ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2017"

Brumado: Irmandade dos Narcóticos Anônimos se reúne em novos dias e horários

Foto: Divulgação

O Narcóticos Anônimos é uma irmandade ou associação, sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema muito grave. Somos adictos em recuperação que nos reunimos regularmente todas as terças e sextas-feiras, sempre as 19h30m com o intuito de nos ajudarmos mutuamente e de nos mantermos limpos. Este é um programa de abstinência completa de todo o tipo de drogas. Existe apenas um requisito para se ser membro: o desejo de parar de usar. Não há nenhuma obrigação em NA, mas sugerimos que mantenhas a mente aberta para assim poderes aproveitar esta oportunidade. O nosso programa é composto por princípios escritos de uma forma clara para poderem ser seguidos diariamente. O mais importante é que estes princípios dão resultado. Em Narcóticos Anônimos não há obrigações. Não estamos associados a nenhuma organização, não é necessário pagar joia ou quotas, não há juramentos ou promessas. Não estamos ligados a qualquer grupo político, religioso ou policial, e não estamos sob vigilância. Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independentemente da idade, raça, sexo, crença, religião ou falta desta. Não estamos interessados em saber que drogas usavas e em que quantidades, quais eram os teus contatos, o que fizeste no passado, a tua situação econômica, apenas queremos saber o que queres fazer acerca do teu problema e como podemos ajudar. O recém-chegado é a pessoa mais importante nas nossas reuniões, pois só podemos conservar aquilo que temos se o partilharmos. A nossa experiência coletiva tem nos mostrado que aqueles que assistem regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos. Particpe das reuniões periódicas que acontecem todas as terças e sextas-feiras às 19h30m na Biblioteca Jarbas Passarinho. O convite é feito para todos os que estão atravessando problemas de dependência química que possam participar das reuniões, pois a terapia realizada vem dando resultados muito satisfatórios em todo o mundo. 

 



Vitória da Conquista está entre as 10 cidades com o melhor índice de Saneamento Básico do Brasil

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, intitulada “Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades”, apontou Vitória da Conquista como tendo o melhor índice do Nordeste em saneamento básico considerando as 100 maiores cidades do país. A cidade do sudoeste baiano ficou na 10ª posição no Brasil e a 1ª cidade do Nordeste, segundo o estudo com base em 2015. O estudo mostrou que Vitória da Conquista possui 100% da população atendida por água tratada e 80,3% dos habitantes têm coleta e tratamento de esgotos. Em Conquista, o índice de perdas de água foi de 27,62%, acima da média nacional (36,7%). Outro ponto favorável é que entre 2014 e 2015, o município empregou 41,28% de arrecadação no setor na rede de água e esgotos. Todos os investimentos foram realizados pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) sob execução da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). Confira a lista das 100 cidades. 

Foto: Reprodução


Visando atualização da área de infraestrutura, vereador Zé Ribeiro entra com 16 indicações ao Executivo Municipal

o vereador Zé Ribeiro espera que as suas indicações sejam logo atendidas, pois, segundo eles, as obras são urgentes (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A área de infraestrutura sempre foi alvo de intensas reivindicações do vereador Zé Ribeiro (PT), o qual sempre foi autor de indicações visando a atualização do setor e os constantes serviços de manutenção. Iniciada uma nova gestão o edil mais uma vez comprova o seu compromisso em defender os direitos da população ao apresentar 16 indicações ao Executivo Municipal, as quais foram devidamente estudadas e constatadas por meio de registros fotográficos. As indicações tratam principalmente de pavimentação completa e conclusão destes serviços que já foram iniciados e atualmente estão suspensos e também de toda infraestrutura dos Bairros: Centenário; São Sebastião; Penha; Urbis II; Jardim de Alah; Cidade das Esmeraldas; São Jorge; Feliciano Pereira Santos; São José (caminhos, praças e ruas); Apertado do Morro I e II, Dr. Juracy; Vila Presidente Vargas e complementação da pavimentação e arborização do bairro Malhada Branca. O Bairro Irmã Dulce não foi incluso, pois já tinha sido feito uma indicação por parte de outro vereador. Zé Ribeiro espera que as suas indicações sejam atendidas pela prefeitura municipal, já que, segundo eles, as obras são urgentes e já passaram da hora de serem realizadas. 



