ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2019"

Anitta grava novo clipe em comunidade de Salvador e leva fãs ao delírio vestida com biquini

Foto: Reprodução l Mattoni Comunicação

Anitta chegou ao set de filmagem por volta das 8h30. Com o cabelo loiro, a cantora abusou da sensualidade e ficou quase sem roupa para as gravações em Salvador. Usando um biquíni de crochê minúsculo e com as cores do Olodum, a cantora deixou pouco para a imaginação e tampou apenas parte dos peitos. No stories do Instagram, a cantora já adiantou parte clipe, que tem previsão de lançamento para o dia 22 de fevereiro, no canal do Tropkillaz. Por volta das 12h40, o cantor Compadre Washington, do É O Tchan, apareceu de surpresa no set de filmagem e foi convidado por Anitta para participar do clipe. Alguns moradores da comunidade, que tem a Baía de Todos-os-Santos como cenário natural, participaram do clipe. Em outra postagem no stories do Instagram da artista, ela brinca com o cachorrinho e fala do cabelo, que, segundo ela, foi comprado da cantora. Ainda no vídeo, Anitta mostra os parceiros MC Zaac e Tropkillaz, a dançarina baiana Leokret, e ainda mostra a farra da equipe no camarim do set. A cantora ainda completou. "Nessa altura do campeonato já estou feliz da minha vida. Vou ficar tendo que escolher nível de importância de 'bofe'? Jurou né?", questionou.



Brumado: Moradores do bairro Malhada Branca relatam que estão assustados com casal que oferece vinho antes de oração

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na Bíblia, o pão e o vinho têm certamente significados especiais. São alimentos que significam a complementação espiritual, ou seja, que tem a necessidade de ser nutrida com o alimento que Jesus nos dá: o seu Corpo e o seu Sangue. Além disso, o pão e o vinho são, como diz o sacerdote durante o "Ofertório da Santa Missa", fruto da terra e do trabalho humano. Portanto é toda a criação que está presente, sintetizada no pão e no vinho, neste relato, no Corpo e no Sangue de Cristo. Ainda de acordo com a Bíblia, o vinho, que é feito com muitos bagos de uva, tem sentido de união. Mas deixando os ensinamentos da Bíblia, alguns moradores de Brumado levantaram um grande mistério, que vem acontecendo em alguns bairros da cidade. Segundo relatos passados ao 97NEWS, um casal, acompanhados de uma criança, estariam visitando residências de moradores e, oferecendo uma porção de vinho antes das orações. Ainda de acordo com moradores, ao serem abordados com mensagens bíblicas, o casal pedem para adentrarem às residências e, em seguida, oferecem a dose de um líquido, que segundo o casal, seria vinho. 

Os relatos apontam que moradores do bairro São Felix também já receberam o casal - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com os moradores, o casal ao oferecer o líquido misterioso, diz que simboliza a união que Cristo pediu a todos. Diante da polêmica, alguns questionamentos surgiram para a nossa redação como: "Será que não é algum veneno?". "Pode ser algum remédio para dormir!" Nas redes sociais, outra mulher chegou a gravar um áudio alertando à sua família para não abrir a porta ou beber o vinho. "Você avisa o pessoal que passou um casal com uma criança na Malhada Branca fazendo uma oração, eles disseram que para fazer a oração a pessoa tem que tomar o vinho", relata a mulher no áudio. Na gravação a mulher relata que um morador do bairro Malhada Branca recebeu o possível casal, que se negou a beber o líquido. "Nós não vamos tomar o vinho, então vocês podem ir embora", diz a mulher no áudio. Em seguida, segundo a moradora que gravou o áudio, o casal desistiu e foi embora. Os questionamentos são muitos, alguns temem que sejam possíveis aproveitadores tentando assaltar residências ou colhendo informações para um possível roubo às famílias que são visitadas.  



