ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2015"

‘Foi um verdadeiro filme de terror’, afirma funcionária que foi feita refém por bandido

O assalto aconteceu na Av. Centenário (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A bandidagem não para de apavorar os brumadenses, agindo de dia e de noite, criando um clima total de insegurança da cidade. Na manhã desta quinta, 15/11, uma funcionária de uma loja que fica na Av. Centenário acabou sendo mais uma vítima dos bandidos. Segundo relatos colhidos pela reportagem do 97NEWS, a funcionária relatou que foi abrir a loja e logo chegou um homem, aparentando ter uns 25 anos, dizendo que queria comprar uma sandália. Assim que ela voltou com as sandálias para mostrar, o homem, que estava armado deu voz de assalto e levou a funcionária para o banheiro, aonde ele amarrou os pés da funcionária, colocando caixas e escadas para dificultar a saída. Ainda segundo ela o homem a ameaçou de morte. “Eu pedi o livramento a Deus, porque o que eu passei foi um verdadeiro filme de terror”, desabafou a mulher que estava quase em estado de choque. O bandido levou produtos da loja e também o celular da funcionária, mas também pode ter levado outras coisas que ainda não foram identificadas. 



Parabéns pra você: Apresentador e repórter Marcos Paulo na porta do badalado Clube dos Quarentões

O inigualável Marcos Paulo ao lado da sua esposa Nilda Moreira (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma história de muita luta e superação, esse seria o resumo da vida do brumadense Marcos Paulo, que hoje vive o melhor momento de sua carreira como repórter e apresentador. Ele que está completando 39 anos nesta quinta-feira 15 de janeiro de 2015 terá o seu último ano antes de entrar para o badalado Clube dos Quarentões. Ao lado da sua esposa Nilda Moreira, MP como é carinhosamente conhecido tem outro grande motivo para comemorar que é o nascimento de seu filho que está previsto para março. Incansável, Marcos Paulo se “vira nos trinta” com muita eficiência, pois suas reportagens para o Jornal da Alternativa Segunda Edição são muitas vezes exclusivas e retratam o cotidiano da vida dos brumadenses de uma forma muito singular. Ele também comanda dois programas de grande sucesso da Alternativa FM, o “Na Trilha do Amor” que vai ao ar todas as noites de segunda à sexta, das 20 às 22 horas e o Domingo Especial de 9 até às 12 horas pelas ondas da Alternativa FM. O 97NEWS faz questão de prestar essa justa homenagem a este “jovem” batalhador que está sempre a postos e que já faz parte da história de sucesso da Alternativa FM. 



‘As quentinhas dos presos de Brumado são ótimas e não vem só zóião não’, garante cozinheira chefe

A qualidade das quentinhas entregues aos presos de Brumado é ótima garante a cozinheira chefe (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A polêmica que envolveu a qualidade das quentinhas que são oferecidas aos presos da 20ª Coorpin acabou ganhando grande repercussão e o repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, na busca de esclarecer os fatos esteve na tarde de hoje, no local onde são feitas as quentinhas. Ele ouviu a cozinheira responsável, que pediu para não ser identificada. Ela garantiu a qualidade e a variedade do cardápio. – Eu garanto a qualidade da comida feita por nós, então essa história de baratas e cabelos não existe, pois a higiente é total até a hora de se embalar para a entrega –, afirmou (foto abaixo). Ela ainda fez questão de falar sobre a variedade do cardápio. – O cardápio é bem variado, vai carne de boi, frango, bisteca, salada, macarrão e vai “zoião” também –. Sobre a repetição dos ovos durante a semana ela explicou que foi por causa do não pagamento por parte do governo, que obrigou a colocar ovos duas vezes na semana no cardápio. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Embasa garante a qualidade da água distribuída em Pedra Preta, mas moradores ainda discordam

O representante da Associação de Moradores de Pedra Preta, Adão de Almeida continua afirmando que a água está com sua qualdiade prejudicada (Foto: Marcos Paulo)

