ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2015"

Desavenças devem por fim a um dos bares mais tradicionais do meio rural de Brumado

A estrutura do Bar das Meninas já está se deteriorando (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O Bar das Meninas, localizado na região do Espinheiro, já há um bom tempo é o local preferido de quem gosta de ouvir e dançar uma boa música, tomar cerveja gelada, comer deliciosos petiscos e desfrutar de um clima que somente encontrado na “roça”. Mas, agora, esses clientes correm um grande risco de terem o seu deleito finalizado, já que uma grande questão judicial pode por fim a um dos bares mais tradicionais da zona rural de Brumado. O 97NEWS ouviu uma das partes que explicou que a questão já se arrasta na Justiça há um dos anos e que agora irão ser tomadas medidas mais drásticas buscando a solução do impasse. A questão se centraliza num desentendimento entre as antigas sócias, sendo que uma alega ser herdeira do terreno onde se localiza o bar, que, inclusive, estaria com suas instalações precárias, fazendo com que os clientes corram risco de se acidentarem. Sem um acordo à vista, o Bar das Meninas deverá ficar somente na memória de seus clientes e deverá ganhar as páginas policiais, já que várias ameaças e até tentativas de agressões com facas já aconteceram.



Novo comandante da 34ªCIPM participa da 2ª Edição do Jornal da Alternativa

O apresentador Emanoel Araújo está fazendo vários questionamentos ao major Jocevã (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O major Jocevã Lima Oliveira está participando nesse momento (17h30m) do Jornal da Alternativa 2ª Edição respondendo questionamentos feitos pelo apresentador Emanoel Araújo e sua equipe. A íntegra da entrevista será objeto de matéria posterior do 97NEWS. Então você que quer conhecer melhor o perfil deste novo comandante que já demonstra estar disposto a dar uma nova dinâmica ao setor de segurança em Brumado ouça agora 97,9FM.



Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia admite que vai ter que colocar o 'pé no freio'

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Eserval Rocha, já recebeu o comunicado oficial do governador Rui Costa (PT) de que terá que se adequar ao orçamento já previsto na Lei Orçamentária deste ano e informou que já estuda formas de se adequar com os recursos que tem. O chefe do Poder Judiciário, desde que assumiu a presidência, já tinha tomado medidas com o objetivo de cortar gastos considerados excessivos, inclusive, alvos de ações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Estamos estudando [contenção de despesas]. Isso é uma coisa que começa e não termina. Isso é constante. A administração tem que acompanhar as necessidades”, disse, em entrevista na sede do Tribunal de Contas do Estado, durante posse do novo conselheiro Marcos Presídio. Eserval Rocha se encontrou com o governador nesta segunda-feira (30), mas informou que o assunto discutido não foi só o repasse de verbas. “Tivemos discutindo a situação de uma forma global, das dificuldades que passam não o Executivo ou o Judiciário, mas o Estado da Bahia. Realmente, há uma dificuldade muito grande no que diz respeito à arrecadação de tributos. Se cai a arrecadação de impostos, cria dificuldade orçamentária para todos os poderes”. Apesar das dificuldades no orçamento, o chefe do TJ-BA garante que os investimentos no Judiciário baiano estão mantidos. “Em termos de investimentos, o Tribunal não tem nenhum problema. Muito pelo contrário, todos têm conhecimento das inúmeras obras que temos em andamento. A questão orçamentária é geral. E o Tribunal de Justiça não poderia estar diferente. Essa situação está sempre a se agravar em vista dos eventos como reajuste dos servidores, Plano de Cargos e Salários, e o PCS, realmente, é um problema para o Tribunal de Justiça, e o aumento dos magistrados”, disse, ao negar atraso nos salários e creditou a um problema técnico que não gerou a folha de pagamento dos funcionários, mas o problema seria resolvido ontem mesmo.



Que mundo é esse?: Bebê de pouco mais de 1 ano morre após engolir 12 pedras de crack da própria mãe

(Foto: Reprodução)

Uma tragédia chocou os moradores do Paraná na última semana. Um bebê de um ano e quatro meses engoliu 12 pedras de crack da mãe e morreu. De acordo com matéria publicada pelo site R7, a criança ficou internada em coma durante onze dias no Hospital Pequeno Príncipe, na capital paranaense. O corpo foi liberado no período da tarde pela avó materna no IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba. A mãe admitiu que a droga ingerida pelo filho pertencia a ela. Ainda segundo a publicação, que a criança pegou a droga do lado da cama. A mãe da criança, que não teve o nome divulgado, tem passagens por receptação e segundo a polícia, há duas semanas vinha traficando crack. Ela foi presa e será indiciada por abandono de incapaz e maus-tratos. O corpo da criança foi velado em Paranaguá, litoral paranaense.



