ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

“Não haverá privatização da Embasa em Brumado, estão querendo confundir a população com sofismas e até poesia”, afirma prefeito

Ituaçu: suspeito de tráfico consegue fugir da Polícia; drogas foram encontradas na residência

Após vencer causa na Justiça, Maxuel Ramos é reintegrado aos quadros da Prefeitura Municipal de Brumado

Câmera de fotógrafo flagra tentativa de assalto contra ele mesmo na Lavagem do Bonfim em Salvador

Brumado: Moradores revitalizam área no bairro Urbis 2 e criam parque infantil; doações podem ser feitas

Homem deixa mulher desfigurada após espancamento por causa de celular

Brumado: Juventude do São Félix reivindica o término das obras da quadra poliesportiva da comunidade

Mega-Sena: sorteio deste sábado pode pagar R$ 33 milhões; resultado às 20h

BA-262: Idoso morre atropelado ao tentar atravessar a pista no trecho entre Brumado e Aracatu

A festa mais aguardada do ano já tem data marcada: 15 de junho

Brumado: Enel Green Power vende parque eólico da região de Cristalândia

Brumado: Zona azul poderá ser solução para veículos abandonados em frente a 20ª Coorpin

Levantamento da TV Sudoeste aponta que Jequié tem a gasolina mais barata da região; Brumado não foi mencionado

Caetité: Homem é preso após agredir namorada em via pública; ação do acusado foi filmada e compartilhada em redes sociais

#10 years challenge: desafio pode ser uma uma armadilha; entenda!

Ainda hoje vou morrer de saudades': Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos

Falta de Microcuveta impede doações no Hemoba de Brumado; vários doadores tiveram que voltar para casa nesta sexta-feira (18)

Ciclista pedala 2 mil km para visitar familiares na cidade de Paramirim

Brumado: Anúncio de descoberta de jazida no meio rural pode despertar ‘corrida do ouro’

Aracatu: Após tentativa de fuga, homem é preso por de tráfico de drogas



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2019"

“Não haverá privatização da Embasa em Brumado, estão querendo confundir a população com sofismas e até poesia”, afirma prefeito

O prefeito Eduardo Vasconcelos prestou os esclarecimentos do posicionamento da administração municipal em relação à Embasa (Foto: 97NEWS)

Devido ao impasse que se estabeleceu e se intensificou nos últimos dias entre o município de Brumado e a Embasa referente à renovação do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, inclusive tendo ido para o solo da política, devido à realização. nesta semana, de uma audiência pública, onde várias lideranças promoveram discursos mais acalorados em defesa da empresa, a sociedade brumadense acabou ficando confusa sobre o futuro do abastecimento em Brumado. Vale ressaltar que a insatisfação com a empresa é grande, o que pode ser comprovado em uma breve consulta à mídia regional sobre esse tema. Buscando esclarecer o posicionamento da administração municipal, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), divulgou um vídeo na manhã deste sábado (19), no qual ele foi enfático ao afirmar que “primeiramente estão querendo confundir o povo de Brumado, pois, em momento algum, se falou em privatizar a Embasa, que, inclusive é uma empresa de economia mista, mas sim em validar em sua integralidade o contrato de concessão, onde reza que a empresa detentora tem que ser responsável pela capitação, tratamento e distribuição de água, como também, consequentemente, promover o serviço de recolhimento das águas usadas, ou seja, dos afluentes líquidos, que nada mais é do que o tão sonhado esgotamento sanitário, o qual, até hoje vem sendo feito pelas administrações municipais”. Dando continuidade à sua narrativa, o chefe do executivo brumadense explanou que “então vamos fazer uma rápida retrospectiva. A primeira concessão foi feita no ano de 1971 e, ao longo desses quase 50 anos, a Embasa ficou com a parte lucrativa, o filé, que foi vender água para a população; mas os ossos, que é o esgotamento sanitário, a parte mais onerosa, mas também de tanta relevância para a vida humana, ela não fez, deixando para o município fazer. Nesse tempo várias tentativas foram feitas, especialmente a partir de 2005, mas nenhuma logrou êxito”.

