ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2015"

Acidente na noite desta sexta envolvendo Spacefox e CG 150 deixa motociclista ferido

O motociclista no momento da colisão foi arremessado ao chão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

É só os ponteiros do relógio ultrapassarem a barreira das 18 horas que o sinal de alerta para trafegar nas vias de Brumado se acende, já que a imprudência, somado à ingestão de bebidas alcoólicas acabam proporcionando vários acidentes na cidade. Nesta sexta-feira, 23/01, não foi diferente e vários acidentes, inclusive incomuns, aconteceram na cidade, os quais tiveram, provavelmente, na imprudência e no uso de substâncias entorpecentes as suas causas. O primeiro desses acidentes aconteceu no cruzamento da Av. Exupério Pinheiro Canguçu e Av. Coronel Santos, envolvendo um Spacefox e por um motociclista que conduzia uma CG 150. Segundo relatos do condutor do Spacefox, o motociclista vinha em alta velocidade e aparentava ter feito uso de bebidas alcoólicas. Ele ficou ferido na colisão e acabou sendo levado pela equipe do SAMU 192 para o Hospital Magalhães Neto para receber atendimento médico. 



Brumado: Homem sofre tentativa de homicídio no Conjunto Brisas I

(Foto: 97NEWS)

Um fato ainda sem muitas explicações, mas que acabou chamando a atenção dos moradores do Conjunto Residencial Brisas I, já que um homem acabou sofrendo uma tentativa de homicídio. Segundo informações colhidas junto à Polícia, Jordan Barbosa dos Santos, de 22 anos, teria ido, com seu veículo, a procura de uns parentes no referido conjunto residencial, quando acabou recebendo 2 tiros, sendo que um atingiu o seu ombro. Ele foi encaminhado às pressas pelo SAMU 192 para o HMPMN, mas o seu estado não apresentava gravidade. A Polícia está buscando esclarecimentos sobre o fato, pois achou estranho, um homem ser alvejado praticamente do nada, tanto que as investigações irão prosseguir. 



Brumado: Motorista estilo GTA por pouco não provoca uma tragédia na Praça do Fogo

A cena GTA, por pouco não poderia mesmo ser uma tragédia (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O GTA (Grand Theft Auto), numa versão aportuguesada “Roubo Qualificado de Veículos”, é um dos games mais violentos do mundo virtual e, na noite desta sexta-feira, 23/01, Brumado, mais especificamente a Pracinha do Fogo, quase foi palco de uma cena autêntica de GTA, já que um motorista que estava conduzindo um Polo de cor preta quase provou uma tragédia ao invadir uma área destinada a clientes de um bar. Segundo pessoas que estavam no local na hora do acidente, que foram ouvidas pelo repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, o motorista estava visivelmente alterado e, após dar um cavalo de pau, acabou invadindo a área quase atingindo várias pessoas, o que seria um “strike mortal”, mas, por sorte, acabou colidindo só com uma mureta (foto abaixo). As pessoas revoltadas logo partiram para cima do motorista com o intuído de linchá-lo, mas ele conseguiu escapar. Uma jovem relatou que “foi por muito pouco que eu e meu namorado não fomos atingidos, eu senti a morte passando bem do meu lado”. Um homem, muito nervoso afirmou que “esse cara é um verdadeiro irresponsável como que ele vem dando cavalo de pau num local como esse”. Por pouco não aconteceu uma tragédia, já que, mesmo com o livramento do acidente, houve uma tentativa de linchamento do motorista. Segundo as últimas informações, ele deve ter pegado o carro escondido de algum familiar. A Polícia vai fazer o levantamento dos dados e já tem pistas do motorista. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Motociclista colide com viatura da Polícia na noite desta sexta

