ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2019"

Brumado: após abordagem policial, dupla é conduzida para a delegacia com motocicleta com restrição de furto/roubo

A motocicleta também pode ter sido utilizada em assaltos na cidade (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A recuperação de motocicletas com restrições de roubo/furto continua sendo efetivada com muito sucesso pela 34ª CIPM. Em mais uma ação dessa natureza que ocorreu por volta de 18h50min deste domingo (27), uma guarnição do PETO, em patrulhamento pelo bairro São Félix, avistou dois suspeitos em uma motocicleta, pelo que procederam o acompanhamento e a interceptação deles na rua Major Jovino Brito. Após proceder com a abordagem e busca pessoal, realizaram uma consulta do veículo e constataram haver restrição de furto/roubo. Diante disso, os dois jovens e a motocicleta foram conduzidos e apresentados na sede da delegacia de Polícia, em Brumado, onde o fato foi registrado.



Retirada da ADAB de Brumado pode causar um grande prejuízo para a pecuária e agricultura da região

Sem fiscalização, doenças e pragas podem reaparecer (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Infelizmente a falta de representatividade de Brumado perante o governo do estado vem provocar mais uma perda importante para o município, já que o fechamento do escritório da ADAB poderá provocar enormes prejuízos, os quais podem ser de grandes dimensões, segundo produtores rurais e especialistas da área. Algumas declarações nesse sentido são duras e preocupantes como “o que fizeram com a ADAB é um verdadeiro golpe à nossa pecuária e a nossa agricultura”. O motivo são as consequências não só na área da economia, como também das doenças e pragas, já que sem fiscais e profissionais, essa tendencia se mostra mais próximo da realidade, o que, caso se confirme, pode gerá gerada uma situação que beira o caos. O órgão que que foi constituído no ano de 2000, não fez a reposição de funcionários qualificados por concurso público, o que foi uma promessa de todos os governadores. Ele A frase mais impactanto foi “infelizmente Brumado, mas uma vez está sendo esquecido pelo governo do estado”.. 



Moradores de Ipiaú se dizem muito preocupados com barragem de minérios que deságua no Rio de Contas

piaú, município-sede do Território Médio Rio das Contas, no sul da Bahia (Foto: Divulgação)

Segundo informações passadas ao 97NEWS por moradores da cidade de Ipiaú, que se situa a 49 km a Sul-Leste de Jequié a maior cidade nos arredores, existe uma mineradora que também tem sua barragem de rejeitos de minérios virado para o Rio de Contas. Com a catástrofe ocorrida na cidade mineira de Brumadinho, os moradores ficaram em estado de alerta, já que, segundo eles, caso aconteça uma tragédia similar, poderá ser de grandes proporções, atingindo também Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal, Taboquinhas e até Itacaré.  Acabando com toda fonte de água e turismo da região. Eles questionam que “as autoridades estão fiscalizando essa Mineradora?”. Fica aqui os questionamentos deles e que devem ser de outras tantas cidades brasileiras que possuem em seu território barragens com rejeitos de minério.

A barragem fica próximo do Rio de Contas (Reprodução Redes Sociais)


Tragédia em Brumadinho: 58 mortes confirmadas, 19 corpos identificados; lista tem 305 pessoas sem contato

(Foto: UOL)

Barragem da mineradora Vale se rompeu na sexta-feira em Brumadinho (MG), e um mar de lama destruiu casas da região. Até o momento, há confirmação de 58 mortos; 19 foram identificados; há 305 desaparecidos, e 192 pessoas foram resgatadas vivas. Buscas entraram hoje no quarto dia; 130 militares de Israel chegaram a MG na noite de domingo e darão apoio aos bombeiros. Lama removeu pousada do local em que ela ficava, segundo os bombeiros; havia 35 pessoas no local. Vale anunciou suspensão de pagamento de dividendos e de bônus a executivos. A mineração brasileira vai precisar se reinventar depois da tragédia com a barragem da Vale em Brumadinho (MG), segundo especialistas. Leia reportagem do Valor Econômico Há no momento 280 bombeiros trabalhando no local.



