ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

Livramento de Nossa Senhora: Morre `Zio Machado´o dono do maior `Mausoléo´ do Brasil

Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Será sepultado nesta quarta-feira, em Livramento de Nossa Senhora, o corpo do ex-vereador e comerciante aposentado Francisco Tanajura Machado, seu "Zio Machado". Ele morreu na madrugada desta terça-feira aos 97 anos, mas a causa da morte não foi informada. Seu Zio foi o fundador de um mausoléu faraônico localizado no cemitério de Livramento, que teve a sua construção iniciada em 2002, mas somente foi concluído em 2007. A obra de seu Zio ganhou destaque em rede nacional através da Rede Globo de Televisão. Em entrevista ao L12 Sudoeste, em 2013, ele revelou a construção daquele monumento sempre foi o seu objeto de desejo, que para ele significaria um símbolo de prosperidade. Durante a construção do seu túmulo de 25 metros de altura foram gastos cerca de 1000 sacos de cimento e mais de 25.000 kg de cristais. A obra de Zio Machado virou atração turística em Livramento, uma espécie de museu no centro do cemitério local, um pequeno passeio ao passado. No local você encontra documentos históricos que remontam a história, sala com milhares de moedas da época do Brasil Colônia. O último andar da torre é todo revestido com pedras semipreciosas, além de um ambiente com grande significado místico, como o oráculo das ninfas. O corpo de Zio deverá ser sepultado de pé, em um túmulo projetado por ele mesmo no subsolo da torre. No mesmo local foram sepultados dois filhos, recentemente, o corpo da professora e escritora Esther Lígia Machado. A vida e o legado de seu Francisco reúnem requisitos necessários para recomeçar uma nova história pós-morte. Veja o vídeo:

Foto: Reprodução/TV Sudoeste


TRF1 aceita denúncia contra ex-prefeito de Simões Filho (BA) por fraude de licitações no município

O réu é acusado de liderar organização criminosa que se beneficiava desviando recursos públicos e fraudando licitações no município (Foto: Reprodução)

No final do ano passado, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) aceitou a denúncia contra o então prefeito de Simões Filho (BA), José Eduardo Mendonça. Ele é acusado de se associar a outros 16 denunciados que, sob sua liderança, fraudavam e frustravam o caráter competitivo de procedimentos licitatórios no município com a finalidade de obter vantagem decorrente da adjudicação dos objetos das licitações. O TRF1 confirmou a competência da Justiça Federal para julgar crimes que envolvam desvio de recursos provenientes de verbas federais, já que o acusado não demonstrou que os recursos desviados foram incorporados ao patrimônio do município como alegado na defesa. O grupo também é acusado de obter benefício próprio ou de outrem em razão de desvio de recursos públicos decorrentes de obras superfaturadas ou mal executadas que utilizavam recursos federais repassados ao município. Os fatos foram apurados na Operação Queóps, realizada pela Polícia Federal em parceria com o MPF e a Controladoria Geral da União (CGU), cujo resultado demonstrou a atuação de uma organização criminosa no município.

 

A denúncia narra que a primeira fiscalização da CGU, realizada em 2009, contatou a idealização de um cartel nas licitações municipais no período de 2009 a 2012, viabilizado pelo prefeito e funcionários públicos vinculados aos trâmites licitatórios. O trabalho em campo realizado pela CGU em 2012 mostrou também que atuação do prefeito era semelhante àquela de suas outras gestões, e que as licitações relacionadas a obras públicas e transporte escolar estavam sendo direcionadas para que determinado grupo de empresas lograsse sempre a adjudicação dos objetos para si. O dinheiro público desviado para a execução das obras vinha de várias verbas federais, entre elas o Fundo Nacional de Saúde (FNS) Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), do Piso de Atenção Básica (PAB Fixo) e da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária (TFVG). O prefeito, segundo narrado na denúncia, coordenava as atividades ligadas à execução das obras no município, indicava as empresas vencedoras das licitações realizadas e transferia as obras a empreiteiros locais ou empresas de menor porte. O acusado também cometia o crime de corrupção ativa e passiva ao realizar o pagamento de gratificações a todos os envolvidos. O protagonismo de José Eduardo foi comprovado devido à interceptações telefônicas judicialmente autorizadas. Nelas, constatam-se diálogos entre o prefeito e agentes públicos do município, bem como pessoas ligadas às empresas participantes dos certames. O trabalho em campo da CGU originou um Relatório de Demandas Especiais (RDE) que mostra que as licitações de obras públicas analisadas continham restrições graves e ilegais, chegando a exigir-se inclusive qualificação técnica de profissionais sem sequer ter relação com o objeto licitado. Um exemplo é a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que envolveu recursos do FNS. Notificado, o prefeito apresentou resposta à acusação e entrou com recurso especial. O MPF apresentou parecer pelo não provimento ao recurso especial do prefeito e requereu o prosseguimento da ação penal com a final condenação de José Eduardo Mendonça por desvio de recursos públicos, fraude à licitação, cessão indevida do contrato e em concurso formal, de superfaturamento de contrato.Como os crimes cometidos foram de natureza federal e à época o denunciado ocupava o cargo de prefeito, o Tribunal Regional Federal (TRF) era a Corte competente para julgar a ação penal. O prefeito José Eduardo Mendonça, todavia, não foi reeleito no pleito eleitoral de 2016 e, assim, perdeu o foro por prerrogativa de função. Dessa forma, o processo deverá retornar à Seção Judiciária da Justiça Federal em Salvador (BA).