Sudoeste: Equipe do TOR recupera caminhão roubado em Minas Gerais

O caminhão foi encontrado após uma intensa operação (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Após informações que um caminhão, havia sido roubado no Estado de Minas Gerais e que o mesmo estaria transitando em rodovias de competência da 2° CIPRV de Brumado, foi realizada uma operação pela equipe da TOR – Tático Operacional Rodoviário para localização do mesmo e após várias diligências e informações desencontradas o veículo marca VW/ 24.250 CLC 6×2, Cor Branca, com placa ELQ 4223, de São Paulo-SP, finalmente foi encontrado nesta segunda-feira (20), por volta das 10h na cidade de Vitoria da Conquista, no interior de um posto de combustível que fica às margens da BR-116, Bairro do Conveima II. Assim sendo o supracitado veículo foi apresentado no DISEP e encontra-se a disposição da autoridade competente para que sejam tomadas as medidas cabíveis ao caso.



Brumado:Juizado Especial Civil de Causas Comuns tem a partir de hoje (20) um novo juiz titular

A partir desta segunda-feira (17) o Juizado Especial de Causas Comuns de Brumado já conta com um novo juiz titular (Fotocomposição | 97NEWS)

Após vários anos sem poder contar com um juiz titular, o Tribunal Especial Civil de Causas Comuns de Brumado recebeu nesta segunda-feira (20) o seu novo titular, o Juiz de Direito Rodrigo Souza Britto, que estava atuando como titular da Vara de Feitos Criminais, Júri, Execuções Penais e Infância e Juventude da Comarca de Macaúbas. Ele foi removido de suas funções por merecimento na última sexta-feira (17) para assumir a Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Comarca de Brumado. A medida terá um impacto muito positivo no órgão, que passará a ter muito mais celeridade a partir de agora, já que, devido à grande demanda e a falta de um titular, muitos dos processos acabavam se acumulando, fazendo com as sentenças fosses demoradas. A notícia deverá ser muito bem recebida pelo comércio local, já que a maioria dos processos é desse setor e, a morosidade, acabava beneficiando indiretamente os inadimplentes. 



Promovendo diálogo produtivo com a população, prefeito Eduardo Vasconcelos retorna com seu programa semanal de rádio

(Foto: Divulgação)

Conhecido pelo seu conhecimento e grande fluência verbal, o prefeito Eduardo Vasconcelos retomou um dos seus projetos preferidos na área de comunicação social que é o seu programa semanal de rádio, o qual estabelece um diálogo produtivo com a população, onde são expostos os anseios da comunidade e dadas as explicações, por parte do gestor, para cada caso específico. Também são levados ao conhecimento público os projetos, ações e comunicados da dinâmica administrativa da gestão municipal. A retomada do projeto de comunicação da administração “Educar para Libertar” aconteceu no último sábado (18) às 10h, com a veiculação, por meio do site oficial da Prefeitura de Brumado através do link do Programa “Bom Dia Povo de Brumado”, que tem a apresentação do radialista Natanel Pop e a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos, dos secretários municipais e de convidados especiais. O programa de reestreia contou com a participação do vice-prefeito Édio Pereira, do chefe de gabinete Claudio Feres e da secretária de Educação, professora Ednéia Ataíde. Lembrando que o programa também é retransmitido pela Rádio Alternativa FM. Então a partir de agora a população voltará a ficar informada de todas as notícias referentes à administração municipal por meio deste importante canal de comunicação, que vai ao ar todos os sábados das 10h às 12h. 



Upgrade: SMTT deverá promover mudanças substanciais na área de trânsito em Brumado