A ampliação da Barragem de Cristalândia também está inclusa no projeto de renovação da concessão (Foto: Wikipédia)

Vasconcelos ainda fez questão de declarar que “como o quadro estava sendo carregado com as tintas das incertezas, sabedores que a concessão iria vencer em 2017, oficiamos a Embasa comunicando que o município não tinha mais interesse em manter o contrato daquela forma, pois os serviços estavam deficitários, o que facilmente é comprovado pela nossa população” e subindo o tom disparou que “então, porque só agora, que a concessão não foi renovada que vem a empresa realizar uma audiência pública para avisar a população que vai realizar o esgotamento da cidade. Isso é muito estranho, soa a sofismas com estrofes poéticas, as quais o povo de Brumado já identificou”. Ele ainda destacou que “quero deixar bem claro que não é privatização, mas sim a renovação da concessão por meio de uma licitação pública, que envolve além da construção do sistema de esgotamento, a elevação da crista da Barragem de Cristalândia. O contrato estabelece o devido escalonamento dos serviços e, caso a empresa vencedora não cumpra, ela perderá imediatamente os direitos da concessão”. E finalizou de forma taxativa ao pontuar que “é importante que a Embasa participe da licitação, mas, agora, não podemos deixar de lamentar que um tema tão importante para o povo de Brumado tenha se tornado um palanque político, com declarações tão desapegadas da verdade. Continuo sim defendendo que água é, e sempre continuará sendo vida. A nossa população não quer defensores da Embasa, que não vem cumprindo o seu papel social, mas que se defenda o que é certo, que defenda os interesses do município que está acima de todos nós”. Confira abaixo o vídeo:  



Ituaçu: suspeito de tráfico consegue fugir da Polícia; drogas foram encontradas na residência

As drogas apreendidas foram trazidas para a 20ª Coorpin em Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

As ações de combate ao tráfico de drogas operacionalizadas pela 34ª CIPM vêm sendo intensificadas de forma acentuada, o que vem causando um duro golpe nesse tipo de crime, o qual é um dos mais praticados na região. Dentro desta agenda positiva, mais uma ação foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (18), por volta das 18h10m, onde o Grupamento D do PETO, após ser comunicado por meio do CICOM de uma denúncia anônima de que na localidade de Lagoa da Laje, zona rural de Ituaçu, se dirigiu ao local e chegando à residência do denunciado, o mesmo ao perceber a aproximação dos policiais, empreendeu fuga pulando o muro dos fundos da casa e tomando destino ignorado. Após uma busca na residência foi encontrado uma balança de precisão; um saco plástico acondicionado uma substância análoga a cocaína pesando aproximadamente 50g; três trouxas de substância análoga a maconha; dois cigarros de maconha e um pino vazio que continha vestígios de substância análoga a cocaína. Todo material foi apresentado na 20ª COORPIN para serem tomadas as medidas cabíveis.



Após vencer causa na Justiça, Maxuel Ramos é reintegrado aos quadros da Prefeitura Municipal de Brumado

O servidor Público Maxuel Ramos já foi reintegrado aos quadros da administração municipal de Brumado (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Maxuel Ramos é um dos servidores municipais mais conhecidos da administração pública em Brumado, o qual já presidiu o Sindsemb e também foi o primeiro apresentador do programa semanal “Bom dia Povo de Brumado”, que foi ao ar em 2005 pelas rádios locais nas manhãs de sábado, no primeiro mandato do prefeito Eduardo Vasconcelos. Ele que atuou por décadas na área de fiscalização de tributos, acabou sendo desligado dos quadros em 2018, pela alegação de que estava em idade de se aposentar. Só que, pelo que o próprio Ramos declarou ele queria continuar a trabalhar, pois entendia que a legislação trabalhista que outorgava esse direito. Então, diante disso, ele contratou o advogado Irenaldo Muniz, que é um exímio conhecedor de toda a complexidade e das nuances do funcionalismo público e entrou com um Mandato de Segurança para retornar ao seu posto de trabalho. Após vencer a primeira etapa com a liminar favorável dada pela juíza da Vara da Fazenda Pública de Brumado, Dra. Adriana Pastorele da Silva Quirino Couto. Diante disso o servidor foi em busca de retornar ao seu cargo, mas, a administração municipal entrou com recurso no Tribunal de Justiça em Salvador, onde, por meio de decisão monocrática, a reintegração foi mantida. Com isso, a mesma foi publicada no Diário Oficial do Município de Brumado (clique), por meio do Decreto 5.112 de 18 de janeiro de 2019. Maxuel Ramos, que está com 63 anos, já voltou às suas atividades laborais e comemorou a vitória, que deve abrir precedentes para inúmeros outros servidores que estão nas mesmas condições. Vale ressaltar que ainda cabe recurso para a administração municipal, pois a decisão foi dada de forma monocrática.