CONTINUE LENDO


Artista plástico brumadense ganha projeção nacional ao retratar capas da revista Tex

O artista Davi dos Santos e sua arte (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O mais antigo cowboy de quadrinhos ainda em circulação, Tex Willer, foi criado em 1948 por um italiano e, se no início era para ser um vilão, acabou se tornando o grande ranger das histórias em quadrinhos. Passadas várias décadas, Tex acabou sendo venerado por gerações e hoje ainda faz muito sucesso entre os cinquentões, tanto que muitos são assíduos colecionadores de suas façanhas contra os bandidos do velho oeste. Dentre os milhares de fãs estão dois brumadenses, um muito conhecido, o apresentador Carlos Silva (49) e outro ainda não muito, mas não de menor expressão que é o artista plástico Davi dos Santos (60), os quais tiveram um encontro muito emocionante na manhã desta terça-feira (31), onde o artista concedeu uma entrevista falando de sua carreira (foto abaixo). “Eu iniciei a minha trajetória artística justamente por ser fã do Tex e observar os desenhos fantásticos das suas histórias. Aí resolvi pegar os pincéis e mãos à obra, pois pintar, além de uma terapia ocupacional é algo que pode ser eternizado”, ressaltou. Questionado se sua arte tem o foco somente no cowboy, ele respondeu que “eu retrato inúmeras temáticas, mas minha paixão é realmente as capas do Tex, tanto que fico sempre conectado para saber se alguma novidade é divulgada na internet”. Ele descreveu que como tem suas obras são vendidas em Salvador por sua irmã e que o mercado de São Paulo e no Rio de Janeiro já começam a adquirir seus trabalhos tanto que deverá enviar alguns quadros para exposições. Recentemente os pedidos aumentaram muito, já que fãs de vários lugares do planeta já adquiriram suas obras, o que poderá lhe dar uma projeção internacional.  

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Rio de Contas Carnaval 2017: PM e Prefeitura discutem melhorias na Segurança Pública

(Foto: Divulgação 46ª CIPM)

No final da manhã deste terça-feira (31), o Comandante da 46ª CIPM/Livramento, o Major PM Irlando Oliveira, juntamente com seu stafe, se reuniram com o Prefeito de Rio de Contas, o Dr. Cristiano Azevedo, na Prefeitura daquela cidade, com vários secretários municipais e demais munícipes, a fim de tratarem da Segurança Pública do Carnaval/2017. Vários assuntos foram abordados, dentre os quais podemos citar: proibição de venda de bebidas alcoólicas em vasilhames de vidro, na área destinada ao evento festivo; som abusivo automotivo e em residências - imposição de limites; disponibilização de posto policial (PM e Civil) e de saúde, com ambulâncias; videomonitoramento; postos elevados de observação para as patrulhas da PM; espaço para a colocação de veículos irregulares retidos; mudanças e interdições no trânsito local, a fim de facilitar deslocamentos das pessoas e veículos; reunião prévia com os barraqueiros; rondas esporádicas na "Ponte do Coronel" e Cachoeira do Fraga, pelo período da manhã, dentre outros. Assim, foi estabelecida uma nova data para a próxima reunião, marcada para dia 9/2 (quinta-feira), às 10:00, no mesmo local, para a qual serão convidados os titulares dos seguintes Órgãos: Judiciário, Ministério Público, Polícias Militar e Civil, bem como a Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, CMDCA e Conselho Tutelar local, SAMU, Secretarias Municipais envolvidas com o evento e demais personalidades.