Mais um: Professor morre ao se jogar de prédio em Itabuna

(Foto: Divulgação)

Um professor acabou morrendo após se jogar do quarto andar do prédio em que morava, na Rua 25 de Dezembro, no bairro São Caetano, em Itabuna. O fato aconteceu na noite de domingo(29) e chocou testemunhas. Josenildo Brandão tinha 39 anos de idade. Segundo vizinhos, ele lecionava matemática no colégio Ciomf (Centro Integrado Oscar Marinho Falcão). Josenildo ainda foi socorrido com vida e encaminhado para o hospital de Base, com diversas fraturas pelo corpo, incluindo coluna, fêmur e costelas. Os médicos ainda tentaram reanimar o educador, mas sem sucesso. O professor não resistiu aos ferimentos, morrendo pouco tempo depois. A motivação do suicídio ainda é desconhecida.*Informações do Verdinho Itabuna.



Tanhaçu: Casal é preso com pistola e trouxinhas suspeitas de conter maconha

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Numa operação mista feita pela 34ª CIPM e a Cipe/Sudoeste nesta segunda-feira, dia 30, no município de Tanhaçu, Chapada Diamantina, foram efetuadas inúmeras diligências que efetuaram várias prisões, especialmente no combate ao tráfico de entorpecentes. Dentre os presos está um casal que foi autuado por portar uma pistola pequena e também algumas trouxinhas suspeitas de conter erva proibida. Eles estão presos na delegacia da cidade à disposição da Justiça e podem ser transferidos para Salvador, já que está sendo feito um rastreamento para ver se eles possuem passagens anteriores pela Polícia.

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)


Cavalo joga longe 'Cavaleiro Azarado' que é hospitalizado em estado delicado

Populares se aglomeraram para ver a cena do cavaleiro sendo levado pelo Samu (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Ainda é muito comum presenciar, principalmente nos finais de semana, pessoas andando de cavalo pelas ruas de Brumado, mas, mesmo com o pouco fluxo de veículos alguns cuidados têm que ser tomados, pois os animais muitas vezes se assustam com pequenas coisas. Esse foi o caso de um “cavaleiro azarado” que estava galopando com seu animal na tarde deste domingo pela cidade. Ele, ao passar por umas grades que protegem uma galeria de esgoto pluvial na Av. Antônio Mourão Guimarães, acabou sendo jogado longe pelo animal, que se assustou por algum motivo. O cavaleiro recebeu os primeiros cuidados de populares que passavam pelo local, já que sangrava muito pela boca, resultado da forte queda. Logo o SAMU 192 chegou ao local e levou o homem em estado delicado para o Hospital Magalhães Neto. Fica aqui o alerta para quem gosta de passear a cavalo nos finais de semana pelas ruas de Brumado que têm que ser tomados os devidos cuidados para que evitem acidentes.



Operação prende moradora de Brumado em Tanhaçu suspeita de tráfico

(Foto: 34ª CIPM)

Uma operação especifica de combate ao tráfico de drogas e a prostituição foi realizada pela 34ª CIPM/Pelotão de Tanhaçu e Cipe/Sudoeste nesta segunda-feira (30) com diversas abordagens em várias casas de prostituição na cidade de Tanhaçu. A operação culminou com a prisão em flagrante delito de Carla Pereira dos Santos, residente de Brumado,  com a qual estavam 15  trouxinhas de maconha. Ela ficou custodiada na Depol local e está à disposição da Justiça. 