Câmera de fotógrafo flagra tentativa de assalto contra ele mesmo na Lavagem do Bonfim em Salvador

Foto: Reprodução l Vídeo

Um fotógrafo teve três dedos fraturados durante uma tentativa de assalto durante a Lavagem do Bonfim, realizada na quinta-feira (17), em Salvador. Uma das câmeras da vítima registrou todo o momento da ação. Segundo o G1, Paulo Ribeiro trabalhava com a equipe e monitorava, com o celular, as imagens de uma câmera que ele instalou em uma área mais alta. Nas imagens, é possível ver o momento em que dois homens se aproximam do fotógrafo e um deles dá um tapa no celular que a vítima tem na mão. Logo depois, o segundo criminoso segura Paulo, para que ele não consiga pegar o aparelho que havia caído no chão. Mulheres que estavam próximas do fotógrafo no momento da ação, entretanto, pegam o celular antes de um dos bandidos e devolvem à vítima. Um homem que vê a confusão chega a dar socos em um dos ladrões, mas eles conseguiram fugir.



Brumado: Moradores revitalizam área no bairro Urbis 2 e criam parque infantil; doações podem ser feitas

Foto: Luciano Santos l 97News

Motivados pela vontade de oferecer melhores condições para jovens e crianças do bairro Urbis 2, em Brumado, a comunidade local se uniu para revitalizar e transformar uma área que poderia ter se transformado em praça. Aos poucos, reverteram um ponto de acúmulo de lixo em um ambiente familiar com uma estrutura que conta com parquinho e plantas. A transformação, além de valorizar o bairro, também melhorou a harmonia entre os moradores, a qualidade de vida das pessoas que moram próximo do local. Quem vê o terreno hoje, não imagina que o espaço era um lixão. “Era uma área cheia de lixo, que incomodava os vizinhos, porque fedia muito. E com o tempo o pessoal começou a jogar entulho aqui”, conta uma moradora.

 

Foto: Luciano Santos l 97News

Segundo os moradores, eles pediram às autoridades para resolver os problemas, mas nada foi feito. Imediatamente, o grupo adotou e passou a cuidar do local. “Aos poucos, fomos mobilizando mais moradores da comunidade e, além de transformar o local, transformamos as pessoas também. Elas foram conscientizadas da importância de valorizar, cuidar, manter e preservar”, contam com orgulho os moradores. Mas para o projeto continuar, eles precisam de doações, neste momento para terminar o parquinho, faltam materiais como tintas, madeira, pincel, pregos, parafusos, pneus e uma escorregadeira. Quem quiser doar é só ligar no telefone (77) 9.9825-3731.



Homem deixa mulher desfigurada após espancamento por causa de celular

Foto: Divulgação l PM

Um homem foi preso na quinta-feira (17) em Brasília depois de espancar uma mulher por supostamente ela ter quebrado o seu celular. Segundo a polícia, o rapaz de 20 anos teria dado várias pauladas na vítima e só não a matou porque foi impedido por policiais militares, que chegaram e o prenderam. A vítima foi encaminhada ao Instituto Hospital de Base com traumatismo craniano e oito dentes quebrados. O estado da mulher é considerado grave. Segundo a polícia civil, ainda não se sabe qual a relação da vítima com o agressor. Ainda segundo a polícia, o irmão tentou chamar a polícia, mas, nesse meio tempo, Douglas arrastou a vítima pelo cabelo até a rua e a espancou. 