Brumado: Moradores do Bairro Bom Jesus no rastro do ladrão que levou a bomba da Embasa

Depois do furto da bomba a situação ficou insustentável já que o esgoto está invadindo as ruas e as casas (Fotos: Carlos Silva | 97NEWS)

A criminalidade está mesmo sem limites em Brumado, pois até a bomba da Embasa que proporcionava vazão ao esgoto coletado das residências do Bairro Bom Jesus foi levada neste último final de semana da estação de tratamento. Com isso o retrato é desolador, já que os dejetos e o líquido fétido já invadem as ruas criando um aspecto muito desagradável e que, ainda por cima, coloca em risco a saúde das famílias residentes no local. A reportagem do 97NEWS falou com os moradores que explicaram que já entraram em contato com a Embasa que explicou que somente após a realização de uma licitação é que a nova bomba poderá ser comprada e posteriormente instalada. Vale ressaltar que sem a bomba o esgoto também está retornando para dentro das residências, o que causa ainda mais indignação. Segundo as explicações esse processo é demorado e, com isso, o esgoto continuará invadindo as ruas. Eles ainda fizeram questão de relatar que "estamos seguindo o rastro deixado pelo ladrão e que, caso ele seja encontrado, vai levar uma “coça”, já que a revolta é muito grande", explicaram. Não se sabe ao certo o valor da bomba, mas, não deve ser barata, pois se vai precisar de licitação para comprar. Realmente é o cúmulo, mas estamos de olhos bem abertos e vamos tentar encontrar o malfeitor, para ver se conseguimos recuperar a bomba, pois do jeito que está não dá para ficar", citou um dos moradores. 



Brumado: Burocracia do Banco do Brasil é apontada como responsável pelo atraso dos salários

(Fotocomposição: 97NEWS)

O dilema envolvendo o retardamento no pagamento do funcionalismo no Poder Legislativo de Brumado continua, já que, a previsão feita de que nesta segunda-feira (30) tudo já estaria normalizado não se concretizou. Diante disso buscamos novo contato, na manhã desta terça-feira (30), com o presidente Leonardo Vasconcelos (PDT) que prontamente argumentou que “realmente previmos que tudo estaria resolvido até ontem, mas, infelizmente não é por nossa causa, mas, infelizmente, o posicionamento burocrático do Banco do Brasil está emperrando o processo”. Com muita segurança ele continuou explicando que “estamos fazendo todos os esforços possíveis para a regularização, tanto que eu e a secretária da Casa, vereadora Ilka Abreu, estivemos várias vezes na agência na busca de uma solução urgente, mas, após muita espera e ansiedade, não obtivemos êxito” e continuou citando que “então, diante disso, tivemos que convocar um técnico em informática para reinstalar o software que é de autoria do BB Token e que gera o pagamento. A instalação foi feita corretamente nesta segunda-feira, mas o banco ainda não fez a devida validação, daí o motivo do atraso”. Questionado sobre um novo prazo, o presidente respondeu que “diante das dificuldades não podemos falar nada com exatidão, mas estamos fazendo de tudo para que, no máximo, até o final da semana tudo já esteja resolvido. Tanto que já convocamos o corpo jurídico para decidirmos se iremos ou não acionar a referida instituição bancária, pois, os indícios são que não está existindo boa-vontade”. E finalizou destacando que “a Lei nos resguarda o direito de fazer o pagamento até o quinto dia útil do mês subsequente, mas, mesmo assim queremos uma solução o mais rápido possível”.  Tentamos contato com a direção do BB em Brumado, mas sem sucesso. Fomos informados por terceiros que um novo gerente foi nomeado e que processos de ajustes estão sendo feitos, o que pode ser um dos motivos do atraso. 



Central das Carnes inaugura sua nova loja dia 07 de Fevereiro em Brumado

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Dia 07 de fevereiro a nova loja da Central das Carnes será inaugurada no Bairro São Félix, em Brumado, oferecendo grandes variedades em carnes bovina, suína, aves e peixes. A idéia de abrir um açougue 'Amplo´ e `Moderno´ veio para atender os nossos clientes que estão cada vez mais exigentes. "Sempre tivemos a vontade de ampliar a venda na área de carnes em Brumado, a nossa loja será uma das maiores da região no ramo", afirmou o empresário. "Sou brumadense, e junto com minha filha idealizamos este projeto, o único açougue com câmara frigorífica industrial, que vai atender a demanda de Brumado e região". ressaltou Fagner, um dos sócios da empresa.


