ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

Livramento: Rotavírus pode ter sido a causa de surto de vômito e diarreia

(Fotocomposição: 97NEWS)

Uma infecção por rotavírus pode ter causado o surto de vômito e diarreia em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, conforme informações do diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, Clécio Oliveira. A cidade registrou entre a primeira e a terceira semana do mês de janeiro 394 ocorrências. "O rotavírus tem transmissão oral, o que significa dizer que essas pessoas podem ter entrado em contato com ele por vias aéreas e pelas mãos. O grande volume de pessoas, especialmente pelo fato de muitas serem da mesma família, também apontam para esse vírus", contou, ao portal G1. Segundo Clécio, depois que os pacientes tiveram instruções na UPA, a fim de evitar a proliferação da infecção, os casos reduziram. "Estamos fazendo as pessoas se atentarem para a higiene precária, que é a principal forma de contaminação", disse. Os moradores suspeitam que as crises possam ter sido motivadas pela ingestão da água do município, que tem apresentado coloração diferente da normal. O diretor da UPA, afirmou que as amostras já foram colhidas e os resultados dos laudos vão apontar se a suspeita procede ou não. "Não é possível descartar que tenha sido a água, pelo menos por enquanto", afirmou.

(Imagem: Reprodução)


Categoria comemora 56 anos de luta do SEEB/VCR

(Foto: ASCOM - BANCÁRIOS/VCR)

A categoria bancária comemorou os 56 anos do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, em um café da manhã realizado na sede do SEEB/VCR com a presença funcionários de todos os bancos da cidade. No dia 27 de maio de 1961, em Assembleia Geral, foi eleita a diretoria da entidade responsável pela elaboração e aprovação do estatuto e registro. Após 8 meses, novamente em Assembleia, os trabalhadores fundaram o Sindicato, no dia 27 de janeiro de 1962. Tendo como primeiro presidente Álvaro Reis e apesar da carta sindical expedida pelo Ministério do Trabalho em junho de 1964, o Sindicato só passou ser reconhecido enquanto ativo no ano de 1966. Nas eleições de 2013, iniciou-se um ciclo de renovação na diretoria da entidade, que teve continuidade na eleição de 2016, na busca por o ideal de construir uma instituição tendo como base a defesa dos direitos dos trabalhadores, com independência e autonomia em relação aos patrões, aos governos e aos partidos políticos, fortalecendo a democracia e possibilitando a participação de todos na gestão da entidade. “Nos bancárias e bancários precisamos compreender a importância do fortalecimento do Sindicato para seguirmos na luta por melhores condições de trabalho. Neste momento, ao comemorarmos 56 anos de luta de nossa categoria precisamos mostrar que assim como a instituição nos apoia, nós também precisamos nos fazer presentes buscando ampliar nossas relações com outros colegas para seguirmos unidos, firmes e fortes na luta”, compreende Lucila Almeida, bancária do Santander. A consolidação de um sindicato combativo é de extrema importância não apenas para uma representação legal dos trabalhadores diante do Estado, mas, principalmente, de organizar a luta para emancipação da classe trabalhadora. O resultado desse novo momento no SEEB/VCR tem sido uma maior aproximação da categoria, com cerca de 88% dos bancários da base filiados. “São 56 anos de história de uma entidade combatente e atuante, este momento deve ser comemorado pela categoria bancária, pois está é a razão de sua existência. O cenário político e as consequentes reformas nos impõem uma luta ainda mais árdua e a necessária união de forças de nossa categoria”, ressalta Sarah Sodré, diretora do SEEB/VCR.



Brumado: Ritmo das obras de reestruturação do plenário da Câmara de Vereadores é intensificado

O telhado já foi trocado, faltando agora a cobertura e outras estruturas internas (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

As obras de reestruturação e colocação do novo telhado e cobertura do plenário da Câmara de Vereadores de Brumado estão sendo intensificadas visando cumprir o cronograma proposto inicialmente. Segundo informações a sessão inicial do ano de 2018 deverá acontecer, caso as obras sejam finalizadas a tempo, na próxima quinta-feira (01), com a realização de uma sessão solene. A equipe do 97NEWS esteve na sede do Legislativo no final da manhã desta sexta-feira (26) e, ao que tudo indica, as equipes de operários deverão se desdobrar para que o prazo seja cumprido. O telhado já foi todo trocado, mas ainda faltam ser instaladas as caneletas e a cobertura que é mais simples. Outros serviços como a reposição das cadeiras, mudanças no plenário físico, novas instalações elétricas e da área de informática e últimos ajustes se constituem num desafio para o cumprimento do prazo inicialmente proposto. Segundo o diretor da divisão de transportes, Dilmar Amorim “todos os esforços estão sendo feitos para que a sessão inicial do próximo dia 01 acontece normalmente”. Ele ainda fez questão de citar que "com a reestruturação o velho problema da invasão das águas das chuvas irá ser coisa do passado". 

