ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2020"

Guajeru: Câmara Municipal deve acionar MPF para apurar desvio de verba pública na prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esta semana, a Câmara Municipal de Vereadores do município de Guajeru montou uma comissão especial de inquérito para investigar a denúncia de desvio de verba pública na prefeitura municipal. Segundo o vereador Irmo Gomes (PP), a própria prefeitura constatou o desvio de mais de R$ 300 mil após uma sindicância interna. De acordo com o vereador, mesmo com a apuração da gestão municipal, o Legislativo de Guajeru irá fazer a sua própria investigação. “Nos reunimos várias vezes, ouvimos algumas pessoas. Conseguimos apurar que o dinheiro realmente foi desviado de vários setores, da saúde, educação, da merenda escolar, em nome de funcionários que já não trabalham mais”, explicou. Ainda segundo ele, a comissão já preparou um relatório com o parecer final e o documento será utilizado para abrir uma representação contra a administração no Ministério Público Federal (MPF), no Ministério Público Estadual (MPE) e no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Irmo Gomes declarou ainda que o servidor que fez o desvio era cargo de confiança subordinado ao prefeito Gil Rocha (PDT). "Esses desvios foram constatados ao longo de seis anos. Há possibilidade de participação dele, senão direta, pelo menos indiretamente”, afirmou Gomes.

 



Psicóloga da Clínica Mais Vida fala sobre o Janeiro Branco e da importância do cuidado da saúde mental

Foto: Divulgação

O Janeiro Branco é uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à saúde mental, tendo sido concebida por psicólogos (as) e realizada por estes em parceria com todos os demais profissionais do universo da saúde. Um dos objetivos da campanha é aproveitar a simbologia do início do ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas de todos ao seu redor. Cada pessoa pode buscar meios de cuidar da própria saúde mental, seja fazendo terapia ou atividades que proporcionem bem-estar. Como uma folha em branco, o mês de janeiro representa a oportunidade de um novo começo, de uma nova história que poderá ser escrita ao longo dos próximos meses. Foi com essa ideia que a campanha Janeiro Branco tomou forma. Estamos em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o percentual de afetados pela depressão de 4,4%, o equivalente a 322 milhões de pessoas. Cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com depressão, tornando o Brasil, como o país com o maior índice da doença na América Latina e o segundo maior nas Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e apesar de números tão grandes, a atenção à saúde mental ainda não é uma prioridade em nossa sociedade. A elaboração de políticas públicas também é parte importante a fim de promover uma cultura da boa saúde da mente. Como você cuida de sua saúde mental? Se sentir que a sua saúde mental não vai bem, procure um psicólogo. A Clínica Mais Vida tem o profissional especializado para tratamento e cura. Agende a sua consulta pelos telefones: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 q (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

 



Caetité: Homem é detido pela população após roubar corrente de ouro de transeunte; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

No início da tarde desta sexta-feira (31), um ladrão se deu mau após roubar uma corrente de ouro de uma vítima que trafegava pela Avenida Dácio Oliveira, centro de Caetité. Conforme apurou o site 97NEWS, por volta de 12h30, com uma arma em punho, o suspeito abordou a vítima em frente a uma revendedora de veículos, obrigando a vítima entregar a corrente de ouro que usava. Mas ele não esperava a reação de populares, que de longe, viram a ação do assaltante que a poucos metros do local, foi detido quando tentava fugir em uma motocicleta. No vídeo divulgado nas redes sociais, populares usaram uma corda para amarrar as mãos do criminoso. Com a chegada da Polícia Militar, ele foi conduzido à delegacia. A vítima registrou um Boletim de Ocorrência e teve a corrente de ouro devolvida. Veja o vídeo:



