ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

Esposa de policial baleado em tentativa de assalto em Bom Jesus da Lapa faz apelo ao Governo do Estado

Foto: Reprodução/Youtube

A esposa do PM José Cardoso Pereira, da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar, de Bom Jesus da Lapa, fez duras críticas ao Prefeito de Bom Jesus da Lapa e ao Governo do Estado. No vídeo ela fala do abandono da autoridades, que segundo ela, o único suporte que o Governo deu foi transferir o paciente de Bom Jesus da Lapa, em uma UTI Área para o Hospital Geral do Estado, em Salvador. Ela também diz que dormiu o primeiro dia na porta do HGE. E só não dormiu no segundo dia porque uma pessoa se comoveu e deu abrigo. “Não tem nenhum funcionário do governo dando suporte para mim e meu exposo, apenas a Aspra e amigos”, comentou. Em nota o prefeito de Bom Jesus da Lapa afirma que esta ajudando a família. Mas a denunciante esclareceu que nada foi feito nesse sentido até o momento. A ASPRA – Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia está acompanhando de perto o atendimento ao policial e dando assistencia a esposa do mesmo. Veja o vídeo:



Feijão do Sítio Novo 2017: Confira as fotos do evento que foi marcado pela alegria e pela vibrante musicalidade

A alegria foi a marca da primeira edição do Feijão do Sítio Novo (Foto: Patrícia Costa | 97NEWS)

A primeira edição do Feijão do Sítio Novo ficou marcada pela alegria e pela vibrante musicalidade, que se iniciou com o cantor Tiago Araújo, depois com uma apresentação incrível do “Baixinho dos Paredões”, o inigualável Fann Estourado, que foi sequenciado pela irreverência do DJ Pantera e no “gran finale”, o fantástico Jau levou a galera ao delírio. A grife Beto Bonelly e Só Legal Produções mais uma vez confirmou a sua excelência em eventos e trouxe para Brumado e região mais um evento grandioso. Até 2018... (Clique para ver o álbum de fotos)



Caetité: Monsenhor Carvalho é o novo bispo escolhido pelo clero, leigos e autoridades

Fotos: Pascom

Caetité recebeu neste domingo (29/1) o novo bispo eleito, monsenhor José Roberto Silva Carvalho. Milhares de fiéis lotaram a praça e a Igreja de São Benedito para recepção do bispo que em seguida, foram até a Catedral de Senhora Sant’Ana. Monsenhor diante do Santíssimo Sacramento agradeceu a Deus pelo chamado e diz está pronto para atender a Diocese de Caetité. O padre Gilvan Pereira, que é administrador diocesano, falou um pouco da histórica da diocese, dos bispos que por aqui lá passaram e das conquistas da Igreja da cidade. Gilvan também comentou ao bispo sobre o povo de Caetité e região, passando ao monsenhor que a população, além de religiosa, é acolhedora. O evento contou ainda com a participação do prefeito de Caetité, Aldo Godim, que deus as boas­ vindas ao novo bispo. Quem também esteve presente na celebração, foi o arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luiz Gonzaga, que lembrou da passagem do monsenhor Carvalho, que esteve 22 anos como sacerdócio na arquidiocese de Vitória da Conquista. No fim da celebração, monsenhor Carvalho recebeu flores e as insígnias do novo bispo foram abençoadas por Dom Luiz, e o hino de Senhora Sant’Ana, padroeira da Diocese, encerrou a celebração.

Fotos: Pascom


Dom Basílio: Veículo que trafegava com farol apagado quase causou uma tragédia

Foto: Jicelmo Machado

Fim de semana, e alguns acidentes podem ser evitados com a devida atenção dos motoristas. Mas na noite deste domingo (29/1) um motorista não se ateve a isso, e quase causou uma tragédia na cidade de Dom Basílio. Segundo informações repassadas ao 97NEWS por volta das 20h, já na saída da cidade um veículo Gol, com placa JOX-7796 de Dom Basílio, seguia em direção a Brumado, colidiu frontalmente contra um Del Rey com placa BLZ-2018 de Catanduva/SP. Segundo testemunhas, o Gol estava com o farol apagado e invadiu a contramão, batendo de frente com o Del Rey. Apesar da gravidade no impacto os ocupantes dos veículos tiveram apenas escoriações, foram atendidos pelo SAMU 192 e encaminhados ao Hospital Municipal de Dom Basílio e passam bem.