Devido à matéria feita pelo 97NEWS que retratava a indignação dos moradores da Comunidade de Pedra Preta quanto à qualidade da água distribuída pela Embasa, o repórter Marcos Paulo foi ao escritório da empresa e falou com o gerente operacional Loreto que garantiu a qualidade. Segundo ele não há condições de a água chegar com óleo, pois a empresa não utiliza esse produto. Ele ainda explicou que a água continua vindo com a quantidade de cloro e sulfato de alumínio corretas e que a reclamação dos moradores de Pedra Preta não procedia em sua totalidade, somente na questão da coloração, que já está sendo resolvida. O representante da Comunidade de Pedra Preta, Adão Alves de Almeida foi a Embasa e garantiu que a água está sem condições de ser consumida e que o problema vem se arrastando há um bom tempo. Ele disse que a água vem com uma nata, uma gordura esquisita e que as explicações do gerente da Embasa não são convincentes, pois em várias residências isso é flagrante. Ele ainda disse que se não houver uma solução definitiva os moradores entrarão com uma ação civil pública contra a empresa. 



Brumado perde verba de quase R$ 2 milhões que seria para a construção da Av. Integração

“Brumado só tá que perde”, foi dessa forma que se iniciou o Jornal da Alternativa Segunda Edição na tarde desta quarta-feira, dia 14/1, ao transmitir outra notícia triste de mais uma grande perda para Brumado. O âncora Emanoel Araújo explicou a perda dessa forma: “o prefeito fez o destrato com a Caixa Econômica Federal, então, as verbas da União, no valor de 1 milhão e 900 mil reais, que seriam utilizadas para a construção da Av. Integração, que iria margear a linha férrea, não virão mais”. Ele ainda citou que “o motivo do destrato com a Caixa foi que o projeto feito pela prefeitura estaria irregular, além do que a área pertence à ferrovia, então não poderia se executar o projeto da forma que foi enviado ao Ministério das Cidades”. E finalizou dizendo que “infelizmente Brumado perde mais uma importante obra, já que, ao que tudo indica, não haverá tempo para se fazer um novo projeto, que não seria só de 2 milhões e sim de 6 milhões ao todo”



Ex-vereador de Barra do Rocha é encontrado enforcado

(Foto: Reprodução)

O comerciante e ex-vereador de Barra do Rocha, Euzébio José Costa, de 72 anos, mais conhecido como “Bob”, foi encontrado enforcado na manhã desta quarta-feira(14), numa área externa da sua residência, na rua Rui Barbosa. O corpo do comerciante foi encontrado pela sua esposa. Bob tinha acabado de retornar uma caminhada na rodovia BR-330, minutos depois teria se enforcado. A notícia surpreendeu a todos os moradores da cidade. Carismático, sempre de bem com a vida, Bob era conhecido assim. Ele trabalhava vendendo confecções em feiras livres da região sul da Bahia. Euzébio exerceu o cargo de vereador por 4 vezes nas décadas de 80 e 90 no município Barrochense. Bob estaria sofrendo de depressão, desde o assassinato do seu filho em maio do ano passado, ocorrido em Ubatã. No último domingo(11), o seu ex-genro Roberto Carlos Mamona foi assassinado dentro de sua residência.(Giro em Ipiaú).



‘Não dá nem para escovar os dentes’, protestam moradores de Pedra Preta sobre a qualidade da água

Os moradores querem uma solução urgente para o problema (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A equipe de reportagem do 97NEWS esteve nesta quarta-feira, dia 14/11, na Comunidade de Pedra Preta para ouvir os moradores da localidade, os quais estão muito revoltados com a qualidade da água distribuída pela Embasa. Segundo a dona-de-casa Eva Rocha de Jesus “não dá nem para escovar os dentes”, ela ainda descreveu que “a água está vindo com óleo e muito amarelada, a qualidade é péssima”. O agricultor Valdelino Barreto explicou que “a água realmente não dá para beber, estava vindo com uma nata estranha, com um gosto horrível e até para lavar roupa não dá”. Já José Almeida acabou indo para o lado da brincadeira ao dizer que “não precisa nem mais por óleo para fazer comida” e complementou que “a alegria recente, pois não tínhamos água da Embasa aqui antes, agora, se tornou em tristeza, tanto que já estou pensando em pedir o desligamento da minha casa, já que vou pagar por um produto que não dá para usar”. Ainda segundo dados colhidos pela nossa equipe, hoje a água veio menos amarelada e com menos óleo, o que deixou os moradores um pouco aliviados. A Embasa não se pronunciou sobre o assunto. 