Barra da Estiva: Criança recebe cadeira de rodas de PMs lotados na 34ª CIPM

Foto: Divulgação

Uma criança da cidade de Barra da Estiva, realizou o sonho de ganhar uma cadeira de rodas. Sabendo do desejo do pequeno Vinícius, os policiais lotados na 34ª Companhia Intendente de Polícia Militar (CIPM), realizaram o sonho do garoto. Os oficiais tomaram conhecimento do pedido por mídias sociais e a partir disso se mobilizaram, fizeram contatos e receberam a ajuda de um servidor da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O servidor fez a doação e enviou o bem para facilitar a locomoção e o desenvolvimento do garoto. De com os militares que fizeram a entrega, o ato faz parte do plano de ações da 34ª CIPM, sob o comando do Major Mário Cabral.



Mortos em Brumadinho sobem para 34, com 23 hospitalizados e 296 desaparecidos

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmaram que resgataram o 34º corpo em meio a lama que vazou da barragem Mina do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O número oficial, divulgado na tarde deste sábado (26), ainda não contabiliza os corpos encontrados dentro de um ônibus. 



Brumado: Polícia prende homem acusado de estuprar suas 5 filhas

O suspeito foi levado para a 20ª Coorpin (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os casos de abusos sexuais em Brumado começam a povoar com mais intensidade a página policial, já que várias ocorrências nesse sentido vêm ocorrendo. Dentro desta tendência preocupante, uma guarnição da PM cumpriu neste sábado (26) um mandado de prisão expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, que é o responsável pela Vara da Infância e da Família. As informações foram passadas pela 34ª CIPM ao 97NEWS, nas quais foi relato que um homem, de identidade preservada, foi preso acusado de estuprar as suas cinco filhas. Se o caso for confirmado pode se tratar de um caso histórico, já que não se têm registros com essa gravidade na mídia local. A polícia ainda não deu detalhes sobre caso, já que existe a possibilidade de um linchamento do suspeito. Ele foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado e já stá à disposição da justiça.



Brumado: Sobrevoo de helicóptero da Graer gera onda de especulações; veja vídeo

O helicóptero pousou no pátio da 34ª CIPM (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Uma das características principais do brumadense é a curiosidade e a arte de disseminar informações, tanto que a cidade já foi chamada de “a terra dos blogs” de tantos veículos desse tipo existirem no município que não chega nem a 100 mil habitantes. Então, qualquer fato, pelo mínimo que seja, pode ganhar uma dimensão muito maior do que se imagina. Dentro dessa ótica, um fato ocorrido na tarde desta sexta-feira (25), por volta das 16h, acabou gerando uma forte onda de especulações. Tudo se iniciou quando um helicóptero, que a princípio foi tido como do Exército, começou a sobrevoar a cidade. Diante disso, alguns comentários surgiram de que poderia ter existido uma confusão com o nome da cidade, já que a tragédia ocorrida em Minas Gerais ocorreu numa cidade chamada Brumadinho. Mas isso foi logo dissipado, em seguida, surgiram os comentários de que era uma UTI aérea que veio pegar um paciente, já que a aeronave acabou pairando por um bom tempo em cima do Hospital Magalhães Neto, mas também essa não foi a versão verdadeira. Com a aproximação ficou notório que o helicóptero era do Graer – Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, o qual acabou pousando no pátio do comando da 34ª CIPM. A Polícia não deu nenhuma informação oficial sobre uma possível missão que estaria sendo feita em Brumado, o que acendeu ainda mais a curiosidade, já que muitos suscitaram que seria feita a transferência de um preso de alta periculosidade, o que também não se confirmou, inclusive sendo refutada essa possibilidade. A informação mais próxima da realidade é que a aeronave estava realizando a operação de combate a incêndio na Serra do Gigó, na região de Ituaçu e que resolveu fazer um pouso em Brumado. Veja vídeo do sobrevoo:



Aracatu: malhadense tenta vender veículo suspeito de roubo e acaba sendo levado para a DP

O veículo e indivíduo foram levados para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

O roubo de veículos na região sudoeste continua alto e, com isso, a Polícia Militar vem tendo um grande trabalho para combater esse tipo de delito, que acontece, inclusive nas pequenas cidades. Nesta sexta-feira (25), por volta das 12h, uma guarnição da 34ª CIPM que atua em Aracatu informou ter apresentado um homem e um veículo na delegacia do citado município. Segundo relato dos policiais, o indivíduo, natural de Malhada de Pedras, estaria vendendo o veículo GM/Corsa, cujas informações do chassi não condiziam com a documentação apresentada por ele. Assim, foram apresentados ao delegado e o fato registrado na Delegacia de Polícia, em Aracatu.