A troca da cobertura também terá um ritmo intenso (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Conquista recebe nova emergência do Hospital de Base e mais investimentos para a saúde

Foto: Vinícius Brito

O Hospital de Base de Vitória da Conquista, que atende a cidade e mais 73 municípios da região Sudoeste e Norte de Minas Gerais, hoje recebeu mais um reforço para levar saúde pública de qualidade à população. Foi entregue nesta sexta-feira (26), pelo governador Rui Costa, a nova emergência da unidade de saúde, que contou com investimento de R$ 11 milhões do Governo do Estado entre obras e equipamentos. Ao lado do governador, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) conheceram as instalações da emergência, um espaço de 1.248 metros quadrados, que conta com 39 leitos e além de uma sala para atendimento de pacientes com infarto agudo do miocárdio, capacitando a unidade de saúde para atender casos de urgência e emergência de alta complexidade. “Governador, queremos parabeniza-lo, mais uma vez, pela sua atenção com o nosso município e com a nossa região, trazendo mais investimentos para a saúde pública de média e alta complexidade. Vitória da Conquista é um polo regional que atende a quase dois milhões de habitantes entre o Sudoeste e Norte de Minas e, por isso, esta é mais uma obra de extrema importância para a nossa cidade”, disse Waldenor a Rui Costa. Zé Raimundo comentou a instalação da Policlínica Regional do Sudoeste, obra autorizada pelo governador nesta manhã e que será construída ao lado do Hospital de Base. radores.

Os novos leitos do HBVC (Foto: Vínicius Costa)

“Teremos em nossa cidade, graças aos esforços do Governo da Bahia, e com a participação das nossas lideranças e também dos nossos mandatos, um verdadeiro complexo da saúde para atendimento público e de qualidade de todo o Sudoeste. Neste mesmo local que estamos presentes já podemos contar com o atendimento do Hospital de Base, do Centro de Oncologia, da UTI, da UPA e, agora, da novíssima unidade de Emergência. E, em breve, teremos a Policlínica do Sudoeste, contando com a participação de 27 município da nossa região como integrantes deste Consórcio de Saúde”, elencou o deputado estadual. Mais investimentos – Além da entrega da emergência, o governador e o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas entregaram uma nova ambulância ao Hospital de Base. Outros investimentos em infraestrutura e abastecimento de água também foram anunciados, como a assinatura da ordem de serviço para início da obra de terraplanagem, drenagem e pavimentação do acesso ao novo aeroporto em pista dupla até o entroncamento com a BR-116. Outra ordem de serviço assinada foi para para a restauração e manutenção, por um período de cinco anos, da BA-263, trecho Conquista/Itambé, e da BA-262, trecho Conquista/Brumado. O governador entregou ainda o Sistema Adutor de Água do Rio Gaviãozinho - que contou com um investimento de mais de R$ 4,4 milhões e vai beneficiar 364 mil moradores nas regiões de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal - além de 1335 cisternas para captação de água para consumo, com capacidade para 16 mil litros, duas estações elevatórias de esgoto e 540 ligações domiciliares nos bairros Vila América e Morada Real, Morada Real, que beneficiam cerca de dois mil moradores.

(Foto: Vinícius Costa)


Brumado: Pré-candidatos a deputado estadual de olho no eleitorado jovem

Da esquerda para à direita: Tiago Amorim, Kauê Souza, Manelão, Zé Raimundo. Luciano Ribeiro e Vitor Bonfim (Fotocomposição: 97NEWS)