A viatura da Polícia acabou sendo levemente danificada (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A noite desta sexta-feira, 23/01, em Brumado foi muito agitada com várias ocorrências, sendo que uma delas acabou se destacando já que um motociclista acabou colidindo com uma viatura da Polícia por volta das 21 horas no Bairro Santa Tereza, mais precisamente na Av. Auta Leite. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, o motociclista estava com um garupa, o qual, após a colisão, acabou se ferindo com alguma gravidade tendo que ser removida com urgência para o Hospital Magalhães Neto. Não se sabe ao certo ainda os motivos que causaram a colisão até o momento, mas, a princípio, ela pode ter sido provocada pela falta de farol da motocicleta (foto). O condutor não portava CNH. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Tá preparado pra Sofrência, então vá agora garantir o seu ingresso antes da virada

(Divulgação)

O Dia da Sofrência é o assunto mais comentado em Brumado na área de entretenimento, o que leva a crer que o recorde de público do show de Victor e Léo deverá ser quebrado, já que a venda de ingressos está muito concorrida, pois todos querem ver o sucesso do momento, o Rei da Cacimbinha e o cantor mais querido do Brasil, Pablo do Arrocha, que promete um espetáculo muito especial para os brumadenses. Então você que ainda não garantiu o seu ingresso para esse espetáculo histórico corra agora mesmo aos postos de venda espalhados por Brumado e garanta o seu antes da nova virada de preço. Dia da Sofrência, uma produção com a marca Ney Eventos & Empreendimentos. 



Cantor Igor Kannário volta a ser pego com droga novamente

No último dia 7, o cantor foi preso na Caixa D'Água após um abordagem policial (Foto: Polícia Civil)

O cantor de pagode Igor kannário, de 30 anos, foi preso na noite desta quinta-feira, 22, após ser flagrado consumindo maconha no posto de gasolina Laçador, na BR- 324, próximo ao município de Candeias (Região Metropolitana de Salvador). Esta é a segunda vez neste ano que o artista é preso com drogas. Segundo a 10º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Kannário foi flagrado, por volta das 21h40, com cinco pessoas dentro de um carro com maconha, informou a polícia. O grupo foi surpreendido após funcionários do posto solicitarem a presença de policiais, pois já haviam sido assaltados na noite anterior. Após ser flagrado, Kannário e os amigos foram encaminhados para a 20º Delegacia da Polícia Civil, onde foram ouvidos e liberados em seguida.



Questionado sobre o PDT, Rui Costa desdenha: 'Pra mim já acabou''

Foto: Reprodução

O governador Rui Costa marcou presença na 1ª noite do Festival de Verão, nesta quinta-feira (22). Do camarote oficial do Governo do Estado, o petista conversou com a reportagem do Bocão News, após tentar esquivar-se, já adiantando: "Eu hoje só estou pensando em música e em dar risada". Entretanto, questionado sobre a saída do PDT da base governista após a briga entre os representantes Marcelo Nilo e Félix Mendonça Junior diante da indefinição sobre em qual base ficar, se estadual ou municipal, Rui Costa desdenhou: "Pra mim já acabou isso. Só quero pensar na preparação para o Carnaval".  E em clima de paz e amor com o prefeito ACM Neto (DEM), para quem posou para foto juntamente com o publicitário Sidônio Palmeira e o empresário Antônio Carlos Magalhães Júnior, o petista chegou a elogiar o trabalho do democrata nos festejos do fim de ano. "A prefeitura vem fazendo o papel dela", afirmou, sem polemizar as declarações do adversário partidário sobre o carnaval. "Estamos ajudando muito no carnaval e dia 9 irei anunciar o pacote de ações para a festa".
 



