ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2015"

Para matricular seus filhos pais têm que passar madrugada na ‘fila da humilhação’

As filas se formaram desde a noite de domingo (Foto: Carlos Silva)

A crise em vários setores da administração municipal está gerando uma série de protestos na população brumadense que está muito preocupada com os últimos acontecimentos que envolvem a saída de vários órgãos de Brumado e o aumento desenfreado da violência. Diante dessas incertezas a semana se iniciou com outro fato que acabou mostrando uma outra situação preocupante que foi a imensa fila formada em frente ao CMEAS, onde pais buscam garantir a matrícula de seus filhos. Apelidada de “Filha da Humilhação” pelo repórter Carlos Silva, a situação gerou inúmeros protestos desde cedo, pois isso não existia na cidade há tempos atrás. Nas redes sociais as críticas foram ainda mais severas (confira abaixo), onde foi relatado pelos internautas que em outras escolas do município a situação das filas também aconteceu. 

(Reprodução Facebook)


População reclama das condições do muro da Praça Capitão Francisco de Souza Meira

As condições precárias do muro são facilmente notadas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O setor de infraestrutura municipal vem sendo muito criticado pela população brumadense de uns tempos para cá, já que na cidade é fácil de observar uma buraqueira e estado precário de vários equipamentos públicos. Um desses pontos é o muro da Praça Capitão Francisco de Souza Meira que está se deteriorando, criando um aspecto muito negativo em um dos cartões postais da cidade, que fica ao lado do coreto do mastro da Bandeira Nacional. A situação se agravou após as últimas chuvas do final do ano passado e, até o momento, o muro não foi restaurado, o que vem gerando inúmeras reclamações por parte dos brumadenses. A reportagem do 97NEWS constatou o fato que será levado ao conhecimento do órgão competente, para que os serviços de restauração sejam prontamente realizados. 



Mais uma integrante do Bonde das Maravilhas está grávida

(Foto: Reprodução)

Mais uma integrante do grupo de funk Bonde das Maravilhas está grávida. Depois de Renata Maciel, mais conhecida como Renatinha, e de Karoliny Carvalho, a Karol Plosh, chegou a vez de Thamirys, ou Thammy Maravilha, ser mamãe. Thamirys foi uma das meninas que entrou no grupo para substituir as duas primeiras grávidas - que não poderiam mais dançar por causa das coreografias ousadas -, e descobriu a novidade esta semana. "Venho meio a declarar a fãs que eu, Thammyzinha, não estou mais no 'Bonde pelo fato de que no ano que vem eu irei ser mamãe. Estou muito feliz e emocionada, sei que não é fácil ter filho hoje em dia, mas se Deus me deu essa oportunidade de ser mãe aos 20 anos é porque Ele sabe o que é melhor pra mim.  Depois que meu neném nascer, não irei mais voltar ao 'Bonde', pois já foi dito que depois da volta das meninas que eu iria sair. Sou muito grata a todos da 'PHD' produção. Realizei meu sonho, aprendi muita coisa , irei sentir faltar de dança com as meninas, mas sei que a nossa amizade não vai terminar", escreveu em sua rede social.



Filho de João Bonfim é nomeado por Rui Costa para o cargo de diretor da Agerba

Guilherme Bonfim (esquerda) ao lado do pai João Bonfim o agora conselheiro do TCE (Foto: Reprodução)

Além dos filhos do senador Otto Alencar (PSD), de Marcos Medrado (SD) e também do filho de deputado federal José Carlos Araújo (PSD), o governador Rui Costa (PT) também nomeou o herdeiro outro aliado dele. Segundo informações da Folha de São Paulo, o petista nomeaou Guilherme Bonfim, filho do ex-deputado João Bonfim, que hoje é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), para o cargo na diretoria da agência reguladora d serviços públicos (Agerba). Segundo a publicação, o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes (PT), defende as nomeações. “Todos são qualificados”.