Existe uma tendência contemporânea que mostra que os jovens estão muito mais participativos que outrora, se estabelecendo como importantes formadores de opiniões. Para algumas correntes isso é resultado de um “combo” entre tecnologia, aversão à corrupção e vontade de mudar. Em Brumado, de uns anos para cá, a juventude começou a participar de forma mais intensa do mosaico social e, o setor político foi um dos alvos principais, tendo nas redes sociais a grande plataforma ideológica para as mais diversas postagens. Neste contexto algumas mudanças deverão acontecer, tendo reflexo direto nas eleições 2018, já que alguns jovens de notabilidade ensaiam as suas pré-candidaturas a deputado estadual. O primeiro deles, que já tem no sangue um DNA político, é o jovem advogado criminalista e atual presidente do PSD, Dr. Tiago Amorim (26), que não vem escondendo as suas intenções. Cada vez mais habitué das redes sociais, ele já deixa claro o seu papel de oposicionista, tecendo comentários ácidos contra a administração municipal, a qual ele rotula como “insensível”. Outro nome que nos últimos dias vem ganhando notoriedade no cenário político da capital do minério é o do jovem empresário João Kauê Souza (25). Ele que é proprietário de um blog de comunicação, atuando também no ramo de turismo e alimentação, é membro de uma família com uma participação histórico na política local. Ele vem negando com veemência a possibilidade, mas, segundo fontes ligadas à cúpula do DEM, o prefeito de Salvador ACM Neto estaria disposto a depositar “todas as fichas” na campanha de seu pupilo. Os dois têm um relacionamento muito positivo e o jovem empresário brumadense vem confessando a amigos que o seu grande sonho é ser prefeito de Brumado e que ele estaria com um planejamento cada vez mais assoalhado nesse objetivo, o que daria robustez às especulações sobre a sua candidatura. Kauê, inclusive, preenche de forma muito ampla o perfil do DEM, sendo um jovem vistoso, de boa família e que tem uma visão política de centro-direita. Outro nome que, mesmo não sendo jovem, mantém uma interface muito positiva com esse “nicho” é do empresário brumadense do ramo de rádio comunicação, Emanoel Araújo Lima (54), o popular “Manelão” (MDB) que é defensor intransigente da ideologia “vote nos filhos da terra”. Tendo o esporte como condão, “Manelão” tem um bom relacionamento com a juventude e deve explorar isso com mais força nas eleições deste ano. Nessa lista também se encaixa o atual secretário estadual de Agricultura, o deputado estadual licenciado Vitor Bonfim (PDT), que também preenche o perfil de um jovem bem-sucedido na área política. O que pesaria contra ele nesse momento é o fato de estar muito ausente do município e, dentro da lógica do merchandising que aponta para que “quem não é visto, não é lembrado”, isso pode prejudicar os seus planos eleitorais em Brumado. Agora, ele parece muito tranquilo, pois teria cabos eleitorais fortíssimos, leia-se 11 vereadores, dentre eles o presidente do Legislativo, Léo Vasconcelos, além do vice-prefeito Édio Pereira (PC do B), os quais devem lhe garantir, no mínimo, 4 mil votos em Brumado, o que contribuiria muito para a sua reeleição. Na outra extremidade se situa o atual deputado estadual Zé Raimundo (PT) que sempre obteve o respeito da classe universitária e terá todo o PT de Brumado engajado na sua campanha. Ele tem uma ótima interface com a juventude que participa ativamente da política e isso pode se tornar num cenário favorável a um resultado satisfatório. Outro fato que corrobora nesse sentido é que o governador Rui Costa goza de um prestígio muito grande em Brumado, tendo inclusive o apoio dos principais políticos locais, então, durante a campanha Zé Raimundo deve magnetizar muitos eleitores que irão votar em Rui. Do “outro lado da quadra” estaria o caculeense Luciano Ribeiro (DEM), que mantém um ótimo relacionamento com políticos e empresários locais, os quais já estariam articulando a sua pré-campanha. Agora existe um suspense em torno do nome dele, já que existem fortes boatos apontando que ele disputaria uma cadeira na Câmara Federal. Após o Carnaval, o quadro pode ter mudanças ou ficar ainda mais nítido, já que não se pode esquecer que “política é como nuvem”. 