Vigilância Sanitária e PM interidam Restaurante na Av. Otávio Mangabeira

A PM e a vigilância sanitária cumpriram a interdição (Foto: 97NEWS)

Sob a recomendação do Ministério Público a Vigilância Sanitária e uma guarnição da Polícia Militar estiveram realizando uma operação de interdição em um dos restaurantes mais conhecidos da cidade que fica localizado na Av. Otavio Mangabeira, num dos locais mais badalados da cidade. O motivo que levou ao restaurante ser interditado foi que, mesmo após ter sido notificado pela Vigilância há cerca de dois meses, a qualidade dos alimentos oferecidos aos clientes não foi melhorada, já que haviam provas que eram servidos alguns alimentos impróprios para o consumo. Ao tomar conhecimento do fato, o Ministério Público recomendou a interdição, a qual foi executada hoje, 23/01, por volta das 12:30 horas, justamente o horário de maior pico do estabelecimento, onde foram encontrados alimentos com prazo de validade vencidos e também comida estragada. O fato causou surpresa em muita gente e vem mostrar a inflexibilidade e a rigidez do setor de vigilância sanitária, que, ao que tudo indica, deverá atuar em outras bares e restaurantes da cidade, visando o bem estar e a saúde dos brumadenses e dos turistas que visitam a cidade. Agora os proprietários do restaurante deverão ter um prazo para se adequar e sanar os problemas para voltar às suas atividades. 

(Foto: 97NEWS)


Filho de João Bonfim nomeado para ser diretor da Agerba sai em defesa do prefeito de Brumado

(Foto: Guanambi Notícias)

Após críticas e mais críticas, após estar sendo massacrado nas redes sociais, o prefeito Aguiberto Lima Dias, até que enfim encontrou quem saísse em sua defesa, que foi o filho do deputado João Bonfim, Guilherme Bonfim que disse que o prefeito não tem a mínima culpa da reforma administrativa que o governador Rui Costa está promovendo no Governo do Estado. Ele que foi nomeado recentemente para ocupar o cargo importante de diretor da Agerba, após ver a avalanche de críticas ao gestor brumadense resolveu sair em sua defesa. Agora ficam vários questionamentos no ar, porque só agora seu diretor você saiu em defesa do prefeito?; porque quando a lei foi aprovada na Assembleia e já se sabia que esses órgãos seriam extintos e que iriam sair de Brumado não se falou nada?; porque o prefeito não saiu em sua defesa, precisou de alguém vir de Guanambi para defendê-lo? ou porque o próprio deputado eleito Vitor Bonfim, que foi apoiado pelo prefeito não o defendeu ao invés do seu irmão?. O povo de Brumado que é a vítima quer essas respostas. 



Brumado: Idoso cai no golpe da ‘Carinhosa’

Quem não gosta de receber carinho, ainda mais em tempos em que o ser humano está cada vez mais egoísta e maldoso. Fazendo uso dessa carência, uma mulher, que geralmente usa uma calça vermelha, de cabelos lisos e aparentando uns 36 anos, aplicou o golpe da “Carinhosa” em um idoso na tarde desta quinta-feira, 22/01, no Bairro Jardim Industrial. Segundo relatos da filha do idoso, a mulher chegou na casa, chamou pelo nome do idoso e depois começou a fazer carinho nele para desviar o foco das suas intenções perniciosas, já que ela aproveitou a distração do velhinho para levar a quantia de 700 reais, além de todos os cartões bancários, com um detalhe, os quais estavam com a senha do banco, o que pode gerar um prejuízo ainda maior. Assim que a mulher saiu, a filha do idoso foi correndo atrás dela, como a residência fica ao lado de uma locadora de mototáxi, ela rapidamente perguntou se alguém tinha visto uma mulher da calça vermelha e do cabelo liso, mas ninguém se prontificou a dizer alguma coisa e levá-la atrás dela, o que levantou a suspeita, que alguém da locadora poderia ter participado do golpe. 