MP instaura inquérito civil para averiguar descarte de lixo hospitalar em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, instaurou inquérito civil a fim de apurar irregularidades no descarte de lixo hospitalar nas unidades de saúde pública e, em estabelecimentos particulares. A medida foi tomada após denúncias com fotos e vídeos em que mostram vários baldes de lixo infecto contaminante que foram encontrados acumulados na área externa do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. No ano passado, o 97NEWS registrou o fato em que aparece cerca de 25 baldes contendo lixo hospitalar no local. Em entrevista ao site, o Secretário de Saúde do município, disse que o procedimento era padrão, já que uma empresa terceirizada recolhe o  lixo frequentemente para um local de processamento da empresa, e com equipamentos adequados. No inquérito, o promotor de Justiça Millen Castro Medeiros de Moura, explica que com base na representação no dia 28 de março de 2019, traz indícios de que a Prefeitura de Brumado estaria descartando o lixo de forma irregular, o que poderia ensejar no surgimento de vetores transmissores de doenças infecciosas e gerar prejuízos ao meio ambiente, "resolve instaurar inquérito civil, para apurar a irregularidade da gestão, tanto nas unidades públicas com em privadas". Millen Castro disse ainda que diante da gravidade dos fatos determinou a tomada de providências num prazo de 10 dias, para que a Vigilância Sanitária e a empresa RTR Empreendimentos Ambientais apresentem informações detalhadas sobre as ações desenvolvidas pelo Município no manejo de resíduos sólidos hospitalares. As autoridades competentes foram acionadas para apurar as responsabilidades deste caso. As respostas serão recebidas e vão para analise na Promotoria de Brumado. 



Brumado: Mototaxista usa 'cartão vermelho' para criticar obras do município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conhecido por sua ironia, o mototaxista Ivanildo Rocha começou a brincar ao aplicar "cartão vermelho" para algumas obras na cidade de Brumado. Agora, famoso nas redes sociais, em entrevista ao 97NEWS, ele conta que a ideia começou quando percebeu que algumas ações da administração municipal usava dinheiro público para reparar obras que já haviam sido feitas por diversas vezes, como por exemplo, reparos em calçamentos e estradas da cidade. "Hoje qualquer chuva que cai na cidade, desmancha tudo. Porque, o calçamento não é feito da maneira correta, as vezes usam apenas pó de brita. E ai vem aquele mutirão novamente e conserta tudo, mas muitos não sabem que toda vez que se tampa aquele buraco, gasta-se mais dinheiro público", comenta Rocha. O hábito de aplicar cartão vermelho para certas irregularidades que acontecem no país a fora não é uma exclusividade de Ivanildo, por várias décadas o apresentador Raimundo Varela da TV Record Bahia vem usando o "cartão vermelho" para criticar e o "cartão verde" para parabenizar. Em Brumado, o mototaxista apenas usa o cartão vermelho, o que segundo ele, serve como um alerta para os políticos da cidade. "Eu estou alertando eles, seja vereador ou o gestor. Como é que os vereadores veem essa situação no município e não cobram do gestor uma posição. Do outro lado o prefeito, porque que ele não cobra das empresas o uso de material adequado para consertar essas ruas da cidade. É um absurdo. Se é preciso fazer, que faça. Mas faça uma obra de qualidade", afirma Rocha ao aplicar cartão vermelho. A brincadeira que se tornou seriedade, já chegou visitar a Câmara de Vereadores, quando o mesmo aplicou um cartão aos vereadores que aprovaram o projeto da Área Azul. "Onde tiver uma irregularidade estarei lá com o meu cartão vermelho", conta o mototaxista. Por fim, ele esclarece que se tornou um fiscal do povo, e que dificilmente vão calar a sua voz. "Só mesmo Deus para me calar, estamos ai para o que der e vier", ressalta. De acordo com Ivanildo, por suas postagens já chegou a receber ameaças, mas conforme o mototaxistas, isso não o intimida. "Já recebi ameaças de empreiteiros e, outro dia recebei áudios de outras pessoas, mas já fiz um boletim de ocorrência na delegacia e vamos que vamos. Cartão vermelho para eles", destaca o mototaxista.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



BA-148: Uma adolescente morreu e outras 4 pessoas ficaram gravemente feridas em acidente próximo a Jussiape

Foto: 97NEWS

Uma adolescente de 14 anos morreu e outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas na manhã desta sexta-feira (31), após o carro que eles estavam capotar na BA-148, entre as cidades Jussiape e Rio de Contas, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações obtidas pelo site 97NEWS, as cinco pessoas são da mesma família e retornavam do município de Piatã. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente, ocorrido por volta das 07h. O corpo da adolescente foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. Os outros 4 ocupantes do veículo, que ficaram feridos, foram levados para Hospitais da Região. Informações sobre o estado de saúde deles não foram divulgadas.

 

Foto: 97NEWS


Promoção, comprou ganhou na Esmeralda Gás!

