ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2016"

Premonição: Professora de Guajeru que morreu em acidente na BA-262 teria previsto a tragédia

A mensagem para os que acreditam no sobrenatural foi uma premonição da tragédia que iria acontecer na manhã de hoje (Fotocomposição: 97NEWS)

Para algumas correntes do esoterismo existem pessoas que possuem o dom da revelação, que recebem avisos de tragédias e até do dia em que irão morrer. Apesar dessa tese ser muito contestada pelos céticos e pelos religiosos pragmáticos, existem os que acreditam piamente nessas possibilidades. Então, diante disso, um grupo de esotéricos começou a propagar, via Whatsapp, que a professora Marinalva Viana Cangussu, - que foi uma das vítimas fatais do trágico acidente que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24) em Vitória da Conquista que envolveu um carro oficial da prefeitura de Guajerú, no qual ela estava, -  teria tido uma mensagem de premonição da sua morte. A argumentação é baseada numa postagem que ela fez no Facebook às 22h33m de ontem (23) a qual tinha os seguintes dizeres: “A alma é eterna. E cada alma viaja de uma vida para a outra, rodeada por companheiros, uns ajudando os outros a cumprir seu destino. Os encontros que temos durante a vida, nunca são coincidências”. Para quem acredita no sobrenatural, essa postagem é realmente uma mensagem de vaticínio da tragédia. 



Morre quarta vítima de acidente na BA-262 que envolveu carro oficial da Prefeitura de Guajeru

A quarta vítima do acidente fatal era de Vitória da Conquista (Foto: Whatsapp 97NEWS)

O condutor do Astra que se envolveu num acidente com um carro oficial da Prefeitura de Guajeru, onde três pessoas morreram, não resistiu aos ferimentos e também veio a óbito às 9h10 desta quarta-feira (24), na BA-262, perímetro urbano de Vitória da Conquista. Marcelo, como é conhecido o homem de 37 anos, seguia para o Pradoso quando ocorreu o fato. Na viatura de Guajeru estavam Marinalva Viana Cangussu (professora e coordenadora do PACTO), Jesuíno Antônio Pereira (motorista) e Lucineide Pereira Garcia Aguiar (professora e ex-secretária de Educação) (fotos abaixo). O motorista do Astra, identificado como “Marcelo”, de 37 anos, também veio a óbito.. Todos os corpos foram levados para necropsia no Instituto Médico Legal. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência e apura as circunstâncias da colisão fatal.

Notícia Atualizada às 12h15m. 

(Foto: Reprodução Facebook)


Brumado: Bandidos tentar matar aluna do CEB esganada porque ela estava sem celular e sem dinheiro

A aluna foi ameaçada de morte e os bandidos tentaram esganá-la (Fotocomposição: 97NEWS)

A saída dos alunos do CEB – Colégio Estadual de Brumado vem se tornando um dos alvos principais de vários grupos de bandidos, a grande maioria composto por menores de idade, os quais visam subtrair celulares e dinheiro dos alunos. Vários casos vêm comprovando esta tendência e, na noite desta terça-feira (23) mais um fato dessa natureza aconteceu, o qual chamou a atenção já que os algozes esganar a aluna, ameaçando matá-la, pelo simples motivo que ela estava sem celular e sem dinheiro no momento. A abordagem foi feita na Rua Guilherme Dias, onde, segundo a vítima, dois jovens, aparentando ser menores de idade a ameaçaram e depois o mais forte começou a tentativa de esganadura. Em seu relato ela disse que ficou com muito medo, pois pensou mesmo que ia morrer. O ato de esganadura (tentativa de enforcamento com as mãos) só não foi finalizado porque algumas pessoas passaram no momento, o que provocou a fuga dos bandidos. Com o crescimento assustador do número de assaltos no local, os alunos estão indo para a aula sem celular e sem dinheiro, para evitarem serem vítimas dos assaltantes. 