‘Já estamos começando a passar fome seu prefeito e Guard Secure’, declara vigilante ao 97NEWS

O vigilante Juraci Campos Moura relatou a sua indignação ao 97NEWS (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O impasse entre vigilantes, Guard Secure e prefeito de Brumado chegou ao limite e os cerca de 30 vigilantes que atuavam na empresa até o dia 30 de novembro de 2015 já começam a mostrar uma grande revolta com a situação. Na tarde desta quinta-feira, 22/01, o vigilante Juraci Campos Moura recebeu o repórter Marcos Paulo, do 97NEWS, para explicar a sua situação. “Estamos desde o dia 30 de novembro sem receber, estão nos devendo férias, 13º salário, tempo de serviço e nada, além do que não foi dada baixa na carteira o que nos está impedindo de arrumar um novo trabalho”, expressou. Muito indignado ele ainda citou que “esta indefinição entre a prefeitura e a Guard Security está nos prejudicando demais, já estamos começando a passar fome, porque estamos devendo na praça e ninguém já quer nos vender mais fiado, então prefeito Aguiberto e representantes da empresa, nos digam como vai ficar a nossa situação, já que vocês não se manifestam com uma decisão”. A esposa do vigilante também relatou a sua preocupação ao dizer que “estão acabando com a nossa vida, temos filhos que pedem comida e não podemos dar, temos dinheiro para receber, temos os nossos direitos e eles não estão nem ai, nos tratando como se fôssemos cachorros”. Ela foi mais além e disse que “se não for dada uma solução urgente para a questão vamos ter que tomar medidas drásticas, pois o desespero toma conta de nós”. 



Adolescente morre afogada na zona rural de Itagibá

(Foto: Reprodução)

Uma adolescente de 12 anos morreu afogada, na tarde desta quinta-feira (22/01), em uma represa na Fazenda Toca Bonita, região Do distrito de Tapiraji, município de Itagibá. Uma parente da vítima contou à reportagem do Giro, que Andreina Almeira estava com a família no local, mas desconhece as circunstâncias em que aconteceu o afogamento. A vítima residia em Tapiraji com os pais e cinco irmãos. "Ela gostava muito de artes cênicas. Participava de peças na Igreja e na escola. A família está muito sentida", comentou um parente da jovem.



Moradores da Rua José F. Xavier Pires acusam a administração municipal de descaso

Os estragos feitos pelas chuvas ainda são visíveis e os moradores querem uma solução urgente para a questão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS esteve nesta quinta-feira (22) na Rua José Francisco Xavier Pires, no Bairro Novo Brumado, uma das vias que mais sofreu com as chuvas que caíram sobre a cidade no final de 2014. Passado mais de um mês, a situação ainda é precária, com os estragos feitos pela força das águas bem evidentes. Uma das situações mais gritantes é de uma residência que quase teve a sua estrutura danificada, já que uma enorme cratera se formou ao lado da casa. Vários moradores foram ouvidos e foi um coro só ao dizer que “isso é um grande descaso que está sendo feito com a gente”. Eles muito irritados declararam que “sabemos que foi uma causa natural, mas já daria tempo de sobra para consertar a rua, mas até agora nada, só colocaram uma terra aqui para tapear e solução que é bom não teve nenhuma”. Eles ainda alegam que “alguns de nós não estamos podendo abrir o comércio, o que está trazendo prejuízos, por isso esperamos que agora, depois do nosso apelo, se façam as obras de recuperação da rua, que é uma importante via de acesso aqui do nosso bairro”. 



Após 6 meses de assalto com coronhadas na cabeça, marceneiro recupera sua moto

(Foto: 97NEWS)

Uma história que não acontece todo dia e que foi motivo de comemoração por parte de um marceneiro que foi vítima de um assalto há seis meses, onde os bandidos entraram em seu local de trabalho e levaram a sua moto, uma Twister preta. Na manhã desta quinta-feira (22) ele falou com o repórter Marcos Paulo do 97NEWS e relatou que “realmente eu tenho muitos motivos para agradecer, já que consegui encontrar a minha motocicleta”. Ele ainda falou dos detalhes do assalto citando que “no começo eu pensei que era brincadeira, tanto que acabei até tirando uma dos bandidos, mas, por causa disso, acabei levando várias coronhadas na cabeça e além da moto, tive meu celular levado também”. Ele esteve na 20ª Coorpin na manhã de hoje para começar o processo de documentação para reaver a sua motocicleta. 



