ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2016"

Contendas: PM prende assaltantes da Casa Lotérica

(Fotos: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 17h desta segunda-feira (04), dois indivíduos armados com um revólver utilizando uma motocicleta (Honda CG Fan, placa JRE 7723, Barra da Estiva), a qual havia sido roubada anteriormente, assaltaram a agência lotérica de Contendas do Sincorá. A guarnição da 34 CIPM/Contendas do Sincorá foi acionada e obteve êxito na captura dos infratores, sendo um menor e o outro Hugo Paulo Moreira Vasconcelos, 23 anos, natural de Contendas do Sincorá.  A guarnição fez a apresentação dos objetos e dos envolvidos na DEPOL de Brumado.



Brumado: Até que enfim a chuva

As chuvas mudaram a paisagem de Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Elas nunca foram tão aguardadas como agora, mas, como diz o ditado “antes tarde do que nunca”, as chuvas começaram a serem derramadas em Brumado nesta primeira semana de 2016. A população que reclamava aos quatro cantos dizendo “não aguento mais esse calor”, pode, até que enfim, sentir um alívio na temperatura na manhã desta terça-feira (05), já que os termômetros nos últimos dias estavam na casa dos 40 graus, com sensação térmica próxima dos 50. A previsão aponta para mais chuvas nesta terça e quarta-feira, o que trará mais alívio, especialmente para o homem do campo, que vem enfrentando uma das piores secas da história, já que nos últimos 3 meses os índices pluviométricos ficaram muito abaixo do esperado para o período. 



Itapetinga: Bandido é morto ao tentar roubar policial durante arrastão em farmácia

Após roubar assaltar estabelecimento, o elemento tentou roubar uma moto para fugir. Nesta moto estava um policial militar a paisana, que revidou. (Foto: Itapetinga Repórter)

Um ladrão acabou pagando com a própria vida ao tentar roubar um policial militar, por volta das 19 horas desta segunda-feira (4) em frente a Farmácia 24 Horas, situada na Rua Boa Nova, no Bairro Camacã, em Itapetinga. O militar estava com a esposa na garupa da moto e assim que parou o veículo foi surpreendido pelo indivíduo armado com revólver, saindo do interior da farmácia. O acusado anunciou o roubo, o policial, inicialmente não esboçou nenhuma reação, mas aproveitou de um pequeno descuido do assaltante para reagir a tentativa de assalto e balear o ladrão, que acabou caindo na rua lateral do estabelecimento comercial. De acordo testemunhas, naquele mesmo instante, o assaltante já havia roubado um mercado, na referida farmácia e tentava roubar o policial. Uma equipe do Samu-192 estave no local, mas o homem já estava morto. Um revólver municiado foi apreendido pela Polícia Militar.



Moto roubada em São Paulo é achada na Bahia após 4 anos: ‘Estava inteirinha’, diz dono

Vítima já havia desistido de reaver veículo levado em outubro de 2011. Policiais brincaram com tempo que motocicleta ficou na mão de criminosos. (foto: Reprodução)

Um morador de São Vicente, no litoral de São Paulo, recebeu um presente de Natal inesperado. O auxiliar de operação em almoxarifado Alexandre Pinto teve sua moto furtada em outubro de 2011, no Centro da cidade. Quatro anos depois, o veículo foi localizado intacto na Bahia, a mais de 1.500 km de distância de onde havia sido levada. Alexandre conta que a moto foi furtada no dia 17 de outubro de 2011. Ele a deixou estacionada enquanto resolvia questões pessoais e, ao voltar ao local, o veículo já havia desaparecido. Ele afirma que tomava cuidado com a segurança da motocicleta e que ficou surpreso com a rapidez com a qual os criminosos agiram. “Deixei ela estacionada por 10 minutos, bem no Centro de São Vicente, com travas nas rodas e no contato, mas mesmo assim não foi suficiente”, afirma.



Nota da Embasa explica interrupção do abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido aos fortes ventos ocorridos na tarde do último domingo em Brumado e região, desde às 16:30h de ontem (03/01/2016), houve a interrupção no fornecimento de energia elétrica na Barragem de Cristalândia, devido ao rompimento de cabos de rede de alta tensão. Equipes estão se mobilizando para regularizar a situação. A Embasa recomenda que a população mantenha a economia, consumindo de forma racional até a normalização do sistema. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. 