Foto: Jicelmo Machado


Feijão do Sítio Novo: Fann Estourado põe alegria para bailar em brilhante apresentação

O cantor Fann Estourado apresenta uma grande evolução em sua carreira artística (Foto: Patrícia Costa | 97NEWS)

A carreira do elétrico e talentoso cantor brumadense Fann Estourado vai de “vento em pompa”, onde, cada vez mais, o seu talento e sua grande versatilidade artística mostram uma evolução espetacular. Ele foi uma das atrações da Iª Edição do Feijão do Sítio Novo, que aconteceu neste domingo (29) em Brumado. Com uma apresentação vibrante, Fann Estourado e banda colocaram a alegria para bailar, levando a galera a deixar as cadeiras de lado e ir para a pista dançar ao som dos grandes sucessos do momento. Desta feita o “Baixinho dos Paredões” mostrou também o seu lado romântico com interpretações cheias de emoção como a sua versão para o sucesso Dia, Lugar e Hora de Luan Santana. Mas o seu lado autoral também se evidenciou, recebendo o reconhecimento do público presente que não poupou aplausos e elogios. O renomado Jau, que foi especialmente convidado para o evento, fez questão de fazer um dueto com Faan Estourado e também expressou a sua admiração pelo “Baixinho” (foto abaixo). Com agenda cheia Fann Estourado está terminando o seu repertório para o Carnaval, já que ele irá se apresentar em várias cidades da Bahia. 

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


54 ANOS DEPOIS, uma francesa conquista o Miss Universos, a bela Iris

A francesa é dentista e impactou a todos pela beleza e extrema simpatia (Foto: Divulgação)

A coroa de Miss Universo 2016 já tem dona: Iris Mittenaere, a Miss França. A final do concurso aconteceu neste domingo, 29, em Manila, capital das Filipinas. A Miss Haiti, Raquel Pelissier, e a Miss Colômbia, Andrea Tovar, ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. A nova Miss Universo tem 24 anos, nasceu na cidade de Lille, ao Norte da França, e é dentista. É apenas a segunda vez na história do concurso que uma francesa ocupa o posto de Miss Universo - a outra ocasião foi em 1953. A brasileira Raissa Santana não ficou entre as nove finalistas da edição de 2016 do Miss Universo. As representantes dos Estados Unidos, Tailândia, França, México, Quênia, Colômbia, Canadá, Haiti e Filipinas chegaram à final.



O bêbado e o jornalismo

(Foto Ilustrativa)

“O modo como enxergamos o mundo seria muito diferente se todos os nossos julgamentos pudessem ser isolados da expectativa e baseados apenas em informações relevantes”, ou ainda: “É fácil seremos vítimas das expectativas, e é também fácil explorá-las diante dos outros.” Essas são reflexões trazidas pelo físicoestadunidense Leonard Mlodinow, no livro O andar do bêbado, publicado em 2009. Em palavras gerais, a obra trata de como fatores aleatórios influenciam no resultado de sistemas complexos, como na nossa vida, por exemplo. Especificamente, Mlodinow traz importantes lições para o jornalismo, para tal apresenta resultados que desmistificam os salvadores da pátria, as celebridades, os gurus do marketing, enfim, contrapõe o mundo da aparência ao da essência.

O 2016 foi farto de problemas complexos para os quais se vendeu soluções fáceis e rápidas. Por causa da manifestação de insatisfação da população com a corrupção e com a crise política e econômica, a saída foi o impeachment e a instalação de um governante salvador da pátria. E a mídia teve um papel decisivo nesse processo porque coletou todas as evidências favoráveis à ideia e, o pior, passou até interpretar indícios ambíguos de modo a favorecer e respaldar a ideia como solução para a crise.


Por outro lado, não mostrou as contra razões desse processo, mas que ao longo do ano foram se impondo naturalmente. Portanto, ignorou-se a premissa básica que diz: para uma ideia ter o mínimo de consistência, é necessário equilibrar os prós e os contras, contudo, o que se fez foi seguir apenas o padrão de comportamento observado pelo filósofo Francis Bacon, em 1620. Para Bacon, “a compreensão humana, após ter adotado uma opinião, coleciona quaisquer instâncias que a confirmem, e ainda que as instâncias contrárias possam ser muito mais numerosas e influentes, ela não as percebe, ou então as rejeita, de modo que sua opinião permaneça inabalada”.


