ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

Brumado: Vira-lata que fazia vigília à espera do dono que morreu atropelado é adotado

O vira-lata esbanja saúde ao lado de sua nova dona (Foto: 97NEWS)

Após ficar quase uma semana em vigília em frente ao local do acidente, à espera do dono,  - um  andarilho que morreu atropelado no dia 10 de fevereiro na Avenida Centenário em Brumado -, o vira-lata “Fiel” foi adotado pela técnica de enfermagem, Milene Lessa Trindade. O animal passou por um veterinário e fez um check-up e já está no novo lar. O animal era um companheiro do andarilho "Damião". Depois que o morador de rua foi atropelado e morto, o cão permaneceu próximo ao local do acidente, enfrentando sol e chuva. Alguns moradores da avenida, emocionados com a atitude do animal alimentava o cão todos os dias. “Eu queria muito ter um cachorro. Ele é um bom animal, mas já tenho dois em casa", falou emocionada, Izabel Carvalho. 

Milene posou para a foto com o animal já em sua casa após passar pelo veterinário (Foto: 97NEWS)

A nova dona do animal falou ao 97NEWS sobre a adoção. "Eu sou apaixonada por animal, quando vi a matéria do vira-lata à espera do seu dono que foi morto de forma tão brutal, logo entrei em contato com Marly da ONG AUAU e logo me apaixonei pela história do cão, fomos ao veterinário, ele realizou todos os exames, e está tudo bem com ele. Agora ele tem um novo lar", disse Milene. A história foi parar na mídia brumadense e ganhou as redes sociais e fez sucesso na cidade. "A gente lamenta o que aconteceu como seu dono. Se a família sabia que o cachorro o acompanhava, tinha que ter levado junto. Cortava o coração ver o bichinho à espera do dono”, ressaltou o mototaxista, Leandro Azevedo.



Brumado: Exoneração do diretor municipal de Cultura gera especulações no meio político

O ex-diretor Jobson Cruz teve a sua exoneração confirmada pelo Diário Oficial (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Considerado um dos cabos eleitorais mais influentes da política brumadense, Jobson da Cruz Rocha, o popular “Jobinho”, vinha realizando um trabalho muito eficaz à frente, primeiramente da diretoria de esportes municipal e, em seguida, da diretoria de cultura. Seu trabalho vinha sendo elogiado pelo gestor municipal, o que o fez ganhar prestígio dentro da administração municipal. Tido com um dos principais responsáveis pela grande reformulação que está sendo realizado na área esportiva, “Jobinho” era tido como peça fundamental para a continuidade do trabalho, mas, de repente, surgiram vários boatos sobre desentendimentos severos com a secretária de Educação e, neste segunda-feira (26) foi assinada pelo prefeito Eduardo Vasconcelos e pelo secretário de Administração, João Nolasco, a portaria de sua exoneração, a qual foi publicada hoje (28) no Diário Oficial do Município (veja abaixo). Imediatamente a confirmação gerou várias especulações sobre os reais motivos de sua saída, mas, segundo o ex-diretor, o motivo de sua exoneração, que foi, inclusive, foi a pedido do mesmo, foi que ele irá ser um dos coordenadores da campanha do deputado federal Arthur Maia na região. O fato da campanha ainda estar distante, aumentou ainda mais as especulações. Para muitos esportistas a saída de Jobson Cruz irá prejudicar a engrenagem da revitalização do esporte local, que estava bem azeitada, mas, agora, ficará sem uma engrenagem muito importante.