Inauguração


A inauguração está marcada para o dia 07 de Fevereiro, a loja será aberta às 8h da manhã, com  música ao vivo e apresentação do nosso "Showroom" de carnes e frios. O açougue contará ainda com vários tipos de produtos que vai complementar o dia-a-dia da dona de casa na hora de cozinhar e atenderá no atacado e varejo. Central das Carnes, em breve em novo endereço, na Av. Coronel Santos, 91, em frente a M & M Motos, saída para Vitória da Conquista.



Duas pessoas são baleadas durante cerimônia de casamento em Alagoas

Foto: Reprodução

Dois homens foram baleados dentro de uma cerimônia de casamento no município de Limoeiro de Anadia, região Agreste de Alagoas, no último sábado (28/1). O suspeito de atirar conseguiu fugir. O atirador, identificado apenas como Betinho é visto na imagem entrando logo após um casal de padrinhos, e em seguida puxa a arma da cintura e dá inicio aos disparos contra Cícero Barbosa da Silva, 62 e Edmilson Bezerra da Silva, 37, pai e filho que seriam testemunhas na cerimônia. De acordo com o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o caso foi registrado por volta das 18h. Não se sabe o que teria motivado o atentado. Uma mulher também foi atingida de raspão, mas não precisou de atendimento médico, de acordo com testemunhas. Convidados, padrinhos, testemunhas, todos entraram em pânico na igreja, já a partir do primeiro disparo. As pessoas correm desesperadas, inclusive crianças. A polícia está a procura do supeito, que já é considerado foragido da justiça.



Saúde: Ministério registra 568 casos suspeitos de febre amarela no Brasil

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde (MS) comunicou que até o final da manhã desta segunda-feira (30) 568 casos suspeitos de febre amarela foram notificados no Brasil. De acordo com o levantamento divulgado pela pasta, 107 desses casos foram confirmados, enquanto 430 ainda estão sendo investigados e outros 31 acabaram sendo descartados. O estado de Minas Gerais segue com o maior número de pacientes com sintomas da síndrome (509). O Espírito Santo foi o segundo estado mais afetado, com 37 casos suspeitos e cinco confirmações. Vale ressaltar que a primeira morte no estado foi confirmada nesta segunda e morava na cidade de Ibatiba. A Bahia registrou sete ocorrências, sendo que seis deles ainda aguardam uma possível confirmação e um deles já foi descartado. O estado não apresentou nenhuma morte pela doença. Ainda de acordo com o Ministério, São Paulo teve três mortes confirmadas, enquanto as ocorrências registradas no Distrito Federal e em Goiás acabaram sendo descartados.



Seis suspeitos de envolvimento com morte de policiais na Lapa são mortos em Cabrobó

Foto: Arquivo/97news

Seis suspeitos de envolvimento na morte de dois policiais militares em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, forma mortos no último sábado (28) durante operação realizada por agentes da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga (CPAC), Graer e Bope da Polícia Militar. Segundo informações do blog Brumado Notícias, o grupo havia se escondido na cidade de Cabrobó, em Pernambuco, e foram encontrados pelas equipes. Houve troca de tiros no local e os suspeitos foram baleados. Desde a ação em Bom Jesus da Lapa, no último dia 22, morreram onze integrantes da quadrilha: dois em Bom Jesus da Lapa, um em Juazeiro, um em Cocos, um em Riacho de Santana e seis em Cabrobó. 



Ibitira: Ação de Municipalização do Ensino Fundamental Ciclo II gera protestos e indignação

A Escola Estadual Lia Públio de Castro é muito respeitada pela qualidade do ensino oferecido (Foto: Reprodução Facebook)

