ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2014"

Chapa de Rui: 'Acredito que sim', diz Negromonte sobre PP; 'Nós acataremos', admite Nilo

Com a proximidade da definição da chapa governista que enfrentará as eleições deste ano, as duas maiores personagens na disputa pela vaga de vice – Mário Negromonte (PP) e Marcelo Nilo (PDT) – resolveram aparar as arestas em um café da manhã nesta quinta-feira (6). Após o encontro que, segundo eles, nada definiu, cada um, à medida do possível, puxou a sardinha para o seu lado, em conversa com o Bahia Notícias. Vice-presidente nacional do PP, sigla favorita no embate, Negromonte definiu a reunião como "conversas pós-carnaval" e reconheceu que "quem decide é o governador [Jaques Wagner]". Para ele, no entanto, o posto 2 na coligação com Rui Costa (PT) e Otto Alencar (PSD) ficará com um pepista. "Acredito que sim, mas não quero antecipar nada. Está perto de definir", pontuou, ao salientar que o requerimento demudança no comando de órgãos estaduais de indicação da sigla "está se resolvendo". Negromonte comentou a especulação de que o deputado federal João Leão, chefe do PP no estado, seria anunciado como vice. "Quem indica é o partido. É o partido que escolhe o candidato. Tem um acordo lá atrás e nós vamos discutir isso no partido", resumiu, sem entrar em detalhes sobre qual acerto teria feito com Leão. Já considerado azarão na peleja, Nilo disse ainda apostar na recomendação do seu nome, mas ponderou que, se a vaga for mesmo pepista, não causará constrangimentos a Wagner. "Não tem problema nenhum. Se for ele [Negromonte] eu apoio e se for eu ele me apoia. O que o governador decidir nós acataremos, pelo menos da minha parte. Acredito que o governador vai ouvir os partidos na próxima semana", apostou o pedetista. Segundo o chefe do Executivo baiano, o martelo será batido até o próximo dia 16, quando ele completará 63 anos.

bahia Notícias

 



Papa Francisco admite ter roubado pequena cruz em velório de padre

O papa Francisco admitiu nesta quinta-feira (6) que já roubou uma pequena cruz durante o funeral de um padre, em Buenos Aires, na Argentina. O pontífice relatou o episódio em conversa com sacerdortes romanos. Ao contar o caso, Francisco reconheceu ter sucumbido “ao ladrão que há dentro de todos nós”. O papa disse que, ao chegar ao funeral, percebeu que não havia flores no caixão. Então, comprou algumas e as colocou no caixão, onde o sacerdote morto estava com um rosário na mão. “De repente, aquele ladrão que todos temos dentro de nós veio à minha mente. Enquanto eu estava espalhando as flores, peguei a cruz que estava sobre o rosário e, usando um pouco de força, desprendi-a”, afirmou. O papa não contou quando ocorreu o fato. Francisco disse que ainda carrega a pequena cruz consigo desde o enterro do padre, para se lembrar dele e da misericórdia que demonstrava com os outros.

Bahia Notícias



Ministério da Saúde permitirá que meninas possam tomar vacina contra HPV sem autorização dos pais

Adolescentes com idade entre 11 e 13 anos poderão ser vacinadas sem autorização dos pais na campanha contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) — usada na prevenção do câncer de colo do útero, que ocorre a partir desta segunda-feira (10). Para a ação em todo o país, 36 mil postos de saúde da rede pública vão disponibilizar a vacina que também estará disponível em escolas públicas e privadas que mostrarem interesse em imunizar suas alunas. No caso de a instituição escolar oferecer a vacina, a escola pode adotar um calendário específico sem precisar informar aos pais. Segundo o ministério da Saúde, caso os responsáveis pelas adolescentes não concordarem com a imunização, eles devem preencher um termo de recusa e entregar na escola. No entanto, a pasta federal afirma que a autorização não é necessária porque a vacina é um direito da adolescente previsto em lei. Para receber a dose no posto de saúde, as adolescentes devem apresentar o cartão de vacinação ou o documento de identidade. Cada adolescente deve tomar três doses para completar a proteção, com a segunda dose seis meses depois da primeira; e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Para o primeiro ano de campanha, o Governo Federal adquiriu 15 milhões de doses. A pasta reforça que a vacina estará disponível o ano todo nos postos de saúde.