(Reprodução DO)


CCJ aprova proposta que criminaliza injúria por questões de gênero e orientação sexual

Emenda da relatora, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), inclui a orientação sexual ou a identidade de gênero na lista de agravantes do crime de injuria | Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (28), proposta que torna crime a injúria praticada por questões de gênero e de orientação sexual. O projeto (PLS 291/2015) é da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e seguirá para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para que seja votado pelo Plenário do Senado. Atualmente, o Código Penal pune o ato de injuriar alguém, com ofensas à dignidade ou ao decoro da vítima, com detenção de um a seis meses ou multa. O PLS 291/2015 altera o dispositivo que estabelece como agravante desse crime o uso de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou com deficiência, acrescentando a questão de gênero entre esses agravantes. Emenda da relatora, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), inclui ainda a orientação sexual ou a identidade de gênero. Em todos esses casos, a pena é de um a três anos de reclusão mais multa. Ao justificar a proposta, Gleisi explicou a necessidade de inserção da questão de gênero no rol de agravantes por ver como inadmissíveis atos que desqualifiquem ou desprezem um gênero em detrimento de outro. “Sobretudo porque o tratamento igualitário de homens e mulheres é uma das bases de qualquer Estado Democrático de Direito”, frisou. Já a relatora defendeu a inclusão de orientação sexual e identidade de gênero graças ao incremento do discurso do ódio e das atitudes e ações contra pessoas que se identificam com o grupo LGBT verificados nos últimos anos no Brasil. Some-se a isso, destacou ainda, a demora do Congresso Nacional em aprovar legislação que reprima de forma contundente tal conduta a minorias que precisam ver seus direitos constitucionais assegurados. “Espera-se desestimular a prática desse delito que gera grande indignação e se constitui numa verdadeira violência moral, que atinge em cheio sua autoestima e se constitui numa violência verbalizada, tão grave e lamentável, pois resulta na nulificação psicológica dos ofendidos e, muitas vezes, no prenúncio da violência física, com graves agressões, quando não a morte das vítimas”, disse Marta.



Vereador Zé Ribeiro denuncia estado precário das vias públicas entorno da Igreja Matriz

A situação das vias é cada vez pior e o vereador espera que o problema seja logo solucionado (Foto: Assessoria Parlamentar)

A situação de inúmeras vias em Brumado ainda está muito longe do desejável, o que é um dos grandes desafios das gestões municipais na área de infraestrutura urbana. Neste mosaico, o vereador Zé Ribeiro (PT), entrou em contato com a redação do 97NEWS para protestar contra o estado precário das vias entorno da Igreja Matriz, que é considerada o maior cartão postal da cidade. Segundo ele “é uma situação vergonhosa que já dura 4 anos” e subindo o tom disparou que “quem visita Brumado não deixa de comentar que, como, ao lado do principal cartão postal da cidade, as ruas estão nessa situação, cheia de buracos e em péssimas condições de trafegabilidade”. 

Os buracos estão se alargando dificultando assim a trafegabilidade (Foto: Assessoria Parlamentar)

Ele ainda lembrou que “recentemente os próprios fiéis tiveram que fazer o reparo da praça por conta própria, como foi noticiado pelo 97NEWS. Isso é inadmissível, pois no caso das ruas, elas são de domínio municipal e não podem continuar nesse estado de conservação tão péssimo”. E finalizou citando que “esperamos que o poder público municipal venha rapidamente recuperar essas vias que circundam a Praça Capitão Francisco de Souza Meira, porque a situação é cada vez pior". 

A reestruturação é urgente, segundo o vereador (Foto: Assessoria Parlamentar)


No clima do hexa, produção do Forró do Sítio Novo já começa a acertar os detalhes da programação

(Divulgação)

Tendo sobre si o status de um dos maiores eventos da época junina de toda a Bahia, o Forró do Sítio Novo vai entrar em campo em 2018 no clima positivo do hexa, já que é ano de Copa do Mundo e o Brasil é o franco favorito para conquistar o título mundial. Dentro desse ambiente altamente festivo, as empresas proprietárias da grife, Só Legal e Beto Bonelly Produções, já começam a intensificar suas ações para a realização do evento, que esse ano promete bater o recorde de público, já que o conceito de excelência do Forro do Sítio Novo é reconhecido em toda a região. Neste momento as ações estão sendo centralizadas na concepção da grade da programação, que deve trazer grandes nomes da música da atualidade. Então aguarde e se prepare que o Forró do Sítio 2018 vai começar!!!