Brumado: menor é apreendido com vários objetos furtadas na feira livre

Os objetos foram subtraídos na feira livre (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Por volta de 08h17min desta sexta-feira (25), a guarnição de Radiopatrulhamento conduziu e apresentou o veículo IMP/M.BENS 310D Sprinter, bem como um menor, com 13 anos, por conta de o seu responsável e "patrão" ter supostamente praticado furtos na feira livre de Brumado. Os objetos subtraídos foram encontrados no veículo mencionado, mas o suspeito se evadiu ao notar a presença da guarnição. Por essa razão, todo o material e o menor foram conduzidos e apresentados na sede da delegacia territorial em Brumado.



Bolsonaro sobrevoa área onde barragem se rompeu em Brumadinho; há 9 mortos e mais de 300 desaparecidos

Presidente Jair Bolsonaro sobrevoa área atingida por rompimento de barragem em MG (Foto: Divulgação/Presidência da República)

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu ontem, em Brumadinho, Região Metropolitana de BH, e fez uma segunda transbordar. Um mar de lama destruiu casas da região. Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Até o momento, há confirmação de 9 mortos, além da estimativa de 300 a 350 desaparecidos. Governo federal montou gabinete de crise; Bolsonaro sobrevoou a área na manhã deste sábado.



WSouza Sistema implantará site oficial do município de Tanque Novo

Foto: Divulgação

Continua buscando novas parcerias para seguir oferecendo um serviço de desenvolvimento sob medida e de altíssima qualidade. No último dia 24, a empresa recebeu em sua sede o Secretário de Administração do município de Tanque Novo, Edvan Santos, além do Chefe de Gabinete Cláudio Roberto e da Advogada Dione Scarlet. Na oportunidade, o município suscitou várias dúvidas a respeito do desenvolvimento do novo site oficial do município, que será desenvolvido pela WSouza Sistemas, uma vez que a administração municipal vem se mostrando muita atenta a atender corretamente a lei da transparência e acesso à informação. Para conhecer a WSouza acesse www.redewsouza.com.br.



Brumado: após lutar contra uma anemia falciforme, jovem de 19 anos acaba falecendo vítima de um infarto na tarde desta sexta-feira (25)

Luiz Henrique era um jovem muito alegre e cheio de vida e sua morte causou uma profunda comoção (Foto: 97NEWS)

Anemia falciforme é uma doença hereditária, ou seja, transmitida dos pais para os filhos e é caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia, sendo mais comuns em pessoas da raça negra. No início da tarde desta sexta-feira (25), a morte prematura do jovem Luiz Henrique Pereira Filhos, causou uma profunda tristeza na cidade, já que ele era muito querido e conhecido. Filho do “holding” da Banda Magnatas, Leonaldo Pereira (Nego Nado), Luiz Henrique era um jovem muito alegre, cheio de vida e dono de uma simpatia muito grande. Ele vinha lutando há um bom tempo contra a doença, tendo sido internado recentemente no Hospital Magalhães Neto, onde, por volta das 13h30m teve um infarto fulminante e acabou vindo a óbito. O 97NEWS se solidariza com a família enlutada que ainda não divulgou os horários e os locais do velório e sepultamento.



Brumado: Acidente com motocicleta na Av. João Paulo deixa jovem em estado grave

Foto: 97NEWS

Um jovem ficou gravemente ferido na noite desta quinta-feira (24) em um acidente na Avenida João Paulo I, em Brumado. Segundo as primeiras informações apuradas pelo 97NEWS, no local, a vítima identificada como Carlos Danyel Verner, tem aproximadamente 18 anos e estava em uma motocicleta quando se desequilibrou e caiu. As causas do acidente não foram esclarecidas. De acordo com a polícia, o jovem foi socorrido por uma unidade do Samu 192 e, em seguida levado inconsciente para a unidade de emergência do Hospital Professor Magalhães Neto. Na tarde desta sexta-feira (25), familiares e amigos pediam oração nas redes sociais a Carlos, que precisa ser transferido com urgência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista.