Portal R7



Geddel defende rompimento imediato da aliança nacional do PMDB com o PT

Pré-candidato ao governo da Bahia, o peemedebista Geddel Vieira Lima defende o rompimento imediato da aliança nacional entre a sua sigla e o PT. O ex-ministro acredita que a atual crise entre as duas legendas não pode ser resolvida nem mesmo pelo ex-presidente Lula. “Há problemas no Rio, na Bahia, no Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, que até para uma figura encantadora como Lula é difícil reverter esse processo”, defendeu Geddel, em entrevista ao jornal A Tarde. Sobre a possibilidade de intervenção da presidente Dilma, o peemedebista acredita que, “se ela for tentar resolver sozinha, vai quebrar louça para tudo quanto é lado”. “Tudo na vida tem timing, momento. Quando os problemas não são administrados na hora oportuna, vão se tornando irreversíveis”, afirmou o ex-ministro, atualmente secretário-geral do PMDB nacional.

Bahia Notícias





Ministério da Educação muda regras do ProUni e do Fies deste ano

O Ministério da Educação (MEC) mudou este ano algumas regras do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No Fies, o contrato passa a ser casado ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), antes opcional. No ProUni, a isenção fiscal passa a ser feita com base nas vagas preenchidas e não mais nas vagas ofertadas, como era até o fim do ano passado. O Fgeduc existe desde 2009. O fundo cobre a partir de 80% dos contratos não cumpridos. Para isso, a mantenedora paga uma taxa de 5,63% sobre o total do financiamento mensalmente, ou 6,25% da parcela das operações de financiamento. Sem o Fgeduc, caso o estudante ficasse inadimplente, a instituição pagava 15% do valor. Para os estudantes, a adesão ao Fgeduc faz com que seja dispensada a necessidade de fiador, o que facilita a contratação do Fies. Para as instituições, os custos aumentam, mas segundo entidades do setor, os dois programas ainda são atrativos. Procurado, o Tesouro disse que não comentaria o impacto nas contas públicas.

O diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Corrêa Neto, disse que cerca da metade das instituições já tinha aderido ao Fgeduc. “Com a mudança, quase a totalidade das instituições já fez adesão ao Fgeduc e permaneceu no programa. O nosso objetivo é democratizar ainda mais o acesso à educação superior na medida em que a adesão favorece os estudantes de baixa renda, que têm dificuldade de conseguir um fiador”.

Em encontro no mês passado, as instituições particulares discutiram as mudanças. Segundo o diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato, a participação não deve diminuir.

O cenário atual é o seguinte: em média, 17% do total de alunos nas particulares contratam o Fies, e o fundo representa em torno de 25% da receita das instituições. Já o ProUni gera uma economia, em média, de cerca de 10% das despesas das instituições. O impacto calculado por Capelato deve ser uma redução de 2% ou 3% dessa economia, que é o percentual das vagas não preenchidas.

O professor de finanças públicas da Universidade de Brasília (UnB) José Matias-Pereira explica que as alterações do Fies podem ter sido feitas para facilitar o cumprimento da meta de superávit primário. “O governo está desenvolvendo ações no sentido de viabilizar o superávit primário e quando mexe nesses fundos, certamente há um impacto positivo”, explica.

“Por trás desse financiamento existe um risco, o Estado aparece como avalista. Se não houver pagamento, o Estado tem que honrar o compromisso. O que o governo está tentando é retirar da responsabilidade do Tesouro determinadas rubricas”, disse.

Capelato complementa dizendo que as mudanças vão possibilitar o pedido de mais créditos para o Fies. De acordo com ele, a promessa para este ano é R$ 3 bilhões em novos financiamentos. Os beneficiados devem saltar para 1,6 milhão até o fim do ano.

Quanto às mudanças no ProUni, Matias-Pereira avalia: “O governo entrou de maneira descontrolada nessa área de isenção tributária e o que está tentando é fechar essas torneiras para evitar que a arrecadação seja afetada”. Segundo ele, as instituições deverão ter maior comprometimento com a oferta de um ensino de maior qualidade e, dessa forma, atrair jovens para estudar na sua escola.