ALBA tem R$ 10 milhões bloqueados por supostas irregularidades em concurso

(Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) teve R$ 10 milhões bloqueados pela Justiça. A decisão foi divulgada pelo juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Glauco Dainese de Campos, na última segunda-feira (22/1). O magistrado atendeu à ação movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) que solicitou o cancelamento das contratações por Reda feitas em novembro de 2014, um mês após a Casa legislativa realizar concurso para seleção de servidores públicos. O MP chegou a argumentar que a Alba descumpriu cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o órgão, referentes ao cronograma de nomeação dos candidatos aprovados. Em 2013, mais de 600 servidores foram contratados temporariamente pelo Reda, mas, segundo o MP, essas contratações não “atenderiam a requisitos constitucionais como previsão legal, tempo determinado, necessidade temporária e excepcional interesse público”. O objetivo da decisão da 7ª Vara é fazer a Alba cumprir a determinação de nomear os aprovados no concurso no lugar daqueles que são temporários, mas, conforme o juiz, isso não ocorreu, já que a Assembleia não comprovou a exoneração de nenhum destes servidores. “Por existirem candidatos aprovados em concurso, não pode haver contratação de pessoal temporário ou em regime de urgência”, diz um trecho da decisão. O juiz ainda determinou que valor de R$ 10 milhões bloqueados só será liberado após o cumprimento da sentença. E o mesmo valor será subtraído a cada 15 dias até que se cumpra a definição. Em contato, a assessoria da Casa afirmou que o procurador Graciliano Bonfim já está movendo recurso para reverter a decisão. O Legislativo afirma ainda que todos os aprovados para as 97 vagas foram chamados e empossados, estando os documentos que comprovam essa afirmação acostados, anexados, ao processo que tramita na 7ª Vara da Fazenda Pública – além do fato de que o edital que balizou este não previa cadastro reserva.



Brumado: Objeto pairando no céu provoca curiosidade na população

O objeto que ao que tudo indica era um saco plástico em forma horizontal carregado de gás hélio pairou um bom tempo sobre o centro da cidade (Foto: Vitória Ribeiro | 97NEWS)

Com o advento das redes sociais qualquer coisa que fuja da normalidade acaba sendo objeto de discussão, até as mais voláteis se incluem nessa possibilidade. Brumado, que tem uma população muito “curiosa” e sempre “antenada” no que está acontecendo, essas situações acabam se acentuando. Foi isso que acabou ocorrendo na manhã desta sexta-feira (26), onde a redação do 97NEWS recebeu alguns telefonemas dizendo que um objeto esquisito estaria sobrevoando Brumado. Muito interessados em querer desvendar o mistério, os “curiosos”, fizeram todo o tipo de especulações, deixando de lado a questão extraterrestre, já que o objeto, que foi apelidado de "charutão", não tinha o mínimo aspecto de um OVNI. Em uma análise leiga, muito longe da de questões técnicas, o referido objeto, que sobrevoou por um bom tempo a região central da cidade, seria um grande saco plástico preto em forma horizontal que deve ter sido carregado com gás hélio para pairar no céu sabe se lá porque motivo. Uma outra possibilidade, muito remota inclusive, é que possa ser um balão meteorológico para atuar na previsão de chuvas para a região, mas os padrões adotados pelos institutos mostram o uso dos tradicionais balões, o que descartaria essa elucubração. Por fim, no atual momento em que o país vive, qualquer sinal no céu pode chamar a atenção. 



Bezerro nasce com marca de caveira na cabeça no interior da Bahia

Filhote virou sensação de Serrolândia, no interior da Bahia (Foto: Reprodução)

O nascimento de um bezerro chamou a atenção de fazendeiros do município de Serrolândia (a 320 km de Salvador). Isso porque o filhote tem uma marca de nascença, na área da cabeça, que lembra uma caveira de filme de terror. Segundo o blog Itamaraju Notícias, o fato foi descoberto por uma sobrinha de um agricultor da comunidade de Algodão. O homem, de acordo com o site local, não tinha percebido o sinal inusitado no filhote. Animada, a criança espalhou a novidade pela cidade e o bezerro virou a sensação da região, deixando os moradores intrigados e assustados.



LEM: 3 adolescentes morrem em acidente após roubarem veículo

Carro em que os adolescentes estavam ficou destruído e caminhonete também teve danos (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)

Três adolescentes de 12, 15 e 16 anos morreram no final da tarde de quinta-feira (25), após o carro em que estavam bater em uma caminhonete na BR-242, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a polícia, o carro havia sido roubado por eles em Luís Eduardo Magalhães e, quando eles passavam na altura do km-890 da rodovia, bateram de frente com a caminhonete. A PRF não tem detalhes das circunstâncias do roubo do veículo. Após a batida, os veículos pararam em uma área de matagal no acostamento da via. O carro ficou destruído e a caminhonete também sofreu danos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas os três adolescentes morreram no local do acidente. Eles ficaram presos às ferragens e os corpos foram retirados pelo Corpo de Bombeiros. A PRF disse ainda que dois homens estavam na caminhonete. Eles foram socorridos pelo Samu. Um deles foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Luís Eduardo Magalhães e passa bem. O outro foi para o Hospital do Oeste, em Barreiras, mas não há detalhes do estado de saúde dele. Os corpos dos adolescentes foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras. Não há detalhes sobre sepultamento, nem a identidade das vítimas.

