ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

Amazonas: massacre prisional, guerra do PCC e FDN deixam mais de 150 mortos em Complexo Penitenciário

Foto: Divulgação/Polícia Civil

O secretário estadual de Segurança Pública, delegado federal Sérgio Fontes, explicou que a rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado na BR-174, já é considerada a maior de todos os tempos no sistema prisional do Amazonas. Segundo o secretário, seis corpos com a cabeça decapitada foram jogados para fora do presídio pela muralha. Todos são integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa rival da Família do Norte (FDN), apontada por Sérgio Fontes como a organização criminosa que está a frente dessa rebelião. Fontes disse que ainda não há um número exato de mortos ou feridos. O que ele garantiu é que quatro dos 12 agentes penitenciários feitos reféns já haviam sido liberados. Vários policiais que estavam de folga foram convocados para fazer a segurança das demais cadeias instaladas em Manaus, pois havia a informação de que a rebelião iniciada no Compaj se estenderia para o Centro de Detenção Provisório (CDP), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). Até a unidade de medida sócio-educativa Dagmar Feitoza, no bairro da Alvorada, na zona Centro-Oeste, recebeu reforço policial do grupo Fera da Polícia Civil. No andamento da reportagem diverso áudios dos criminosos estão sendo enviados para o whatssap, presos pedindo socorro e os direitos Humanos para ir até o local. Mais de 130 presos fugiram.  (Por Portal CM7)

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil


Brumado: Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes será comandada pelo engenheiro André Cardoso

Foto: Arquivo/97news

Após vários pedidos de exoneração do ex-coordenador Clidemar Rizério Amorim, e com a nova gestão do prefeito eleito Eduardo Vasconcelos (PSB) foi anunciado na manhã desta segunda-feira (02/01) o novo coordenador do SMTT - Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes. A superintendência será comandada pelo engenheiro André Cardoso que também já foi secretário de Infraestrutura do município. Só relembrando que os dois já vinham tendo alguns atritos entre setores, Amorim chegou a pedir várias vezes exoneração do cargo devido o secretário André realizar obras de sinalização no município sem o seu conhecimento e participação. Como o novo coordenador tem um conhecimento na área de engenharia civil, se espera que algumas mudanças sejam feitas na nova administração.



Música: Rapper Azealia Banks ataca brasileiros nas redes sociais: "Não sabia que tinha internet na favela"

Foto: Reprodução/Facebook

Azealia Banks novamente gerou polêmica, mas desta vez, a rapper resolveu atacar os fãs brasileiros pelo Facebook. "Quando esses anormais do terceiro mundo vão parar de fazer spam com esse inglês errado falando sobre algo que não sabem?", escreveu. "É hilário ser chamada de 'black whore' por brasileiros brancos. Eles deviam se preocupar primeiro com a economia". No entanto, os internautas brasileiros não deixaram barato e estão enchendo a página da americana detonando sua atitude. Em contrapartida, Azealia respondeu um dos posts. "Não sabia que tinha internet na favela", disse. Agora, a rapper é um dos assuntos mais comentados do Twitter, suas ofensas geraram um alvoroço que ela resolveu apagar sua postagem, mas isso não impediu dos brasileiros continuarem respondendo aos ataques. Posteriormente, Azealia até mesmo postou uma tracklist de um falso EP para tirar sarro dos brasileiros.



ONG AUAU afirma que projeto do Canil/Gatil de Brumado não foi cumprido na sua totalidade

Segundo a AUAU as obras não atenderem às recomendações expressas no TAC (Fotos: 97NEWS)

A confirmação da construção do Canil/Gatil de Brumado, foi para a ONG AUAU, no início, um motivo de grande alegria, que iria coroar uma luta incessante da organização que, ao longo dos últimos anos, se esforçou ao máximo para buscar a solução do problema dos cães e gatos errantes que perambulam pelas ruas do município. Só que, na entrega da obra, que foi orçada em R$ 100 mil e que fica localizada na BR-030 próximo à fábrica de cimento, a qual foi inaugurada na manhã do último sábado (31), a alegria acabou se transformando num sentimento de grande frustração para os membros da referida ONG, já que, segundo eles existe um grande déficit estrutural. O 97NEWS falou com uma das coordenadoras da AUAU, a defensora Marli Oliveira Lobo, a qual não escondeu a sua indignação ao se confrontar com a estrutura. Ela garantiu que “do jeito que está o Canil/Gatil de Brumado está totalmente fora dos padrões, pois o projeto original não foi obedecido” e continuou argumentando que “o local não atende às reais necessidades de acomodação e cuidados dos animais. As baias são pequenas e não são devidamente cercadas, o que facilita a fuga dos animais, sendo que não existe uma ala específica para os felinos”. Foi celebrado um TAC entre o município e o Ministério Público, mas segundo os membros da UAUA o termo de ajustamento não foi obedecido da forma correta, o que fez com que uma denúncia nesse sentido fosse apresentada ao MP para que haja fidelização ao projeto original. Como um novo governo municipal foi empossado neste domingo (01), a nossa equipe tentou sem sucesso uma posição sobre se as adequações serão feitas com urgência como esperam os membros da AUAU. Com isso a situação dos gatos e cães errantes em Brumado continua longe de uma solução ideal, lembrando que o número desses animais nas ruas da cidade vem aumentando de forma considerável. Vale ressaltar que a ONG AUAU utiliza um espaço voluntário para manter os animais até serem adotados (foto abaixo) e o Canil/Gatil será imprescindível para que haja avanços. 