Foto: Divulgação

Quer ganhar Brinde na compra do seu gás de cozinha? A Esmeralda Gás tem novidade! Promoção Comprou, Ganhou! Comprando o botijão da Esmeralda Gás, você ganhará um brinde especial sem sorteio e sem demora. Garanta já o seu. Uma saladeira para facilitar sua vida no dia a dia. São várias cores para você escolher. É imperdível! Mas, lembre-se. Esta Promoção é válida apenas enquanto durar o estoque e para quem comprar o seu botijão através dos nossos telefones : (77) 99995-2211 / 99845-3508.

 



ADAB e Promotoria Pública vão agir contra abate clandestino em Brumado e Região

Foto: 97NEWS

Após uma ação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), com apoio da Polícia Militar e Vigilância Sanitária na última quarta-feira (29) no município de Livramento de Nossa Senhora, na qual apreendeu mais de 800 quilos de carne irregular em açougues do Mercado Municipal e, em supermercados da cidade, o órgão promete juntamente com a Promotoria Pública do Estado agir com mais rigidez nos municípios que cometem crimes contra a saúde pública. Em entrevista ao site 97NEWS, o veterinário e fiscal da ADAB, Clemente Gomes declarou que já procurou o Ministério Público em busca de uma parceria e combater o abate clandestino da região. "Estamos envolvendo atualmente a Promotoria Pública e a Polícia Militar, porque carne clandestina em hipótese nenhuma deve ser comercializada da maneira que vemos ai, ela tem que ser inspecionada e passar por um frigorífico. Nós iremos fiscalizar uma por uma", afirma Gomes. Segundo ele, a ação conjunta entre Ministério Público, Prefeituras e a autarquia será programada para inibir o grande volume de abate clandestino em Brumado e Região. “Não é admissível que continuemos comercializando carnes em bancas de açougue ou penduradas em ganchos expostas ao ar livre. Carne boa tem que ser postada em câmaras frias, tem que ter refrigeração. Por exemplo em Livramento, a carne tinha coloração azul, bichos e expostas a poeira em um corredor”, ressaltou Clemente. 

Foto: 97NEWS

Ainda segundo o fiscal da ADAB, as fiscalizações vão ser cada vez mais rigorosas. "Não vai escapar ninguém, onde tivermos parcerias com a Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Ministério Público, nós vamos fiscalizar todo mundo, vamos montar barreiras nas estradas e não é justo o que está acontecendo", afirma o veterinário. Conforme Clemente, a ADAB também vai montar uma operação em Brumado na qual prevê a apreensão de carnes bovinas e suínas irregulares que estão sendo comercializadas em açougues e supermercados da cidade. "Nós estamos trabalhando bem focado em Brumado, tanto que a Vigilância de Saúde Municipal tem feito um bom trabalho aqui. Hoje não vemos nenhum açougue com carne exposta ao ar livre, mas infelizmente ainda é possível ver comerciantes transportando carne em carrocerias de veículos e nós não vamos permitir isso", reiterou o fiscal da ADAB.

 



Brumado: GCM recebe fardas e equipamentos novos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última quarta-feira (29), a prefeitura de Brumado entregou novos uniformes e equipamentos para a Guarda Civil Municipal (GCM). Os conjuntos entregues aos 86 guardas são compostos por: coturno, camisa de malha interna, gandola, boina, bornal, bastão, coletes e capacetes operacionais para serem utilizados em festa de largo, em estádios e praças esportivas. Em entrevista ao site 97NEWS, Jussimar Santos, comandante da GCM declarou que com os novos equipamentos, os agentes poderão atuar de maneira mais eficaz no dia a dia. "Dessa vez veio mais completo, inclusive com bastão, capacete e coletes operacionais", disse Santos, no qual ainda esclareceu que, com os novos recursos, a guarda está preparada para trabalhar em qualquer evento. "Esses novos equipamentos vai deixar a guarda mais apresentável, isso é importante", classifica. A GCM brumadense também recebeu da administração municipal uma nova sede, que fica localizada na antiga estrutura do Derba, centro da cidade.