Carro em que os adolescentes estavam ficou destruído e caminhonete também teve danos (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)


Após ordem, Lula vai entregar o passaporte à Justiça nesta sexta-feira (26), afirma defesa

Ex-presidente Lula não poderá deixar o país a partir de agora (Foto: Reprodução)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou na noite desta quinta-feira que o petista vai entregar o passaporte à Justiça na sexta-feira. O juiz substituto Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, proibiu o ex-presidente de deixar o país e determinou que ele entregue seu passaporte. Para o advogado de Lula,Cristiano Zanin Martins, questiona a competência do juiz para determinar a apreensão e ressalta que o Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4) “havia sido informado sobre a viagem e não opôs qualquer restrição”. “O ex-Presidente Lula tem assegurado pela Constituição Federal o direito de ir e vir (CF, art. 5º, XV), o qual somente pode ser restringido na hipótese de decisão condenatória transitada em julgado, da qual não caiba qualquer recurso, o que não existe e acreditamos que não existirá porque ele não praticou qualquer crime”, diz o advogado, em nota. A decisão de apreender o passaporte foi tomada em uma ação penal em que Lula é réu, derivada da Operação Zelotes, que investiga supostas irregularidades em negociações que levaram à compra de 36 caças da empresa sueca Saab. Segundo o Ministério Público Federal, Lula e o filho Luiz Cláudio receberam pouco mais de R$ 2,5 milhões para beneficiar a empresa. O Ministério Público Federal de Brasília entrou com o pedido de apreensão do passaporte nesta quinta, argumentando que existe risco de fuga porque Lula responde a diversas ações penais, acaba de ter uma condenação em segunda instância e vinha adiando diversas vezes seu depoimento nessa ação penal. Esse risco também estaria representado no fato de Lula ter intermediado investimentos brasileiros em diversos países estrangeiros, possuindo bom trânsito junto a outros governantes. Lula pretendia viajar para a Etiópia para participar, neste sábado, de um evento paralelo à 30ª Cúpula da União Africana, organizado pela FAO, agência de combate a fome da ONU. Na quarta-feira, o TRF-4 confirmou a condenação do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O petista ainda pode recorrer no tribunal. 



Rio de Contas: Divulgadas as atrações da Folia

A festa será entre os dias 9 e 13 de fevereiro e terá uma grade diversificada de atrações (Foto: 97NEWS Conteúdo)

O carnaval 2018 do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, teve sua grade de atrações divulgadas nas redes sociais na última semana. A festa, que será entre os dias 9 e 13 de fevereiro, contará com atrações como as bandas Nairê, Guigghetto, Kart Love, Pharaó (ex-banda Mel), Luxúria, Pancadeixxon e Dog Monstro. Mas são mais de 20 apresentações, ao total, para animar a folia momesca da população e visitantes.Também foram confirmadas as participações de Som de Frevo, Seca Gás, Ely Pinto, bandeira Branca, Renan Moreira, Neide Vital, Afrosamba, Abrakadabra, Novo Kit, dentre tantos outros artistas. Além disso, os foliões contarão com uma praça de alimentação, estandes, barracas e palco alternativo na Praça do landim, na infraestrutura montada na cidade chapadeira.



Janeiro Branco: campanha para saúde mental é foco do mês

Foto: Reprodução

A saúde mental é um dos maiores problemas da sociedade contemporânea. Por isso a Campanha "Janeiro Branco", foca justamente na prevenção às doenças mentais causadas pelo estresse. Os mais afetados pelo problema são os executivos. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, há 10 anos, o percentual de pessoas que ocupavam estes cargos e sofriam de estresse era de 35%. Hoje, esse valor subiu para 39%, um salto preocupante. Quem não trabalha diretamente com o comando de pessoas também sofre do mal, cerca de 35%. Assim, a Organização das Nações Unidas já alerta: uma em cada quatro pessoas sofrerá de algum problema relacionado à saúde mental. “Responsabilidade em excesso, multiplicidades de papéis, acúmulo de trabalho e compromissos contribuem para o estresse nocivo, que prejudica a saúde e pode estar associado a doenças como hipertensão, diabetes e alterações na tireóide”, afirma Walter Viterbo, idealizador da campanha. O ideal é buscar atividades que tragam tranquilidade, como acupuntura, massoterapia, corridas e malhação. Tudo ajuda a dissipar os problemas.