A droga ficou apreendida (Foto: 34ª CIPM)


Bando armado promove madrugada de terror em Rio de Contas com explosão de agência do Banco do Brasil

A agência ficou toda destruída com a forte explosão (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Uma ação fulminante do “Novo Cangaço” é assim que pode ser definido que aconteceu nesta madrugada na histórica cidade de Rio de Contas na Chapada Diamantina, onde uma quadrilha com aproximadamente 10 bandidos explodiu, ao melhor estilo “Iraque”, explodiu a agência do Banco do Brasil da cidade, que teve o prédio histórico bem destruído com o impacto da dinamite. Os bandidos agiram rapidamente e levaram uma quantia ainda não revelada. Durante a fuga, como é praxe dessas quadrilhas que integram o “Novo Cangaço” eles queimaram um veículo (foto) próximo à barragem e deram muitos tiros para o alto, ao melhor estilo "festa junina". A Polícia chegou logo ao local e isolou a área e já saiu ao encalço do bando, inclusive com policiamento reforçado na cidade, que acordou com os moradores em desespero, num tumulto muito grande, pois nunca tinham vivido uma situação dessas.



Vandalismo incontrolável contra as placas de sinalização causa grande prejuízo aos cofres públicos

Novas placas estão sendo repostas pelo SMTT (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Não há um estudo que comprove, mas, é bem possível que a “língua das ruas” seja condizente com a verdade na questão vandalismo em Brumado. A cidade tem um alto índice de atos desse gênero que já tiveram os orelhões como alvo, mas que, agora dirigiram a sua insanidade para as placas de trânsito, causando toda a sorte de danificações a esse equipamento tão útil para a cidade. A reportagem do 97NEWS falou nesta segunda-feira, dia 30, com o superintendente da SMTT, Clidemar Amorim, que revelou dados preocupantes, já que segundo ele “os prejuízos já chegam à casa dos R$ 100 mil”. Ele relatou que “os casos são muitos em que as placas e as hastes são danificadas por pura maldade. Teve caso até de colocarem fogo na placa, o que comprova que a cultura local não foi educada para cuidar do patrimônio público”. Amorim aproveitou para fazer um apelo citando que “eu peço encarecidamente a essas pessoas que vêm destruindo as placas de trânsito em nossa cidade, que parem com esse vandalismo, pois a cidade perde muito com isso e, além do mais, fica conhecida de forma negativa”. Ainda segundo ele “as equipes do SMTT trabalharam o final de semana todo para começar a reposição das placas em vários locais da cidade, buscando dar um maior ordenamento ao trânsito local”.



Bandidos invadem residência no Bairro São Felix e fazem família de refém

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma família residente no Bairro São Felix passou momentos de terror na manhã desta segunda-feira, dia 30, na mão de dois bandidos que fizeram os membros de reféns. Segundo relatos passados para a reportagem do 97NEWS, dois meliantes em uma motocicleta, usando capacetes fechados chegaram a casa por volta das 07h e rapidamente renderam as pessoas. No momento estava na casa um senhor de idade, uma mulher e uma criança na casa, os quais foram colocados no chão enquanto os assaltantes exigiam “queremos o malote, onde está o malote”. Ouvidos pela nossa reportagem os moradores relatam que o medo e o pavor tomaram conta deles, pois não existia malote nenhum na casa, o que fez com que os elementos saíssem sem roubar nada do local. A possibilidade é que os bandidos tenham sido informados que o chefe da família, que no momento já tinha saído para trabalhar, atuaria no setor de transportes de valores de uma empresa, o que foi desmentido pela família. Não há pistas sobre os elementos, pois eles ficaram os capacetes fechados o tempo todo.



Rua Euclides da Cunha passa a ter mão única a partir de hoje (30)

Os agentes de trânsito irão estar orientando os motoristas durante esses dias (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os brumadenses foram pegos hoje de surpresa com uma mudança no trânsito local que foi executada pela SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes. A alteração teve uma das principais ruas do centro da cidade como destino e, a partir de desta segunda-feira, dia 30, os condutores a Rua Euclides da Cunha será sentido único (Centro/Bairro). A mudança acabou causando muita confusão nos motoristas desavisados, o que provocou uma atenção maior por parte do órgão, que teve que enviar vários agentes para controlar o trânsito no local. Segundo o superintendente a Rua Euclides da Cunha, o fato da rua ser estreita e aceitar a mão dupla, ocasionava muitos acidentes no local, inclusive com vítimas graves, principalmente motociclistas, então, visando dar uma nova dinâmica ao trânsito local e buscar a forte redução de acidentes a via agora passará a ter mão única, então, a partir de agora, os veículos só subirão, não tendo preocupação de um confronto com que vinha na mão oposta. Quem quiser sentir da Praça da Prefeitura, sentido centro terá a Rua Joana Angélica como melhor opção (foto). O projeto foi aprovado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e teve o aval do prefeito municipal. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Ciúme Assassino III: Homem decapita a namorada grávida e leva cabeça em delegacia de SP