Idoso é agredido após flagrar mulher e amante na cama em Ipiaú

(Foto: Reprodução)

Um idoso de 70 anos foi espancado pelo amante da mulher e, em seguida, brutalmente agredido com pedaços de madeira pela própria companheira no município de Ipiaú, localizado a cerca de 353 km de Salvador, De acordo com informações da delegacia da cidade, após chegar em casa, Genival Almeida flagrou a mulher e um jovem de 28 anos, na cama do casal. O jovem chegou a pedir para Genival sair, e o idoso se retirou, mas ao retornar à casa horas depois, os dois ainda estavam lá. Furiosos com a presença do idoso, o amante começou a agredir Genival. Ainda de acordo com a polícia, quando o jovem viu que Almeida estava desacordado, o suspeito jogou o idoso no quintal e foi embora. A mulher de Almeida, Maria Zilá, de 57 anos, pegou um pedaço de madeira e continuou a agredir a vítima. A vítima foi socorrida por populares que o leveram para uma unidade de saúde no município. A acusada e o amante foram presos em flagrante, e estão na delegacia de Ibirataia à disposição da Justiça.



BR-324: Dois corpos de mulheres são encontrados

(Foto: Reprodução)

Duas mulheres foram encontradas mortas na manhã deste sábado (17), na BR-3234, localidade da Jaqueira do Carneiro. Os corpos das vítimas apresentavam perfurações oriundo de disparos de armas de fogo e sinais de espancamento. Ambas estavam com as mãos amarradas e com partes íntimas expostas.A Polícia Militar solicitou equipe da Polícia Técnica para realização de perícia e em seguida, remoção dos corpos. Ainda não se sabe a autoria e motivação dos crimes, mas as investigações já foram iniciadas.



Rio do Antônio recebe esgotamento e Brumado continua no esquecimento

Rio do Antônio receberá o esgotamento sanitário e Brumado continua esquecido pelo governo do estado (Foto: Reprodução)

Brumado parece ter cometido um “pecado imperdoável” diante do Governo da Bahia, já que o município vem sendo duramente punido, perdendo órgãos históricos e, o que é pior, não recebendo nada em troca, só o desprezo de uma gestão que só tem olhos para as outras cidades da região. A última do governo acabou atingindo em cheio uma das maiores urgências do município que é o esgotamento sanitário, pois, neste sábado, dia 17/01, o vice governador João Leão está neste exato momento na cidade de Rio do Antônio anunciando em praça pública a liberação de R$ 7 milhões e 500 mil para a construção da rede de esgotamento da cidade. Então, enquanto a grande maioria dos municípios da região são contemplados com obras e mais obras, Brumado, o verdadeiro “patinho feio”, continua abandonado e esquecido, sem ter quem o represente e tenha pulso firme para conquistar as obras que tanto precisa. Na agenda do governo Brumado não está inclusa, tanto que já tem um bom tempo que o governador não vem aqui para um ato oficial. Ai fica a grande pergunta no ar: até quando Brumado ficará no “quarto escuro do esquecimento”? 



Passou dos limites: Ao retornar da igreja, fiel tem a Bíblia roubada pelos ladrões

Os roubos aconteceram no Bairro Nobre (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os assaltantes em Brumado estão chegando num ponto que até “doce de criança” não será perdoado. A ação implacável dos bandidos já passou a barreira do intolerável e isso foi comprovado na noite desta quinta-feira, 15/11, em dois assaltos que aconteceram quase na mesma hora. O primeiro de maior gravidade, que aconteceu no Bairro Nobre, onde uma mulher teve a sua motocicleta, uma Honda CG 150 placa OZH 9749 – Brumado, além de um celular e uma quantia em dinheiro levado por dois assaltantes em uma motocicleta. Cerca de 40 minutos depois, provavelmente os mesmos elementos, assaltaram outra mulher, só que desta feita o produto do roubo foi totalmente diferente, ou seja, eles levaram a Bíblia que foi entregue juntamente com um celular, por uma fiel que estava voltando da Igreja. 