Mais uma monstruosidade: Pai é preso por estuprar filhas gêmeas

As menores sendo amparadas Foto: Mirian Ferreira

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante suspeito de estuprar as duas filhas gêmeas de 14 anos na cidade de Teixeira de Freitas, região sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, uma das adolescentes gravou um vídeo do momento em que o pai abusava da irmã. O pai das jovens está preso desde sexta-feira (1º), quando a polícia teve acesso ao vídeo do abuso. A denúncia foi feita por uma vizinha e prima das vítimas, que levou o vídeo até a delegacia. As adolescentes fizeram exames médicos que comprovaram os abusos e mostraram também que elas já não são mais virgens há alguns anos. De acordo com a delegada Waldiza Fernandes, não foi possível determinar há quanto tempo. "Os exames comprovaram que os abusos já acontecem há muito tempo. Elas perderam a virgindade com o pai, quando eram ainda mais novas", contou. O pai foi levado para a 8ª Corpim, onde segue preso. Em depoimento, segundo a delegada, o homem não chegou a admitir o abuso, mas contou que fazia carícias nas filhas, com o consentimento da mãe. Por sua vez, a mãe das vítimas negou a versão do pai. Ainda de acordo com a polícia, as adolescentes relataram em depoimento que o pai ameaçava cortar a cabeça delas e da mãe caso elas contassem para alguém sobre os abusos sofridos. Depois da prisão do pai, as jovens estão com a mãe e são acompanhadas pelo Conselho Tutelar da cidade.



Ponto das Churrasqueiras: O melhor em custo benefício para o seu churrasco de final de semana

Foto: Reprodução

O Ponto da Churrasqueira vem se estabelecendo como uma das referências do setor, buscando sempre a excelência de seus produtos. Produzindo churrasqueiras da melhor qualidade, que são a melhor escolha em custo benefício, pois são rápidas para montar e duram 10 vezes mais tempo do que as feitas de tijolos, o que é um grande diferencial que vem promovendo um grande volume de vendas. Confira nossos produtos e preços especiais no atacado e varejo. Aguardamos seu contato. Faça um orçamento agora mesmo (77) 9-9924-7962. Churrasqueiras pré-moldadas é no Ponto da Churrasqueira na Av. Cassimiro Pinheiro Azevedo, 458, Centro, telefones: (77) 9-9924-7962 ou 9-8827-7814. Lembrando sempre que o segredo de um perfeito churrasco está na carne, no tempero, mas principalmente na churrasqueira.



‘A nossa tropa é formada por homens e mulheres de coragem’, afirma comandante da 34ª CIPM

O major Jocevã fez questão de esclarecer que as ações de confronto com os bandidos só acontecerão em última estância (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Buscando esclarecer o confronto com um dos bandidos mais procurados da cidade, o major Jocevã Oliveira entrou em contato com o radialista Carlos Silva, que apresenta o Jornal da Alternativa na manhã desta segunda-feira (04). Segundo ele a ação foi inevitável, já que o marginal, conhecido como “Foguete”, sacou do revólver para atirar na guarnição da PETO, que não teve outra alternativa, senão revidar e atingir o elemento, o qual acabou tendo a morte cerebral decretada. Subindo o tom, o major fez questão de declarar que “nossa tropa é feita de homens e mulheres de coragem, que enfrentam o crime para defender a sociedade, diferentemente de alguns que usam a mídia local para dizer que os componentes da 34ª CIPM são covardes”. Ele ainda relatou que “essa ação que se iniciou com uma ronda rotineira, comprovou que agimos de forma técnica e eficaz, mas, acima de tudo, quero deixar bem claro que só partirmos para o confronto em última estância, já que buscamos as ações pacificadoras, antes de tudo”. O comandante ainda relatou que “no caso de Foguete, ele vinha praticando uma série de assaltos a motociclistas e, depois, pedia o resgate, numa prática cada vez mais frequente. Ele estava aterrorizando muitos comerciantes da região também, além de frequentemente praticar assaltos a transeuntes. Infelizmente, como diz o ditado, o crime não compensa e a Lei tem que ser exercida para garantir a integridade dos cidadãos de bem”.  