(Foto: Reprodução)

Um homem de 23 anos matou e decapitou a namorada grávida e ainda levou a cabeça para a delegia onde se entregou. O crime aconteceu na semana passada, no bairro de Pedreira, zona sul de São Paulo, mas José Ramos dos Santos só se apresentou na delegacia da Liberdade, na região central, no sábado (28). De acordo com informações da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), Santos matou e decapitou a namorada Shirley Souza, de 16 anos, por que ela confessou que o traia. Eles estavam juntos há cerca de um ano. Ele, que era usuário de droga, disse que já desconfiava da traição desde o final do ano passado. Mas a confirmação só veio no dia do crime, segundo depoimento. Santos contou que quando a namorada acreditava que ele estava sob efeito de droga, falava sobre relacionamentos que mantinha com outros homens. A desconfiança, porém, ficou maior quando a adolescente engravidou. Ele contou que verificou o histórico médico da vítima, na carteirinha do posto, e notou que a última menstrução aconteceu em agosto, periodo em que estavam separados. Na última quinta-feira, ele que mora com um irmão em uma casa na rua Manuel Rodrigues Mexelhão, esperou o outro ir trabalhar e convidou Shirley para um encontro na casa. Após manterem relações sexuais, eles conversaram sobre traições e ela teria confessado que o traiu com um amigo do casal nas vésperas do Natal e Ano Novo. Ele então aplicou uma gravata na adolescente, que caiu desacordada. Ele foi tomar banho e, ao retornar, verificou que a adolescente estava morta. Ainda de acordo com depoimente de Santos à polícia, ele foi até a cozinha, pegou uma faca, cortou o pescoço e arrancou a cabeça antes de enrolá-la em um saco plástico para posteriormente guardá-la em um mochila. O corpo nu foi amarrado nos pés e troncos com sacos plásticos e enrolado em um edredon. Santos ainda o escondeu atrás do botijão de gás. Para o irmão não desconfiar, ele limpou a casa, jogou a roupa que usou para cometer o crime no lixo. A faca usada na decaptção foi levada e guardada dentro da gaveta de talheres. Dois dias se passaram até que o irmão começasse a sentir mal cheiro pela casa. Ele disse que jogou o corpo na viela Tico-Tico, próxima à casa onde morava. Os vizinhos acharam o corpo e chamaram a polícia. Ele pegou a mochila onde estava a cabeça e foi de ônibus até ao 1º DP, na região central, onde se entregou e mostrou a cabeça para os policiais. Ele foi indiciado por homicídio qualificado e está preso temporariamente.



Cantor Gusttavo Lima é internado e não tem previsão de alta

(Foto: Reprodução)

Gusttavo Lima foi internado na madrugada deste sábado (28), às 4h45, após sentir dor abdominal, náusea e vomitar. O cantor está na Unidade Morumbi do hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.De acordo com o boletim divulgado pelo hospital na manhã deste domingo (29), Gusttavo Lima está internado em um apartamento comum, mas não tem previsão de alta.O show de sábado, em Juazeiro (CE) foi cancelado. Por meio do Instagram do cantor, a equipe do cantor avisou que ele está passando por exames detalhados, “por conta de tratamento gastrointestinal”, e que em breve deve informar uma nova data para a apresentação. O próximo show marcado para o cantor é dia 2 de abril, em Rondonopolis (MT).



Várias mensagens chegaram ao Grupo Alternativa parabenizando o Ciclo de Operações da PM

As abordagens foram recebidas de forma muito positiva pela população brumadense (Foto: Ascom / 34ª CIPM)

O ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica” pode ser muito bem aplicado ao novo comando da 34ª CIPM, que inicio os seus trabalhos com um impacto muito positivo, ao realizar um Ciclo de Operações Preventivas, colocando dezenas de policiais nas ruas para a realização de abordagens a suspeitos em vários locais da cidade. A população agradeceu e reconheceu o trabalho, já que esse era o desejo dos brumadenses, que vêm sofrendo muito com o crescimento assustador do número de assaltos na cidade. Várias mensagens e ligações chegaram ao Grupo Alternativa de Comunicação parabenizando o trabalho inicial da 34ª CIPM, que causou um impacto muito positivo, que resultou na redução imediata do número de assaltos e outros delitos na cidade.  