Esse comportamento é chamando pelos psicólogos de viés da confirmação, prática muito presente também nas redes sociais, em que se seguem pessoas com as mesmas opiniões e preferências, estratagema cada vez mais reforçado graças ao uso dos algoritmos para juntar um público homogêneo no espaço online que, em última instância, visa o mercado e o interesse comercial de grupos empresariais. Segundo tal lógica, quando estamos diante de uma ilusão – ou em qualquer momento em que tenhamos uma nova ideia -, em vez de tentarmos provar que nossas ideias estão erradas, geralmente, tentamos provar que estão corretas. Inclusive, a tendência de confirmação de nossas expectativas não é nova nem só coisa da internet. Conforme Mlodinow, ela pode ocorrer em várias circunstâncias, como exemplo, quando um empregador entrevista um candidato a um emprego, sua propensão é formar uma rápida primeira impressão do sujeito e passar o resto da entrevista buscando informações que a corroborem.


Mundo da aparência


Quem se serve bem do mundo das aparências e das falsas expectativas é o marketing. Para ilustrar sua obra sobre o mito das falsas verdades, Mlodinow apresenta diversas pesquisas e análises realizadas no campo das marcas. E num estudo feito em 2008, um grupo de voluntários deu nota melhor a uma garrafa com etiqueta de US$90 que a outra com etiqueta de US$10, embora os sorrateiros pesquisadores tivessem enchido as duas com o mesmo vinho. Outro teste foi feito com vodca. De acordo com a descrição da bebida feita pelo governo da Rússia, ela é neutra e não apresenta aroma, sabor e cor. Mas o estudo com 21 rótulos diferentes da bebida mostrou resultados curiosos: no primeiro teste, os rótulos e os preços ficaram à mostra, quando os envolvidos atribuíram qualidades melhores à medida que o valor era maior e a marca mais conhecida. Num segundo teste, às cegas, com as mesmas pessoas, a vodca mais barata recebeu melhor cotação.


Para lembrar que a força das marcas não se restringe a produtos específicos, evidentemente, basta citar a eleição do prefeito de São Paulo, João Doria Jr.; e do presidente dos EUA, Donald Trump. O que os dois têm em comum: são empresários e ex-apresentadores de reality show; portanto, se beneficiaram fortemente na política devido à construção dos seus nomes pelo marketing. E o que o jornalismo fez para mostrar a realidade por trás dessas aparências? Pelo menos aqui no Brasil, praticamente nada.


Já o autor do O andar do bêbado busca uma compreensão mais ampla para o exposto. Ele avalia que a visão determinística do mercado dá conta que o sucesso da pessoa e do produto é determinado pelos valores intrínsecos, o que, em geral, é uma falácia, ressalta ele. Ou seja, na sociedade capitalista se diz que os valores e os princípios são essenciais, mas se projeta o grau da celebridade e a quantidade de dinheiro como sinônimo de sucesso. Esse tipo de sociedade também se apressa em transformar os ricos em heróis e os pobres em pondes expiatórios.


A origem disso vem da nossa tendência a confiar demais nas previsões excessivamente precisas das pessoas – comentaristas, especialistas de finanças, gurus do marketing – cujo histórico, supostamente, demonstra conhecimento dos assuntos. Mas se visto com mais cuidado, como fazem os historiadores, apenas se gera uma aparência de inevitabilidade, usando a estratégia de citar fontes abalizadas pelo mercado e de trazer para o primeiro plano as forças vencedoras e jogando para o segundo as que foram engolidas pelas primeiras.


Mundo da essência


O bom jornalismo que procura trazer à tona a essência e a relevância dos acontecimentos, infelizmente, está em falta nos últimos tempos. O que se tem visto é a espetacularização dos fatos, a criação de heróis e salvadores da pátria, publicitação de falsas polêmicas. Tudo isso se materializou em 2016, quando acompanhamos a cobertura da tragédia com o time da Chapecoense, a sobreposição de determinados juízes da Lava Jato a suas próprias instituições ou a dicotomia entre o Congresso Nacional e o STF.