Canoísta baiano, de 16 anos, é convocado para seleção brasileira

Foto: Divulgação

O baiano Filipe Santana, de 16 anos, foi convocado para a seleção brasileira de canoagem em 2019. Ele vai se juntar aos outros cinco atletas que também foram chamados, dentre eles, três conterrâneos, os medalhistas olímpicos Isaquias Queiroz e Erlon de Souzan, e Jacky Jamael, de 19 anos. Dois paulistas, James Marcelo e Vinicius Pinheiro, completam o time. Segundo o site Bahia Notícias, o grupo vai se reunir no centro  de concentração em Lagoa Santa, interior de Minas Gerais. Filipe Santana faz parte do projeto Remando no Rio de Contas, do núcleo de Ubaitaba, desde 2017. O atleta baiano é da categoria júnior e vem se destacando na modalidade. De acordo com o site, ele conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade, disputado na Argentina em dezembro do ano passado.



Desemprego atinge 12,2 milhões de brasileiros e fica em 11,6% em dezembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (31), que Brasil tem 12,2 milhões de desemprego e ficou em 11,6% o índice no trimestre encerrado em dezembro do ano passado. Segundo o G1, o país encerrou o ano passado com apenas 116 mil desempregados a menos, no comparativo com o 4º trimestre de 2017. Já na comparação com o 3º trimestre, houve uma redução de 297 mil pessoas no número de desempregados.



Brumado: Há poucos dias de inaugurada, 'passagem em nível' nas proximidades do SAC e UNEB já põe em risco a segurança de motoristas

No registro feito pelo 97NEWS no fim da manhã a sinalização não funcionou - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para facilitar o trânsito e garantir a segurança do motorista que precisa cruzar os trilhos do trem, o Ministério dos Transportes tem regras bem claras de sinalização. Na região do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e  da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Brumado, a passagem em nível entre os bairros São Felix e Centro da cidade, a nova sinalização "Totem" (Painel vertical), não funciona e, já expõe motoristas ao risco de acidentes. Se para alguns o apito da locomotiva traz atenção, pra outros o som do trem provoca verdadeiros calafrios. É o caso do motociclista Adriano dos Santos Pereira, 35 anos, que todos os dias passa pelo novo cruzamento da linha férrea, e fala do equipamento que recém inaugurado, não funciona. “A sinalização vertical e horizontal é boa, mas essa que contem o alerta semafórico e sonoro não funciona, e isso pode causar acidentes para quem passa por aqui todos os dias”, contou. No fim da manhã desta quinta-feira (31), a equipe do 97NEWS esteve no local e registrou através de fotos que, a sinalização que no dia da inauguração funcionava e, por algum motivo, hoje não funciona mais. 

O cruzamento é bastante movimento em horário de pico - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No Brasil, as normas relativas à sinalização ferroviária estão previstas no decreto 90.959/85, e são regulamentadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com o crescimento populacional, as áreas adjacentes às linhas dos trens passaram a ser ocupadas de forma irregular, e as consequências recaíram tanto sobre a segurança da população quanto sobre o próprio desempenho operacional das ferrovias. Para adequar a circulação ferroviária às novas configurações habitacionais nos grandes centros, a lei prevê sinalização específica para os cruzamentos entre vias e linhas férreas, também chamados “passagens em nível”. A sinalização deve ter, por exemplo, faixas brancas no chão, placas de fácil visibilidade, sinais luminosos e sonoros. Em alguns casos, dependendo do risco, até mesmo cancelas são instalados para prevenir acidentes.



A cada dois dias uma nova cervejaria abre as portas no Brasil

Foto: Reprodução l Pixabay

O número de cervejarias no Brasil cresceu 23% em 2018, totalizando 889 fábricas registradas. O recorde foi alcançado após 210 novas fábricas terem sido abertas, ou seja, em média, a cada dois dias, uma cervejaria abriu as portas no país. Os dados são do Anuário da Cerveja no Brasil, levantamento divulgado pelo ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com a pasta, a expansão do setor é resultado do aumento da procura dos brasileiros por bebidas especiais. Segundo o coordenador geral de Vinhos e Bebidas do ministério da Agricultura, Carlos Muller, ao todo, o Brasil conta com quase 17 mil produtos entre cervejas e chopes. Segundo o ministério da Agricultura, hoje em dia, 479 municípios do país têm, pelo menos, uma cervejaria, o que representa quase 10% das cidades brasileiras. Na divisão por estados, o Rio Grande do Sul concentra o maior número de fábricas cervejeiras (186), seguido por São Paulo (165) e Minas Gerais (115).