 

CONTINUE LENDO


Preços de gasolina, gás e telefone ficam estáveis este ano, diz Copom

Os preços da gasolina, do botijão de gás e da tarifa de telefonia fixa devem ficar estáveis este ano, de acordo com projeção do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Já a projeção de reajuste da tarifa residencial de eletricidade, para o acumulado de 2014, é 7,5%, mesmo valor considerado pelo Copom em janeiro. Essas estimativas foram divulgadas hoje (06/03) na ata da última reunião do Copom, realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro. Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, em 2014, foi mantida a projeção de alta de 4,5%, valor considerado pelo Copom em janeiro. Para 2015, também foi mantida a estimativa de 4,5%. O BC faz essas projeções para avaliar a tendência da inflação no país, na reunião do Copom, responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. Essa taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, e a medida alivia o controle sobre a inflação. O BC tem que encontrar equilíbrio ao tomar decisões sobre a taxa básica de juros, de modo a fazer com que a inflação fique dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Essa meta tem como centro 4,5%, e margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Agencia Brasil



Brumado: Adolescente assalta mercadinho e é baleado ao deixar estabelecimento

Um adolescente de 17 anos tentou assaltar um mercadinho na Avenida João Paulo I, e acabou baleado pelo dono do estabelecimento, segundo a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Brumado). A tentativa frustrada de assalto ocorreu na noite da quarta-feira de cinzas (05/03), por volta das 20h. De acordo com a 20ª Coorpin, por meio de relato de testemunhas, o adolescente chegou ao estabecimento na garupa de uma motocicleta. Na porta do mercado, o jovem teria anunciado o assalto e colocado a suposta arma na cabeça da esposa do dono, que é um Policial Militar (PM). Ainda conforme a polícia, a vítima entregou ao adolescente todo o dinheiro do caixa. Para impedir a fuga do jovem, o dono do estabelecimento disparou um tiro que o atingiu na virilha. Durante a ação, o comparsa do jovem, que aguardava na moto, fugiu do local. O adolescente foi apreendido e encaminhado para o Hospital Municipal Magalhães Neto, onde permanece sob custódia da polícia. O estado de sáude dele é estável. O dono do estabelecimento prestou depoimento na delegacia local, que investiga a identidade do motociclista que acompanhou o jovem durante a tentativa frustrada de assalto.



Dilma destaca aumento de mulheres no mercado de trabalho

A menos de uma semana do Dia Internacional da Mulher, a presidente Dilma Rousseff antecipou homenagens às mulheres em sua coluna semanal Conversa com a Presidenta, e ressaltou o crescimento da presença feminina no mercado de trabalho brasileiro. Segundo ela, desde 2011, 2,3 milhões de mulheres conseguiram emprego com carteira assinada. "Isso significa que pouco mais da metade dos 4,5 milhões de postos de trabalho criados neste período foram ocupados por mulheres", disse. A presidente destacou o papel central ocupado pelas mulheres na estruturação da família e salientou que, por esse motivo, elas têm prioridade na titularidade do cartão do programa social Bolsa Família. "Hoje, 93% desses cartões estão nas mãos delas", disse. "O mesmo acontece em relação ao Minha Casa Minha Vida. De 1,5 milhão de casas já entregues, 52% estão no nome de mulheres", complementou. Dilma ainda falou sobre a importância do investimento em educação e mencionou que mais da metade das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e dos financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram concedidos a mulheres. Além disso, segundo ela, seis em cada dez alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) são mulheres.



Igreja Católica abre Campanha da Fraternidade hoje

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre hoje (5) a Campanha da Fraternidade de 2014, com o tema Fraternidade e Tráfico Humano e o lema É para a liberdade que Cristo nos libertou. A solenidade será às 14h, na sede da CNBB, em Brasília. O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidirá a cerimônia, na qual será divulgada mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcello Lavenère e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke, confirmaram presença na solenidade. Primeiro dia da Quaresma (período do ano litúrgico que antecede a Páscoa), a Quarta-feira de Cinzas simboliza, para os cristãos, o dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte, explica o arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. A data coincide com o dia seguinte à terça-feira de carnaval e é o primeiro dos 40 dias do período da Quaresma. De acordo com dom Orani, nesse período recomendam-se os grandes exercícios quaresmais: a prática da caridade e as obras de misericórdia. O jejum, a esmola e a oração são exercícios bíblicos até hoje praticados pelos cristãos. No Brasil, a CNBB promove todos os anos a Campanha da Fraternidade, que focaliza sempre um tema da vida social, tem o objetivo de ajudar as pessoas e é considerada um instrumento de evangelização.