O superintendente André Cardoso afirmou que a atualização do setor trará grandes benefícios para Brumado (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Em coletiva de imprensa na sede da SMTT - Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT), o superintendente André Cardoso falou dos novos projetos para o trânsito em Brumado. Segundo ele, serão realizadas campanhas educativas, trocas de semáforos, substituição de placas, manutenção das passagens elevadas e construção de outras em frente a algumas escolas que ainda não receberam o equipamento público. Também foi abordado o assunto das notificações feitas no ano de 2016, sobre os comerciantes que não respeitam o limite de 2 metros, fazendo dos passeios públicos uma verdadeira vitrine do comércio. Uma das modificações apresentada na coletiva já foi colocada em prática no Mercado municipal que foi a retirada de vendedores ambulantes do passeio e ruas próximas à Feira Livre Municipal. O coordenador ressaltou também a importância de criar algumas rotatórias na cidade para facilitar e dar fluidez ao trânsito, como por exemplo na Avenida João Paulo I, próximo à Clínica de Hemodiálise, onde ocorreu a confluência de várias ruas, sendo o local palco constantes de acidentes. As outras rotatórias também serão construídas nas Ruas Auta Leite, Praça Wenceslau Araújo e Israel Dias, próximo a 18ª Ciretran. Um ponto importante que o Superintendente ressaltou foi o valor das multas pagas por motoristas de outras cidades que passam por Brumado, eles cometem infrações e são multados e essas infrações chegam até o motorista em sua cidade de origem, e são pagas por eles, mas esses valores vão para o Detran Bahia e não são repassados ao município de Brumado. O chamado sistema Renainf, um sistema coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que registra infrações cometidas em outro estado, diferente de onde o veículo está registrado.  Tais infrações são geralmente registradas e o sistema possibilita identificar e notificar o proprietário do veículo, sobre a infração cometida. Vinculando então a chamada multa Renaif com débitos do Detran onde o veículo está registrado. No caso de Brumado, o Detran Bahia. Em última consulta feita por André Cardoso, o município tem cerca de R$ 111 mil reais para receber do Detran/BA, e, segundo Cardoso, isso já tem mais de quatro anos e ainda não foi repassado, então, diante disso ele irá Salvador, na sede do Detran, para tentar liberar este valor para que possa ser investido em recursos para o SMTT.



Brumado: Operação da Polícia Militar apreende várias motocicletas na região de Itaquaraí

Foto: Divulgação/Polícia Militar

Uma operação realizada pelos Policiais Militares da 34ª CIPM e do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da 2ª CIPRV na manhã deste sábado (18) na região de Itaquaraí, Zona Rural de de Brumado, resultou na apreensão de 08 (oito) veículos e 04 (quatro) notificados. A operação teve início por volta das 09h da manhã, e envolveu dezenas de militares. Foram abordados, 29 pessoas e verificados 21 veículos. As motocicletas apreendidas foram conduzidas para a 20ª Coorpin e entregues ao delegado de plantão. O objetivo da operação foi tirar de circulação motocicletas irregulares ou com restrição de roubo ou furto. 





Durante aniversário da PM, Rui anuncia projeto de modernização de promoções para policiais

(Foto: SECOM)

No dia em que a Polícia Militar comemora 192 anos de criação, uma série de homenagens foi realizada no Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (17). Presente na solenidade, o governador Rui Costa reafirmou o reconhecimento do Estado àqueles que colocam suas vidas em risco na tarefa diária da corporação e anunciou projeto de modernização de promoções para os policiais.  “Enviarei para a Assembleia Legislativa, após o Carnaval, o projeto de modernização da lei de promoções da Polícia Militar. Em apenas dois anos, conseguimos promover 11 mil policiais, um terço de todo o nosso efetivo, mas queremos avançar e melhorar ainda mais. Temos modificações a fazer nesse novo projeto, estamos em fase de revisão final e em breve submeteremos à aprovação da Assembleia”, assegurou Rui. Sobre as condecorações realizadas nesta sexta, o governador revelou ter tido a informação de que algumas das medalhas não eram concedidas desde 1979, quando se homenageou policiais, pela última vez, por bravura pós mortem. “Esta nossa ação hoje representa o nosso empenho em reconhecer o trabalho desses homens e mulheres que atuam nas ruas”. O comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, destacou a filosofia de polícia cidadã como um grande avanço da corporação nos últimos anos. “Estamos mudando aquela ideia de que polícia forte é polícia de guerra. Hoje nós temos uma polícia mais próxima do cidadão, pacificadora, guardiã. Esse é mais um motivo de comemoração. Com a mudança de ideias e conduta dos nossos policiais, a sociedade entende que a PM está aqui para apoiar, defender e disseminar a preservação da vida”, ressalta. 