Brumado: 34ª CIPM vai agir rigorosamente contra poluição sonora na zona urbana e rural do município

Foto: Conteúdo l 97NEWS

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) e a Justiça de Brumado, permanecem atuando para tentar combater a poluição sonora. Durante o fim de semana, dois veículos que estavam com som acima do permitido na zona rural, foram apreendidos por policiais militares durante a "Ronda Rural". Os automóveis estão retidos no pátio da 20ª Coorpin e os proprietários foram encaminhados a Delegacia para dar andamento aos procedimentos administrativos. Na prisão em flagrante, é efetuada a apreensão do aparelho de som utilizado, ou não sendo isso possível, sem dano ao bem em que esteja instalado, a apreensão do referido bem, inclusive automóvel, por se tratar de instrumento utilizado para a prática de infração penal. No caso do delito ocorrer através do uso de aparelhos de som instalados em veículos, a polícia também deverá aplicar as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como multa e apreensão do automóvel. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao 97NEWS, o Major Mário Cabral, relatou que os órgãos reforçam que estão atentos para as situações em que donos de veículos estejam com som automotivo em desacordo com as leis e normas ambientais, encontrando fiscalizações mais rigorosas. "A população de Brumado não concorda com esta situação de pertubação e até privação de sono a noite daqueles que trabalham", disse o Major. Cabral também destacou que a PM vai agir rigorosamente nos distritos, onde as reclamações são ainda maiores com relação a este tipo de pertubação pública. "Dentro das nossas possibilidades, vamos estender a Ronda Rural, e não vamos permitir que donos de sons automotivos, sintam o direito de tirar o sono dos moradores daquelas comunidades," salientou Major Cabral, comandante da 34ª CIPM. Poluição ambiental é crime e os infratores são autuados conforme a Lei de cada município. Em Brumado, a Lei  nº 1.326 de 2004, em seu Capítulo V, no Artigo 112 diz que: "Fica proibida a utilização ou funcionamento de qualquer instrumento ou equipamento, fixo ou móvel, que produza, reproduza ou amplifique o som, no período diurno ou noturno, de modo que crie ruído além do limite real da propriedade ou dentro de uma zona sensível a ruído, observando o disposto no zoneamento previsto no Plano Diretor Urbano."



Secretaria de Segurança da Bahia e Polícia Federal desmontam quadrilha interestadual de roubo à banco

Foto: Divulgação l SSP/BA

Uma operação integrada da Secretaria da Segurança Pública e Polícia Federal desarticulou, na tarde de quarta-feira (30), uma organização criminosa responsável por roubos a bancos em pelo menos cinco estados brasileiros. Os três indivíduos capturados, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM), região Oeste da Bahia, possuíam passagens e mandados em aberto. Investigados desde o início de janeiro de 2019, quando sequestraram a tesoureira de um banco em LEM e exigiram R$ 500 mil, o bando agia sempre na modalidade conhecida como “sapatinho” (extorsão de funcionários de instituições financeiras). Os policiais chegaram até Isaías Lopes de Sales (que utilizava nome falso de Robson Marques Herdeisa), José Francisco Sousa Costa Júnior e Benício Rodrigues Silva, através de ações de inteligência, depoimentos e imagens de câmeras. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, oito aparelhos celulares, porção de maconha e documentos falsos. Isaías e José possuíam mandados de prisões de outros estados e eram considerados foragidos da Justiça. Benício, por sua vez, responde a processos por tráfico de drogas, furto de veículo e porte ilegal de arma de fogo. 



Brumado: Prefeitura publica concorrência para gestão técnica nas UTIs Adulta e Neonatal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi publicado esta semana no Diário Oficial do município, a Concorrência Pública 001/2019, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de gestão administrativa e técnica com vistas à operação das Unidades de Terapia Intensiva Adulta e Neonatal instaladas no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A licitação será realizada no dia 18 de março, às 9h, no prédio da prefeitura. Hohe Brumado conta com dez leitos que atende o município e demais cidades da Região Sudoeste.