Brumado: Juventude do São Félix reivindica o término das obras da quadra poliesportiva da comunidade

O movimento buscou chamar a atenção da comunidade para a importância do término da obra (Foto: 97NEWS)

Sob o lema de que “esporte é vida”, um grupo de jovens que residem no Bairro São Félix, o mais populoso de Brumado, realizaram, no final da tarde desta sexta-feira (18), um ato de protesto com o objetivo de sensibilizar a administração municipal para terminar a quadra poliesportiva que serve a comunidade, a qual, segundo eles, foi inaugurada no final de 2016 e, de lá para cá, não teve continuidade. Munidos de cartazes, eles buscaram chamar a atenção das autoridades para a necessidade da obra. Um dos representantes do movimento, o jovem Leandro Santana explicou que “a quadra foi inaugurada, mas sem as devidas condições, pois, apesar de ter sido coberta, não recebeu pintura e nem as traves” e continuou argumentando que “tínhamos aqui uma escolinha de futebol com cerca de 100 alunos e, devido ao estado inacabado da quadra, ela teve que terminar, trazendo prejuízos para a nossa comunidade, pois todos sabemos que esporte é uma atividade de forte inclusão social e é sim ligada a área educacional, então, não tem sentido a atual administração, que defende tanto a educação, não concluir essa obra”. E encerrou dizendo que “esperamos contar com a sensibilidade da atual gestão, pois o serviço não é caro e trará muitos benefícios às famílias que residem aqui, as quais já carecem de um espaço de lazer”.

Com cartazes exaltando a prática esportiva eles esperam ser atendidos em sua reivindicação (Foto: 97NEWS)


Mega-Sena: sorteio deste sábado pode pagar R$ 33 milhões; resultado às 20h

Foto: Conteúdo l 97News

Acontece neste sábado (19), o sorteio do concurso de número 2117 da Mega-Sena, que hoje tem premiação estimada em R$ 33 milhões.  As dezenas serão sorteadas às 20h na cidade de Piratuba, em Santa Catarina, onde se encontra o Caminhão da Sorte. Caso não haja acertadores das seis dezenas, o prêmio acumula para o próximo concurso. Os sorteios da Mega-Sena acontecem normalmente nas quartas e sábados, podendo haver sorteios especiais nas terças, quintas e sábado em datas nacionais comemorativas. Do mesmo modo aos acertadores das seis dezenas, também são premiados os apostadores que acertarem cinco ou quatro dezenas, porém em faixas inferiores de premiação. Podem jogar na Mega-Sena toda pessoa que seja maior de 18 anos. Para apostar, é necessário comparecer a alguma Casa Lotérica e preencher o volante de apostas ou realizar a aposta pela internet por meio do site oficial de aposta das Loterias Caixa.



BA-262: Idoso morre atropelado ao tentar atravessar a pista no trecho entre Brumado e Aracatu

Foto: 97News

Um idoso de 70 anos morreu na tarde desta sexta-feira (18) após ser atropelado na rodovia BA-262, entre Brumado e Aracatu. Segundo a polícia, a vítima identificado apenas pelo prenome Edison, tentava atravessar a pista a pé quando foi atingido por um caminhão que trafegava na via. O motorista do veículo parou para prestar socorro, mas o idoso não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. Uma equipe do SAMU 192 chegou a ser acionada e esteve no local, porém foi constatada a morte do idoso. O acidente foi registrado próximo à entrada da comunidade de Formosa. Edson era morador do bairro Malhada Branca em Brumado. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O trânsito no local não precisou ser interditado.