Aconteceu novamente: Caminhão de carga destrói equipamentos de fibra ótica deixando muita gente sem internet

O caminhão atingiu a rede de fibra ótica da empresa Maxxnet (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma situação que acaba atrapalhando a vida de muita gente em Brumado, já que a internet está cada vez mais presente no cotidiano, veio ter uma nova ocorrência na madrugada desta quarta-feira (28). O agente que causou a interrupção dos serviços foi, novamente, um caminhão de carga, que, ao invés de pegar o anel viário, resolveu passar pela cidade e, como algumas ruas são estreitas, acaba atingindo os postes onde estão instaladas as redes de fibra ótica dos provedores de internet. O incidente que ocorreu às 01h50m foi no cruzamento das ruas Coronel Tibério Meira e Dr. Mário Meira, acabou deixando sem os serviços milhares de pessoas, causando até prejuízos financeiros à algumas empresas, já que, cada vez mais, o trabalho depende da internet. Essa situação indesejada, porém, pode estar com seus dias contatos, já que o SMTT irá implantar a fiscalização 24h, o que irá inibir sobremaneira que caminhões de carga transitem pela cidade durante as madrugadas. Uma equipe da Maxsnet está trabalhando intensamente para que os serviços retornem normalmente. A previsão é que até às 12h tudo possa ter sido normalizado. 

As equipes trabalham intensamente para a normalização dos serviços (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Família aflita busca notícias de brumadense que veio passar férias na cidade e ainda não retornou para sua casa em Campinas

Maxuel saiu de Brumado no dia 15 de fevereiro e ainda não chegou em Campinas, onde mora (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Os casos de desaparecimento vêm tendo um constante aumento, deixando familiares em estado de muita aflição. Esse é o caso da família do brumadense Maxuel Viera Souza (33), o qual veio passar as férias em Brumado e retornou para a cidade onde mora, Campinas, no interior paulista, no último dia 22 de fevereiro, só que, até agora ele não chegou ao seu destino. Ele saiu com sua motocicleta, uma Twister preta de placa policial FUE 1865. Segundo os familiares o último contato feito por Maxuel foi quando ele passou pela cidade de Caetité. Quem tiver informações sobre o seu paradeiro entrar em contato pelos fones:  (11) 948907270 e (16) 988333674.



Maus-tratos : Deputado quer acabar com a circulação de carroças na Bahia

Foto: Reprodução

Projeto apresentado pelo deputado estadual, Marcell Moraes (PV), pretende acabar de vez com a tração animal na Bahia. De acordo com o parlamentar, inúmeros profissionais que trabalham com a coleta seletiva ou frete usam cavalos para puxar as carroças, levando os animais à exaustão pelo elevado esforço físico, e em alguns casos até mesmo a morte. O projeto não pretende colocar em pauta o trabalho dos carroceiros, mas promover qualidade de vida e segurança a todos os envolvidos na atividade. "O objetivo é acabar com essa prática criminosa de maus-tratos e, consequentemente, ainda contribuir para melhorar a qualidade de vida desses catadores e prevenir acidentes de trânsito, já que é perigoso manter animais entre a movimentação de pedestres e carros", justificou o parlamentar. 



Estacionamento é utilizado para venda de veículos na Avenida Centenário

Um dos locais mais utilizados para esse tipo de comércio é o estacionamento da Cesta do Povo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após o atropelamento de um idoso ocorrido no dia 21 deste mês na Avenida Centenário, em Brumado, a população abriu um leque de perguntas sobre os perigos de atravessar fora da faixa de pedestres. Mas também cresceram os questionamentos sobre os veículos que ficam estacionados logo após o semáforo, em frente à antiga Cesta do Povo. Uma das questões são os caminhões que descarregam mercadorias em lojas que acabam atrapalhando o tráfego de veículos na via e dificultam também a vida dos pedestres. Agora, o maior questionamento recai sobre a quantidade de automóveis que estão sendo vendido em via pública, fazendo com que, a vaga que seria para estacionamento, se tornasse particular, para vendedores, que acabam ocupando as vias públicas, e diminuem a quantidade de vagas, as quais já são escassas no centro comercial da cidade. “Já não há vagas para estacionar no município, muitos comerciantes e vendedores, utilizam essas vagas com os seus carros, e agora, os estacionamentos desta via viram ponto de comercialização. Isso tem que ser revisto pelo SMTT”, relatou o operador de máquinas Gutemberg Leal. Já o eletricista Jair Pinheiro relatou que “gostaria de ver uma verdadeira atuação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes para solucionar esse problema, se a zona azul for mesmo implantada, ai sim poderá acabar com esse tipo de comércio. Ninguém aqui quer acabar com o ganha pão de ninguém, mas que possa ser utilizado num local adequado”.