Brumado: Celebração marca despedida do padre Jordano Viana na Capital do Minério

Foto: Divulgação

A celebração que aconteceu na noite do último domingo (27), na Igreja São Cristovão, marcou a despedida do padre Jordano Viana, que esteve por seis anos em Brumado trabalhando como pároco. A missa contou com a presença de diversas comunidades que foram levar seu abraço fraterno para o padre, que deixa saudades e muitas lembranças do tempo que esteve nesta paróquia. Após a celebração foi realizado um coquetel de confraternização. Padre Jordano assumiu a direção pastoral da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em maio de 2018. A partir do próximo mês, será hóspede na comunidade de formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Belo Horizonte, onde se hospedará com Padre Gilvan Pereira Rodrigues e seminaristas até o mês de junho. A partir de agora ele inicia uma nova etapa da vida religiosa, em julho, ele viajará para Roma para dar continuidade ao aprofundamento no estudo das Sagradas Escrituras. Nos próximos dias deve chegar em Brumado o novo pároco que assume o seu lugar, o Padre Sandro Alves Teixeira Lima.



Embasa diz que barragens de Brumado e Aracatu receberão melhorias em 2019; empresas já foram contratadas

Foto: 97NEWS

Após a tragédia em Brumadinho, levantou-se um alerta para as barragens existentes no país. Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, cerca de 3.386 barragens estão classificadas como de alto risco no Brasil. De acordo com o relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), a Bahia tem 10 barragens com estrutura comprometida e risco de ruptura. Essa preocupação deixou autoridades, governadores, prefeitos e população de todos os estados com o sinal vermelho. Trazendo está realidade para nossa região, os municípios de Brumado e Aracatu, tem barragens administrada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). E esta semana moradores das duas cidades levantaram questionamentos sobre a segurança dessas barragens. Em nota divulgada à imprensa, a Embasa informou que as duas barragens - Brumado e Aracatu -, vão passar por uma fiscalização ainda este ano. "Para 2019, a Embasa tem ações de melhoria programadas para as barragens de Aracatu e Brumado, já com empresas contratadas". Ainda conforme a empresa, "atualmente, todas as barragens administradas pela Embasa apresentam baixo ou médio risco, conforme o último Relatório Nacional de Segurança de Barragens publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA)". A Embasa também informou que investiu R$ 5,5 milhões em inspeção, manutenção e recuperação estrutural das barragens sob sua responsabilidade nos últimos três anos. E completou ainda que, "até 2021, mais R$ 25 milhões estão previstos para a continuidade dessas ações". Por fim a nota diz ainda que, "as 27 barragens operadas pela empresa que se enquadram nos critérios da Política Nacional de Segurança de Barragens estão em boas condições de segurança e funcionamento". 



Brumadinho: Vídeo mostra o exato momento em que barragem da Vale se rompeu

Foto: Reprodução l Vídeo

Um vídeo exibido pela TV Record nesta quarta-feira (30), mostra o momento exato do rompimento da barragem em Brumadinho na última sexta-feira (25). O vídeo foi feito por um dos funcionários da mineração, mostra o exato momento em que a barragem se rompeu, por voltas 12h30, de sexta. Nele é possível ver o desespero das pessoas correndo para fugir da lama e dos destroços que ela carregava. Se pode ouvir gritos e o barulho ensurdecedor lama assassina, a poeira vem a frente avisando que algo de muito errado acontecera.



Correios lança serviço que permite comprar nos EUA e receber no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97News

Os Correios anunciaram a criação de um serviço que permite a importação de produtos dos Estados Unidos. Com a plataforma Compra Fora os brasileiros poderão comprar itens norte-americanos pela internet e receber o produto em território nacional. A novidade funciona assim: os Correios farão o intermédio, disponibilizando um endereço nos Estados Unidos que funcionará como destino das compras feitas on-line. Depois, com o pagamento dos custos de envio e impostos, o produto será mandado para o Brasil. Toda a parte burocrática será resolvida pelos Correios. Mas é preciso atenção, somando todas as taxas e o preço do produto, nem sempre vale a pena utilizar o serviço. O próprio site oferece uma calculadora de envio para que o consumidor compare quanto irá gastar com o intermédio. De acordo com os Correios, também será possível fazer compras em mais de uma loja e armazenar produtos por um determinado período, assim o consumidor pode combinar uma única entrega para economizar. 