Superendividamento atinge 30 milhões de brasileiros

Foto: Reprodução

De acordo com dados do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), mais de 30 milhões de brasileiros estão superendividados, ou seja, pessoas que não possuem mais condições financeiras para pagar suas dívidas. Esse número representa a metade dos brasileiros que estão negativados. O superendividamento pode ser causado por diversos fatores, como desemprego, compras por impulso, financiamentos, falta de planejamento e controle dos gastos. É considerado um superendividado o consumidor que possui dívidas que superem sua renda e seu patrimônio. Apesar de ser difícil sair do superendividamento, especialistas garantem que não é impossível: o primeiro passo é se organizar e buscar alternativas – sempre com planejamento – que podem ajudar a ter uma vida financeira saudável. O consignado, por ter taxas de juros mais baixas, pode ser uma boa opção para pagar as chamadas “super” dívidas. Você troca uma dívida cara, por uma mais barata. 



Brumado: Prefeito diz que 'Estado é mau exemplo', se referindo a antiga educação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sendo a Educação o "pote de ouro" da administração do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o gestor tem aplicado boa parte dos recursos municipais na construção de escolas ou manutenção das que já existem. Outro setor da atual administração que tem recebido uma atenção maior, é o da Saúde. Segundo o prefeito, uma grande fatia dos recursos financeiros de Brumado, são gastos com essas duas secretarias, o que "incha" a máquina pública, na qual de acordo com o gestor, poderiam ser aplicados em outras áreas. E ele atribuiu esse aumento de volume ao Governo do Estado. "Brumado contribui com o estado e não recebe nada em troca. Se você passar pela educação, nós não temos uma escola do ensino fundamental mantido pelo Estado. Em governos anteriores, eu municipalizei todas. Porque? Porque o município faz melhor que o governo. Havia escolas ai que no meio do ano, alunos não tinham aula mais", afirma o gestor. Ele ainda diz que com a municipalização de todas as escolas, evitou-se "um mau exemplo". "O funcionalismo do estado é [leniente], não claro todos, há exceções, mas a média geral é lento", classifica o prefeito. Vasconcelos ainda faz críticas as únicas unidades educacionais do estado que existem no município, que conforme o gestor, estão mal localizadas, o que dificulta a procura por parte de alguns moradores. "Uma pessoa que mora no bairro Malhada Branca anda vários quilômetros para estudar em unidades que ficam no centro da cidade. No governo anterior, eu propus ao governo uma [barganha], ou seja, nós receberíamos o Colégio Getúlio Vargas e daríamos em troca a Escola Idalina Azevedo, uma das melhores escolas hoje em Brumado, mas o governo não aceitou", disse. Vasconcelos declarou ainda que mandou ao Estado a relação do quanto o Município contribui através do ICMS, mas ainda não obteve resposta. "Eu até mandei para ele, o quanto que Brumado contribui com ICMS, que é em torno de 4,6 milhões, enquanto que municípios que contribuem com 1,6 milhões, tá recebendo muita coisa. É uma realidade, mas ele se calou, e não respondeu", reiterou.

 



Mortos pelo novo coronavírus na China chegam a 212

Foto: Reprodução

O número de mortes registradas na China em decorrência do novo coronavírus 2019 n-CoV chegou a 212. A informação foi divulgada pela GloboNews na noite desta quinta-feira (30). O número de casos confirmados no mundo na tarde desta quinta era de 7.818, de acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, que divulgou informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em coletiva na sede do órgão. Na China o número de casos confirmados era de 7.736 até então. Quanto aos casos graves o total era de 1.370. Também na tarde desta quinta, a OMS declarou que os casos são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. As duas notificações feitas pela Bahia ao Ministério da Saúde foram descartadas como suspeitos de coronavírus por não apresentaram os requisitos para serem enquadrados como suspeitas. O país contabilizou até o meio dia desta quinta 9 casos suspeitos e 43 notificações.



Clínica Master: Unidade Móvel, mais comodidade para os clientes

Foto: Divulgação

Além da estrutura física fixa, a Clínica Master disponibiliza a Unidade Móvel, para maior comodidade dos seus clientes, em que realiza: 
- Exames laboratoriais
- Eletroencefalograma
- Eletrocardiograma
- Audiometria
- Eletrocardiograma
- Acuidade Visual
- Espirometria
- Raio X Digital
- Atestado de saúde ocupacional

Agende a sua consulta! A Clínica Master fica na Rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.