Após vencer o câncer e perder uma perna, adolescente busca recursos para aquisição de prótese

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Os 14 anos de idade fazia dela ainda uma pré-adolescente, mas o câncer a “obrigou” a lutar como um adulto. Os brinquedos que deviam fazer parte da infância da caculeense Aynara Pereira Neves muitas vezes tiveram que ser substituídos por tratamentos de radioterapia e quimioterapia. Foram dois anos de combate, mas a boa notícia apareceu, a cura. Hoje, com 16 anos, a adolescente compartilha a história dela nas redes sociais. A família também compartilhou sobre como foi “respirar a doença”. Aynara relembrou que apesar de ser criança na época que se deparou com o câncer, ela sabia que estava doente e que precisava de tratamento para melhorar. Ela havia sido diagnosticada com Osteosarcoma - que é um tipo o mais comum de cancro que afeta o osso e envolve as pilhas anormais do osteoblast, que são responsáveis para a construção do osso. “Não entendia muito bem o que era o câncer, mas sei que foi difícil conviver com a doença, pois todos me tratavam diferente. Sei que o câncer exigia um cuidado especial, mas eu sempre soube que tinha coisas que crianças saudáveis faziam que eu não poderia fazer”, contou. Moradora da comunidade de Várzea Grande, zona rural de Caculé, Aynara teve como sequela do tratamento a amputação da pena esquerda e, agora que já finalizou a quimioterapia, busca recursos para comprar uma prótese que custa  cerca de  R$ 10 mil reais. "Quero ter uma vida normal como toda garota da minha idade", disse. Familiares e amigos estão organizando um leilão beneficente que será realizado no dia 02 de fevereiro, as 19h30 na Fazenda Lázaro, residência do avô de Aynara. O leilão tem como objetivo arrecadar recursos para ajudar na aquisição da prótese. As contribuições para que a jovem Aynara consiga comparar a prótese também podem ser feitas por meio de depósito ou transferência bancária na Conta Corrente: 0016288-4, Agência: 3092-9 (Banco Bradesco) em nome de Regina de Jesus Pereira, CPF: 808.496.285-04. Informações: (77) 98121-0217. Colabore com esta causa.



Brumadinho: Vídeo mostra mulher sendo resgatada da lama após rompimento de barragem em Minas Gerais

Foto: Reprodução l Record Minas

Após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, nesta sexta-feira (25), imagens fortes do resgate de uma mulher coberta pela lama surgiram na internet. No registro, a TV Record de Minas acompanhou o momento exato em que uma vítima do acidente ambiental foi socorrida dos dejetos. O rompimento ocorreu no início da tarde na Mina do Feijão, da Vale. O mar de lama que se formou destruiu casas, mas ainda não informações sobre vítimas. De acordo com o G1, o corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal e estadual estão no local. Prefeituras emitiram alerta para que população se mantenha longe do leito do Rio Paraopeba, que pode inundar com a chegada dos dejetos da barragem. Em nota, a gestão do governador Romeu Zema (Novo), declarou que uma força-tarefa do Estado de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem na Região Metropolitana de Belo Horizonte para acompanhar e tomar as primeiras medidas. 