Esse tipo de tratamento dos fatos ajuda pouco a cumprir uma das essências do jornalismo, levar informações às pessoas para terem sua independência e se autogovernarem, por exemplo. Ainda mais agora, momento em que a mídia tradicional – jornal, rádio, televisão – sofre com as superficialidades, boataria e polarizações das informações publicadas nas redes sociais. Para fazer frente a tal realidade, dever-se-ia ter como uma espécie de missão a verificação e a relevância dos assuntos, antes de lançá-los à agenda pública. Mas o que tem acontecido é o viés da confirmação de algumas verdades, assim ampliando as falsas verdades e a tão conhecida polarização dos temas nas plataformas online.


Acompanhar e endossar opiniões diante de movimentos de ocasião, conforme sopra o vento, não contribui em nada a fortalecer o jornalismo e preservar seu principal ativo: a credibilidade. Por isso, não importa quanto a forma de fazer jornalismo e a distribuição da informação tenham mudado com a nova tecnologia, a essência tem permanecida a mesma: desmistificar as falsas verdade e fornecer aos cidadãos informações seguras para tomarem suas decisões. Adotando esta postura, conforme Bill Kovach e Tom Rosenstiel escreveram no livro “Os Elementos do Jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público deve exigir”, pode até não se alcançar a verdade, mas o público sabe reconhecer se se chegou perto – quando fontes autorizadas, pesquisa exaustiva e métodos transparentes foram aplicados no processo e de modo honesto.


Em 2017, para não continuar neste movimento aleatório, culpando a crise econômica e as redes sociais e se chocando contra todos os obstáculos que encontra pelo caminho sem saber aonde irá chegar, como o andar do bêbado, o jornalismo precisa deixar de lado o papel do marketing e se dedicar a desvendar os temas que de fato influenciam e ajudam a construir nossa cidadania. Só assim a notícia será relevante e servirá como base nas decisões da vida.

***

Elstor Hanzen é jornalista e especialista em convergência de mídias

CONTINUE LENDO


Prazo para inscrição no Sisu termina hoje

(Divulgação)

Termina hoje (29) às 23h59 o prazo para as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, são oferecidas 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado será divulgado nesta segunda-feira (30). Inicialmente, o prazo terminaria no dia 27. No entanto, após falhas no sistema, a pasta prorrogou o prazo das inscrições até este domingo. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes. O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.



Doria começa a prender pichadores em SP

(Reprodução)

Doze pichadores foram detidos em flagrante na madrugada deste sábado (28) pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) na capital paulista. As prisões ocorrem em meio a protestos e críticas à administração municipal por ter apagado grandes murais e grafites na cidade. Desde o começo do mês, foram detidos 26 pichadores. Segundo a GCM, seis pessoas foram detidas em flagrante por pichação a um edifício na esquina das avenidas São João e Duque de Caxias, por volta da 1h deste sábado. Eles foram conduzidos ao 2° Distrito Policial e liberados em seguida. Outro grupo de seis menores de idade foi detido às 6h pichando estabelecimentos comerciais na Rua Estela, na Vila Mariana. Eles foram conduzidos ao 27º Distrito Policial e também liberados. A prefeitura também multou Pedro do Amaral Souza, que pichou, na última quarta-feira (25), a estátua do Apóstolo Paulo, na Praça da Sé, com tinta vermelha. A pichação ocorreu em frente à catedral onde o prefeito João Doria assistiu à missa em celebração ao aniversário de 463 anos da cidade. Segundo a prefeitura, um projeto de lei pretende aumentar o valor da multa aplicada a pichadores, que passará de R$ 767,53 para R$ 5 mil, quantia que será dobrada em caso de reincidência. A prefeitura informou que entrará com ações civis públicas na Justiça contra todas as pessoas que já foram detidas por pichar prédios e monumentos públicos. “A primeira série de ações será protocolada no início da semana que vem contra 26 pichadores e os responsáveis por quatro menores envolvidos em atos de pichação e solicitará o ressarcimento dos danos causados e o pagamento de multas”, diz a nota. Em diversos pontos da cidade, pichadores deixaram recados ao prefeito criticando às ações do programa Cidade Linda, que cobriu o grafite na Avenida 23 de Maio. Os pichadores escreveram, inclusive, sobre o mural do grafiteiro Eduardo Kobra, que havia sido preservado pela ação de remoção feita pela administração municipal. Em entrevista na última quinta-feira (26), Doria destacou que a prefeitura vai combater os pichadores. “Nós não vamos admitir a presença de pichadores. Respeitaremos os muralistas e grafiteiros. Se eles pensam que com ataques, com pichações, vão inibir a ação do prefeito, ao contrário, a perseverança só aumenta para defender a cidade”, disse. Após ler a reportagem da Agência Brasil, veja o vídeo em que a a atriz Zélia Duncan critica o cerco aos pichadores: 