Bahia anuncia venda de Júnior Brumado para o Midtjylland, da Dinamarca, por R$ 9,5 milhões

Foto: Luciano Santos l 97News

O Bahia anunciou a venda do atacante Júnior Brumado ao Midtjylland, da Dinamarca, por R$ 9,5 milhões. Formado na base da equipe, o atacante tem 19 anos e disputou 36 partidas com a camisa tricolor, marcando cinco gols. Em caso de uma transferência futura do atacante, o Tricolor ficará com 15% do valor. Brumado apareceu bem em alguns jogos do Bahia na temporada passada e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. O Midtjylland, destino do atacante, é o atual campeão dinamarquês. Brumado, que completará 20 anos em maio, está numa fase considerada por muitos atletas como o patamar para uma nova carreira no futebol mundial.



Brumadinho: Baiano é demitido da Vale dois meses antes da tragédia; filho morreu

Foto: Reprodução l TV Bahia

O pai do baiano Edinilson dos santos Cruz, de 23 anos, um dos mortos na tragédia de Brumadinho (MG), trabalhava com o filho até cerca de 2 meses atrás. Edmilson Evangelista da Silva, de 42 anos, contou que também era terceirizado da Vale e, que caso não tivesse sido desligado da empresa, estaria na área atingida pelo mar de lama no momento em que a barragem rompeu e atingiu o Córrego do Feijão. "Me mandaram embora dois meses antes de acontecer. Eu estava trabalhando fora, próximo à São Paulo”, disse, emocionado. Ao G1, o pai contou que Ednilson trabalhava no terreno da Vale no momento em que a barragem de rejeitos rompeu. O mecânico ficou desaparecido por três dias. O corpo do jovem, que nasceu em Santo Amaro, no recôncavo baiano, foi achado por familiares, na segunda-feira (28). O pai dele contou que o sepultamento foi custeado pela Vale. Contudo, de acordo com Edmilson, a empresa ainda não procurou a família para falar sobre a tragédia. Outros seis baianos ainda não foram encontrados. O último boletim divulgado sobre o número de vítimas, na tarde desta quarta-feira (30), aponta 99 mortos e 259 desaparecidos no acidente. Ednilson era casado e a esposa dele está grávida de uma menina. De acordo com o pai da vítima, a mulher pode dar à luz a qualquer momento. De acordo com o G1, os baianos foram identificados, na ordem, como Ademário Bispo, de 51 anos, Alex Mário Moraes Bispo, de 22, George Conceição de Oliveira, de idade não divulgada, Cássio Cruz Silva Pereira, de 27 anos, Carlos Augusto Santos Pereira, de 49, e Tiago Coutinho do Carmo, de 34. As buscas pelos desaparecidos, que começaram ainda na sexta-feira, completaram sete dias nesta quinta (31).



Padrasto acusado de estuprar menina de 11 anos é preso em Santa Maria da Vitória

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem acusado de violentar a enteada de 11 anos foi preso nesta quarta-feira (30), por investigadores da Delegacia Territorial (DT), de Santa Maria da Vitória. O acusado, identificado como Roni Barbosa da Silva, estava com um mandado de prisão em aberto pelo crime. De acordo com o delegado Leyvison Rodrigues, a mãe da menina e companheira de Roni compareceu a unidade policial, acompanhada de representantes do Conselho Tutelar, para denunciar o abuso sofrido pela criança. “Solicitamos exames periciais, realizados no departamento de Polícia Técnica (DPT), que confirmaram o estupro”, explicou o delegado. Conforme as informações da polícia, o acusado também teve a sua prisão solicitada à Justiça e após o cumprimento do mandado de prisão, ele permanecerá custodiado na carceragem da unidade policial, à disposição da Justiça. A vítima está recebendo acompanhamento psicológico.