Conquista: 3 mortes em acidente grave com carro da prefeitura de Guajerú

3 ocupantes do Uno pertencente à prefeitura de Guajerú vieram a falecer ainda no local (Foto: Leitor 97NEWS)

A “bruxa tá realmente solta” na região, onde vários acidentes graves vêm acontecendo, desta feita, na manhã desta quarta-feira (24), um novo acidente aconteceu na chegada de Vitória da Conquista, envolvendo um Astra (foto abaixo) um Fiat Uno pertencente à Prefeitura Municipal de Guajeru. Segundo as primeiras informações colhidas pelo 97NEWS, 3 ocupantes do Uno morreram devido ao forte impacto da colisão. Os nomes e as causas do acidente ainda não foram revelados, maiores informações na sequência. 

(Foto: Leitor 97NEWS)


Brumado: Atearam fogo no lixão e fumaça invadiu escolas e lojas na manhã desta quarta-feira (24)

A fumaça acabou atingindo toda a região (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Brumado é uma cidade que ainda tem uma alta taxa de vandalismo, que, além de trazer prejuízos à coisa pública, também atinge o comércio local. Na manhã desta quarta-feira (24) mais um ato de vandalismo, desta feita de caráter incendiário, trouxe muito transtorno a alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas, aos estabelecimentos comerciais que ficam na região da Praça Armindo Azevedo e também às residências que ficam na região, já que uma fumaça tóxica invadiu os referidos locais. A fumaça foi decorrente de uma ação de vândalos que atearam fogo num lixão que fica próximo à linha férrea, no cruzamento com a Coronel Santos. Os alunos se recusaram a ficar dentro das salas de aulas, acusando falta de ar, o que acabou prejudicando o andamento normal das aulas. O referido lixão (foto abaixo) se iniciou com entulhos, mas hoje muita gente joga lixo no local, o que tem trazido um aspecto muito negativo, além do que fica bem no centro comercial da cidade. Comerciantes e moradores esperam que a Secretaria Municipal de Infraestrutura tome logo as providências para sanar o problema. 

(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)


'Justiça foi feita', comemora Hérzem Gusmão, liberado pelo TSE para as Eleições

Por 5 x 2, os ministros do TSE entenderam que os comentários feitos pelo então radialista Herzem Gusmão, em 2011, não se revelaram suficientes para “caracterizar abuso de poder” (Foto: Reprodução)

O deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB) comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que negou o pedido do PT para torná-lo inelegível por oito anos, por opiniões divulgadas em 2011 sobre a situação da administração petista em Vitória da Conquista.Por 5 x 2, os ministros do TSE entenderam que os comentários feitos pelo então radialista Herzem Gusmão, em 2011, não se revelaram suficientes para “caracterizar abuso de poder” e alterar o pleito eleitoral do ano seguinte, ou seja, em 2012. “Mais uma vez, gostaria de agradecer primeiramente à Deus, a população de Vitória da Conquista e de toda a região que acreditou no nosso trabalho, na nossa ideia e que nos retribuiu com a votação expressiva em todas as eleições, inclusive a de 2014, a qual me alçou deputado estadual para representar minha terra, meu Estado”, disse. Herzem destacou ainda que “justiça foi feita, pois nossos comentários eram, em muitos momentos, críticos à administração, mas que ao mesmo tempo ajudava mostrando deficiências e problemas na gestão da cidade”.



Se deu Mal: Ladrão morre após roubar moto e se chocar com guardrail

Rapaz chegou a ser socorrido e levado consciente pelo Samu 192, mas morreu horas depois de dar entrada no HGVC. (Foto: Blitz Conquista)

O suspeito, identificado apenas como Daniel, 19 anos, morreu após bater a motocicleta que tinha acabado de roubar. Ele e seu comparsa subtraíram o veículo da vítima na Av. Frei Benjamim. O roubo ocorreu por volta das 20h desta terça-feira, 23. A dupla fugiu em alta velocidade, mas acabou colidindo no guardrail [barreira de proteção que estabelece os limites da pista] próximo a rodoviária. O comparsa de Daniel conseguiu fugir. Ele não teve a mesma sorte e ficou gravemente ferido com fratura na perna e hemorragia interna grave. Daniel chegou a ser socorrido pelo Samu 192, mas acabou morrendo após dar entrada no HGVC (Hospital de Base). Além da motocicleta, no local do acidente os militares encontraram alguns pertences da vítima.