Russo, ex-assistente de palco, morre no Rio aos 85 anos

Russo (Foto: Arquivo Pessoal)

Antônio Pedro de Souza, o Russo, que foi assistente de palco da TV Globo, morreu na manhã deste sábado, 28, no Rio. Russo, de 85 anos, estava internado há uma semana no hospital Mário Lioni, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A neta de Russo, Bruna Bergamini, contou que o avô sofreu uma embolia pulmonar. "Ele foi internado há uma semana com pneumonia. Estava apresentando melhoras. Foi internado no CTI e depois sofreu uma embolia pulmonar. Fomos informados hoje de sua morte", contou Bruna. Segundo ela, há dois anos Russo está separado da mulher, Adriana Mello. Ele estava com Mal de Alzheimer e por necessitar de cuidados, morava com a filha, Fernanda. "Meu avô estava muito debilitado e precisava de ajuda para andar e comer", contou ela, que ainda afirmou que o avô não reconhecia mais algumas pessoas por conta do Alzheimer. "“Em casa, ele lembrava mais das pessoas do passado. A gente que cuidava, que estava mais presente, ele lembrava fisicamente, mas não lembrava o nome”, contou O velório e enterro de Russo será no domingo, 29, no cemitério de Xerém, na Baixada Fluminense. As informações foram confirmadas em nota pelo hospital onde ele esteve internado. "O Hospital de Clínicas Mário Lioni informa que o Sr. Antônio Pedro da Silva Souza (Russo) faleceu na manhã deste sábado devido a complicações decorrentes de infecção pulmonar. O velório será amanhã, 29/01, a partir de 9h, com sepultamento às 11h45, ambos no Cemitério de Xerém, em Duque de Caxias."



Violência: Brumado registra o primeiro homicídio de 2017 na tarde deste sábado (28)

A vítima acabou morrendo no local (Fotos: Whatsapp | 97NEWS)

O final de semana continua tendo um cenário policial movimentado em Brumado, já que na tarde deste sábado (28), nas proximidades da Academia de Saúde do Bairro Dr. Juracy, foi registrado o primeiro homicídio de 2017. Segundo as primeiras informações a vítima conhecida por “Buri” estava passando pela rua, quando um elemento que estava na garupa de uma motocicleta efetuou vários disparos contra ele, que tentou correr, mas acabou morrendo no local, ficando o seu corpo estendido no chão. A Polícia já está presente e está colhendo as informações para abrir a investigação. Até o momento não se sabe a motivação do crime, mas a vítima já tinha várias passagens policiais por assalto e era considerado perigoso. Os primeiros indícios apontam que o crime seja um ato de vingança, já que ele era suspeito de ter cometido um homicídio em 2016. 



Brumado: Após janeiro seco, previsão aponta chuvas para a primeira quinzena de fevereiro

(Fotocomposição: 97NEWS)

Após ter registrado um mês de janeiro extremamente seco e com altas temperaturas, Brumado deverá ter um fevereiro bem mais refrescantes, já que a previsão aponta para sucessivas precipitações pluviométricas na primeira quinzena do mês. Segundo o instituto do Seagri, a média será acima de 10mm, o que projeta que o tão esperado alívio chegará, principalmente para os moradores do meio rural, que já estão sofrendo com a forte estiagem. 



Que bonito é: Terceira Edição do Gauchão se inicia neste domingo (29)

(Divulgação)

A 3ª edição do Campeonato de Futebol Gauchão do Bairro Baraúnas terá início neste domingo (29). Serão 10 equipes participantes que irão fazer grandes confrontos, tendo como cenário o Campo Gauchão. O jogo de abertura irá acontecer às 8h, entre as equipes do Lagoa Funda e Olhos D’ água. Dando sequuência à jornada esportiva, às 10h, jogam Baraúnas e ENGELT .É esperada uma grande torcida que irá vibrar pelas suas equipes. Participe. 