A população de Ibitira, Distrito de Rio do Antônio, localizado na região sudoeste do estado, já demonstra uma grande insatisfação após ter ser sido surpreendida com a real possibilidade da municipalização total do Ensino Fundamental Ciclo II. Vale ressaltar que essa modalidade de ensino era partilhada até final do ano passado entre Estado e Município e possuía um ótimo grau de resolutividade. Um grande número de alunos cuja responsabilidade é do Estado frequenta as aulas no Colégio Estadual Lia Públio de Castro, instituição de renome regional que sempre contou com a competência e comprometimento do seu quadro de funcionários. Na avaliação feita por pais e professores, a medida é um retrocesso e pode prejudicar muito a qualidade do ensino oferecido, já que, a instituição supracitada foi contemplada recentemente com a construção de nova sede, com uma estrutura invejável. A decisão teria sido tomada de forma unilateral pelo prefeito José Alves (PDT), o Deca, que estaria trazendo para o âmbito municipal o ônus que pertence ao Estado. A preocupação de pais, alunos e professores já é notória e, com isso, uma mobilização de protesto já está sendo efetiva, pois segundo eles “nesse momento em que os municípios, que são a esfera federativa mais fragilizada financeiramente em decorrência da crise fiscal e do aumento de encargos, toma uma atitude arbitrária como essa, os resultados poderão resultar em dificuldades e ou impossibilidade de atendimento com qualidade para todos”, argumentam. Eles elevam o tom ao declarar que “nos dias atuais, uma ação como essa, sem se consultar a comunidade é realmente muito questionável, pois, a impressão que fica é que a gestão municipal estaria somente preocupada em conquistar novos postos de trabalhos para agraciar seus correligionários políticos”. Em contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Antônio, André Berkovitz (PEN), ele destacou que “não podemos aceitar uma decisão como essa fora do contexto. Sou totalmente contrário, pois irá prejudicar a qualidade do ensino em Ibitira, então, diante disso, já estamos prestando nosso apoio aos pais, professores e alunos”. O movimento irá buscar um encontro com o prefeito na manhã desta terça-feira (31) para tentar encontrar uma solução consensual para a questão. Caso o prefeito não receba a comissão, um forte manifesto de protesto poderá acontecer em frente à sede da Prefeitura Municipal de Rio do Antônio. Nossa equipe entrou em contato com prepostos da administração municipal para buscar esclarecimentosobre o fato, ficando no aguardo das informações. 



Sucesso: Produção do Feijão do Sítio Novo agradece aos colaboradores e o público que prestigiou o evento

(Foto: Divulgação)

A produção do Feijão do Sítio Novo, por meio dos promoters Gilson Porto e Beto Bonelly, vem agradecer a todos os colaboradores e ao público que compareceu ao evento na tarde deste domingo (29). Ficou claro, já em sua primeira edição, que o evento será outro grande sucesso da grife Só Legal e Beto Bonelly Produções. Marcado pela alegria, pessoas bonitas, bom gourmet e uma musicalidade vibrante a edição do lançamento da marca Feijão do Sítio Novo seguiu a linha de excelência da parceria, que sempre primou pela alta qualidade de suas realizações. O público aplaudiu e os comentários nas redes sociais foram os mais positivos possíveis, projetando que é mais uma marca que veio para ficar, trazendo um modelo inovador para os eventos indoor em Brumado e região.



LF: Decreto proibindo uso de arma pessoal para a Guarda Municipal causa polêmica

(Foto: Reprodução)

A prefeita do municipio de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), assinou um decreto na útlima sexta-feira (27), proibindo o uso de arma pessoal pelos agentes da Guarda Municipal da cidade. Em suas declarações à imprensa, a prefeita afirma que não está desarmando a Guarda, mas atuando para a proteção dos próprios agentes, já que o decreto diz respeito apenas ao porte de armas particulares. “Nós não desarmamos a guarda municipal. O que nós fizemos, já em uma iniciativa nossa de prevenção para a defesa dos próprios guardas municipais, é que o s guardas municipais que tinham armas pessoais e que estariam utilizando armas pessoais na rua, achamos que apesar de eles estarem fazendo isso para proteger a população, achamos que era um risco para a própria vida deles, e, portanto, a gente pediu para que eles não fizessem isso”, explica. Ela argumenta que a função da GM não pode concorrer com a da polícia. “Nós não estamos tirando as armas da guarda municipal, requalificando e discutindo o papel da guarda tanto em relação à defesa do patrimônio, mas também a defesa da segurança, não competindo com o papel que é da Polícia Militar, que é ela que deve prestar a segurança pública do ponto de vista do policiamento. A nossa guarda pode ajudar, pode colaborar, mas não pode substituir o papel de um PM”, afirma. 