O comércio é flagrante (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A nossa reportagem falou com o superintendente de Trânsito, Jansen Ricardo, o qual informou que, a SMTT não pode responder como órgão fiscalizador da comercialização da via, já que se trata de empreendimento aberto. Ele explicou que "no trânsito não tem nada que impeça esse ou esses proprietários de estacionarem nas vias, a não ser que exista uma placa proibitiva, que impeça dele estacionar. Agora somente com a chegada da Zona Azul isso irá acabar, porque eu tenho certeza que o cidadão não vai estacionar seu veículo as 06h da manhã e retirá-lo as 18h, isso vai gerar um custo muito alto para ele. Então isso já se resolve o problema” e emendou dizendo que “o problema está acontecendo também na Avenida Coronel Santos, na Avenida Centenário e na Avenida Antônio Mourão Guimarães". Ricardo também ressaltou que o problema já havia chegado até ele pela ouvidoria argumentando que "sabemos que muitos questionam, que é injusto a situação, pelo fato do cidadão ter que estacionar seu veículo por uma hora ou duas para ir até o comércio e quando chega lá tem vários veículos com placas de venda, que foram estacionados pela manhã e só são retirados no fim da tarde. Mas o que salientamos, para esses cidadãos é o seguinte, coma chegada da Zona Azul, tudo isso irá se resolver". A equipe do 97NEWS também foi até a Secretaria de Finanças e ao setor de tributos, e falamos com o fiscal, Maxuel de Almeida Ramos, o qual nos informou que, só se pode fiscalizar mediante a existência de uma quebra de regra, ou seja, a partir do momento em que apenas uma só pessoa ou empresário estabeleça uma espécie de comércio no local. "Nós estamos recebendo esta denúncia só agora, mas nós como fiscais de tributos iremos até o local e se ficar comprovado que há uma ilegalidade por parte de algum empresário, que esteja comercializando veículos ou qualquer outro meio na via pública, iremos notificá-los. Mas aí entra outra questão, se forem várias pessoas, que têm os seus veículos, que os levam para a via, estacionando em local adequado, e que não infrinja a lei de trânsito, não há porque retirá-los do local". Maxuel ainda ressaltou que um exemplo disso, foram os vendedores de pães de Macaúbas, que estavam em uma praça pública revendendo os seus produtos, "recebemos a denúncia e orientamos os proprietários e se legalizarem, e foi o que aconteceu, eles retiraram o alvará, o setor de infraestrutura, liberou a praça pública para eles por um tempo determinado, ou seja, eles tem o dia e o horário para permanecerem no local, se não obedecerem o acordo firmado dentro da lei, serão notificados, e é assim que funciona”.



Jequié: Criança morre eletrocutada ao encostar em poste

Foto: Reprodução

Na tarde desta terça-feira (27), uma criança de cinco anos morreu após encostar em um poste e receber uma descarga elétrica do equipamento. O caso ocorreu na cidade de Jequié. De acordo com a polícia, a criança, que não teve o nome divulgado, estava indo para a escola com a avó, quando pegou em um poste que fica na calçada da unidade de ensino e recebeu o choque elétrico. A avó tentou ajudar o neto e também foi atingida pela descarga. A mulher, que também não teve identidade divulgada, continua internada. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela. Por meio de nota, a Coelba lamentou o incidente e disse que está apurando o caso. Não há informações sobre o sepultamento da criança.