Até que enfim: Complexo viário da Passagem de Nível e nova ponte do São Félix será inaugurado às 16h de hoje (25)

O novo complexo viário irá desafogar muito o tráfego na região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A “novela interminável” envolvendo a Passagem de Nível localizada na linha férrea próximo ao campus da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), em Brumado, finalmente, vai ter o seu desfecho na tarde desta sexta-feira (25) com a sua respectiva inauguração. O impasse que se iniciou no final de 2012, ou seja, há mais de 6 anos, ficou envolto em um grande “oceano de burocracia”, num enfrentamento interminável entre a prefeitura municipal de Brumado e a empresa FCA, que é detentora da área de servidão da linha férrea. Foram 4 anos da gestão do então prefeito Aguiberto Lima Dias e, agora, mais do atual prefeito Eduardo Vasconcelos, mas, o grande dia chegou para a alegria da população brumadense que muito esperou pela liberação da obra. A confirmação foi feita por meio de um convite oficial da administração “Educar para Libertar” à toda a comunidade para o ato inaugural que acontecerá às 16h com a presença de várias autoridades. Com a liberação da nova ponte que dá acesso ao centro da cidade, via Bairro São Félix, o mais populoso da cidade, ficará bem mais facilitado, já que a antiga ponte está bem desgastada pelo tempo, além de estar com sua faixa de rolamento muito defasada, que não contempla mais o atual trânsito da cidade. Com isso o tráfego na região ficará desafogado o que será um ganho para o setor. Vale ressaltar que os condutores deverão tomar todo o cuidado, já que foi instalada uma rotatória (foto abaixo) no local que já causou acidentes, conforme foi reportado pelo 97NEWS.

Condutores reclamam que da rotatória (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Minas Gerais: Barragem da Vale rompe em Brumadinho

Foto: Divulgação

Uma barragem da Vale se rompeu nesta sexta-feira em Brumadinho, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Segundo a companhia, o rompimento aconteceu no início da tarde dessa sexta-feira, 25 de janeiro, na Mina Feijão. As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. O Corpo de Bombeiros confirmou que trabalha na busca e resgate por feridos, mas disse ainda não ter confirmação sobre possíveis mortes no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.  "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse a empresa em nota. Por volta das 13h30, a Prefeitura de Brumadinho alertou em suas redes sociais para a população da cidade manter distância do leito do Rio Paraopeba. O Instituto Inhotim, o museu a céu aberto de arte contemporânea localizado em Brumadinho, informou através de suas redes sociais que o parque foi esvaziado por precaução.

Foto: Reprodução


Golpe no WhatsApp aproveita notícia real do pagamento do PIS e atinge milhares de pessoas

Foto: Divulgação

O mais novo golpe, feito por cibercriminosos, tem usado o WhatsApp para enganar milhares de pessoas com base na notícia real do pagamento do PIS-Pasep. A farsa aproveita a repercussão do pagamento do sétimo lote do abono, que teve início dia 17 de janeiro e promete revelar ao usuário se ele tem direito ao saque do benefício. Ao cair no site falso, a pessoa tem que responder uma série de perguntas sobre sua vida funcional e de contribuição com a previdência. É então que é solicitado para que a pessoa compartilhe a mensagem com seus contatos para poder receber o benefício. O intuito dos golpistas é redirecionar uma grande quantidade de pessoas para sites genéricos, onde há anúncios publicitários. Com uma grande quantidade de clicks, o dono da página acaba ganhando dinheiro. Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal esclarece que não envia mensagens sobre saques de benefícios sociais. Segundo o banco, em seu portal na internet e em suas agências, há orientações de segurança para alertar os clientes quanto ao risco de golpes, sejam eles por e-mails spam, WhatsApp, sites falsos ou telefone. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o Atendimento CAIXA ao Cidadão, pelo número 0800 726 0207.



Projeto de lei quer incluir o gás de cozinha entre os itens da cesta básica

Foto: 97NEWS

Um projeto de lei que está tramitando na Câmara dos Deputados pretende incluir o gás de cozinha entre os itens da cesta básica. De acordo com a proposta, o gás de cozinha tem tido reajustes acima do índice de inflação, o que dificulta o acesso a este produto para pessoas de baixa renda. A alegação é que incluindo na cesta básica você tira todos os tributos e, com isto, você reduz o preço e vai se tornar mais acessível para o pessoal de baixa renda poder adquirir. Atualmente, a cesta básica nacional é composta por treze itens: carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão francês, café em pó, banana, açúcar, óleo e manteiga. A proposta, que inclui o gás de cozinha entre os itens da cesta básica, já foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família e ainda vai ser analisada nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Só depois será analisada pelo plenário da Câmara.