ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2014"

Prefeito e vice de Tanhaçu são cassados por compra de votos

O prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), e seu vice, Valdívio Aguiar Filho (PT), foram cassados pelo juiz Rodrigo Souza Britto, da 196ª Zona Eleitoral, na última segunda-feira (3), por captação ilícita de sufrágio. Na decisão, o magistrado também determina a inelegibilidade dos petistas nos próximos oito anos e o pagamento de 10 mil unidades de Referência Fiscal (Ufirs). O gestor cassado é flagrado em vídeo em que sugere a compra de votos de um casal de eleitores, Jorge Paulo Lima de Novais e Josiane Lima Martins. Em depoimento à Justiça Eleitoral, as testemunhas afirmaram que receberam a proposta de receber a quantia de R$ 4 mil e um cargo no programa Brasil Alfabetizado em troca de apoio político. A ação foi proposta pela coligação "Tanhaçu Vai Voltar a Crescer", encabeçada pelo candidato derrotado Jorge Teixeira da Rocha (PSD). O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Carlos Novais Brito (PV), assume o comando do Executivo municipal até que seja realizado novo pleito. O prefeito e vice cassados ainda podem recorrer da sentença.

Bahia Notícias



Brumado: Loja de aparelhos celulares é assaltada no centro da cidade

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Na madrugada desta quarta-feira (05/02), uma loja de telefones celulares na Rua Exupério Pinheiro Canguçu foi assaltada. Segundo o dono do estabelecimento, os bandidos fizeram um buraco no teto e entraram na loja. Como o proprietário tem o hábito de levar vários aparelhos para casa no final do expediente, os assaltantes conseguiram subtraídos alguns aparelhos de celular e fone de ouvido, “com esta medida cautelar o prejuízo foi bem menor” afirma o dono da loja. O fato foi registrado e a Polícia Civil vai investigar o caso.



Papa encoraja jovens a descobrir 'a importância da virgindade'

O papa Francisco encorajou nesta quarta-feira (5) os jovens "a compreender a importância da pureza e da virgindade", durante uma audiência geral realizada na Praça São Pedro.  Após terminar a catequese, nas tradicionais saudações em vários idiomas, Francisco lembrou que nesta quarta é celebrada a festividade de Santa Ágata, virgem e mártir, e pediu que sua "virtude heroica" estimule os jovens e ajude a "compreender a importância e a pureza da virgindade".O papa também pediu que Santa Ágata ajude os recém-casados a "compreender o papel da mulher na vida familiar" e que ajude os doentes "a aceitar a cruz em união espiritual com o coração de Cristo". Por conta da forte chuva que caía sobre Roma, os doentes que todas as quarta-feiras ocupam um lugar perto do altar colocado na Praça São Pedro foram acomodados no interior da basílica. O Papa os cumprimentou antes de começar a audiência. O pontífice dedicou sua catequese à Eucaristia e afirmou que "é importante que as crianças se preparem bem para receber a primeira comunhão".



Bandidos explodem caixa eletrônico em Bom Jesus da Serra

Foto: Bom Jesus Notícias

No início da madrugada desta quarta-feira (05), por volta de 1h da manhã, bandidos arrombaramo caixa eletrônico do Banco Bradesco de Bom Jesus da Serra. O correspondente bancário funciona como única agência da cidade de pouco mais de 10 mil habitantes e em menos de 7 meses sofreu a segunda explosão.

De acordo com populares o bando era composto por seis homens encapuzados, que utilizavam armas de grosso calibre e fugiram em um veículo aberto. Os bandidos realizaram duas explosões com bombas, na tentativa de explodir o cofre, porém não conseguiram danificar o mesmo e a quadrilha não conseguiu levar nenhuma quantia em dinheiro. Além de explosões eles deram marretadas no cofre, mas sem sucesso.

Aprochego



Brumado: Praça Bráulio Bonfim foi inaugurada ainda inacabada, hoje mato e lixo tomam conta do local

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

“Tudo é possivel para se conseguir arrebanhar votos”, esta foi a frase de uma moradora do Bairro Parque Alvorada, ao falar da Praça Bráulio Araújo Bonfim. A dita praça que foi uma indicação do vereador José Ribeiro (PT), teve sua inauguração no dia 14 de dezembro de 2012. É uma pena, pois a praça foi inaugurada sem ser concluída e hoje o local que teria até mesmo uma rampa de skate para os amantes do esporte, está abandonada, o lixo está por toda parte, sem levar em conta o desperdício financeiro, já que houve investimento em um paredão de concreto. Moradores afirmam que a promessa para a conclusão da praça existe, mas até o momento, nem mesmo uma limpeza é feita no local. 