Polícia Civil age rápido e recupera carga roubada em Brumado.

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

As polícias Civil de GUANAMBI E BRUMADO desenvolveram uma investigação de roubo de carga na região de brumado que culminou com a prisão de dois receptadores acusados de receptação de carga roubada, na cidade de Matina/Ba. No dia17/02/2016, um caminhão carregado de com bebidas, gêneros alimentícios foi roubado, no município de Brumado. O caso registrado no complexo policial de Brumado. Os Coordenadores CLÉCIO MAGALHAES da 22 COORPIN – GUANAMBI e LEONARDO RABELO, coordenador da 20 COORPIN - BRUMADO iniciou um trabalho conjunto. Através do S.I (Serviço de Investigação), os agentes descobriram que a carga, avaliada em R$ 60 mil havia sido levada para a cidade de BRUMADO. Sendo que no dia 19/02/2016, foi recuperado o Caminhão que transportava a carga, abandonado próximo ao Posto de Gasolina na entrada de Matina, e após várias diligencias, os investigadores localizaram os produtos roubados em uma casa, localizados na zona rural de Matina/Ba, de propriedade de uma pessoa conhecida como ELISVA DE OLIVEIRA SANTANA, conhecido como “Vazão”. Foram presos dois elementos identificados como PAULO HENRIQUE BATISTA OLIVEIRA, e ELISVA DE OLIVEIRA SANTANA (foto abaixo), todos residência na cidade de Matina, também foram identificado um menor, que evadiu-se do local. A carga foi  recuperada,  e devolvida ao proprietário, conforme informações da polícia civil. O delegado disse ainda que as investigações continuam para chegar aos autores do roubo da carga.

(Foto: Divulgação Polícia Civil)


Motorista foi dar a ré e acaba descendo barranco e quase vai parar na linha do trem; assista

Se não fosse a ajuda da 'galera' o carro poderia ter ficado bem em cima da linha do trem (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Realmente a “bruxa tá solta em Brumado” já que os acidentes e fatos ao melhor estilo “supernatural” estão ocorrendo na cidade nos últimos dias. Após a motorista de um UP perder misteriosamente a direção do carro e invadir uma obra na Praça do Jurema no período da manhã, algumas horas depois, no Bairro Dr. Juracy, um motorista foi colocar a ré no seu gol e acabou acionando a primeira marcha, descendo o barranco e quase ficando preso na linha do trem, se não fosse a intervenção da “galera” que logo apareceu para ajudar o motorista, que conseguiu tirar o carro sem muitos prejuízos. Vale lembrar que vários acidentes, inclusive com vítimas fatais, vêm acontecendo envolvendo as locomotivas da FCA. Assista o veículo sendo retirado: 



Ex-secretário de Livramento sofre infarto e é internado às pressas em Conquista

Anderson Castro Ribeiro, que geriu a pasta da Educação naquele município, está internado na UTI de um hospital na cidade. Seu quadro é estável, segundo familiares.(Foto: L12)

O ex-secretário de educação do município de Livramento de Nossa Senhora, da gestão do prefeito Carlos Roberto Souto Batista, Anderson Castro Ribeiro, sofreu um infarto no final da tarde desta segunda-feira (22) e foi internado com urgência em um hospital da cidade de Vitória da Conquista.Conforme informações de pessoas ligadas à família, que mantiveram contato com a reportagem, o professor é tratado na Unidade de terapia Intensiva (UTI). Ainda, segundo fontes, primeiro ele foi atendido em Livramento, sendo transferido por uma Unidade do Samu-192 para Conquista. As últimas informações dão conta de que o quadro clínico dele é estável. Além de ter sido secretário de educação, Arderson também já atuou como diretor do Colégio Rômulo Galvão.