A festa mais aguardada do ano já tem data marcada: 15 de junho

Foto: Divulgação

O Forró do Sítio Novo promete balançar o sudoeste baiano com as melhores atrações: muito forro tradicional com Dorgival Dantas, Calcinha Preta, Edigar Mão Branca e Mayke José, e não poderia ficar de fora o sucesso mais estourado do momento Gabriel Diniz cantor do hit “O nome dela é Jennifer”. Não pra perder. Garanta seu ingresso no valor de R$180,00 a vista e R$200,00 em até 6x no cartão. Esse lote é promocional e válido até o dia 28 de fevereiro. Mais uma festa com a qualidade Só Legal e Beto Bonelly Produções.



Brumado: Enel Green Power vende parque eólico da região de Cristalândia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Parque Eólico localizado na Serra das Araras, entre os municípios de Brumado, Dom Basílio e Rio de Contas na região de Cristalândia, foi vendido para os chineses. De acordo com informações passadas ao 97NEWS, a italiana Enel Green Power Brasil Participações Ltda assinou acordos com a empresa chinesa CGN Energy International Holdings Co.Limited para a venda de 100% das plantas renováveis em operação, que além de Brumado, a empresa mantinha o Parque Solar na cidade de Bom Jesus da Lapa. O valor total da transação, é de R$ 2,9 bilhões. A conclusão da venda está prevista para até o final do primeiro trimestre de 2019, sujeita ao cumprimento de condições prévias, incluindo a aprovação das autoridades antitruste brasileiras. O parque Eólico de Brumado com capacidade de de 90 MW, entrou em operação no mês de setembro de 2017 fornecendo energia para 36 cidades da região. Fornecendo energia para cerca de 590 mil consumidores em Brumado, Rio de Contas, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Aracatu, Maetinga, Jânio Quadros, Condeúba, Tremedal, Belo Campo, Piripá, Cordeiros, Guajeru, Malhada de Pedras, Ibiassucê, Rio do Antônio, Caculé, Lagoa Real, Urandi, Licínio de Almeida, Jacaraci, Mortugaba, Jussiape, Érico Cardoso, Paramirim, Botuporã, Tanque Novo, Rio do Pires, Caturama, Tanhaçu, Contendas do Sincorá, Barra da Estiva, Ibicoara, Iramaia, Piatã e Abaíra. Com 21 km de extensão, o complexo eólico começa no Distrito de Cristalândia, zona rural de Brumado, passando ainda pelos municípios de Dom Basílio e Rio de Contas. Atualmente o parque possui 45 torres aerogeradoras capazes de gerar cerca de 350 GWh por ano. Além disso trouxe renda fixa para cerca de 26 proprietários de terras que locaram seus imóveis nas três cidades onde o parque abrange. 



Brumado: Zona azul poderá ser solução para veículos abandonados em frente a 20ª Coorpin

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), juntamente com a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin) buscam juntas, solução para o acúmulo de veículos em frente a Delegacia de Brumado. Mesmo com a diminuição dos veículos dentro do pátio da 20ª Coorpin e nas ruas do entorno, veículos que são apreendidos continuam chegando na unidade e, isso tem preocupado a SMTT. De acordo com o superintendente, André Cardoso, várias reuniões vem acontecendo com os coordenadores da 18ª Ciretran, 20ª Coorpin e a própria SMTT, para que haja uma solução rápida para o problema. "A primeira solução já foi tomada pelo coordenador da 20ª Coorpin, que reduziu o número de veículos que chegavam em Brumado, deixando-os nos seus municípios respectivos após a apreensões", disse Cardoso. Outra solução seria alugar uma grande área para acomodar todos esses veículos, o que parece ser a solução mais provável. "Isso já foi acordado entre os órgãos, e já solicitamos a contratação de um pátio, ou pelo Estado ou pelo Município”, ressaltou. 