'Ele não é tão ingênuo', diz advogado de professora que fez sexo oral em aluno

O advogado da professora Mônica Souza dos Santos, 30 anos, que aparece em um vídeo fazendo sexo oral em um adolescente de 13 anos, afirma que sua cliente não nega o ato sexual e defende que o garoto “não é tão ingênuo” quanto parece. O caso ocorreu no município baiano de Palmas de Monte Alto, no sudoeste do estado. “Ela diz que o que fez não é nada fora do comum e que ele não é tão inocente, ingênuo como dizem”, declarou. Custódio Lacerda ao Correio. O advogado disse também que a professora acreditava que o aluno manteria em sigilo as imagens, gravadas com um celular. “Você não vai emprestar o celular para ninguém, não, tá?”, diz Mônica, no vídeo. “Ela se apresentou à delegacia e se colocou à disposição do Poder Judiciário. Vamos analisar o vídeo, e será investigado se o garoto é uma pessoa precoce, apesar de ter 13 anos”, acrescentou o advogado. O tio do adolescente afirmou que o garoto está “traumatizado”  O vídeo será analisado pelo Conselho Tutelar e Ministério Público Estadual.



Após apagão e preocupada com eleição, Dilma cria força-tarefa para o setor elétrico

Preocupada com o impacto de uma eventual crise no setor elétrico em ano de eleição, a presidente Dilma Rousseff fez uma reunião ontem para elaborar uma resposta política à questão. O problema é que investimentos no setor demoram para dar resultado, logo foi pedida a formação de uma força-tarefa para definir medidas que permitam ao governo dizer que está trabalhando para aumentar a capacidade do sistema. Na reunião, o apagão de ontem foi considerado um problema de tamanho médio, dado que o sistema para evitar um colapso na transmissão conseguiu restringir as áreas afetadas. Segundo a Folha apurou, o governo já vinha havia uma semana discutindo medidas para antecipar licitações de usinas e, assim, ampliar a geração de energia. Ontem, foi definida uma operação para acelerar esses processos -como a concessão de licenças ambientais, exigência legal que tem atrasado as obras de infraestrutura em todos os setores. Enquanto o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia falava sobre o apagão com a imprensa ontem à tarde, por exemplo, o ministro Edison Lobão já estava reunido com a colega Izabella Teixeira (Meio Ambiente) para discutir o assunto. Outra determinação do Planalto é para que o leilão da hidrelétrica de Tapajós (PA) ocorra impreterivelmente neste ano. Apesar da previsão de fazê-lo em 2014 e de o governo ter admitido a possibilidade de novos adiamentos. Problemas no setor elétrico, particularmente apagões ou risco de racionamento, são fantasmas que assombram o Planalto e o núcleo da pré-campanha de Dilma à reeleição. Como ela foi durante anos a responsável pelo setor, como ministra de Minas e Energia de Lula, quaisquer problemas serão duplamente vinculados à sua imagem.

Folha



Brumado: Prefeitura anuncia atrações para o carnaval

A Prefeitura Municipal de Brumado anunciou nesta terça-feira (04/02) a programação oficial do carnaval 2014, intitulado “CarnaBrumado 2014! Agora é pra valer!” . Uma promessa de campanha do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que este ano se torna realidade. A festa vai do dia 28 de fevereiro ao dia 04 de março. Serão cinco dias de festa com 44 apresentações musicais, três trios elétricos, matinês, camarote, o coreto da igreja matriz se tornará um palco, a Lira Ciciliana é uma atração que não pode faltar no carnaval brumadense, 23 bandas farão a animação do folião, sendo elas; Sem Limite, Cores e Sabores, Negra Cor, Magnatas, Pressão da Bahia, Caso Contrário, Samboló, Bruno Caires e A Massa, Rumpilé, Orgulho do Samba, Lordão, Os Caras, Chão da Praça, Renan Moreira, Na Tukaia, No Nayppe, Som do Povo, Capitão Axé, Os Karaz de Saia, Hit Bichão, Tchuko Baiano e O Atropelo. Para a segurança o “CarnaBrumado” contará com o apoio das polícias Militar, Civil, Caesg, Rodoviária, Conselho Tutelar e guarda municipal. O circuito será fechado com monitoramento de câmeras.  



Brumado:Dois mercadores foram assaltados nesta tarde de terça-feira (04/02) no Bairro Malhada Branca

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Dois mercadores ambulantes da cidade de Jequié, realizavam seus trabalhos no Bairro Malhada Branca, quando foram surpreendidos por dois marginais armados em uma moto que anunciaram o assalto. Um dos bandidos rendeu os mercadores e obrigou que um deles conduzisse o veículo modelo S10 cabine dupla preta, para outra rua no mesmo bairro. Chegando ao local indicado a dupla subtraiu dos homens, dois celulares, uma quantia de R$ 600,00 e duas caixas contendo a mercadoria [blusas de malha] dos ambulantes. Os homens foram abandonados juntamente com o carro e a motocicleta dos bandidos na Rua Domingos de Medrado, e os acusados tomaram destino ignorado. O fato foi registrado na 20ª COORPIN.