(Fotos: 97NEWS)


Brumado: Esperança e a Coragem serão os referenciais iniciais da terceira gestão de Eduardo Vasconcelos

Eduardo Vasconcelos no momento do juramento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A concorrida cerimônia de posse que aconteceu na sede do Poder Legislativo de Brumado na noite deste domingo (01) foi marcada por um discurso impactante do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o qual, após ter sido empossado sob os fortes aplausos do grande público presente ao cerimonial, subiu à tribuna livre para expressar os seus novos ideais administrativos para a sua terceira gestão à frente do executivo municipal. Falando inicialmente da forte crise econômica que vem atingindo o país, Eduardo garantiu que a sua administração não ficará na órbita das incertezas, mas será atuante e proativa, pronta para os desafios do enfrentamento às adversidades que aparecerão no trajeto. Ele logo citou as duas palavras que irão substanciar à sua gestão nesse primeiro momento que serão Esperança e Coragem. “Não será a esperança do verbo esperar, mas sim do verbo esperançar, a qual será acompanhada da coragem, pois não poderemos ficar esperando pela própria sorte”, destacou Vasconcelos que ainda garantiu que buscará uma sintonia fina com o Poder Legislativo, para que importantes projetos para o futuro do município possam ser aprovados por meio do entendimento democrático. Nesse sentido ele declarou que “quero dizer-lhes do orgulho e da esperança de formarmos um bloco coeso e compromissado com a busca do desenvolvimento e enfrentamento da crise em que estamos mergulhados. A mensagem que trago, neste momento, é no sentido de bem administrarmos nossas diferenças e, já passado o período de campanha, dizer que, agora, somos representantes de toda a população de Brumado”. Ele ainda fez questão de falar sobre a formação de um bloco harmônico com os outros poderes citando que “tenho esperança de que os demais poderes e autoridades constituídas em nosso município, tal qual o Judiciário, o Ministério Público, as Polícias Civil e Militar possam estar inseridas neste contexto de diálogo institucional para que possamos avançar”.  No final, Eduardo fez agradecimentos especiais e também algumas homenagens, em especial, ao ex-prefeito Aguiberto Lima Dias e aos vereadores que não conseguiram reconduzir os seus mandatos. E finalizou garantindo que “convoco todos para a luta que se inicia e que deixem gravado em suas mentes e corações que a esperança e a coragem não nos faltarão nessa caminhada. Feliz 2017!”. 

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Conquista: `Rolezinho’ termina em briga na Praça Tancredo Neves

Foto: Reprodução/Youtube

Os famosos "Rolezinhos" marcados em redes sociais, nem sempre acabam bem nas grandes capitais, e esse episódio não esta longe das pequenas cidades. Na noite do último sábado (31/12), um Rolezinho foi marcado nas redes sociais e envolveu vários adolescentes, na Praça Tancredo Neves em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Eles aparecem filmando a confusão e não demonstram qualquer preocupação com quem estava próximo. Segundo moradores e comerciantes, a mais bela Praça de Vitória da Conquista não é mais tranquila como antes, de acordo com eles, roubos, furtos e aglomerações de usuários de drogas são constante no local. Na virada de de ano, famílias deixaram de visitar a praça com medo da violência. A maior parte dos infratores é adolescentes e quando são apreendidos são liberados, conforme a lei determina. Vários grupos rivais promoveram pancadaria no local e até agora os envolvidos não foram identificados. O vídeo foi divulgado na internet, assista. 



Brasil: Contas de luz continuam com bandeira verde em janeiro

Foto: Luciano Santos/97News

O ano de 2017 começa com bandeira verde na conta de luz do mês de janeiro. O relatório mensal do Operador Nacional do Sistema (ONS) aponta que a condição hidrológica favorável permitiu o acionamento de usinas térmicas com “Custo Variável Unitário abaixo de R$ 211,28 por megawatt-hora (R$/MWh)”. Segundo a Agência Brasil, o documento explica que isso “possibilitou a manutenção da bandeira verde, sem custo para todos os consumidores de energia elétrica”. O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), indica o custo real da energia produzida. Isto possibilita o uso racional do consumo de eletricidade. As bandeiras tarifárias, de acordo com a agência, funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos devido às condições de geração de energia elétrica.