Zé Raimundo manifesta apoio a Wagner

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Zé Raimundo manifestou a "mais profunda solidariedade"  a Jaques Wagner, em contundente pronunciamento na sessão plenária de hoje (27), na Assembleia Legislativa da Bahia.  Ele afirmou que a Bahia confia no ex-governador, pelo que ele fez para o estado e representa para o país. O deputado disse que ficou surpreso com a ação da Polícia Federal sobre um processo que tramita desde 2013, sem novos desdobramentos, e que pela combinação com a atuação da imprensa televisiva, que chegou à casa do governador antes mesmo dos policiais federais, pareceu coisa armada. "O ex-governador está sendo alvo de uma trama política que não sabemos exatamente de onde vem, mas desconfiamos" , afirmou Zé Raimundo, falando também em nome do deputado federal Waldenor Pereira e, segundo enfatizou, representando também companheiros de partido nas regiões de atuação do seu mandato, no Sudoeste e na Serra Geral, além do Médio São Francisco.



Imagem ao vivo de cadáver no Jornal da Manhã em Salvador cria mal estar na TV Bahia

(Foto: Reprodução TV Bahia)

Ganhou repercussão nacional, na mídia especializada em televisão, o caso das imagens de um cadáver, exibidos ao vivo e sem nenhum filtro pelo Jornal da Manhã de Salvador, exibido a partir das 6h pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Mesmo a emissora alegando ter sido uma “falha de enquadramento” do câmera, o incidente causou grande mal estar nos corredores da afiliada no Bairro Federação. Foi a primeira vez que o jornalismo da Globo mostrou um cadáver em uma reportagem policial comum, em plena luz do dia: eram 6h49. A imagem do corpo de um homem morto apareceu no vídeo durante 40 segundos, em segundo plano, durante um link ao vivo do repórter Vanderson Nascimento.



Brumado: Prefeitura apresenta Resultados das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2017

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal da Fazenda, em cumprimento ao que determina a Lei Complementar Nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), Art. 9°, § 4°, realizou Audiência Pública, com a finalidade de apresentar os Resultados das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2017. Os poucos que se fezeram presentes no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Brumado tiveram a oportunidade de presenciar a transparência das ações da administração pública. Algumas dúvidas que surgiram no decorrer da apresentação foram esclarecidas.



Brumado: Denúncias apontam que pedófilo estaria agindo na cidade; ele foi detido pela Polícia e está sendo investigado

A prática detestável da Pedofilia voltou a ganhar a mídia após ter sido abordada por uma novela que está fazendo muito sucesso. Considerado um dos crimes mais hediondos possíveis, o abuso sexual de crianças continua acontecendo, mesmo com o endurecimento das leis. Em Brumado inúmeras denúncias têm aparecido, mas, na grande maioria, são “sufocadas” pelos próprios denunciantes, já que os autores, quase sempre, são membros da própria família. Desta feita um novo caso, que começa a ter uma forte repercussão na cidade, está deixando muitas mães em pânico, sendo que duas deles já teriam prestado queixa na Delegacia de Polícia. As primeiras informações apontam que o suposto pedófilo seria um representante comercial que vende bijuterias e produtos de beleza. Ele, que teria boa aparência, se aproveitaria da facilidade no contato com mulheres e, após uma sondagem posterior, buscava suas filhas adolescentes, se passando por amigo e convidando elas para entrarem no seu carro. Um dos relatos chega a ser bem impactante, onde uma comerciante, que mostrou uma grande sabedoria, reportou que sua filha de 12 anos chegou desesperada em casa dizendo que o homem fez de tudo para ela entrar no seu carro, mas ela conseguiu correr e escapar. Ainda segundo a mãe da adolescente, ela conseguiu identificar o suposto pedófilo, obtendo o número do seu celular e, mantendo contato, sendo que, nesta segunda-feira (26), ela marcou um encontro para comprar as bijuterias, só que, a Polícia foi avisada e, no mesmo instante, autuou o suspeito que foi levado para à sede da 20ª Coorpin para averiguação. Um fato que chamou a atenção, o qual foi informado à nossa reportagem, é que ele conseguiu formatar o celular, prejudicando o trabalho de investigação, já que o aparelho poderia ter várias provas contra ele. Existe a possibilidade de ele estar agindo já há algum tempo na cidade, então novas vítimas podem aparecer, pois uma das mães, talvez por medo, disse não o ter reconhecido. O suspeito continua detido, mas poderá, caso não apareçam provas substanciais, ser liberado. Estaremos acompanhando o caso e a qualquer momento novas informações deverão ser veiculadas.