 



Gilberto Gil é internado com alteração cardíaca em São Paulo

O músico e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi internado na noite desta segunda-feira (3), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em nota, a assessoria do cantor informou que ele foi hospitalizado para realização de “check-up” anual. Integrantes da equipe médica da unidade, no entanto, relataram ao site G1 que um exame identificou uma “alteração cardíaca” no baiano. Os médicos ainda avaliam se ele precisará passar por um cateterismo ou outro procedimento. 



PSDB pede apuração de doações a condenados do mensalão

A bancada do PSDB na Câmara dos Deputados protocolou, nesta terça-feira (4), na Procuradoria-Geral da República, pedido de apuração dos supostos crimes de apologia a crime ou a criminoso e lavagem de dinheiro no processo de arrecadação de doações para petistas condenados no esquema do mensalão. Os tucanos questionam ato de desagravo realizado no 5º Congresso do PT, em dezembro passado, e o volume de recursos encaminhado ao ex-deputado José Genoino e ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Na representação, o atual líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), que nesta tarde passa a função ao deputado da Bahia Antônio Imbassahy, questiona não só o volume de recursos doado aos petistas como o curto tempo em que a soma foi conseguida. Com o apoio de familiares, amigos, apoiadores e militantes petistas, José Genoino arrecadou mais de R$ 700 mil em doações por meio de um site criado exclusivamente para a "vaquinha eletrônica". Com o recurso, obtido em aproximadamente 10 dias, o petista conseguiu pagar multa de R$ 667,5 mil, decorrente da condenação no processo do mensalão. Delúbio Soares usou a mesma estratégia e conseguiu arrecadar R$ 1 milhão. A multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal a Delúbio foi de R$ 466,8 mil.

Bahia Notícias



Brumado: Polícia invade desmanche de motos no Bairro Malhada Branca

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Nesta manhã de terça-feira (04/02), a polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar, prenderam cinco homens e apreenderam um menor, suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada no roubo de motos, além do desmanche e venda de peças. O serviço de inteligência da PC obteve informações de que uma casa no Bairro Malhada Branca, estaria servindo como base para a quadrilha. De acordo informações da polícia, foram encontradas na casa peças de motos, cinco motocicletas, ferramentas que eram utilizadas para desmontar os veículos.

Os suspeitos estão custodiados na Delegacia de Polícia à disposição da justiça. 



Brumado: Jovem motociclista sofre sequestro-relâmpago nas proximidades do Mercado Municipal

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Uma jovem aparentando ter 22 anos sofreu um sequestro-relâmpago quando parou a moto para atender o celular, nas proximidades do Mercado Municipal, neste final de tarde de terça-feira (04/02). Conforme informações obtidas pelo 97NEWS, um homem se aproximou da moça e com a mão embaixo da blusa simulando estar armado, subiu no veículo e obrigou que ela saísse do local onde estavam. O indivíduo usou o capacete da vítima e a mesma ficou sem. Ele foi orientando por qual rua a jovem deveria passar, bastante nervosa ela tentou dar sinal às pessoas que passavam, porém ninguém entendeu, então num ímpeto ela resolveu parar a moto em frente a uma loja na Rua Antônio Mourão Guimarães, via bastante movimentada, e saiu correndo. O bandido largou a motocicleta e também saiu em disparada com destino ignorado. A polícia foi acionada e fez uma busca no local, mas o suspeito não foi encontrado. Segundo informações da jovem, o meliante tinha a intenção de estupra-la.



Joaquim Barbosa manda prender deputado João Paulo Cunha

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, assinou nesta terça-feira (4) o mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). Um dos poucos condenados do processo do mensalão que permanece em liberdade, o parlamentar petista passou a manhã em seu apartamento, em Brasília. Ao G1, o advogado Alberto Zacharias Toron, responsável pela defesa do deputado de São Paulo, afirmou que, "com certeza absoluta", o cliente dele vai se entregar à Polícia Federal ainda nesta terça. Toron não informou, porém, em qual horário e local Cunha irá se apresentar à polícia. O criminalista também não quis dar detalhes sobre onde está o deputado petista. "Isso é segredo de Estado", ironizou. O mandado de prisão foi assinado no início da tarde desta terça, segundo a assessoria de imprensa do STF. Ainda não há informações sobre se a PF já recebeu a ordem de prisão. Condenado a 9 anos e 4 meses por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva em regime fechado, João Paulo Cunha deverá cumprir inicialmente a pena de 6 anos e 4 meses no semiaberto, que dá direito a autorização para trabalho externo durante o dia, porque tem recurso pendente em relação à pena de lavagem, cuja punição é de três anos.