Prefeito de Santo Amaro tem bens bloqueados pela Justiça

(Foto: Reprodução)

O prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, teve declarado os bens indisponíveis no valor de R$ 1,3 milhão. A decisão foi decretada nesta quarta-feira (21) pela juíza Ana Gabriela Trindade. A magistrada deferiu em parte medida liminar requerida em ação civil pública proposta pelo promotor de Justiça João Paulo Schoucair. Segunda a juíza, a medida visa impedir que o acionado “potencialize qualquer ato no intuito de se desfazer de seu patrimônio”. Na ação civil pública, o promotor informou que o prefeito continuava a contratação de servidores, mesmo com 700 aprovados em concurso público. A Promotoria também expediu recomendação ao Município com a orientação que anulasse as contratações indevidas até o dia 31 de dezembro de 2014. Além disso, a prefeitura deveria prorrogar o prazo de validade do concurso e promover a nomeação dos aprovados para prover os cargos vagos até o dia 30 de junho de 2015.



E agora?: 34ª CIPM deverá perder vários municípios que estão na sua circunscrição

Nas redes sociais já são muitas as piadas que estão sendo feitas com as perdas de vários órgãos que estão saindo de Brumado (Reprodução)

As mudanças impostas pela nova gestão estadual, que estão deixando muita gente revoltada em toda a Bahia, parecem ter Brumado como um dos alvos principais. Após a confirmação do fechamento da Direc, Dires, Ebda, Inspetoria, Derba, entre outros e, diante do suspense que até o Hospital Magalhães Neto poderá ter a sua logística transferida para Guanambi, foi a vez do setor de Segurança Pública ser atingido, já que, após a confirmação da criação das companhias independentes de Caetité e Maracás, a 34ª CIPM, que tem sede em Brumado, poderá perder 6 municípios que estão sob a sua circunscrição. A possibilidade que, na primeira análise, poderia ser boa, caso se confirme, será mais uma perda para o município, pois com a perda dos municípios para outras companhias, a PM de Brumado perderá automaticamente recursos e também contingente policial. Em meio a uma das piores ondas de assaltos da sua história, esses rumores vêm aumentar ainda mais o temor da população, que se sente cada vez mais desprotegida, apesar dos esforços heroicos dos policiais que estão na atividade, mas, como o número é insuficiente, o policiamento ostensivo fica afetado, o que acaba favorecendo os bandidos. O que mais vem revoltando os brumadenses, que expelem a sua indignação nas redes sociais é que nenhum líder, ou mesmo um deputado que teve votos no município, sai em defesa de Brumado. O caso mais revoltante foi o do deputado Arthur Maia que fez grande defesa a favor de Guanambi, mas acabou se esquecendo de Brumado. Será que os 3 mil votos que ele teve aqui na cidade foram em vão? questionaram os internautas nas redes sociais. Só se sabe que, “pelo andar da carruagem”, a coisa pode piorar ainda mais e só restará aos brumadenses ressuscitar o “Chapolin Colorado” para defender a cidade, já que as piadas não param nas redes sociais,a última é que a cidade se tornou doadora de órgãos. 



Após denúncia anônima, policiais apreendem Pop 100 que estaria a serviço do tráfico na Baraúnas

A Pop 100 ficou apreendida na 20ª Coorpin para averiguação (Foto: 97NEWS)

Se mostrando mais participativa, a população de Brumado começa a fazer com maior frequência uma coisa que sempre lhe foi pedida pelas autoridades policiais que é a denúncia anônima. Em mais uma delas a Polícia Militar quase desmonta um ponto de venda de drogas no Bairro das Baraúnas na noite desta quinta-feira, 21/01. Segundo a denúncia 3 elementos estariam traficando numa rua do bairro. Assim que a guarnição chegou os elementos perceberam e conseguiram fugir, mas os policiais aproveitaram e apreenderam uma Honda Biz, placa policial NZI 3377 – Brumado, que, provavelmente estaria a serviço do tráfico e também pode ter sido utilizada para vários assaltos que ocorreram na cidade. 