Conquista: Acidente envolvendo ônibus da Novo Horizonte e mais 3 veículos deixa empresário ferido

(Fotos: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Um acidente na manhã de hoje (terça-feira, 23) envolvendo um ônibus da Novo Horizonte e mais três veículos deixou um homem gravemente ferido na BR-116, nas proximidades da entrada para a Fazenda Avinor, em Vitória da Conquista.Equipes de resgate estiveram no local e tomaram as devidas providências. O homem, que estava em um carro de passeio, foi encaminhado em estado grave para um hospital da cidade. A má sinalização da Via Bahia na BR-116, em Vitória da Conquista, nas proximidades da Lagoa das Flores, provocou o acidente que envolveu 4 veículos na manhã de hoje (terça-feira). Um empresário da cidade de Boa Nova ficou gravemente ferido, sendo encaminhado a um hospital de Conquista. As obras de recuperação da Via Bahia e o sistema Pare e Siga tem causado transtornos e até mesmo acidentes na referida artéria. (Informações do BRF)



Brumado: Veja momentos do resgate da vítima do acidente na Praça do Jurema

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O acidente ocorrido na manhã de hoje (23) na Praça do Jurema acabou movimentando muito as redes sociais e os blogs locais, já que o fato aconteceu bem no centro da cidade, numa hora de muita movimentação, onde uma filha de um conceituado médico da cidade acabou invadindo o canteiro de obras da Praça do Jurema, após perder o controle do veículo. A reportagem do 97NEWS acompanhou o resgate da vítima, o qual durou cerca de 20 minutos, já que a mesma ficou desmaiada dentro do carro. Assista: 



Ibicoara: Polícia Militar recupera moto roubada no Distrito de Cascavel

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Ontem, 22/02/2016 por volta das 20:00h a GU da 34ª CIPM/ibicoara, em ronda na zona rural no Distrito de Cascavel, recuperou a motocicleta Honda CG titan 150 esd P.P. NZG 9231 Esse veículo que foi roubado no dia 09/02/2016 em frente a Fazenda Progresso 1 em cascavel, distrito de Ibicoara.



Brumado: Mulher perde o controle do UP e invade obra na Praça do Jurema

A colisão teve um impacto considerável (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um acidente ocorrido por volta das 11h05m da manhã desta terça-feira (23) na Praça do Jurema acabou atraindo um grande número de curiosos, já que a cena foi cinematográfica (foto abaixo). A equipe do 97NEWS chegou rapidamente ao local e colheu informações de que uma mulher que conduzia um UP branco, placa policial PJR 3166 – Brumado – Bahia acabou perdendo a direção do veículo e invadindo o canteiro de obras que foi montado na praça. Ela teria colidido com um veículo antes, ficando com o carro numa posição perigosa. A mulher que é filha de um renomado médico da cidade ficou desmaiada por um bom tempo sendo socorrida rapidamente pela equipe do SAMU192. Não se sabe ainda se o estado da vítima é grave. Policiais militares participaram da ação de remoção da vítima. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Funcionários do Poder Legislativo recebem palestra sobre o ‘Zika-Zero’

A palestra foi ministrada pelo coordenador da Vigep, Fábio Azevedo (Foto: Carlos Silva / 97NEWS)

A epidemia do Zika Vírus quem vem assolando o país vem deixando as autoridades cada vez mais alertas, já que os casos de microcefalia continuam aumentando. Em Brumado a Vigep – Vigilância Epidemiológica Municipal, por meio do seu coordenador, Fábio Azevedo vem realizando uma série de ações de combate ao aedes e conscientização da população sobre os riscos da Zika, Chikungunya e Dengue. Dando continuidade ao ciclo de palestras que fazem parte deste planejamento, o coordenador Fábio Azevedo, juntamente com sua equipe, esteve na sede do Poder Legislativo na manhã desta terça-feira (23) para realizar uma palestra sobre o “Zika-Zero”, na qual ele salientou a importância da participação das famílias na limpeza das residências, buscando a erradicação dos focos do mosquito. Servidores e vereadores receberam as orientações e se comprometeram a participar ativamente da campanha influenciando amigos e parentes nessa luta. 