Crise: BNDES restringe crédito ao setor produtivo

(Foto: Reprodução)

Em meio à depressão econômica, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) segue racionando crédito ao setor produtivo brasileiro. Mesmo com a devolução de recursos ao Tesouro em dezembro, o caixa do banco cresceu nos últimos meses e supera R$ 100 bilhões. O setor empresarial tem se queixado do banco ao governo, alegando que a instituição tem travado os desembolsos, apesar de ter dinheiro para emprestar. "Para um integrante da equipe de Michel Temer, o elevado caixa do banco seria um indicador de que a crítica dos empresários faz sentido e que o ritmo de concessões pode prejudicar a recuperação da economia. 'O BNDES pode acabar prejudicando o processo de recuperação. Ele precisa emprestar mais', disse. O BNDES afirma que não promove represamento de crédito e que está à disposição de quem tem bons projetos e quer financiamento.O diretor da área de crédito do banco, Claudio Coutinho Mendes, ressalta que a demanda por crédito de investimento está aquém do normal por conta da recessão e da capacidade ociosa das empresas. Outra fonte do setor privado questiona o argumento do banco de que a queda no crédito está relacionada à demanda. Segundo ela, a queda nas consultas, um termômetro da demanda, foi de 11%, bem menor do que nos desembolsos. 'Há uma decisão de gestão da política econômica, de redução do BNDES. O banco deveria ajudar a suprir a economia em momento de choque e não intensificar', disse a fonte. O BNDES diz não ser adequado comparar consultas e desembolsos no mesmo semestre."



'Chupa-cabra’ é apreendido por policiais militares em Guanambi

Foto: Marcos Oliveira / SB

A Polícia Militar apreendeu na noite do último sábado (18) um dispositivo conhecido como "chupa-cabra" em uma agência bancária na cidade de Guanambi, sudoeste da Bahia. O equipamento é usado para clonar cartões ou ainda prender envelopes de depósito em caixas eletrônicos dos bancos. O “chupa-cabra” encontrado em Guanambi simulava o painel frontal de um caixa eletrônico. O dispositivo de fraude estava instalado na agência da Caixa Econômica Federal da cidade. O dispositivo foi descoberto após alguns clientes do banco usarem os caixas e notaram a frente solta do caixa. A PM foi acionada e encontrou os aparelhos instalados na agência. A Polícia Civil espera que com as imagens do circuito interno de monitoramento da agência, eles possam descobrir quem foram os autores da instalação. 

Foto: Marcos Oliveira / SB


Odebrecht provocará tsunami na política, diz procurador da Lava Jato

Foto: RODOLFO BUHRER/ESTADÃO

Um dos principais negociadores das delações premiadas e leniências da força-tarefa da Operação Lava Jato, o procurador Regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou que as revelações de executivos e ex-executivos da Odebrecht vão provocar um “tsunami” na política brasileira e confirmarão que a corrupção, descoberta na Petrobrás, existe em todos os níveis de governo, envolvendo partidos de esquerda e direita. “A corrupção está em todo sistema político brasileiro, seja partido A, partido B, seja partido C. Ela grassa em todos os governos.” Defensor do fim do sigilo para a maior parte da delação da Odebrecht, o decano da força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba, recebeu o Estadão, na quinta-feira, 16, na sala de reuniões em que foram negociadas a maior parte das delações premiadas – que mantiveram a operação em constante expansão, nos três anos de apurações ostensivas. Acordos como o do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa, primeiro delator do esquema, que agora corre o risco de perder parte de seus benefícios, e o dos 77 colaboradores do Grupo Odebrecht, foram selados na sala de reuniões do oitavo andar do Edifício Patriarca, região central de Curitiba, que desde 2014 é o QG da força-tarefa. “É um grande caixa geral de favores que políticos fazem através do governo, e em troca recebem financiamento para si ou para seus partidos e campanhas. Funciona em todos os níveis, exatamente igual”, diz Carlos Fernando. “Isso vai ser revelado bem claramente quando os dados das colaborações e da leniência da Odebrecht forem divulgadas – e, um dia, serão.” Carlos Fernando negou que a Lava Jato realize “prisões em excesso”, disse que grupos políticos deixaram de apoiar as investigações, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e que reformas nas regras penais do País – como as propostas no pacote das 10 Medidas contra a Corrupção – não podem existir sem uma reforma política. “A classe política tem que perceber que a sobrevivência dela depende dela mudar seus próprios atos. Se o sistema mudar, aqueles que vierem a sobreviver ao tsunami de revelações, quem sabe encaminhe o Brasil para um País melhor”.