Padre é afastado após fotos dele nu serem divulgadas pela internet

Foto de padre circula pelo WhatsApp (Foto: Reprodução)

Um padre foi afastado pelo Bispado da Diocese de Campos dos Goytacazes depois que fotos dele nu vazaram na cidade de Miracema, no Rio de Janeiro. As imagens foram divulgadas pelo WhatsApp e mostram o religioso, que tem cerca de 40 anos, posando para selfies totalmente nu.  Segundo a Diocese, as fotos teriam sido divulgadas por uma mulher que se relacionava com o padre pelas redes sociais. Ele foi afastado no sábado (28). O padre disse aos superiores que chegou a manter relação com uma mulher e declarou que o contato entre os dois aconteceu no máximo cinco vezes, através das redes sociais. O vazamento da foto teria sido uma "armadilha" da mulher para "manchar" a imagem do padre, segundo ele. A Diocese ainda está apurando mais detalhes sobre o caso. "Estamos investigando a gravidade do assunto, mas apenas o ato dele ter tirado a foto já é matéria contra o mandamento da Igreja Católica, constitui crime e exige punição", diz pronunciamento do Bispado ao G1.  A mulher não se manifestou nem foi ouvida na Diocese. O padre estava à frente da igreja de Natividade há cerca de 15 dias. Antes, ele trabalhava na matriz de Miracema, onde as fotos foram divulgadas e onde mora a mulher com quem se envolveu.



Família denuncia idoso que está há um mês algemado à maca de hospital

(Foto: Reprodução)

Um idoso de 78 anos está internado, há cerca de um mês, segundo familiares, algemado a uma maca no Hospital Geral de Coaraci, na região sul da Bahia. A sobrinha do paciente, Anderleia Jesus dos Santos, conta que ele foi preso em dezembro do ano passado, na Delegacia de Almadina, cidade vizinha, depois de ter um “surto” dentro de um ônibus e ferir três pessoas com uma faca. A sobrinha relata que a família foi avisada de que o idoso foi levado, há cerca de 30 dias, para o hospital por estar muito debilitado na prisão. Segundo Anderleia, os parentes foram surpreendidos ao encontrar o paciente algemado à maca.



Com sonorização do DJ Pantera, projeto “Saúde na Praça” exalta uma vida com qualidade

O projeto chamou a atenção de quem passou pela Praça Zeca Leite (Foto: Marcos Paulo 97NEWS)

As atividades físicas estão cada vez mais em alta na sociedade contemporânea, que se rendeu por completo ao culto ao corpo. No ritmo desta filosofia, uma academia em Brumado está desenvolvendo um projeto muito interessante, o qual vem chamando a atenção da população. Intitulado “Saúde na Praça”, o projeto acontece, como o próprio nome diz, em várias praças da cidade, levando os alunos e convocando também os que se atrevem a dar uma “espiadinha”. Neste final de semana o projeto esteve na Praça Coronel Zeca Leite tendo como destaque a sonorização do irreverente DJ Pantera (foto), que animou a galera saudável, que malhou sob os olhares curiosos de quem estava na praça sob o comando dos professores. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Populares encontram corpo de professor municipal na manhã deste domingo (28)

Populares se aglomeraram no local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma notícia triste afetou a comunidade brumadense na manhã deste domingo, dia 28, em especial os moradores do Bairro São José. Por volta das 07h30m, populares encontraram o corpo do professor municipal Etevaldo Meira dos Santos (foto). O corpo foi encontrado na casa onde ele morava na Rua Sandra Batista Medeiros. Ele estava afastado do trabalho por motivos de saúde e as causas da morte ainda são desconhecidas. A perícia já está sendo feita pela Polícia Técnica, o que poderá revelar a causa da morte, que ainda é mistério, já que Etevaldo foi visto ontem e parecia bem. 



Bahia bate Campinense e avança para as semifinais da Copa do Nordeste

(Foto: Reprodução)

O Bahia está classificado para as semifinais da Copa do Nordeste. Em duelo disputado na tarde desta sábado (28), na Arena Fonte Nova, o Tricolor venceu o Campinense por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Kieza. Agora, o time comandado por Sérgio Soares aguarda o vencedor do duelo entre Sport e Fortaleza, para conhecer o seu adversário na próxima fase. O Tricolor volta a campo na próxima quinta-feira (2), quando vai encarar o Nacional-AM, fora de casa, pela primeira fase da Copa do Brasil.