Segundo dom Orani, a origem do nome Quarta-Feira de Cinzas é puramente religiosa. Neste dia, celebra-se a Missa das Cinzas – as cinzas usadas no ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A essas cinzas, mistura-se água benta. Conforme a tradição, o celebrante da missa usa as cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na testa de cada fiel, proferindo uma dessas duas frases: "Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás" ou "Convertei-vos e crede no Evangelho". Na Quarta-feira de Cinzas, assim como na Sexta-Feira Santa, a Igreja Católica recomenda o jejum, para os que têm de 18 a 59 anos, e a abstinência de carne, a partir dos 14 anos. Além disso, incentiva-se a prática de dar esmolas. O tema da pobreza é a mensagem do papa Francisco para esta Quaresma: "Fez-se pobre para nos enriquecer", lembra dom Orani.

CONTINUE LENDO


Brumado: Caminhão que faz coleta de lixo cai em vala e imprensa perna de gari

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Mais um acidente, por conta de um buraco na via pública, foi registrado nesta segunda-feira (03/03). O acidente ocorreu na Rua Paulo Firmino, no bairro Dr. Juracy, quando o carro de uma empresa que presta serviço para Prefeitura de Brumado, fazendo coleta de lixo, ao desviar de um buraco caiu em uma valeta imprensando a perna de um gari. O SAMU 192 chegou ao local e com ajuda de alguns policiais conseguiram fazer o resgate do rapaz que recebeu os primeiros atendimentos no local, para em seguida ser encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.

Alguns moradores do bairro relataram ao 97NEWS, que várias solicitações foram feitas à prefeitura, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. “O bairro foi bastante prejudicado com as chuvas que caíram, tem rua que está intransitável, devido os inúmeros buracos que existem” comentou um morador que diz está cansado de procurar o órgão competente e nada foi feito.



Roberto Jefferson passa mal em presídio e é atendido por médico particular

Delator e condenado no chamado mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) passou mal dentro do presídio Casa do Albergado Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Depois de sentir fortes dores estomacais, o petebista foi encaminhado para a enfermaria da unidade. Ele chegou a ser atendido por seu médico particular e uma enfermeira. O fato ocorreu na sexta-feira (28), mas só foi confirmado neste domingo (2), segundo matéria de O Globo, pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). O político sofre com um tumor no pâncreas, diagnosticado em 2012. No local em que foi atendido, Roberto Jefferson fez um exame de sangue, sem apresentar alterações. Amigos do petebista relataram que o ex-deputado está muito magro e teme que esteja com pancreatite, inflamação no pâncreas. O advogado Marcos Pinheiro de Lemos, que defende o condenado, entrou com novo pedido de prisão domiciliar no Supremo Tribunal Federal (STF) no mesmo dia em que Jefferson se sentiu mal.



Roberto Jefferson passa mal em presídio e é atendido por médico particular

Delator e condenado no chamado mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) passou mal dentro do presídio Casa do Albergado Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Depois de sentir fortes dores estomacais, o petebista foi encaminhado para a enfermaria da unidade. Ele chegou a ser atendido por seu médico particular e uma enfermeira. O fato ocorreu na sexta-feira (28), mas só foi confirmado neste domingo (2), segundo matéria de O Globo, pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). O político sofre com um tumor no pâncreas, diagnosticado em 2012. No local em que foi atendido, Roberto Jefferson fez um exame de sangue, sem apresentar alterações. Amigos do petebista relataram que o ex-deputado está muito magro e teme que esteja com pancreatite, inflamação no pâncreas. O advogado Marcos Pinheiro de Lemos, que defende o condenado, entrou com novo pedido de prisão domiciliar no Supremo Tribunal Federal (STF) no mesmo dia em que Jefferson se sentiu mal.