13 feriados cairão durante a semana em 2016

(Divulgação)

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (4), a lista de feriados e pontos facultativos para 2016. Na Bahia, serão 17 folgas concedidas, mas 3 delas cairão em fins de semana. O primeiro feriado do ano, o 1º de janeiro da Confraternização Universal (em que, na Bahia, também se comemora o dia do Bom Jesus dos Navegantes), foi comemorado em uma sexta-feira. De acordo com o DOU, entre os dias 8 e 10 de fevereiro, serão considerados pontos facultativos – no estado, a terça-feira (9) é feriado. Neste ano, os baianos poderão aproveitar folgas prolongadas nas comemorações de Tiradentes (21 de abril), Corpus Christi (26 de maio) e Nossa Senhora de Conceição da Praia (8 de dezembro – que vale apenas para Salvador), que caem em quintas-feiras, e na Proclamação da República (15 de novembro), uma terça. As festas de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) ocorre em quartas-feiras. Paixão de Cristo (25 de março) e São João (24 de junho) ocorrem em sextas-feiras – assim como o Dia do Servidor Público (28 de outubro), que é ponto facultativo. O Dia Mundial do Trabalho (1º de maio), a Independência da Bahia (2 de julho) e o Natal (25 de dezembro) serão comemorados em fins de semana.



Eliminador de ar em hidrômetro na Bahia é direito do consumidor

(Reprodução)

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou no mês passado o Projeto de Lei 21.734\2015, que assegura aos usuários dos serviços de água e esgoto, em toda a Bahia, o direito de comprar e ter instalado o aparelho eliminador de ar. O PL não assegurou que a Embasa teria que arcar com todo o custo da aquisição e instalação do equipamento. O eliminador de ar ainda divide opiniões no país. O deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB) e Tom Araujo (DEM), estão convencidos que será um ganho para os consumidores baianos. Segundo os parlamentares o objetivo é garantir ao consumidor o pagamento justo pelo consumo de água, levando em conta que comprovadamente existe um sobre consumo em torno de 30% nas contas. “Os bolsões de ar que se formam nas tubulações hidráulicas são tão grandes e potentes que aceleram visivelmente os ponteiros dos hidrômetros e o intuito é acabar com isso”, sustentou Meireles ao elaborar o PL que foi aprovado na Casa. Meireles reforça que os hidrômetros não possuem tecnologia suficiente para separar a água do ar e, consequentemente, registra a pressão como consumo realizado, penalizando os usuários que pagam mais pela conta. No Brasil já existe no mercado várias marcas do produto com razoável aceitação. O consumidor que decidir pela aquisição e instalação do equipamento deve encaminhar pedido a Embasa. O custo da instalação não foi revelado e dependerá de cada fornecedor de água. Na Bahia as cidades de Itabuna e Itapetinga os serviços de água e esgoto são municipalizados.



'No nosso terreno só a gente bate a laje', diz Ivete sobre 'loira'. Carla Verde se defende

(Fotos: Divulgação)

Ivete Sangalo arranjou uma forma bastante inusitada de comentar a cena de ciúme que protagonizou no dia 31 de dezembro. Dia em que fazia um show no litoral norte baiano, quando uma bronca em seu marido, Daniel Cady, por ele estar conversando com uma mulher no camarote da festa. No SnapChat, Fernanda Souza tratava sobre o caso com seus seguidores até que a cantora baiana resolveu se “intrometer” na conversa e falar do assunto de uma forma bem humorada. “Fernandinha, você sabe. No nosso terreno, só a gente bate laje”, brincou a baiana. A atriz afirmou que “amou” a frase e iria espalhá-la entre seus amigos. Vale citar que esta foi a primeira vez que Daniel, nutricionista marido de Ivete e pai do filho da cantora, se envolveu em uma confusão, já que normalmente o rapaz prefere se manter afastado dos holofotes.