Bahia Notícias



Brumado: Animais soltos na rua causam transtornos à população

O flagrante de animal andando pela via pública foi feito pela lente de um leitor do 97NEWS que procurou a nossa redação para relatar o transtorno e o risco eminente de acidente.  Animais de grande porte soltos pelas vias públicas são um perigo constante não só na cidade, como também nas rodovias. E apesar dos riscos que representam é comum encontrar cavalos e bois passeando pela cidade colocando em risco a segurança no trânsito de veículos e causando transtornos a pedestres. O motociclista Robson Henrique disse que por pouco não está todo machucado “para evitar atingir um cavalo, quase provoquei um outro acidente”. São equinos e bovinos passeando regularmente em via pública, é preciso que o órgão público responsável tome uma providencia.



Consignado Bradesco

Por meio de um convênio especial, o Bradesco está trazendo a você que é funcionário da Prefeitura Municipal de Brumado, Magnesita, Xilolite, EPCL e aposentado ou pensionista do INSS, vantagens exclusivas e as melhores condições do mercado para contratação do CRÉDITO CONSIGNADO BRADESCO. Confira:

  • Taxas Especiais;
  • Amplo Prazo para Pagamento;
  • Parcelas Descontadas em Folha de Pagamento;
  • Contratação Simples e Rápida:

Para mais informações, ligue para agência 3009-0 Bradesco Brumado tel. (077) 3441-3020/3814/2112/2113/3610 e fale com um dos gerentes do Bradesco.

Se preferir envie um e-mail para [email protected]



Professora filmada com menor em Palmas de Monte Alto se apresenta a Polícia

Na manhã desta segunda-feira (03) a professora Mônica Souza dos Santos de 30 anos se apresentou na 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin),de Guanambi,com seu advogado. A professora foi filmada fazendo sexo oral com um menor de 13 anos, na cidade de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia.

Em entrevista a um site da região o delegadoJoseberto Riberio Cruz, titular em Guanambi falou que o caso deve ser repassado para a delegacia de Palmas do Monte Alto “O estupro não contempla mais a questão do gênero. Pela idade, o caso pode ser enquadrado como estupro de vulnerável”.

Pessoas próximas a família informaram que Mônica tem um histórico de trauma de infância, inclusive sendo vítima de violência ainda quando criança.

O caso ganhou repercussão nacional.

 



Brumado: Jovem é internado passando mal depois de uso de entorpecente

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Policiais Militares foram solicitados por funcionários nesta madrugada de segunda-feira (03/02), a comparecerem ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto depois que um menor deu entrada na emergência passando muito mal devido ao uso de entorpecente. O menor informou à polícia que teria feito uso de cocaína junto com outros dois colegas em um hotel no centro da cidade. Uma guarnição se encaminhou ao estabelecimento citado pelo adolescente e encontraram os dois amigos sendo um deles também menor de idade e com este menor foi encontrada uma pequena porção de maconha prensada. O menor apresenta uma lesão na altura do ombro esquerdo e ao ser indagado, este informou à polícia que teria sido alvejado por um tiro no final do mês de dezembro em Vitória da Conquista. Os jovens são da cidade de Vitória da Conquista e foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Brumado para possíveis averiguações.



Geddel nega definição de candidatura das oposições: 'Não falei com ninguém'

Foto: Divulgação

O presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, negou, em entrevista ao Bahia Notícias, que esteja definido o seu nome como candidato das oposições ao governo do Estado. Postulante ao cargo pelo grupo, principalmente contra o ex-governador Paulo Souto (DEM), o peemedebista disse que o martelo ainda não foi batido. "Não falei nada com veículo nenhum. Ninguém pode dizer que dei tal declaração. Não tenho nada a declarar. Não falei com ninguém", respondeu, em relação às informações divulgadas nesta segunda-feira (3), que davam conta de que ele seria o postulante. Geddel e Souto conversaram individualmente na última sexta (31) com o prefeito ACM Neto (DEM), que, líder do processo de escolha, ainda não revelou como será a composição dos contrários.



Brumado: Bandidos agem na zona rural durante o final de semana

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A zona rural já foi sinônimo de tranquilidade e segurança, hoje em dia a história é outra, já que os bandidos estão espalhados por todos os cantos. No sábado (01/02) um barzinho na Fazenda Tocão foi invadido por marginais que aproveitaram a ausência dos moradores que saíram para uma festa de Reis na vizinhança. Segundo informações do proprietário, um buraco foi aberto na parede e os indivíduos adentraram para furtar e também consumir algumas bebidas. “ Levei um susto ao retornar da festa e ver um buraco na parede do fundo do bar e quando entrei vi a bagunça que eles fizeram” declarou o dono do estabelecimento que reside ao lado.