ponto nós chegamos, tendo que tirar dinheiro do próprio bolso para resolver uma situação que é de competência da prefeitura. Realmente é de amargar uma situação dessas”.



Aposentado de 72 anos é brutalmente agredido por bandidos no Bairro Malhada Branca

O lavrador ainda tinha o sangue dos ferimentos nas costas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação da violência e da criminalidade em Brumado já ultrapassou as barreiras do tolerável, já que alguns casos mostram que os bandidos começam a agir com requintes de crueldade. Foi dessa forma que um trabalhador rural, de 72 anos de idade, que veio construir a sua casa na cidade, foi abordado por dois elementos no Bairro da Malhada Branca. Ele que está construindo uma residência no referido bairro acabou sendo brutalmente agredido pela dupla de assaltantes que o espancou, dando, inclusive, várias coronhadas na cabeça e nas costas, pois ele não estava com dinheiro com ele no momento. Ele relatou à reportagem do 97NEWS que “a vida humana não está valendo mais nada, pensei que ia morrer”. Com sangue no corpo dos ferimentos provocados pelos bandidos e também com o camisa rasgada (foto), o aposentado, após registrar a ocorrência na DPT, se dirigiu ao hospital para receber cuidados médicos.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Polícia recupera moto roubada na estação de tratamento da Embasa

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O Anel Viário da BR-030 vem se tornando uma das rotas preferidas das ações dos bandidos de Brumado, fazendo com que a Polícia intensifique as rondas no local. Nesta segunda-feira, dia 02, numa dessas rondas, uma guarnição da PM acabou recuperando uma motocicleta Yamaha YBR – Vermelha – placa policial OUO – 8760 – Brumado – Bahia. Na ação os policiais perceberam movimentações estranhas no interior da estação de tratamento da Embasa e fazendo a verificação se constatou que 3 elementos empreenderam fuga, pulando o muro e se embrenhando na mata. A motocicleta foi trazida para a 20ª Coorpin.



Frota revela ter estuprado mãe de santo desmaiada

(Foto: Reprodução)

As declarações do ex-ator Alexandre Frota no programa "Agora É Tarde", da TV Band, geraram polêmica e revolta na internet, nessa semana. Durante entrevista na edição que foi ao ar na última quarta-feira (25), Frota admitiu ter feito relações sexuais com uma mãe de santo, insinuando que a teria estuprado ao dizer que ela chegou a desmaiar por causa da força que fez ao segurar seu pescoço. Descrevendo a situação com naturalidade e em tom de piada, Frota relatou que foi aconselhado por um amigo a procurar a mãe de santo, ainda nos tempos em que trabalhava na Rede Globo. O ex-ator afirmou que, ao observar a mulher de costas, dentro do quarto, aproximou-se por trás dela e começou o ato sexual, ignorando suas recusas. Ele ainda contou que pressionou tanto o pescoço da vítima que ela chegou a desmaiar. Terminado o ato sexual, Frota teria deixado a mulher desacordada no chão e dito aos demais que ela havia caído. Assim como o apresentador do programa, a plateia reagiu à história com risadas e aplausos, ignorando a gravidade dos fatos criminosos narrados pelo convidado. 



Tanhaçu: TOR recupera veículo roubado

(Fotos: TOR)

O município de Tanhaçu vem sendo uma das rotas preferidas por quadrilhas e assaltantes, acredita-se que pela localização geográfica que facilita o acesso a várias partes do estado. Nesta segunda-feira, dia 02, numa ação do TOR – Tático Operacional Rodoviário, que recuperou um Fiat Pálio Weekend, de placa policial CTZ-1105 – São Paulo – SP, o qual tinha restrição de roubo. O condutor e o veículo foram levados para a delegacia local e estão à disposição da Justiça.



Malhada de Pedras: População diz que a cidade está invadida pelo lixo e pelo mato

O lixo e o mato vêm mesmo tomando conta das ruas de Malhada (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

A insatisfação, ou porque não dizer, revolta, começa a ficar cada vez maior em Malhada de Pedras, já que nos últimos dias a população aumentou ainda mais as queixas contra a administração municipal. Várias mensagens e fotos vêm sendo enviadas constantemente por moradores da cidade, os quais vêm afirmando que a cidade está invadida pelo mato e pelo lixo. Um morador, que pediu para ter a sua identidade preservada declarou que “as nossas ruas fazem vergonha. Parece que Malhada de Pedras virou uma cidade fantasma” (Foto). Ele ainda destacou que “o gestou municipal quase nunca se encontra na cidade, então temos que falar com os secretários que parecem não ter poder de resolver nada, pois nada é feito sem a autorização do prefeito”. Segundo os moradores já foram feitas diversas reivindicações para a limpeza das ruas e a retirada dos matos, inclusive na Câmara de Vereadores, mas, até o momento, nenhuma delas ainda foi atendida, o que tem feito o clima de revolta na cidade aumentar ainda mais. A nossa equipe tentou contato com o prefeito Valdeci Alves Bezerra, conhecido como Ceará, mas fomos informados que ele estava viajando.

(Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)


Cumprido mandado de prisão em desfavor do suspeito de ser o lider da quadrilha de arrombadores de TAAs, que trocou tiros com as equipes da PC no dia 20 de fevereiro, no município de Tanhaçu. Foi apresentado pelo advogado. Representação pela prisão feita pelo DPC ALEX WENDEL, Delegado de Polícia Substituto da DT de Tanhaçu.O suspeito trata-se de Paulo Roberto Meira Porto, conhecido como Bināo ou Betão



Muita confusão e tumulto na Central de Marcação na manhã desta segunda-feira

Os usuários tiveram que voltar para as suas residências irritados (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Hoje por volta das 8 horas da manhã a reportagem do 97NEWS recebeu uma ligação informando que na Central de Marcação estava acontecendo um tumulto, chegando ao local, constatamos que as atividades estavam paradas por contas que um esgoto que havia estourado no interior da unidade. O mau cheiro era patente, então, diante disos, ouvimos algumas pessoas que nos relataram a situação. Segundo o ex-vice-prefeito de Brumado, José Luiz Alves Ataíde, que estava tentando marcar um exame, “A Central de Marcação tinha um sistema de senhas, mas, desde dezembro, não estão mais procedendo dessa forma, porque, segundo a direção, está faltando funcionários e também guardas para garantir a ordem no local”. E continuou relatando que “quem precisa do serviço tem que vir de madrugada e enfrentar fila, o que prejudica os idosos e as grávidas, que tinham que ter prioridade”. E continuou dizendo que “infelizmente essas pessoas pagam pela falta de organização. Esse serviço tinha que ser prioridade e ter uma organização. Se houvesse um sistema monitorado de distribuição de senhas nada disso estava acontecendo. O caso de hoje é que choveu na sexta-feira o que fez o esgoto estourar, tanto que lá dentro está um mau cheiro terrível e uma total escuridão. Sabemos que os funcionários não têm culpa, mas é preciso organizar esse serviço com urgência”. Ele ainda fez questão de declarar que “a desorganização é total, isso derruba a autoestima das pessoas. Isso é uma falta de respeito com os brumadenses. Vejam o caso da Dona Irene, que veio de madrugada da zona rural e agora terá que voltar sem poder marcar o seu exame”. As pessoas que estavam na fila tiveram que ir embora e a direção comunicou que o serviço de reparo do esgoto já foi solicitado e deverá ser realizado ainda na manhã de hoje, o que pode fazer com que as atividades voltem à normalidade já na parte da tarde.