Brumado: Engavetamento com 3 veículos causa confusão e congestionamento na Centenário

O trânsito ficou bem confuso no local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O forte calor em Brumado parece que deixa os motoristas mais agitados e, com isso, o trânsito na cidade fica ainda mais complicado. A malha viária que não acompanhou o crescimento urbano se mostra totalmente desatualizada o que facilita ainda mais a ocorrência de acidentes. Dentro deste cenário, a Av. Centenário é um dos “palcos” principais para acidentes e, na tarde desta sexta-feira, 16/01, mais um acidente ocorreu bem na frente ao novo estacionamento da feira livre, desta feita um engavetamento envolvendo 3 veículos. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem um Celta vinha tranquilamente em redução ao sinal que iria fechar, quando foi atingido na parte traseira por um gol, que também foi atingindo por trás por outro gol. Houve muita confusão e o trânsito ficou muito complicado no local. Segundo testemunhas a culpa foi do último carro que não conseguiu frear, além do que, ao que parece o motorista parecia estar embriagado. 



Brumado: Menores, suspeitos de serem autores de vários assaltos na cidade, são apreendidos com arma

Em resposta à forte onda de criminalidade que está acontecendo na cidade a Polícia Militar começou a intensificar as suas ações e na tarde desta sexta-feira, 16/01, apreendeu dois menores na Rua Tambor da Soledade, com os quais foi encontrado um revólver calibre 32, que pode ter sido utilizado em vários assaltos na cidade. Os menores foram conduzidos à delegacia para dar esclarecimentos sobre a arma e sobre a suspeita de serem autores de assaltos na cidade. 



Brumado: Aumentam os roubos próximos à Unopar; desta feita foram pedreiros e um entregador de móveis

O motorista do caminhão ficou revoltado com o roubo (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A região do Bairro do Hospital, próximo à unidade da Unopar, está sendo um dos locais preferidos pelos bandidos para abaterem as suas presas. Nesta quinta-feira (15) os bandidos começaram a agir “fazendo a limpa” em todo o material dos pedreiros que estão trabalhando na reforma da unidade. “Não tem segurança alguma nesse local e a coisa tá pior a cada dia”, disse um dos pedreiros que está trabalhando na obra. A última vítima foi um entregador de móveis, que veio de São Paulo e acabou sendo mais uma vítima da bandidagem. Quando ele foi entregar os móveis, os bandidos aproveitaram e arrombaram a porta de seu caminhão e levaram a quantia de R$ 2,5 mil, além de documentos, cartões bancários e um celular. Ele falou com a reportagem do 97NEWS e expressou que “é um absurdo uma coisa dessa eu vim lá de São Paulo para ser assaltado aqui em Brumado” e finalizou dizendo que “a violência aqui tá terrível, parece uma terra de ninguém”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Assaltantes levam veículo de empresário brumadense no quebra-molas depois da VPG

O local voltou a ser um dos preferidos dos bandidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O trecho de quebra-molas da BR-030, próximo à linha do trem, após a Vila Presidente Vargas, sentindo Caetité, já foi um local que já foi um dos preferidos pelos criminosos, mas, agora nesse início de 2015, ele volta à página policial da cidade, já que várias ocorrências vêm acontecendo, como aconteceu na manhã de ontem, com um empresário que teve a sua Troller tomada de assalto, provavelmente, pela dupla de assaltantes que está aterrorizando Brumado. Segundo informações colhidas pelo repórter Marcos Paulo do 97NEWS, os dois elementos, assim que ele ia pegar o quebra-molas surgiram no meio da pista com armas na mão e pediram para ele sair do carro, ameaçando atirar caso ele não cumprisse a “ordem”. Rapidamente o empresário entregou o veículo aos bandidos que ainda tiveram a petulância de dizer que o carro seria devolvido. A Polícia chegou logo ao local e já abriu diligências para buscar prender os bandidos. 



Beneficiários do Bolsa Família têm até hoje para atualizar dados

(Divulgação)

Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para que os beneficiários do Bolsa Família atualizarem seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A exigência vale somente para os que estão há mais de dois anos sem fazer a revisão e que receberam aviso no extrato de pagamento. Foram convocadas para se recadastrar 1,2 milhão de famílias. Quem não atender o chamado, corre o risco de ter o benefício de transferência de renda bloqueado no mês de fevereiro. Para fazer a atualização, os beneficiários adultos precisam apresentar obrigatoriamente a carteira de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o título de eleitor e um comprovante de residência. Famílias de indígenas e quilombolas podem apresentar outro documento de identificação de validade nacional. 