Brumado: Menor que vinha de Caetité é autuada com maconha na noite ontem

A menor foi apreendida quando tentava embarcar para Livramento (Foto: 97NEWS)

Após uma denúncia anônima uma menor de 16 anos acabou sendo autuada por uma guarnição da Polícia por volta das 23:00 horas desta quarta-feira (21) na garagem da Novo Horizonte. Ele que despertou a atenção já que estava em atitude suspeita, além do que estava acompanhada de um motociclista que parece que estava à espera de uma encomenda. Ao ser abordada pelos policiais foi encontrado com ela certa quantidade de maconha, o que fez com que ela fosse conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o fato. Lá chegando ela disse que era de Livramento e estava indo para Caetité e que estava mendigando a fim de obter dinheiro para comprar a passagem para voltar para a sua casa. As investigações podem acabar desbaratando mais uma rota de tráfico regional, já que Brumado é polo de distribuição e a adolescente poderia ser mais uma peça desse mecanismo criminoso. 



Moradores do Bairro Novo Brumado irão fazer mutirão para reconstruir Escadaria destruída

A situação está revoltando os moradores que já querem fazer um mutirão para reconstruir a escadaria (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As últimas chuvas que caíram em Brumado no final de 2014 causaram muitos prejuízos à cidade, mas, em alguns locais, até hoje, a situação de destruição e abandono continua, já que a Prefeitura Municipal não teve uma ação como a população esperava. Esse é o caso de uma Escadaria localizada na Av. Centenário, na saída para Caetité, que faz uma importante interligação entre os bairros Novo Brumado e Dr. Juracy, a qual foi totalmente destruída pelas últimas chuvas, mas, até agora, continua no chão, já que não houve nenhuma ação de reparação por parte do setor de infraestrutura. A reportagem do 97NEWS ouviu vários moradores dos respectivos bairros, os quais estão muito irritados com a situação. Segundo eles a escadaria ainda está no chão (foto abaixo), dificultando a vida de todos, principalmente dos mais idosos que têm que dar uma volta enorme para ir para a região central da cidade. Ainda segundo eles o caso já foi passado para o setor de infraestrutura, mas, até agora nada foi feito, então, diante disso eles já estão perderam as esperanças e já estão se mobilizando para reconstruir a escada através de um mutirão. “Já que a prefeitura não faz, só nos resta a gente se unir e fazer, já que não podemos ficar com essa situação desse jeito sem poder nos locomover para outros locais”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Whatsapp lança aguardada versão para computadores

Um desejo antigo de muitos usuários do WhatsApp vai finalmente se tornar real. O CEO Jan Koum anunciou nesta quarta-feira (21) o lançamento de uma versão para web do aplicativo de troca de mensagens. "Hoje, pela primeira vez, milhões de vocês terão a habilidade de usar o WhatsApp em seu navegador web", escreveu Koum. Os usuários que já tiverem recebido a atualização - é preciso aguardar que o app disponibilize para cada smartphone - poderão acessar a página web.whatsapp.com pelo navegador Google Chrome. Em seguida, é preciso fazer o scan do QR disponível a partir de uma ferramenta no app do smartphone. O serviço estará inicialmente disponível apenas para Android, Windows Phone e BlackBerry. Os usuários de iPhone terão de esperar um pouco mais porque a plataforma da Apple, o iOS, fica de fora por incompatibilidade com a plataforma. A atualização do WhatsApp será gradualmente disponibilizada aos usuários.