Livramento: Casos de vômito e diarreia sem explicação está sendo investigado pela Sesab

Foto: Conteúdo l 97News

Ocorrências de vômito e diarreia, ainda sem explicação, da cidade de Livramento de Nossa Senhora, entre a primeira e a terceira semanas do mês de janeiro, serão investigados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Segundo o secretário municipal Gerardo Júnior, até agora foram 409 casos de vômito e diarreia que pode ser classificada como surto. Do total de casos contabilizados pela prefeitura, 242 foram só na terceira semana do mês. Apesar do volume, o secretário afirma, no entanto, que não considera que as ocorrências caracterizem uma epidemia. Ainda não há informação do que pode ter causado o mal estar nos moradores que apresentaram os sintomas. Além dos 242 casos da última semana, as ocorrências são de 65 casos na primeira semana de janeiro, e 87 casos na segunda semana do mês. A secretaria ainda não tem o balanço dos casos desta semana, que compreende o período de domingo (21) a sábado (27). O secretário, no entanto, informou que os casos voltaram para uma faixa considerada "normal", que seria, em média, 50 registros. Os moradores suspeitam que as crises de vômito e diarreia possam ter ligação com o fato de que a água do município tem apresentado coloração diferente da normal. Ainda de acordo com o secretário de Saúde, amostras de água da cidade já foram colhidas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), para serem analisadas. A Sesab também disse que equipes da vigilância epidemiológica e ambiental do Estado já foram para o local, onde já coletaram amostras de água e vão coletar amostras biológicas para investigação do motivo dessas ocorrências. Em nota, a Embasa informou que foram coletadas, na segunda-feira (22), 10 amostras de água da rede que abastece a cidade, que foram enviadas para análise. Segundo a empresa, os laudos deram negativo para os itens bacteriológicos, entre eles, coliformes fecais. A água fornecida para a população, conforme a Embasa, está de acordo com o padrão de potabilidade estabelecido pela portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde.



Globo pede que população envie fotos de lugares bonitos e mulher se revolta: `Mostrem arrastões´

Foto: reprodução/Facebook

A TV Globo iniciou uma campanha para que os telespectadores enviem fotos e vídeos de locais bonitos das cidades onde moram. Com o tema “País que você quer”, a emissora pretende divulgar as belezas naturais do país. A novidade, no entanto, não foi muito bem aceita por alguns internautas. Um exemplo é o da carioca Ieda Paiva, que convocou a população a enviar outro tipo de imagem para a TV.  Mudando o conceito para “O país que eu não quero”, a moça gravou um vídeo em um dos corredores do Hospital Salgado Filho, no Rio de Janeiro, em que mostra vários doentes deitados em macas espalhadas pelo local. No vídeo, a mulher explicou que teve que levar sua mãe para o hospital após um acidente de trânsito e que era naquela realidade que a Rede Globo deveria se focar. “Peço aos vaidosos de plantão que não se deixem seduzir pelo chamamento à vaidade e façam muitos, mais muitos mesmo, muitos vídeos com o real cenário do que temos no momento. Ou seja… Entupir a caixa deles com as imagens dos hospitais falidos, suas filas imensas, todas mais que não deveriam existir, inclusive a de desempregados. (…) Mostrem as imagens dos arrastões, dos assaltos, de toda a falta de segurança que temos. Se eles querem cenas bonitinhas para fazerem as suas matérias, que façam sozinhos.Se é para o povo ajudar, que seja para mostrar o que eles não querem ver”, escreveu a moça em seu perfil do Facebook.



Alerta: Agressão de namorado pode ser incluída na Lei Maria da Penha

Karuka/Depositphotos

Uma divergência antiga de interpretação sobre a Lei Maria da Penha pode estar com os dias contados, caso o Senado aprove em 2018 o PLC 16/2011. A proposta determina de forma clara que o namoro, atual ou terminado, configura relação íntima de afeto para fim de proteção da mulher contra a violência doméstica e familiar. A proposta, da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e já recebeu voto favorável do relator Magno Malta (PR-ES). Ele explica que interpretação da Lei Maria da Penha tem sofrido divergências nos tribunais. Enquanto alguns juízes entendem que a legislação vale para todos os casos de violência contra a mulher, outros têm visão mais restritiva, considerando que ela só se aplica a relacionamento estáveis. A autora da proposta lembrou que alguns magistrados têm entendido que agressões cometidas por ex-namorados, por exemplo, não se enquadram na lei. Para ela, uma visão equivocada e machista. Magno Malta concordou com a deputada e acredita na proteção ampla da legislação.  "Os casos de namoro, ainda que chegados ao fim, têm que constar dessa lei, para que se proteja a vulnerabilidade da mulher nos momentos de violência doméstica e familiar, dentro de uma nova dinâmica emocional de relacionamento", afirmou Magno Malta em seu relatório. O relator não apresentou emendas, e o projeto está pronto para ser incluído na pauta da comissão.