Também é preciso apresentar a certidão de nascimento e o cartão de saúde das crianças menores de seis anos. A apresentação do comprovante escolar é obrigatória para os beneficiários que tenham entre 6 e 17 anos. Cabe às prefeituras fazer o recadastramento. Fazem parte do programa famílias com renda mensal de até R$ 77 por pessoa, devidamente cadastradas. Também podem receber o benefício as famílias com renda de R$ 77,01 a R$ 154,00 por pessoa, que tenham em sua composição crianças de 0 a 6 anos de idade, gestantes, nutrizes, crianças de 0 a 12 anos e adolescentes com até 17 anos. A revisão de dados dos beneficiários do Bolsa Família é um processo obrigatório e de rotina, realizado todos os anos. É feita pelos municípios e o Distrito Federal. Em maio do ano passado o valor do benefício foi reajustado para R$ 77 mensais. O Cadastro Único é utilizado pelo governo federal para identificar potenciais beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família, Projovem Adolescente/Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Além disso, o CadÚnico é utilizado para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, no âmbito do Poder Executivo Federal.

CONTINUE LENDO


Brumado: Após denúncia anônima, casal é preso por guardar armas dentro de casa

(Foto: 97NEWS)

Após uma denúncia anônima, uma equipe da Caesg chegou a uma residência na Travessa J.S Flores, no centro da cidade no início da manhã de hoje, 16/12, e acabou detendo um casal que foi conduzido para a delegacia, já que com eles foram encontrados 2 revólveres calibre 38, além de 6 cartuchos de munição intactos. Ao baterem na porta da residência a mulher confirmou a denúncia e ainda mostrou onde estavam os revólveres, os quais foram apreendidos e já estão em poder da Polícia. Além dos revólveres foi apreendido uma quantia de R$ 600,00, como também um aparelho celular. O casal irá responder por porte ilegal de arma de fogo, conforme a Lei do Desarmamento. 



Radialista é encontrada morta dentro de casa em Coração de Maria

(Foto: Acorda Cidade )

A radialista Simone Lopes, conhecida como Mona, foi encontrada morta dentro de casa em Coração de Maria na manhã desta quinta-feira (15/1). O corpo foi encontrado pela filha da radialista. A menina de doze anos chamou a avó que acionou a polícia. Segundo informações do site Coração Notícias, o corpo estava no chão sobre um colchão. A causa da morte ainda não foi identificada e o corpo aguarda a perícia. O marido da radialista foi levado para delegacia para prestar esclarecimentos. Simone apresentava o programa Show da Manhã em Coração de Maria. 



Após descobrir traição, mulher corta pênis do marido duas vezes

Após descobrir traição, mulher corta pênis do marido duas vezes (Foto: Reprodução

Uma mulher foi presa em Shangqiu, na China, após cortar o pênis de seu marido por duas vezes. De acordo com o jornal 'The Mirror', Feng, de 30 anos, teria lido algumas mensagens que seu marido Fan Lung, de 32 anos, havia enviado para a amante Zhang Hung, de 21 anos. Furiosa, a mulher invadiu o quarto onde Lung dormia e cortou seu pênis. O homem foi enviado às pressas para um hospital próximo de sua casa e seu órgão genital foi costurado de volta. No entanto, Feng foi até o hospital e cortou o pênis do marido pela segunda vez. "Uma pessoa foi até a recepção do hospital para dizer que tinha um homem nu espancando uma mulher na porta da instituição. Quando nossa equipe se deu conta, era o casal e a mulher havia cortado o pênis do homem pela segunda vez", contou um porta-voz do hospital. Médicos e policiais vasculharam a área externa do hospital, mas não encontraram o membro do homem. Eles acreditam que ele pode ter sido pego por um cão ou gato de rua. Feng chegou a ser internada para tratamento e agora está presa por lesão corporal grave. A amante afirmou que deseja se casar com o homem mesmo sem pênis.