‘Aquarius’ é eleito melhor filme estrangeiro em prêmio francês

Sônia Braga no filme 'Aquarius', de Kleber Mendonça Filho (VEJA.com/Divulgação/Divulgação)

Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Sônia Braga, foi eleito o melhor filme estrangeiro pelo Sindicato Francês da Crítica de Cinema (Syndicat Français de la Critique de Cinéma), nesta segunda-feira. O filme, que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, relata os problemas da especulação imobiliária no Brasil, personificados na última moradora de um pequeno edifício na avenida Boa Viagem, no Recife, que resiste sair do imóvel condenado à demolição para dar lugar a um grande edifício. Recebeu o prêmio de melhor filme francês Elle, de Paul Verhoeven. Como melhores obras-primas ficaram com os prêmios Diamant Noir, de Arthur Harari, na categoria nacional, e Dogs, do romeno Bogdan Mirica, na estrangeira. O prêmio, criado em 2006 e concedido por jornalistas especializados, escolheu também como melhor filme “singular” francófono La Forêt de Quinconces, de Grégoire Leprince-Ringuet, e como melhor curta-metragem L’âge des Sirènes, de Héloïse Pelloquet.

 



Brumado: Mulher suspeita de tráfico é detida com drogas escondidas em sua lingerie

As drogas e o celular ficaram apreendidos na DP (Foto: Divulgação Polícia Militar)

Uma denúncia anônima levou os policiais militares a autuar uma mulher suspeita de estar praticando tráfico de drogas na cidade. Após abordagem, ela que estava conduzindo uma motocicleta e falando ao celular em atitude suspeita, foi encaminhada para a DP e após passar por uma revista especializada, foram encontrados tabletes de maconha, os quais estavam escondidos em seu sutiã e calcinha. Ela ficou detida, mas depois liberada, após dar explicações. A motocicleta ficou retida para posteriores investigações (foto abaixo), já que existem fortes indícios de que estaria sendo utilizada a serviço do tráfico na cidade. 

(Foto: Divulgação Polícia Militar)


Brumado: Após ser esfaqueado na Praça Zeca Leite, jovem é levado HMPMN e autor da agressão vai para a DP

(Fotocomposição: 97NEWS)

A música do cantor Edson Gomes que diz “é tanta violência na cidade, brother é tanta criminalidade” expressa com muita exatidão os dias de hoje na grande maioria das cidades da região. Em Brumado, principalmente nos finais de semana, o índice de ocorrências policias aumenta muito, tendo em agressões e até em homicídios como aconteceu na tarde do último sábado (28). Já no período noturno, por volta das 22h45m, uma outra tentativa de homicídio ocorreu na Praça Zeca Leite, nas proximidades da lanchonete Subway. Segundo as informações colhidas pelo 97NEWS, um jovem acabou sofrendo vários golpes de facão, os quais atingiram a cabeça, braços e os dedos. A vítima teve que ser hospitalizada e o agressor foi preso em flagrante. Duas testemunhas do fato também estiveram presentes à DP para prestar depoimento. Ainda segundo as informações a vítima teve só ferimentos leves e foi liberado após ser medicado. 



Brumado: Embriagado na madrugada, homem ameaça de morte recepcionista de hotel

O homem foi conduzido algemado para a DP (Foto: 97NEWS)

Um homem acabou sendo preso pela Polícia após ter feito uma grande confusão num hotel do centro da cidade. Segundo as informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, o “hospede indesejado” entrou no estabelecimento por volta das 01h30m da madrugada de sábado (28) e já foi ameaçando o recepcionista. Depois de pedir uma bebida ele anunciou que iria querer um quarto para dormir. Ato continuou, o recepcionista o levou para o quarto, quando de repente, foram feitas ameaças de morte, o que levou o funcionário a acionar a Polícia que chegou imediatamente e levou o homem para a delegacia. Ele foi ouvido pelo delegado e irá responder pelo crime de ameaça. 



‘Por favor devolva a minha moto, era meu ganha pão’, clama catador de latinha que teve veículo furtado no estacionamento da AABB de Brumado

O catador de latinhas Gilberto Bittencourt faz apelo para ter a sua moto de volta (Foto: 97NEWS)

Até os catadores de latinha não estão livres da criminalidade em Brumado, tanto que, no último sábado (28) um deles acabou tendo a sua motocicleta, uma CG 125 na cor azul com placa BSL 8668 com reboque no fundo, furtada no estacionamento da AABB no último sábado (28). Gilberto Oliveira Bittencourt (57) procurou a redação do 97NEWS para relatar o seu infortúnio. “Eu estava recolhendo o material fora da festa e deixei a moto no estacionamento com a chave da na ignição e quando voltei ela não estava mais lá”, declarou. Ele ainda descreveu que “eu imediatamente chamei a Polícia e buscas foram feitas na região, mas, infelizmente, a moto não foi recuperada”. Ele, emocionado faz um apelo ao autor do furto pedindo que “eu peço por favor a quem levou a minha moto, me devolva, pois era meu ganha pão”. 