Brumado: Idoso se passa por médico e aplica o golpe do ‘cheque defunto’

O suposto médico que aplicou o golpe disse ser morador da cidade de Dom Basílio (Foto: Youtube 97NEWS)

Os golpes contra o patrimônio, os famosos estelionatos, cresceram de forma muito intensa, talvez motivados pela forte crise financeira que se abateu sobre o país. A mente criativa dos golpistas conseguem efetuar ações que são difíceis de serem inicialmente descobertas, pois eles se passam como bons cidadãos, acima de qualquer suspeita. Em Brumado, nesse início de ano, um desses golpes foi aplicado contra um estabelecimento comercial, tendo como suposto autor, um idoso que identificou como Renato Silva de Oliveira (70), o qual afirmou ser médico e morador do município de Dom Basílio. O golpe foi o do “cheque defunto”, ou seja, passar um cheque de alguém que já faleceu. Segundo informações colhidas pela equipe do 97NEWS, ele se aproveitou de ter um nome praticamente igual e passou o cheque em nome de Renato Silva de Oliveira Pantoja, que, depois de depositado numa agência bancária local, foi confirmado pela mesma, que o titular da conta já havia morrido. O objeto adquirido foi uma máquina de lavar no valor de R$ 2.370,00 e a loja acionou a Polícia Civil que já está investigando o caso. Nós tivemos acesso às imagens do momento da compra, onde, o suposto estelionatário tem a sua feição revelada, o que pode ajudar na sua prisão. A possibilidade de que outros estabelecimentos comerciais também tenham sido vítimas do golpista é grande. Confira abaixo as imagens e caso tenha informações do acusado entrar em contato com a Polícia Civil por meio do telefone 197.  



Polícia Militar prende homem com material capaz de detonar quase 3 mil caixas eletrônicos na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l PM/Chapada

Policiais militares no município de Novo Horizonte, Chapada Diamantina prendeu um homem com material explosivo capaz de destruir 2.760 caixas eletrônicos. A apreensão aconteceu na segunda-feira (26), por policiais do 4º Pelotão da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Seabra). Nivaldo Umbuzeiro Guimarães, foi preso em flagrante quando dirigia uma caminhonete, dentro da picape os PM´s encontraram cerca de 750 quilos de explosivos e 9 quilômetros de fita para detonação foram apreendidos. Aos policiais, o motorista disse que levava a carga para a cidade de Umburanas, mas não apresentou nenhuma nota fiscal ou autorização para fazer o transporte da carga. Na carroceria os policiais encontraram o material bélico. O acusado e o armamento foram levados para a 13ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra).



Bahia: Ação desarticula quadrilha de roubo de rodas e pneus

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (27), sete pessoas foram presas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por integrar uma quadrilha de roubo de pneus e rodas em estradas da Bahia, Sergipe e Minas Gerais. Segundo as investigaçoes, entre 2016 e 2017, a quadrilha tenha causado um prejuízo de R$ 6,2 bilhões em 124 assaltos. Ainda segundo a PRF, os criminosos agiam à noite ou nas primeiras horas da madrugada, e sempre com homens, fortemente armados, que rendiam os motoristas de caminhões em postos de combustíveis ou pontos de apoio. Em seguida, o caminhão era levado para estradas de terra, onde outros membros da quadrilha retiravam os conjuntos rodas/pneus. Cada pneu de carreta custa em média R$ 1,6 mil. Já a roda, quase R$ 400. No caso de rodas de alumínio, o material chega a custar R$ 1 mil. Em cada roubo, a quadrilha gerava um prejuízo entre R$ 68 mil e R$ 88,4 mil. As rodovias onde a quadrilha mais atuava eram a BR 242 e BR 101, mas também há registros de investidas na BR 116, na BR 324 e na BR 110.