A água está vindo com óleo (Foto: Marcos Paulo)


Quadrilha invade agência, rouba dinheiro e faz funcionário como refém

(Foto: Reprodução)

Quatro homens invadiram agência bancária do Bradesco, roubaram um malote com dinheiro - que caiu na pista durante a fuga - e levaram um funcionário refém, no município de Itajuípe, região sul da Bahia. O crime ocorreu por volta das 8h desta quarta-feira (14) e é investigado pela Polícia Civil. De acordo com a delegacia, a invasão ocorreu no momento em que funcionários chegavam para trabalhar. Além do dinheiro, os criminosos roubaram coletes à prova de balas e armas da seguranças do banco. Após a ação, os suspeitos queimaram o veículo em que estavam e encontraram outro grupo, possibilitando a fuga. Segundo informações da polícia, um outro veículo utilitário que carregava capim foi localizado no meio da estrada de terra, próximo ao veículo queimado, sem avarias. A polícia indica pelo menos duas suspeitas - ou motorista também tenha sido levado como refém ou que o carro tenha sido usado para o crime.



Pagamentos do Garantia Safra já estão liberados pelo Governo Federal

Em Brumado os benefíciários estavam muito preocupados como a ruralista Marizete Pécora que exibe os seus carnês do GS (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os pagamentos do benefício Garantia-Safra (GS) relativos à safra de 2013/2014 foram autorizados nesta quarta-feira (14) pelo secretário substituto da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), João Luiz Guadagnin, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União. O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) concedido a agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perdas na safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Segundo site do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o valor anual do benefício é R$ 850,00 na safra 2013/2014. O pagamento está vinculado ao cumprimento dos requisitos, incluindo o pagamento pelo agricultor do boleto bancário de adesão ao programa. Os pagamentos serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.Em Brumado, centenas de beneficiários do programa procuraram a 97FM para expressar a sua aflição para o recebimento dos pagamentos do GS, os quais, agora, estão mais aliviados com a boa notícia da liberação dos recursos. 



Brumado: Bandidos promovem arrastão levando a população ao pânico na noite de ontem

Medo, ou melhor, pânico de andar pelas ruas de Brumado após as 19:30 horas. É esse o sentimento da grande maioria da população, especialmente as mulheres, que vêm sendo vítimas constantes de assaltos. Na noite desta terça-feira, 13/11, inúmeros assaltos foram registrados na cidade, todos praticamente com as mesmas características, só divergindo as vítimas, pois os autores parecem ser os mesmos. Celulares e dinheiro são os produtos dos roubos, que acontecem da mesma forma, aonde uma dupla de assaltantes chega numa moto, dá a voz de assalto e leva os pertences, tudo num abrir e piscar de olhos. A Polícia tenta de todas as formas conter essa nova onda de violência, mas com contingente insuficiente, a missão fica praticamente impossível. 



Milton Caíres garante ao 97NEWS que sinal digital da Record e TVE estará disponível até abril

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma ótima notícia aos brumadenses apaixonados por televisão foi dada pelo diretor do setor de telecomunicações da Prefeitura de Brumado ao 97NEWS. Em entrevista ao repórter Marcos Paulo ele explicou que “já está em fase acelerada o processo de implantação do sinal digital da TV Record e TVE”. Ele continuou falando que “a equipe técnica e os equipamentos, principalmente os transmissores, estão em fase final de montagem e, no máximo, até abril os dois sinais estarão no ar”.  



Por ciúmes, homem mata esposa a facadas na zona rural de Caetité

(Foto: Marcos Oliveira / SB)

Um crime passional ocorrido na manhã desta terça-feira (13), chocou os moradores do povoado de Campinas, próximo ao distrito de Santa Luzia, Zona Rural de Caetité. Na localidade, Maria Aparecida dos Santos, de 45 anos, foi assassinada a facadas pelo seu esposo Vinicius Xavier dos Santos, de 49 anos. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, após o crime o acusado tentou fugir, mais acabou sendo preso pela Polícia Militar. A Polícia Civil, através do Delegado Dr. Clécio Magalhães e do Agente Alves, realizou o levantamento cadavérico. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser periciado. O acusado foi autuado em flagrante e encaminhado à Delegacia Territorial de Caetité, onde ficou à disposição da justiça.