Nota de Esclarecimento: Boteco Show Bar

(Foto: 97NEWS)

A direção do Boteco Show Bar vem a público, em respeito aos seus funcionários, colaboradores, músicos, clientes, amigos e a toda população brumadense prestar esclarecimento acerca da “Operação Sextaneja”,  deflagrada na noite de ontem (27/01/2017). Após o encerramento do show com o artista Chris Pimenta, concluído à meia noite, as polícias Civil e Militar ingressaram, com mandado de busca e apreensão da aparelhagem sonora, devido à denúncia oferecida pela 1ª Promotoria de Justiça de Brumado em relação ao descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta que previa o isolamento para tratamento acústico do Boteco para a apresentação musical.

Já é de conhecimento dos frequentadores do Boteco sobre a alteração dos horários das apresentações musicais realizadas após a assinatura do mencionado Termo de Ajuste de Conduta (Quartas e quintas-feiras  e domingo até 22:00h ; sextas-feiras e sábado até 00:00h. Com tolerância de trinta minutos). Também é notório que  durante a passagem de som era aferido os decibéis com o decibelímetro  do Boteco, conforme acordado no referido TAC.

O Boteco informa que considerando a grande carência de lazer saudável para as famílias brumadenses, o projeto Sextaneja  tomou uma proporção extremamente maior do que a planejada pela direção, principalmente por se tratar de apresentações musicais gratuitas, já que o Boteco nunca cobrou ingresso ou mesmo couvert artísticos para mesa, com isso,  trazendo muitos brumadenses para as imediações do bar, que por muitas vezes sequer consumiam produtos ou utilizavam a estrutura do estabelecimento. 

O TAC previa o isolamento acústico para as apresentações musicais, providências que estavam sendo encaminhadas pela direção, mas que encontrou obstáculos devido às formalidades legais de contrato de locação.  

Em relação à repressão ao tráfico de drogas, o Boteco apoia a iniciativa, haja vista que já adota a contratação de seguranças para inibir o uso de entorpecentes dentro do estabelecimento.



Brumado: Libidinoso é preso após tentar abusar de adolescente de 12 anos; com ele foram encontradas duas garruchas

(Imagem Ilustrativa)

Um homem acabou sendo preso no início da noite desta sexta-feira (27) após a tentativa de abusar de uma adolescente de 12 anos, a qual, ao notar que seria molestada, gritou e saiu correndo o que atraiu a atenção da Polícia, que efetuou a prisão do indivíduo em flagrante delito. O fato aconteceu na Travessa Princesa Leopoldina, no Bairro Dr. Juracy, onde, após convidá-la para aprender a pilotar uma motocicleta, o libidinoso tentou apalpar os seios da adolescente e também beijá-la à força. Ele foi preso em sua residência, onde foram encontradas duas espingardas tipo garruchas. 



MP solicita suspensão imediata do decreto com referências religiosas publicado pelo prefeito de Guanambi

(Foto: Reprodução)

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), com pedido liminar, foi ajuizada nessa quinta-feira (26), contra o decreto publicado pelo prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães, no dia 2 janeiro, em que ele anunciava a “entrega da chave deste Município a Deus”. No decreto, o prefeito ignora também o Estado Laico e cancelando, “em nome de Jesus, todos os pactos realizados com qualquer outro Deus ou entidades espirituais”. A ação foi movida pelo Ministério Público estadual, por meio da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e do promotor de Justiça Cristiano Chaves, que solicitou a suspensão imediata do decreto, de forma que o ato seja declarado inconstitucional. O promotor e a procuradora geral, alegam que “o documento afronta os princípios constitucionais da Carta Magna e da Constituição estadual, que asseguram a laicidade do Estado e os direitos fundamentais à liberdade de consciência, de crença e à liberdade de culto religioso”. Ainda segundo o documento, as autoridades afirmam que “torna-se nítido que o ato normativo ataca frontalmente e flagrantemente os desígnios dessas normas constitucionais, ao embaraçar, por exemplo, a expressão religiosa de um devoto do candomblé que adentre nas repartições públicas, e declarando aliança entre a Municipalidade e a religião cristã” A medida visa coibir a propagação de atos como esse que disseminam ódio e a intolerância religiosa, além do fato de que o decreto ignora que o Poder Público não pode ter opção religiosa.