Boa parte dos veículos já foram removidos do pátio da 20ª Coorpin - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com André, a procuradoria municipal já está à frente da contratação de uma empresa para retenção dos veículos retidos na cidade. "A Zona Azul já é uma realidade, então vamos precisar de um pátio de qualquer maneira para abrigar os veículos retirados das ruas por infrações", comentou. Para o delegado titular da 20ª Coorpin, Leonardo Soares, o problema já foi reduzido pela metade, com veículos sendo enviados as delegacias regionais. “Cada veículo apresenta uma restrição diferente do outro. São veículos apreendidos em decorrência de acidentes, produtos de tráfico de drogas e questões administrativas, isso requer tempo”, afirmou. O delegado reconhece que a situação gera transtornos, inclusive vizinhos à delegacia já solicitaram a remoção dos veículos nas vias do entorno da delegacia. “Reconhecemos que é um incômodo para a vizinhança e para nós funcionários que lidamos com isso diariamente, mas estamos buscando a solução”, finalizou Soares.



Levantamento da TV Sudoeste aponta que Jequié tem a gasolina mais barata da região; Brumado não foi mencionado

(Foto: Divulgação)

O preço da gasolina em toda a região sudoeste vem sendo motivos de muita discussão, polêmica e até de denúncias de possível formação de cartel. O tema voltou a ser destaque na imprensa da região Sudoeste, por meio de um levantamento feito pela TV Sudoeste mostrou que a gasolina mais barata da região está mesmo em Jequié, com o preço do litro encontrado a R$ 3,94. A grande surpresa da reportagem exibida pela afiliada global foi que apesar de Vitória da Conquista estar com um preço bem acima de Jequié, a capital do Sudoeste não é a cidade com gasolina mais cara. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o litro da gasolina em Vitória da Conquista sai em média R$ 4,59. Em Guanambi R$ 4,74, já em Itapetinga fica também R$ 4,74. Na reportagem um gerente de um posto de combustível de Vitória da Conquista chega a estranhar o preço praticado em Jequié, e diz que em Vitória da Conquista o preço abaixo de R$ 4,00 seria inviável comercialmente. Vale ressaltar que o município de Brumado que tem em médio o preço de R$ 4,90, que seria o mais caro da região não foi mencionado no levantamento. 

 



Caetité: Homem é preso após agredir namorada em via pública; ação do acusado foi filmada e compartilhada em redes sociais

Foto: Reprodução l Vídeo

Um homem identificado como Valter Vieira de Carvalho Neto, 20 de anos de idade, foi preso na noite de quinta-feira (17), no Centro de Caetité, após agredir fisicamente em via pública a namorada de 19 anos de idade. De acordo com o site Sudoeste Bahia, as agressões tiveram início na Praça Jairo Pontes e continuaram na Rua Getúlio Vargas, onde o acusado foi detido pela Polícia Militar (PM), acionada por pessoas que testemunharam o fato. A ação do agressor foi registrada através de imagens e amplamente compartilhadas nas redes sociais. Conforme informações da polícia, o acusado é contumaz na prática de agressão contra a garota. Em outra ocasião, a mãe dela acionou a PM informando que a filha estaria sendo agredida, mas com a chegada dos policiais a jovem negou o fato e não tinha qualquer lesão para configurar o crime da lei Maria da Penha. Desta vez, preso em flagrante, Valter foi encaminhado para o plantão da Polícia Civil na Delegacia Territorial de Guanambi, onde permanece custodiado e irá responder pela lei Maria da Penha. Veja o vídeo:



#10 years challenge: desafio pode ser uma uma armadilha; entenda!

(Reprodução Redes Sociais)