BA-148: Colisão entre 2 veículos na entrada de Pedra Preta deixa motorista brumadense ferido

O acidente chamou a atenção de quem passou pelo local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A entrada de Pedra Preta, na BA-148, é um local que vem registrando constantemente acidentes e, nessa época de férias, os riscos de acidentes são muito maiores já que o fluxo de veículos aumenta consideravelmente. Na tarde desta terça-feira, 13/01, dois veículos acabaram se envolvendo num acidente, sendo que um deles era de Brumado, um gol placa JMU – 4643 e outro de Dom Basílio, placa DWE – 6076. Segundo testemunhas o veículo que ia para Dom Basílio acabou colidindo na traseira do gol do brumadense, que teria entrado para Pedra Preta sem dar a devida sinalização. Os dois veículos saíram da pista e muitos curiosos se aglomeraram no local. O motorista brumadense acabou se ferindo e precisou ser removido para Hospital Magalhães Neto pela equipe do SAMU 192. A princípio o caso não era grave. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Saúde da Mulher: Ginecologista que veio para Brumado aconselha as mulheres a dormirem sem calcinha

O ginecologista fez questão de fazer essa recomendação durante a entrevista (Foto: 97NEWS)

O ginecologista Rafael Reis, que veio a Brumado para assumir o setor de obstetrícia do Hospital Magalhães Neto e, para chamar a atenção de uma questão séria que ocorre muito na cidade que é alta taxa de infecção urinária entre as mulheres, deu uma entrevista coletiva. O radialista Carlos Silva esteve presente e ouviu o médico que primeiramente destacou que “a infecção urinária é uma das grandes responsáveis pelas complicações na gravidez, por isso é muito importante cumprir corretamente o cronograma do pré-natal”. Durante a entrevista, o ginecologista fez questão de dar uma dica valiosa para que as mulheres possam manter a sua genitália saudável. “Aconselho, as mulheres que têm condições para isso, que durmam sem calcinha, isso mesmo, sem calcinha, pois assim fazendo estarão dando à sua genitália a liberdade, já que, na maioria dos casos, as mulheres usam calças jeans apertadas, com calcinhas de lycra também muito apertadas, o que acaba sendo uma porta para se adquirir infecções urinárias”. 



Tá virando brincadeira: Bandidos assaltam mulheres com dedo na camisa

As vítimas admitiram que os bandidos colocaram o dedo na camisa na hora do assalto (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O medo e o pavor que os bandidos estão colocando sobre a população de Brumado já está passando dos limites, já que algumas ocorrências mostram isso como a que aconteceu na noite desta segunda-feira, 12/11, no Bairro do Hospital, nas proximidades da Unopar, onde dois bandidos em uma moto abordaram 3 amigas e deram voz de assalto. Até ai nada demais para esse início de ano, só que o detalhe é que os bandidos, ao invés de uma arma, colocaram o dedo detrás da camisa e, mesmo percebendo isso, as mulheres entregaram celulares e dinheiro. Na delegacia, ao relatar os fatos ao escrivão, elas admitiram que “ele colocou o dedo debaixo da camisa, deu para ver claramente, mas quem iria reagir”. Esse caso vem comprovar que os bandidos estão mesmo “deitando e rolando” na cidade. 



Brumado: Durante assalto a mercadinho bandidos zombam e ainda gritam ‘tá dominado’

Os bandidos saíram zombando após o assalto ao mercadinho (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os bandidos se sentem cada vez mais a vontade em Brumado para agir, tanto que o índice de assaltos no município é um dos maiores da história. As vítimas cada vez mais indefesas e os bandidos cada vez mais ousados, é essa a leitura que a população está fazendo dessa nova onde de violência no início de 2015. A semana começou com tudo, com bandidos agindo em plena luz do dia, mas, dentre as várias ocorrências uma chamou a atenção pelo seu diferencial. Segundo dados colhidos pela reportagem do 97NEWS, um mercadinho, localizado no Bairro Malhada Branca foi assaltado por 3 bandidos numa mesma moto, coisa incomum, sendo que dois desceram armados, enquanto um efetuava o roubo o outro fazia limpa no caixa. Mas o que mais chamou a atenção foi a forma como eles se retiraram, pois saíram sem correria, fazendo muita zombaria e ainda gritando “tá dominado, tá dominado”. Realmente Brumado parece estar dominada pelos bandidos e, diante disso, as autoridades parecem com os olhos fechados para a gravidade da situação. A população espera que medidas urgentes sejam tomadas, como a vinda da Caesg e a colocação de mais policiamento nas ruas. 