Brumado: Bandidos invadem residência no Bairro Jardim Brasil e levam R$ 100 mil de empresária

(97NEWS)

Os criminosos em Brumado estão cada vez mais organizados, realizando assaltos cuidadosamente articulados. Isso ficou comprovado na tarde deste sábado (18), por volta das 14h, onde dois bandidos abordaram uma empresária no momento em que ela chegava com seu veículo em sua residência na Rua Vereador Paulo Chaves, Bairro Jardim Brasil. Armados eles deram voz de assalto e ordenaram para que a mulher entregasse um malote, no qual estava guardada a quantia de R$ 100 mil. Segundo as primeiras informações a empresária, que é do ramo lotérico, ficou com um revólver apontado para a sua cabeça enquanto o outro bandido teria pegado o malote. Segundo fontes ouvidas pelo 97NEWS, os bandidos tinham conhecimento que o dinheiro estava sendo transportado. Não se sabe ainda a descrição dos bandidos, mas a Polícia já iniciou uma investigação para buscar a prisão dos elementos. 



Caixa atende 356 mil pessoas com direito a FGTS

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Caixa Econômica atendeu mais de 356 mil pessoas neste sábado, 18, em suas agências em todo o país. As agências abriram das 9h às 15h, em regime de plantão para atender aos trabalhadores que têm direito ao saque de contas inativas do FGTS. O banco informou que 25,620 mil funcionários foram recrutados para trabalhar. As agências da Caixa abrirão uma vez por mês aos sábados até julho para que quem não possa ir às agências em dias úteis realize o saque do benefício. Os plantões estão marcados para os dias 11/3, 13/5, 17/6 e 15/7, das 9h às 17h. Em abril, não haverá expediente por causa do feriado de Páscoa. A procura por informações sobre os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) mais que triplicou o atendimento da Caixa nos últimos três dias, quando as agências abriram mais cedo. A média de atendimento de quarta a sexta-feira foi de 312 mil pessoas, enquanto nos dias anteriores o banco estatal recebeu, em média, 86 mil. O site criado pelo banco recebeu 60 milhões de acesso. Desde a divulgação do calendário de pagamento, mais de 1,4 milhão de trabalhadores interessados em obter informações sobre o FGTS já foram atendidos nas agências.



Horário de verão termina à 0h de domingo; relógio deve ser atrasado em 1 hora

Expectativa do governo é que a medida tenha levado à redução de 4,5% no consumo de energia no horário de pico de demanda. Horário de verão começou em 16 de outubro (Foto: Reprodução)

Com quatro meses em vigor, termina à 0h deste domingo (19) o horário de verão. Quem estiver nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve atrasar os seus relógios em uma hora. O horário de verão começou a valer em 16 de outubro do ano passado. O objetivo da medida é permitir um aproveitamento maior da luz solar durante o verão, e reduzir o consumo de energia em um dos horários de pico de demanda, que ocorre por volta de 18h.



Brumado: Área do antigo Derba poderá ser transformada em Central de Abastecimento para o comércio local

O local poderá se tornar uma espécie de Ceasa local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma grande cobrança do comércio local, dos motoristas e da população em geral é a falta de estacionamentos em Brumado, principalmente, no centro comercial da cidade. Buscando tentar equalizar parte desta situação, o prefeito do executivo brumadense foi até Salvador para buscar junto ao governo do estado tentar transferir a área do extinto Derba para o município para que o mesmo se transforme em uma espécie de Ceasa. Só lembrando que no ano passado o governador havia anunciado a intenção de construir o campus da Uneb no local, mas isso foi descartado, pois sede do campus local será construído em outra área que será possivelmente no Bairro Apertado do Morro. A ideia é que na construção do Ceasa (Central de Abastecimento) o comércio local tenha um ponto de apoio para reabastecer suas lojas, e também os feirantes do mercado municipal vão poder receber cargas de vários produtos. Segundo o Superintendente de Trânsito André Cardoso, isso iria desafogar o trânsito na área do comercio e na feira livre, pois, os caminhões e carretas que ali param, ocupam grande parte do espaço, atrapalhando a fluidez do trânsito no local, além de impedir que os motoristas venham a estacionar os seus veículos. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


CDL de Brumado pressiona para que barracões de roupa na feira não sejam liberados alegando concorrência desleal; administração municipal discorda

Os barracões de roupas estariam praticando concorrência desleal segundo o CDL (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

Um impasse que se estabeleceu entre a CDL de Brumado e os Barracões de Roupas que comercializam os seus produtos nas sextas-feiras agora volta à cena, já que uma nova administração se iniciou. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o CDL teria buscado uma nova abertura de diálogo com o Poder Executivo no sentido de que os alvarás para os referidos barracões não sejam liberados sob a alegação de concorrência desleal, já que os preços praticados pelos barracões são bem abaixo do comércio normal. Diante deste impasse, nós entramos em contato com o diretor do Mercado Municipal, Manoel Gonsalves “Patinha”, o qual relatou que “os comerciantes de Brumado fizeram um manifesto pedindo para que os barraqueiros de outras cidades, como Caetité, São Paulo, Pernambuco fossem retirados do local com alegação de concorrência desleal”. Ele continuou argumentando que “os camelôs pagam as taxas, são cadastrados, pagam em dia taxa de uso do solo e chegam a pagar ao ano o valor de R$ 800. Então não tem o que reclamar dos vendedores de roupas que estão aqui. Vale ressaltar também que após os barracões o movimento na feira livre de Brumado cresceu muito”.
 