Brumado: Se não for vítima de assalto é vítima de golpe, o último foi um aposentado

O golpe aconteceu próximo da igreja matriz de Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação está cada vez mais crítica em Brumado na área da segurança pública, tanto que já se comenta nas redes sociais que se não for vítima de assalto, é vítima de golpe. Isso foi comprovado no final da manhã desta quarta-feira, dia 15/11, com um aposentado que foi vítima do conhecido “golpe da carteira”. Segundo informações colhidas pelo repórter Marcos Paulo, o idoso ao retirar a quantia de R$ 3mil no Banco do Brasil foi observado por dois golpistas que, em seguida, abordaram a presa. Ao voltar para casa, um dos golpistas entrou na frente do aposentado e deixou cair a carteira. Praticante da boa ação, o idoso rapidamente devolveu a carteira ao homem que mostrou muito felicidade e quis lhe agradecer dizendo que ia comprar um presente numa loja, dando um envelope seu para o aposentado segurar, quando, chegou outro homem distraiu a vítima e levou o dinheiro do aposentado que ficou “zanzando igual barata tonta” até perceber que foi vítima de um golpe. Desesperado ele foi a delegacia registrar a queixa. 



Veio de Paramirim para tirar documento em Brumado e acabou sendo vítima dos bandidos da moto preta

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As piadas postadas nas redes sociais de que “quer ser assaltado, venha para Brumado” acabou encontrando ecos na realidade com um jovem de Paramirim que se deslocou de sua cidade para vir tirar documentos no SAC de Brumado. Ele foi ouvido pelo repórter Marcos Paulo do 97NEWS e relatou que “eu tive que sair da minha cidade para tirar o passaporte e quando chegou aqui acabou sendo assaltado”. Questionado sobre o horário e os detalhes do assalto, ele respondeu que “foram dois caras numa moto preta, sendo que o garupa estava com uma arma tipo artesanal e o fato aconteceu na Praça da Prefeitura às 3 horas da madrugada”. Ele ainda falou que “no momento que procurei a Polícia para, pelo menos reaver os meus documentos, acabamos encontrando outro homem que foi abordado pelos mesmos elementos, realmente Brumado está demais”. 



‘Só tira as vacas do meu pasto se tiver a ficha limpa’, afirma ‘Laércio Fazendeiro’ à moda antiga

As vacas estão confinadas no pasto na fazenda de Seu Láercio (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Há honestidade é um bem em extinção, mas existem ainda os bons exemplos, daqueles que vão na contramão da profecia de Rui Barbosa que afirmou que chegaria o tempo que os homens teriam vergonha de dizer que são honestos. Um exemplo disso foi registrado pelo repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, que conheceu o fazendeiro Láercio Pereira Barros que contou um “causo” incomum nos dias de hoje. Segundo ele, há 2 meses 4 vaquinhas novas apareceram no seu pasto, como nenhum dono apareceu logo, ele as acolheu, só que agora, passado 60 dias a situação continua, então, ele foi à delegacia para buscar a regularização da posse dos animais. “Não quero ganhar o nome de ladrão, porque o que não é meu eu não tenho direito de ficar”, relatou em voz firme. Como o delegado lhe informou que o caso não é de polícia, ele decidiu divulgar o fato no 97NEWS. “Eu só entrego as vaquinhas se o dono provar que é dele, se ele tiver nome limpo e for um homem honesto e não tiver passagem pela Polícia” e emendou “e outra coisa ele vai ter que pagar os 2 meses de pasto”. Ele deixou o telefone para que o “dono esquecido” possa entrar em contato: (77) 9988-9611. 



Piada de mau gosto: Corrente falsa 'mata' Wesley Safadão em acidente de ônibus

(Foto: Reprodução)

Se você recebeu no WhatsApp a notícia de que o ônibus da banda Garota Safada sofreu um acidente e o vocalista Wesley Safadão morreu, pode ignorar -- e passar a informação correta para o amigo que repassou a mensagem. Trata-se apenas de uma corrente falsa, comum nas redes sociais. O Metro1 apurou que a imagem usada para passar veracidade à notícia é, na verdade, de um acidente ocorrido com a banda do forrozeiro Dorgival Dantas, em dezembro de 2013. Depois da confirmação, a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do grupo, que informou que Safadão e a banda estão em Brasília, de onde voltarão para fazer shows no Nordeste a partir desta sexta-feira (16).