Baianos tiram nota máxima no Enem em Redação

Foto: Divulgação

Os baianos Rafael Costa, Thaylane Santos e João Vitor Aleixo brocaram no Enem deste ano na Bahia. Os três estudantes e outros mais da Bahia tiraram a maior nota de Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles teveram um escore de 920 a 980 pontos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas foram as maiores já registrada na história do exame na Bahia. Para a pasta, a tendência de aumento no desempenho em Redação comprova a melhor qualificação dos participantes. Thaylane Santos, fez um comentário em uma rede social dizendo "Agradeço muito aos meus professores do Trinta de Junho, em Serrinha-BA, que são profissionais de excelência. Acabei de saber que fui aprovada em Direito na UFRJ, porém meus pais não tem como arcar com a viagem de matricula. Mas enfim, estou muito feliz", comentou. Orgulhoso e surpreso por ter alcançado tamanha pontuação na redação, João Vitor aguarda ser chamado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), para a qual escolheu como primeira opção o curso de Bacharel Interdisciplinar em Saúde. “Pelos 920 pontos que fiz, devo ser classificado na Ufba. Depois, com o passar do tempo, pretendo tentar transferência para Medicina, que é o meu sonho maior”, conta o estudante, filho de mãe professora e pai agricultor familiar. João Vitor também fala sobre o seu desempenho no Enem. “Atribuo esta vitória a todos que estão ao meu redor contribuindo para a minha formação pessoal e escolar e, ainda, ao Coletivo Jovens de Maceté, que me abriu novos conhecimentos e uma nova visão de mundo. Sou muito grato a todos”, afirma. Além de Rafael Costa, Thaylane e João Vitor, os estudantes Karen Almeida, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Bom Jesus da Lapa, e Rafael Pedra, do Colégio Estadual de Monte Gordo, no município de Camaçari, também tiveram destaques na redação do Enem. Karen Almeida fez 960 pontos e Rafael Pedra 920 pontos. Para quem ainda não consultou o boletim do Enem, as notas estão disponíveis no site Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar é preciso ter em mãos o número do CPF e fazer o login em enem.inep.gov.br/participante.



Cármen Lúcia homologa as 77 delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht

(Foto: Reprodução)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, homologou as 77 delações de executivos e ex-executivos da construtora Odebrecht. A homologação dá validade jurídica às delações. Agora, o material será encaminhado para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que vai analisar os documentos para decidir sobre quais pontos irá pedir abertura de investigação. De acordo com a assessoria de imprensa do STF, o conteúdo das delações continua sob segredo de Justiça. O sigilo só deverá ser derrubado após a abertura de investigação sobre os fatos informados pelos delatores (veja ao final desta reportagem os próximos passos da operação no tribunal). Plantonista do STF no recesso do Judiciário, Cármen Lúcia usou a prerrogativa de presidente para homologar as delações dos dirigentes e ex-dirigentes da empreiteira. Ela tomou a decisão para não atrasar o andamento das investigações da Lava Jato, na medida em que o relator do caso no tribunal, ministro Teori Zavascki, morreu em um acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro.

Após a morte de Teori, a presidente do STF autorizou que os juízes auxiliares que assessoravam o relator da Lava Jato concluíssem os trabalhos.

Cármen Lúcia passou o fim de semana trabalhando em seu gabinete para analisar os últimos detalhes das delações antes de homologar os depoimentos (assista ao vídeo acima).

 

Na sexta-feira (27), os juízes auxiliares do gabinete de Teori haviam concluído as audiências com os 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht que fecharam acordo no âmbito da Operação Lava Jato.

Nas audiências com os delatores da empreiteira, os juízes perguntaram se as informações foram prestadas nos depoimentos de livre e espontânea vontade, sem coação por parte dos investigadores.

Um dos últimos delatores ouvidos no trabalho de checagem das delações foi o ex-presidente e principal herdeiro do grupo, Marcelo Odebrecht, que participou da audiência no presídio onde está, em Curitiba (PR) .

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, só pediu ao STF para homologar as delações. Ao contrário do que fez em outros casos, não pediu neste momento para separar o conteúdo em diversos pedaços e remeter as partes sobre quem não tem foro privilegiado para outras instâncias.

Por isso, a remessa para outros tribunais das informações sobre quem não tem foro deve ser feita em um momento posterior, quando Janot pedir ao STF abertura de inquéritos ou inclusão de dados em investigações já em andamento.