Jovem executado no meio da rua é a primeira vítima de morte violenta em Itapetinga

Segundo a família, o rapaz conhecia traficantes mas só tinha passagem por vandalismo. Corpo seguiu para o IML de Vitória da Conquista. (Foto: Itapetinga Repórter)

Por volta das 20h00, deste domingo (3), Itapetinga registra o primeiro homicídio do ano de 2016. Um jovem de prenome Rafael, vulgarmente conhecido como “Quatí” foi assassinado a tiros no Bairro Clodoaldo Costa, em um local conhecido como Grotão.De acordo com testemunhas, o rapaz foi executado com tiros á queima roupa por dois indivíduos a pé que estavam lhe perseguindo. O local onde ocorreu o homicídio é escuro e alguns moradores preferem o silêncio. Uma equipe da Polícia Militar permaneceu na cena do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e depois dos trabalhos periciais, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. Rafael morava com a mãe e dois irmãos na Rua Valdir Pires, próximo do local de onde foi morto. Segundo a família, ele teve uma apresentação na delegacia local por destruição ao patrimônio público, tinha envolvimento com traficantes de drogas. Ainda segundo familiares, o jovem também aparentava ter problemas psicológicos. O caso está sendo devidamente investigado pela Polícia Civil.



Brumado: Guarnição da PETO autua em flagrante homem conduzindo motocicleta com chassi suprimido

A motocicleta estava com o chassi suprimido por uso de um maçarico (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

A guarnição da 34ª CIPM/PETO, em ronda na Avenida Centenário, na manhã desta segunda-feira (04) flagrou um homem de 45 anos, de prenome Edvaldo, o qual estava conduzindo uma motocicleta CG Honda Cg Titan de cor preta, placa policial DYY-7598, com a numeração do chassi suprimida com o uso de um maçarico. Ao consultar a placa no sistema foi observado que a placa pertence a uma motocicleta de cor cinza, de posse destas informações o condutor e o veículo foram conduzidos a Depol. 



Morre o ex-prefeito de Maracás, empresário e publicitário Fernando Carvalho

Ex-prefeito governou o município entre 1996 e 2004. Foi fundador da ABAP-Ba. e do Sinapro-Ba. Ele deixa esposa e dois filhos.(Foto: Reprodução)

O ex-prefeito de Maracás, o empresário e publicitário Fernando Carvalho, morreu na noite deste domingo (3) no Hospital Aliança, na capital do Estado, onde estava internado com problemas de saúde. Considerado um dos maiores líderes da história política de Maracás, Fernando Carvalho governou o município por dois mandatos consecutivos, entre 1996 e 2004, quando recebeu do Sebrae Nacional o título de Prefeito Empreendedor. Além disso, foi homenageado com a medalha Thomé de Souza na Câmara de Vereadores de Salvador, em 2010. Fernando era sócio-fundador da Agência Morya, foi sócio proprietário da extinta Rádio AM Vale Aprazível de Jaguaquara, proprietário da Pousada Vale Aprazível, instalada em Maracás e deixa a esposa Adailda Carvalho e os filhos Claudio e Fernando Carvalho Filho.



Guarda Civil Municipal de Brumado impede mais um arrombamento na cidade

Com a chegada da Guarda Municipal os arrombadores acabaram fugindo após tentar arrombar a porta que dá acesso ao mercado de carnes (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Exibindo IMG-20160104-WA0016_resized.jpgMostrando um dinamismo cada vez maior em suas ações, a GCM – Guarda Civil Municipal de Brumado vem mostrando a sua competência em guardar e vigiar o patrimônio público em várias ações importantes. Após ter impedido um arrombamento em série no complexo onde fica situado o Juizado Especial de Pequenas Causas na tarde deste domingo (03), os guardas municipais em ronda no na área da Feira Livre Municipal, mais especificamente no mercado de carnes, avistaram dois elementos tentando arrombar a porta que dá acesso aos açougues, mas devido à rápida ação, os dois meliantes fugiram e o arrombamento foi impedido. O índice de arrombamentos na cidade vem crescendo muito nos últimos dias e, devido a isso, a GCM vem fortalecendo as suas ações para evitar que as repartições públicas sejam invadidas pelos arrombadores. 