ASFAB participa do ATER no município de Ibiassucê

Foto: Divulgação

A conferencia territorial do sertão produtivo de Assistência Técnica (ATER ) contou com participação de 100 pessoas, representantes dos municípios do território, do governo do estado, poder público, sociedade civil organizada, movimentos sociais e agricultores. Representando o governo do estado, Welliton Hasssegawa delegado do ministério do desenvolvimento Agrário-MDA e Evanio Oliveira supervisor técnico da ASFAB, disseram que o evento foi um momento rico de muita discursão e o objetivo foi promover um espaço de dialogo entre os poderes publicos e a sociedade civil, questionando e debatendo politicas públicas para a melhoria de vida dos agricultores. “O grande desafio é articular e integrar as diferentes políticas para o desenvolvimento rural Sustentável e urbano. Essas Conferências possibilitam o debate para a integração, mas para isso as lideranças e entidades do meio rural precisam apropriar destes espaços e contribuirem na construção das políticas públicas de desenvolvimento rural”. Destacou Evanio Oliveira, supervisor técnico da ASFAB.



Brumado: Polícia Civil prende homicida

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Investigadores da Polícia Civil  (20ª COORPIN) prenderam, em cumprimento a mandado de prisão, o indivíduo Antônio Pereira da Silva, de 57 anos, o qual matou sua esposa com fortes pancadas na cabeça no dia 09/07/2008. O autor foi condenado a 14 anos de reclusão em regime fechado.



Brumado: Homem tenta tomar criança de pai e é taxado de maníaco nas redes sociais

O homem chegou inesperadamente e tentou levar a criança de seu pai (Foto: 97NEWS)

Um caso ocorrido na noite da última sexta-feira (19), bem no centro de Brumado acabou deixando muitos pais muito assustados, já que circulou com grande velocidade nas redes sociais que um maníaco estava a solto, querendo tomar crianças. Tudo se originou de um vídeo que foi gravado por uma câmara de segurança na Av. Antônio Mourão Guimarães, onde, realmente um homem apareceu com sinais de embriaguez ou distúrbio mental e tenta tomar a criança de um pai que estava brincando com sua filha de cerca de 1 ano no passeio público. Quando o pai nota que o homem quer tomar a criança ele resiste e acaba tomando a menina dos braços do suposto maníaco, que ainda deu um soco em seu braço. O fato do homem não estar armado e, ainda por cima, sem camisa e descalço, reforçaria que ele não seria um “maníaco perigoso”, mas alguém que estaria em estado alterado de consciência. A Polícia irá investigar o caso. Veja a cena: 



Problemas eletromecânicos afetam abastecimento de água em bairros centrais de Brumado

(Divulgação)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS), informa que, devido a problemas eletromecânicos nos equipamentos da Estação de Tratamento (ETA-I), o Sistema de Abastecimento de Água de Brumado está impossibilitado de operar a demanda usual e o fornecimento de água encontra-se momentaneamente afetado nos bairros centrais da cidade. Uma equipe de técnicos da empresa já está atuando para corrigir o problema e restabelecer o funcionamento integral do sistema. O abastecimento será retomado de forma gradativa ao longo da tarde deste sábado (20), logo após a conclusão do serviço. A Embasa solicita a compreensão dos moradores e recomenda a utilização racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares.



Conquista: Professor brumadense é encontrado morto dentro de apartamento

(Foto: Reprodução)

Um professor identificado como Antônio Francisco dos Santos foi encontrado morto dentro de um apartamento na Rua Laudionor Brasil, no Bairro São Vicente, em Vitória da Conquista.Segundo informações colhidas pelo Blog do Rodrigo Ferraz, o corpo do educador, que lecionava a disciplina de Literatura na cidade de Presidente Jânio Quadros, na região Sudoeste, foi encontrado com sinais de estrangulamento. Não está descartada a possibilidade de homicídio.Antônio também era aluno de um dos cursos de Mestrado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Conquista. Muito querido por alunos, familiares e amigos, o docente era natural de Brumado.