Polícia Federal pede investigação contra ministro do Trabalho

A Polícia Federal concluiu que há indícios de participação do ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT) em esquema para empregar militares do seu partido como funcionários fantasmas de uma entidade que firmou convênios com a pasta federal. A PF pede a abertura de inquérito, que deverá apurar o desvio de R$ 11 milhões. A investigação da PF partiu de revelações de um ex-dirigente do PDT em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo em setembro do ano passado. Ex-presidente da Juventude do partido em Santa Catarina, John Sievers, que à época era presidente do diretório estadual do PDT, contou que em 2008, a mando de Dias, recebia pagamentos mensais da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim (ADRVale), com sede em Brusque (SC) e comandada por pedetistas. Outros filiados ao PDT confirmaram que constavam da folha de pagamentos da ONG sem nunca ter trabalhado para ela. Em seu relatório, a PF pede a remessa dos autos ao Supremo Tribunal Federal, única instância que pode autorizar investigação criminal de ministros. Caberá à Justiça Federal em Santa Catarina decidir se envia ou não o caso à Corte em Brasília. Só após a manifestação do Supremo é que o ministro poderá ser o centro das investigações.



Brumado: Motociclista morre após colidir com outra moto no centro da cidade

O jovem Romário Moura, natural da vizinha cidade Malhada de Pedras,  teve morte instantânea em um acidente envolvendo duas motocicletas, na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, na noite de domingo (02/03). Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, Romário seguia em sua motocicleta quando colidiu frontalmente com outra moto que tentava desviar de um buraco. Moradores da região estavam indignados, pois há muito tempo que várias pessoas, inclusive os comerciantes da região, procuram a prefeitura para denunciar os inúmeros acidentes que acontecem neste mesmo lugar, e nada foi feito. O piloto da outra moto foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado em estado grave para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.



Mega acumula e pode pagar R$ 5 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.578 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado (1) em Madre de Deus (BA). Com isso, o prêmio acumula e pode pagar R$ 5 milhões na próxima quarta-feira (5). Veja as dezenas: 03 - 06 - 30 - 37 - 53 - 56. 107 apostas acertaram a Quina e cada uma vai levar R$ 16.801,81. A Quadra teve 6.347 ganhadores com o valor de R$ 404,64.



Custo com domésticos subiu quase o dobro da inflação em 2013

om o aumento do salário mínimo e uma mão de obra cada vez mais escassa, o custo com empregados domésticos subiu quase o dobro da inflação – foram 11,26% em 2013, contra 5,91% medidos pelo IPCA. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O custo com empregados em casa está entre as maiores altas dos itens de peso relevante no orçamento. Percentualmente, ele representa em torno de 4% das despesas familiares – algo similar com o utilizado com gasolina. Para Gabriel Ulisseya, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma outra razão para o aumento foi a PEC das Domésticas, ainda em regulamentação no Congresso, e que explicita direitos e encargos.

Folha de S. Paulo



Brumado: presos tentam fugir da delegacia cavando um buraco no chão

Foto: 97NEWS

Detentos  que estão na carceragem da 20ª COORPIN, tentaram fugir na madrugada deste domingo (02/03). O grupo foi impedido por policiais civis que estavam de plantão neste domingo de carnaval. Os policiais perceberam o barulho que vinha do pátio que fica ao lado da custódia, ao saírem para investigar de onde vinha o ruído, depararam com um preso que havia sido detido por tráfico de drogas no dia anterior, e outro preso estava tentando sair de um túnel feito por eles para fuga em massa. A Polícia Militar foi solicitada pelo delegado plantonista Arilano Botelho, e imediatamente uma guarnição da Cipe Sudoeste-Caesg, chegou ao local para dar apoio e impedir a fuga.  Segundo o delegado, os custodiados quebraram todos os cadeados das celas e fizeram uma escavação com mais de dois metros de profundidade, e ao tentar quebrar o concreto da calçada, por onde eles empreenderiam a fuga, o barulho foi percebido e a tentativa foi frustrada. Policiais isolaram a cela onde foi feito o buraco e improvisaram uma barricada com celas antigas para deter o avanço do túnel, até que a reforma seja feita. Os 37 presos foram acomodados em outras três celas, e por enquanto não há conversa de transferências destes. Na última fuga registrada que foi em dezembro de 2012, quatorze detentos conseguiram fugir e foi notícia internacional por causa do bilhete que foi deixado, onde eles faziam ironia, ridicularizando a segurança do local.