Tanhaçu: Motorista que morreu em acidente próximo a Sussuarana era de São Paulo

(Foto: Leitor 97NEWS via whatsapp)

O paulista Sindeval Silva Brito (34) acabou morrendo um acidente na BR-030, nas proximidades do Distrito de Sussuarana neste domingo (03). Segundo informações ele conduzia um Hyundai HB-20, prata, 2012, placa policial FHD-8557-SP quando perdeu a direção do veiculo e acabou indo para fora da pista, colidindo com o acostamento. Ele estava sozinho no veículo e o corpo foi necropsiado pelo DPT de Brumado. As causas do acidente ainda são desconhecidas. 



Homem é detido após agredir a própria mãe com cabo de enxada em Conquista

(Foto: Reprodução)

Um homem foi preso por violência doméstica, no bairro Ipanema, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Policiais do 3º Pelotão da 77ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) conduziram à delegacia Silvano de Jesus Silva, 35 anos, após o acusado agredir a própria mãe. O suspeito agrediu com um cabo de enxada a mulher de 70 anos. Silvano e a mãe foram apresentados na delegacia de Polícia Civil.  Lá, a mãe, mesmo machucada, optou por não seguir com a ocorrência e solicitou que o filho fosse liberado ao final do dia.

 



Confira as principais manchetes desta segunda-feira (04)

- A Tarde: Inflação pesa no bolso dos banhistas

- Correio*: Inadimplência nas escolas chega a 25%

- Tribuna da Bahia: Ano novo começa com contas a pagar

- Estadão: Governo quer blindar Barbosa de pedaladas

- Folha de S. Paulo: 3 em cada 4 metrópoles têm queda de receitas

- O Globo: Petrobras busca sócios que banquem fatia da estatal em investimentos



GCM impede arrombamentos em série no complexo do Juizado Especial de Pequenas Causas

A ação dos guardas acabou impedindo que outras repartições fossem arrombadas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A ação dos guardas municipais em Brumado visando a proteção do patrimônio público vem sendo muito eficaz e, na tarde deste domingo (03), mais uma vez os GCMs mostraram sua competência ao impedir que vários prédios do Complexo onde fica o Juizado Especial de Pequenas Causas fossem arrombados. Fazendo sua ronda específica, os guardas perceberam dois elementos em cima do poste onde fica o JEPC, os quais conseguiram evadir do local. Imediatamente o juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Guimarães foi comunicado e foi ao local para iniciar uma vistoria, a qual constatou que vários armários foram arrombados, inclusive o cofre onde ficam guardados os autos dos processos (foto abaixo). Os bandidos não levaram nada do local e, segundo o Dr. Genivaldo Guimarães, que foi ouvido pela reportagem do 97NEWS, os bandidos deveriam estar buscando objetos de valor, ou armas e drogas, mas como ele mesmo disse “se deram mal”, já que nada de valor é guardado lá, muito menos armas ou drogas apreendidas. Segundo o juiz a segurança no local será reforçado com a instalação de um sistema de alarme, para impedir que novos arrombamentos aconteçam no local. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Barreiras: Polícia irá intensificar as investigações sobre duplo homicídio

Muitos populares se reuniram no local (Foto: Leitor Via Whatsapp)

Três pessoas foram alvejadas com tiros na noite de ontem (02), por volta das 21h40, em Barreiras, por elementos ainda não identificados. Segundo informações os assassinos estavam em uma moto CG preta e um Fiat Unoque encontrou a família em um vectra branco e deram mais de 12 disparos contra os ocupantes do carro, tudo começou na  rua Afonso Soares, no Bairro Vila Rica e o motorista saiu dirigindo o carro mesmo alvejado até a rua Planaltina no final do Bairro São Sebastião quando não  aguentou mais parou o veículo. Entre as pessoas feridas, duas morreram no local, uma mulher e uma criança de aproximadamente 7 anos. A terceira vítima o condutor do veículo vectra branco foi socorrido às pressas pelo SAMU para o Hospital do Oeste na cidade citada. A Polícia Militar esteve no local, isolou a área, iniciou as diligências com objetivo de identificar os suspeitos que fugiram do local rapidamente. Ainda não se sabe o motivo real deste duplo homicídio ocorrido na noite de hoje em Barreiras. Os corpos serão removidos após a perícia técnica para o IML local.

(Foto: Leitor Via Whatsapp)