Brumado: Secretaria Municipal de Educação inicia Jornada Pedagógica de 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi dada início na noite de quarta-feira (29), no salão de eventos do CLube Social, a Jornada Pedagógica 2020, em Brumado. Como em todos os anos, além dos profissionais da rede municipal de ensino, se fizeram presentes autoridades representativas do governo municipal como também de outras áreas, com destaque para o promotor de justiça, Dr. Millen Castro Medeiros de Moura, que foi o palestrante do evento. Em seu pronunciamento, o prefeito Eduardo Vasconcelos realçou o planejamento e o trabalho que vem sendo realizado no setor educacional que se consolidou como referência no estado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O gestor também anunciou novas ações que serão executadas em 2020, como reforma e modernização das entidades escolares, e além disso, o município começou a repassar nesta quinta-feira (30) aos professores municipais, um acréscimo de 12% no salário de cada servidor, recurso esse vindo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Jornada terá continuidade até a próxima sexta-feira (31) com várias oficinas e encontros visando elevar ainda mais a qualidade do ensino oferecido.



Vídeo: Motorista com CNH vencida perde controle da direção e bate 'Veloster' em loja no centro de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na madrugada desta quarta-feira (30), um acidente de trânsito chamou a atenção das autoridades policiais no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª CIPM da cidade, por volta de 01h56, a Polícia Militar foi acionada por populares, no qual informavam que havia acontecido um acidente de trânsito na Av. Presidente Vargas, centro da cidade. Segundo a PM, uma guarnição foi encaminhada ao local e encontraram o condutor de um veículo Hyundai Veloster, de placas EZS-0358, licenciado em Araçatuba (SP), com a frente destruída. De acordo com a Polícia, ao questionar sobre o acidente, o condutor informou que trafegava pela Rua Delclides Alcântara sentido Av. Presidente Vargas, quando perdeu a direção do veículo vindo a chocar-se contra uma clínica particular, causando danos materiais na porta de vidro e na coluna de alvenaria da clínica. Conforme a PM, o condutor estava com a CNH vencida e categoria diferente do veículo que dirigia. Ainda conforme a Polícia, foi  confeccionado o Registro de Acidente de Trânsito e extraído as notificações, recolhida a CNH e encaminhado ao órgão de trânsito. Veja o vídeo:



Brumado: Prefeito afirma que não dispõe de recursos para reforma ou construção de novas praças

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A afirmação partiu logo após os moradores da Praça Armindo Pereira Pinto localizada nas proximidades do bairro do Mercado e com acesso pela Avenida Centenário, conhecida também como "Praça da Cebola", pedirem a administração municipal a reforma da localidade. Segundo os moradores, há anos o local vem sendo área de descarte de lixo e entulhos, além de ser utilizada por usuários de drogas durante a noite. Em entrevista ao site 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) declarou que o município tem outras prioridades, e as principais delas são: Educação e Saúde. Ainda segundo o gestor, ele sabe da importância que uma praça tem para a comunidade, trazendo socialização entre os moradores. "A gente sabe o quanto isso melhora a autoestima das pessoas, a praça é o local da criança, do idoso, da confraternização e do entretenimento, mas nós temos que eleger prioridades. Não faria sentido nenhum se eu fosse fazer novas praças ou reformá-las, esquecendo da Educação e Saúde", afirma Vasconcelos. De acordo com o prefeito, existe na secretaria de infraestrutura atualmente, cerca de 300 pedidos para reforma ou construção de novas praças, o que segundo ele, se torna inviável para o município, uma vez que escolas e postos de saúde precisam de novos equipamentos. "Se eu fosse fazer uma praça e deixar de lado uma escola, eu prefiro a escola. Mas eu tenho certeza que vai chegar um momento que a gente vai atender todas essas necessidades", disse o gestor.