Brumado: Polícia controla rapidamente início de motim na 20ª Coorpin na tarde de hoje (25)

Equipes da Polícia Civil e Militar ficaram de prontidão, mas o início de motim foi rapidamente controlado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerado um “barril de pólvora” em pleno centro da cidade, o Setor de Carceragem da 20ª Coorpin de Brumado já protagonizou inúmeras tentativas de motins e rebeliões, além de fugas que se figuraram na mídia nacional com a do “bilhete” que foi deixado pelos fugitivos. Mas, essa situação sempre “à flor da pele” vem sendo contornada por meio de um grande trabalho do juiz Dr. Genivaldo Guimarães, o qual não vem medindo esforços para reverter a situação da superlotação, que era a principal causadora dos distúrbios. De uns anos para cá, o volume de ocorrências nesse sentido diminuiu sensivelmente, tendo na transferência de presos apenados como um dos principais catalisadores, mas, mesmo assim alguns incidentes esporádicos continuam acontecendo como o que ocorreu na tarde desta quinta-feira (25), onde, por volta das 16h, os cerca de 20 custodiados iniciaram um princípio de motim.  Segundo apurou o 97NEWS, que esteve no local, os presos solicitaram o atendimento a um dos custodiados, Warley Sandes Silva, de 50 anos, que teria passado mal. Eles exigiam o atendimento imediato do SAMU, o que não ocorreu e, descontentes com a demora, começaram a quebrar o setor de custódia e vários objetos que estavam dentro das celas. A divisão PETO da 34ª CIPM foi aciona para controlar a situação e agiu rapidamente. A situação começou a se agravar quando, de dentro das celas, os presos começaram a arremessar para a área de sol, colchões, garrafas pets, lençóis e vários alimentos. A ação dos policiais foi incisiva, sendo realizada uma vistoria, sendo encontrado, em uma das celas, um celular e dois carregadores. O custodiado que passou mal foi encaminhado ao Hospital Municipal Magalhães Neto. Segundo os familiares, Warley sofre com problemas cardíacos e diabetes. O que chamou a atenção dos policiais, é que dentro das celas existia um fogão improvisado, sendo encontrada uma panela cheia com molho de salsicha e vários pães, prontos para serem servidos. Informações passadas ao 97NEWS, apontam que, a partir de agora, serão proibidas, a entrada de alimentos ou qualquer outro gênero alimentício na carceragem, já que, esses mesmos custodiados, recebem do governo do estado, a alimentação diária. A polícia civil aguarda agora, o Juiz Dr. Genivaldo Alves Guimarães autorizar a transferência de presos de outras cidades, para presídios da região. No início da noite a situação voltou a se normalizar. 

Muitos colchões e objetivos foram retirados de dentro das celas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


'Whatsapp Business' para micro e pequenas empresas já está liberado no Brasil

Nova versão do comunicador online visa aperfeiçoar o atendimento das empresas com seus clientes, adicionando recursos exclusivos (Foto: Reprodução)

O WhatsApp Business agora está funcionando no Brasil. O aplicativo, lançado de forma oficial após um longo período de testes na última semana, é voltado para empresas que utilizem o serviço como forma de comunicação com clientes, oferecendo ferramentas mais avançadas para gestão de contatos do que a versão básica. O aplicativo especial permite a criação de um perfil empresarial com informações sobre o negócio. É possível, por exemplo, criar respostas rápidas para perguntas frequentes, ou então mensagens de saudação ou de ausência para quando não for possível responder imediatamente.A versão corporativa do aplicativo foi anunciada há alguns meses; apenas na semana passada ela começou a funcionar de forma oficial em alguns países, limitando-se, no lançamento, a Estados Unidos, Itália, Indonésia, Reino Unido e México. Agora o serviço opera no Brasil e na Alemanha. Ele ainda conta com estatísticas de mensagens para avaliação da eficiência do serviço, como o número de mensagens que foram lidas pelos usuários para dar uma ideia de como as coisas estão se saindo. Para usuários comuns, não é necessário fazer nenhum download especial, já que as mensagens são enviadas para o app convencional do WhatsApp. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para Android. Para baixar o WhatsApp Business, basta acessar este link no Google Play.