 



Carro em alta velocidade bate em árvore e veículo estacionado no Centro de Brumado

Foto: Luciano Santos/97News

Um carro que seguia em alta velocidade acabou batendo em uma árvore e em outro veículo na Rua Dr. Guilherme Dias, Centro de Brumado, nas primeiras horas da manhã deste domingo, 01 de Janeiro. O motorista e o veículo não foram identificados por moradores da via. A colisão aconteceu em uma reta. Segundo testemunhas, o condutor excedia os limites de velocidade, o que fez o mesmo colidir com a árvore e o outro veículo que estava estacionado em frente a uma residência. De acordo com os próprios moradores, nesta segunda-feira (02/01) pela manhã vão contatar o setor de meio ambiente da prefeitura para tentar remover a árvore, pra que a mesma não caia, e cause estragos maiores. O dono do veículo que foi atingido, disse que vai tentar ver a placa do motorista irresponsável através de câmeras instaladas na rua, e irá procurar seus direitos na justiça. 

Foto: Luciano Santos/97News


Brumado: Com casa cheia e um grande desafio pela frente, eleitos tomam posse na noite deste domingo (01)

O prefeito Eduardo Vasconcelos ao lado de seus esposa Meire e o vice-prefeito Édio Pereira ao lado de seu esposa Cléria no momento que antecedeu o juramento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A sede do Poder Legislativo de Brumado foi mais uma vez o palco para a cerimônia de posse dos eleitos na noite deste domingo (01). A Casa da Cidadania ficou completamente lotada, com uma forte presença popular para presenciar a posse daqueles que irão comandar o destino político do município. Na abertura foi entoado o Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, foi dada a posse aos novos vereadores, que prestaram o juramento. Dando continuidade foi realizada a votação da nova mesa diretora que terá para o biênio 2017/2018 o vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) como presidente, que teve 12 votos favoráveis e um contra. Ele, inclusive assumiu os trabalhos, dando sequência ao cerimonial, fazendo questão de frisar que pela terceira vez está presidindo o Legislativo no ato de posse do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que, desta feita tem como vice, o ex-vereador Édio Pereira (PC do B). Os dois também prestaram o juramento, sendo, na oportunidade, muito ovacionados pela grande plateia presente que fez questão de aplaudir de pé o novo comando do Executivo de Brumado. Diferentemente das anteriores, atmosfera marcante da posse foi a do desafio e do enfrentamento à forte crise econômica que vem assolando o país, que foi, inclusive o mote do discurso do próprio prefeito Eduardo Vasconcelos, que teve na esperança e na coragem as palavras de ordem que substanciarão o seu mandato. A nova formação do Legislativo também acabou chamando a atenção, já que a renovação foi bem maior do que as outras. No final foi realizada uma confraternização entre os eleitos, seus familiares e amigos, dando assim a abertura para as novas gestões da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal de Brumado. 

Os vereadores no ato do juramento (Foto: 97NEWS)


Réveillon: Salvador teve astros da música e 15 minutos de fogos

Foto: Max Haack/Ag. Haack

A virada do ano em Salvador foi marcada por shows de astros da música  e 15 minutos de fogos de artifício na Praça Cairu, onde desde a última quarta (28/12) ocorrem shows pelos festejos do réveillon. A noite começou por volta das 18h, com o show da cantora Amanda Santiago, que levou para o público seu axé com várias misturas. Em seguida, foi a vez de Wesley Safadão subir no palco da Praça Cairu. Depois de Safadão, foi a vez da 'Vibe positiva' da banda Natiruts invadir festa de réveillon de Salvador. Por volta das 23h30, o cantor Saulo subiu ao palco da Praça Cairu e iniciou a quarta apresentação da noite. Eram 23h59 quando debaixo de chuva Saulo interrompeu seu show, para se preparar para a contagem regressiva. No primeiro segundo do ano novo, 15 minutos de fogos de artifício comemoraram a chegada de 2017 em Salvador. Pouco após a entrada do ano, a chuva que caiu forte por alguns minutos se dissipou. Após a apresentação de Saulo, foi a vez do sertanejo universitário de Luan Santana. O artista começou sua apresentção às 1h30 da madrugada. Como já era esperado, Luan fez o coração do público bater mais forte. Após o show de Luan Santana, o público na Praça Cairu ainda curte as apresentações do Psirico e da Third Party.



Mega da Virada: Baiano é um dos vencedores

Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal informou que seis apostas acertaram os números da Mega da Virada, cujo sorteio aconteceu neste sábado (31/12). Os premiados são de Salvador, de Fortaleza, de Trizidela do Vale (MA), de Belo Horizonte (MG), de Campo Grande (MS) e Fazenda Vilanova (RS). O prêmio total foi de R$ 220.984.549,30. As dezenas foram: 05­11­22­24­51­53. Cada vencedor leva R$ 36.824.758,22. 1.665 apostadores acertaram a quina e levarão R$ 25.481,21 cada. 124.889 pessoas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 485,30 cada um. Os vencedores têm até 90 dias para retirar o prêmio. Criado em 2009, o concurso especial de fim de ano ofereceu seu maior prêmio em 2014, quando quatro apostadores dividiram o bolo de R$ 263,2 milhões. Nunca houve um ganhador único. O próximo concurso acontecerá em 4 de janeiro e terá premiação estimada em R$ 2,5 milhões.