Usuários que fazem a linha Brumado/Livramento relatam excesso de passageiros e desconforto em ônibus da Novo Horizonte

Foto: Reprodução l L12

O transporte interestadual de qualidade em nossa região está longe de se tornar uma realidade. E ao que tudo indica, a confirmação pode ser dita com mais um novo episódio de desrespeito com passageiros que utilizam diariamente os serviços da única empresa que atende as cidades próximas à Brumado e, até mesmo fora do Estado. Em mais um descaso da empresa, pessoas registraram com fotos e vídeos, pessoas viajando em pé e até sentados no corredor do ônibus. As imagens foram registradas na quarta-feira (29) e mostram um ônibus da empresa Novo Horizonte que faz a linha Brumado ao município de Livramento de Nossa Senhora super lotado. Segundo o site L12 Sudoeste, essa não é a primeira vez que passageiros registram a super lotação do ônibus. Ainda segundo o site, o fato vem acontecendo de segunda à sexta-feira, na linha das 7h, o primeiro coletivo disponível pela empresa que faz o transporte de passageiros de Brumado/Livramento, com conexão em Dom Basílio, ou seja, são quase 100 km viajando em pé. Conforme normas estabelecidas pelo órgão fiscalizador do estado, o atendimento aos usuários de transportes coletivos intermunicipais devem ser executados em conformidade com os padrões e esquemas operacionais estabelecidos ou aprovados, com observância do princípio da prestação de serviços adequado ao pleno atendimento dos usuários. 

Foto: Reprodução l L12

Mas na prática não é o que está sendo visto pelos usuários. O serviço oferecido pela empresa na região, principalmente em Brumado, vem sendo realizado por micro-ônibus com capacidade para 20 passageiros sentados, na maioria dos atendimentos, os usuários viajam em pé por, estarem acima do limite. Além disso, sem ar condicionado e sem condições de segurança adequada. Sem contar que o cobrador é o próprio motorista do veículo, que precisa intercalar a sua atenção entre a condução do ônibus e a cobrança das passagens, colocando em risco a vida de todos. De acordo com o L12 Sudoeste, a viagem que em condições normais é feita em no máximo 60 minutos, leva em média 2 horas e 30 minutos até Livramento. A maioria dos passageiros é composta de trabalhadores, que se deslocam para as suas atividades diárias. Eles pedem aos órgãos fiscalizadores o cumprimento das normas estabelecidas que dão condições necessárias de bom atendimento e principalmente segurança, pois a empresa que presta o serviço vem corriqueiramente se envolvendo em incidentes, visivelmente por descumprir às normas de segurança estabelecidas pela Agerba.



Saiu mais um ganhador do 'Show de Prêmios' da Locar Rápido!

Foto: Divulgação

A sua mototáxi preferida realizou mais um sorteio da promoção "Show de Prêmios" Locar Rápido. São três  sorteios por mês para você ter mais chances de ganhar. É isso mesmo, todo dia 10, 20 e 30 de cada mês, os brumadenses poderão levar para casa R$ 200 em dinheiro. A cada corrida, exija o cupom e concorra aos prêmios. E saiu nesta quinta-feira (30), mais um contemplado. A ganhadora foi Val Frutas, moradora da Rua Alvaro Dantas, 282. Continue realizando corridas e concorra no próximo dia 10 de fevereiro à mais R$ 200. Locar Rápido, funcionando de segunda a sábado das 06h às 21h e no domingo das 07h às 15h, ligue 3441-3589 / 3441-9090 / 9.9955-3589 ou 9.9999-2434. Locar Rápido, há 20 anos transportando passageiros com responsabilidade, segurança, rapidez e, corridas a partir de R$ 3,00.

Foto: Divulgação


Paciente internado em Salvador é diagnosticado com H1N1

Foto: Divulgação

O paciente da cidade de Jacaraci, a 165 km de Brumado, que antes de ser levado para o Couto Maia, em Salvador, e inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Jacaraci emitiu nota falando que esse paciente tinha suspeita de estar infectado com o coronavírus, mas a informação foi negada pela Sesab na quarta-feira (29). Segundo a Sesab, o paciente tinha quadro de infecção respiratória grave e fez viagem para o Japão, com escala nos Estados Unidos, onde teria entrado em contato com chineses. A Sesab disse ainda que apesar do histórico da viagem, a avaliação do paciente não preenchia os critérios para enquadrar como infecção por coronavírus. Ele foi diagnosticado com Influenza tipo A, do subtipo H1N1, após ser internado no Instituto Couto Maia, onde fez exames. O estado de saúde dele não foi divulgado. A confirmação do H1N1 foi feita depois que material foi colhido e levado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). A secretaria estadual disse que não há casos suspeitos de coronavírus na Bahia e que medidas de isolamento de casos suspeitos por vírus do grupo Influenza estão sendo tomadas.