Mega da Virada: Ganhou R$ 820 mil, mas ainda não retirou o prêmio

(Imagem Ilustrativa)

Um dos vencedores da Mega da Virada ainda não retirou seu prêmio de R$ 820 mil, 25 dias depois do sorteio. O cotista ganhou o prêmio em um bolão. Segundo a Caixa Econômica Federal, os prazos de qualquer uma das loterias prescrevem em 90 dias corridos. Caso o valor não seja resgatado, o banco repassa para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No ano passado, foram repassados R$ 326,019 milhões referentes a prêmios resgatados. A Mega da Virada pagou R$ 306,7 milhões a 17 apostas vencedoras no Pará, Paraná, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. 



PT reafirma nome de Lula e lança sua pré-candidatura em São Paulo ao lado de várias lideranças políticas

Lula foi aclamado como pré-candidato do PT (Foto: Divulgação)

Um dia após o resultado do julgamento em Segunda Instância do ex-presidente Luz Inácio Lula da Silva, ocorrido nesta quarta-feira (24) em Porto Alegre, o Partido dos Trabalhadores voltou a afirmar o seu nome como pré-candidato à Presidência da República em ato ocorrido hoje, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em São Paulo. A reunião ampliada da Executiva Nacional do PT contou com participação de importantes nomes de todo o Brasil como a ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente nacional do partido Gleisi Hoffman, o senador Lindbergh Farias, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Hadad e o governador da Bahia Rui Costa. O deputado federal Waldenor Pereira também estava presente no ato intitulado “Em Defesa da Democracia e de Lula” e comentou o resultado do julgamento contra o ex-presidente. “Ontem ficou claro que a condenação do ex-presidente Lula pelos desembargadores do TRF 4, em total sintonia com o justiceiro de Curitiba Sérgio Moro, foi baseada em motivações políticas e não em provas. Até o apartamento do Guarujá, objeto da investigação e acusação contra Lula foi esquecido. Acreditamos na sua inocência e defendemos o seu nome para a Presidência da República. Só Lula, neste momento crítico do nosso país, pode colocar o Brasil nos trilhos novamente e corrigir os erros históricos cometidos pelo governo golpista de Michel Temer contra os trabalhadores e a população pobre”, enfatizou o deputado conquistense. “Nosso papel é chamar todos os partidos de centro esquerda e reafirmarmos uma frente de oposição e da defesa do povo brasileiro. Lula é o candidato de uma parcela expressiva da população brasileira, então cabe a nós e aos movimentos sociais proteger e defender essa candidatura”, declarou Gleisi Hoffmann durante o discurso. Já Lula afirmou com a sua candidatura não é “para se proteger”. Minha proteção é minha inocência. Se eu for candidato a presidente da República não é pra me inocentar, é para governar decentemente esse país”, discursou o ex-presidente. 

O deputado Waldenor Pereira ao lado do governador Rui Costa durante o evento (Foto: Divulgação)


Patrimônio Religioso: Prefeitura firma acordo com Ministério Público para proteção da Gruta de Bom Jesus da Lapa

Foto: Reprodução

O Santuário de Bom Jesus da Lapa, foi descoberto segundo estudos realizados, por um Monge Português chamado Francisco de Mendonça Mar. Ainda segundo conta os historiadores, o Monge chegou à gruta a mais de 300 anos pelo rio São Francisco. Após o descobrimento do local, Francisco de Mendonça Mar voltou para salvador, onde foi ordenado padre e retornou novamente a Bom Jesus da Lapa. Na cidade começou os trabalhos tomando conta de doentes e de pessoas que iam chegando ao lugar. Tornando-se o local, uma criação automática de um centro de romarias. De fato é que, todos sabem que para este santuário continuar de pé e bem cuidado, tem que haver a participação de todos. Motivo este que levou o Ministério Público da Bahia a cobrar da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), se comprometendo a impedir novas construções em desacordo com as normas ambientais na região da Gruta da Lapa. Segundo o MP/BA, tudo para a proteção do patrimônio histórico de Bom Jesus da Lapa. “O Município já possui uma lei específica de proteção da gruta, que limita as construções. Mas, para que isso seja respeitado, a Prefeitura precisa fiscalizar e isso é garantido pelo TAC”, afirmou a promotora, Luciana Khoury. A iniciativa prevê também promover o tombamento da gruta, elaborando o mapa do centro histórico. De fato, quem visita o santuário de Bom Jesus da Lapa ha vários anos, percebe-se que o local sagrado, acabou se transformando em uma espécie de comércio descontrolado, perdendo uma boa parte da história do Município.