O movimento na Feira Livre depois dos barracões de roupa aumentou muito (Foto: Carlos SIlva | 97NEWS)


Ouvimos alguns dos comerciantes e consumidores que relataram a sua defesa:


O comerciante Renato Ribeiro, de Caetité disse que "a feira de Brumado é muito boa, o comerciante gosta de comprar nos barracões porque os preços não são absurdos."


O vendedor João Paulo Costa, também de Caetité diz que “a um ano vende na área do mercado municipal e não tenho do que reclamar”

Já a consumidora Alana de Almeida elogiou a qualidade do material e o preço das roupas. "Toda sexta-feira venho para cá as 5 horas da manhã só para comprar roupas para os meus filhos”, relatou.
 

A malhadense Damiana Coelho vem toda sexta para comprar na feira e revender em sua loja da cidade. "Eu compro aqui blusas, calças, shorts e roupas femininas para revender em minha pequena loja em Malhada, revendo com um valor de 40% a mais do que em compro aqui, e ainda lucro com isso".
 

João Alberto dos Santos vem de Lagoa Real para comprar roupas a cada 40 dias para seu uso no dia-dia. "As lojas de Brumado vendem em um valor absurdo, tem roupas que são vendidas com um valor de 200% a mais do valor do custo real e nos barracões o preço para o consumidor de classe baixa e média cabe direitinho no bolso"

Manoel Patinha (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Serra do Marçal: Seguranças conseguiram se proteger; carro dos criminosos foi encontrado

Arma estava dentro do veículo. Atentado na Serra do Marçal teve tiros, pânico e explosão. Bandidos fortemente armados detonaram carro-forte. Seguranças conseguiram se abrigar.

A Polícia Militar localizou um dos veículos utilizados pelo bando que explodiu o carro forte na BA-263, na tarde desta sexta-feira, 18, nas proximidades da Serra do Marçal.O Fiat Strada foi abandonado na estada do povoado de “Jussara”, acesso ao Distrito de Inhobim, município de Vitória da Conquista. No interior do veículo foi encontrada uma pistola calibre .45. Criminosos armados “até os dentes” explodiram um carro-forte da empresa Prossegur, por volta das 17h desta sexta-feira, 17, na BA 263, próximo a Serra do Marçal, na divisa entre os municípios de Itambé e Vitória da Conquista. O veículo de valores seguia em direção a Conquista quando foi interceptado. Foram disparados tiros contra o carro-forte, que, quando fechado pelos bandidos, tombou na lateral oposta da rodovia. Os seguranças saíram do veículo e procuraram abrigo.



Carro forte fica totalmente destruído em ação explosiva de quadrilha fortemente armada e encapuzada

A cena lembrou os filmes de Hollywood (Foto: Whatsapp 97NEWS)

As quadrilhas de assaltantes de banco e carros fortes estão cada vez mais ousadas, realizando ações cinematográficas que estão fazendo as autoridades em segurança pública ficarem sem saber o que fazer, já que os armamentos são cada vez mais pesados, o que evitaria o confronto direto com a Polícia. Na tarde desta sexta-feira (17) essa ousadia ficou comprovada na Serra do Marçal, que fica entre os municípios de Vitória da Conquista e Itambé. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o bando chegou em três carros de passeio, sendo que todos os bandidos estavam encapuzados e com armas de grosso calibre atiraram num carro forte, o qual acabou vindo a explodir e pegar fogo. A cena foi ao melhor estilo dos filmes policiais, com os bandidos atirando nos pneus dos carros e criando pânico na BA-263. Não se sabe ao certo se o dinheiro foi levado, mas cédulas queimadas foram encontradas por populares. Os ocupantes do carro forte não se feriram. Equipes especializada da Polícia Civil e Militar estão fazendo buscas na região para ver se encontram os bandidos.