 

O que acontece agora

 

 

  • Os trechos das delações que não envolvem de alguma forma autoridades com foro privilegiado vão para outras instâncias (o que for relacionado à Petrobras vai para o juiz federal Sérgio Moro e outros temas para juízes federais ou estaduais pelo país a depender da suspeita e de quem envolva). Prefeitos e deputados estaduais têm foro nos Tribunais de Justiça ou nos Tribunais Regionais Federais; governadores têm foro no Superior Tribunal de Justiça. No STF ficam deputados federais, senadores, ministros e presidente da República.
  • O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai avaliar as delações sobre pessoas com foro para decidir sobre o que pedirá abertura de inquérito e quais trechos pretende arquivar. Ele pode ainda incluir trechos em inquéritos já em andamento. Não tem prazo para isso, mas em outros casos levou em média dois meses.
  • O sigilo cai, em tese, quando todo o teor da delação for usada nos inquéritos. Por isso é possível que alguns trechos sejam utilizados em inquéritos que não correm em segredo e que o sigilo de cada delação vá caindo aos poucos. A delação da Andrade Gutierrez, homologada em abril de 2016, segue em sigilo até hoje, mas alguns trechos foram tornados públicos. Outras delações perderam o segredo em menos tempo, dois a três meses depois da homologação.

 

 

Sigilo

 

Assim que foi noticiada a homologação das delações, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, escreveu em sua conta no Twitter que defende a quebra do sigilo do conteúdo do material.

"Defendo a quebra do sigilo. É preciso que fique claro a toda sociedade o papel de cada um dos envolvidos. A luz do sol é o melhor detergente", escreveu o presidente da OAB.

 

Escolha do novo relator

 

Outra decisão importante que deve ser tomada por Cármen Lúcia nos próximos dias é sobre a escolha do novo relator da Lava Jato no tribunal. Os processos da operação envolvem dezenas de políticos, lobistas e empresários investigados no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Teori concentrava a supervisão das investigações, tocadas por Ministério Público e Polícia Federal. A importância do novo relator, bem como o critério pelo qual será designado, se relaciona à sua responsabilidade no curso dos inquéritos e ações penais contra os parlamentares.

A expectativa é de que a decisão sobre quem será o novo relator da Lava Jato ocorra nesta semana, quando o STF volta do recesso.

Uma das possibilidades mais consideradas ultimamente é o sorteio entre os outros atuais ministros da Corte.

Segundo o Regimento do STF, caberia à presidente do STF determinar a redistribuição “em caráter excepcional”, sem especificar em que situações concretas isso ocorrerá.

Mesmo nessa hipótese, abrem-se pelo menos duas possibilidades no STF, dependendo de quem poderá participar do sorteio: se os cinco ministros da Segunda Turma (à qual pertencia Teori e onde são analisados os processos da Lava Jato) ou todos os 10 ministros que compõem o plenário aptos a relatar o caso (como presidente, Cármen Lúcia fica fora de qualquer relatoria).

Integram a Segunda Turma os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

 

Pré-delações

 

Ainda na etapa em que os delatores prestavam informações para o Ministério Público e aguardavam a assinatura dos acordos de delação premiada, alguns depoimentos vazaram e se tornaram de conhecimento público.

Um deles era o do ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Ele apresentou valores repassados a políticos com a finalidade de obter vantagens para a empreiteira. Melo Filho citou citou 51 políticos de 11 partidos.

Segundo o ex-executivo parte dos recursos foi paga por meio de doações eleitorais oficiais, mas também há registro de propina e de caixa 2.

Também foi vazado o depoimento de Paulo Cesena, ex-presidente da Odebrecht Transport. Ele mencionou doações da empresa no valor de R$ 14 milhões para o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD); de R$ 4 milhões para o secretário do Programa de Parceria de Investimentos, Moreira Franco (PMDB); e de R$ 4,6 milhões para o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

Na época, Kassab divulgou nota na qual recomendou cautela com afirmações feitas por delatores e afirmou que não tem conhecimento de doação à sua campanha feita fora da lei.

Também em nota, Moreira Franco havia dito que todos os atos que praticou como ministro da Aviação Civil (período abordado na delação) estão “de acordo com as leis e as normas brasileiras de aviação”.

Quando o conteúdo da pré-delação veio à tona, os advogados de Cunha, que está preso em Curitiba, não quiseram comentar as denúncias.

CONTINUE LENDO