‘Eu e meus filhos nascemos de novo’, relata mulher após acidente na Av. Centenário

A mulher afirmou ter nascido novamente ao escapar do acidente (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira, 12/11, acabou sendo para uma mãe e seus dois filhos um grande livramento, pois, segundo ela “nós nascemos de novo”. Segundo os relatos colhidos pelo repórter Marcos Paulo, do 97NEWS, um ônibus da Viação Catarino vinha em sentido Vila Presidente Vargas, na Av. Centenário, quando colidiu com um ônibus e, na colisão, um ferro acabou entrando no ônibus e pegando de raspão nas crianças (foto abaixo). Segundo testemunhas o veículo estava transportando um material de construção de forma irregular, o que quase causou uma tragédia. A mulher estava num misto de desespero e alívio e agradeceu muito a Deus pelo livramento. “Foi por pouco, pois se a barra de ferro pega de jeito nos meus filhos e em mim, poderíamos ter morrido na hora”, relatou. A Polícia chegou ao local e foi aberto um boletim de ocorrência para que, em seguida, se faça a perícia para se apurar as causas do acidente. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Presos da 20ª Coorpin ameaçam nova rebelião por que as quentinhas vêm com cabelo, baratas e só ovo

O clima é de tensão na 20ª Coorpin de Brumado

Os presos que estão na carceragem da 20ª Coorpin voltaram a fazer barulho nesta segunda-feira, 12/01, desta feita tendo a comida como motivação. Segundo relatos colhidos pela reportagem do 97NEWS, tudo começou na hora do almoço, quando os presos se recusaram a receber as tradicionais quentinhas, as quais, segundo eles só vêm com ovo, sem carne e o que é pior com cabelos e baratas como “tempero”. A situação ficou séria e o comando da Polícia Civil teve que intervir para que não acontecesse uma nova rebelião. O clima é de tensão e hoje, caso não haja melhora na qualidade das quentinhas, pode haver um novo motim, já que os presos estão muito irritados com a situação. 



Deu mole: Foi para balada, dormiu no carro e acabou sendo roubado na porta de casa

Edivando espera recuperar os seus documentos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Se já está perigoso andar a noite pelas ruas de Brumado para quem já toma todo o cuidado, imagina para os descuidados. Fui justamente um descuidado que acabou virando presa fácil para ladrões, já que ele acabou, como se diz na gíria, “dando mole pra bandido”. O profissional liberal Edivando de Oliveira Silva decidiu ir sozinho para balada para curtir, mas acabou virando mais um número nos índices da criminalidade local. Ele chegou de uma festa e, cansado, parou o carro na casa em que ele está hospedado, não querendo incomodar as pessoas, acabou dormindo dentro do carro, com o vidro aberto e, por volta das 3 da madrugada recebeu a visita de dois meliantes que levaram sua carteira com dinheiro e todos os meus documentos, além do óculos e outros pertences pessoais. “Quando assustei vi que uma mão tinha mexido no meu bolso, onde estava minha carteira, quando dei por mim vi dois caras correndo e ai percebi que tinha sido roubado”. 



‘Estamos entregue aos ladrões em Brumado’, afirma empresário que foi assaltado em frente ao BB

O empresário está revoltado com a falta de segurança em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um empresário do ramo de supermercados foi assaltado na tarde desta segunda-feira (12) em frente à agência do Bando do Brasil de Brumado. Segundo informações colhidas pelo repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, ele descreveu que “assim que eu cheguei na frente ao banco, dois bandidos em uma moto chegaram com o revólver e pediram o malote do dinheiro, não deu nem tempo de esboçar qualquer reação”. Muito revoltado ele falou que “é uma vergonha o que está acontecendo em Brumado, estamos entregues nas mãos dos bandidos” e ainda disparou que “como uma agência como a do Banco do Brasil fica sem polícia na frente”. E terminou relatando que “infelizmente pagamos nossos impostos para nada, pois a insegurança é total em Brumado”. Segundo informações os bandidos levaram cerca de R$ 10 mil do empresário.