Desde a última semana, o desafio de 10 anos está movimentando muito nas redes sociais. Nele, pessoas anônimas e celebridades começaram a postar fotos comparando a aparência atual com a de 10 anos atrás. Entretanto, o alcance desta brincadeira levantou dúvidas em relação a privacidade nas redes e a coleta de dados sem autorização. A jornalista Kate O'Neill, da Wired, publicou nesta última terça-feira (14), um artigo falando sobre a suspeita de que o desafio poderia estar sendo usado para contribuir no aperfeiçoamento de algoritmos de reconhecimento facial. De acordo com o professor da FGV, Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, não é possível confirmar que as fotos deste desafio estão sendo usadas para essa finalidade, mas ressalta que é possível e esperado que esses dados sejam coletados.  O aprimoramento da inteligência artificial depende de um volume grande de amostragens para identificar padrões. Logo, as imagens postadas pelos usuários nas redes sociais podem ser úteis nessa área. "O desafio mobilizou milhões de pessoas que fizeram posts voluntários com uma grande precisão temporal. Essa amostragem é muito valiosa para empresas de tecnologia", disse o professor da FGV. O recurso do conhecimento facial teve um grande avanço nos dias de hoje e uma pessoa pode ser identificada até mesmo usando um óculos ou de barba. Segundo o professor, um dos obstáculos dessa área é prever a aparência de alguém quando envelhece. Uma das aplicações do reconhecimento fácil é ajudar na identificação de pessoas desaparecidas. Por outro lado, também pode ser usado para identificar hábitos para direcionar publicidades. Quem postou uma montagem com uma foto de 2009 e outra de 2019 não precisa se preocupar, pois segundo o professor, a exposição diária nas redes sociais entrega dados todos os dias para empresas e a publicação de uma única foto não teria uma influência tão grande. "Quando surgem questionamentos sobre a coleta das informações disponibilizadas nos perfis, as pessoas devem refletir sobre a maneira como estão utilizando a internet. Participar de brincadeiras e testes que viralizaram pode oferecer riscos", alerta o professor. 



Ainda hoje vou morrer de saudades': Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos

(Foto: Divulgação)

Marciano, da dupla sertaneja com João Mineiro, morreu nesta sexta-feira, 18, vítima de enfarte em São Caetano, no ABC paulista. De acordo com informações da família, o cantor morreu dormindo em casa, por volta das 2h. José Marciano começou a cantar com João Mineiro quando tinha apenas 16 anos. Nos anos 1970, a dupla se destacou no sertanejo. Músicas como Um fio de Cabelo e Ainda Ontem Chorei de Saudades marcaram época e fizeram parte do repertório da carreira do cantor. O sucesso de João Mineiro e Marciano foi tão grande que eles apresentaram, na década de 1980, um programa matinal no SBT com o nome da dupla. Confira a abertura do programa na época.



Falta de Microcuveta impede doações no Hemoba de Brumado; vários doadores tiveram que voltar para casa nesta sexta-feira (18)

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com as consecutivas baixas no banco de sangue de Hemoba em Brumado, vem preocupando os pacientes, não só do município, mas como de toda a microrregião. Nas férias então a escassez de doadores, junto ao aumento do número de acidentes nas estradas da região, deixa a situação ainda mais crítica. Visando tentar minimizar inúmeros doadores, alguns deles motivados por campanhas de empresas como a RHI Magnesita, além de cerca de moradores do município de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio do Antônio, foram ao Hemoba de Brumado para fazer a doação. Eles chegaram às 07h, mas muitos deles acabaram dando viagem perdida, já que não puderam efetuar o procedimento. Decepcionados alguns deles, moradores do Distrito de Itaquaraí, relataram que “saímos de lá às 05h e quando chegamos aqui, por falta de material, não pudemos fazer a doação. Temos parentes que precisam fazer cirurgia e precisam do sangue, esperamos que isso seja resolvido o quanto antes”. Visando buscar esclarecimentos sobre a situação, nossa equipe de reportagem ouviu a coordenadora do órgão, a enfermeira Ivanete Lima que explicou que “foram feitas 20 doações, mas, um material chamado Microcuveta terminou e aí as doações tiveram que ser suspensas. Esse material está faltando em toda a Bahia e, recentemente, fizemos um repasse para Guanambi, quando fomos pedir essa semana para eles, também não tinham”. Ela ainda fez questão de ligar para a central em Salvador onde foi informada que o referido material irá chegar na segunda-feira, o que deve fazer com que as doações já possam ser regularizadas já na terça-feira (22). Ela terminou dizendo que “pedimos desculpas aos doadores e garanto que estamos nos empenhando o máximo para que o atendimento seja prontamente restabelecido”.