Câmara de Vereadores de Brumado aprova projeto de filiação a União das Câmaras e Vereadores da Bahia

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O Projeto de lei de nº 001/2018, de autoria da mesa diretora da Câmara de Vereadores foi aprovado que trata sobre a filiação da Casa Legislativa a União das Câmaras e Vereadores da Bahia – UVB-BA em segunda e última discussão na sessão ordinária do dia 23 de fevereiro, tendo como única abstenção a do vereador Jose Ribeiro Neves. O presidente da Casa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos, quando da apresentação do projeto e nas votações ressaltou que a filiação será de grande importância para os vereadores, que passarão a ter à disposição na Assembleia Legislativa   do Estado, assim como em Brasília, um gabinete com todo os equipamentos necessários para desenvolvimento dos trabalhos parlamentares, entre os quais; computador, internet, impressora, assim como assessoria jurídica, acesso ao estacionamento e descontos no restaurante da Assembleia. Léo Vasconcelos frisou também que nos últimos dez anos o legislativo brumadense não se filiou a nenhuma instituição, sendo importante para que os parlamentares tenham todo o suporte na busca de benefícios para o município. Após a aprovação do projeto o presidente informou que convidara a presidente da União das Câmaras e Vereadores da Bahia, Sra. Edylene Lopes Ferreira a fim de que participe de uma reunião com todos os vereadores que compõem a Casa para dirimir possíveis duvidas e explicar todos os benefícios que advirão da filiação.



Brumado: Sensação de insegurança faz com que comércios e residências aumentem os investimentos em equipamentos de vigilância e ronda noturna

Uma simples volta pelo centro comercial de Brumado fica facilmente perceptível o aumento dos investimentos em segurança eletrônica (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Cansados da insegurança e da sensação desagradável que ela produz, moradores e comerciantes de alguns bairros de Brumado decidiram agir e tomar medidas de precaução, como instalar equipamentos de videomonitoramento e contratar vigilância noturna. Nas últimas pesquisas divulgadas pelos sindicatos do Brasil, os comerciantes estão gastando cada vez mais dinheiro com grades, câmeras de segurança e alarme. O aumento no número de assaltos e agressões vem espalhando medo por trás dos balcões de estabelecimentos em Brumado, de mercearias, supermercados, comércio varejista, clínicas e das residências, que, muitas vezes, se tornando verdadeiras fortalezas. Para evitar assaltos, os comerciantes chegam a aplicar, em média, 20% do faturamento mensal em segurança dos estabelecimentos. A maioria investe em circuito interno de TV, alarmes e grades nas portas. Já nas residências, em alguns casos, os investimentos são altos, com sistemas cada vez mais modernos. A falta de um contingente policial mais abrangente, aumenta a sensação de insegurança na cidade, especialmente no período noturno, então, quem pode se proteger não pensa duas vezes.



Prefeitura de Brumado abrirá licitação para compra de novos equipamentos para a UPA 24h

A unidade da UPA 24h de Brumado poderá entrar, finalmente, em atividade ainda no primeiro semestre deste ano (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se reuniu na semana passada com representantes de empresas terceirizadas para anunciar que lançará licitação para compra de novos equipamentos e remodelação do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H). Com a aprovação do Curso de Medicina, abriu-se novos caminhos para o futuro da Saúde em Brumado, e, segundo o prefeito, a reunião seguiu essa tendência e foi bem proveitosa. "O curso de medicina já foi aprovado pelo MEC, agora chegou a hora de equiparmos as nossas unidades de saúde, aumentando a oferta de futuros estagiários na cidade. E a UPA passará a receber uma atenção maior, no sentido que, se torne mais um braço de atendimento à população, não só de Brumado, mas como da microrregião". Além da UPA, o gestor informou novos investimentos direcionados às unidade básicas de saúde, que também entrarão nos programas de estágios para os futuros alunos de medicina.