Deputados baianos apresentam 4 vezes mais Moções do que Projetos de Lei na AL-BA

Foto: Divulgação

É no Poder Legislativo, personificado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que propostas para melhorar o bem-estar da sociedade baiana devem ser discutidas, aprovadas e propostas pelos deputados estaduais. Entretanto, nos últimos anos que compuseram a 18° Legislatura da Casa, que termina nesta quinta-feira (31), os 63 deputados estaduais apresentaram 1 Projeto de Lei para cada 4 Moções. De acordo com o site Bahia Notícias, enquanto os Projetos de Lei efetivamente podem fazer alterações no cotidiano social, as Moções nada mais são do que manifestações institucionais de aplauso ou apelo para um determinado assunto defendido pelo deputado, sem efeito prático. No total, foram 1103 projetos e Propostas de Emenda à Constituição contra 4629 Moções. Ainda segundo o site, as moções, em geral, comemoram o aniversário de uma cidade ou de uma igreja, por exemplo, ou ainda manifestam o pesar de um deputado pelo falecimento de um amigo ou personalidade baiana. Apesar da atividade de escrever leis ser fundamental a qualquer deputado, um bom parlamentar também se dedica a outras atividades, como fiscalizar o executivo, debater no plenário, marcar presença nas comissões que discutem diferentes questões inerentes a Bahia e garantir obras para as suas bases eleitorais. 



Dom Basílio: Chuva e ventos fortes causam estragos na zona rural

Foto: Reprodução l 105 FM

Os moradores da cidade de Dom Basílio, na região Sudoeste, tomaram um susto diante dos prejuízos provocados pelo temporal da tarde de terça-feira (29). A chuva durou mais ou menos 20 minutos. Já os ventos fortes cerca de 10 minutos. O que resultou em muitas árvores caídas, muros e telhados de residências destruídos com a força do vento. A população relatou que nunca viu algo assim na zona rural, porque telhados foram arrancados. Segundo os moradores um cemitério localizado na comunidade de Valentim teve as paredes arrancadas e túmulos também foram danificados. Além disso, na mesma localidade, uma construção não suportou a força dos ventos e veio abaixo. No momento não havia ninguém no local. Apesar dos estragos, não há registro de pessoas feridas. De acordo com a previsão meteorológica, não deve ocorrer mais chuvas no município, nos próximos dias. 



Brumado: Segundo jogo da 3ª Copa do Bairro São Félix aconteceu no último domingo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último domingo (27) aconteceram mais dois jogos pela 3ª Copa do Bairro São Felix 2019. Às 08h se enfrentaram pela 2ª rodada da competição, Feirense x Atletas do Bairro, o time da casa levou a melhor e venceu a partida, por 7X0. Em seguida às 10h, entraram em campo os times do Campo Seco x Pequeno Craque. As duas equipes ficaram no empate aplicando uma defesa no mano a mano. No próximo domingo, dia 3 de fevereiro, os confrontos serão entre Pequeno Craque x Feirense e Ajax x Real Campos.

A tabela de classificação ficou assim:

1º Colocardo: Atletas do Bairro com 3 jogos e 7 pontos; 
2º Colocardo: Pequeno Craque com 2 jogos e 4 pontos; 
3º Colocardo: Real Campos com 3 jogos e 4 pontos;
4º Colocardo: Ajax com 2 jogos e 1 ponto;
5º Colocado: Feirense com 2 jogos e sem nenhuma pontuação.



Após tragédia em Brumadinho, vereador alerta para risco de rompimento da barragem Luiz Vieira em Rio de Contas

Foto: Divulgação

Depois da tragédia que aconteceu no município de Brumadinho, em Minas Gerais na tarde da última sexta-feira (25), onde o mar de lama destruiu casas e várias pessoas morreram e, outras ainda estão desaparecidas. Vários ambientalistas, engenheiros, autoridades pública e outros especialistas reagiram ao rompimento da barragem da mineradora Vale. E um desses que vem ecoando o alerta de perigo, principalmente na Região da Chapada Diamantina, é o vereador da cidade de Rio de Contas, Vinicius Costa (PSDB). Nesta quarta-feira (30), em entrevista a imprensa ele alertou para o risco de rompimento da barragem Luiz Vieira, que foi inaugurada em 1983. Segundo ele, a represa, que tem capacidade para 103 milhões de m³, tem hoje 22 milhões e pode romper por causa do baixo nível de água. “Muito tempo sem água pode trincar, rachar e romper. Há uma grande preocupação da comunidade. Recebo mensagem todos os dias. E eu não posso fazer nada além de publicizar isso”, declarou o tucano, em entrevista ao Bahia Notícias. Costa pede que os órgãos federais (como Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e estaduais fiscalizem a barragem. “A gente não pode mais conviver com a dúvida sobre o rompimento. Não podemos esperar que uma tragédia aconteça para dizer o que fará”, pontuou.