Brumado: Idosa é atropelada por motociclista no centro da cidade

Foto: 97NEWS

No início da noite desta sexta-feira (27/1), por volta das 18h40m, uma idosa de pré nome Dulce foi atropelada por um motociclista quando tentava atravessar a via. O acidente aconteceu na Praça Armindo Azevedo, e segundo informações, o condutor da motocicleta não estava em alta velocidade e deu total assistência a vítima. Com o impacto a senhora fraturou a perna esquerda e foi socorrida pelo SAMU, em seguida, encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O condutor da motocicleta sofreu apenas escoriações leves.

Foto: 97NEWS


Força-tarefa deflagra operação contra poluição sonora e tráfico de drogas em Brumado

Viaturas da Polícia chegaram de surpresa e causaram um grande impacto (Foto: 97NEWS)

O Ministério Público Estadual e as Polícias Civil, Militar e Técnica deflagraram na noite de hoje, dia 27, a 'Operação Sextaneja' no município de Brumado. A força-tarefa visa o combate à poluição sonora no estabelecimento comercial 'Buteco Show Bar', situado no bairro de Jardim Brasil, como também a repressão ao tráfico de drogas que “tem ocorrido próximo ao local”. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão dos instrumentos sonoros, autorizados pela Justiça em atenção a pedido do MP realizado na denúncia oferecida pela 1 Promotoria de Justiça de Brumado contra Leonardo Mendes Santos, proprietário do bar.
 

As pessoas que frequentavam o local ficaram surpresas com a operação (Foto: 97NEWS)


Segundo a denúncia, foi apurado que, desde pelo menos dezembro de 2015 até o final do ano passado, o estabelecimento comercial gerou níveis de poluição sonora acima dos padrões definidos pela ABNT, “resultando em riscos à saúde humana e provocando grandes incômodos na vizinhança”. Conforme o apurado pelo MP, o empresário passou a oferecer aos clientes apresentações artísticas e de diversão musical “em dias e horários variados”, com maior frequência de quartas-feiras a domingos, das 19h às 3h da madrugada.  A denúncia, com o pedido de mandado de busca e apreensão, foi oferecida após Leonardo Mendes Santos ter desrespeitado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado por ele junto ao MP, que previa a realização de isolamento e/ou tratamento acústico do bar, dando continuidade à poluição ambiental na área.

(Foto: 97NEWS)


Tia e sobrinha morrem em grave acidente no Anel Viário de Vitória da Conquista

Foto: 97NEWS

No fim da tarde desta sexta-feira (27/1) um grave acidente acabou tirando a vida da tia e sobrinha que pedalavam no anel viário de Vitória da Conquista. O acidente aconteceu próximo a Urbis IV, quando um veículo de passeio colidiu com uma carreta. Segundo as primeiras informações, com o impacto o carro acabou perdendo o controle e matou na hora as duas mulheres que estavam em uma bicicleta. A violência do impacto foi tão grande, que uma das vítimas foi arremessada à uns 20 metros do local do acidente. A segunda mulher foi arrastada vários metros. O condutor do veículo de passeio ficou preso as ferragens e precisou ser socorrido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital Geral da cidade. As vítimas, tia e sobrinha, ainda não foram identificadas. A polícia Rodoviária Estadual controla o tráfego no local.



Brumado: Ministério Público Estadual obriga Estado a providenciar transferência com urgência de bebê nascido com complicações

Foto: Divulgação

Mais um caso de saúde pública chama a atenção da população e das autoridades brumadenses. Na última terça-feira (24/1) o pai de um bebê recém nascido, Elian da Silva Almeida, acionou o MP - Ministério Público de Brumado alegando que seu filho, Pedro Gabriel, nasceu com complicações e está internado no Hospital Professor Magalhães Neto, que apesar de ter uma UTI neonatal, ainda não foi inaugurada. Diante disso, ele informou ao MP que seu filho precisa ser transferido para uma UTI com urgência. Diante dos fatos, o Ministério público entrou com um pedido de liminar e expedido pela justiça, obrigando o estado a fornecer a transferência e a internação em uma UTI em até 24 horas. A liminar diz ainda que, se não houver vagas na rede pública, a criança será encaminhada a rede particular, e todo o custo será pago pelo estado. Segundo Elian, a direção do Hospital professor Magalhães Neto tentou de todas as formas uma vaga na região, mas não conseguiu. A família aguarda com ansiedade, o estado cumprir a decisão.