Ciclista pedala 2 mil km para visitar familiares na cidade de Paramirim

Foto: Divulgação

O ciclista Marcelo Brasil, 38 anos, chegará a Paramirim neste final de semana após viajar pedalando durante cerca de 12 dias dias, de São Paulo até o município de Paramirim, Sudoeste da Bahia, de onde é natural. Marcelo mora em São Paulo há vários anos e realizará o sonho, como atleta, de chegar a Paramirim pedalando. O Paramirinhense saiu do interior de São Paulo, no dia 6 de janeiro e pedala cerca de 200 km por dia. A previsão é que ele chegue na cidade no domingo (20). De acordo com Marcelo, que é advogado, ele está tendo diversas dificuldades para conseguir concluir o percurso, e uma delas é enfrentar chuvas na saída de São Paulo e Minas Gerais. “É um desafio pra mim mesmo, mas que será bem superado. Saí na expectativa de chegar. Quando entrei na Bahia, senti a temperatura mudar, porém de São Paulo até a Bahia a temperatura foi estável por que teve muita chuva”, disse o atleta. O ciclista já perdeu cerca de 3 kg durante o percurso até Vitória da Conquista e, especialistas alertam que, para realizar trajetos longos, é preciso ter uma resistência elevada e muita maturidade na modalidade. “Viajar mais de 2 mil km de bicicleta só pode ser ato de um grande guerreiro cheio de foco e boa vontade”, disse uma prima do advogado. A chegada do ciclista à cidade de Paramirim é aguardada com expectativa, tanto que amigos e a prefeitura montaram uma estrutura no Balneário do Rio Paramirim para receberem neste fim de semana.



Brumado: Anúncio de descoberta de jazida no meio rural pode despertar ‘corrida do ouro’

(Foto: Google Maps | Montagem: 97NEWS)

As especulações de que Brumado pode ter um potencial enorme para a explorações de minerais não é novidade, tanto que o município é conhecido como a “Capital do Minério, mas, agora, elas vêm tomando um viés diferenciado, já que sólidas informações apontam para descoberta de jazidas de ouro na zona rural. Um trabalho de geomapeamento foi minuciosamente realizado por uma empresa muito gabaritada e os resultados já apontaram a existência de uma jazida, sendo que os trabalhos de exploração devem ser iniciados em breve. O local está sendo mantido “debaixo de 7 chaves”, tendo sido, inclusive, totalmente cercado a fim de evitar invasões. Segundo especulações ficaria nas proximidades do Distrito de Umburanas, mas não existe nenhuma confirmação oficial nesse sentido. Os rumores, porém, já despertaram a gana dos ambiciosos, que já estariam iniciando um protótipo moderno de uma “corrida do ouro” em Brumadom só que diferentemente de outrora, seriam grandes empresas e não garimpereiros, já que o minério estaria em grande profundidade e não à flor da terra, mas ainda é muito cedo para quaisquer tipos de afirmações nesse sentido. Certo é que o solo brumadense, que é um dos mais antigos do mundo, deve guardar muitos segredos que ainda poderão causar grandes novidades, não só na área mineral como também na arqueológica.



Aracatu: Após tentativa de fuga, homem é preso por de tráfico de drogas

Foto: Divulgação Cipe/Sudoeste

Aracatu é um município que ainda é considerado pacato por muita gente, só que a onda do tráfico de drogas já chegou por lá há um bom tempo e, atualmente, inúmeras ocorrências nesse sentido vêm sendo registradas pela Polícia. Nesta quinta-feira (17) mais uma ocorreu tendo como cenário o Bairro das Casinhas, onde, após uma ação de patrulhamento de uma guarnição da CIPE Sudoeste, um elemento foi visto em atitude suspeito, o qual, rapidamente abriu fuga do local, o que desencadeou uma perseguição policial. O suspeito foi logo alcançado pelos policiais que ao realizarem uma busca pessoal encontraram na mochila do suspeito 09 (nove) petecas de substância análoga a maconha, a quantia de R$ 67,50 (sessenta e sete reais e cinquenta centavos), além de anotações de dívidas referentes à comercialização de drogas. Diante dos fatos o suspeito, juntamente com o material encontrado, foi conduzido para delegacia de Brumado, onde foi flagranteado por tráfico de entorpecentes.